"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

DELO DE PROPOSTA PEDAGÓGICA



 
 
PROPOSTA PEDAGÓGICA
Esta Proposta Pedagógica tem como objetivo principal nortear o processo educativo que influencia decisivamente o processo de ensino-aprendizagem da criança pequena enquanto SER único através da integração de seus aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivos e sociais. Sendo a educação um fenômeno social, esta se subordina à estrutura e a dinâmica das relações entre classes sociais, sejam elas na escola ou na sociedade ao qual o indivíduo faz parte. Assim, levando-se em conta a realidade educacional em que estamos inseridos a ESCOLA MUNICIPAL CLEMÊNCIA ALVES DIAS elaborou sua primeira Proposta Pedagógica em sintonia com a LDB de 1996 que afirma: o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. (LDB/96, capítulo II, artigo 29) juntamente com o Referencial Curricular Nacional Para a Educação Infantil (RECNEI), e o Estatuto da Criança e do Adolescente.
A metodologia de ensino da ESCOLA MUNICIPAL CLEMENCIA ALVES DIAStem como objetivo levar a criança a explorar e descobrir todas as possibilidades do seu corpo, das relações sociais e interpessoais e do espaço, e através disso, desenvolver a sua capacidade de observar, descobrir e pensar. As atividades são programadas buscando inserir o conteúdo a ser trabalhado dentro do objetivo a ser alcançado pela escola.
A ESCOLA MUNICIPAL CLEMENCIA LAVES DIAS adota a metodologia pedagógica sócio construtivista para o trabalho com os alunos de Educação Infantil.
Nosso processo busca a integração da criança através do desenvolvimento dos aspectos biológicos, psicológicos intelectuais e socioculturais, preparando-as para a continuidade do processo educacional, em termos de Ensino Fundamental.
Considerando a Lei de Diretrizes e Bases - 9394/96 - e o Estatuto da Criança e do Adolescente, a escola se propõe a um trabalho baseado nas diferenças individuais e na consideração das peculiaridades das crianças na faixa etária atendida pela Educação Infantil.
Embora as crianças desenvolvam suas capacidades de maneira heterogênea, a educação tem por função criar condições para o desenvolvimento integral de todas as crianças, considerando, também, as possibilidades de aprendizagem que apresentam nas diferentes faixas etárias através de uma atuação que propicia o desenvolvimento de capacidades envolvendo aquelas de ordem física, afetiva, cognitiva, ética, estética, de relação interpessoal e inserção social.
A definição dos objetivos em termos de capacidades - e não de comportamentos - visa ampliar a possibilidade de concretização das intenções educativas, uma vez que as capacidades se expressam por meio de diversos comportamentos as aprendizagens que convergem para ela podem ser de naturezas diversas. Ao estabelecer objetivos nesses termos, o professor amplia suas possibilidades de atendimento à diversidade apresentada pelas crianças, podendo considerar diferentes habilidades, interesses e maneiras de aprender no desenvolvimento de cada capacidade.
Respeito à diversidade dos alunos é parte integrante da nossa proposta. Para que seja incorporada pelas crianças, a atitude de aceitação do outro em suas diferenças e particularidades precisa estar presente nos atos e atitudes dos adultos com os quais convivem na instituição. Começando pelas diferenças de temperamento, de habilidades e de conhecimentos, até as diferenças de gênero, de etnia e de credo religioso, o respeito a essa diversidade deve permear as relações cotidianas.
É tarefa primordial da escola a difusão de conteúdos. Não conteúdos abstratos, mas vivos e concretos, portanto, indissociáveis da realidade social.Um ensino que segue a linha: diálogo - ação - compreensão - participação baseada em relações diretas da experiência do aluno, o que se presta aos interesses sociais, já que a própria unidade escolar pode contribuir para eliminar a seletividade social e torná-la democrática.
Entendida nesse sentido, a educação é uma das mediações pela qual o aluno, pela intervenção do professor e por sua própria participação ativa, passa de uma experiência inicialmente confusa e fragmentada, a uma visão organizada e bem articulada.
Em síntese, a atuação da escola consiste na preparação do aluno para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo-lhe um instrumental por meio da aquisição de conteúdo e da socialização, para uma participação organizada e ativa da democratização da sociedade.
Se o objetivo da escola é privilegiar a aquisição do saber, e de um saber vinculado à realidade social, é preciso que os métodos favoreçam a correspondência dos conteúdos com os interesses dos alunos e que estes possam reconhecer nos conteúdos, o auxílio ao seu esforço de compreensão da realidade.
Nossa proposta metodológica tem como finalidade o desenvolvimento do educando como um todo, através do desabrochar de vários aspectos da criança, inspirada nas teorias de diversos pensadores do construtivismo, adaptadas e transformadas ao ensino tradicional, através de planejamentos adequados a cada faixa etária, com conteúdo forte e constante, propiciando assim a estabilidade de ensino e lógica seqüencial do mesmo na vida escolar do aluno.
A ESCOLA MUNICIPAL CLEMÊNCIA ALVES DIAS busca a integralização da criança através do desenvolvimento dos aspectos biológicos, psicológicos e sócio-culturais, de onde são originadas todas as atividades dos currículos de cada curso, desenvolvidos mês a mês, semana a semana, através de planejamentos.
BERÇARIO II E MATERNAL 1
A idade contemplada nesta fase vai de 1 ano e 5 mesesa 3 anos e 3 meses.
Nessa fase, visamos explorar atividades que desenvolvam a criança fisicamente, socialmente e psicologicamente, estimulamos a linguagem oral através de histórias, dramatização e brincadeiras, respeitando, sempre, as diferenças individuais de cada um.
MATERNAL II
A idade contemplada nesta fase vai de2anos e 11 mesesa 3 anos e 9meses.
Nessa fase, visamos o desenvolvimento da criança nos principais conceitos básicos do esquema corporal, da orientação espacial, da organização temporal, do ritmo, da coordenação viso-motora, além de, buscar o desenvolvimento da linguagem como forma de comunicação.
1 PERÍODO
A idade contemplada nesta fase vai de 3anos e 11 meses a 4 anos e 9meses.
Nessa fase, visamos o desenvolvimento integral da criança através de uma evolução harmoniosa nos aspectos biológicos, físico-motor, cognitivo e afetivo-emocional, dando realce à coordenação motora e ao preparo para a escrita ( período preparatório ).
Buscamos o desenvolvimento da linguagem como forma de comunicação e ampliação do pensamento. Temos a preocupação com a pronúncia correta dos fonemas (prontidão para a alfabetização).
Procuramos desenvolver conceitos básicos de cidadania, respeito mútuo, cooperação e colaboração com os colegas e todos os funcionários da escola, bem como a importância e o cuidado com a natureza. Através de conceitos básicos e material concreto buscamos o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático.
2 PERÍODO
A idade para este curso vai de 4anos e 11 meses  a 5 anos e 9 meses.
Nessa fase, visamos o desenvolvimento integral da criança nos aspectos biológicos, psicológicos, cognitivos. Enfatizamos a coordenação motora da escrita, a pré-alfabetização da criança através da introdução da construção da linguagem escrita.
Visamos também o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático e o domínio das quantidades numéricas, bem como todos os aspectos sociais e culturais pertinentes a esta faixa etária.
 
 
 
  DE ACORDO COM O REFERENCIAL CURRICULAR, apresento planejamento de minha escola para as turmas de 2º período, lembrando que este planejamento é específico da minha escola e segue as diretrizes da proposta curricular do município onde trabalho, é importante que ele apenas sirva como orientação para que você possa montar seu próprio planejamento dentro de sua realidade.
 
O planejamento esta abaixo, porém como a visualização no blog não é boa vocês podem baixá-lo em formato word aqui:
 
BAIXAR
 

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
MATEMÁTICA
ARTES
MÚSICA
MOVIMENTO
NATUREZA E SOCIEDADE
IDENTIDADE E AUTONOMIA















1º BIMESTRE
Treino da linguagem oral.

Contação de histórias.

Alfabeto projeto bichionário.

Escritas de palavras.

Leitura de livros e outros portadores de texto.










Conceitos matemáticos – de acordo com a turma.

Cores.

Contagem oral 0 a 10.

Problemas simples, cálculo mental.

Números, numerais e quantidades 0 a 10.

Formas geométricas
Quadrado , círculo e triângulo.
Apreciação artística.

Desenho, pintura, colagem, modelagem e ilustração.

Arte brasileira e arte local.

Valorização das produções.

Arte com sucata.

Elementos da linguagem artística.

Jogos e brincadeiras com danças.

Música memorização.

Fontes sonoras objetos e instrumentos.

Atividade de coordenação motora fina.

Atividades de coordenação grossa.

Corpo e movimento
Sensações.

Sinais vitais - sentir o corpo.

Força.

Higiene Bucal e corporal.

Corpo e suas partes.

Localização e conhecimento do espaço. – Minha Escola.

Tradições culturais de acordo com as datas.

Organização e cuidado com o espaço físico e materiais.

Reciclagem.

Meio ambiente




Quem sou eu.

Minha família.

Autonomia na escolha de livros.

Autonomia nas A.V.D’s.

Valores.

Socialização.

Conservação dos espaços coletivos.

Cuidados com o corpo valorização da limpeza e aparência pessoal.

Normas de convivência.
Regras.

Iniciativa na resolução de problemas.

Importância do diálogo.

Rotina.

Respeito por si e pelos outros.

Respeito às diferenças.


LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
MATEMÁTICA
ARTES
MÚSICA
MOVIMENTO
NATUREZA E SOCIEDADE
IDENTIDADE E AUTONOMIA
















2º BIMESTRE

Conto e reconto.

Identificação do nome.

Trabalho com a 1ª letra do nome.

Alfabeto projeto bichionário.





Conceitos matemáticos – de acordo com a turma.

Cores.

Contagem oral 0 a 10.

Classificação de objetos.

Problemas simples, cálculo mental.


Números, numerais e quantidades.

Formas geométricas
Quadrado , círculo, triângulo e retângulo.

Apreciação artística.

Desenho, pintura, colagem, modelagem e ilustração.

Arte brasileira e arte local.

Valorização das produções.

Arte com sucata.

Elementos da linguagem artística.


Jogos e brincadeiras com danças.

Música memorização.

Fontes sonoras objetos e instrumentos.


Atividade de coordenação motora fina.

Atividades de coordenação grossa.

Corpo e movimento
Sensações.

Sinais vitais - sentir o corpo.

Velocidade

Ampliação da capacidade motora.

Higiene Bucal e corporal.

Corpo e suas partes.

Localização e conhecimento do espaço– Minha rua.

Prevenção de acidentes.

Tradições culturais de acordo com as datas.

Organização e cuidado com o espaço físico e materiais.

Reciclagem.

Meio ambiente.


Minha família.

Autonomia na escolha de livros.

Autonomia nas A.V.D’s.

Valores.

Socialização.

Conservação dos espaços coletivos.

Cuidados com o corpo valorização da limpeza e aparência pessoal.

Normas de convivência.
Regras.

Iniciativa na resolução de problemas.

Importância do diálogo.

Rotina.

Respeito por si e pelos outros.

Respeito às diferenças.



LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
MATEMÁTICA
ARTES
MÚSICA
MOVIMENTO
NATUREZA E SOCIEDADE
IDENTIDADE E AUTONOMIA

















3º BIMESTRE

Conto e reconto.

Identificação do nome.

Trabalho com a 1ª letra do nome.

Escrita do nome.

Manuseio de diferentes portadores de texto.

Escrita de frases simples.

Alfabeto projeto bichionário.

Pedacinhos das palavras.






Conceitos matemáticos – de acordo com a turma.

Cores.

Contagem oral de acordo com a turma.

Seriação de objetos.

Problemas simples, cálculo mental.


Números, numerais e quantidades.

Formas geométricas
reforçar.

Apreciação artística.

Desenho, pintura, colagem, modelagem e ilustração.

Arte brasileira e arte local.

Valorização das produções.

Arte com sucata.

Elementos da linguagem artística.


Exploração musical, intensidade e duração dos sons.

Jogos e brincadeiras com danças.

Música memorização.

Elementos musicais: estrofe, verso, refrão.

Canto.


Atividade de coordenação motora fina.

Atividades de coordenação grossa.

Corpo e movimento
Sensações.

Sinais vitais - sentir o corpo.

Resistência.

Reforço da capacidade motora.

Meio ambiente, Lixo-doenças.

Meio ambiente conservação.

Localização e conhecimento do espaço – Minha rua.

Prevenção de acidentes.

Tradições culturais de acordo com as datas.

Organização e cuidado com o espaço físico e materiais.

Reciclagem.

Higiene Bucal e corporal.



Autonomia na escolha de livros.

Autonomia nas A.V.D’s.

Valores.

Socialização.

Conservação dos espaços coletivos.

Cuidados com o corpo valorização da limpeza e aparência pessoal.

Normas de convivência.
Regras.

Iniciativa na resolução de problemas.

Importância do diálogo.

Rotina.

Respeito por si e pelos outros.

Respeito às diferenças.






LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
MATEMÁTICA
ARTES
MÚSICA
MOVIMENTO
NATUREZA E SOCIEDADE
IDENTIDADE E AUTONOMIA
















4º BIMESTRE


Conto e reconto.

Identificação do nome.

Trabalho com a 1ª letra do nome.

Escrita do nome.

Manuseio de diferentes portadores de texto.

Escrita de frases simples.

Alfabeto projeto bichionário.

Pedacinhos das palavras.





Conceitos matemáticos – de acordo com a turma.

Cores.

Contagem oral de acordo com a turma.

Problemas simples, cálculo mental.


Números, numerais e quantidades.

Formas geométricas
reforçar.

Apreciação artística.

Desenho, pintura, colagem, modelagem e ilustração.

Arte brasileira e arte local.

Valorização das produções.

Arte com sucata.

Elementos da linguagem artística.


Jogos e brincadeiras com danças.

Música memorização.

Elementos musicais: estrofe, verso, refrão.

Canto.


Atividade de coordenação motora fina.

Atividades de coordenação grossa.

Corpo e movimento
Sensações.

Sinais vitais - sentir o corpo.

Flexibilidade.

Reforço da capacidade motora.

Conhecimento do espaço – meu bairro.

Prevenção de acidentes.

Tradições culturais de acordo com as datas.

Organização e cuidado com o espaço físico e materiais.

Reciclagem.

Higiene Bucal e corporal.

Meio ambiente, Lixo-doenças.

Meio ambiente conservação.




Quem sou eu.

Minha família.

Autonomia na escolha de livros.

Autonomia nas A.V.D’s.

Valores.

Socialização.

Conservação dos espaços coletivos.

Cuidados com o corpo valorização da limpeza e aparência pessoal.

Normas de convivência.
Regras.

Iniciativa na resolução de problemas.

Importância do diálogo.

Rotina.

Respeito por si e pelos outros.

Respeito às diferenças.
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PROJETO COR

COLORIR: QUAL A SUA IMPORTÂNCIA?


Colorir desenhos é uma atividade tão natural para as crianças como dormir e chorar. Muito mais do que formas aleatórias, colorações monocromáticas ou rabiscos quase ilegíveis, o ato de colorir é extremamente importante, incentivando o desenvolvimento de várias e essenciais capacidades.

Expressão pessoal.
Desenhar e colorir são formas de expressão pessoal por excelência das crianças, que nem sempre conseguem exprimir-se adequadamente através da fala ou da escrita. Vários estudos já comprovaram que é bastante fácil perceber o que alguém está a sentir através das imagens que desenha ou das cores que utiliza para colorir. Por exemplo, uma criança que desenha facas, pistolas, caveiras ou outros objetos perturbantes pode estar a pedir ajuda. Por outro lado, uma criança que desenha o sol, passarinhos, corações ou outros objetos alegres, pode estar a expressar o seu contentamento. É um exercício excelente para desenvolver personalidades e deixar a criatividade fluir!

Identificação das cores.
A maioria das crianças tem a sua primeira (e muitas vezes única!) exposição à roda das cores e ao conceito de arte, graças às brincadeiras infantis com lápis de cor, de cera e marcadores. Aprender a distinguir as diferentes cores bem cedo, é meio caminho andado para perceber as suas várias e corretas aplicações, bem como possíveis misturas entre cores primárias e secundárias, mais tarde.

Uma forma de terapia.
O simples ato de colorir pode ser terapêutico para muitas crianças e é uma atividade utilizada em muitos hospitais, centros de aprendizagem e instituições para possibilitar o “descarregar” de emoções, sentimentos e frustrações. Uma criança zangada pode perfeitamente pintar o seu desenho de uma árvore toda preta, a tal ponto que a própria figura deixe de ser visível. De outra perspectiva, uma criança organizada, que gosta das coisas à sua maneira, pode colorir o seu desenho meticulosamente, sem ultrapassar qualquer linha do mesmo. Independentemente da forma como vai colorir ou desenhar, esta é uma excelente forma de acalmar as crianças.

Aprender a segurar e a controlar.
Um lápis de cera é, para muitas crianças, o primeiro objeto que aprendem a segurar, para o poderem controlar. Dominar um lápis de cera é a rampa de lançamento para conseguirem dominar as restantes ferramentas de colorir – lápis de cor, marcadores, pincéis – e, mais tarde, os de escrita – caneta e lápis. Quanto mais bem desenvolvidas estiverem as suas capacidades de segurar e de controlar um lápis de cera, mais facilitada será a sua aprendizagem mais tarde, quando começarem a escrever.

Coordenar para pintar.
O desenvolvimento da coordenação olho-mão é outra grande lição que as crianças retiram das suas sessões de colorir. Desde segurar firmemente o lápis de cera, a reconhecer as cores que devem ser utilizadas, até ao ato de afiar os lápis, a verdade é que colorir desenhos implica uma enorme coordenação entre os olhos e as mãos. Quanto mais praticarem, mais vão desenvolver esta aptidão tão básica para a vida.

Aperfeiçoamento das capacidades motoras.
Colorir é divertido, não é? Pois é! Mas também é muito mais do que isso – enquanto as crianças se entretêm a colorir, interagindo com marcadores, tintas, lápis de cor, de cera e papel, estão a trabalhar e a fortalecer os músculos das mãos. Colorir exige uma coordenação básica e um esforço conjunto entre os músculos dos braços e os das mãos que, uma vez desenvolvidos, permitirão às crianças executar atividades mais exigentes, mas com dificuldade mínima.

Concentração máxima.
As crianças que se dedicam a 100% à coloração dos seus desenhos fazem-no na perfeição: não há espaço que fique por preencher, nem linha que tenha sido cruzada! E isto por quê? O simples ato de colorir tem a capacidade de prender a atenção de uma criança, estimulando a sua concentração máxima, mesmo em face de um ambiente barulhento como uma sala de aula ou a cozinha antes da hora de jantar. Com o passar do tempo, os seus níveis de concentração vão continuar a melhorar.

Estabelecer limites.
Uma criança mais nova não saberá respeitar as linhas do seu desenho tão bem como uma criança mais velha que já faz um esforço enorme para colorir dentro das mesmas… mas depressa chega lá! E ainda bem! Reconhecer e respeitar estes limites (mesmo que sejam os de um desenho!) é uma excelente experiência e método de aprendizagem para aquilo que se segue: escrever letras e números nas linhas de um caderno!

Missão cumprida!
A satisfação e o sorriso na cara de qualquer criança que consegue colorir um desenho inteiro dentro das linhas é uma vitória muito importante para os artistas de palmo e meio! O sentido de cumprimento, de que tudo é possível, é fundamental para as crianças porque dá-lhes motivos para se sentirem orgulhosos, capazes, confiantes e, claro, para ser congratulado pela sua comunidade mais imediata. Para, além disso, é um sentimento de “missão cumprida” que dificilmente esquecerão.

ARTE EM PAPEL ....







RETIREI ESSAS IDEIAS DO SITE http://krokotak.com/ NELE VOCÊ ENCONTRA O MOLDE PARA IMPRIMIR DESSA DIVERTIDA MÁSCARA .....

ARTE COM CÍRCULOS











NQUEDOS FEITOS COM CD. ATIVIDADES COM SUCATA

 Cachorrinho feito com cd
 cachorro de cd
 coelho de cd
 elefante de cd
 flor de cd
 galinha de cd
 gato de cd
 girafa de cd
 jacaré de cd
 sapinho de cd
 
Esses modelos foram produzidos por Luciana Nadolny

FANTOCHE DE MÃO COM DOBRADURA


 Mais uma arte linda do site Krokotak, dobradura para fazer fantoches de bichinhos, vários modelos, vejam que lindo:





 Para fazer qualquer um desses modelos usa-se a mesma dobradura, e acrescenta-se os detalhes, veja o passo a passo abaixo:
 

FANTOCHE DE MÃO COM DOBRADURA


 Mais uma arte linda do site Krokotak, dobradura para fazer fantoches de bichinhos, vários modelos, vejam que lindo:





 Para fazer qualquer um desses modelos usa-se a mesma dobradura, e acrescenta-se os detalhes, veja o passo a passo abaixo:
 

JOGO DA MEMÓRIA DAS CORES RECICLÁVEL - FEITO COM SUCATA


 A professora Tania Kind fez estes jogos da memória para trabalhar cores com as crianças em nossa escola, é feito com tampinhas de caixa de suco ou leite e papel colorido por trás. 
pode ser usado também para trabalhar a coordenação motora fina, abrir e fechar, e a função pinça dos dedinhos dos pequenos.
 
Partilho com vocês.
 

O QUE PRECISA TER NA PAREDE DA SALA DE AULA? AMBIENTE ALFABETIZADOR


COMO DECORAR O AMBIENTE DO ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL 1
COMO DECORAR MINHA SALA DE AULA?
CHAMADINHA/LISTA DE NOMES DOS ALUNOS.
Essa pode ser bem criativa e ilustrada, gosto daquelas em que você encaixa as fichas dos nomes, assim você pode utilizar as fichas dando para os alunos manusearem, na internet você encontra vários modelos.
CALENDÁRIO
Utilizo sempre um bem grande com o tema da turma, onde posso fixar número por número assim trabalho numerais todos os dias na rotina. Meses e Dia da Semana também são moveis.
COMBINADOS DA TURMA
Deve-se fazer um acordo de comportamento com os alunos, o que se pode e o que não pode, e registrá-lo em mural, através de palavras ou desenhos.
ROTINA
Crianças gostam de Rotina, por isso é interessante ter bem visível na sala toda ordem das atividades do dia, em desenho ou registro escrito.
PALAVRAS MÁGICAS
As regrinhas da boa educação também devem estar fixadas para toda turma.
ALFABETO e NUMERAIS
Para crianças de 4 anos ou menos, dê preferência a alfabetos não ilustrados, pois estão na fase icônica