"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

domingo, 14 de julho de 2013

Identidade Visual


Identidade visual


Identidade visual é o conjunto de elementos formais que representa visualmente, e de forma sistematizada, um nomeideiaprodutoempresa,instituição ou serviço. Esse conjunto de elementos costuma ter como base ologotipo (marca visual constituida por letras. ex: coca-cola, google, samsung), um símbolo visual e conjunto de cores.
 

A confecção de um logotipo ou de um símbolo visual capaz de representar a assinatura institucional da empresa deve ser estabelecido através de um documento técnico ao qual os designers nomearam de manual da identidade visual. Esse documento serve para estabelecer normas e critérios técnicos de reprodução da marca nos mais variados suportes existentes no atual estado da técnica como por exemplo: suportes gráficos (impressão) e suportes eletrônicos (interfaces).

O manual de identidade visual de uma empresa constitui as cores (e suas variações em formatos em escalas de cinza e em preto e braco) e tipos (letras e número) característicos, e determina a padronização das formas de divulgação, promoção e utilização da marca em todo o material institucional previsto pela empresa: papel timbrado, envelope, etiqueta, adesivo, embalagem, objetos, uniforme, rótulo, frota. Com isso um manual também ajuda a regular os formatos, cores, tipos, dimensões, também apresenta situações que devem ser evitadas.

Exemplos de materiais produzidos de acordo com a Identidade Visual proposta:




--------------------------------------------------------------------------------------------

 As sugestões de atividades abaixo serão desenvolvidas em continuidade com a atividades realizadas no estudo sobre "DESIGN" e "PUBLICIDADE E PROPAGANDA"




O objetivo das atividades abaixo é criar a identidade visual para uma empresa fictícia que representa o produto que você criou na atividade de design (lembrando que nesta atividade específica você criou um produto, uma marca, slogan e campanha publicitária para ele).
Primeiramente é importante definir as cores padrões e os tipos (letras e números) para a identidade visual desta empresa.


Cri

 Atividade: IDENTIDADE VISUAL Nº 1 / FACHADA E LETREIROS
Crie um letreiro (placa) para a fachada da "empresa" fictícia. Crie também um visual para a fachada da empresa inserindo cores ou grafismos.
(Observação: Se não tiver criado ainda um nome para a empresa, pode usar o seu nome e sua marca pessoal criados nas atividades "LETRAS E NÚMEROS/ NOME ESTILO GRAFITE" , "DESIGN/ MARCA PESSOAL" ,  também pode inserir um mascote se desejar no visual das placas ou na fachada).

Exemplos de fachadas de empresas:





Exemplos para REPRODUZIR E FAZER INTERVENÇÕES:




Atividade: IDENTIDADE VISUAL Nº 2 / CARTÃO E CRACHÁ
Crie um cartão de apresentação e um crachá de identificação para os representantes desta empresa fictícia (não se esqueça de usar as cores e tipos padrões, e inserir também a marca da empresa).
Observação:  No crachá de identificação da empresa você poderá desenhar um desenhar um rosto ou também pode usar o recorte de uma figura de um rosto de jornal, revista ou até mesmo  uma foto sua.

Exemplos de cartões de apresentação:




Exemplos de crachá de identificação:





Atividade: IDENTIDADE VISUAL Nº 3 / UNIFORME
Como base nos modelos das atividades sobre MODA, crie um uniforme para os funcionários desta empresa fictícia.



Exemplos de uniformes profissionais:

Exemplos para REPRODUZIR E FAZER INTERVENÇÕES:



Atividade: IDENTIDADE VISUAL Nº 4 / SINALIZAÇÃO
Crie a sinalização visual para a sede da empresa ou um determinado evento promovido por ela.  A sinalização deverá conter:  1) sinalização de entrada;  2) sinalização de saída; 3) sinalização de atendimento ao cliente; 4) sinalização de banheiro masculino;  5) sinalização de banheiro feminino. 







Atividade: IDENTIDADE VISUAL Nº 5 / CORRESPONDÊNCIA OFICIAL
Crie o design visual das correspondências da empresa fictícia como envelopes personalizados, papel timbrado, adesivos.

Exemplos de OFICIOS E CORRESPONDÊNCIAS OFICIAIS


Exemplos para REPRODUZIR E FAZER INTERVENÇÕES:


Atividade: IDENTIDADE VISUAL Nº 6 / FROTA


Crie o visual da frota de veículos que representam a empresa. Exemplo: Caminhão, Vans, Motocicletas, etc.




Exemplos de FROTA:






Exemplos para REPRODUZIR E FAZER INTERVENÇÕES:












Observação:  Use folhas de seda ou papel vegetal para reproduzir os desenhos da tela do computador. Use caneta hidrográfica ou lápis tipo B para não danificar o monitor.
 

Fotografia


Clique no link em destaque, ele te leva ao Blog do Régis, 
lá você verá uma aula detalhada sobre a arte da (Fotografia).

 


Como funciona a máquina fotográfica?


A máquina fotográfica é uma câmera escura. Através de uma abertura mínima, uma lente ou um conjunto de lentes projeta a imagem sobre uma superfície plana.


Se a superfície for um filme fotográfico, tratado quimicamente para isso, a luz altera as propriedades de cor, deixando gravada aquela imagem. Depois o filme é revelado. Se for um negativo, as cores estarão invertidas e será preciso fazer uma cópia para obter as cores originais. Se for positivo - caso dos slides para projeção, por exemplo - basta a revelação que é a fixação das cores no filme.


No caso da fotografia digital, existe um dispositivo eletrônico, conhecido como CCD (Charge-Coupled Device), que converte as intensidades de luz que incidem sobre ele em valores digitais armazenáveis na forma de Bits e Bytes que são, então, gravados na memória.







Vídeo: Como funciona a câmera fotográfica
.
Vídeo: História da Fotografia
.
.
O Link te direciona para um site bem legal e bem detalhado sobre akHistória da Fotografia
.
.
Abaixo temos uma reportagem sobre a história da fotografia 
da Revista História da Biblioteca Nacional
.
Clique nas imagens para ampliá-las:
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

.
    .
.
.
Grande nomes da Arte da Fotografia:
..
.
.
.
Sebastião Ribeiro Salgado Júnior (Aimorés8 de fevereiro de 1944) é um fotógrafo brasileiro reconhecido mundialmente por seu estilo único de fotografar. Nascido em Minas Gerais, é um dos mais respeitados fotojornalistas da atualidade.
 
 

 

 


 

.

.

.

.

.

.

.
..
..
.
.
Vicente José de Oliveira Muniz (São Paulo20 de dezembro de 1961) mais conhecido como Vik Muniz, é um artista plástico brasileiro radicado em Nova York, que faz experimentos com novas mídias e materiais. Um dos maiores nomes da arte brasileira na contemporaneidade. O registro de suas obras é feito através de fotografias e vídeos.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Vídeo: A arte de Vik Muniz
.
..
,.
.
.
Anna-Lou (Annie) Leibovitz (WestportConnecticut2 de outubro de 1949) é uma fotógrafa estadunidense que se notabilizou por realizar retratos, e cuja marca é a colaboração íntima entre a retratista e seu retratado.
 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
..
.
.
Chema Madoznome artístico de José Maria Rodríguez Madoz (Madrid1958), é um fotógrafo espanhol, um dos mais importantes expositores da fotografia atual de seu país] com projeção internacional. A criatividade e uso de elementos diversos na composição de uma cena é sua maior característica. .
.
.
. 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
A FOTOMONTAGEM
.
.
Fotomontagem é o processo (e resultado) de se fazer uma composição fotográfica ao cortar e reunir um número de outras fotografias. A imagem composta é às vezes fotografada para que a imagem final seja convertida de volta ao formato fotográfico. Um método similar, mas que não emprega filme, é realizado atualmente através de softwares de edição de imagem. Esta última técnica é chamada pelos profissionais de "compositing", também conhecida informalmente como "photoshopping". (fonte: Wikipédia)
.
.
.
.
.
.
.

Abaixo a polêmica campanha publicitária da BENETON, que usou de recursos de montagens fotográficas para "sugerir a paz" entre discordantes políticos e religiosos.
 
.
 
.
 


Abaixo fotomontagens que fiz com photoshop usando fotos minhas: