Sentidos :Chapeuzinho Vermelho e A Branca de
Neve e os Sete Anões
DURAÇÃO
2 meses (abril e maio)
JUSTIFICATIVA
Permitir aos aluno a ampliação de seu conhecimento, estimulando
sua curiosidade e atenção. Atribuir significados as sensações, trabalhando
os sentidos : AUDIÇÃO, TATO, OLFATO, VISÃO, PALADAR.
sua curiosidade e atenção. Atribuir significados as sensações, trabalhando
os sentidos : AUDIÇÃO, TATO, OLFATO, VISÃO, PALADAR.
OBJETIVOS
Através dos contos, propor que as crianças compreendam de maneira
lúdica as sensações.
lúdica as sensações.
Despertar a atenção
Desenvolver a linguagem oral, comunicação
Trabalho em grupo
Diversão, lazer
Desenvolver a criatividade das crianças
Mostrar a importância de cada sentido
DESENVOLVIMENTO
Trabalhar em rodas de conversa
Manuseio de livros
Brincadeiras com sensações (sentidos)
Músicas
DVD do filme ou desenho “ Chapeuzinho Vermelho e A Branca de Neve”
Figuras
Atividades diárias com desenhos, pinturas
Reconto da História
CULMINANCIA
Painel exposto na sala
Apresentação teatral
AVALIAÇÃO
As crianças serão avaliadas no decorrer do projeto, considerando as
atividades, o desempenho e o interesse dos alunos
.
atividades, o desempenho e o interesse dos alunos
.
OS SENTIDOS
Visão: Mostrar figuras coloridas, de tamanhos diferentes (pequena, média e grande).
Audição:
Brincar com instrumentos, vozes, barulhos, falar alto, baixo. Mostrar
sons dos animais. Provocar que as crianças percebam a importância de
ouvir.
Olfato: Brincar de diferenciar cheiros fortes, fracos e etc ... Perceber a importância do nariz.
Paladar: Com os olhos vendados ou não, experimentar diferentes tipos de alimentos. A importância da boca, da língua.
Tato:
Manusear diferentes texturas: algodão, lixa, água fria, morna e etc.
Descobrir qual colega está tocando-o, com os olhos vendados.
Caixa de sensações (caixa misteriosa) / Tapete Sensorial.
CHAPEUZINHO VERMELHO
Podemos trabalhar não apenas os sentidos, mas outros aspectos, como:
carinho da menina com a vovó.
carinho da menina com a vovó.
O fato de ter desobedecido a mamãe e ter ido pelo
caminho errado, onde encontrou o lobo.
caminho errado, onde encontrou o lobo.
Podemos alterar o final da história, o lobo não precisa ter comido
a vovozinha, podemos dizer, por exemplo, que ele se arrependeu e foi
embora “não devemos fazer o mal”.
a vovozinha, podemos dizer, por exemplo, que ele se arrependeu e foi
embora “não devemos fazer o mal”.
Lembro-me da musica da Xuxa: “Enquanto seu lobo não vem”,
ele é um lobo bonzinho
ele é um lobo bonzinho
Com o foco nos sentidos:
E por que esses olhos tão grandes?
E por que esse nariz tão grande?
E por que essa boca tão grande?
A BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES
Podemos trabalhar:
A bondade da Branca de Neve
Os alimentos, devido a maçã
A madrasta, a bruxa: por que ela é má?
O carinhos dos anões com a Branca de Neve e dela por eles
O trabalho dos anões, trabalham juntos
O tamanho deles e da Branca de Neve
As características de cada anão: atchim, mestre, zangado e etc....
O foco foi o anão Dunga, que não fala, mas ajuda seus companheiros
Utiliza gestos para se comunicar
Utiliza gestos para se comunicar
Fonte:http://pequeninosfrutofiel.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário