"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

“Hora de se conhecer”

            As atividades com espelhos ajudam as crianças a construir a sua identidade e a entender os limites do próprio corpo. Através de caras e bocas, as crianças fazem caretas, imitam os colegas e exploram expressões.
       Começa então a autodescoberta, uma exploração sensorial relacionada ao desenvolvimento psicológico, essencial para que a criança se perceba como alguém autônomo e com domínio de si.
            Essas atividades são uma oportunidade de a criança se enxergar por inteiro e exercitar o uso competente do corpo.
Faixa etária: 0 a 6 anos

Objetivos
- Brincar;
- Familiarizar-se com a imagem do corpo;
- Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras;
- Relacionar-se com as demais crianças e professores valorizando a convivência coletiva;
- Praticar o exercício de um projeto em sociedade, na qual sejam valorizadas a cooperação, autonomia e solidariedade;
- Construir a identidade.

Conteúdos
Identidade e Autonomia
Movimento

Metodologia
Todas as atividades devem ser feitas em frente aos espelhos, sempre estimulando a observação.

Atividade 1
Incentivar os pequenos a observar a própria imagem. Pedir que eles toquem diferentes partes do corpo. Propor brincadeiras como balançar os cabelos, levantar os ombros e cruzar os braços. Estimulá-los a imitar os gestos dos colegas: Vejam a careta do João! Vamos fazer igual?

Atividade 2
Colocar músicas do cancioneiro popular (Caranguejo Não É Peixe, Cabeça, Ombro, Perna e Pé etc.) que abordem partes do corpo ou sugiram movimentos. O objetivo é se aventurar em novos gestos e imitar os colegas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário