"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Caderno de Atividades Grátis para imprimir - Corte e Recorte Educativo


Caderno com 26 atividades com as letras do alfabeto em formato de corte e recorte educativo. Ideal para o professor que deseja trabalhar letras maiúsculas e minúsculas de forma divertida.
Incluindo arquivo com peixinhos para recorte pintura e colagem
PS: O caderno também pode ser utilizado para fazer artes como colagem, pintura etc.
Faixa etária indicada 5 a 7 anos.
Caderno de Atividades Grátis para imprimir - Corte e Recorte Educativo
Caderno de Atividades Grátis para imprimir - Corte e Recorte Educativo
Caderno de Atividades Grátis para imprimir - Corte e Recorte Educativo
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Caderno de Atividades Grátis para imprimir - Corte e Recorte Educativo

Caderno de Atividades Grátis para imprimir - Corte e Recorte Educativo
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Olá, professores, se você gostou desta postagem, deixe seu comentário. Nós do Ideia Criativa
hin

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Manual Didático Jogos de Alfabetização 

Dado Sonoro

Manual Didático Jogos de Alfabetização Dado Sonoro
Dado Sonoro
   Objetivos didáticos:
- Compreender que as palavras são compostas por unidades sonoras;
- Perceber que palavras diferentes possuem partes sonoras iguais; identificar a sílaba como unidade fonológica;
- Identificar a sílaba como unidade das palavras orais; 
- Comparar palavras quanto às semelhanças sonoras
- Desenvolver a consciência fonológica, por meio da exploração dos sons iniciais das palavras (aliteração);
- Comparar palavras quanto às semelhanças sonoras.
   Público-alvo:
Alunos em processo de alfabetização, que precisam perceber que a palavra é constituída de significado e seqüência sonora e que precisam refletir sobre as propriedades sonoras das palavras, desenvolvendo a consciência fonológica. 
   Sugestões de encaminhamento:
O professor deve ler, em voz alta, as regras do jogo e discutir com os alunos sobre como ele funciona, à medida que lê. Durante o jogo, caso existam dúvidas quanto às regras, o docente pode ler novamente o texto, mostrando aos alunos que é necessário compreendermos e aceitarmos as regras. Esse procedimento contribui para uma melhor interação entre as crianças e para que elas se familiarizem com este gênero textual.
   Instruções de jogos. 
Pode-se, antes do início do jogo, a fim de facilitar a compreensão das crianças, propor que o jogador, ao encontrar uma ficha que, em seu julgamento, combine com a figura da cartela, destaque oralmente a sílaba inicial semelhante nas palavras. Os demais jogadores devem checar se a sílaba pronunciada é, de fato, comum às duas palavras. Algumas rodadas “de treino coletivo” com esse procedimento podem ajudar a esclarecer como o jogo funciona.
   Dicas ao professor:
Esse jogo leva o aluno a observar que a palavra é composta por segmentos sonoros e que esses podem se repetir em palavras diferentes. Essa é uma descoberta essencial no percurso de apropriação do sistema alfabético pelo aprendiz: o que notamos (representamos) no papel são os segmentos sonoros das palavras, ou seja, para escrever precisamos centrar a atenção nesses segmentos. Outro aspecto interessante nesse jogo é que, como as fichas utilizadas apresentam figuras e seus nomes correspondentes, é possível que os alunos comecem a observar que palavras que têm o mesmo som inicial também apresentam as mesmas letras no início da palavra. Dessa forma, enquanto os alunos refletem sobre os segmentos sonoros das palavras também são estimulados a refletir sobre a sua forma escrita, podendo, inclusive, serem levados a realizar o registro do nome das figuras presentes nas cartelas. O jogo possibilita, então, um significativo trabalho com alunos em estágios mais avançados de escrita, Cabe ao professor, caso o deseje, sistematizar tal reflexão, comparando as palavras coletivamente, ao escrevê-las no quadro ou ao utilizar as fichas em outras atividades de reflexão fonológica.
Sugerimos como uma variante do jogo, para alunos em estágios mais avançados de propriação da escrita alfabética, a realização de uma atividade de correspondência grafofônica. Nela, o professor disponibiliza as cartelas de figuras aos alunos ou a pequenos grupos e escreve no quadro alguns nomes, um por vez, correspondente às figuras das cartelas (o professor não deve ler ou ditar a palavra, apenas registrá-la). O aluno ou grupo deve fazer a devida correspondência, registrando a palavra em um papel e o número do desenho a que corresponde. Caso não possua a figura (cujo nome foi registrado no quadro), não é necessário o aluno fazer o registro. Desse modo, quem realizar todas as correspondências corretamente será o ganhador
Dado Sonoro (Cartela do aluno)
Meta do jogo: Ganha quem, ao final, tiver mais fichas.
Jogadores: 2 a 4
Componentes:
- 1 dado de oito lados
- 1 cartela com 8 figuras de animais numeradas 
- 24 fichas com figuras e palavras (para cada figura da cartela, há 3 fichas de figuras/palavras, que se iniciam com a mesma sílaba das figuras/palavras apresentadas na cartela)
Regras:
- A cartela com as figuras numeradas deve estar à vista dos jogadores durante todo o jogo.
- Espalham-se as fichas sobre a mesa com as frases voltadas para cima.
- Os jogadores decidem quem deve iniciar a partida.
- O primeiro jogador inicia a partida lançando o dado e verificando qual é a figura na cartela que corresponde ao número sorteado.
- O jogador deverá escolher uma figura cujo nome comece com a mesma sílaba da figura indicada na cartela.
- Escolhida a ficha, o jogador pega-a para si. O próximo participante joga o dado e repete o mesmo procedimento.
- A cada ficha encontrada, o jogador ganha um ponto. Se pegar a ficha errada, os demais jogadores que perceberem denunciam e passa-se a vez.
- Se um outro participante jogar o dado e o número deste for referente a uma figura para a qual não há mais fichas, passa-se a vez para o jogador seguinte.
- Cada jogador só poderá pegar uma ficha por vez.
Ao final, ganha o jogo quem conseguir um maior número de fichas
Repertório de palavras usadas no jogo: Cartela do jogo:, 
BALEIA, CAVALO, LATA, GATO, PAVÃO, VACA, TATU, PICOLÉ.
Figuras do jogo: PALHAÇO/PARAFUSO/PALITO, 
BALÃO/BACIA/BATEDEIRA, 
CADEADO/CADEIRA/CADERNO, 
GAVETA/GARRAFA/GALINHA, 
PICOLÉ/PIRATA/PIÃO; , 
VACINA/VASSOURA/VARINHA, LÁPIS/ LAÇO/ 
LARANJA, TALHER/TÁBUA/TAPETE,
Esse material foi retirado da Plataforma do Letramento. Você pode ver esse e outros jogos no Manual Didático Alfabetização e Letramento
Outras sugestões de jogos:

Atividades Interpretação de Texto Poema Vinicius de Moraes para Ensino Fundamental

Atividades Interpretação de Texto Poema Vinicius de Moraes para Ensino Fundamental
Atividades Interpretação de Texto Poema Vinicius de Moraes para Ensino Fundamental
Essas são atividades da matéria de Língua Portuguesa. Com elas será possível trabalhar texto e interpretação, com os poemas "A Casa" e "As Borboletas", escritos por Vinicius de Moraes.
Além de trabalhar texto e interpretação, será possível também trabalhar, com essas atividades, as Classes Gramaticais, em específico as classes Verbo e Adjetivo.

Atividades Subtração Contas Armadas Matemática para Ensino Fundamental

Atividades Subtração Contas Armadas Matemática para Ensino Fundamental
Atividades Subtração Contas Armadas Matemática para Ensino Fundamental
Com essas atividades será possível trabalhar Subtração, a partir de contas armadas simples, com seus alunos. Eles poderão observar a conta armada, resolve-la e registrar o resultado, com número e desenhos.
Será possível também trabalhar subtração numa temática natalina, também com contas armadas simples de subtração, de maneira rápida e divertida.

Manual Didático Jogos de Alfabetização Jogo da Trinca

Manual Didático Jogos de Alfabetização Jogo da Trinca
 Tipo de Jogo: 
Jogos de análise fonológica
   Quais são os objetivos de jogos de análise fonológica?
- Compreender que para aprender a escrever é preciso refletir sobre os sons e não apenas sobre os significados das palavras.
- Compreender que as palavras são formadas por unidades sonoras menores.
- Desenvolver a consciência fonológica, por meio da exploração dos sons iniciais das palavras (aliteração) ou finais (rimas).
- Comparar as palavras quanto às semelhanças e diferenças sonoras.
- Perceber que palavras diferentes possuem partes sonoras iguais.
- Identificar a sílaba como unidade fonológica.
- Segmentar palavras em sílabas.
- Comparar palavras quanto ao tamanho, por meio da contagem do número de sílabas
Jogo da Trinca
   Objetivos Didáticos: 
- Compreender que as palavras são compostas por unidades sonoras; 
- Perceber que palavras diferentes podem possuir partes sonoras iguais, no final; 
- Desenvolver a consciência fonológica, por meio da exploração de rimas; 
- Comparar palavras quanto às semelhanças sonoras. 
  Público-alvo: 
Alunos em processo de alfabetização, que precisam perceber que a palavra é constituída de significado e seqüência sonora e que precisam refletir sobre as propriedades sonoras das palavras, desenvolvendo a consciência fonológica. 
   Sugestões de encaminhamento: 
O professor deve ler em voz alta as regras do jogo e discutir com os alunos sobre como ele funciona, à medida que lê. Durante o jogo, caso existam dúvidas quanto às regras, o docente pode ler novamente o texto, mostrando aos alunos que é necessário compreendermos e aceitarmos as regras. Esse procedimento contribui para uma melhor interação entre as crianças e para que elas se familiarizem com este gênero textual: instruções de jogos. 
Para facilitar a a compreensão das crianças, aqui também é possível, antes do início do jogo, fazer uma rodada“de treino coletivo”. Nessa situação, as cartas das duas grandes equipes formadas pela turma (metade da turma, em cada) são expostas, a cada vez, de modo que se possa discutir se vale a pena: 1) pegar a carta descartada pelo jogador anterior, ou 2) apostar a sorte nas cartas emborcadas no centro da mesa, sempre com o intuito de formar uma trinca. 
  Dicas ao professor: 
Esse jogo leva o aluno a observar que a palavra é composta por segmentos sonoros e que esses podem se repetir em palavras diferentes. Essa é uma descoberta essencial no percurso de apropriação do sistema alfabético pelo aprendiz: o que notamos (representamos) no papel são os segmentos sonoros das palavras, ou seja, para escrever, precisamos centrar a atenção nesses segmentos.Outro aspecto interessante nesse jogo é que, como as fichas utilizadas apresentam figuras e seus nomes correspondentes, é possível que os alunos comecem a observar que palavras que têm o mesmo som inicial também apresentam as mesmas letras no início da palavra. Dessa forma, enquanto os alunos refletem sobre os segmentos sonoros das palavras também são estimulados a refletir sobre a sua forma escrita, podendo, inclusive, serem levados a realizar o registro do nome das figuras presentes nas cartelas. O jogo possibilita, então, um significativo trabalho com alunos em estágios mais avançados de escrita. Cabe ao professor, caso o deseje, sistematizar tal reflexão, comparando as palavras coletivamente, ao escrevê-las no quadro, ou ao utilizar as fichas em outras atividades de reflexão fonológica. 
Trinca Mágica (Cartela do aluno) 
Meta do Jogo: 
- Ganha quem formar uma trinca de cartas contendo figuras de palavras que rimam. 
Jogadores:
Composição: 
- 24 cartas com figuras (8 trincas de cartas contendo figuras de palavras que rimam) 
Regras: 
- Cada jogador recebe 3 cartas e o restante delas fica num “monte”, no centro da mesa, com a face voltada para baixo. 
- Decide-se quem irá começar a partida por meio de lançamento de dados ou “zerinho ou um”. 
- O primeiro jogador inicia, pegando uma carta e descartando outra. 
- O jogador seguinte decide se pega a carta do monte ou a carta deixada pelo jogador anterior. No caso de fazer essa última opção, só poderá retirar a última carta jogada no morto e não as que estiverem abaixo dela, no monte. 
- O jogo prossegue até que um dos jogadores faça uma trinca com 3 cartas de figuras, cujos nomes rimam. 
Repertório de palavras usadas no jogo: 
PASTEL/ANEL/PINCEL/JANELA/PANELA/FIVELA, 
PATO/RATO/GATO, AVIÃO/LEÃO/MAMÃO, 
CANETA/CHUPETA/BORBOLETA, COLA/MOLA/BOLA, 
FOGUEIRA/MAMADEIRA/CADEIRA, PENTE/DENTE/PRESENTE
Esse material foi retirado da Plataforma do Letramento. Você pode ver esse e outros jogos no Manual Didático Alfabetização e Letramento

Atividades Pronomes Pessoais Classes Gramaticais para Ensino Fundamental

Atividades Pronomes Pessoais Classes Gramaticais para Ensino Fundamental
Atividades Pronomes Pessoais Classes Gramaticais para Ensino Fundamental
 Atividades de Língua Portuguesa para trabalhar com alunos do ensino fundamental.
Com essas atividades será possível trabalhar gramática com seus alunos, de forma simples e divertida. Com essas atividades trabalharemos a classe gramatical: Pronome. Dando destaque aos Pronomes Pessoais (eu, tu, ele, nós, vós, eles).
Os alunos procurarão por pronomes pessoais em tirinhas de "Calvin e Haroldo", além de poderem classificar os pronomes em 1ª, 2ª e 3ª pessoa, nos plural e singular.
Com algumas frases, será pedido que eles substituam uma palavra utilizando um pronome pessoal que se encaixe, assim, eles poderão observar e treinar a escrita.

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Planejamento Anual História 1º Ano

Planejamento Anual História 1º Ano


1º Bimestre
O seu nome
Os seus documentos
A sua história
O povo brasileiro
A casa
Datas comemorativas

2º Bimestre
A escola
O trabalho
As profissões
O lazer
Datas comemorativas

3º Bimestre
Os meios de transporte
O trânsito
Os meios de comunicação
Datas comemorativas

4º Bimestre
O tempo
As diferenças ao longo do tempo.
Datas comemorativas

Planejamento Anual Língua Portuguesa 1º Ano do Ensino Fundamental

Olá Colegas.
Vou criar uma seção de marcadores com planejamentos anuais divididos por matérias e por seriação.
Assim ficará mais fácil localizar no blog.
Estou postando este, mas aceito dicas e sugestões, ou até mesmo correções.
Ajude-nos.

Planejamento Anual Língua Portuguesa 1º Ano do Ensino Fundamental

1º Bimestre :
Vogais maiúsculas e minúsculas
Encontros Vocálicos
Alfabetos Maiúsculos e minúsculos
Sílabas simples: baleia, cão, dinossauro, foca, gato, hiena, jacaré, leão, macaco, naja.
Uso do til
Acentos : agudo e circunflexo
Sílabas e nº de sílabas
Separação de sílabas
Substantivos próprios e comuns
Leitura interpretativa

2º Bimestre :
Sílabas simples e complexas: pato , rato, sapo, tatu, vaca,xaréu, zebra, quati, girafa.
Adjetivo
Artigos definidos no singular.
Substantivos masculino e feminino
Formação de frases

3º Bimestre :
Sílabas complexas: galinha, pássaro, coelho, besouro, cachorro, cigarra, formiga, esquilo, garça, águia, caracol, onça, pombo.
Obs: da palavra formiga por diante serão dadas duas palavras por semana.
Artigos definidos e indefinidos.
Plural e singular
Diminutivo e aumentativo
Masculino e feminino
Tipos de frases : ( ! ? . )
Leitura interpretativa

4º Bimestre :
Sílabas complexas: pl, bl,cl, fl,.. , cr, dr, br, … sons do X, letras mudas..
Sinônimo e antônimo
Noções de acentos
Plural de palavras terminadas em r, ao, m, l,..

Planejamento Anual Ciências 1º ano

Planejamento Anual Ciências 1º ano

1º Bimestre
Terra : Dia e noite Estações do ano.
Seres vivos e elementos sem vida
Os animais
Animais vertebrados e invertebrados
Como nascem e se alimentam os animais.
Os animais precisam comer para viver.

2º Bimestre
Classificação dos animais,
Mamíferos, aves, répteis , anfíbios , peixes,
Animais domésticos e silvestres
Animais úteis e nocivos.
Animais ameaçados de extinção.

3º Bimestre
As plantas
As partes de uma planta
Jardim , horta e pomar.

4º Bimestre
Corpo humano
Partes do corpo humano
As diferentes partes do corpo.
Os ossos crescem e nós crescemos com eles.
Higiene
Nossos alimentos
Os órgãos dos sentidos.
Água : cuidados com a água.
O ar que respiramos.



Planejamento Anual Matemática 1º Ano

Planejamento Anual Matemática 1º Ano

1º Bimestre
Conceitos básicos
Numerais naturais até 30.
Sinais: = e ≠ , > e < , є e є , U
Ordem crescente e decrescente
Adição
Dezena e meia dezena
Sistema de numeração decimal.
Unidades, dezenas
Dezena exatas

2º Bimestre
Números naturais até 70
Números ordinais
Noção de par e ímpar
Dúzia e meia dúzia
Adição
Numerais romanos até X

3º Bimestre
Números naturais até 100
Centena
Subtração
Nosso dinheiro
Linhas e figuras geométricas
Formas geométricas

4º Bimestre
Medidas de tempo
Relógio
Meses do ano
Semanas
Medidas de comprimento
Metro
Medidas de capacidade
Litro
Medidas de massa
Quilograma


Atividades Pronomes Pessoais Classes Gramaticais para Ensino Fundamental
Atividades Pronomes Pessoais Classes Gramaticais para Ensino Fundamental
Atividades Pronomes Pessoais Classes Gramaticais para Ensino Fundamental
 Atividades de Língua Portuguesa para trabalhar com alunos do ensino fundamental.
Com essas atividades será possível trabalhar gramática com seus alunos, de forma simples e divertida. Com essas atividades trabalharemos a classe gramatical: Pronome. Dando destaque aos Pronomes Pessoais (eu, tu, ele, nós, vós, eles).
Os alunos procurarão por pronomes pessoais em tirinhas de "Calvin e Haroldo", além de poderem classificar os pronomes em 1ª, 2ª e 3ª pessoa, nos plural e singular.
Com algumas frases, será pedido que eles substituam uma palavra utilizando um pronome pessoal que se encaixe, assim, eles poderão observar e treinar a escrita.

Atividades Adição e Subtração Matemática para Ensino Fundamental

Atividades Adição e Subtração Matemática para Ensino Fundamental
Atividades Adição e Subtração Matemática para Ensino Fundamental
 Atividades educativas para trabalhar com alunos do ensino fundamental.
Com essas atividades, da matéria de Matemática, será possível trabalhar as operações básicas com seus alunos. De uma maneira divertida. Eles poderão contar figuras e desenha-las enquanto contam e registram, com uma atividade de soma e subtração.

Atividades Ortografia P e B Língua Portuguesa para Ensino Fundamental

Atividades Ortografia P e B Língua Portuguesa para Ensino Fundamental
Atividades Ortografia P e B Língua Portuguesa para Ensino Fundamental
 Atividades educativas para trabalhar ortografia com alunos do ensino fundamental.
Com essas atividades da matéria de Língua Portuguesa, será possível trabalhar ortografia de "P" e "B" com seus alunos.
A partir de um labirinto de palavras, será pedido para que os alunos sigam o caminho que contenha apenas palavras iniciadas pela letra "P", para chegar ao objetivo.
E, também, com questões onde eles irão analisar e completar palavras com as letras "P" ou "B", além de identificar as de escrita errada e corrigi-las.

Atividades Trabalhando Ç e C Ortografia para Ensino Fundamental

Atividades Trabalhando Ç e C Ortografia para Ensino Fundamental
Atividades Trabalhando Ç e C Ortografia para Ensino Fundamental
 Atividades educativas de Língua Portuguesa para trabalhar Ortografia com alunos do ensino fundamental.
Com essas atividades será possível trabalhar ortografia de "C" e "Ç" com seus alunos. Com questões onde eles irão observar e escrever o nome de figuras que contenham o "Ç". E de perguntas e respostas, onde eles irão completar e com "Ç" e "C" e observar a escrita de palavras que contenham a letra "C" e o sinal "Ç".

Atividades Números Ordinais Matemática para Ensino Fundamental

Atividades Números Ordinais Matemática para Ensino Fundamental
Atividades Números Ordinais Matemática para Ensino Fundamental
 Atividades de Matemática para trabalhar com alunos do ensino fundamental.
Com essas atividades os será possível trabalhar os números ordinais de forma simples e divertida.
Com a primeira atividade, os alunos aprenderão com a cantiga "Terezinha de Jesus" os números ordinais até o 3°, e também até o 3° com uma questão de lógica matemática, a qual envolve pintura.
E com a outra eles usarão um desenho de crianças em fila, e dicas para nomeá-las corretamente segundo sua ordem.