DELO DE PROPOSTA PEDAGÓGICA
PROPOSTA PEDAGÓGICA
Esta Proposta Pedagógica tem como
objetivo principal nortear o processo educativo que influencia decisivamente o processo
de ensino-aprendizagem da criança pequena enquanto SER único através da integração
de seus aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivos e sociais. Sendo a
educação um fenômeno social, esta se subordina à estrutura e a dinâmica das
relações entre classes sociais, sejam elas na escola ou na sociedade ao qual o
indivíduo faz parte. Assim, levando-se em conta a realidade educacional em que
estamos inseridos a ESCOLA MUNICIPAL
CLEMÊNCIA ALVES DIAS elaborou sua primeira Proposta Pedagógica em sintonia
com a LDB de 1996 que afirma: o desenvolvimento integral da criança até seis anos
de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social,
complementando a ação da família e da comunidade. (LDB/96, capítulo II, artigo
29) juntamente com o Referencial Curricular Nacional Para a Educação Infantil
(RECNEI), e o Estatuto da Criança e do Adolescente.
A metodologia de ensino da ESCOLA MUNICIPAL CLEMENCIA ALVES DIAStem
como objetivo levar a criança a explorar e descobrir todas as possibilidades do
seu corpo, das relações sociais e interpessoais e do espaço, e através disso,
desenvolver a sua capacidade de observar, descobrir e pensar. As atividades são
programadas buscando inserir o conteúdo a ser trabalhado dentro do objetivo a
ser alcançado pela escola.
A ESCOLA MUNICIPAL CLEMENCIA LAVES DIAS adota a metodologia
pedagógica sócio construtivista para o trabalho com os alunos de Educação
Infantil.
Nosso processo busca a integração
da criança através do desenvolvimento dos aspectos biológicos, psicológicos
intelectuais e socioculturais, preparando-as para a continuidade do processo
educacional, em termos de Ensino Fundamental.
Considerando a Lei de Diretrizes
e Bases - 9394/96 - e o Estatuto da Criança e do Adolescente, a escola se
propõe a um trabalho baseado nas diferenças individuais e na consideração das
peculiaridades das crianças na faixa etária atendida pela Educação Infantil.
Embora as crianças desenvolvam
suas capacidades de maneira heterogênea, a educação tem por função criar
condições para o desenvolvimento integral de todas as crianças, considerando,
também, as possibilidades de aprendizagem que apresentam nas diferentes faixas
etárias através de uma atuação que propicia o desenvolvimento de capacidades
envolvendo aquelas de ordem física, afetiva, cognitiva, ética, estética, de
relação interpessoal e inserção social.
A definição dos objetivos em
termos de capacidades - e não de comportamentos - visa ampliar a possibilidade
de concretização das intenções educativas, uma vez que as capacidades se
expressam por meio de diversos comportamentos as aprendizagens que convergem para
ela podem ser de naturezas diversas. Ao estabelecer objetivos nesses termos, o
professor amplia suas possibilidades de atendimento à diversidade apresentada
pelas crianças, podendo considerar diferentes habilidades, interesses e
maneiras de aprender no desenvolvimento de cada capacidade.
Respeito à diversidade dos alunos
é parte integrante da nossa proposta. Para que seja incorporada pelas crianças,
a atitude de aceitação do outro em suas diferenças e particularidades precisa
estar presente nos atos e atitudes dos adultos com os quais convivem na
instituição. Começando pelas diferenças de temperamento, de habilidades e de
conhecimentos, até as diferenças de gênero, de etnia e de credo religioso, o
respeito a essa diversidade deve permear as relações cotidianas.
É tarefa primordial da escola a
difusão de conteúdos. Não conteúdos abstratos, mas vivos e concretos, portanto,
indissociáveis da realidade social.Um ensino que segue a linha: diálogo - ação
- compreensão - participação baseada em relações diretas da experiência do
aluno, o que se presta aos interesses sociais, já que a própria unidade escolar
pode contribuir para eliminar a seletividade social e torná-la democrática.
Entendida nesse sentido, a
educação é uma das mediações pela qual o aluno, pela intervenção do professor e
por sua própria participação ativa, passa de uma experiência inicialmente
confusa e fragmentada, a uma visão organizada e bem articulada.
Em síntese, a atuação da escola
consiste na preparação do aluno para o mundo adulto e suas contradições,
fornecendo-lhe um instrumental por meio da aquisição de conteúdo e da
socialização, para uma participação organizada e ativa da democratização da
sociedade.
Se o objetivo da escola é
privilegiar a aquisição do saber, e de um saber vinculado à realidade social, é
preciso que os métodos favoreçam a correspondência dos conteúdos com os
interesses dos alunos e que estes possam reconhecer nos conteúdos, o auxílio ao
seu esforço de compreensão da realidade.
Nossa proposta metodológica tem
como finalidade o desenvolvimento do educando como um todo, através do
desabrochar de vários aspectos da criança, inspirada nas teorias de diversos
pensadores do construtivismo, adaptadas e transformadas ao ensino tradicional,
através de planejamentos adequados a cada faixa etária, com conteúdo forte e
constante, propiciando assim a estabilidade de ensino e lógica seqüencial do mesmo
na vida escolar do aluno.
A ESCOLA MUNICIPAL CLEMÊNCIA ALVES DIAS busca a integralização da
criança através do desenvolvimento dos aspectos biológicos, psicológicos e
sócio-culturais, de onde são originadas todas as atividades dos currículos de
cada curso, desenvolvidos mês a mês, semana a semana, através de planejamentos.
BERÇARIO II E MATERNAL 1
A idade contemplada nesta fase
vai de 1 ano e 5 mesesa 3 anos e 3 meses.
Nessa fase, visamos explorar
atividades que desenvolvam a criança fisicamente, socialmente e
psicologicamente, estimulamos a linguagem oral através de histórias,
dramatização e brincadeiras, respeitando, sempre, as diferenças individuais de
cada um.
MATERNAL II
A idade contemplada nesta fase
vai de2anos e 11 mesesa 3 anos e 9meses.
Nessa fase, visamos o
desenvolvimento da criança nos principais conceitos básicos do esquema
corporal, da orientação espacial, da organização temporal, do ritmo, da
coordenação viso-motora, além de, buscar o desenvolvimento da linguagem como
forma de comunicação.
1 PERÍODO
A idade contemplada nesta fase
vai de 3anos e 11 meses a 4 anos e 9meses.
Nessa fase, visamos o
desenvolvimento integral da criança através de uma evolução harmoniosa nos
aspectos biológicos, físico-motor, cognitivo e afetivo-emocional, dando realce
à coordenação motora e ao preparo para a escrita ( período preparatório ).
Buscamos o desenvolvimento da
linguagem como forma de comunicação e ampliação do pensamento. Temos a
preocupação com a pronúncia correta dos fonemas (prontidão para a
alfabetização).
Procuramos desenvolver conceitos
básicos de cidadania, respeito mútuo, cooperação e colaboração com os colegas e
todos os funcionários da escola, bem como a importância e o cuidado com a
natureza. Através de conceitos básicos e material concreto buscamos o
desenvolvimento do raciocínio lógico matemático.
2 PERÍODO
A idade para este curso vai de 4anos
e 11 meses a 5 anos e 9 meses.
Nessa fase, visamos o
desenvolvimento integral da criança nos aspectos biológicos, psicológicos,
cognitivos. Enfatizamos a coordenação motora da escrita, a pré-alfabetização da
criança através da introdução da construção da linguagem escrita.
Visamos também o desenvolvimento
do raciocínio lógico matemático e o domínio das quantidades numéricas, bem como
todos os aspectos sociais e culturais pertinentes a esta
faixa etária.
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