"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Jogos e Atividades para autista

Trabalha coordenação motora, linguagem e sílabas. 

Material:Eva, tampinhas de garrafa pet, sílabas impressa em papel.
Objetivos: Este jogo pode ser usado numa infinidade de objetivos tanto com letras e números.

  • Psicomotricidade (movimento,corpo,coordenação motora);
  • linguagem Fonética;
  • Linguagem Silábica;
Sugestão: pode ser usado tampinhas de cores variadas onde você poderá trabalhar cores .



Classificador

Material:Eva preto - grosso, ou pode ser sola de sapato, e pregadores de roupa de madeira. 
Objetivos:
Psicomotricidade(coordenação motora);

  • Quantidades, Cores, classificação.
Sugestão: pode ser usado vários de figuras de cores variadas onde você poderá trabalhar cores também, este jogo também pode ser usado com números, figuras e sílabas, somente sílabas para formar
palavras.





Quatro Operações

Material:Cartolina e pregadores de roupa madeira ou de plástico (coloridos) 
Objetivos: Este jogo pode ser usado de forma bem variada, usando todas as operações matemática.

  • Psicomotricidade (coordenação motora);
  • Lógica e noção de quantidade;
  • Cores;
  • Operações matemáticas-adição,subtração, divisão e multiplicação;
Sugestão- A operação e os números usados devem ser de acordo com a idade e série da criança.





Material:Botões ou EVA, papel cartolina ou xamex branco;
Objetivos: Este jogo pode ser até como uma lembrancinha de atividade como o dia do livro, dia da alfabetização ou até mesmo um trabalho de artes.

  • Psicomotricidade(coordenação motora);
  • linguagem Fonética;
  • Letras do Alfabeto
Sugestão: pode criar vários tipos deste brinquedo com números, alfabeto maiúsculo, minúsculo , vogais, nome do aluno, como também outros temas trasporte , higiene , etc.
inová-los é sempre necessários modificando materiais e formatos. 





Material:Eva,cartolina, papel cartão, figuras impressas.
Objetivos:Temos aqui vários tipos de dados, excelente para trabalhar com o ensino infantil ao 3º ano do ensino fundamental.

  • Psicomotricidade(movimento,corpo,coordenação motora);
  • Cores, números, quantidades, letras e figuras, animais, cores, objetos, frutas;
Nesta atividade temos uma variedade de objetivos e uma gama de oportunidade que pode ser criada. Dados de vários tamanhos, para criança jogar, classificar, identificar e um tapete com rostinhos para trabalhar afetividade, cores e sequência.





Material:Borracha de silicone (geralmente comprado em lojas de vendas a varejo de materiais de produções de sapatos e chinelos) papel cartolina ou papel cartão..
Objetivos: Trabalhar quantidades e conhecimento númerico.

  • Psicomotricidade(movimento,corpo,coordenação motora e equilíbrio);
  • Números, cores, quantidade.
Sugestão- podem ser usados diferentes cores de silicone, na imagem parece EVA mas não é o chamado de Borracha de Silicone de 5mm.





Material:2 dados, massinha de modelar , meia caixa de ovos;
Objetivos
Psicomotricidade(coordenação motora fina);

  • Números, cores e quantidade;
  • Classificação, ordem, sistema decimal, etc.
Sugestão:Este jogo pode ser trabalhado até o 5º ano, mudando apenas os números que vc clocará no fundo, uma sugestão é  que o número não seja desenhado mas sim feito em uma folha separada e apenas colocada no fundo, porque o facilitador poderá mudar quantas vezes quiser.Pode ser trabalhado em grupos ou individual, ou seja cada aluno pode montar o seu joguinho e levar para casa.




Material: Números feito de Eva, silicone ou borracha, massinha caseira ou massa de modelar fabricada, palitos de dentes.
Objetivos:Noções de Quantidade.

  • Psicomotricidade(movimento,tato,coordenação motora);
  • Quantidade e números;
Sugestão:a variação dos números dependerá da série  e idade da criança.






Esta é outra atividade que pode ser feita com pregadores. Também trabalha a psicomotricidade da criança. Você pode variar os desenhos para estimular a imaginação do aluno ( ou sujeito de intervenção). Os pregadores de madeiras também são excelentes para serem usados porque são de baixo custo e de fácil colagem vc pode usar uma variedade de atividades.




Nesta atividade (também com pregadores, mas coloridos desta vez) está abordando reconhecimento de letras e figuras. Pode ser feita tanto na intervenção psicopedagógica,quanto na sala de aula, principalmente com crianças que tenham dislexias, pois nesta atividade o mediador FALA o nome da letra e da figura e a crianças( sujeito aprendente) vai identificar (a partir do que ela ouve) a letra e a figura correspondente. Outro detalhe interessante desta atividade é que ela sugere pregadores divertidos que vai despertar mais interesse na criança.(Já este pregadores decorados não são indicados para crianças com déficit de atenção porque podem retirar sua atenção para o objetivo da atividade).

Retirado do Blogger Psicopedagogiando

Jogos Educacionais para Crianças Autistas


O projeto Autism Games é uma colaboração entre a Multimedia Swinburne University Design Program, Bulleen Heights Specialist School, Awinburne Autism Bio-Research Initiative (SABRI) e o National eTherapy Centre (NeTC). O objetivo deste projeto é ajudar crianças com autismo moderado a grave a desenvolverem habilidades de vida independente.
Criado por mais de 80 alunos 8 professores e 10 especialistas em autismo, o projeto representa mais de 16 mil horas de pesquisa e desenvolvimento.

O projeto Autism Games integra dois sites: 
  •  AutismGames -   para pais e professores com instruções sobre como usar os jogos e seus objetivos;
  •  WhizKidGames - com os jogos para as crianças. 

Jogos para Crianças Autistas



Jogo desenvolvido para crianças autistas entre cinco e nove anos  permite à criança associar nomes e imagens de objetos, ampliando seu vocabulário. Também pode ser utilizado com crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Existe ainda a possibilidade de configurar o jogo para que, em vez de objetos, apareçam palavras, o que o torna útil também para auxiliar no aprendizado das palavras escritas.
Planejamento anual para turmas com necessidades especiais


Objetivo geral:
• Promover o desenvolvimento tais como: global: motora, sensório-perceptiva, cognitiva, comunicação, sócio-emocional e auto-cuidado. da criança aproximando-o ao máximo do normal, favorecendo a manutenção e aprimoramento das funções existentes, prevenindo vícios posturais patológicos e primando pela independência, recuperação ou adaptação em diferentes níveis. 
• Através da Estimulação, busca evitar e minimizar prejuízos futuros, buscando garantir a funcionalidade humana. 


Ária sensório perceptiva
Conteúdos:
• Visão
• Audição
• Tato
• Olfato
• Esquema corporal
• Percepção espacial

Objetivos:
• Promover o desenvolvimento da percepção visual, fazendo com que a visão seja instrumento de enriquecimento de experiência sensoriais em todos os campos.
• Favorecer o desenvolvimento da identificação, localização, discriminação e seleção de sons necessários para a compreensão do ambiente em que se desenvolve.
• Proporcionar oportunidades que enriquecem as sensações da criança em termos de calor de: calor, frio, dor, consistência, textura, espessura etc.
• Favorecer o Maximo o desenvolvimento de suas faculdades gustativos e olfativos como o meio, conhecimento e relação ambiente.
• Habilitar a criança na aquisição de posturas adequadas a disposição e movimento, desenvolvimento o equilíbrio, a locomoção, alem da concepção integral da imagem corporal.
• Favorecer os meios que auxiliam a adaptação e socialização no ambiente em que a criança se desenvolve favorecendo a integração em seu meio social.

Metodologia:
• Em suspiro estimular a fixação do olhar no rosto humano, usando voz suave e mímica;
• Estimular a fixação do olhar em diversos sentidos;
• Ativar brinquedos sonoros dentro de seu campo visual e fora de seu campo visual. (livrinhos estampados, animais de pelúcia, espelhos, esponjas ásperas, e macias);
• Massagear o corpo do bebe com varias texturas e temperaturas diferentes (liso áspero, espeta, acaricia macio, duro, quente, frio, etc.). (para aceitação do contato e desenvolver o tato);
• Estimular sabores diferentes e consistências de alimentos para desenvolver o paladar e aceitação de vários alimentos;
• Usar estímulos olfativos diversos, como perfumes, frutas, alimentos, desinfetantes, álcool, usando sempre termo bom ruim;
• Estimular rolar, arrastar, engatinhar, permitindo a exploração do meio ambiente colocando brinquedos da preferência da criança;
• Desenvolver atividades com brinquedos pequenos de fácil preensão, argolas, caixas de diferentes tamanhos, cubos para empilhar, bastão com argolas, pinos para encaixe, tabuleiro, objeto para puxar com barbantes, caixas com objetos semelhantes, etc.;
• Vivenciar utensílios de casa, tais como: panelinhas, colheres, xícaras, roupinha de boneca, cartela com zíper, botões, colchonetes, fivelas;
• Modificar as posições da criança quando sentadas ou deitadas: observar os bebês para descobrir em que posição fica mais ou menos confortável;
• Tocar acalantar, e massagear os bebês para que ele possa perceber a parte do corpo que não alcança sozinho.

Ária da comunicação

Conteúdos:
• Linguagem;
• Movimentos orofaciais e fortalecimento dos músculos buço-lingua;
• Ordens simples;
• Nomenclatura dos objetos;
• Esquema corporal;
• Ambiente escolar (adaptação).

Objetivos:
• Emitir sons culturais;
• Proporcionar momentos de relacionamentos;
• Atender pelo seu nome;
• Prazer em emitir sons diversos e familiares;
• Entender significado de ‘“não, dá para mim, quer”;
• Estimular movimentos de língua, lábios;
• Ações simples acompanhadas de palavras;
• Associar objeto com o nome;
• Identificar de si mesmo.

Metodologia:
• Falar suavemente com a criança, com tom de voz agradável, aproximando-se dela. Acariciá-la, pega-la, no colo, beijá-la mantendo contato com o corpo, olho no olho. Falar muito, sempre observando a reação da criança, emitir sons, renitindo sons emitidos pela criança;
• Oferecer brinquedos estimulantes para favorecer a vocalização;
• Aproveitar horas do banho, de alimentação, de brincar, manter sempre expressão de alegria facial, de agrado, interagindo com ele, fortalecendo a sensação de amor e segurança;
• Chamá-la pelo seu nome;
• Estimular a emitir sons familiares, usando sempre gestos acompanhado de palavras, estimular o “vem, estender o braço”;
• Usar sons de voz seguro quando disser não a criança;
• Pedir um brinquedo, estendendo a mão e pedir “dá pra mim”, estimulando entender a mão e emitir “dá” quando deseja um objeto;
• Pedir objetos de uso diário da criança, refletindo no espelho, dizendo o nome da mesma, segurar a mão e nomear e mostrar as outras partes do corpo;
• Livros de historia, fantoches, bonecas e bichinhos de diferentes tamanhos, quebra cabeça simples, boneco articulado, etc.



Área motora

Conteúdos:
• Evolução motora ampla: favorece a criança no desenvolvimento motor e bom equilíbrio do corpo;
• Evolução motora fina: favorece a criança na coordenação viso-motor;
• Conhecer as mãos, pegar objetos, amassar e rasgar papel, rabiscar, pintar, etc.


Objetivos:

• Apresentar movimentos não dirigidos de todas as partes do corpo;
• Descobrir as mãos;
• Desenvolver o equilíbrio da criança;
• Fixação ocultar;
• Sentar com apoio;
• Arrastar e engatilhar;
• Erguer-se com apoio nos moveis;
• Usar movimentos de pinça;
• Folhear livros e revistas;
• Desenvolver músculos nas extremidades;
• Distribuir o peso do corpo nos pés;
• Desenvolver habilidades para a marcha;
• Rolar sobre si mesmo. 

Metodologia:
• Mover a cabeça, mãos e pés, estender e fechar as involuntariamente;
• Balançar as mãos da criança em sua linha de visão;
• Bater palmas segurando as mãos da criança na sua linha de visão;
• Segurar as mãos da criança dando apoio na cabeça, traciona-la para sentar;
• Voltar à posição deitada mantendo apoio a cabeça;
• Colocá-la sentada com apoio no triangulo, sofá ou cadeiras como: bebê conforto;
• Passá-lo de deitado para sentado, dando apoio nas mãos e mantendo as pernas esticadas. A criança arrastar-se, dando um ligeiro apoio nos membros inferiores;
• Estimular a erguer com apoio de moveis, a observar gravuras e relacionar o seu uso, imitir gestos, subir e descer escadas engatinhando;
• Rolar, engatinhar, andar, etc.;
• Estimular com apoio a criança, fazer movimentos de marcha, caminhar com ela respeitando os passos dela;
• Utilizar bola e rolo (grande) e fazer com que ela empurre, para estimular o equilíbrio da criança.


Área cognitiva

Conteúdos:
• Produção de sons;
• Emissão de gestos;
• Nomeação de objetos e pessoas;
• Atenção à história;
• Apontar para figuras e objetos;
• Sons onomatofericos;
• Interesse, gestos e preferências pessoais.

Objetivos:
• Fixação ocular;
• Explorar objetos;
• Encontrar objetos parcialmente escondidos;
• Reagir a estímulos interessantes;
• Desenvolver a intencionalidade golpeando objetos;
• Descobrir novas maneiras de atingir os fins desejados;
• Imitar ações e objetos;
• Resolver pequenos problemas;

Metodologia:
• Fazer com que a criança troque de olhar com dois objetos;
• Procurar fonte sonora com os olhos;
• Persecução visual de um objeto até seu ponto de desaparecimento;
• Estimular a buscar e descobrir a fonte sonora com os olhos mudando sempre a posição da criança no espaço. (sentada, deitada em decúbito ventral);
• Estimular a segurar objetos de fácil manuseio, de vários tamanhos e texturas, levá-los á boca varias vezes, explorando livremente;
• Deixar objetos de interesse de a criança cair fora do seu alcance, observando o brinquedo;
• Fazer desaparecer e aparecer brinquedos do interesse da criança, cobrindo-o com um pano, deixando aparecer um pedaço do mesmo, depois cobrir totalmente, verbalizando: “sumiu”, “achou”;
• Estimular a retirar o pano do rosto;
• Brincadeiras suaves com a criança, aproximação rosto X rosto, nariz X nariz, beijos na barriga, balançar;
• Dar dois objetos iguais nas mãos, estimular a bater um no outro, bater contra a superfície, sacudir com intenção e observar o efeito do som;
• Estimular a criança a buscar objetos longe de seu alcance usando a locomoção;
• Realizar movimentos com bater palmas, jogar beijos, dar tchau, abrir e fechar os olhos, etc. 




Exercícios de articulação e respiração

Conteúdos:
• Sugar canudos graduando consistência do liquido
• Inspiração com nasale expiração em sopro em atividades lúdicas 
• Sopro
• Coisas leves 
• Brinquedos de sopro 
• Estimulação fonética, associada às ações em atividades cotidianas.
• Estimular movimentos ativos de bater, balançar, tocar, soltar objetos e vocalizar fonemas como: boneca nana neném; avião vum, vum; martelo: pa alimento: nham, nham, tambor: bam, bam, bexiga esvaziando: ch, ch, objeto caindo: ô,ô,ô violão: boneco: eleva-lo e dizer “opa”; perfume: humm, bexiga amarrada: bater e dizer “pá”, pá, pá,vocalizar em diversas atividades para e com a criança;
• Proporcionar situações em que a criança com a voz sem interferência de outras pessoas.

Objetivos:
• Estimular órgãos fono-articulatórios, respiração, sons e palavras através de exercícios dados em forma lúdica e dirigidos, visando á preparação inicial da fala.
• Estimular compreensão de ordens cotidianas, identificação de objetos e elementos do meio-ambiente através do concreto, iniciando transferência para figuras.



Área atividade da vida diária

Conteúdos:
• Higiene pessoal
• Vespir / vestir
• Auto cuidado
• Alimentação

Objetivos:
• Controle esfincteriano e participação na higiene, 
• Despir/ vestir.
• Utilizar colher e copo de forma independente.

Metodologia: 
• Com ajuda parcial, utilizar a dica verbal quando é capaz de executar a atividade. 
• Lavar mãos e rosto Abrir a torneira, pegar e passar sabonete nas mãos, fechar a torneira, enxugar mãos e rosto, pendurar a toalha recoloca-lo no lugar, escovar os dentes (utilizar o espelho), enxaguar a boca, lavar a escova e guardar, pentear-se o cabelo lado frente e atrás. 
• Estimular a criança a tirar e por sapato, meias e roupas.
• Conduzir a criança sempre que for necessário avaliando os casos para que não tire a autonomia da mesma.
• Utilizar a cadeirinha de conforto no horário da alimentação, mostrar a criança como manusear alimento, mastigar e degustar.
• Realizar as atividades com a criança sempre dialogando



• Avaliação: 

A avaliação dos conteúdos será dada de forma continua através da observação e interação em suas atitudes, comportamentos, relacionamentos com o outro e em grupo, a todo o momento, podendo o professor intervir sempre que necessário visando à formação da criança. 


A estimulação essencial é:

• O atendimento prestado a partir do nascimento a criança que apresenta problemas evolutivos decorrentes de fatores orgânicos ou ambientais, por uma equipe multidisciplinar, com a participação efetiva da família, com objetivo de proporcionar o desenvolvimento integral da criança” (CENESP. 1984 p-26)

• As crianças atendidas são da faixa etária de 0 a 03 anos, ou um determinado tempo que a criança necessite deste atendimento de estimulação para acelerar o desenvolvimento, minimizando dificuldades através da utilização de métodos, técnicas e recursos especiais, incluindo numa programação curricular o mais próximo da realidade comum a todas as crianças.
·                               O que é sala de recurso?
·                               O que é o programa “Educação Inclusiva: Direito à Diversidade”?
·                               O que é uma oficina pedagógica?
·                              
As oficinas pedagógicas são espaços organizados com equipamentos para preparar os alunos maiores de 16 de anos, com deficiência mental ou múltipla, para a vida profissional. As atividades desenvolvidas nestas oficinas são abrangentes e direcionadas de acordo com a capacidade do aluno.
A Legislação brasileira determina que o aluno surdo tem direito a um intérprete em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Qual deve ser a formação deste profissional?
A Secretaria de Educação Especial em parceria com a Secretaria de Educação Superior do MEC, vem reunindo sugestões para a regulamentação da Lei de LIBRAS (Lei nº 10.436/2002).
A formação profissional do intérprete requer certificado, devidamente registrado e expedido por instituição reconhecida pelo MEC, em nível médio e/ou superior. A função deste profissional é: “interpretar, em Língua Brasileira de Sinais / Língua Portuguesa, as atividades didático-pedagógicas e culturais, desenvolvidas nas instituições de ensino que ofertam educação básica, superior e/ou educação profissional.”

O que é o programa “Educação Inclusiva: Direito à Diversidade”?
É um programa da Secretaria de Educação Especial (SEESP), que tem como propósito garantir a inclusão de todos os alunos com necessidades educacionais especiais no sistema regular de ensino. Inicialmente, foram capacitados 114 municípios brasileiros, que participaram do curso de formação de gestores e educadores ocorridos em Brasília, no período de 19 a 21 de novembro de 2003.
Os municípios-pólo realizarão o Curso de Capacitação de Gestores e Educadores para os Municípios de sua área de abrangência e atuarão como multiplicadores das ações do programa.
É um ambiente de natureza pedagógica, orientado por professor especializado, que suplementa (no caso dos superdotados) e complementa (para os demais alunos) o atendimento educacional realizado em classes comuns da rede regular de ensino. Esse serviço realiza-se em escolas, em local dotado de equipamentos e recursos pedagógicos adequados às necessidades educacionais especiais dos alunos, podendo estender-se a alunos de escolas próximas, nas quais ainda não exista esse atendimento. Pode ser realizado individualmente ou em pequenos grupos, para alunos que apresentem necessidades educacionais especiais, em horário diferente daquele em que freqüentam a classe comum.
Existem escolas especiais para pessoas com Altas Habilidades/Superdotados no Brasil? Onde essas pessoas são atendidas no Brasil?
No Brasil não existe escola especial para pessoas com altas habilidades/superdotadas. O sistema regular de ensino em classe comum deverá assegurar a matrícula de todo e qualquer aluno, conforme a legislação, organizando-se para o atendimento aos educandos com necessidades educacionais especiais. O aluno com Altas Habilidades/Superdotado deverá receber atendimento suplementar em Salas de Recursos ou em outros espaços definidos pelo sistema em horário contrário ao das aulas regulares.
Aqui estão alguns modelinho de planejamento anual, (SÓ QUE) cada escola possui um método de ser seguido, o planejamento é feito de acordo com o nível e idade do aluno pode ser especificado em alfabetização I , II ou III. Apartir desses conteúdos são feitos semanal ou diarios com objetivos especificados para o aluno.
o aluno é avaliado diariamente através de participaçõa em grupo, comportamento individual e reações aos conteúdos.
Estimulação essencial 0 a 03 anos

Competências

Aos poucos o bebê adquire competência dos limites de seu próprio corpo bem como as conseqüências de seus movimentos. Essas conquistas podem ser explicadas pelo encaminhamento em que fica quando descobre que pode comandar os movimentos de sua mão, ou pela surpresa com que reage quando morde o próprio braço e sente dor. A exploração de seu corpo e movimentos assim como o contato com o corpo do outro, são fundamentais para um primeiro nível de diferenciação do eu.
É por meio dos primeiros cuidados que a criança percebe seu próprio corpo, organiza suas emoções e amplia seus conhecimentos sobre o mundo.
As crianças vão gradualmente, percebendo-se aos outros como diferentes, permitindo que possam acionar seus próprios recursos, o que apresenta uma condição essencial para o desenvolvimento da autonomia.
Quando o grupo aceita em sua diferença esta aceitando também em sua semelhança, pois embora com recursos diferenciados, possui como qualquer crença, competências próprias para interagir com o meio. Experimentar e utilizar o que dispõem para a satisfação das suas necessidades, expressando seus desejos, sentimentos, vontades e desagrados, e agindo com progressiva autonomia.
Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, conhecendo progressivamente seus limites, sua unidade e as sensações que ele produz.
Interessar-se progressivamente pelo cuidado com o próprio corpo, executando ações simples relacionadas à saúde e higiene.
Brincar; relacionar-se progressivamente com mais crianças, com seus professores e com os demais profissionais da instituição, demonstrando suas necessidades e interesses.

Planejamento anual
Ária sensório perceptiva
Conteúdos:
Visão
Audição
Tato
Olfato
Esquema corporal
Percepção espacial

Objetivos:
Promover o desenvolvimento da percepção visual, fazendo com que a visão seja instrumento de enriquecimento de experiência sensoriais em todos os campos.
Favorecer o desenvolvimento da identificação, localização, discriminação e seleção de sons necessários para a compreensão do ambiente em que se desenvolve.
Proporcionar oportunidades que enriquecem as sensações da criança em termos de calor de: calor, frio, dor, consistência, textura, espessura etc.
Favorecer o Maximo o desenvolvimento de suas faculdades gustativos e olfativos como o meio, conhecimento e relação ambiente.
Habilitar a criança na aquisição de posturas adequadas a disposição e movimento, desenvolvimento o equilíbrio, a locomoção, alem da concepção integral da imagem corporal.
Favorecer os meios que auxiliam a adaptação e socialização no ambiente em que a criança se desenvolve favorecendo a integração em seu meio social.

Metodologia:
Em suspiro estimular a fixação do olhar no rosto humano, usando voz suave e mímica;
Estimular a fixação do olhar em diversos sentidos;
Ativar brinquedos sonoros dentro de seu campo visual e fora de seu campo visual. (livrinhos estampados, animais de pelúcia, espelhos, esponjas ásperas, e macias);
Massagear o corpo do bebe com varias texturas e temperaturas diferentes (liso áspero, espeta, acaricia macio, duro, quente, frio, etc.). (para aceitação do contato e desenvolver o tato);
Estimular sabores diferentes e consistências de alimentos para desenvolver o paladar e aceitação de vários alimentos;
Usar estímulos olfativos diversos, como perfumes, frutas, alimentos, desinfetantes, álcool, usando sempre termo bom ruim;
Estimular rolar, arrastar, engatinhar, permitindo a exploração do meio ambiente colocando brinquedos da preferência da criança;
Desenvolver atividades com brinquedos pequenos de fácil preensão, argolas, caixas de diferentes tamanhos, cubos para empilhar, bastão com argolas, pinos para encaixe, tabuleiro, carrinho para puxar com barbantes, caixas com objetos semelhantes, etc.;
Vivenciar utensílios de casa, tais como: panelinhas, colheres, xícaras, roupinha de boneca, cartela com zíper, botões, colchonetes, fivelas;
Modificar as posições da criança quando sentadas ou deitadas: observar os bebês para descobrir em que posição fica mais ou menos confortável;
Tocar acalantar, e massagear os bebês para que ele possa perceber a parte do corpo que não alcança sozinho.

Ária da comunicação

Conteúdos:
Linguagem;
Movimentos orofaciais e fortalecimento dos músculos buço-lingua;
Ordens simples;
Nomenclatura dos objetos;
Esquema corporal;
Ambiente escolar (adaptação).

Objetivos:
Emitir sons culturais;
Proporcionar momentos de relacionamentos;
Atender pelo seu nome;
Prazer em emitir sons diversos e familiares;
Entender significado de ‘“não, dá para mim, quer”;
Estimular movimentos de língua, lábios;
Aços simples acompanhadas de palavras;
Associar objeto com o nome;
Identificar de si mesmo.

Metodologia:
Falar suavemente com a criança, com tom de voz agradável, aproximando-se dela. Acariciá-la, pega-la, no colo, beijá-la mantendo contato com o corpo, olho no olho. Falar muito, sempre observando a reação da criança, emitir sons, renitindo sons emitidos pela criança;
Oferecer brinquedos estimulantes para favorecer a vocalização;
Aproveitar horas do banho, de alimentação, de brincar, manter sempre expressão de alegria facial, de agrado, interagindo com ele, fortalecendo a sensação de amor e segurança;
Chamá-la pelo seu nome;
Estimular a emitir sons familiares, usando sempre gestos acompanhado de palavras, estimular o “vem, estender o braço”;
Usar sons de voz seguro quando disser não a criança;
Pedir um brinquedo, estendendo a mão e pedir “dá pra mim”, estimulando entender a mão e emitir “dá” quando deseja um objeto;
Pedir objetos de uso diário da criança, refletindo no espelho, dizendo o nome da mesma, segurar a mão e nomear e mostrar as outras partes do corpo;
Livros de historia, fantoches, bonecas e bichinhos de diferentes tamanhos, quebra cabeça simples, boneco articulado, etc.



Área motora

Conteúdos:
Evolução motora ampla: favorece a criança no desenvolvimento motor e3 bom equilíbrio do corpo;
Evolução motora fina: favorece a criança na coordenação viso-motora;
Conhecer as mãos, pegar objetos, amassar e rasgar papel, rabiscar, pintar, etc.
Objetivos:
Apresentar movimentos não dirigidos de todas as partes do corpo;
Descobrir as mãos;
Desenvolver o equilíbrio da criança;
Fixação ocultar (0 a 02 meses);
Sentar com apoio;
Arrastar e engatilhar;
Erguer-se com apoio nos moveis;
Usar movimentos de pinça;
Folhear livros e revistas;
Desenvolver músculos nas extremidades;
Distribuir o peso do corpo nos pés;
Desenvolver habilidades para a marcha;
Rolar sobre si mesmo (04 a 06 meses);

Metodologia:
Mover a cabeça, mãos e pés, estender e fechar as involuntariamente;
Balançar as mãos do bebê em sua linha de visão;
Bater palmas segurando as mãos do bebê na sua linha de visão;
Segurar as mãos do bebê dando apoio na cabeça, traciona-la para sentar;
Voltar à posição deitada mantendo apoio a cabeça;
Colocá-la sentada com apoio no triangulo, sofá ou cadeiras como:bebê conforto;
Passá-lo de deitado para sentado, dando apoio nas mãos e mantendo as pernas esticadas. A criança arrastar-se, dando um ligeiro apoio nos membros inferiores;
Estimular a erguer com apoio de moveis, a observar gravuras e relacionar o seu uso, imitir gestos, subir e descer escadas engatinhando;
Rolar, engatinhar, andar, etc.;
Estimular com apoio a criança, fazer movimentos de marcha, caminhar com ela respeitando os passos dela;


Área cognitiva


Conteúdos:
Produção de sons;
Emissão de gestos;
Nomeação de objetos e pessoas;
Atenção à história;
Apontar para figuras e objetos;
Sons onomatofericos;
Interesse, gestos e preferências pessoais.


Objetivos:
Fixação ocular;
Explorar objetos;
Encontrar objetos parcialmente escondidos;
Reagir a estímulos interessantes;
Desenvolver a intencionalidade golpeando objetos;
Descobrir novas maneiras de atingir os fins desejados;
Imitar ações e objetos;
Resolver pequenos problemas;

Metodologia:
Fazer com que a criança troque de olhar com dois objetos;
Procurar fonte sonora com os olhos;
Persecução visual de um objeto até seu ponto de desaparecimento;
Estimular a buscar e descobrir a fonte sonora com os olhos mudando sempre a posição da criança no espaço. (sentada, deitada em decúbito ventral);
Estimular a segurar objetos de fácil manuseio, de vários tamanhos e texturas, levá-los á boca varias vezes, explorando livremente;
Deixar objetos de interesse de a criança cair fora do seu alcance, observando o brinquedo;
Fazer desaparecer e aparecer brinquedos do interesse da criança, cobrindo-o com um pano, deixando aparecer um pedaço do mesmo, depois cobrir totalmente, verbalizando: “sumiu”, “achou”;
Estimular a retirar o pano do rosto;
Brincadeiras suaves com a criança, aproximação rosto X rosto, nariz X nariz, beijos na barriga, balançar;
Dar dois objetos iguais nas mãos, estimular a bater um no outro, bater contra a superfície, sacudir com intenção e observar o efeito do som;
Estimular a criança a buscar objetos longe de seu alcance usando a locomoção;
Realizar movimentos com bater palmas, jogar beijos, dar tchau, abrir e fechar os olhos, etc.
Turma: Educação infantil

Objetivo geral:
· Levar o aluno a perceber que tudo que imaginamos, pensamos, falamos e pode ser escrito.

1- Linguagem oral e escrita

Conteúdos:
· Nome próprio
· Nomeação de objetos e pessoas
· Expressão literária
· Articulação correta das palavras
· Compreender e seguir ordens simples
· Manuseio de material impressos
· As vogais e consoantes.
· Interpretação de historinhas de contos clássicos
· Contato com (adivinhações, contos e piadas, etc.)


Objetivos:
Após as atividades realizadas o aluno será capaz de:
Conhecer o seu nome
Familiarizar-se com a escrita
Criar situações que levam a espontaneidade na comunicação
Ouvir e compreender histórias
Conhecer diferentes tipos de textinhos de adivinhações, contos, e piadas.



Metodologia:
Utilizar crachá, alfabeto móvel.
Manuseio e leitura visual de livros e revistas
Estimular a oralidade através de roda de conversa, ouvir e contar musicas repetir palavras do cotidiano.
Roda de historia com historias curtas e com ilustrações.


Matemática:

Objetivo geral:
Proporcionar o desenvolvimento do raciocínio e permitir a criança descobrir e elaborar hipóteses.

conteúdos
Os numerais (0 a 10)
Noções de figuras geométricas (circulo quadrado, retângulo e triangulo).
Noções de tamanho (grande, pequeno, maior, menor).
Noções de quantidades (muito, pouco, mais, menos, cheio, vazio).
Noções de altura (curto comprido).
Noções de comprimento (grosso fino).
Noções de largura (largo estreito).
Noções de peso (leve pesado).
Noções de temperatura (quente frio).
Orientação temporal


Objetivos:
Após as atividades realizadas o aluno será capaz de:
Desenvolver noções de percepção e dedução de quantidades, tamanho, altura, comprimento, espessura, largura, peso e temperatura.
Manipular objetos e brinquedos de acordo com suas características.
Ordenar e classificar brinquedos, objetos e figuras.
Estabelecer relações entre noção matemáticas e o cotidiano do aluno.


Metodologia:
Observar e explorar objetos, contando e classificando de acordo com suas características.
Pintura, recorte e colagem de figuras relacionadas à quantidade.
Jogo, figuras geométricas, quebra-cabeça e jogo da memória relacionado a cada tema.
Utilizar materiais concretos para compreensão da relação numero-quantidade
Utilizar situações cotidianas para explorar e oferecer oportunidades de desenvolver a matemática através de brincadeiras musicas e visualizações do calendário.
Experimentar objetos que caibam em seu corpo (roupas, sapatos e adereços) para identificação do grande, pequeno, pesado, grosso, fino.
Observar o sol ou a chuva diariamente e explorar através da roda de conversa e musicas.


3-Natureza e sociedade


Objetivo geral:
Proporcionar condições adequadas para promover o bem estar da criança, seu desenvolvimento físico, emocional e intelectual, moral e social, a ampliação de suas experiências e estimular o interesse da criança pelo processo de conhecimento do ser humano, da natureza e da sociedade.

Conteúdos:
Socialização e interação
Hábitos de higiene corporal, pessoal e ambiental.
Hábitos de boas maneiras
Hábitos de alimentação
Hábitos de vestiário
Atitudes de identificação de si mesmo e do outro
Atitudes de liberdade e responsabilidade
Órgãos dos sentidos
A família
A casa
As estações do ano
Os alimentos
Os animais
Meios de transportes
Ensino religioso.
Datas comemorativas.


Objetivos:
Após as atividades realizadas o aluno será capaz de:
Criar vínculos com o ambiente escolar e familiar, se interagindo a ele, aceitando as regras importantes em relação à rotina.
Valorizar atitudes relacionadas ao bem estar individual e coletivo.
Vivenciar contrastes gustativos, táteis, olfativos, visuais e auditivos, manipulando objetos do cotidiano e visando a integração com os mesmos.
Explorar o ambiente em que vive.
Desenvolver valores morais e éticos.
Conhecer as datas comemorativas e sua importância.

Metodologia:
Proporcionar aos alunos oportunidades para a socialização e interação com o meio natural e social em que vivem através de brincadeiras, jogos e musicas.
Contato com diversos materiais concretos.
Execução de hábitos de higiene
Confecção de livros ilustrativos.
Trabalhar valores na sala de religião através de contos, oralidade, musica e brincadeiras.
Confecção de cartazes ilustrativos.
Confecção de mural, painel ilustrativo ou cartazes relacionados às datas comemorativas.


4-Coordenação motora fina e psicomotora:

Objetivo geral:
· Desenvolver habilidades e destreza no seu desenvolvimento.

Conteúdos:
· Esquema corporal
· Andar, deslizar e pular.
· Pular, correr e chutar.
· Equilibrar-se.
· Marchar.
· Subir, descer e soltar.
· Rolar
· Percepção das sensações, limites, e reconhecimento do próprio corpo.
· Ritmos.
· Interpretação de musicas diversas.
· Jogos e brincadeiras que envolvam a dança.
· Movimentos gestuais e rítmicos.
· Desenho.
· Pintura.
· Recortes/ rasgar com as mãos
· Colagem.
· Modelagem.
· Teatros com fantoches.
.
Objetivos:
Após as atividades realizadas o aluno será capaz de:
· Conhecer as partes do corpo.
· Ampliar possibilidades expressivas do corpo em relação à força, velocidade, resistência, flexibilidade.
· Aperfeiçoar as habilidades motoras.
· Realizar movimentos corporais nos padrões corretos do tronco.
· Explorar e identificar elementos da musica.
· Ouvir e perceber diferentes sons.
· Cantar e acompanhar canções através da dança e gestos.
· Produzir trabalho artístico.
· Organizar e cuidar dos materiais utilizados.
· Ouvir e compreender histórias.



Metodologia:
Observar sua imagem no espelho.
Utilizar movimento de preensão, encaixe, lançamento, manuseio de diferentes materiais e objetos.
Familiarizar-se com movimentos e ritmo através de cantigas de rodas, brincadeiras, música cantada executando os gestos.
Trabalhar exercícios que desenvolvam a coordenação motora fina e ampla.
: Explorar e identificar elementos da música.
Ouvir e perceber diferentes sons.
Cantar e acompanhar canções através da dança e gestos.
Atividades de manusear revistas, massa de modelar, tintas, giz, de cera, lápis de cor.
Desenhos livres e divertidos.

Avaliação:

· A avaliação dos conteúdos será dada de forma continua através da observação e interação em suas atitudes, comportamentos, relacionamentos com o outro e em grupo, a todo o momento, podendo o professor intervir sempre que necessário visando à formação do aluno.









CONTEÚDOS PARA ALFABETIZAÇÃO:
LINGUA PORTUGUESA
Conteúdos:
· Socialização
· Linguagem Oral
· Leitura e Escrita
· Ilustração Livre e Direcionada
· Nome Próprio
· Alfabeto
· Apresentação das formas das letras
· Apresentação de Gêneros Textuais
· Ortografia (dígrafo, encontros vocálicos, encontros consonantais)
· Formação de Palavras (frase/texto)
· Produção e Interpretação de texto
· Pontuação
· Gramática (apresentação dos gêneros: masculino/feminino, plural, singular).
· Psicomotricidade


OBJETIVOS GERAIS

· Dominar a comunicação, a representação (oral/escrita/grafia/gestual)
· Possibilitar as execuções simples e complexas que envolvam aspectos de motricidade, movimentos simples e amplos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

O aluno deverá ser capaz de:

· Socializar-se no ambiente escolar
· Expressar-se oralmente, reproduzir e dramatizar estórias, narrar fatos da sua vida e participar de diálogos.
· Compreender a função da escrita
· Treinar o traçado das letras
· Traçar linhas, desenhos, tracejados e pontilhados.
· Reconhecer seu nome identificando em diversas situações
· Conhecer o alfabeto e o seu grafismo nas formas maiúscula e minúscula
· Reconhecer e identificar os diversos gêneros textuais
· Desenvolver conhecimentos acerca dos dígrafos, encontros consonantais, encontros vocálicos e pontuação.
· Sistematizar a grafia das palavras
· Compreender o texto e dramatizar situações
· Compreender os gêneros ortográficos
· Executar tarefas que envolvam o desenvolvimento corporal

METODOLOGIA

· Conversa informal e dirigida
· Leitura e escrita de palavras, frases e textos.
· Elaboração de desenhos livres e direcionados
· Utilização de alfabeto móvel para formação de palavras
· Atividades relacionadas ao alfabeto
· Apresentar aos alunos os diversos tipos de textos (gibis, bula de remédio, receitas, revistas, jornais e livros)
· Proporcionar atividades que envolvam os dígrafos, encontros vocálicos e encontros consonantais.
· Montagem de fichas de leituras
· Demonstrar ao aluno que todos os textos precisam de pontuação
· Trabalhar atividades manuais para exercitar a coordenação motora ampla e fina
· Reconhecer através de objetos variados e pessoas os gêneros masculino/feminino e singular/plural

MATEMÁTICA
Conteúdos:
· Leitura e escrita dos números
· Relação de quantidade
· Sucessor e antecessor
· Introdução do sistema decimal
· Jogos pedagógicos
· Medidas de tempo (orientação temporal: ontem, hoje, amanhã); (orientação de tempo: hora, meia hora, relógio digital e analógico)
· Medidas de massa (quilo, meio quilo)
· Medidas de comprimento (metro, meio metro)
· Medidas de capacidade (litro, meio litro)
· Conjuntos
· Cores
· Números pares/ímpares
· Dúzia/meia dúzia
· Geometria (nomenclatura e classificação)
· Operações (adição/subtração/multiplicação/divisão)
· Sistema monetário

OBJETIVOS GERAIS

· Levar o aluno a desenvolver o pensamento lógico, e a capacidade de resolver problemas de ordem prática.
· Abstrair conceitos matemáticos básicos para resolução de problemas concretos de vida diária

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

O aluno deverá ser capaz de:
· Reconhecer, nomear e escrever algarismos.
· Estabelecer relações entre quantidades
· Identificar e nomear números antecessores e sucessores
· Conceituar e compreender o sistema decimal
· Estimular o raciocínio lógico
· Compreender as medidas de tempo relacionadas ao ontem/hoje/amanhã
· Comparar e classificar objetos de acordo com o peso, tamanho e a capacidade.
· Identificar e nomear elementos dentro dos conjuntos
· Estabelecer relações quanto à cor e formas do objeto
· Identificar números pares e ímpares
· Traduzir o vocabulário dúzia/meia dúzia relacionados aos elementos
· Efetuar operações matemáticas
· Compreender a importância do sistema monetário e sua utilização

METODOLOGIA

· Exercícios de treino dos algarismos
· Utilizar blocos, objetos, rótulos e embalagens para realização de quantidade, peso, tamanho, capacidade, cor e forma.
· Escrever e identificar o antecessor e sucessor (explicar a relação vizinha)
· Através de palitos e material dourado o aluno deverá agrupar para formação de dezena
· Montar um relógio e mostrar como funciona, os diferentes tipos e ensinar a ver a hora/meia hora
· Montagem de conjuntos utilizando materiais concretos
· Explorar atividades na formação de par e ímpar
· Relacionar conjuntos com seis e doze elementos
· Resolução de operações básicas utilizando material concreto
· Montar mercearia com alunos e concretizar o uso do dinheiro

CIÊNCIAS

· Partes do corpo
· Órgãos do sentido
· Higiene mental, física e social.
· Água
· Ar
· Seres vivos
· Animais
· Vegetais (ciclo/partes)
· Atividades da vida diária (A.V.D)

OBJETIVO GERAL

· Desenvolver noções do mundo em que vivemos

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

O aluno deverá ser capaz de:
· Denominar as partes do corpo e os órgãos do sentido e suas funções
· Obter compreensão a respeito da saúde mental, física e social
· Identificar e nomear os estados físicos da água
· Reconhecer os seres vivos e o meio que eles vivem
· Identificar as características e habitat dos animais e sua importância para o homem
· Ordenar os alimentos e seus valores nutricionais
· Realizar a higiene bucal e corporal sem auxílio

METODOLOGIA

· Localização das partes do corpo
· Montagem do esquema corporal
· Atividades de nomeação dos órgãos do sentido
· Quebra-cabeça das partes do corpo
· Atividades de recorte e escrita sobre os três tipos de higiene (mental, física e social)
· Atividades para identificar a água em diferentes estados (gasoso, líquido, vapor e sólido), com demonstração.
· Explicar aos alunos e fazer com que percebam que os seres vivos e as plantas necessitam de ar para viver (inspirar, expirar, respirar)
· Observação dos seres vivos que nos cercam, identificando os seres sem vida e diferenciando-os
· Atividades para diferenciar características, habitat, meios que se locomovem, alimentos ( animais dos alunos)
· Visita a horta da escola para observação do ciclo de vida de uma planta e suas partes
· Orientação diária a respeito dos hábitos de higiene corporal e bucal; durante a alimentação como utilizar os talheres, mastigação , postura e respeito no refeitório.

GEOGRAFIA
Conteúdos:
· Moradia
· A rua
· O bairro
· A cidade
· O clima (estações do ano)
· Zona rural/Zona urbana
· A escola

OBJETIVO GERAL

· Identificar os aspectos geográficos em que está inserido

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

O aluno deverá ser capaz de:

· Perceber semelhanças e diferenças dos diversos tipos de moradias
· Identificar a rua, o bairro, a cidade e sua localização geográfica
· Distinguir as estações do ano e reconhecer suas características
· Identificar zona rural e zona urbana
· Reconhecer o espaço escolar em que está inserido e os profissionais que nele atuam

METODOLOGIA

· Observação dos diversos tipos de moradias existentes, de que material são feitas, quem constrói, qual a moradia mais durável. Utilizar a oralidade e recortes
· Atividade de leitura, escrita e desenho da rua , bairro e cidade, descrevendo características e localidade ( o professor deverá explicar o porquê de ter nome e número a rua, o bairro e a cidade)
· Através de livros e da oralidade demonstrar as estações do ano e a relação com o ano de doze meses (4 estações com 4 meses cada)
· Atividades de recorte e colagem: confeccionar cartaz da zona rural e zona urbana do nosso município
· Trabalhar a escola fazendo entrevistas com os profissionais envolvidos no ambiente escolar

HISTÓRIA
Conteúdos;
· Identidade do aluno
· Família
· O trabalho (profissões)
· Linha do tempo (ciclo da vida)
· Meios de comunicação
· Meios de transporte / trânsito
· Direitos e deveres
· Datas comemorativas
· Ensino religioso (valor moral)

OBJETIVO GERAL

· Reconhecer e respeitar, se identificando como parte do meio ambiente e desenvolver a independência como ser pessoal.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

O aluno deverá ser capaz de:

· Compreender o ciclo da vida, sua identidade pessoal e familiar.
· Diferenciar profissões e estabelecer relações entre os profissionais
· Reconhecer os meios de transporte e de comunicação e suas utilidades
· Obter compreensão acerca dos direitos e deveres do cidadão
· Identificar e compreender as datas comemorativas
· Buscar conceitos corretos a respeito de valores morais

METODOLOGIA

· Através da elaboração de um documento com os dados pessoais do aluno como: carteira de identidade ou carteira de saúde, etc...
· Desenho de uma árvore genealógica onde aparece: avós, tios, pais, primos e irmãos (individual para cada aluno)
· Pesquisar e consultar livros sobre as profissões e sobre quem é o profissional envolvido: o que ele faz? É perigoso? É importante? Etc...
· Comparação e explicação das fases da vida, como acontecem e quais as mudanças em meninos e meninas.
· Elaborar um jornal interno com curiosidades, fofocas e notícias, etc.
· Pesquisa com recortes, colagem e oralidade a respeito dos meios de comunicação e transportes existentes, qual sua utilidade e importância para o homem
· Confecção de um contrato didático com os direitos e deveres que cabem ao aluno
· Trabalhar com cartazes, recortes, colagem, painel, apresentação, músicas, enfeites e lembrancinhas sobre datas comemorativas.
· Através da oralidade trabalhar com os alunos os valores morais, o respeito e a boa educação (registro no caderno através de desenhos e recortes).
Postado por valdirene chanan às 04:34 
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Planejamento anual
Alfabetização:
Português:

Conteúdos:
Linguagem oral e socialização
Leitura incidental (método touch, rótulos).
Leitura convencional
Apresentação do alfabeto (maiúsculo e minúsculo)
Introdução da letra cursiva.
Composição da escrita (vogais encontros consonantais, dígrafos e palavras).
Hipótese de escrita incidental
Interpretação de frases e textos
Interpretação de texto através da seqüência lógica do pensamento, dramatizações, situações problemas, recurso áudio visual (temas universais).
Pontuação (paragrafação/ ponto final/ interrogação/ exclamação e dois pontos)
Acentuação
Singular e plural
Gêneros: masculino e feminino
Livro didático
Adjetivo: (qualidade ao substantivo)
Estimulação (tátil visual e auditiva)
Coordenação motora ampla e fina
Ampliação da coordenação óculo manual e motora fina
Ampliação do vocabulário
Contato com a trava língua adivinhações cantos e mitos piadas etc.


Objetivos:
O aluno será capaz de:
· Desenvolver a comunicação diálogo e a socialização
· Identificar letras, reconhecer marcas e tentativas de leituras.
· Conhecer as letras cursivas.
· Reconhecer as letras do alfabeto maiúsculo e minúsculo
· Desenvolver a leitura e a escrita de palavras frases e textos
· Interpretar textos e historias
· Reconhecer pontuações e identificar tipos de sons que os acentos proporcionam
· Identificar singular, plural, gêneros e adjetivos.
· Estimular a coordenação fina e oculomanual.
· Utilizar o livro didático.

Metodologia:
Apresentar atividades que provocam diálogo e a comunicação
Apresentando rótulos de marcas conhecidas para incentivar a leitura.
Através de escrita utilizar as letras cursivas.
Apresentação de palavras, frases com letra maiúscula e minúscula.
Atividades que envolvam encontros vocálicos silabas auto-ditado e ditado e textos diversos musicas, poesias, trava-lingua, peadas etc.
Contação de historias recursos áudio visuais e interpretações
Através de frases
Apresentar os sons diferentes que as vogais podem ter (ã, à, ê, é, ão etc.) e através de frases e textos fazer a pontuação necessário.
Com figuras estimular masculino e feminino, singular e plural, e adjetivos.
Cubrir traços e seguir retas, colagem, lápis, pincel etc.



Matemática:

Conteúdos:

· Noção de quantidade, tamanho, posição, distancia, retas, tempo (calendário), formas e espessuras.
· Seqüências de números naturais (até 100), e ordinais.
· Conjuntos, seriação e correspondência.
· Contagem numérica.
· Exploração da idéia de juntar, subtrair e multiplicar pelos símbolos (+ - x).
· Medidas
· Leitura e escrita de números.
· Meia dúzia e dúzia.
· Uso do relógio.
· Unidade, dezena, centena e centena.
· Medidas de valor (sistema monetário).
· Agrupamentos.
· Comprimento massa e capacidade.
· Números (pares e impares)
· Figuras geométricas.
· Sucessor e antecessor
· Números crescentes e decrescentes.
· Resolução problema.
· Cor primaria e secundaria
· Introdução da tabuada.
· Operações (adição, subtração e multiplicação).



Objetivos:
O aluno será capaz de:
· Dominar alguns conceitos matemáticos.
· Reconhecer as diferenças e semelhanças de determinados elementos.
· Adicionar, subtrair e multiplicar.
· Construir o significado do numero natural.
· Relacionar contagem dos elementos de um conjunto e representá-los.
· Comparar e identificar quantidade, tamanho, formas, cores e seqüência.
· Reconhecer a estrutura do sistema de numeração decimal.
· Construir o significado de números pares e impares.
· Aprender as horas.
· Identificar unidade dezena e centena e milhar.
· Escrever os números em ordem crescente e decrescente.
· Identificar o numero antecessor e sucessor.
· Compor e decompor números de zero a mil.
· Desenvolver o calculo mental.
· Construir os fatos fundamentais da adição, multiplicação e subtração.



Metodologia:

Aplicar as atividades explicando-as e auxiliando o aluno em suas dificuldades.
Utilização de objetos coloridos, lápis de cor, tintas, alem e representações para cores.
Atividades através dos jogos e brincadeiras (bloco lógico e jogos pedagógicos).
Utilização do material dourado, tampinhas e palitos para acrescentar.
Relacionar números com a escrita e com objetos.
Leitura e escrita para atividades matemáticas. Desenhos de objetos e números que comparam pares e impares.
Situações problemas envolvendo unidade, dezena, centena e milhar e dúzia utilizando material dourado.
Jogos com regras, atividades de decompor e compor situações problemas que envolvam a idéia de tirar e colocar alem de multiplicar.
Atividades que explicitem a correspondência, seriação, conjuntos, tamanhos, formas, retas, espessuras, etc. tendo sempre exemplos.
Apresentar representações de dinheiro e trabalhar atividades que envolvam o valor monetário.
Contato com o calendário diariamente, questionando dia , semana, mês e ano, etc.


Ciências naturais e os temas transversais (natureza e sociedade, meio ambiente, saúde, ética e cidadania).

Conteúdos:
· Os seres vivos e os deferentes tipos de seres
· Corpo humano: movimento do corpo humano.
· Os animais, domésticos e selvagens, vertebrados e invertebrados.
· Órgãos dos sentidos e suas e suas utilidades
· Higiene e saúde atividades da vida diária (A.V. D).
· Meio ambiente
· Horta e plantas.


Objetivos:
O aluno sara capaz de:
· Identificar o que são seres vivos dos não vivos
· Reconhecer as partes do corpo e seus movimentos.
· Conhecer os animais e suas varias espécies e o habitat dos animais qual pertence (vertebrados invertebrados domésticos selvagens).
· Conhecer seus órgãos do sentido e suas utilidades.
· Desenvolver sensos de responsabilidade para sua higiene e saúde.
· Estabelecer relações e observar, registrar e comunicar algumas semelhanças e diferenças entre diversos ambientes, identificando a presença comum da água, seres vivos, ar, luz, calor, solo e características especificas dos ambientes diferentes.
· Cultivar as plantar, legumes, verduras e ervas medicinais.


Metodologias:
Conversação observação atividades relacionadas ao corpo humano explorando suas partes e movimentos.
Trabalhar a saúde através de filmes, cartazes, revistas e jornais. Trabalhar a higiene diariamente.
Com aula expositiva trabalhar os cincos sentidos e suas funções.
Apresentar textos e figuras e gravuras questionando sobre os seres vivos e suas características e habitat.
Cuidar da horta da escola, fazer plantios de alimentes para o bem de sua saúde.
Preparar adequadamente a terra, os canteiros; proporcionar experiências que demonstrem através da observação as necessidades da planta (a água, a luz, o calor, o ar, e fertilizantes).
Fazer a semeadura e o plantio de legumes, verduras.
Fazer as covas, espalhar sementes e plantar muda.
Efetuar e regar em quantidades adequadas para cada espécie de canteiros e indicar a finalidade de aguar as plantas.



Geografia

Conteúdos;
· moradia
· Bairro, cidade, município, capitais, estado e pais.
· Comunidade rural e urbana.
· Meio de transporte.
· Meio de comunicação.
· Cuidados no transito.
· O clima, (estação do ano).
· O homem modifica o meio em que vive.
· O planeta terra e o sistema solar.


Objetivos:
O aluno sara capaz de:
Conhecer a organização do espaço: escola, sala de aula, casa e as diferentes comunidades.
· Identificar cidade, município, estado, capital e o país.
· Identificar diferentes tipos de meio de transporte
· Identificar tipos de comunicação e suas utilidades.
· Reconhecer a importância dos sinais de transito e as formas respeitalos.
· Compreender as estações do ano e o clima.
· Reconhecer os agentes físicos que modificam o meio em que se vive.
· Obter noções como e o planeta e seu sistema solar.

Metodologia:
Atividades que envolvam pesquisa, textos, questionamentos, leituras, escrita confecção de cartazes, dinâmicas, aula expositiva, vídeos, ilustrações de paisagens modificadas, construção de maquetes.



Historia:
Conteúdos:
· Eu e o outro.
· Quem sou, quem somos.
· A escola
· A família
· Datas comemorativas.
· O trabalho no campo e na cidade.
· Tempo e espaço. (manha, noite, tarde etc.).

Objetivos:
O aluno será capaz de:
· Reconhecer como individuo social e o mundo em que o rodeai.
· Desenvolver o exercício de cidadania.
· Identificar diferentes tipos de profissões e sua importância.
· Compreender a importância e os fatos das datas comemorativas.
· Obter noções de tempo e espaço.


Metodologia:
Atividades através de textos, figuras ilustrativas, recortes, colagens, desenhos, leitura, escrita, dialogo, confecção de cartazes, apresentações e recursos áudio visuais.


Oficina de artesanato.

Objetivo:
· Oportunizar, através de trabalhos artísticos, o desenvolvimento da criatividade do aluno.


Metodologia:
· Pinturas em M.D. F
· Os alunos fazem pinturas com tinta branca, em seguida lixar as peças de M.D.F.
· Trabalhos de recortes com papel descoloridos.
· Com revistas caras os alunos fazem o trabalho de descolorir as folhas, em seguida recorta e cola nos latões.


Religião:
Conteúdo:
· Historias bíblicas
· Agradecimentos diários.
· Leituras de historias com moral
· Conceitos e valores de amizade, amor, respeito, paz, solidariedade, companheirismo etc.
· Preconceitos
· Sentimentos
· Palavras mágicas: com licença, por favor.


Objetivos:
O aluno sara capaz de:
· Compreender o moral da historia e obter como lição para a vida.
· Promover valores e respeito importantes para a vida e a relação com as pessoas.
· Respeitar a si e ao próximo.
· Respeitar deus como divindade e seus diferentes nomes.

Leitura de Logotipos

O CENTRO COMERCIAL

Objetivo: Identificar os logotipos, a fazendo leitura mais dinâmica. 
É como se o aluno estivesse passeando de carro e começasse a ler os letreiros na rua.





Material:
  • Caixas de pizza
  • papel pardo
  • cola branca
  • carrinhos
  • recortes de logotipos 
  • pincel atômico