"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

sábado, 15 de novembro de 2014

MATERNAL 2
LINGUAGEM ORAL
OBJETIVO
  1. Desenvolver na criança o conceito de eu em relação ao seu nome, idade e em relação aos pais (família) e colegas.
  2. Desenvolver coordenação motora grossa (livre).
  3. Despertar na criança o interesse por estímulos sonoros, para que ela consiga perceber, identificar e localizar sons forte e fraco.
  4. Desenvolver a capacidade da criança de identificar diferentes objetos e movimentar-se no espaço com facilidade.
  5. Incentivar e permitir a fala da criança em toda as atividades possíveis, corrigindo e ampliando seu vocabulário, utilizando também as músicas.
  6. Estimular o vocabulário através de contos e histórias pequenas que despertem a fantasia da criança.
  7. Incentivar a memorização de pequenas músicas e gestos.
  8. Identificar e reconhecer as vogais.
  9. Identificar o nome próprio e as letras do nome.
CONTEÚDO
  1. Eu (nome, idade, pais e colegas).
  2. Coordenação motora.
  3. Discriminação auditiva.
  4. Discriminação visual.
  5. Expressão oral (pronúncias, relatos de acontecimentos, músicas).
  6. Histórias e contos.
  7. Memorização.
  8. Vogais.
  9. Nome próprio e letras do nome próprio.
ESTRATÉGIA
  1. Através de músicas, jogos com bola pronunciando o nome e estimulação oral.
  2. Utilização de recortes, colagem, traçado de linhas em folha e no chão, incentivando jogos e brincadeiras.
  3. Utilização de instrumentos sonoros, músicas, batidas de palmas e pés e sons produzidos pela boca.
  4. Utilização de sucatas, jogos e materiais pedagógicos com exploração dos objetos do ambiente interno e externo.
  5. Utilização de leitura de histórias curtas, músicas e conversas diárias com a criança sobre sua rotina, dando atenção as perguntas e respondendo-as sempre de acordo com sua maturidade emocional.
  6. Histórias curtas com gestos, estimulando o interesse e fantasia da criança.
  7. Repetição de músicas, gestos e histórias curtas.
  8. Através de materiais pedagógicos, fichas, desenhos, cartazes, etc.
  9. Fichas, crachás, cartazes, materiais concretos e pedagógicos, jogos e brincadeiras, etc.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
MATEMÁTICA
OBJETIVO
  1. Iniciar a aprendizagem de conceitos de longe, perto, dentro, fora, em cima, em baixo, atrás, na frente, ao lado, dentro, fora, cheio, vazio, etc.
  2. Discriminar na criança o sentido de ontem hoje e amanhã.
  3. Estimular o uso do raciocínio da criança.
  4. Classificação e nomeação de objetos pelas cores primárias (azul, amarelo e vermelho), formas (círculo, triângulo e Quadrado), tamanho (grande e pequeno) e quantidade (1 a 9).
  5. Nomear e identificar iguais e diferentes.
CONTEÚDO
  1. Conceitos de lateralidade: todo, dentro/fora, grande/pequeno, cheio/vazio, grosso/fino, muito/pouco.
  2. Organização espacial: antes/durante e depois, hoje/ontem/amanhã.
  3. Jogos de raciocínio (quebra-cabeça e jogos de encaixe).
  4. Classificar e nomear objetos pela cor, forma (círculo, triângulo e quadrado), tamanho e quantidade.
  5. Nomear iguais e diferentes.
ESTRATÉGIA
  1. Através de jogos, músicas e atividades que incentivam o aprendizado da criança como movimento da esquerda para a direita, jogos de dentro para fora, etc. Incentivar e explorar o meio ambiente.
  2. Utilização do calendário e estimulação de perguntas e respostas que distingam o dia e a noite, o ontem, o hoje e amanhã.
  3. Através de jogos como quebra cabeça, encaixes, de formas e situações problemas que incentivem a criança a pensar, não respondendo tudo para criança, sem que ela tente responder sozinha.
  4. Através de objetos, sucatas e material dourado que tenham estas características, utilizando-os em jogos, como procurar cor e forma.
  5. Através de jogos, sucatas e objetos que permitam a identificação e classificação de iguais e diferentes.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
ESTUDOS SOCIAIS
OBJETIVO
  1. Estimular o conhecimento da história Brasileira, através das Datas Comemorativas.
  2. Desenvolver noção de hoje, ontem e amanhã, bem com o dia, a noite a relação com espaço/tempo.
  3. Identificar, nomear e reconhecer a família e sua importância.
  4. Estimulação do meio ambiente físico.
CONTEÚDO
  1. Datas Comemorativas: Carnaval, Outono, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, Folclore, Independência, Inverno, Dia dos Animais, Dia das Crianças, Dia dos Professores, Proclamação da República, Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros.
  2. Calendário (relação espaço tempo).
  3. Família.
  4. Escola (ambiente/colegas).
ESTRATÉGIA
  1. Contar histórias sobre o significado das Datas Comemorativas e a produção de lembrancinhas que traduzam a data em questão.
  2. Produção de Calendário e exercício do mesmo ao iniciar a aula (manhã e tarde), e aniversários das crianças.
  3. Nomeação, explicação e cartazes, através de estimulação de situação problema que envolva o conceito família.
  4. Jogos e brincadeiras que explorem o ambiente e colegas.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
CIÊNCIAS
OBJETIVO
  1. Desenvolver capacidade de auto-higiene corporal.
  2. Identificar, reconhecer, localizar e nomear partes do próprio corpo.
  3. Estimulação dos 5 sentidos.
  4. Estimular o cuidado com a natureza.
  5. Nomear e reconhecer diferentes animais.
  6. Discriminação entre liso e áspero.
  7. Apresentação de diferentes alimentos, diferenciando de doce e salgados.
CONTEÚDO
  1. Higiene Corporal (mãos, dentes, uso do banheiro).
  2. Esquema corporal.
  3. Órgãos dos sentido: olhos (discriminação visual), ouvidos (discriminação auditiva), tato, olfato e paladar.
  4. Horticultura e jardinagem.
  5. Animais.
  6. Texturas (liso e áspero).
  7. Alimentos.
ESTRATÉGIA
  1. Incentivar o lavar as mãos, escovar os dentes e ir ao banheiro sozinho, sempre que necessário, através de músicas e histórias que despertem o interesse das crianças.
  2. Utilizando quebra-cabeça, músicas, figuras, bonecas e nomeação que desenvolvam o reconhecimento do corpo humano.
  3. Exercícios, atividades e jogos que desenvolvam a visão, audição, tato e gustação.
  4. Plantação de mudas e flores.
  5. Através de figuras, desenhos, gestos musicais e histórias.
  6. Através de objetos que mostrem tais diferenças, estimulando jogos e atividades.
  7. Apresentação de alimentos.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
ARTES
OBJETIVO
  1. Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.
  2. Estimulação de confecção de brinquedos através da sucata.
  3. Estimular a coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha.
CONTEÚDO
  1. Artes: desenho livre e pintura.
  2. Sucata.
  3. Argila e massinha.
ESTRATÉGIA
  1. Utilização de lápis, pincéis, cola com muito incentivo, estimulando a criança através de elogios.
  2. Material de sucata e criatividade do professor.
  3. Apresentação de argila e massinha.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS
  1. Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
  2. Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
  3. Permitir que a criança seja independente.
  4. Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
  5. Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
  6. Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
  7. Mante-la ocupada.
  8. Levar a criança a participar das atividades de 


  9. Maternal I
    OBJETIVO
    1. Desenvolver os movimentos amplos: saltar, pular, andar...
    2. Desenvolver os movimentos finos que envolvam as mãos, adquirindo controle e expressão gráfica com a progressão de exercícios que irão auxiliar no futuro aprendizado da escrita e da leitura.
    3. Desenvolver estímulos sonoros e auditivos através de operações concretas.
    4. Ampliar vocabulário e linguagem como meio de comunicação, desenvolvendo a imaginação, criatividade, organização de idéias.
    5. Identificação do nome próprio.
    6. Identificação das letras do nome próprio.
    7. Identificação das vogais.
    CONTEÚDO
    1. Coordenação Motora Ampla.
    2. Coordenação Motora Fina.
    3. Discriminação Auditiva e Visual.
    4. Expressão Oral (histórias, contos, músicas, teatro, etc).
    5. Estudo do nome próprio.
    6. Estudo das letras do nome próprio.
    7. Apresentação das vogais.
    ESTRATÉGIA
    1. Através de jogos, brincadeiras e atividades lúdicas envolvendo operações concretas.
    2. Através de materiais pedagógicos, sucatas, brincadeiras, jogos e atividades visomanuais concretas (pinturas, desenhos, etc).
    3. Utilização de recursos audiovisuais como: músicas, histórias, parlendas vídeo, CD, figuras, rótulos, livros, portadores de textos, etc.
    4. Leituras, interpretações, cantos, conversas, brincadeiras, jogos, recursos audiovisuais, livros, materiais pedagógicos, etc.
    5. Apresentação de crachás, fichas, cartazes, desenhos, jogos e brincadeiras, etc.
    6. Fichas cartazes, desenhos, materiais pedagógicos, jogos e brincadeiras.
    7. Materiais pedagógicos, brincadeiras, atividades visomanuais concretas, etc.
    AVALIAÇÃO
    Avaliação será contínua, através da observação diária da criança, no desempenho de suas atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse assimilação e aprendizagem.O instrumento de avaliação será uma ficha de avaliação, que entregaremos aos pais durante as Reuniões.
    OBSERVAÇÕES:
    CARACTERÍSTICAS: Aproximadamente 2 a 3 anos.
    • Egocentrismo.
    • Descobertas: tato, movimentos, formas, pessoas, texturas, reprodução de sons, andar, comunicação, etc.
    • Coordenação Motora: abrir, fechar, empilhar, encaixar, puxar, empurrar, etc.
    • Fantasia, Invenção e Representação (imitação de situações conhecidas: escolinha, casinha).
    • Criatividade
    TIPOS DE BRINCADEIRAS:
    • Brincadeiras referentes à educação sensório-motora (sentir/executar).
    • Exploração, canto, perguntas e respostas, esconder.
    • Brincadeiras sem regras.
    • Brincadeiras com poucas regras simples.
    • Utilização das formas básicas de movimentos (andar, correr, saltar, rolar, etc).
    • Estimulação e motivação.
    • Atividades lúdicas.
    MATEMÁTICA
    OBJETIVO
    1. Introduzir o raciocínio lógico, através de suas estruturas.
    2. Desenvolver a lateralidade através de estímulos, motivações e atividades de coordenação.
    3. Desenvolver a capacidade de situar cronologicamente os fatos para organizar seu tempo e suas ações, orientando-se também no espaço.
    4. Desenvolver coordenação motora através de atividades lúdicas, concretas, pedagógicas e visomanuais.
    5. Reconhecer e discriminar estímulos visuais, interpretando-os e associando-os.
    6. Reproduzir seqüências e seriações, ex: ordenar objetos do mais alto para o mais baixo.
    7. Reconhecer e discriminar numerais. Desenvolver contagem de 1 até 10.
    CONTEÚDO
    1. Estruturas lógicas: discriminação – comparação – identificação – cor – forma – tamanho – conjuntos – quantidade.
    2. Conceito de lateralidade.
    3. Orientação Temporal Espacial: antes/depois, atrás/na frente/no meio/entre, aberto/fechado, na frente/de costas, em cima/embaixo, em pé/deitado/sentado, longe/perto, direita/esquerda.
    4. Coordenação Motora.
    5. discriminação audiovisual.
    6. Seqüência e seriação.
    7. Numeração:
      • Números de 1 à 5
      • Contagem de 1 à 10
    ESTRATÉGIA
    1. Utilização de materiais pedagógicos, sucatas, figuras, livros, jogos, brincadeiras, ...
    2. Brincadeiras lúdicas, materiais pedagógicos, atividades audiovisuais.
    3. Através do uso de materiais concretos, materiais pedagógicos, jogos e brincadeiras, registro de atividades.
    4. Jogos, brincadeiras, músicas, atividades lúdicas, materiais pedagógicos, registro de atividades.
    5. Recursos Audiovisuais: rádio, CD, TV, vídeo, músicas, histórias, cartazes, fichas.
    6. Cartazes, fichas, jogos, brincadeiras, materiais pedagógicos, atividades lúdicas e de registro.
    7. Materiais pedagógicos e concretos, jogos, brincadeiras, cartazes, fichas, desenhos, etc.
    AVALIAÇÃO
    Avaliação será contínua, através da observação diária da criança, no desempenho de suas atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse assimilação e aprendizagem.
    O instrumento de avaliação será uma ficha de avaliação, que entregaremos aos pais durante as Reuniões.
    OBSERVAÇÕES:
    Devemos desenvolver na criança a capacidade de pensar logicamente.Trabalhar problemas relacionados ao seu cotidiano para melhor entendimento do meio em que vive.
    A Matemática pode ser considerada uma linguagem simbólica que expressa relações espaciais e de quantidade. Sua função é pois, desenvolver o “pensamento”.
    A medida que brinca com formas, com quebra-cabeças e com caixas que cabem dentro de caixas, a criança adquire uma noção do conceito pré-simbólico de tamanho, número e forma. Ao enfiar contas em um barbante ou colar figuras, adquire a noção de seqüência e de ordem. E quando utiliza as palavras “não cabe” e “acabou”, vai adquirindo a noção de quantidade.
    “Esse trabalho deve se muito concreto, baseado no manuseio de materiais. Isso permito que as crianças se famialiarizem mais facilmente com os conceitos matemáticos.”
    ESTUDOS SOCIAISOBJETIVO
    1. Estimular o conhecimento da história Brasileira, através das Datas Comemorativas.
    2. Desenvolver noção de hoje, ontem e amanhã, bem com o dia, a noite a relação com espaço/tempo.
    3. Identificar, nomear e reconhecer a família e sua importância.
    4. Estimulação do meio ambiente físico.
    CONTEÚDO
    1. Datas Comemorativas: Carnaval, Outono, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, Folclore, Independência, Inverno, Dia dos Animais, Dia das Crianças, Dia dos Professores, Proclamação da República, Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros.
    2. Calendário (relação espaço tempo).
    3. Família.
    4. Escola (ambiente/colegas).
    ESTRATÉGIA
    1. Contar histórias sobre o significado das Datas Comemorativas e a produção de lembrancinhas que traduzam a data em questão.
    2. Produção de Calendário e exercício do mesmo ao iniciar a aula (manhã e tarde), e aniversários das crianças.
    3. Nomeação, explicação e cartazes, através de estimulação de situação problema que envolva o conceito família.
    4. Jogos e brincadeiras que explorem o ambiente e colegas.
    AVALIAÇÃO
    Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
    O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
    CIÊNCIAS
    OBJETIVO
    1. Desenvolver capacidade de auto-higiene corporal.
    2. Identificar, reconhecer, localizar e nomear partes do próprio corpo.
    3. Estimulação dos 5 sentidos.
    4. Estimular o cuidado com a natureza.
    5. Nomear e reconhecer diferentes animais.
    6. Discriminação entre liso e áspero.
    7. Apresentação de diferentes alimentos, diferenciando de doce e salgados.
    CONTEÚDO
    1. Higiene Corporal (mãos, dentes, uso do banheiro).
    2. Esquema corporal.
    3. Órgãos dos sentido: olhos (discriminação visual), ouvidos (discriminação auditiva), tato, olfato e paladar.
    4. Horticultura e jardinagem.
    5. Animais.
    6. Texturas (liso e áspero).
    7. Alimentos.
    ESTRATÉGIA
    1. Incentivar o lavar as mãos, escovar os dentes e ir ao banheiro sozinho, sempre que necessário, através de músicas e histórias que despertem o interesse das crianças.
    2. Utilizando quebra-cabeça, músicas, figuras, bonecas e nomeação que desenvolvam o reconhecimento do corpo humano.
    3. Exercícios, atividades e jogos que desenvolvam a visão, audição, tato e gustação.
    4. Plantação de mudas e flores.
    5. Através de figuras, desenhos, gestos musicais e histórias.
    6. Através de objetos que mostrem tais diferenças, estimulando jogos e atividades.
    7. Apresentação de alimentos.
    AVALIAÇÃO
    Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
    O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
    ARTES
    OBJETIVO
    1. Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.
    2. Estimulação de confecção de brinquedos através da sucata.
    3. Estimular a coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha.
    CONTEÚDO
    1. Artes: desenho livre e pintura.
    2. Sucata.
    3. Argila e massinha.
    ESTRATÉGIA
    1. Utilização de lápis, pincéis, cola com muito incentivo, estimulando a criança através de elogios.
    2. Material de sucata e criatividade do professor.
    3. Apresentação de argila e massinha.
    AVALIAÇÃO
    Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
    O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
    OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS
    1. Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
    2. Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
    3. Permitir que a criança seja independente.
    4. Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
    5. Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
    6. Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
    7. Mante-la ocupada.
    8. Levar a criança a participar das atividades de grupo.




    9. JARDIM I - PORTUGUÊS

      OBJETIVO
      1. Desenvolver percepção visual, auditiva, coordenação viso-motora.
      2. Desenvolver Orientação temporal (começo, meio e fim).
      3. Desenvolver Orientação espacial.
      CONTEÚDO
      • Coordenação viso-motora:
        1. Desenho livre.
        2. Labirinto.
        3. Pintura.
        4. Recorte e colagem.
        5. Traçado de linhas com movimentos livres e dirigidos.
      • Percepção visual:
        1. Cor.
        2. Forma.
        3. Tamanho
        4. Detalhes.
        5. Complementação de figuras.
        6. Letras (a, e, i, o, u).
      • Orientação temporal: começo, meio e fim, mais velho, mais novo, primeiro e último.
      • Orientação espacial: dentro/fora, em cima, entre, em baixo, na frente, atrás, mais alto, mais baixo, mais perto e mais longe.
      ESTRATÉGIA
      Folhas que promovam o interesse da criança. Pode-se também trabalhar as vogais com músicas.
      Trabalhar as noções do conteúdo no dia-a-dia da criança, explicando-a sempre que ocorrer dúvidas. Pode-se trabalhar também com jogos, brincadeira, histórias e músicas.
      AVALIAÇÃO
      Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
      O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
      MATEMÁTICA

      OBJETIVO
      Estimular o raciocínio lógico, estabelecendo relações entre os conceitos: todo, parte, igual, diferente, grande, pequeno, tamanho, cor, forma, etc.
      Desenvolver o conceito numérico através da expressão verbal e gráfica.
      Desenvolver a noção de diferente medidas em relação aos objetos e ao tempo.

      CONTEÚDO
      • Estruturas lógicas:
        1. Discriminação (semelhanças e diferenças).
        2. Comparação.
        3. Identificação.
        4. Conjuntos.
        5. Correspondência.
        6. Cores.
      • Tamanho e formas (círculo, triângulo, quadrado, retângulo).
      • Número de 1 a 9, quantidade (mais, menos, muito, pouco, cheio e vazio).
      • Medidas:
        1. Tamanho de objetos (pequeno, grande, maior, menor, grosso e fino).
        2. Distância entre os objetos (longe, perto).
        3. Velocidade (rápido, lento, devagar, depressa).
        4. Massa (leve, pesado).
        5. Temperatura (quente, frio).
        6. Som (alto, baixo).
        7. Tempo (muito tempo, pouco tempo, dia, noite, hoje, ontem e amanhã).
      ESTRATÉGIA
      • Através do uso de material concreto e/ou dourado que promovam a discriminação.
      • Através do uso de material concreto onde a criança consiga visualizar e conceituar a contagem dos objetos, e mais tarde a apresentação dos números em lousa, caderno, folhas de sulfite, cartazes e músicas.
      • Através de material concreto que permita a visualização de diferente medidas, utilizando também jogos e brincadeiras. Em relação ao tempo é interessante o uso de calendário mostrando o dia, mês, ano e tempo meteorológico, e o aniversário das crianças da sala.
      AVALIAÇÃO
      Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
      O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
      ESTUDOS SOCIAIS

      OBJETIVO
      1. Identificar, nomear e se reconhecer como membro de sua família, reconhecendo sua importância e valor que possui em casa.
      2. Desenvolver socialização.
      3. Identificar os meios de transportes que circulam em nosso país, relacionando-os com o trânsito.
      4. Identificar os meios de comunicação existentes em nosso país.
      5. Identificar diferentes profissões, bem como sua importância para economia familiar e do país.
      6. Estimular o reconhecimento da história Brasileira.
      CONTEÚDO
      • Eu/Família/Casa.
      • Escola
      • Meios de Transporte/Trânsito.
      • Meios de Comunicação.
      • Profissões.
      • Datas Comemorativas:
        1. Carnaval.
        2. Páscoa.
        3. Dia Nacional do Livro Infantil.
        4. Dia do Índio.
        5. Dia do Trabalho
        6. Dia das Mães.
        7. São João.
        8. Dia dos Pais.
        9. Dia do Soldado.
        10. Folclore.
        11. Independência.
        12. Dia da Árvore.
        13. Primavera.
        14. Semana do Trânsito.
        15. Dia das Crianças.
        16. Proclamação da República.
        17. Primavera.
        18. Dia da Árvore.
        19. Natal e outros.
      ESTRATÉGIA
      Através de figuras, desenhos, gestos, músicas, histórias e explicações sobre o significado de cada item, e produções de lembrancinhas que traduzam a data em questão.
      AVALIAÇÃO
      Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
      O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
      CIÊNCIAS

      OBJETIVO
      • Estimulação dos 5 sentidos, desenvolvendo a capacidade de auto-higiene e a identificação e nomeação das partes do corpo.
      • Incentivar a importância ecológica, através da jardinagem e horticultura.
      • Apresentar a diferença entre campo/cidade e praia, estabelecendo a noção de tempo. 
      • Identificar a importância da água para os seres vivos mostrando a diferenciação entre seres vivos e não vivos.
      • Nomear e reconhecer diferentes animais.
      • CONTEÚDO
      • O corpo humano (os sentidos, hábitos de higiene, e partes do corpo).
      • A natureza (dia/noite/tempo, água, campo, cidade, praia, seres vivos e não vivos, plantas e animais).
      ESTRATÉGIA
      • Exercícios e atividades que desenvolvam a visão, audição, tato, olfato e gustação. Incentivar também o lavar as mãos, escovar os dentes sempre que necessário, através de músicas e histórias, que despertem o interesse da criança.
      • Plantar mudas e flores explorando o meio ambiente, livros e revistas que auxiliam a explicação sobre a natureza para o professor. 
      AVALIAÇÃO
      Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
      O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
      ARTES

      OBJETIVO
      • Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.
      • Estimulação de confecção de brinquedos através da sucata.
      • Estimular a coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha.
      CONTEÚDO
      • Artes: desenho livre e pintura.
      • Sucata.
      • Argila e massinha.
      ESTRATÉGIA
      • Utilização de lápis, pincéis, cola com muito incentivo, estimulando a criança através de elogios.
      • Material de sucata e criatividade do professor.
      • Apresentação de argila e massinha.
      AVALIAÇÃO
      Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
      O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
      OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS



      • Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
      • Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
      • Permitir que a criança seja independente.
      • Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
      • Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
      • Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
      • Mante-la ocupada.
      • Levar a criança a participar das atividades de grupo
  10. JARDIM II

    PORTUGUÊS/PRONTIDÃO/LINGUAGEM

    OBJETIVO
    1. Ampliar a coordenação viso-motora, na busca do desenvolvimento integral da criança.
    2. Desenvolver vocabulário, linguagem e a comunicação entre os alunos.
    3. Reconhecer, ler e escrever vogais encontros vocálicos e o alfabeto.
    4. Desenvolver interesse e atenção por músicas, leitura, histórias e escrita.
    5. Preparar o aluno para que fique apto ao processo de alfabetização no Pré – 3º Estágio.
    6. Iniciação as famílias silábicas.
    CONTEÚDO
    • Período Preparatório: traçar linhas (retas, curvas, sinuosas e mistas), desenho livre, labirinto, pintura, recorte, colagem, pontilhado, atividade gráficas e no caderno pedagógico, etc.
    • Estudo das vogais: reconhecer, ler, traçar e escrever as vogais.
    • Encontros Vocálicos: identificar, ler e escrever, palavras formadas apenas por encontros vocálicos.
    • Estudo do Alfabeto: identificar visual e auditivamente as letras do alfabeto, cobrir e copiar as letras maiúsculas e minúsculas (de imprensa e cursiva).
    • Famílias Silábicas: proporcionar aos alunos atividades referentes as famílias silábicas, de forma natural e espontânea, pois terão continuidade no Pré – 3º Estágio.
    ESTRATÉGIA
    • Utilizar: caderno, atividades gráficas, desenho, pintura colagem, recorte e o material escolar.
    • Confeccionar cartazes, murais, parlendas, poesias e etc.
    • Histórias, músicas, vídeo e livros.
    • Atividades com sucatas (ex: embalagens).
    • Jogos, brincadeiras e material pedagógico.
    AVALIAÇÃO
    Avaliação contínua e diária através da participação, interesse e execução das atividades feita pelos alunos.
    Correção das lições e atividades.
    Verificação da aprendizagem: leitura, identificação e assimilação das atividades, exercícios gráficos.
    MATEMÁTICA – JARDIM II

    OBJETIVO
    1. Desenvolver e ampliar os conceitos matemáticos para que os alunos possam executar as atividades propostas com interesse, atenção e principalmente que ocorra assimilação e aprendizagem.
    2. Identificar números, cores, formas geométricas, medidas, etc.
    3. Desenvolver raciocínio lógico-matemático.
    4. Desenvolver o processo de adição.
    CONTEÚDO
    • Estruturas Lógicas: discriminação: semelhanças e diferenças; conjuntos; identificação/comparação.
    • Numerais: revisão dos números (0 até 9), idéia de unidade, número 0 (zero), unidade e dezena, idéia de ordinal, números de 0 até 20, quantidades: igual/diferente, mais/menos, cheio/vazio.
    • Operação com Números: adição: total até 9.
    • Espaço e forma: traçado de linhas: curvas (aberto/fechado), posicionamento: frente/ atrás, em cima/embaixo, dentro/fora, longe/perto, primeiro/último, direita/esquerda; identificação de figuras geométricas (círculo, triângulo, retângulo, quadrado).
    • Medidas: tamanho: maior/menos, grande/pequeno; espessura: grosso/fino, largo/estreito.
    • Fração: inteiro/metade.
    ESTRATÉGIA
    1. Utilizar: figuras, desenhos, cartazes, lousa, material escolar, caderno quadriculado, atividades gráficas.
    2. Confeccionar: cartazes, murais, fichas, números.
    3. Recorte, colagem e pintura.
    4. Atividade com sucatas.
    5. Músicas e histórias.
    6. Jogos, brincadeiras e material pedagógico.
    AVALIAÇÃO
    Avaliação através das atividades realizadas pelos alunos e correções das lições, sempre verificando a participação, interesse e aprendizagem.
    Avaliação contínua e diária desenvolvendo raciocínio lógico-matemático.
    ARTES PLÁSTICAS

    OBJETIVO
    • Desenvolver a potencialidade criadora de cada aluno, respeitando suas naturais limitações.
    • Desenvolver habilidades e formas próprias desenhando, pintando, construindo e modelando.
    • Desenvolver o domínio de técnicas, instrumentos e procedimentos expressivos.
    • Desenvolver a habilidade de discriminar cor, forma, dimensão, espaço, harmonia.
    CONTEÚDO
    • Desenho.
    • Pintura.
    • Impressão.
    • Recorte.
    • Alinhavo.
    • Tapeçaria.
    • Colagem.
    • Modelagem.
    • Dobradura.
    • Montagem.
    • Construção.
    ESTRATÉGIA
    1. Atividades gráficas como desenhos, para pintura, recorte e colagem.
    2. Tinta, pincel, cola, tesoura, papel de diferentes tipos, formas e cores.
    3. Revista, jornal e sucata.
    4. Barbante, lã, linhas, madeira, argila, algodão, gesso, garrafa, etc.
    AVALIAÇÃO
    Avaliação será continua e diária através dos trabalhos e atividades realizados pelos alunos, com a finalidade de desenvolver: criatividade, interesse, espontaneidades, auto-estima, capricho, atenção, curiosidade, raciocínio, cooperação, companheirismo e a motivação.
    CIÊNCIAS

    OBJETIVO
    1. Identificar as diversas partes do corpo e suas funções.
    2. Formar bons hábitos de higiene e saúde.
    3. Identificar o valor nutritivo e a procedências dos alimentos.
    4. Identificar e observar o processo de germinação e crescimento das plantas.
    5. Identificar, distinguir e caracterizar os animais.
    6. Desenvolver habilidades como: observação, analise, descrição, classificação e medida.
    7. Explorar o ambiente em que vive.
    CONTEÚDO
    • As Partes do Corpo/Higiene e Saúde/Órgãos do sentido.
    • Alimento/Culinária.
    • Plantas/Horticultura.
    • Animais.
    • ESTRATÉGIA
    • Explorar o meio em que estamos.
    • Confecção de cartazes, desenhos, figuras, fotos, atividades gráficas.
    • Pinturas colagens, recortes.
    • Horta.
    • Passeios, excursões.
    • Atividades com os próprios alunos (jogos e brincadeiras).
    • Músicas, histórias, diálogos, conversa dirigida, atividade com sucatas.
    • Alimentos (frutas, verduras, legumes).

    AVALIAÇÃO
    Avaliação contínua e diária através das atividades e exercícios realizados e executados pelos alunos, com a finalidade de desenvolver: interesse, atenção, cooperação, espontaneidade, aprendizagem, capacidades de observação, análises e etc.
    INTEGRAÇÃO SOCIAL

    OBJETIVO
    1. Adaptar a criança à escola e à vida social.
    2. Promover condições de um convívio agradável.
    3. Desenvolver atitudes de polidez, respeito e cooperação.
    4. Adquirir habilidades sociais.
    5. Compreender a necessidade da cooperação de todos os membros da família e da escola, entre si.
    6. Desenvolver: atividades e conhecimentos sociais, habilidades de disciplina, independência e habilidades quanto ao trabalho.
    CONTEÚDO
    • Eu/Família.
    • Casa/Comunidade.
    • Escola.
    • Meios de Transporte/Meios de Comunicação.
    • Datas Comemorativas:
    • (Alguns exemplos) Carnaval, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, 07 de Setembro, Dia das Crianças, Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros.
    ESTRATÉGIA
    1. Desenhos, cartazes, músicas, jogos, brincadeiras, atividades com sucata, folhas (atividades gráficas), pintura, recortes e colagens.
    2. Festas, bailes, exposição, excursão ou passeios.
    AVALIAÇÃO
    Avaliação contínua através das atividades e exercícios realizados e propostos aos alunos, no qual se verifica o: interesse, assimilação, compreensão, aprendizagem, comportamento, espontaneidade, capacidade, cooperação, participação e a execução das atividade.
    INGLÊS

    OBJETIVO
    1. Desenvolver algumas noções sobre a língua estrangeira (inglês).
    2. Executar as atividades propostas com atenção, compreensão e aprendizagem.
    3. Desenvolver a linguagem de palavras, pequenas frases e músicas.
    CONTEÚDO
    • Cores.
    • Números.
    • Nomes de animais, alimentos, familiares, objetos, brinquedos, etc.
    • Músicas.
    ESTRATÉGIA
    • Vídeo.
    • Cartazes.
    • Desenhos.
    • Atividades gráficas.
    • Pintura, colagem e recorte.
    AVALIAÇÃO
    Avaliação será feita através dos exercícios e atividades realizadas pelos alunos verificando a aprendizagem, assimilação e compreensão.
    Pronúncia e o interesse. 
    OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS

    1. Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
    2. Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
      Permitir que a criança seja independente.
    3. Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
    4. Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
    5. Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
    6. Mante-la ocupada.
    7. Levar a criança a participar das atividades de grupo.

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Atividades - Brincando com as mãos

Ontem fiz uma postagem sobre desenhos nas mãos, linda arte, hoje trago para vocês lindos modelos de pintura em folha com as mãos para trabalhar com as crianças em sala de aula.
As imagens não são minhas, peguei na net. Por isso deixo os credito pro autor.











Proibida e cópia total e parcial das atividades e conteúdos do blog 
"Meus Trabalhos Pedagógicos".

Dobraduras


Sugestões de atividades com dobradurasAs dobraduras mais acessíveis às crianças da pré-escola são aquelas que exigem no máximo quatro ou cinco movimentos de dobrar. Os primeiros movimentos devem ser o de dobrar um papel ao meio, abri-lo e depois novamente dobrar ao meio. Dobrar na diagonal também é importante.

Todo o caminho da dobradura deverá ser feito por etapas. O professor realiza a ação de dobrar e os alunos imitam. Cada peça dobrada merece uma conversa. Assim: “Vamos dobrar o papel bem no meio e colocá-lo em pé sobre a mesa. O que temos? Uma cabana.” A conversa prossegue: “E se dobrarmos novamente? O que vamos conseguir? Uma cabaninha.” As cabanas poderão ser decoradas com lápis de cor, pintadas com tinta, decoradas com colagem de pauzinhos, serragem, aparas de lápis, etc.

Para iniciar qualquer dobradura é interessante que o professor entregue as crianças um papel quadrado, do tamanho ideal para confeccionar as peças.





19 de julho de 2010

A importância de colorir

Colorir:
qual sua importância?


Colorir desenhos é uma atividade tão natural para as crianças como dormir e chorar. Muito mais do que formas aleatórias, colorações monocromáticas ou rabiscos quase ilegíveis, o ato de colorir é extremamente importante nos artistas de palmo e meio, incentivando o desenvolvimento de várias e essenciais capacidades.

Expressão pessoal
Desenhar e colorir são formas de expressão pessoal por excelência das crianças, que nem sempre conseguem exprimir-se adequadamente através da fala ou da escrita. Vários estudos já comprovaram que é bastante fácil perceber o que alguém está sentindo através das imagens que desenha ou das cores que utiliza para colorir. Por exemplo, uma criança que desenha facas, pistolas, caveiras ou outros objetos perturbantes pode estar pedindo ajuda. Por outro lado, uma criança que desenha o sol, passarinhos, corações ou outros objetos alegres, pode estar expressando o seu contentamento. É um exercício excelente para desenvolver personalidades e deixar a criatividade fluir!

Identificação das cores
A maioria das crianças tem a sua primeira (e muitas vezes única!) exposição à roda das cores e ao conceito de arte, graças às brincadeiras infantis com lápis de cor, de cera e marcadores. Aprender a distinguir as diferentes cores bem cedo é meio caminho andado para perceber as suas várias e corretas aplicações, bem como possíveis misturas entre cores primárias e secundárias, mais tarde.

Uma forma de terapia
O simples ato de colorir pode ser terapêutico para muitas crianças e é uma atividade utilizada em muitos hospitais, centros de aprendizagem e instituições para possibilitar o “descarregar” de emoções, sentimentos e frustrações. Uma criança zangada pode perfeitamente pintar o seu desenho de uma árvore toda preta, a tal ponto que a própria figura deixe de ser visível. De outra perspectiva, uma criança organizada, que gosta das coisas à sua maneira, pode colorir o seu desenho meticulosamente, sem ultrapassar qualquer linha do mesmo. Independentemente da forma como vai colorir ou desenhar, esta é uma excelente forma de acalmar as crianças.

Aprender a segurar e a controlar
Um lápis de cera é, para muitas crianças, o primeiro objeto que aprendem a segurar, para o poderem controlar. Dominar um lápis de cera é a rampa de lançamento para conseguirem dominar as restantes ferramentas de colorir – lápis de cor, marcadores, pincéis – e, mais tarde, os de escrita – caneta e lápis. Quanto melhor desenvolvidas estiverem as suas capacidades de segurar e de controlar um lápis de cera, mais facilitada será a sua aprendizagem mais tarde, quando começarem a escrever.

Coordenar para pintar
O desenvolvimento da coordenação olho-mão é outra grande lição que as crianças retiram das suas sessões de colorir. Desde segurar firmemente o lápis de cera, a reconhecer as cores que devem ser utilizadas, até ao ato de afiar os lápis, a verdade é que colorir desenhos implica uma enorme coordenação entre os olhos e as mãos. Quanto mais praticarem, mais desenvolverão esta aptidão tão básica para a vida.

Aperfeiçoamento das capacidades motoras
Colorir é divertido, não é? Pois é! Mas também é muito mais do que isso – enquanto as crianças se entretêm a colorir, interagindo com marcadores, tintas, lápis de cor, de cera e papel, estão trabalhando e a fortalecendo os músculos das mãos. Colorir exige uma coordenação básica e um esforço conjunto entre os músculos dos braços e os das mãos que, uma vez desenvolvidos, permitirão às crianças executar atividades mais exigentes, mas com dificuldade mínima.

Concentração máxima

As crianças que se dedicam a 100% à coloração dos seus desenhos fazem-no na perfeição: não há espaço que fique por preencher, nem linha que tenha sido cruzada! E isto porquê? O simples ato de colorir tem a capacidade de prender a atenção de uma criança, estimulando a sua concentração máxima, mesmo face a um ambiente barulhento como uma sala de aula ou a cozinha antes da hora de jantar. Com o passar do tempo, os seus níveis de concentração vão continuar melhorando.

Estabelecer limites
Uma criança mais nova não saberá respeitar as linhas do seu desenho tão bem como uma criança mais velha que já faz um esforço enorme para colorir dentro das mesmas… mas depressa chega lá! E ainda bem! Reconhecer e respeitar estes limites (mesmo que sejam os de um desenho!) é uma excelente experiência e método de aprendizagem para aquilo que se segue: escrever letras e números nas linhas de um caderno!

Missão cumprida!

A satisfação e o sorriso no rosto de qualquer criança que consegue colorir um desenho inteiro dentro das linhas, é uma vitória muito importante para os artistas de palmo e meio! O sentido de cumprimento, de que tudo é possível, é fundamental para as crianças porque dá-lhes motivos para se sentirem orgulhosos, capazes, confiantes e, claro, para ser congratulado pela sua comunidade mais imediata. Para além disso, é um sentimento de “missão cumprida” que dificilmente esquecerão.


Joguinhos para Leitura


Leitura na caixinha de fósforo...




É uma atividade muito prazerosa e as crianças adoram!!!
A criança lê a palavra que está fora da caixinha e depois confere abrindo-a.
Façam também...


Correio de Palavras

Correio de Palavras
Este é outro jogo que aplico em sala e que as crianças AMAM!!!
Como funciona???
Coleção de envelopes iguais com uma palavra escrita, por fora, e uma coleção de gravuras correspondentes. A brincadeira de envelopar as gravuras de acordo de acordo com o que está escrito por fora pode ser feita por duas ou mais crianças, sentadas à volta de uma mesa. Ganha a que conseguir envelopar um número maior de envelopes. Pode haver palavras repetidas. A verificação, ao final por consulta ao vocabulário de apoio, deve ser estimulada pelo alfabetizador.
Modelo:
Façam vocês também! Tenho certeza de que deixará a aula muito mais prazerosa!!!
Boa aula!

Encaixe de Palavras

Encaixe de Palavras

Aqui está outra atividade da Alfabetização Natural que as crianças AMAM!!!
É um jogo confeccionado em sala com os alunos. São construidas coleções de conjuntos de cartões, que se casem, dois a dois, formando pares, nome escrito e ilustração, separados todos por um recorte específico, que deverá ser igual em todos os pares. No verso da parte desenhada deverá estar escrito, em letra do tamanho menor, o nome da figura para que o aluno recorra a leitura comaparativa deste, como apoio para poder acertar o jogo.

Com isto, desenvolve-se no aluno o hábito de consulta e verificação, bem como a autonomia e a auto-estima.
Pode - se fazer também com a foto de cada aluno para se trabalhar os nomes de cada um!
É um jogo muito divertido e as crianças adoram! Pode-se também, após finalizada a atividade, trabalhar a escrita das palavras e cada grupo fazem a leitura das mesmas para a turma!
Apresento aqui alguns modelos de palavras que uso na minha sala de aula:
Agora, é só confeccionar e aplicar em sala! Tenho certeza de que, assim como eu, vocês poderão ampliar a leitura em suas turmas!!!
Boa aula!!!


Preguicinha Oral

Preguicinha Oral

Uma das atividades que mais gosto na Alafabetização Natural é a Preguinha.
O seu processo é a leitura lenta, enunciando-se o som de cada letra à medida que vai sendo descoberto, procurando-se emendar cada som emitido ao seguinte, como na palavra original. Não deixando que fiquem isolados. Após o término, releitura em velocidade normal.
O objetivo dessa atividade e fazer o aluno compreender o processo analítico que está realizando. A preguicinha é uma análise estrutural. O todo significado da palavra permanece inteiro, não é destruído, seu significado não é despedaçado em partes menores, sem conteúdo ideativo. O aluno aprende a descobrir o valor sonoro de cada letra ou conjunto de letras, dentro do todo audiovisual da palavra inteira, sem isolá-las. Isto é a Preguinha!
Esta é uma atividade que faço diariamente, fora da sala de aula. Algumas vezes em grupo e outras de forma individual.,sempre que vamos iniciar o estudo de uma letra ou em qualquer outra atividade que desperte a curiosidade de cada aluno a descobrir novas palavras e ampliar o seu vocabulário.
As crianças ADORAM!!!
Disponibilizo aqui algumas das inúmeras palavras que temos na sala de aula para realizar a atividade. Como mencionei acima, ela pode ser realizada com a turma toda, individualmente ou em grupos, como um jogo entre os alunos.


Os cartões são feitos de cartolina. O envelope de papel colorset. O envelope não posui segredo! É só cortar o papel, dobrá-lo e colá-lo. Não se esquecer de deixar as duas lateraias abertas para se puxar a palavra e guardá-la depois!


Apresento aqui a Preguicinha passo a passo: