"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quinta-feira, 27 de junho de 2013

MOTIVAÇÃO

                               Desejo que você
 
Não tenha medo da vida, tenha medo de não vivê-la.
Não há céu sem tempestades, nem caminhos sem acidentes.
Só é digno do pódio quem usa as derrotas para alcançá-lo.
Só é digno da sabedoria quem usa as lágrimas para irrigá-la.
Os frágeis usam a força; os fortes, a inteligência.
Seja um sonhador, mas una seus sonhos com disciplina,
Pois sonhos sem disciplina produzem pessoas frustradas.
Seja um debatedor de ideias. Lute pelo que você ama.
A carroça vazia
Certa manhã, meu pai, muito sábio, convidou-me a dar um passeio no bosque e eu aceitei com prazer. Ele se deteve numa clareira e depois de um pequeno silêncio me perguntou:

- Além do cantar dos pássaros, você está ouvindo mais alguma coisa?

Apurei os ouvidos alguns segundos e respondi:

- Estou ouvindo um barulho de carroça.

- Isso mesmo - disse meu pai - é uma carroça vazia.

Perguntei ao meu pai:

- Como pode saber que a carroça está vazia, se ainda não a vimos?

- Ora - respondeu meu pai - é muito fácil saber que uma carroça está vazia por causa do barulho. Quanto mais vazia a carroça, maior é o barulho que faz.

Tornei-me adulto, e até hoje, quando vejo uma pessoa falando demais, gritando (no sentido de intimidar), tratando o próximo com grossura inoportuna, prepotente, interrompendo a conversa de todo mundo e, querendo demonstrar que é a dona da razão e da verdade absoluta, tenho a impressão de ouvir a voz do meu pai dizendo:

“Quanto mais vazia a carroça, mais barulho ela faz”. 

“Se não quiserdes punir os homens amanhã, educai-os hoje”. Pitágoras
DOIS SAPOS
Vivia um sapo no fundo de um poço. Lá nascera, lá vivera, de lá nunca saíra e lá esperava morrer. O seu horizonte era de um metro e meio de largura, o diâmetro do poço. Para além da borda do poço nada mais existia para ele...
        Certo dia, tombou no fundo do poço um sapo vindo de longe, de outras regiões. Vinha de longe, das praias do mar...
O primeiro sapo sentiu seu espaço vital invadido mas, como o segundo era mais forte, resolveu não guerrear. Depois de três dias de silêncio, travaram o seguinte diálogo:
- De onde vens tu, estranho invasor?
- Das praias do mar.
- Que coisa é o mar?
- O mar...o mar é uma grande planície de água.
- Tão grande como essa pedra em que estou?
- Muito maior.
- Tão grande como esse poço, minha casa?
- Mil vezes maior. Milhares de poços desses cabem no mar que eu vi. O mar é tão grande que todo o céu caberia nele ainda sobraria mar. Todos os sapos do mundo, pulando a vida inteira não chegariam do outro lado, tão grande é o mar, em cuja margem nasci e vivi.
- Sai daqui, sapo mentiroso! Coisa maior que esse poço não pode haver! Mas água que essa, só pode ser mentira! Não acredito.



 Não seja e não permita que seu aluno se transforme no sapo do poço.
À sua frente existem mil possibilidades.
Busque-as. Investigue-as. Explore-as...


Aprenda a Valorizar
  
Às vezes, não descobrimos as  coisas boas que temos conosco, que estão ao nosso lado e vamos longe atrás da miragem de falsos tesouros e  geralmente ficamos decepcionados e até infelizes porque não  encontramos.  Aprenda a  Valorizar o que você tem,  os amigos que estão perto  e que realmente se importam  com você, o emprego que Deus  lhe deu,  ou se você  for agnóstico, que com seu esforço você o  conquistou; o conhecimento que você adquiriu, a sua saúde, o sorriso do seu  filho, do seu irmão, do seu amigo, o carinho de seus pais.

Esses são os  verdadeiros  tesouros que devemos conquistar e preservar.

Não deixe que o orgulho, a vaidade, o ódio, o rancor  e a inveja dominem seus pensamentos e seu coração por mais que os que lhe cercam estejam cultuando estes sentimentos,

Não se deixem consumir.

Seja altivo,  sem ser arrogante!
 
Lute pelos seus objetivos, mas não pise em ninguém... Para que?

Perceba as pequenas coisas  e aprenda a valorizá-las.

São essas atitudes aparentemente simples,  que nos  oferecem a  possibilidade de sermos felizes, que fazem com que a vida valha a pena ser vivida, o resto, se   refletirmos bem, não tem a menor importância!

E mais:  lembrem-se, sempre, que não importa se somos ricos ou pobres, negros ou  brancos, cultos ou ignorantes, feios ou bonitos, acabamos inapelavelmente ASSIM.......

Nenhum comentário:

Postar um comentário