"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

domingo, 10 de abril de 2016

AMARELINHA aula do PENAIC
Pró Valdéria

Uma brincadeira infantil pode se tornar um apoio no aprendizado da garotada. Promovendo a interdisciplinariedade de maneira divertida.

Objetivo da Amarelinha: •Desenvolver a coordenação motora.
•Adquirir noção de espaço. •Reconhecer as vogais através de brincadeira.
Regras da Amarelinha: Baseado nas regras da amarelinha tradicional, porém precisa acertar a letra, caso contrario perde a vez.

 

Objetivo da Amarelinha: •Despertar no aluno a atenção para a brincadeira. •Identificar as diferentes formas geométricas e cores primárias.
Regras: as mesmas da amarelinha convencional, porém é preciso reconhecer a forma geométrica e a cor.



Objetivo da Amarelinha: •Identificar Cabeça, tronco, membros superiores, membros inferiores. •Desenvolver a coordenação motora ampla. •Desenvolver a concentração.
Regras da Amarelinha: Iniciar dos membros inferiores e recorrer a brincadeira de forma tradicional. Cada criança fala em que parte do corpo está pulando







Objetivo da Amarelinha: •Conhecer os números pares. Desenvolver coordenação e gosto por aprender brincando.
Regras: As mesmas da amarelinha convencional.
Variação: utilizar os números impares.


Objetivo da Amarelinha: •Aprender a tabuada brincando.•Fazer com que o aluno se interesse mais pelas aulas de matemática.
Regras da Amarelinha: Esta brincadeira utiliza pedrinhas para encontrar o resultado. Ao invés de jogar a criança deve colocar as pedrinhas correspondentes ao resultado. Isso com a ajuda do professor e dos colegas. Ex: 2x1, o aluno deve fazer 2 viagens de com uma pedrinha.Emquanto os colegas batem uma palma para cada pedrinha.










Objetivo da Amarelinha: •Estimular o raciocínio lógico através da brincadeira. •Fazer com que o aluno se interesse mais pelas aulas de matemática.
Regra: Segue as regras da amarelinha tradicional, porém a criança deve acertar antes de prosseguir.







Objetivo da Amarelinha: •Desenvolver a coordenação motora.
•Adquirir noção de espaço. •Reconhecer as vogais através de brincadeira.
Objetivo da Amarelinha: •Estimular o raciocínio quanto a formação de palavras utilizando a amarelinha.
Regras da Amarelinha: Jogar a pedra, pular as casas, pronunciando as silabas e formando palavras.






Objetivo da Amarelinha: •Desenvolver a concentração
Regras da Amarelinha: Na cor verde só pode pisar com o pé direito. Na cor amarela só pode pisar com o pé esquerdo.
Na cor vermelha  pode pisar com o esquerdo ou com o direito ou com os dois.











Objetivo da Amarelinha: •Desenvolver a percepção da lateralidade.
Regras da Amarelinha:  Pular com o pé direito nos espaços indicados pelas letras D e E.
Variação: fazer todo o trajeto pulando somente com o pé esquerdo nas letras E, e depois com o pé direito na letra D.








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Atividades

Colar de Macarrão Colorido

Amigas, não tem como deixar de compartilhar uma atividade tão simples, mas tão bonita e importante para o desenvolvimento motor dos nossos pequenos!
Estes canudinhos de macarrão coloridos eu encontrei neste blog que por sinal é um encanto!





ARTES VISUAIS

RECORTE DE PINTURA À TINTA NO TECIDO COM COLAGEM NO PAPEL COM PINTURA À LÁPIS DE COR


TRENZINHO A PARTIR DE FORMAS GEOMÉTRICAS DE PAPEL LAMINADO/RECORTE E COLAGEM


PEIXE COM ÁSPARAS DE LÁPIS

Artes para as Crianças

Aqui várias sugestões para trabalhar Artes com as crianças, a partir de diversos materias, ambos foram realizados pela minha turma do 5º Semestre de Pedagogia
FANTOCHES DE VARA









BORBOLETA DE GARRAFA PETI







PINTURA COM PENTE RASPADO SOBRE A TINTA GUACHE


PEIXINHO DE PAPEL LAMINADO CORTADO EM CIRCULOS


PAISAGEM A PARTIR DE FORMAS GEOMÉTRICAS

You might also like:

Margarida de Feltro

Linda margarida feita com feltro! Fácil de fazer!



Material Necessário
Tesoura
Feltro
Molde
Linha
Agulha
Como Fazer A Margarida De Feltro
 

O primeiro passo é fazer a parte central, o miolo da florzinha. Pegue um pedaço de feltro amarelo e corte em forma de círculo. Na foto acima foi usada uma pérola no meio para dar o volume. Você pode usar qualquer objeto circular para dar esse efeito. Coloque o objeto circular no feltro e costure para prender .





Coelhinho com potinho de Sorvete

Lindo este coelhinho com potinho de sorvete. Navegando uns minutinhos para distrair, encontrei  este lindo potinho o qual acho bem simples de fazer, porém muito bonito e o melhor, serve para colocar docinhos ou até mesmo o ovo dentro do potinho. 

Como fazer:
Amarre ou cole tecido ou um recorte de eva envolta do pote.
depois faça os pés e acarinha com eva e não esqueça do detalhe do lacinho.Pode usar a sugestão a baixo como molde.

Este potinho está no blog http://artebebeatelier.blogspot.com.br/ - vale a pena conhecer!




Linda rosa de cetim para as mães



Rosas de cetim, as quais encontrei no blog Portal EBI - amei! São lindas e fáceis de fazer, confiram as dicas!

Materiais: 30 cm de fita para cada rosa (de 4 cm de largo como mínimo) Linha e agulha 25 cm de arame para cada rosa Fita adesiva verde Cola quente Papel camurça.



Pegue uma boa porção de linha e coloque-a na agulha, amarrando ambos extremos. Depois pouco passe a linha por todo o comprimento da fita, bem do lado de uma das beiradas. Quando chegar no final da fita, simplesmente puxe a linha para que a fita fique com ondas, tal e como você pode ver na foto. Amarre bem a linha.


Deste jeito você começará a formar sua rosa de fita. Para dar um toque mais elegante o melhor é encapar o arame com fita adesiva verde (durex). Para isso, comece colando a fita verde na base da rosa, onde a fita está colada ao arame, e cole a fita verde em todo o comprimento do arame. Se quiser fazer a folhinha é só usar papel camurça. Agora você tem um linda lembrancinha para o dia das mães.



Lindas Flores Para presentear as Mães


Lindas flores artesanais para as mães, vejam como fazê-las logo a baixo!




Selecionamos mais esta sugestão de presente artesanal para o dia das mães.
Abaixo o passo a passo de como montar esse vaso lindo para a mamãe. Esta atividade deverá ser realizada com a supervisão de um adulto!


Materiais:
Tecidos grossos e coloridos e recortados conforme a primeira imagem abaixo
Botões com 2 furos de cores e tamanhos diferentes
Linha grossa branca
Agulha com furo largo o suficiente para passar a linha
Espeto de madeira (pode ser aquele de churrasco encontrado em supermercados)
Fitas coloridas para acabamento
1 vaso: lata de refrigerante, garrafa de plástico transparente ou pintada


Passo a passo
1- Após recortar o tecido separe 1 ou 2 pedaços de tamanhos e cores diferentes, porém com mesmo formato;
2- Separe 2 botões também com tamanho e cores diferentes.
3- Utilizando cola, fixe o espeto de madeira no tecido maior conforme a penúltima foto acima.
4- Centralize com cuidado os tecidos e os botões e costure os botões passando a linha somente 1 vez (se utilizar linha grossa). Para algumas flores não deixe os botões extamente centralizados, isso dará um charme ao arranjo.
5- Passe algumas vezes a linha no último tecido e no espeto para dar mais firmeza.
6- Coloque os espetos em um vaso.
Está pronto para presentear a mamãe!



Cantinho de Leitura

Este é o meu cantinho de leitura do Pooh e do Tigão em EVA!



Colar de Macarrão - Aula de Arte


O macarrão padre nosso, (argola grossinha), dá pra fazer
um lindo colar. Então eu colori com tinta um dia antes, em casa, da seguinte maneira:

Como Fazer


- Separe por punhados que deseja colorir.
- Pegue tinta , eu utilizei, acrilex para tecido, mas pode fazer com guache;
 - Misture um pouco de água na tinta para ficar rala;
 - Coloque o macarrão dentro da tinta com água e mexa rapidamente;
 - Retire os macarrões da tinta e coloque para escorrer e secar.
 - Eu fiz de um dia para o outro. Não deixe tempo na água para não amolecer o macarrão;
- Entregue os macarrões coloridos para as crianças e um barbante, elas precisarão de concentração e agilidade para fazer os colares....

Minhas crianças amaram!
unto com essa turma mediando atividades de um projeto chamado PROFIPES, com ações diversas de leitura, interpretação e produção.

Agora para encerrar com alegria e entusiasmo, eu dirigi a peça "DONA BARATINHA"  - que é uma das minhas preferidas, pois eu cresci ouvindo a minha mãe contar essa historinha para mim e para meus irmãos, então, nada melhor do que ter a chance de fazer algo concreto e  de que gostamos.

O ano passado para o Dia da Criança, eu coordenei com os professores a peça da "Chapeuzinho Vermelho, este ano fiz diferente, os alunos maiores - no caso a turma do 8º ano -  presenteou os pequenos com a bela história em forma de teatro da Dona Baratinha ou O Casamento da Dona Baratinha. Foi lindo! um sucesso!!! Os alunos nos surpreenderam  se destacaram como atores, foi tão lindo que já estamos levando a peça para outros lugares.

COMO MONTAR A PEÇA DA DONA BARATINHA COM CRIATIVIDADE!

Eu confeccionei as máscaras dos bichos em EVA e vou postar aqui também. A professora Nilza que é minha grande parceira, fez os macacões para cada bicho - ao todo foram 10. Foram feitos com TNT, pois saiu mais barato para a escola comprar. 

Eu tirei a peça do Blog da Amiga da Educação, porém foi modificada e adaptada, pois o número de bichos eram insuficientes para o número de alunos que queriam participar, daí criei outros bichos dentro da peça. O bom dessa peça é que a gente pode colocar e inventar o tanto que quiser de animais.

A peça durou uns 40 minutos, mas não ouve nem um "piu" das crianças, eles amaram! Eu procurei, nos ensaios demonstrar aos alunos que envolvessem as crianças na hora da apresentação, que dançassem, pulassem e fizessem graça, assim elas riram muito.

Outra dica, eu criei para cada bicho uma música, baixei da internet e montei um cd exclusivo para a peça, por exemplo: entrava o bode, então tocava uma cantiga animada que falava de bode, entrava o sapo, tocava uma canção animada que falava de sapo. Eu tive um grupo que trabalhou somente com as músicas, daí eles dirigiram os momentos da sonorização correta, sendo orientados para tocar a música por um bom tempo, assim o bicho dançava e pulava para as crianças. Outro grupo foi assistente de produção, vestia os bichos, montava e desmontava cenários. As falas dos bichos são curtinhas e eles inventavam outras durante o momento -sempre falo que a criatividade conta muito em um teatro. E os bichos entravam e saiam ao som de músicas. Observem o vestido da Dona Baratinha na hora do casamento- é um vestido de passeio meu! daí levei para ela vestir e ficou bonitinho. Peguei umas flores lá de casa, panelas e adereços da escola e deu tudo certo.