"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

domingo, 10 de abril de 2016

MARCADORES

Marcadores

HISTÓRIA DOS NÚMEROS

4 de jul de 2014

Como exercer a atividade “História dos Números” em sala de aula.

Imagem1
 
 
Objetivos
·         Ler e interpretar o texto dos numerais;
·         Desenvolver a motricidade fina através de
          desenho e pintura;
·         Somar o que é pedido;
·         Participar da aula com interesse, respeito
          e atenção.
Conteúdos
·         Leitura e interpretação textual;
·         Motricidade fina;
·         Soma;
·         Hábitos e atitudes: interesse, respeito e
          atenção.
Procedimentos:
  • A professora iniciará a aula passando no quadro um texto sobre os numerais (anexo 1), em seguida entregará uma pequena interpretação textual e junto também irá desenvolver uma interdisciplinaridade colocando a matemática junto (anexo 2). Para finalizar a aula os alunos vão desenhar algo envolvido com a historia dos numerais.
  • Material desenvolvido pela Professora Janete Raquel De Oliveira Cristiani - Polo 3, município de Novo Horizonte.

CADERNOS 2014 do PENAIC


SEQUÊNCIA NUMÉRICA ... APRENDA BRINCANDO... .

13 de jun de 2014

Aprender brincando, achei super legal essa brincadeira onde a criança aprende a sequência dos números e ainda podemos acrescentar a confecção desse brinquedo feito por eles... E como estamos perto das festas juninas eles servem como enfeite ou apliques para alguma lembrancinhas... Os créditos estão na foto. Vamos ver as regrinhas... bjs. Joelma Couto.
Sequência numérica
Você vai precisar:
- tampas de refrigerante;
- papel dupla face ou cartolina;
- tesoura;
- fitas;
- flores;
- rendas.

Procedimento:
Após confeccionar os chapéus (veja imagem), coloque números de 0 a 10 dentro deles.
Como brincar:
Organize duplas de crianças. Diga para elas que terão que encontrar os números de 0 a 10. Cada criança, na sua vez, vira um chapéu.  
A primeira a encontrar o número “0″ fica com o chapéu. 
O mesmo acontece com a criança que encontrar o número “1″… 
Assim a brincadeira segue até as crianças encontrarem toda a sequência. Ganha o jogo quem tiver mais chapéus.
Variação:
Apresentar esta brincadeira com outras sequências. 
Exemplo: ordem decrescente, dobro, triplo