"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

 de dezembro de 2011

Analfabetismo Funcional




O Brasil tem apresentado um discurso triunfalista em relação aos números que envolvem a educação no país. De acordo com os dados do MEC, o acesso à educação de crianças e adolescentes em idade escolar tem avançado de forma significativa. Ao considerarmos tais dados, é pertinente atentarmos para o fato de que o estudante brasileiro de certo modo, não é um leitor qualificado, pois o hábito de ler não indica que a leitura esteja sendo compreendida. Portanto a leitura fica sem sentido, sem significado.
Há alguns anos esse problema recebeu o nome de analfabetismo funcional. O termo passou a ser usado segundo instruções da Unesco, onde a partir de 1990 o IBGE, começou a adotar o termo em suas pesquisas. Para fins estatísticos passou a existir um padrão metodológico que levava em consideração o tempo de estudo da população pesquisada, onde analfabeto funcional seria aquela pessoa que estudou por quatro anos. Essa norma não é definitiva, levando-se em consideração o grande número de estudantes universitários que chegam ao ensino superior sem haverem construído hábitos de leitura, capazes de fomentar a capacidade de interpretar e compreender textos, consequentemente apresentam dificuldades em elaborar diferentes tipologias e gêneros textuais.
As novas tecnologias, em especial a internet, são apontadas por alguns especialistas como o causador desse caos intelectual, contudo na contramão desse raciocínio, há quem diga que a culpa não está nas novas tecnologias, ao contrário. De acordo com a Profª Rozeli Friasca o papel da internet é importante porque oferece um canal interessante de contato com o processo de leitura e escrita.
No concernente às implicações denotadas, podemos relacionar o fenômeno do letramento à formação de leitores no país, o resultado é que o universo dos livros e da leitura está aquém do cidadão comum. No âmbito escolar, proporcionar um trabalho interdisciplinar visando à valorização da leitura e do entendimento é relevante, inclusive ampliar as ações de trabalho com os alunos de forma a proporcionar-lhes diferentes opções de gêneros textuais, a socialização das interpretações e questionamentos para o crescimento de todos, objetivando a formação de bons leitores, para que este termo, analfabetismo funcional, quiçá torne-se obsoleto.
             Devemos como professores tomar algumas medidas de incentivo à leitura. No entanto isso envolve muitos outros fatores que acabam sendo postergados, como o fator social geral, a vida familiar, o próprio método de ensino desenvolvido nas escolas pelos professores que em sua maioria repassam aos seus alunos apenas da forma como aprenderam, e sabemos que foi uma educação bancária, aquela em que o professor é detentor do conhecimento e o aluno está ali para absorver daquilo que o professor passa, o máximo de informações possíveis para então, também deter determinados saberes.
        Não é uma tarefa fácil resolver essa situação, o analfabetismo funcional pode ser percebido em pessoas com apenas quatro anos de estudo, contudo percebemos que isso não parece ser definitivo ou determinante, visto que, um número notável de estudantes que chegam ao ensino superior sem compreender as leituras realizadas, sentem dificuldades na construção e interpretação de variadas tipologias textuais...O que fazer? Em suma faz-se necessário a apreensão de hábitos de leitura regulares na escola e fora dela, com incentivo à prática da construção dos mais variados tipos e gêneros textuais desde a infância, motivados pelo exemplo em casa, pois pais leitores formam filhos leitores, portanto essa é uma situação para ser resolvida num âmbito além das paredes das escolas, em conjunto com a própria sociedade que inclusive também não favorece essa construção. Muito vemos de competições entre as escolas, com incentivo à premiações, especialmente nos jogos escolares, se fossem realizadas olimpíadas de construção de textos, redações, dados um determinado tema com os mesmos incentivos que dão aos times de futebol ou vôlei, esses alunos certamente buscariam mais e provavelmente irão ser sanados os problemas concernentes ao analfabetismo funcional, que não prejudica apenas quem sofre dele, mas toda a sociedade acaba perdendo!

Trabalhando as operações aritméticas


Por que os PCNs propõem o trabalho em conjunto com as operações adição-subtração
multiplicação-divisão?

Devemos considerar que a aprendizagem das operações aritméticas não deve ocorrer de forma linear, dispondo-as em uma determinada ordem onde viria a adição, depois a subtração, em seguida a multiplicação e por fim a divisão. O trabalho deve ser realizado agrupando as operações que formam um mesmo campo conceitual, tendo no campo aditivo: a adição e subtração e mo campo multiplicativo a multiplicação e divisão.
A relevância de se trabalhar através do conjunto dessas operações se faz devido a possibilitar operações mentais inversas, onde a partir de um determinado problema decorrem várias outras situações-problema possibilitando a construção do domínio das relações entre as operações contidas no mesmo campo conceitual, seja aditivo ou multiplicativo.
De acordo com os PCNs a construção dos diferentes significados leva tempo e ocorre pela descoberta de diferentes procedimentos de solução.
Ao denotar tais considerações, pode-se concluir que os problemas cumprem um importante papel no sentido de propiciar as oportunidades para as crianças, ao interagirem com os diferentes significados das operações, levando-as a reconhecer que um mesmo problema pode ser resolvido por diferentes operações, assim como uma mesma operação pode estar associada a diferentes problemas.


Uum problema para cada significado das operações adição e subtração
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·         Situações ligadas à idéia de “juntar”

ü  Em uma cesta tem 13 laranjas maduras e 9 verdes. Quantas laranjas são?
ü  Em uma cesta há algumas laranjas verdes e 13 maduras, no total são 22 laranjas. Quantas laranjas verdes tem?
ü  Em uma cesta com 22 laranjas, 9 são verdes. Quantas são maduras?

·         Situações ligadas à idéia de transformação

ü  Carlos comprou 25 bolas de gude. Ele ganhou 8 bolas numa brincadeira.
Quantas bolas de gude ele tem agora?

ü  Fábio tinha 28 figurinhas. Ele perdeu 7 num jogo. Quantas figurinhas ele tem agora?

·         Situações ligadas à idéia de comparação

ü  Ana e Luíza brincavam de boneca e foram contar quantas tinham. Ana tinha 5 bonecas e Luíza tinha 3 a mais que Ana. Quantas bonecas Ana tinha?

·         Situações que supõem a compreensão de mais de uma transformação

ü  Lucas terminou uma partida de jogo com alguns pontos. Ao reiniciarem o jogo ele ganhou mais 6 pontos, e logo em seguida ganhou 9 pontos. O que aconteceu com os seus pontos no final do jogo?
“Hora de se conhecer”

            As atividades com espelhos ajudam as crianças a construir a sua identidade e a entender os limites do próprio corpo. Através de caras e bocas, as crianças fazem caretas, imitam os colegas e exploram expressões.
       Começa então a autodescoberta, uma exploração sensorial relacionada ao desenvolvimento psicológico, essencial para que a criança se perceba como alguém autônomo e com domínio de si.
            Essas atividades são uma oportunidade de a criança se enxergar por inteiro e exercitar o uso competente do corpo.
Faixa etária: 0 a 6 anos

Objetivos
- Brincar;
- Familiarizar-se com a imagem do corpo;
- Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras;
- Relacionar-se com as demais crianças e professores valorizando a convivência coletiva;
- Praticar o exercício de um projeto em sociedade, na qual sejam valorizadas a cooperação, autonomia e solidariedade;
- Construir a identidade.

Conteúdos
Identidade e Autonomia
Movimento

Metodologia
Todas as atividades devem ser feitas em frente aos espelhos, sempre estimulando a observação.

Atividade 1
Incentivar os pequenos a observar a própria imagem. Pedir que eles toquem diferentes partes do corpo. Propor brincadeiras como balançar os cabelos, levantar os ombros e cruzar os braços. Estimulá-los a imitar os gestos dos colegas: Vejam a careta do João! Vamos fazer igual?

Atividade 2
Colocar músicas do cancioneiro popular (Caranguejo Não É Peixe, Cabeça, Ombro, Perna e Pé etc.) que abordem partes do corpo ou sugiram movimentos. O objetivo é se aventurar em novos gestos e imitar os colegas. 
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04 dicas de chamadinhas para a salinha

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Oi Pessoal!

Pra quem está precisando de ideias novas para chamadinha da turma para este ano aí vão algumas... Aproveite as férias pra fazer a sua. Algumas ideias da Maestra Jardinera e a última é minha... vamos ver as dicas?

Casinha, os alunos que não vieram ficam dentro da casa.



Read more:http://www.pragentemiuda.org/#ixzz3PMl9sQlS



ã, bem no estilo escola.
Escola e Casinha, muito fofa esta.
Quem está em casa? Quem está na escola?

Esta eu fiz para minha salinha, com copinhos descartáveis, flores de EVA e palitos de churrasco. Cada criança coloca sua flor no seu vasinho. Quem não vem, fica no vaso grande da mesinha ou do canto.

P
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Curso de Alfabetização online

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A alfabetização é um dos processos mais complexos e importantes da vida educacional e social de uma pessoa. Os professores, pais e demais envolvidos devem ser muito bem preparados para que possam ter sucesso neste processo.


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Muitas das dificuldades de aprendizado de um aluno podem estar relacionadas ao processo de alfabetização que apresentou falhas em algum momento. 



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Tendo em vista a importância desse processo e a complexidade em efetivá-lo, estou divulgando pra você  oCurso de Alfabetização onlinepara você, professor que deseja se especializar; assim como para você, que não trabalha com educação, mas deseja auxiliar seu filho ou alguém próximo nesse processo tão importante.

Neste curso você irá aprender:Diferentes teorias educacionais; Variadas formas e estratégias de ensino; Como lidar com as principais dificuldades no processo; Como funciona também a Alfabetização de Jovens e Adultos, entre outros. Aprenda tudo por meio de vídeo-aulas dinâmicas e interativas, com um tutor virtual, exemplos e exercícios. Você é quem escolhe o ritmo e o local em que deseja estudar, além de não ter um prazo determinado para concluir o seu curso. Você também pode baixar as apostilas do curso para arquivar e/ou imprimir. Ao final, receba o seu Certificado de Conclusão em casa, sem custo adicional.

O Curso é inteiramente on-line, com vídeo-aulas, apoio de tutor e apostila com atividades sugeridas para imprimir e copiar. CONHEÇA MAIS SOBRE O CURSO,clique AQUI!

Veja outros cursos pedagógicos:




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Curso online de Educação Infantil

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Educar crianças pequenas é muito mais que brincar e cuidar... Há métodos e fundamentos nesta educação. Pesquisas mostram que esta primeira etapa da educação determina o quanto a criança vai ser bem-sucedida depois, ao longo da vida escolar.
Há muitas atividades que integram brincadeira e aprendizagem para estimular adequadamente as crianças muito pequenas, que podem ser feitas tanto pelos pais em casa como por professores em salas de aula. Você está preparada?
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Como nosso blog trabalha comEducação Infantileu vim divulgar algo que vai te ajudar a desempenhar melhor suas tarefas. OCurso de Educação Infantillhe fornecerá a mistura perfeita entre teoria e prática, apresentando o fundamento pedagógico da educação infantil e sugerindo uma série de atividades práticas para as diferentes idades.Conheça, clique AQUI.

Organizado em dois Módulos complementares, o Curso deEducação Infantilcomeça definindo o que é Educação Infantil, sua história e como ela se enquadra na legislação brasileira. E ensina: 
  1. A diferença dos conceitos de pedagogia, educação e didática;
  2. As diferentes linhas pedagógicas, como Piaget, Montessori, Vigotsky, Waldorf;Os métodos de alfabetização;
  3. Como as crianças aprendem linguagem, números, ciências;
  4. A diferença entre cuidar, brincar e educar;
  5. A organização da rotina na sala de aula;
  6. A importância da Música para o desenvolvimento afetivo, cognitivo e social.
  7. Além disso, o curso traz atividades, historinhas e fábulas e sugere brincadeiras e atividades como Caça ao Objeto, Corrida com Pés Amarrados, sempre explicando como realizar a atividade e apresentando seu conteúdo pedagógico.
O Curso é inteiramente on-line, com vídeo-aulas, apoio de tutor e apostila com atividades sugeridas para imprimir e copiar. CONHEÇA MAIS SOBRE O CURSO!
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Brincadeira de adaptação - Chuvinha de papel

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Oi gente!!!

Esta é uma brincadeira muito divertida que tem por objetivo ajudar na adaptação e interação nos primeiros dias de aula. Vamos aprender???
Turminha do Instituto Infantil Cordeirinho.
Como que brinca?
Em roda, ao som de músicas calmas, a professora coloca papéis de diversas cores e texturas ao centro (jornal, revista, E.V.A., crepom, cartolina, entre outros). Ela também estimula os pequenos a manipularem e a rasgarem livremente os papéis. Em seguida, junta-se todos os papéis e joga-se para o alto, fazendo a chuvinha!

DICA:A professora pode participar das brincadeiras e se apresentar como a turma... Outra sugestão é que os pais permaneçam nos primeiros dias de aula na escola junto com os filhos para que a adaptação seja mais tranquila e não seja uma fase traumática para a criança.

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Como fazer um tapete sensorial

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Esta é uma dica daquelas!

Postamos aquiuma dica para fazer um livro tátil e foi o maior sucesso... Outra dica fantástica para trabalhar com as crianças nesta área é fazer seu próprio tapete sensorial ou tapete tátil? A atividade desenvolve a coordenação motora, o tato e ainda é super divertida! Vamos aprender a fazer?

Lindo tapete doCantinho da Zizi.

Como que faz?
Para fazer um tapete sensorial bem simples é fácil. Use a mesma ideia dolivro tátil, porém bem maior. Recorte retângulo de EVA do mesmo tamanho e cole materiais diversos em cada um: canudos, plástico bolha, tampinhas, areia, lixa, algodão, lã... Depois junte os retângulos e faça um tapete grande, ou deixe separado e una somente na hora de brincar. As crianças andarão descalças sobre este material. No calor, coloque água, papel, jornal... para que eles pisem na água e depois no papel, use também água e tinta...

DICA:Vejam como a mesma ideia pode ser melhorada e seu tapete pode ficar ainda mais bonito. Você pode fazê-lo em formato de trilha ou usando moldes diversos como as borboletas abaixo, mãos, pés, corações... Neste caso o legal é que fica mais fácil para guardar (é só empilhar e colocar numa caixa).
Todo mundo brincando!!!
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Como fazer uma garrafinha sensorial

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Oi gente!!!

Um brinquedo bastante divertido para quem trabalha com creche, berçário e maternal são as garrafas sensoriais. Pra fazer você só vai precisar de garrafas transparentes de qualquer tamanho e objetos que despertem a curiosidade e o desejo de observação, cores e formas dentro, misturados com água, areia ou outro material que produza algum efeito. 

A atividade pode ser realizado juntamente com a turminha, se possível deixe que a criança coloque as coisas dentro da garrafa. As crianças se divertem muito e podem também trocar entre si as garrafinhas... Alguns materiais que você pode usar para colocar nas garrafas são: lantejoulas, purpurina, cola colorida,  glitter, canudo cortado, floquinhos de isopor, brinquedinhos pequenos, números e letras, sementes ou o que tiver em casa.
Tem passo a passo do siteEBC, confira!

Como que faz?
Vamos precisar de uma garrafa transparente, sem rótulo, e os materiais que já citamos para colocar dentro... coloque tudo na garrafa e acrescentei água, corante, detergente, areia... ou o que preferir!

Não se esqueça de colar a tampa da garrafa, já que ela pode abrir e as crianças colocarem os pequenos o objetos na boca...

Prontinho!!! Boa brincadeira...
Fácil né? Gostou? Comenta aí!!!
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Árvore de EVA para decorar a sala

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Oi gente!!!

Esta é uma proposta muito legal para se utilizar em sala de aula. A ideia da árvore feita em EVA ou isopor, além de decorar, ainda pode ser usada como painel de chamadinha, expositor de trabalhinhos... se feita em tamanho grande, o tronco pode ser usado como painel de medidas para a turma!

Pra quem gostou e quer fazer temos moldes... lembrando que o molde abaixo pode ser impresso e usado para oferecer aos pais na volta às aulas, linda mensagem!
 Beijinhos a todos e boa volta às aulas!

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Crachás feitos em EVA com moldes

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Olá pessoal!

Uma amiga me pediu ideias para trabalhar com crachás... As ideias para se trabalhar com crachás são inúmeras...Além de serem fofos eles nos auxiliam muito em Sala de Aula. Veja que lindos estes crachás feito em EVA, todos com moldes no fim da postagem!


Estes lindos crachás foram feitos em EVA e são daJacirinha, tem os moldes pra facilitar o seu trabalho...





E Os outros são so site OTC. Veja abaixo algumas dicas de como trabalhar com crachás...
  • Espalhe os crachás no meio da rodinha e peça que os alunos localizem o seu crachá...
  • Misture os crachás no chão para que separem os dos meninos dos das meninas.
  • Misture os crachás para que separem os que começam com a mesma letra...
  • Escolher um crachá cujo nome seja de um colega e entregar ao mesmo...
  • Usar os crachás para formar grupos de trabalhos.
  • Usar os crachás para fazer as chamadinhas.
  • Separar os crachás cujos nomes tenham o mesmo número de letras...
  • Enfim, as idéias são inúmeras... A seguir alguns modelos de crachás... logo, logo tem mais idéias...Vamos fazer crachás???

Também estou postando alguns moldes de crachás, clique para ampliar, imprimir e colorir...


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