Sequência didática: Cantigas de Roda
JUSTIFICATIVA
Toda a criança gosta de brincadeira de roda. Essas cantigas pertencem à tradição oral, são passadas de geração a geração. O bom de trabalhar com elas na alfabetização é que as canções são facilmente memorizáveis. Assim, a criança participa de situações de leitura e escrita mais facilmente. Afinal, ela já sabe o que está escrito e pode prestar mais atenção à forma como se escreve. É possível que alguém ainda não plenamente alfabetizado, mas domine palavras, inícios de palavras e repetições, consiga “ler” a letra, acompanhando os versos com o dedo.
Ensinar às crianças a ler e escrever e se expressar de maneira competente na língua portuguesa.
Esse projeto visa proporcionar um gênero que permita às crianças sentido à leitura e escrita.
Ao estabelecer relações entre o escrito e o oral, os alunos avançam nas habilidades de leitura, escrita e interpretação do próprio texto.
PROBLEMATIZAÇÃO
Muitas vezes nos deparamos nas salas de aula com alguns alunos que não lêem e nem escrevem, outros conhecem as letras, mas não montam palavras nem frases em função das hipóteses que ainda estão desenvolvendo. Como problematização da sequência didática buscamos ajudar os alunos a estabelecerem relações entre o escrito e o oral para que avancem nas habilidades de leitura e escrita.
TEMPO ESTIMADO: 2 SEMANAS
MATERIAL NECESSÁRIO: Papel ofício,Cartolina,Câmera fotográfica,CDs,Som,lápis de cor.
DESENVOLVIMENTO
Seleção de um gênero textual ( cantiga de roda)
Trazer para sala um CD com algumas cantigas e estimular o aluno a cantar. Leve-os até o pátio ou na própria sala, brincar e representar as cantigas selecionadas.Pesquisa sobre o gênero textual selecionado (em casa com os pais e avós).
Pedir que registrem as cantigas pesquisadas no caderno.
Destacar as cantigas trazidas pelas crianças.
Retomar, com as crianças, as cantigas apresentadas pelos pais para que o aluno cada aluno fale da sua e até ensine-a (caso saiba cantá-la);
Valorização da escrita:
Colar todos os cartazes trazidos pelos alunos num cartaz, chamando atenção para a importância da escrita na preservação das cantigas.
Selecionar, com ajuda dos alunos, uma cantiga para trabalhar.
Paredes que educam: Fixar um cartaz na altura dos olhos das crianças com a cantiga. Onde está a Margarida?
Onde está a Margarida?
Olê, olê, olá!
Onde está a Margarida?
Olê, seus cavalheiros !
(Todos da roda cantam:)
Ela está em seu castelo
Olê, olê, olá!Ela está em seu castelo
Olê, seus cavalheiros! (A menina do lado de fora canta:)
Desejava falar com ela
Olê, olê, olá!
Desejava falar com ela
Olê, seus cavalheiros
(Todos da roda:)
Mas o muro é muito alto
Olê, olê, olá!
Mas o muro é muito alto
Olê, seus cavalheiros !
(A menina de fora tira alguém da roda e canta:)
Tirando uma pedra
Olê, olê, olá!
Tirando uma pedra
Olê, seus cavalheiros
(Todos da roda:)
Uma pedra não faz falta
Olê, olê, olá!
Uma pedra não faz falta
Olê, seus cavalheiros !
Tirando duas pedras
Olê, olê, olá!
(A menina de fora vai tirando um por um da roda e, a cada "pedra" retirada, as crianças da roda cantam: "...duas pedras não faz falta, três pedras...", até sair a última. Quando ficar só a Margarida, todos cantam:) Apareceu a Margarida
Olê, olê, olá!
Apareceu a Margarida
Olê, seus cavalheiros!
PROCEDIMENTOS
Seguindo a canção:
Cada dupla de alunos divide um caderno de leitura e acompanha a canção com o dedo. Quando a música pára, a professora passa em cada carteira para verificar quem está no lugar certo. Dá para trabalhar a correspondência entre o oral e o escrito até com crianças não alfabetizadas.
Ditado para a professora
A turma dita uma canção que a professora escreve no quadro-negro. Essa atividade serve para todos observarem a organização formal do texto e favorece a memorização da letra da música que será trabalhada depois. Os alunos poderão estabilizar a escrita de algumas palavras bem como repetições, título e grafia.
Compreensão da fundamentação e dos espaços em branco e da pontuação:
Ao transcrever o texto no quadro, além da leitura pausada e (articulada) das palavras , chame a atenção dos espaços em branco para a separação de cada palavra registrada e da função dos sinais de pontuação.
Reconhecer unidades fonológicas com sílabas, rimas, terminações de palavras...
Uma vez transcrita a cantiga no quadro (é importante que cada aluno tenha uma cópia também), desenvolva atividades de leitura e decodificação do texto, de partes do texto (frases), de palavras, de identificação de sílabas, de letras e fonemas.
Através das cantigas de roda, muito requisitadas nas horas das brincadeiras.
Trabalhar com as letras das cantigas.
Confeccionar um livrinho com as cantigas de rodas que os educandos irão trazer de casa.
AVALIAÇÃO CONTÍNUA
Como em todo projeto, a avaliação deve ser feita de forma contínua, não apenas no final das atividades. Cabe ao professor, no caso específico desse trabalho, levar em conta que a aprendizagem se dá em três vertentes distintas: as atividades relacionadas ao conteúdo proposto (pesquisa sobre cantigas de roda, transcrição das letras, elaboração conjunta do livreto e participação na apresentação das músicas), as ligadas á alfabetização (leitura acompanhada das músicas trabalhadas, confecção de cartazes, montagem de textos lacunados ou com letras, palavras ou frases móveis) e, finalmente, as que se relacionam às tarefas permanentes do alfabetizador, como leitura.
Embora, neste trabalho, a música seja usada muito mais como um veículo para acelerar a alfabetização e garantir seu sucesso, não se pode deixar de lado o prazer de cantar. É importante destacar esse ponto porque é comum ele ser desprezado – muitos professores, preocupados em enaltecer o valor da música para a nossa história e cultura, se esquecem da alegria que a canção em si proporciona as crianças.
Postado por Capacitação e Gerência