"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

terça-feira, 16 de setembro de 2014

 PROJETO DIA DOS PAIS




TEMA: Pai TURMA: Maternal I e II





JUSTIFICATIVA:

Trabalharemos músicas e histórias referente ao Dia dos Pais. As músicas alegram e embalam, as histórias encantam e dão asas a imaginação. Nesse caso, podemos ouvir, cantar, contar e recontar, memorizar, atuar, imitar, enfim, participar ativamente de atividades que com certeza, vão trazer muita aprendizagem e principalmente muito prazer e alegria.



QUESTÃO DESENCADEADORA:

Livros de história – Pinóquio

Apresentação dos dedoches com personagens da família criando uma história.



CONTEÚDOS NORTEADORES:

Música dia dos pais;

Personagens da família, enfocando a figura masculina;



OBJETIVOS:

Valorização da figura paterna

Estimular a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar-se e expressar desejos, opiniões, necessidades, idéias, etc.

Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções para despertar e esclarecer curiosidades sobre a família.

Participar de mímicas das músicas;

Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação;

Interpretar músicas e canções diversas.



DESENVOLVIMENTO

Conversas na rodinha;

Músicas (em anexo)

Histórias (em anexo)

Artes (em anexo)

Linguagem Oral

Matemática

Natureza e Sociedade

Confecção da lembrancinha para os pais

Pesquisas

Brincadeiras e jogos; (em anexo)



AVALIAÇÃO

Conforme as oportunidades exploradas durante o desenvolvimento do projeto, inúmeros são os conceitos formados e objetivos atingidos. A avaliação será contínua pelo professor conforme o interesse da criança e seu desenvolvimento.



CULMINÂNCIA DO PROJETO

Festa dos pais



Anexo das atividades desenvolvidas no projeto Dia dos Pais



Músicas: Ouvir, cantar e dançar diferentes músicas e ritmos;

Para a festa do Papai: Amo Você (Barney); Papai meu amigão (melodia ciranda, cirandinha); Ilumina (Ivete Sangalo)

Diárias para trabalhar o corpo: Fui no mercado comprar café; cabeça, ombro, joelho, pé; macaco pula, meus dedinhos; se você está contente;



Histórias:

Pinóchio; O fusca verde; Meu primeiro livro de figuras (ampliar o vocabulário); fantoches da família (história criada com a ajuda da pesquisa feita com a família)*; pequenas dramatizações com fantoches criando histórias;



Artes Visuais:

Montagem de mural - Folha A3 com a frase PAPAI QUERO TE ENCHER DE CARINHO! e carimbo das mãozinhas com guache colorido;

Confecção de lembranças – pintura da sacola de lixo para carro (TNT) – desenho livre na bandeja de isopor, pintura com tinta e impressão do desenho na sacola;

Pintura livre da camisa para o papai;

Cartão – ilustração do cartão, pintura da margem e nuvem com os dedinhos usando tinta azul;

Carimbo dos pés acompanhado da frase PAPAI QUERO SEGUIR TEUS PASSOS.

Desenho livre no caderno para acompanhamento;



Brincadeiras e jogos:

Roda, velotrol, caixa de areia, bola, blocão de encaixe;

Corda – trabalhar os conceitos matemáticos – em cima/em baixo, alto/baixo, perto/longe;





*Fazer uma mini pesquisa e enviar para casa – seu esporte favorito, comida preferida, a cor de seu carro, quantos somos na casa, qual o laser que faz junto com o filho, etc.



MÚSICA




AO PAPAI EU OFEREÇO

(Melodia: Namoradinha de um amigo meu - canção de Roberto Carlos )



Ao papai eu ofereço

Todo o carinho do meu coração

Você que me alegra a vida

Precisa receber a minha gratidão

Dom, Dom, Dom, Dom!



Um dia eu nasci

Aprendi a falar

E você vai ter que me escutar



Vou esperar mamãe

E eu vou lhe falar

Que você é gente fina

E que pra sempre eu hei de te adorar

Que você é gente fina

E que pra sempre eu hei de te adorar




FONTE: BLOG MATERNAL FELIZ




 2-PROJETO DIA DOS PAIS




Meu pai, meu querido amigo



Justificativa

Como resultado da atual dinâmica social, a figura paterna sofreu alterações significativas, determinadas principalmente pelos avanços tecnológicos na área médica, relacionados à concepção humana, bem como pela entrada maciça das mulheres no mercado do trabalho. Como não poderia deixar de ser, essas mudanças influenciaram várias instituições sociais, resultando, por exemplo, em diferentes formatos de família, de casamento, de relação entre pais e filhos. Além disso, o conceito de pai também se alterou: passou da condição de aporte biológico para suporte social. Isso significa haver muitos pais: os adotivos, os biológicos, os do coração... São avôs, tios, amigos da família, professores...



Desse modo, a Editora Dom Bosco, por meio do projeto Meu pai, meu querido amigo, sugere a celebração entre pais e filhos com a certeza de que essa relação, quando bem conduzida, pode transformar o grupo onde vivem seus protagonistas, atribuindo mais significado ao dia-a-dia das famílias.



Cabe à escola, como espaço de reflexão e crescimento humano, mediar as alterações, os novos conceitos e formatos das instituições sociais. Comemorar o Dia dos Pais na escola é reconhecer esse momento para privilegiar atividades que promovam análise crítica e também impliquem valores como carinho, amor, respeito, justiça social, igualdade, fraternidade...

Objetivo

Celebrar o Dia dos Pais, considerando a escola como mediadora das diferenças com as quais os estudantes convivem, de modo a instrumentalizá-los em suas ações sociais.

Metodologia

Desenvolver o projeto com todos os alunos da escola, em subprojetos interdisciplinares ou multisseriados que contemplem atividades variadas. Durante o mês de agosto ou na semana que antecede a data, a ideia é desenvolver atividades que proporcionem às crianças reflexão sobre os aspectos essenciais das instituições sociais envolvidas (pai, família, grupo, equipe), contando, quando possível, com a participação e a presença física dos pais na escola. Isso porque trabalhar a competência da análise e das múltiplas leituras de mundo com as crianças é tão importante quanto com os pais, considerando que eles, e a família de modo geral, fazem a interligação escola-família, revelando-se isso recurso precioso para a concretização dos objetivos educacionais.



Atividades sugeridas

• Declamação

Organizar recital de pequenos textos literários para os pais em encontro por sala, série ou nível de ensino.

• Festival da canção

Organizar apresentação de canções com temática referente aos pais, em encontro por sala, série ou nível de ensino.

• Olha só o que fiz para você!

Sugerimos a confecção de pequeno presente ou lembrança para os pais. Valorizar sempre a construção própria das crianças, incluindo neste caso também os estudantes “maiores” (EF2 e EM), com o objetivo de trabalhar valores estruturantes da relação aluno-família.

• Meu pai – seu passado meu futuro

Orientar os alunos para atividades coletivas de construção de textos a partir de histórias dos pais. A escola deve ser sensível no modo como orienta os estudantes a entender “pai” além do âmbito biológico.

Meu pai é o máximo!

Organizar uma “calçada da fama” para os pais. Providenciar folha de papel A3 com desenho de uma grande estrela para cada aluno levar para casa e pedir ao pai para imprimir as mãos com tinta guache. Depois, colar as folhas identificadas por pai e filho num painel organizado, sequencialmente, em corredor, calçada ou parede. Como homenagem surpresa, selecionar música bonita e emocionante para os filhos cantarem .

Meu pai e outros pais

Planejar com as crianças pesquisa de imagens com a representação de pais, aproveitadas na produção de textos de gêneros diversos, em que a tônica seja o elogio e a consciência da importância social desse personagem. Organizar um caderno coletivo das produções e, durante o mês de agosto, enviá-lo cada dia para uma família, solicitando-lhe opinião escrita sobre o tema. Com o material de retorno das famílias, completar o caderno coletivo ou construir outro, fechando o objetivo do trabalho simultâneo aluno-família.



http://www.dombosco.com.br/


                                                             
 ATIVIDADES PARA AS CRIANÇAS


                                                                              

















































SUGESTÕES DE LEMBRANCINHAS PARA O DIA DOS PAIS


                                     TROFÉU PARA O PAPAI


CHAVEIROS




MOLDE










CARTÃO





                                                                            
PORTA RECADOS
                                                      

                        LEMBRANCINHAS DE CHAVES
 Lembrancinha em E.V.A. para o Dia do Papai para crianças
 Risquei as chaves no E.V.A lilás e azul, cortei, depois colei num pedaço de E.V.A preto e fui cortando no contorno. Este efeito sombreado, fiz com lápis aquarelável.

                                                                     
Faço o desenho da carinha com caneta retroprojetor fina e pinto as bochechinhas usando cotonete umidecido e lápis aquarelável.



Esta gotinha branca nos olhos, faço com a ponta do compasso utilizando a tinta plástica branca ou tinta relevo.


                                                                          MOLDE





                                  FELIZ DIA DOS PAIS!
                                            BEIJINHOS

PROJETO DIA DOS PAIS




TEMA: Pai TURMA: Maternal I e II





JUSTIFICATIVA:

Trabalharemos músicas e histórias referente ao Dia dos Pais. As músicas alegram e embalam, as histórias encantam e dão asas a imaginação. Nesse caso, podemos ouvir, cantar, contar e recontar, memorizar, atuar, imitar, enfim, participar ativamente de atividades que com certeza, vão trazer muita aprendizagem e principalmente muito prazer e alegria.



QUESTÃO DESENCADEADORA:

Livros de história – Pinóquio

Apresentação dos dedoches com personagens da família criando uma história.



CONTEÚDOS NORTEADORES:

Música dia dos pais;

Personagens da família, enfocando a figura masculina;



OBJETIVOS:

Valorização da figura paterna

Estimular a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar-se e expressar desejos, opiniões, necessidades, idéias, etc.

Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções para despertar e esclarecer curiosidades sobre a família.

Participar de mímicas das músicas;

Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação;

Interpretar músicas e canções diversas.



DESENVOLVIMENTO

Conversas na rodinha;

Músicas (em anexo)

Histórias (em anexo)

Artes (em anexo)

Linguagem Oral

Matemática

Natureza e Sociedade

Confecção da lembrancinha para os pais

Pesquisas

Brincadeiras e jogos; (em anexo)



AVALIAÇÃO

Conforme as oportunidades exploradas durante o desenvolvimento do projeto, inúmeros são os conceitos formados e objetivos atingidos. A avaliação será contínua pelo professor conforme o interesse da criança e seu desenvolvimento.



CULMINÂNCIA DO PROJETO

Festa dos pais



Anexo das atividades desenvolvidas no projeto Dia dos Pais



Músicas: Ouvir, cantar e dançar diferentes músicas e ritmos;

Para a festa do Papai: Amo Você (Barney); Papai meu amigão (melodia ciranda, cirandinha); Ilumina (Ivete Sangalo)

Diárias para trabalhar o corpo: Fui no mercado comprar café; cabeça, ombro, joelho, pé; macaco pula, meus dedinhos; se você está contente;



Histórias:

Pinóchio; O fusca verde; Meu primeiro livro de figuras (ampliar o vocabulário); fantoches da família (história criada com a ajuda da pesquisa feita com a família)*; pequenas dramatizações com fantoches criando histórias;



Artes Visuais:

Montagem de mural - Folha A3 com a frase PAPAI QUERO TE ENCHER DE CARINHO! e carimbo das mãozinhas com guache colorido;

Confecção de lembranças – pintura da sacola de lixo para carro (TNT) – desenho livre na bandeja de isopor, pintura com tinta e impressão do desenho na sacola;

Pintura livre da camisa para o papai;

Cartão – ilustração do cartão, pintura da margem e nuvem com os dedinhos usando tinta azul;

Carimbo dos pés acompanhado da frase PAPAI QUERO SEGUIR TEUS PASSOS.

Desenho livre no caderno para acompanhamento;



Brincadeiras e jogos:

Roda, velotrol, caixa de areia, bola, blocão de encaixe;

Corda – trabalhar os conceitos matemáticos – em cima/em baixo, alto/baixo, perto/longe;





*Fazer uma mini pesquisa e enviar para casa – seu esporte favorito, comida preferida, a cor de seu carro, quantos somos na casa, qual o laser que faz junto com o filho, etc.



MÚSICA




AO PAPAI EU OFEREÇO

(Melodia: Namoradinha de um amigo meu - canção de Roberto Carlos )



Ao papai eu ofereço

Todo o carinho do meu coração

Você que me alegra a vida

Precisa receber a minha gratidão

Dom, Dom, Dom, Dom!



Um dia eu nasci

Aprendi a falar

E você vai ter que me escutar



Vou esperar mamãe

E eu vou lhe falar

Que você é gente fina

E que pra sempre eu hei de te adorar

Que você é gente fina

E que pra sempre eu hei de te adorar




FONTE: BLOG MATERNAL FELIZ




 2-PROJETO DIA DOS PAIS




Meu pai, meu querido amigo



Justificativa

Como resultado da atual dinâmica social, a figura paterna sofreu alterações significativas, determinadas principalmente pelos avanços tecnológicos na área médica, relacionados à concepção humana, bem como pela entrada maciça das mulheres no mercado do trabalho. Como não poderia deixar de ser, essas mudanças influenciaram várias instituições sociais, resultando, por exemplo, em diferentes formatos de família, de casamento, de relação entre pais e filhos. Além disso, o conceito de pai também se alterou: passou da condição de aporte biológico para suporte social. Isso significa haver muitos pais: os adotivos, os biológicos, os do coração... São avôs, tios, amigos da família, professores...



Desse modo, a Editora Dom Bosco, por meio do projeto Meu pai, meu querido amigo, sugere a celebração entre pais e filhos com a certeza de que essa relação, quando bem conduzida, pode transformar o grupo onde vivem seus protagonistas, atribuindo mais significado ao dia-a-dia das famílias.



Cabe à escola, como espaço de reflexão e crescimento humano, mediar as alterações, os novos conceitos e formatos das instituições sociais. Comemorar o Dia dos Pais na escola é reconhecer esse momento para privilegiar atividades que promovam análise crítica e também impliquem valores como carinho, amor, respeito, justiça social, igualdade, fraternidade...

Objetivo

Celebrar o Dia dos Pais, considerando a escola como mediadora das diferenças com as quais os estudantes convivem, de modo a instrumentalizá-los em suas ações sociais.

Metodologia

Desenvolver o projeto com todos os alunos da escola, em subprojetos interdisciplinares ou multisseriados que contemplem atividades variadas. Durante o mês de agosto ou na semana que antecede a data, a ideia é desenvolver atividades que proporcionem às crianças reflexão sobre os aspectos essenciais das instituições sociais envolvidas (pai, família, grupo, equipe), contando, quando possível, com a participação e a presença física dos pais na escola. Isso porque trabalhar a competência da análise e das múltiplas leituras de mundo com as crianças é tão importante quanto com os pais, considerando que eles, e a família de modo geral, fazem a interligação escola-família, revelando-se isso recurso precioso para a concretização dos objetivos educacionais.



Atividades sugeridas

• Declamação

Organizar recital de pequenos textos literários para os pais em encontro por sala, série ou nível de ensino.

• Festival da canção

Organizar apresentação de canções com temática referente aos pais, em encontro por sala, série ou nível de ensino.

• Olha só o que fiz para você!

Sugerimos a confecção de pequeno presente ou lembrança para os pais. Valorizar sempre a construção própria das crianças, incluindo neste caso também os estudantes “maiores” (EF2 e EM), com o objetivo de trabalhar valores estruturantes da relação aluno-família.

• Meu pai – seu passado meu futuro

Orientar os alunos para atividades coletivas de construção de textos a partir de histórias dos pais. A escola deve ser sensível no modo como orienta os estudantes a entender “pai” além do âmbito biológico.

Meu pai é o máximo!

Organizar uma “calçada da fama” para os pais. Providenciar folha de papel A3 com desenho de uma grande estrela para cada aluno levar para casa e pedir ao pai para imprimir as mãos com tinta guache. Depois, colar as folhas identificadas por pai e filho num painel organizado, sequencialmente, em corredor, calçada ou parede. Como homenagem surpresa, selecionar música bonita e emocionante para os filhos cantarem .

Meu pai e outros pais

Planejar com as crianças pesquisa de imagens com a representação de pais, aproveitadas na produção de textos de gêneros diversos, em que a tônica seja o elogio e a consciência da importância social desse personagem. Organizar um caderno coletivo das produções e, durante o mês de agosto, enviá-lo cada dia para uma família, solicitando-lhe opinião escrita sobre o tema. Com o material de retorno das famílias, completar o caderno coletivo ou construir outro, fechando o objetivo do trabalho simultâneo aluno-família.



http://www.dombosco.com.br/


                                                             
 ATIVIDADES PARA AS CRIANÇAS


                                                                              

















































SUGESTÕES DE LEMBRANCINHAS PARA O DIA DOS PAIS


                                     TROFÉU PARA O PAPAI


CHAVEIROS




MOLDE










CARTÃO





                                                                            
PORTA RECADOS
                                                      

                        LEMBRANCINHAS DE CHAVES
 Lembrancinha em E.V.A. para o Dia do Papai para crianças
 Risquei as chaves no E.V.A lilás e azul, cortei, depois colei num pedaço de E.V.A preto e fui cortando no contorno. Este efeito sombreado, fiz com lápis aquarelável.

                                                                     
Faço o desenho da carinha com caneta retroprojetor fina e pinto as bochechinhas usando cotonete umidecido e lápis aquarelável.



Esta gotinha branca nos olhos, faço com a ponta do compasso utilizando a tinta plástica branca ou tinta relevo.


                                                                          MOLDE





                                  FELIZ DIA DOS PAIS!
                                            BEIJINHOS



                                          PROJETO







Sentidos :Chapeuzinho Vermelho e A Branca de 

Neve e os Sete Anões



DURAÇÃO


 2 meses (abril e maio)


JUSTIFICATIVA


Permitir aos aluno a ampliação de seu conhecimento, estimulando 

sua curiosidade e atenção. Atribuir significados as sensações, trabalhando 

os sentidos : AUDIÇÃO, TATO, OLFATO, VISÃO, PALADAR.


OBJETIVOS


Através dos contos, propor que as crianças compreendam de maneira

lúdica as sensações.

Despertar a atenção

Desenvolver a linguagem oral, comunicação

Trabalho em grupo

Diversão, lazer

Desenvolver a criatividade das crianças

Mostrar a importância de cada sentido


DESENVOLVIMENTO


Trabalhar em rodas de conversa

Manuseio de livros

Brincadeiras com sensações (sentidos)

Músicas

DVD do filme ou desenho “ Chapeuzinho Vermelho e A Branca de Neve”

Figuras

Atividades diárias com desenhos, pinturas

Reconto da História



CULMINANCIA


Painel exposto na sala

Apresentação teatral


AVALIAÇÃO


As crianças serão avaliadas no decorrer do projeto, considerando as

atividades, o desempenho e o interesse dos alunos
.


OS SENTIDOS


Visão: Mostrar figuras coloridas, de tamanhos diferentes (pequena, média e grande).

Audição: Brincar com instrumentos, vozes, barulhos, falar alto, baixo. Mostrar sons dos animais. Provocar que as crianças percebam a importância de ouvir.


Olfato: Brincar de diferenciar cheiros fortes, fracos e etc ... Perceber a importância do nariz.


Paladar: Com os olhos vendados ou não, experimentar diferentes tipos de alimentos. A importância da boca, da língua.


Tato: Manusear diferentes texturas: algodão, lixa, água fria, morna e etc. Descobrir qual colega está tocando-o, com os olhos vendados.
Caixa de sensações (caixa misteriosa) / Tapete Sensorial.




CHAPEUZINHO VERMELHO


Podemos trabalhar não apenas os sentidos, mas outros aspectos, como:

carinho da menina com a vovó.

O fato de ter desobedecido a mamãe e ter ido pelo

caminho errado, onde encontrou o lobo.

Podemos alterar o final da história, o lobo não precisa ter comido

a vovozinha, podemos dizer, por exemplo, que ele se arrependeu e foi

embora “não devemos fazer o mal”.

Lembro-me da musica da Xuxa: “Enquanto seu lobo não vem”, 

ele é um lobo bonzinho


Com o foco nos sentidos:

E por que esses olhos tão grandes?

E por que  esse nariz tão grande?

E por que essa boca tão grande?


A BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES




Podemos trabalhar:


A bondade da Branca de Neve

Os alimentos, devido a maçã

A madrasta, a bruxa: por que ela é má?

O carinhos dos anões com a Branca de Neve e dela por eles

O trabalho dos anões, trabalham juntos

O tamanho deles e da Branca de Neve

As características de cada anão: atchim, mestre, zangado e etc....

foco foi o anão Dunga, que não fala, mas ajuda seus companheiros

Utiliza gestos para se comunicar



Fonte:http://pequeninosfrutofiel.blogspot.com.br

Projeto A Bonequinha Preta

                       PROJETO LIVRO 
                "A BONEQUINHA PRETA"


PROJETO E SUGESTÕES PARA TRABALHAR O LIVRO A        BONEQUINHA PRETA 


                                
CULTURA AFRO-
DESCENDENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
                                                                          IRECÊ 

                                                                            2011



ESCOLA MUNICIPAL PADRE CICERO
COORDENAÇÃO: MARCIA BARTIRA ROSA RODRIGUES
DIREÇÃO: LACENI CAVALCANTE
PROFESSORAS: GLEIVIA MACIA ROSA RODRIGUES E LUCIDÉRIA DOS SANTOS
SUBTEMA: NOSSA AMIGA A BONEQUINHA PRETA




Projeto afro descendente na Educação Infantil
                                     “O jogo simbólico ou de faz-de-conta, particularmente, é fermenta para da fantasia, necessária à leituras não convencionais do mundo.Abre caminho para autonomia,a criatividade, a exploração de significados e sentidos.”
                                                                                                                                  ZILMA (2002.p.159)

Justificativa:                   
            Na Educação Infantil é necessário desde cedo, dá condições as crianças possibilidades de reflexão e atitudes positivas na sua própria identidade e as suas singularidades. Portanto propor um projeto que aborde preconceito e à discriminação racial é uma forma de refletir sobre a interação social e seus valores, permitindo que as crianças convivam com as diferenças e compreenda as relações raciais. A escola por ser um espaço social está aberta a diversidade e deve abordar de uma forma lúdica  dando oportunidades para que as crianças possam lidar com as emoções reorganizando seus pensamentos através do faz de conta.

Objetivo geral:
            Reconhecer a sua própria identidade para que valorize a sua imagem e a do outro desenvolvendo valores básicos e valorizando a diversidade racial.
Objetivos específicos:
  • Reconhecer a sua identidade e ter uma imagem positiva de autoconfiança;
  • Desenvolver diversas atividades metodológicas a partir da leitura do livro a bonequinha preta;
  • Valorizar a diversidade;.
  • Combater o Bulliying racial nos diversos espaços da escola;
  • Desenvolver auto-estima sobre suas características físicas;
  • Refletir sobre questões: amor, egoísmo e até a questão das nossas raças;
  • Valorizar ações de cooperação, respeito e solidariedade;
  • Respeitar as características de etnia;
  • Usar os conhecimentos construídos na escola em situações do seu cotidiano;
  • Participar de situações de comunicação oral;
  • Apreciar atos de leitura como fonte de conhecimento;
  • Demonstrar cooperação de situações de produção coletiva;
  • Desenvolver a linguagem oral para expressar desejos, necessidades, sentimentos e opiniões;
Procedimentos:
Levantamento de conhecimentos prévios
 Leitura do livro A bonequinha preta de Alaíde Lisboa de Oliveira
Tecidos para confecção da bonequinha nas cores: feltro preto, vermelho com bolinhas brancas, feltro vermelho, lã preta e olho preto.
Apresentar para o grupo a bonequinha preta
Produção de texto coletivo
Confecção de mural.
Registros através de desenho
Realizar piquenique da bonequinha preta
Montar um quebra cabeça da bonequinha, fazer colagens, dobraduras, pintura a dedo, modelagem,
Utilizar a linguagem oral para expressar desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
Fazer um livrão de reconto, as crianças fazem o reconto você anota e elas desenham as cenas.
Fazer com os alunos o aniversário da Bonequinha Preta.
Dramatizar a história da Bonequinha Preta
Montar uma exposição com todos os trabalhos desenvolvidos durante este projeto,
Montar um painel com as fotos mostrando que todo o trabalho foi feito com muito carinho e teve início, meio e fim.
Fazer um livro de visitas.

Avaliação

Observações e registros sistemáticos.
Os registros serão feito em um caderno específico, onde será registrado acontecimentos novos, conquistas e/ou mudanças do grupo e de determinadas alunos ou alunas, dados e situações significativos acerca do trabalho realizado e interpretações sobre as próprias atitudes e sentimentos.
Recursos:
Data show
Xerox do Livro de literatura A Bonequinha Preta
Caixa de som
DVD
Máquina Digital
Microfone
Papel metro
Lápis piloto
Massa de modelar
Tinta guache
Bolas de assopro
Papel cartão cores variadas
Dez folhas de papel cartão de cor preta
Fita adesiva
Xerox colorida
Lápis de cor
Lápis de cera
Retalhos de pano
Bonecas pretas e brancas
Ofício colorido
Referências:
OLIVEIRA. Alaíde Lisboa. A Bonequinha Preta. Editora: Editora Le
OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Educação Infantil: Fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.


   Livro: A Bonequinha Preta - Alaíde Lisboa de Oliveira     ------    fonte: QDivertido.
Editora Lê
Esta com certeza é uma das minhas favoritas, através deste maravilhoso livro podemos trabalhar tantas coisas boas com nossos alunos. A questão da desobediência, do amor, do egoísmo e até a questão das nossas raças. 
Dicas: 
 Leve o livro e uma bonequinha preta(feita de pano)para a sala de aula, mas prepare todo o ambiente para que os alunos fiquem curiosos para saber do que se trata.
 Decore uma caixa com papéis coloridos e fitas, será uma caixa surpresa e dentro coloque o livro e a bonequinha. Espalhe pela sala, cartazes pequenos com desenhos que possam levar as crianças a fazerem perguntas, desenhe por exemplo: A roupinha da boneca, o sapatinho, um gatinho, etc... 
 Ao abrir a caixa, mostre primeiro a boneca. Explique que ela é uma visita e que ficará alguns dias na sala. Arrume um lugar pra ela se sentar! Deixe que os alunos peguem a boneca, faça esta atividade em rodinha, todos sentados no chão da sala mesmo. Vão surgir algumas perguntas e você deverá respondê-las, anote-as, faça um registro de tudo o que está ocorrendo nesta atividade. Se possível fotografe todas as atividades. 
 Durante toda a semana trabalhe com o livro, mostre a capa, explore-a bem, fale sobre a autora: Alaíde Lisboa de Oliveira. Se possível, mostre aos alunos uma foto dela. Ao iniciar o conto, leia com voz suave, sem pressa, os alunos quando gostam de uma história sempre pedem para ouvir novamente, isso é ótimo! Não leia o livro todo em um único dia, vá deixando as crianças com vontade de "quero mais!" 
 Ao final da história procure saber deles o que mais gostaram, o que não gostaram, se mudariam algo na história, o que aprenderam com ela, você pode começar a trabalhar algumas questões a partir daí, como os nossos valores, o amor, o egoísmo, a questão de sermos diferentes com relação a cor, mas que somos todos iguais perante Deus, trabalhe o respeito ao próximo, a amizade, etc... 

Sugestões de Atividades:

* Fazer com os alunos um mural com desenhos da bonequinha preta. 
* Montar um quebra cabeça da bonequinha, fazer colagens, dobraduras, pintura a dedo, modelagem, alinhavo... 
* Fazer uma bonequinha de pano para cada um e deixar que façam vistam a roupinha nela. 
* Fazer um livrão de reconto, As crianças fazem o reconto você anota e elas desenham as cenas. 
*Uma dica bem legal é fazer com os alunos o aniversário da Bonequinha Preta. Faça convites, decore a sala com balões. Neste dia, leve um bolo, docinhos, salgados e sucos, enfeite a mesa...As crianças amam esta festa, lembre-se se fotografar e não esqueça de colocar a bonequinha sentada a mesa também... 
*Montar uma exposição com todos os trabalhos desenvolvidos durante este projeto, montar um painel com as fotos mostrando que todo o trabalho foi feito com muito carinho e teve início, meio e fim. Faça um livro de visitas, faça uma lembrancinhas para os visitantes(Pirulito embrulhado com aqueles papéis de bala de franginha, de cor preta,e coloque uma fitinha vermelha, formando o cabelinho dela,faça olhinhos e boca) 

Este projeto terá a duração que você escolher e vai depender também do interesse da sua turma, pode acontecer de surgirem novos projetos através deste! Boa aula!!!!      


  Fonte
A Professora Cristiane Silva é uma daquelas Mestras, apaixonadas pela Educação, por ensinar, pelos seus alunos.
Ela também compartilha muitas ideias maravilhosas no seu Blog BRINCANDO E EDUCANDO. 
Curiosidades
Se quiser incrementar ainda mais o projeto,ou ter novas sugestões acesse o site A COR DA CULTURA. ORG.BR
A Cor da Cultura é um projeto educativo de valorização da cultura afro-brasileira, fruto de uma parceria entre o Canal Futura, a Petrobras, o Cidan – Centro de Informação e Documentação do Artista Negro, a TV Globo e a Seppir – Secretaria especial de políticas de promoção da igualdade racial.
Mais sugestões de livros acesso o site acima ou na nossa seção Dicas.

Acesse também os sites PBSKIDS.ORG/AFRICA.
Site em Inglês da PBS Kids, muito bom! Um menino chamado Femi, morador da Nigéria nos leva para uma incrível e educativa viagem à Africa. 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
     Que seria de nós se não sonhássemos um pouco?" (Alaíde Lisboa)   ----     

FONTE: ESPAÇO EDUCAR.

13 e. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1957. [A 1a. edição é de 1938, pela Francisco Alves. 

Narrativa infantil que mistura personagens urbanos e do folclore brasileiro]
               Fonte: Centro de Referência em Educação - SP


                                                                 SUGESTÕES

 * Leve o livro e uma bonequinha preta(feita de pano)para a sala de aula,mas prepare todo o ambiente para que os alunos fiquem curiosos para saber do que se trata.
* Decore uma caixa com papéis coloridos e fitas,será uma caixa surpresa e dentro coloque o livro e a bonequinha.Espalhe pela sala cartazes pequenos com desenhos que possam levar as crianças a fazerem perguntas,desenhe por exemplo:A roupinha da boneca, o sapatinho,um gatinho,etc...
* Ao abrir a caixa, mostre primeiro a boneca.Explique que ela é uma visita e que ficará alguns dias na sala. Arrume um lugar pra ela se sentar!Deixe que os alunos peguem a boneca,faça esta atividade em rodinha,todos sentados no chão da sala mesmo.Vão surgir algumas perguntas e você deverá respondê-las, anote-as,faça um registro de tudo o que está ocorrendo nesta atividade.Se possível fotografe todas as atividades.
* Durante toda a semana trabalhe com o livro, mostre a capa,explore-a bem, fale sobre a autora:Alaíde Lisboa de Oliveira. Se possível,mostre aos alunos uma foto dela.Ao iniciar o conto, leia com voz suave,sem pressa. Os alunos, quando gostam de uma história ,sempre pedem para ouvir novamente e isso é ótimo! Não leia o livro todo em um único dia,vá deixando as crianças com vontade de "quero mais!"
*Ao final da história procure saber deles o que mais gostaram,o que não gostaram,se mudariam algo na história, o que aprenderam com ela,você pode começar a trabalhar algumas questões a partir daí,como os nossos valores,o amor, o egoísmo, a questão de sermos diferentes com relação a cor,mas que somos todos iguais perante Deus, trabalhe o respeito ao próximo,a amizade,etc...
Sugestões de Atividades:
* Fazer com os alunos um mural com desenhos da bonequinha preta.
* Montar um quebra cabeça da bonequinha,fazer colagens, dobraduras,pintura a dedo,modelagem,alinhavo...
* Fazer uma bonequinha de pano para cada um deixar que façam e vistam a roupinha nela.
Esta bonequinha preta da foto foi montada pela professora Osmary. Clique para ver

* Fazer um livrão de reconto, as crianças fazem o reconto você anota e elas desenham as cenas.
*Uma dica bem legal é fazer com os alunos o aniversário da Bonequinha Preta.Faça convites,decore a sala com balões.Neste dia,leve um bolo,docinhos,salgados e sucos,enfeite a mesa...As crianças amam esta festa,lembre-se se fotografar e não esqueça de colocar a bonequinha sentada a mesa também...
*Montar uma exposição com todos os trabalhos desenvolvidos durante este projeto, montar um painel com as fotos mostrando que todo o trabalho foi feito com muito carinho e teve início,meio e fim.Faça um livro de visitas, faça uma lembrancinhas para os visitantes(Pirulito embrulhado com aqueles papéis de bala de franjinha,de cor preta,e coloque uma fitinha vermelha,formando o cabelinho dela,faça olhinhos e boca)
Fonte: Qdivertido
Vídeos
                                                                        VÍDEO I
                                                                                 
                                                                          VÍDEO II
Relato de experiência:
Desenvolvido entre os alunos da escola, focalizando a ampliação da prática de alfabetização e do letramento. Durante o Projeto, as crianças da Educação infantil levaram a nova “amiguinha” para a casa e registraram seu cotidiano através de desenhos. A bonequinha foi alimentada, tomou banho e sua História conhecida por todos e recontada pelas crianças através de desenhos e registradas por seus pais no “livrão da turma”.
Fonte:Escola Marucas


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------                       


Cada família deveria construir com sua criança uma bonequinha preta, utilizando-se de materiais diversos. Apareceram bonecas lindas! Cada uma com seu encanto. Havia boneca que tinha como base garrafa pet, boneca de papelão, EVA e muitas bonequinhas fofas de pano. Elas ficaram expostas na sala durante todo o trabalho.

Ao receber a tarefa de fazer uma bonequinha preta as famílias recebiam também uma folha onde deveriam relatar a construção, e como foi a experiência.Foi feito então com os relatos um livro de registro dos trabalhos.
Fonte: ProjetosComArte

                                             
                                        Poesia: Minha Bonequinha Preta, de Cida Valadares: 
                                                                         


Sugestão de temática para desenvolvimento de projeto maior:

PROJETO: AFRICANIDADE

Ilustração sobre o projeto: A influência da cultura Africana no cotidiano brasileiro.
Histórias trabalhadas: A Bonequinha Preta - Alaíde Lisboa de Oliveira. 
O menino Marrom - Ziraldo
Históras Africanas para contar- Rogério Andrade Barbosa.

Galeria: Mostra de ilustrações feitas pelos alunos:



Professora Naircorrea
PARA TER ARQUIVOS E MAIS SUGESTÕES,CLIQUE AQUI E ACESSE:
Sugestão de atividade com a bonequinha preta: confecção de cartaz



                           

Moldes dos dedoches da Bonequinha Preta:



Quem é Alaíde Lisboa do Nascimento?


Alaíde Lisboa é natural de Lambari (MG), onde passou a infância e a adolescência. Integrante da Academia Mineira de Letras, a professora tornou-se, em 1950, a primeira vereadora de Belo Horizonte. Na UFMG, lecionou Didática Geral e Especial. Foi também diretora do Colégio de Aplicação da Universidade e vice-diretora da Faculdade de Educação (FaE), onde organizou o mestrado da área. Atuou como professora da pós-graduação na FaE e na Faculdade de Medicina, dedicando-se à disciplinaMetodologia do ensino superior.
Nesta quinta-feira, 22 de abril, a escritora, educadora, ex-vereadora e professora da UFMG Alaide Lisboa completa 100 anos de vida. Para comemorar a data, a Academia Mineira de Letras (AML) preparou uma série de homenagens à autora do clássico infantil Bonequinha Preta, obra lida por diversas gerações de crianças brasileiras. Às 17 horas, será celebrada, no auditório da AML, uma missa em nome da professora. Às 18 horas, haverá sessão solene da Academia em comemoração a seu centenário de nascimento.
Fonte: CEDECOM

CASO QUEIRA  BAIXAR O LIVRO CLIQUE AQUI: