"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quinta-feira, 27 de junho de 2013

MOTIVAÇÃO

                               Desejo que você
 
Não tenha medo da vida, tenha medo de não vivê-la.
Não há céu sem tempestades, nem caminhos sem acidentes.
Só é digno do pódio quem usa as derrotas para alcançá-lo.
Só é digno da sabedoria quem usa as lágrimas para irrigá-la.
Os frágeis usam a força; os fortes, a inteligência.
Seja um sonhador, mas una seus sonhos com disciplina,
Pois sonhos sem disciplina produzem pessoas frustradas.
Seja um debatedor de ideias. Lute pelo que você ama.
A carroça vazia
Certa manhã, meu pai, muito sábio, convidou-me a dar um passeio no bosque e eu aceitei com prazer. Ele se deteve numa clareira e depois de um pequeno silêncio me perguntou:

- Além do cantar dos pássaros, você está ouvindo mais alguma coisa?

Apurei os ouvidos alguns segundos e respondi:

- Estou ouvindo um barulho de carroça.

- Isso mesmo - disse meu pai - é uma carroça vazia.

Perguntei ao meu pai:

- Como pode saber que a carroça está vazia, se ainda não a vimos?

- Ora - respondeu meu pai - é muito fácil saber que uma carroça está vazia por causa do barulho. Quanto mais vazia a carroça, maior é o barulho que faz.

Tornei-me adulto, e até hoje, quando vejo uma pessoa falando demais, gritando (no sentido de intimidar), tratando o próximo com grossura inoportuna, prepotente, interrompendo a conversa de todo mundo e, querendo demonstrar que é a dona da razão e da verdade absoluta, tenho a impressão de ouvir a voz do meu pai dizendo:

“Quanto mais vazia a carroça, mais barulho ela faz”. 

“Se não quiserdes punir os homens amanhã, educai-os hoje”. Pitágoras
DOIS SAPOS
Vivia um sapo no fundo de um poço. Lá nascera, lá vivera, de lá nunca saíra e lá esperava morrer. O seu horizonte era de um metro e meio de largura, o diâmetro do poço. Para além da borda do poço nada mais existia para ele...
        Certo dia, tombou no fundo do poço um sapo vindo de longe, de outras regiões. Vinha de longe, das praias do mar...
O primeiro sapo sentiu seu espaço vital invadido mas, como o segundo era mais forte, resolveu não guerrear. Depois de três dias de silêncio, travaram o seguinte diálogo:
- De onde vens tu, estranho invasor?
- Das praias do mar.
- Que coisa é o mar?
- O mar...o mar é uma grande planície de água.
- Tão grande como essa pedra em que estou?
- Muito maior.
- Tão grande como esse poço, minha casa?
- Mil vezes maior. Milhares de poços desses cabem no mar que eu vi. O mar é tão grande que todo o céu caberia nele ainda sobraria mar. Todos os sapos do mundo, pulando a vida inteira não chegariam do outro lado, tão grande é o mar, em cuja margem nasci e vivi.
- Sai daqui, sapo mentiroso! Coisa maior que esse poço não pode haver! Mas água que essa, só pode ser mentira! Não acredito.



 Não seja e não permita que seu aluno se transforme no sapo do poço.
À sua frente existem mil possibilidades.
Busque-as. Investigue-as. Explore-as...


Aprenda a Valorizar
  
Às vezes, não descobrimos as  coisas boas que temos conosco, que estão ao nosso lado e vamos longe atrás da miragem de falsos tesouros e  geralmente ficamos decepcionados e até infelizes porque não  encontramos.  Aprenda a  Valorizar o que você tem,  os amigos que estão perto  e que realmente se importam  com você, o emprego que Deus  lhe deu,  ou se você  for agnóstico, que com seu esforço você o  conquistou; o conhecimento que você adquiriu, a sua saúde, o sorriso do seu  filho, do seu irmão, do seu amigo, o carinho de seus pais.

Esses são os  verdadeiros  tesouros que devemos conquistar e preservar.

Não deixe que o orgulho, a vaidade, o ódio, o rancor  e a inveja dominem seus pensamentos e seu coração por mais que os que lhe cercam estejam cultuando estes sentimentos,

Não se deixem consumir.

Seja altivo,  sem ser arrogante!
 
Lute pelos seus objetivos, mas não pise em ninguém... Para que?

Perceba as pequenas coisas  e aprenda a valorizá-las.

São essas atitudes aparentemente simples,  que nos  oferecem a  possibilidade de sermos felizes, que fazem com que a vida valha a pena ser vivida, o resto, se   refletirmos bem, não tem a menor importância!

E mais:  lembrem-se, sempre, que não importa se somos ricos ou pobres, negros ou  brancos, cultos ou ignorantes, feios ou bonitos, acabamos inapelavelmente ASSIM.......

egunda-feira, 6 de agosto de 2012

DINÂMICA


A ESCULTURA

Objetivo:
Este jogo se propõe a provocar a capacidade de imaginação e fantasia dos adultos, frequentemente relegados a um segundo plano.

Tamanho do grupo:
Vinte a trinta pessoas, dispostas em círculo.

Tempo exigido:
1 hora.

Material necessário:
Nenhum.

Ambiente físico:
Sala de aula ampla, sem carteiras.

Processo:
Um dos participantes, como se estivesse trabalhando com argila, deve “esculpir” com as próprias mãos um determinado objeto e “entregá-lo” ao seu companheiro da direita, que deve receber e dizer o que recebeu (o que imagina que lhe foi entregue). A seguir, “desmancha” a escultura, faz outra e passa para o seu companheiro da direita, que procede da mesma forma, até se completar a rodada.

Fechamento:
O facilitador discutirá com os participantes sobre as dificuldades de representação espacial que todos temos, e como essa relativa incapacidade pode geral mal entendidos.
Enfatizará também que nosso “filtro sensorial” faz com que vejamos o que estamos predispostos a ver.

O QUE É Programa Mais Cultura nas Escolas?

Mais Cultura nas Escolas é o resultado da parceria MinC e MEC para promover o encontro de iniciativas culturais e escolas públicas de todo o Brasil,  democratizar o acesso à cultura e ampliar o repertório cultural de estudantes, professores e comunidades escolares do ensino básico. Artistas, mestres das culturas populares, cinemas, pontos de cultura, museus, bibliotecas, arte educadores e outras iniciativas culturais agora podem elaborar Planos de Atividade Cultural em diálogo com projetos pedagógicos e com os eixos temáticos do Mais Cultura nas Escolas.

As atividades serão desenvolvidas dentro ou fora da escola por no mínimo 6  (seis) meses, valendo-se das mais diversas linguagens artísticas(música, teatro, audiovisual, literatura, circo, dança, contação de histórias, artes visuais, etc.) e manifestações da cultura (rádio, internet, jornal, culinária, mitologia, vestuário, mestre e saberes populares, etc.).

Eixos Temáticos
Os eixos temáticos do Mais Cultura nas Escolas foram criados considerando a diversidade da cultura brasileira e das manifestações artísticas atuais. São 9 (nove) eixos para incentivar projetos voltados, entre outros temas, a atividades em museus, pontos de cultura, cinemas e outros espaços culturais; à criação, circulação e difusão artística; à cultura digital e comunicação; ao patrimônio material e imaterial; às tradições orais; às culturas indígenas e à cultura afrobrasileira.

Atores/ Participantes
iniciativas culturais
Pessoas física ou jurídica, indivíduos ou grupos que desenvolvem práticas e pesquisas em artes, patrimônio, cultura popular, etc. Entidades como bibliotecas, pontos de cultura, museus, cinemas e outros espaços. O melhor meio de encontrá-las é explorar territórios educativos potenciais em torno da escola, atentando aos espaços e atores da cultura.   

escolas
Poderão inscrever projetos cerca de 34 mil escolas da rede pública, espalhadas por todo o Brasil, ativas nos Programas "Mais Educação" e "Ensino Médio Inovador" (MEC) até 2012. Mais informações sobre as escolas participantes nos links e documentos relacionados, ao lado, aqui nessa página digital.

Como participar?
Escolas e iniciativas culturais vão criar juntas um Plano de Atividade Cultural, em diálogo com um ou mais eixos temáticos propostos pelo programa. Os projetos serão cadastrados e enviados, pelos responsáveis das escolas, via SIMEC (Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação) até o dia 30 de junho de 2013. O processo de avaliação será conduzido pelos dois Ministérios, MinC e MEC.

Recursos
Em 2013 serão investidos R$ 100 milhões para financiar 5 (cinco) mil projetos. Cada um dos contemplados vai dispor de valores entre R$ 20 e R$ 22 mil reais. Os recursos financiam, entre outros itens, a contratação de serviços culturais necessários às atividades artísticas e pedagógicas. Os valores serão repassados diretamente às escolas via PDDE/ FNDE (Programa Dinheiro Direto na Escolas/ Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação).

terça-feira, 25 de junho de 2013

TRABALHANDO COM TABELAS

RECICLAGEM
Cada vez mais o Brasil e o mundo tem se conscientizado sobre a importância da reciclagem. Observe, a seguir, alguns dados obtido pela associação Compromisso Empresarial para a Reciclagem (CEMPRE) a respeito da reciclagem de alguns materiais em 2009. Conforme a tabela abaixo:

MATERIAIS
TONELADAS
RECICLADOS
Papel de escritório
 1.396.304.000
46%
Papel ondulado
Biodegradável
80%
Plástico
         2.500.000
21%
Embalagens PET
            471.000
55%
Latas de alumínio
14.969.450.000
98%
Vidro
          1.000.000
47%


       I.            RESPONDA:
1) De acordo com a tabela, quais foram os materiais mais reciclados no Brasil e no mundo?

2) Qual o material que é mais reciclado, em quantos porcento ela está representando?

3) Qual o material que é menos reciclado em toneladas?

4) Qual o material menos reciclado em porcentagem?

5) Calcule quantas toneladas de papel de escritório, de plástico, de embalagens PET e de vidro foram reciclados em 2009?

6) Você sabe por que o papel ondulado é biodegradável?

7) Você e sua família têm o habito de reciclar e de comprar materiais reciclados?

8) Dê um titulo para esta tabela?

João Batista (Judeia2 a.C. — 27 d.C.) foi um pregador judeudo início do século I, citado pelo historiador Flávio Josefo e os autores dos quatro Evangelhos da Bíblia.

Segundo a narração do Evangelho de São Lucas, João Batista era filho do sacerdote Zacarias e Isabel, prima de Maria, mãe deJesus. Foi profeta e é considerado, principalmente pelos cristãos ortodoxos, como o "precursor" do prometido Messias, Jesus Cristo.

A importância do seu nome João advém do seu significado que é "Deus é propício" e apelidaram-no "Baptista" pelo facto de pregar um baptismo de penitência (Lucas 3,3). Baptizou muitosjudeus, incluindo Jesus, no rio Jordão, e introduziu o batismo degentios nos rituais de conversão judaicos, que mais tarde foram adptados pelo cristianismo.

É o único santo cujo nascimento e martírio, em 24 de Junho e em29 de Agosto respectivamente, são evocados em duas solenidades pelo cristãos. João nasceu numa pequena aldeia chamada Aim Karim, a cerca de seis quilômetros lineares de distância a oeste de Jerusalém.Segundo interpretações doEvangelho de Lucas, era um nazireu de nascimento. 

Outros documentos defendem que pertencia à facção nazarita de Israel, integrando-a na puberdade, era considerado, por muitos, um homem consagrado. De acordo com a cronologia neste artigo, João teria nascido no ano 7 a.C.; os historiadores religiosos tendem a aproximar esta data do ano 1º, apontando-a para 2 a.C..

Como era prática ritual entre os judeus, o seu pai Zacarias teria procedido à cerimónia da circuncisão, ao oitavo dia de vida do menino. A sua educação foi grandemente influenciada pelas ações religiosas e pela vida no templo, uma vez que o seu pai era um sacerdote e a sua mãe pertencia a uma sociedade chamada "as filhas de Araão", as quais cumpriam com determinados procedimentos importantes na sociedade religiosa da altura.

Dia de São João é comemorado no dia 24 de Junho. São João é conhecido como "Santo festeiro”, e nesse dia são realizadas muitas festas e comemorações, cheias de danças. Alguns símbolos muito conhecidos nas celebrações são a fogueira, o mastro, os fogos, a capelinha, a palha e o manjericão e outros. 

O São João é uma das principais figuras das festas juninas. O Dia de São João também possui várias comidas e doces típicos, como:
  • rapaduras,
  • amendoim,
  • bolo de milho,
  • curau,
  • canjica,
  • bolo de aipim,
  • paçoca,
  • etc.
Essas iguarias estão quase sempre presentes nas festas. Cidades do interior do Brasil, em especial, fazem festas mais típicas e possuem costumes bastante difundidos entre todos os habitantes, diferentemente do que acontece na maioria das cidades grandes.

O Dia de São João é comemorado em 24 de Junho pois é a data tradicionalmente atribuída ao seu nascimento. São João é considerado o santo mais próximo de Cristo, pois além de ser seu parente de sangue, Jesus foi batizado por João nas margens do Jordão.
Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá à falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um “não”. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.

ATIVIDADES DO PROGRAMA 

MAIS EDUCAÇÃO

ATIVIDADE  DE LETRAMENTO
ESCRITA, LEITURA E ORALIDADE NO LETRAMENTO


PLANO DE AULA

Objetivo
- Motivar a leitura, a escrita e a oralidade textual;
- Desenvolver a escrita de textos pessoais.

ANOS
6º  e 7º anos

Tempo estimado
04 (quatro) aulas

Material necessário
Papel sufte, papel com pauta, caneta, papel cartão colorido, portfólio e dicionários.

1ª Aula
Distribuir aos alunos fichas contendo perguntas sobre o seu dia-a-dia coladas em papel cartão. Solicitando que os mesmos preencham os dados contidos na ficha.
Após ao preenchimento das fichas, pedir que os alunos organizem-se em círculo e cada um comentem o que colocaram em suas fichas. Após os comentários,  o professor deverá recolher as fichas que serão entregues na próxima aula.

2º aula
Distribuir as fichas aos alunos, solicitando que produzam um texto com os dados preenchidos e pedir que criem um título para o seu texto. Após as produções, o professor deverá recolher as fichas para correção dos textos.

3ª Aula
De posse dos textos corrigidos, o professor distribuirá os mesmos aos alunos (nesta fase é importantes que o professor ao corrigir os textos,  marque com traços as palavras incorretas para que sejam escrita corretamente mas tarde pelo próprio aluno). O professor deverá observar ortografia correta das palavras, a coesão e a coerência textuais, a dinâmica do texto em suas partes (título, introdução, desenvolvimento, conclusão), as questões gramaticais, a acentuação e a pontuação, a concordância nominal e verbal.  Solicitar que os mesmos corrijam seus textos com ajuda de dicionários e que reescrevam corretamente. Após a produção o professor deverá recolher os textos que deverão ser entregues na próxima aula.

4ª Aula
Organizar os alunos em círculo, distribuir os textos e solicitar que cada um leiam suas produções. Por fim guardar os textos em portfólios individuais.


Os textos produzidos serão encaminhados aos professores de Língua Portuguesa das aulas normais dos 6º e 7º anos.



FICHAS DE AUTO-CONHECIMENTO

QUEM SOU?

Meu nome:
Data do meu nascimento:
Nome dos meus pais:
Nome dos meus irmãos:


 


ONDE MORO?

Moro em:
Nome da minha rua:
Número da minha casa:
Bairro:



 



AMIZADES

Meus melhores amigos:
Local onde costumo encontrar esses amigos:
Nossas brincadeiras preferidas:

 



JOGO RÁPIDO

Minha comida preferida:
Livro que mais gostei de ler:
Passeio que adoro fazer:
 


CONTINUAÇÃO DO JOGO RÁPIDO

Uma coisa engraçada que aconteceu comigo:
Minha frase preferida:
Minha música predileta:
Meu filme favorito:
 


O QUE VOU FAZER QUANDO FICAR ADULTO

Profissão:
Por quê?



AULAS INTERDISCIPLINARES NO MAIS EDUCAÇÃO
(MATEMÁTICA, INFORMÁTICA E LETRAMENTO)
Após percebermos o desestímulo por parte dos alunos nas aulas de Matemática, nossos monitores com intuito de incentivar os mesmos, decidiram trabalhar de forma interdisciplinar, envolvendo a Matemática, o Letramento e a informática. Escolheram para essa experiência um tema que estivesse presente no dia-a-dia dos alunos. Assim, o tema escolhido foi a imigração, visto que nos últimos anos nossa cidade vem recebendo um grande números de pessoas de outras regiões do país.

1ª Etapa: Nas aulas de Letramento os alunos elaboraram questionários de perguntas para serem aplicados nas ruas da cidade com a população.

2ª Etapa: Juntos com os monitores de Matemática e Informática os alunos partiram para uma pesquisa de campo, onde foram aplicados os questionários.

3ª Etapa: De volta as salas, em aulas de Matemática os resultados da pesquisa foram tabulados e em seguida foram criados gráficos manuais com as porcentagens dos resultados da pesquisa.

4ª Etapa: Nas aulas de informática foram produzidos gráficos noBrOffice.org.Impress.

5ª Etapa: De posse dos dados das aulas de Matemática e Informática, nas aulas de letramento os alunos produziram textos expondo os resultados da imigração em Porto Velho.

QUESTIONÁRIO
ATIVIDADE – IMIGRAÇÃO

1.     Qual o seu nível de escolaridade?
(     ) Ensino Fundamental incompleto
(    ) Ensino fundamental completo
(    ) Ensino Médio incompleto
(    ) Ensino Médio completo
(    ) Ensino Superior incompleto
(    ) Ensino Superior completo
(    ) Pós graduação

2.     Há quanto tempo está em Porto velho?
(    ) Menos de 06 meses   (    ) De 06 meses há 2 anos (    ) De 02 anos há 05 anos
 (    ) Mais de 05 anos

3.     Qual sua cidade de origem?

4.     Qual o principal motivo da sua imigração?
(    ) Procura de emprego
(    ) Problemas de saúde
(    ) Problemas familiar
(    ) Outros 

5.     Do que sente mais falta do lugar onde vivia?
(    ) Da família
(    ) Dos amigos
(    ) Da cultura
(    ) Do clima
(    ) Outros.


6.     De qual Região você veio?
(    ) Norte
(    ) Nordeste
(    ) Centro-Oeste
(    ) Sudeste
(    ) Sul



7.     Quando veio à Porto Velho, veio acompanhado de sua família?
(    ) Sim
(    ) Não

8.     Recebeu ajuda de alguém quando chegou à Porto velho?

(      ) Sim        (      ) Não

9.     Se respondeu SIM, de quem?

10.   Quais são as suas principais dificuldades na adaptação à Porto Velho?
(    ) A cultura 
(    ) O clima
(    ) Outros

11.   Costuma participar em festas/convívios organizados pela sua comunidade de origem?

(      ) Sim       (      ) Não

12.   Para você é importante manter o contacto com o seu lugar de origem?
(      ) Sim       (      ) Não

13.   Onde costuma obter informação sobre o seu lugar de origem? (Indique apenas os dois mais importantes)
(      ) Jornais    (      ) Revistas     (      ) internet      (      ) Televisão    (     ) Outros

14.   Quais são os seus planos para o futuro em Porto Velho?




POESIA, PARÓDIA E PEÇA DE TEATRO DE BONECOS E RAP PRODUZIDOS NAS AULAS DA COM-VIDA

Sobre o tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA
POESIA
“Consumir com responsabilidade”

A energia é importante para a vida de todos nós;
Por isso vamos poupar , para o planeta salvar.

Aproveitar a luz do sol, pois além de mais saudável;
É a maneira correta de um uso sustentável.

Preste muita atenção, não deixe a TV ligada, sem ninguém para assistir;
Pois e na conta alta que você irá sentir.

Vou lhe dar um grande aviso, para você se ligar;
Não deixe chuveiro ligado sem ninguém para usar.

É de grande importância, preste muita atenção;
Produto sem procel é uma grande armação.

Ao abrir a geladeira, pegue tudo de uma vez;
Pois manter a porta aberta, é conta alta no mês.

A tarifa social é bom que você aprenda;
É desconto na conta, de famílias de baixa renda.

Economizar energia é uma grande obrigação;
Pois quem ganhará com isso é a nova geração.

Geração sustentável, é a que sabe preservar;
Água, minerais e energia para o planeta salvar.

Se você cumprir o que acabamos de falar;
Estará ajudando o planeta a melhorar.

Criação das alunas: Kele e Caroline.


PARÓDIA
“SE LIGA GALERA”

Banho quente é relaxante,
Se tem selo procel.


Gasta energia não é brincadeira.


Ver televisão,
Sem dar muita atenção,
É uma grande bobeira.

È feio o seu sorriso,
E o brilho dos seus olhos,
Se as contas são ruiiiiins.

O meu grande desejo,
É  racionar o máximo,
Ou então será o fiiiiim.

Já sei o que faço,
Para não dá muito espaço
A contas altas , galera.

Vou esperar juntar,
A roupa pra lavar,
Dá prazer economizaaar.

Se liga há há há
Se liga há há há
Se liga há há há
Não faça besteira.

Se liga há há ha
Se liga há há há
Se liga há há há
Não faça besteira.

Criação alunos: Júlio, Marcos e Rafael



RAP
 “ Energia sustentável”


Energia sustentável é o que iremos falar;
Por que existem fontes que nos ensinam a preservar.

Seja uma pessoa inteligente;
Preserve sua vida e o meio ambiente.

Solar e eólica são energias sustentáveis;
Se você não sabe são fontes renováveis.

Seja uma pessoa inteligente;
Preserve sua vida e o meio ambiente.

Energias limpas mantêm a preservação;
Pois elas não causam nenhuma poluição.

Seja uma pessoa inteligente;
Preserve sua vida e o meio ambiente.

São fontes de energias que não causam grande mal;
Não liberam gases para o aquecimento global.

Seja uma pessoa inteligente;
Preserve sua vida e o meio ambiente.

Com a energia eólica não há complicação;
Então fique sabendo que ela é a solução.

Seja uma pessoa inteligente;
Preserve sua vida e o meio ambiente.

O sol que te ilumina, te dá luz e calor;
Te dá a energia que devemos dar valor.

Seja uma pessoa inteligente;
Preserve sua vida e o meio ambiente. (3X)


Criação alunos: Salatiel, Kelyane e Larissa.





PEÇA

“CUIDADOS QUE FAZEM A DIFERENÇA

personagens: 
Se Liga
Tô Ligada


NARRADOR: Em um belo dia ensolarado Tô ligada vai até a rua para apreciar a bela manhã. Quando derrepente Se Liga  passa em frente a sua casa levando nas mãos uma linda pipa.

Tô Ligada: Olá Se Liga, onde você está indo com tanta pressa?

Se Liga: Estou indo soltar pipa.

Tô Ligada: Onde?

Se Liga: Aqui mesmo na rua, minha mãe não deixa eu ir muito longe.

Tô Ligada: Aqui mesmo na rua?

Se Liga: Sim, por que não?

Tô Ligada: Por que não pode Se Liga.

Se Liga: Por quê? É aqui mesmo na frente da minha casa.

Tô Ligada:  Aí é que está o perigo. Você sabia que por causa de uma simples pipa, crianças e até adultos correm risco de morte?

Se Liga: Como?

Tô Ligada: A tentativa de retirar pipas dos fios de alta tensão pode ser fatal.

Se Liga: Mas se a pipa for retirada com uma vara?

Tô Ligada: Jamais faça isso, nem com uma vara ou com outro material.

Se Liga: Mas por quê? A madeira não é condutor de energia.

Tô Ligada: O problema Se Liga, é o cerol usado na linha da pipa, ele ajuda a transmitir corrente elétrica em contato com o fio de alta tensão e pode provocar acidente sério e até mesmo fatal. Pode  causar também  a falta de energia no bairro inteiro.

Se Liga: Nossa, Tô Ligada, não sabia disso. Sendo assim, vou procurar um lugar apropriado para soltar minha pipa.

Tô Ligada: Isso mesmo, Se Liga, por que você não vai soltar sua pipa no Campo de futebol ou no parque público aqui do bairro. Além de ser perto não possui rede elétrica. Assim você tem mais segurança para se divertir e aproveitar sua manhã.

Se Liga: Puxa, Tô Ligado, muito obrigado pela dica, você é mesmo um amigona.

Tô Ligada: Quero que você saiba que a energia elétrica existe pra fazer a vida da gente melhor. E não para causar danos e riscos. E para eliminar todos os riscos, devemos ter alguns cuidados simples, mas muito importantes. Até mais Se Liga.

Se Liga: Tchau amigona e muito obrigado pelas dicas.

Tô ligada: Passe essa dica adiante e Se liga, cara.

Criação: alunos Edilson e Carolaine.






AULAS LÚDICA DE MATEMÁTICA NO MAIS EDUCAÇÃO


MATEMÁTICA NO SUPERMERCADO



Conteúdo: Sistema monetário e Operações matemáticas 
Ano de ensino: 6º ano  ao 8º ano
 
Objetivo: 
#  Relacionar a quantidade monetária com os números.
# Vivenciar situações de compra e venda utilizando o dinheiro.
# Reconhecer os preços dos produtos comprados no supermercado.
# Praticar cálculos de problemas com números decimais.

Material: 
Folha sulfite coloridas, cartolina,lápis, borracha, régua, cola, tesoura e panfletos de supermercado.

Conhecimento prévio:
Saber utilizar a contagem oral e fazer adições, subtrações,  multiplicação e divisãoutilizando o dinheiro produzido pelos alunos.

Encaminhamento metodológico: 
Pedir que as crianças tragam para sala de aula vários folhetos com preços dos produtos do supermercado.  
Sugira que observem e leiam os preços dos produtos que estão no folheto.

1º etapa:
A turma será dividida em quatro grupos, cada grupo terá sua função:
Grupo 1: terá a função criar o dinheiro em cédulas, produzindo notas de R$2,00 - R$5,00 -  R$10,00 – R$50,00.

Grupo 2: terá a função de montar o supermercado (colando nas cartolinas os produtos recortados dos panfletos do supermercado de acordo com os diferentes tipos de produtos.

Grupo 3: terá a função de montar a caixa registradora

Grupo 4: terá a função de criar o dinheiro em moedas, produzindo moedas de 0,10 centavos – 0,25 centavos  – 0,5 centavos – 0,50 centavos – 1,00 real

2ª Etapa:
Com revezamento de funções de vendedores e compradores todos os grupos sairão as compras, utilizando os cartazes como supermercado.

3º Etapa:
Após as compras:
Será produzida uma tabela com os produtos comprados. E somados os valores dos produtos para verificar quanto foi gasto em reais nas compras e quanto restou. Quanto pouparam com os produtos em promoção?
Será resolvidos vários problemas matemáticos com os valores dos produtos comprados ( utilizando cálculos simples, regra de três, porcentagem ) depende da série.


Os resultados dos cálculos serão repassados para os professores de Matemática das aulas normais dos 6º, 7º e 8º anos.


Fonte: Ana Paula Lohn e Fernanda França / Com algumas adaptações.

DINÂMICA FAZENDO NOVAS AMIZADES


Passos:
1.   1º Passo:  Pede-se aos alunos que fiquem em círculo e, distribui-se pequenos pedaços de papel contendo provérbio populares, sendo que um pedaço do provérbio fica com um aluno e o restante com outro.
Ex. Quem com o ferro fere.............        com o ferro será ferido.

2.    2º passoDepois cada aluno ler o seu e o outro aluno que tiver o restante completa a frase, formando-se assim duplas de amigos, em seguida peça que cada dupla interprete o significado do provérbio formado.

3.    3º PassoApós a formação das duplas distribuir perguntas que serão respondidas entre as duplas formadas. (Um perguntado ao outro escrevendo no papel)
a) Qual o seu nome?
b) O que você mais gosta de fazer?
c) O que você menos gosto de fazer?
d) Uma qualidade sua:
e) Um defeito seu:
f) Qual profissão que você pretende exercer?

4º Passo: Após as duplas preencherem partir para as apresentações. Cada um da dupla apresenta o outro falando sobre novo amigo.
É uma maneira legal de um conhecer o outro um pouco melhor.