“Ao aprender as respostas certas, os alunos desaprendem a arte de se aventurar e de
errar, sem saber que, para uma resposta certa, milhares de tentativas erradas devem ser
feitas”.
(Rubem Alves)
OBJETIVOS GERAIS:
Contribuir para que o aluno sinta-se um leitor de sentidos do mundo , através da leitura e produção da linguagem verbal, visual e corporal; produzir textos com coerência e coesão, preocupando-se com a escrita alfabética e ortográfica.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:
- § localizar informações explicitas e implícitas em um texto;
 - § estabelecer relações entre partes de um texto, produzir textos considerando sua finalidade;
 - § ler autonomamente textos curtos e alguns tipos longos de diferentes gêneros previstos para a série;
 - § revisar textos bem escritos, com a ajuda da professora;
 - § compreender o sentido nas mensagens orais e escritas de que é destinatário direto ou indireto;
 - § produzir textos (dos gêneros previstos para a série) coesos e coerentes, considerando o leitor e o objeto da mensagem;
 - § escrever textos previstos para a série, utilizando a escrita alfabética e preocupando-se com o uso adequado das convenções (forma ortográfica, a segmentação, a pontuação, a boa apresentação do texto etc.);
 - § considerar a necessidade das várias versões que a produção de texto escrito requer, empenhando-se em produzi-las com a ajuda da professora;
 
- § Utilizar a linguagem oral com eficácia, sabendo adequá-la a intenções e situações comunicativas que requeiram: conversar num grupo, expressar sentimentos e opiniões, defender pontos de vista, relatar acontecimentos, expor sobre temas estudados;
 - § Participar de diferentes situações de comunicação oral, acolhendo e considerando as opiniões alheias e respeitando os diferentes modos de falar.
 
MATEMÁTICA:
“O pensamento é como a águia que só alça vôo nos espaços vazios do desconhecido. Pensar é voar sobre o que não sabe. Não existe nada mais fatal para o pensamento que o ensino das respostas certas.”
Rubem Alves)
OBJETIVOS GERAIS:
Contribuir para que o aluno resolva situações – problema; desenvolva formas de raciocínio para interpretar resultados obtidos dos fatos e novos informações para elaborar as situações relacionadas à vida prática;
COMPETÊNCIAS e  HABILIDADES:
- § resolver problemas,construindo significados para as operações a partir de utilização do contexto social ;
 - § elaborar hipóteses;
 - § propor soluções e explorar possibilidades;
 - § identificar informações em tabelas e gráficos que permitam aos alunos validar ou negar hipóteses elaboradas.
 - § desenvolver e sistematizar procedimentos de cálculo por estimativa, cálculo mental e estratégias de verificação e controle de resultados.
 
CIÊNCIAS:
“Se me dizes, eu esqueço. Se me ensinas, eu me lembro. Se me envolves, eu aprendo”.
(Benjamim Franklin)
OBJETIVOS GERAIS:
            Compreender os fenômenos naturais que ocorrem à sua volta, identificando os recursos naturais. Estimular os alunos a observar, conhecer os fenômenos biológicos e iniciar o uso da linguagem científico.
COMPETÊNCIAS e HABILIDADES:
- § observar, registrar e comunicar semelhanças e diferenças em diversos ambientes a partir de observações diretas e indiretas;
 - considerar o avanço tecnológico de rápidas mudanças, para que consigam lidar com os desafios que a vida lhes apresenta no dia-a-dia.
 
HISTÓRIA e GEOGRAFIA:
“A verdadeira tarefa docente é a de transmitir o compromisso com a pesquisa, buscando produzir construtores do saber.”
(Pedro Demo)
OBJETIVOS GERAIS:
            Reconhecer os problemas sociais do meio em que vive; desenvolver habilidades de observação, representação e busca de informações em fontes adequadas. Formação do pensamento histórico a partir de experiências sociais vividas direta ou indiretamente pelas crianças, em seu espaço e tempo e em outros espaços e outros tempos.
            Identificar e comparar os elementos naturais e sociais que os compõem e as relações de interdependência entre os espaços produzidos no campo e na cidade.
HABILIDADES e  COMPETÊNCIAS:
- § comparar acontecimentos na linha do tempo, reconhecendo semelhanças e diferenças sociais, econômicas e culturais.
 
II – CONTEÚDOS
LÍNGUA PORTUGUESA:
2ª, 3ª e 4ª  SÉRIES
- § leitura de diferentes gêneros previstos para as séries;
 - § manuseio e leitura de livros na classe e na biblioteca com empréstimo de materiais para leitura em casa, com supervisão da professora;
 - § socialização das experiências de leitura;
 - § busca de informações e consulta a fontes de diferentes tipos como: jornal, revista, enciclopédia etc. (com ajuda);
 - § leitura para os alunos que ainda não sabem ler de forma independente;
 - § análise quantitativa e qualitativa da correspondência entre segmentos falados e escritos, por meio do uso do conhecimento disponível sobre a escrita;
 - § leitura oral pelos alunos que lêem convencionalmente;
 - § revisão de textos bem escritos, explorando as possibilidades e recursos da linguagem que se usa para escrever a partir da observação e análise de textos de qualidade, com apoio da professora;
 - § escuta de textos lidos pela professora;
 - § atribuição de sentido, coordenando texto e contesto, utilizando indicadores (disposição gráfica, portador, gênero, autor, sucessão de acontecimentos etc) ;
 - § utilização estratégias de leitura;
 - § análise dos sentidos atribuídos a um texto nas diferentes leituras individuais e identificação dos elementos do texto que validem ou não essas diferentes atribuições de sentido (com ajuda);
 - § produção de textos considerando o destinatário, o propósito e o gênero; introduzindo alguns aspectos discursivos, bem como a organização das idéias de acordo com as características textuais de cada gênero e a substituição do uso de e, aí, então, daí etc. por recursos coesivos apropriados: pontuação, conectivos, expressões de temporalidade, etc;
 - § uso progressivo do conhecimento sobre o sistema alfabético de escrita, a separação entre as palavras, a divisão do texto em frases, utilizando os recursos do sistema de pontuação (maiúscula inicial, ponto final, exclamação e interrogação);
 - § o estabelecimento das regularidades ortográficas (inferência de regras) e a constatação de irregularidades (ausência de regras);
 - § produção de textos utilizando os procedimentos necessários, planejando o mesmo, redigindo rascunhos, revisando e cuidando da apresentação com orientação;
 - § revisão de textos produzidos: por outras pessoas (com ajuda), do próprio texto (com ajuda), considerando alguns aspectos como: adequação ao gênero, coerência e coesão textual, pontuação, paginação e ortografia;
 - § participação em situações de intercâmbio oral que requeiram: ouvir com atenção, intervir sem sair do assunto tratado, formular e responder perguntas, explicar e ouvir explicações, manifestar e acolher opiniões etc.;
 - § manifestação de experiências, sentimentos, idéias e opiniões de forma clara e ordenada;
 - § narração de fatos considerando a causalidade e a temporalidade e a narração de histórias conhecidas, buscando aproximação com as características discursivas do texto-fonte;
 - § descrição (dentro de uma narração ou de uma exposição) de personagens e objetos;
 - § exposição oral (com ajuda), usando suporte escrito quando for o caso;
 - § adequação do discurso ao nível de conhecimento prévio de quem ouve (com ajuda) e adequação da linguagem as situações comunicativas mais formais que acontecem na escola (com ajuda);
 - § análise da qualidade da produção oral , alheia e própria (com ajuda);
 - § escuta ativa de diferentes textos produzidos na comunicação diretos ou mediados pelos meios de comunicação, atribuindo significado e identificando (com ajuda) a intencionalidade explicita do autor.
 
2ª SÉRIE
- § número natural;
 - § exploração da contagem de rotina (100 até 1000);
 - § seqüência numérica: o acréscimo sucessivo de um elemento ( a ordem e inclusão de classes)
 - § sistema de numeração decimal: experiências com agrupamento e trocas em bases variadas;
 - § agrupamentos de 10 em 10 e trocas de 10 por 1;
 - § unidade, dezena e centena;
 - § leitura e escrita de números naturais menores que 1.000;
 - § decomposição de um número nas unidades das diversas ordens;
 - § as quatro operações-conceito, fatos fundamentais e técnicas operatórias;
 - § percepção e distinção de formas: identificação de semelhanças e diferenças entre objetos, diferentes classificações, representação de objetos, construção de modelos, faces, vértices e arestas de um polígono, medidas de tempo.
 
3ª SÉRIE
- § sistema de numeração decimal;
 - § ordens, classes, leitura e escrita;
 - § números ordinais;
 - § operações com números naturais: adição, subtração, multiplicação e divisão;
 - § situações- problema envolvidas com números naturais;
 - § frações, números decimais;
 - § medidas: comprimento, massa, volume, tempo;
 - § geometria: curvas, retas, polígonos;
 - § perímetro e área.
 
4ª SÉRIE
- § número natural – leitura, escrita e ordenação; decomposição nas diversas ordens;
 - § operações com números naturais;
 - § utilização em diferentes situações-problema, coordenação das técnicas operatórias;
 - § conceito de múltiplos e divisores de um número natural;
 - § números racionais absolutos;
 - § formas fracionárias; frações equivalentes;
 - § adição e subtração de frações baseadas no conceito de equivalência;
 - § multiplicação de um número natural por fração;
 - § fração decimal – divisão de dois números naturais quaisquer e justificativa do aparecimento da vírgula no quociente e as transformações sucessivas nos restos obtidos;
 - § porcentagem;
 - § unidade de capacidade – litro;
 - § unidade de massa;
 
- § conceito de área e superfície;
 
- § medidas de superfície com unidades não padronizadas;
 
- § o metro quadrado – problemas com perímetro;
 
- § geometria – superfície – conceito;
 
- § superfície delimitada nas figuras planas variadas.
 
2ª SÉRIE
- § Higiene pessoal (física, mental e social).
 - § A Terra e o Universo: O Sol, a Terra e a Lua; Movimentos da Terra; A superfície da Terra: água, rochas e solo.
 - § As plantas: As plantas e o meio ambiente; partes da planta, cadeia alimentar, disseminação das sementes utilidade;
 - § Os animais: classificação, vertebrados e invertebrados; os animais e o homem.
 - § Os seres humanos: o nosso corpo; crescimento e desenvolvimento; nutrição; alimentos; doenças contagiosas; cuidados com a saúde – vacinas; os fatores que podem prejudicar a audição e a visão.
 - Conservando os recursos naturais: água, ar, plantas, solo e animais.
 
3ª SÉRIE
- § O Planeta Terra;
 - § O solo;
 - § A água;
 - § O ar;
 - § Transformações no ambiente;
 - § Seres vivos.
 
4ª SÉRIE
- § Mudanças do estado físico da água e de alguns materiais;
 - § Influência da energia solar e das chuvas;
 - § Existência de fatores atmosféricos, umidade e temperatura;
 - § Transformações químicas em materiais : ferrugem, cheiro, transparências;
 - § Efeito dos ventos nas atividades humanas;
 - § Relação do solo e vegetação;
 - § Aproveitamento dos recursos naturais;
 - § Diferenças de estações do ano;
 - § Constelações, referenciais dos hemisférios;
 - § Bússola – instrumento de orientação;
 - § Fenômenos transformadores da crosta terrestre;
 - § Materiais que são bons e maus condutores de eletricidade, calor, som;
 - § Percurso da corrente elétrica e sua utilização;
 - § Uso do imã nos aparelhos domésticos e brinquedos;
 - § Decomposição da luz na atmosfera, reflexo da luz no espelho, obtenção de imagens por meio de lentes;
 - § O corpo humano – órgãos e aparelhos;
 - § Efeitos da poluição sonora sobre o organismo;
 - § Noções básicas sobre reprodução e hereditariedade;
 - § Prejuízos causados pelo uso do fumo e do álcool;
 - § Medidas de Primeiros Socorros;
 - § Diferenças e semelhanças entre vegetais e animais dentro dos fatores ambientais;
 - § Cadeias alimentares.
 
HISTÓRIA e GEOGRAFIA:
2ª SÉRIE
I – RELAÇÕES SOCIAIS EM QUE TRABALHO E NO ESPAÇO
- § A casa, a rua, a escola, a igreja, o bairro, o espaço esportivo, o trabalho;
 - § Atividades profissionais: formas de trabalho, materiais e instrumentos de trabalho, formas de remuneração, relações e hierarquias no trabalho;
 - § A história pessoal e familiar;
 - § Reconhecimento do ambiente onde estou e quem sou;
 - § Exploração do meio ambiente pelos sentidos.
 
I I – A CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA  E DO LOCAL EM QUE O ALUNO VIVE
- § Reforma e construção de lojas, casas e edifícios;
 - § Asfaltamento, alargamento e aberturas de ruas;
 - § Inauguração de lojas e fábricas;
 - § Incêndios, enchentes, desabamentos, desmatamentos, etc;
 - § Origem do nome da escola e das ruas do bairro;
 - § Linhas do tempo (individual, local, municipal, regional, etc..);
 - § Datas comemorativas.
 - § A escola, a casa nos grupos sociais;
 - § Espaço e tempo (físico e social);
 - § Regras, normas e leis;
 - § O trajeto casa / escola;
 - § Aproveitamento, transformação, conservação e preservação da natureza.
 
  I I I – ÉTICA E PLURALIDAE CULTURAL
- § Respeito mútuo: seus direitos e dos outros;
 - § Zelo pelo lugar público como patrimônio de todos e pelo bom estado das dependências da escola;
 - § Desenvolvimento de valores básicos para o exercício da cidadania;
 - § Conhecimento e respeito às diferenças sócio culturais;
 - § Convivência solidária e democrática.
 
3ª SÉRIE
- § A história do seu município:
- paisagem, relevo, clima, vegetação;
 - zonas urbana e rural;
 - limites;
 - agricultura e pecuária;
 - indústria e comércio;
 - transporte e comunicação;
 - governo do município.
 
 
4ª SÉRIE
- § Identificação dos movimentos de população existentes no Brasil atual e no passado, localizando as áreas de maior mobilidade – do leste para o oeste; do nordeste para o norte e sul;do sul e sudeste para o centro-oeste e nordeste – e as razões dessa mobilidade.
 - § Análise das zonas pioneiras do Brasil e dos conflitos gerados pela disputa de terras no presente e no passado e numa dimensão futura;
 - § Identificação da questão indígena no permanente confronto cultural e territorial ;
 - § Reconhecimento do espaço brasileiro, identificando as sucessivas alterações na divisão política, administrativa e territorial;
 - § A relação sociedade e natureza se fazem pela medição do trabalho;
 - § A questão da posse da terra e imigração campo – cidade;
 - § A produção na cidade e no campo;
 - § A expansão na atividade industrial no estado de São Paulo;
 - § As atividades agropecuárias no seu Estado;
 - § O comércio;
 - § As cidades e conservação dos serviços públicos;
 - § Os impostos e seus empregos na sociedade;
 - § As transformações no campo e a cidade ao longo do tempo;
 - § A conservação ambiental e a destruição da natureza;
 
I I I – MÉTODOS E RECURSOS DE TRABALHO EM SALA DE AULA
- Aulas dialogadas;
 - Aulas expositivas;
 - Aulas na biblioteca;
 - Aulas na sala de informática;
 - Aulas práticas (visitas a locais históricos culturais);
 - Cartazes;
 - Debates;
 - Dinâmicas de grupo;
 - Discussão;
 - Estudo do Meio;
 - Feira (Ciências , Livro);
 - Gravador / som;
 - Leituras de vários gêneros textuais;
 - Livros Paradidáticos;
 - Material de Artes;
 - Material de sucata;
 - Palestras;
 - Realização de experimentos;
 - Recortes de jornais e revistas;
 - Seminários;
 - Trabalhos em grupos;
 
- Trabalhos individuais;
 - Vídeo (documentários e entretenimento);
 - Mapas.
 
I V – PROCESSO DE RECUPERAÇÃO E AVALIAÇÃO
- A avaliação será contínua, pela observação diária, participação, interesse e realização de tarefas e pesquisas propostas, mudança de comportamento, autocrítica e estímulo em superar dificuldades. Auto-avaliação. Trabalhos de pesquisa em grupo ou individual, entrevistas, dramatizações, etc. zelo e organização. Provas escritas e orais.
 
- Recuperação paralela: será com situações de ensino diferenciadas e diversificadas para sanar a defasagem de aprendizagem do alunado.
 
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