"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quarta-feira, 24 de abril de 2013


Escola:_______________________________________________________                                                                                       Aluno (a):_____________ _______________________________________                          
Professora: Valdéria   Data:_____________________ Série 5º ano                        

Avaliação de Integrada da II Unidade
Querido (a) aluno (a)
Hoje, você vai fazer sua segunda prova deste ano. É uma prova que você vai mostrar o que aprendeu, responda com calma e atenção. Você é capaz.
Capriche!                                                                                                      Boa Sorte!
1-      Observe o gráfico a seguir. Ele representa o número de africanos que foi trazido para o Brasil em diferentes épocas.

Africanos trazidos para o Brasil






Leia as questões a seguir e anote as respostas
a)      De acordo com o gráfico, em qual século foi trazido o maior número de africanos para o Brasil?
b)      Qual foi o número total de africanos trazidos para o Brasil do século XVI ao século XIX

2-      Em um engenho, geralmente, cada pessoa realizava um tipo de atividade e tinha um papel bem definido. Associe cada nome á descrição correta abaixo.

a)      Escrava doméstica
b)      Mestre-de-açúcar
c)       Feitor
d)      Escravo ladino
e)      Senhor-de-engenho
f)       Escravo novo

(    )Era o dono do engenho e a sua família e os agregados lhe deviam obediência. Ele comandava os trabalhadores livres do engenho e até os homens livre  pobres que viviam nas redondezas.
(    )Trabalhador livre e assalariado; era que fiscalizava a controlava o trabalho dos escravos, geralmente utilizando métodos violentos.
(    )Um dos trabalhadores assalariados mais bem pagos, era o responsável pelo controle de todas as etapas da produção do açúcar.
(    )Recém-trazido da África, ainda não falava a língua portuguesa. Geralmente realizava os trabalhos mais pesados, como a colheita e o transporte da cana e a derrubada de árvores para fazer lenha.
(    )Escravo que já sabia falar português. Muitos deles trabalhavam na casa de engenho, realizando tarefas como moer a cana, cozinhar o melaço e encaixotar o açúcar.
(    )Trabalhava na casa-grande, realizando diversas tarefas, como lavar roupas, cozinhar, limpar a casa e cuidar dos filhos dos seus senhores.

3-      Leia os textos a seguir, que descrevem algumas etapas pelas quais os africanos passavam quando eram escravizados. Depois, associe os textos a cada uma das imagens apresentadas abaixo,

a)      Os pombeiros organizavam expedições para levar os escravos do interior da África até as feitorias localizadas no litoral africano. (    )
b)      Nas feitorias africanas, os pombeiros vendiam os escravos para traficantes, que os embarcavam em navios com destino ao Brasil. (    )
c)       Nos navios, os escravos  viajavam amontoados em porões sujos e malventilados. Muitos morriam durante a viagem. (    )
d)      Ao chegar ao Brasil, os africanos eram levados aos mercadores de escravos, onde eram vendidos, principalmente, aos senhores-de-engenho. (    )



4-      Que tipos de mata compõem a floresta amazônica?

5-      A floresta amazônica é uma floresta tropical. Quais são as principais características climáticas da região tropical?

6-      Quais são as principais formas de aproveitamento do Rio Amazonas e de seus afluentes?


7-      Observe o mapa e responda:
a)      O que o mapa mostra?
b)      O estado do Pará faz limite com quais estados da região Norte? E o estado do acre, com quais estados dessa região ele faz limite?





c)       Quais países fazem fronteira com a região Norte do Brasil?
d)      A linha do Equador atravessa quais estados da Região Norte?
e)      Que estados da Região Norte estão inteiramente localizados no hemisfério sul?
f)       Que estado da Região Norte são banhados pelo Oceano Atlântico?
g)      Organize um quadro identificando os estados da Região Norte e suas respectivas capitais e siglas.

Região Norte

Estado
Capital
Sigla






























8-      Quais são as sub-regiões do Nordeste? Qual é a maior delas?
9-      Complete-o com as principais características do Sertão nordestino.
Características do Sertão Nordestino
Clima
Vegetação
Solo










10-   Descreva a caatinga.
11-   Observe o mapa e responda.













a)      O que o mapa mostra?
b)      Todas as capitais da Região  Nordeste se localizam no litoral? Explique.

c)       Organize um quadro mostrando quais são os entrados da Região Nordeste e suas
d)      respectivas capitais e siglas.
Regiões Nordestes

Estado
Capital
Sigla





























Escola:_______________________________________________________                                                                                       Aluno (a):_____________ _______________________________________                          
Professora:  Valdéria   Data:_____________________ Série 5º ano                       

Avaliação de Matemática da II Unidade

Querido (a) aluno (a),
Hoje, você vai fazer sua segunda prova deste ano. É uma prova que você vai mostrar o que aprendeu, responda com calma e atenção. Você é capaz. Capriche
Vamos resolver                                                                                                

1-Cristina tem 17 cédulas de 50 reais e 20 cédulas de 10 reais.
a)Qual a expressão que representa a quantia que ela tem?
                                                                                                                        
b)Quanto Cristina tem? (valor da expressão)

2-Um eletrodoméstico custa 1560 reais. Esse produto tem um desconto de 225 reais para pagamento à vista e tem um acréscimo de 45 reais para pagamento em 30 dias.
a)     Qual o preço desse aparelho para pagamento à vista?
b)    Quanto ele vai custar para pagamento em 30 dias?
c)     Qual a diferença entre as duas formas de pagamento?

3-Uma sorveteria, num certo dia, vendeu 98 sorvetes de massa e o triplo desse número de picolés. Quantos sorvetes e picolés a sorveteria vendeu nesse dia?

4-1ª situação: quantas equipes de vôlei (6 elementos) podem ser formadas por uma turma de 48 alunos?
5-2ª situação: numa cidade, uma doação de 456 livros infantis diferentes foi distribuída igualmente em 3 bibliotecas. Quantos livros cada biblioteca recebeu?

6-O estacionamento de uma montadora de automóveis tem 1120 vagas distribuídas igualmente em 4 setores. Quantas vagas há em cada setor?


7-Descubra:

a)     D(27)
b)    D(18)
c)     Divisores comuns de 18 e 27
d)    Mdc (18,27)



8-Veja a divisão indicada no quadro ao lado.
Para que a divisão seja exata, que números podem ser escritos no lugar do símbolo?




9-Responda sim ou não:

a)     13 é divisor de 195?
b)    21 é divisor de 485?
c)     34 é divisor de 412?
d)    51 é divisor de 714?



10-Entre  os números 2, 3, 4, 5 e 6, identifique os que são divisores de:

a)     27
b)    30
c)     40



11-Dados os números 10 e 15, responda:
a)     Quais são os divisores de 10?
b)    Quais são os divisores de 15?
c)     Dois divisores de 10 não são divisores de 15. Quais são?

12-Qual é o único número par que também é número primo?

13-O número 57 é um numero natural primo ou composto? Por quê?

14-Escreva os dez primeiros números naturais primos.

15-Quantos números naturais primos existem entre 30 e 50? Quais são eles?

16-As crianças da escola foram passar o sábado no parque de diversões: 36 em cada ônibus.

Quantas crianças da escola foram ao parque de diversões se havia:


a.     2 ônibus completos?
b.     3 ônibus completos?
c.      4 ônibus completos?

d.     5 ônibus completos?
e.     6 ônibus completos?
f.       7 ônibus completos?



17-De acordo com a informação dada verifique se a afirmação é verdadeira ou falsa:

a)     10 é múltiplo de 2.(   )
b)    10 é múltiplo de 3.(   )
c)     15 é múltiplo de 2.(   )
d)    15 é múltiplo de 3.(   )
e)     20 é múltiplo de 2.(   )
f)      20 é múltiplo de 5.(   )
g)     20 é múltiplo de 7.(   )
h)    20 é múltiplo de 10.(   )



18-Escreva a seqüência com, no mínimo, 10 números múltiplos:

a)     De 9
b)    De 11
c)     De 10
d)    De 25


a)
b)
c)
d)
19- calcule o valor numérico das expressões.

a)     28-4x5
b)    22+9x3
c)     10-5x2+9
d)    73-3x10+2x11
e)     (8:4)+(18:6)
f)      7x(21:3)

20- dê os divisores de:

a)     D(7)
b)    D(11)
c)     D(13)
d)    D(17)
e)     D(19)
f)      D(23)
g)     D(29)
h)    D(31)
i)       D(37)
j)       D(41)
k)     D(43)
l)       D(47)

21- indique o quociente e o resto em cada item a seguir:

Dividendo
Divisor
56
2
425
5
338
4
a)
b)
c)

Dividendo
Divisor
706
8
534
6
829
9
d)
e)