"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

domingo, 6 de março de 2016

PLANO ANUAL 4º ANO ENSINO FUNDAMENTAL

LÍNGUA PORTUGUESA (4° Ano )

OBJETIVOS

• Integrar uma comunidade de leitores, compartilhando diferentes práticas culturais de leitura e escrita;

• Adequar seu discurso às diferentes situações de comunicação oral, considerando o contexto e os interlocutores;

• Ler diferentes textos, adequando a modalidade de leitura a diferentes propósitos e às características dos diversos gêneros;

• Escrever diferentes textos selecionando os gêneros adequados a diferentes situações comunicativas, intenções e interlocutores.

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

· Participar de situações de intercambio oral que requeiram ouvir com atenção, formular e responder perguntas, explicar e compreender explicações, manifestar opiniões sobre o assunto tratado;
· Apreciar textos literários;
· Recontar historias conhecidas, recuperando algumas características de linguagem do texto lido pelo professor;
· Ler com ajuda do professor, diferentes gêneros (textos narrativos literários, textos instrucionais, textos de divulgação científica e noticias), apoiando-se em conhecimentos sobre o tema do texto, as características de seu portador, do gênero e do sistema de escrita;
· Ler, por si mesmo, textos conhecidos, tais como parlendas, adivinhas, poemas, piadas, quadrinhas, regras de jogos, canções, trava-línguas, além de placas de identificação, listas, manchetes de jornal, legendas, rótulos e textos científicos;
· Reescrever, de próprio punho – histórias conhecidas, considerando as idéias principais do texto fonte e algumas características da linguagem escrita;
· Produzir textos de autoria de próprio punho, utilizando recursos da linguagem escrita;
· Revisar textos coletivamente com ajuda do professor ou em parceria com os colegas.
EIXOS

HABILIDADES

Linguagem oral

 Leitura de imagens,

 Recontar histórias de diferentes gêneros textuais,

 Roda de conversa,

 Declamar poesias,

 Apresentações a partir de um roteiro, participações em debates,

 Relatar experiências vividas,

 Formular perguntar pertinentes ao assunto, expor um assunto pesquisado,

 Entrevistar, dramatizar histórias e relatar acontecimentos respeitando a seqüência temporal,

 Falar trava-línguas,

 Defender suas ideias com argumentação

Prática de leitura

 Leitura compartilhada diária,

 Roda de leitores,

 Leitura feita pelos alunos de diferentes gêneros textuais,

 Ler para divertir, informar, estudar e pesquisar,

 Ler em voz alta com fluência, entonação de acordo com a pontuação, intenção do autor para eficácia comunicativa,

 Inferir sentido a uma palavra no seu contexto,

 Identificar afirmações explicitas e implícitas no texto,

 Identificar começo, meio e fim de uma historia lida e/ou ouvida.

 Identificar e descrever personagens,

 Distinguir fala do narrador dos outros personagens,

 Antecipar o conteúdo da leitura de um texto,

 Atender informações explicitas de um texto de acordo com o seu gênero e tipo textual

 Consulta ao dicionário.




Prática Escrita e produção de texto

 Empregar letra maiúscula corretamente,

 Escrever textos considerando o leitor e os gêneros textuais,

 Utilização correta da pontuação,

 Grafia correta das palavras,

 Segmentação correta de frases e textos,

 Escrita de textos observando os aspectos: legibilidade, finalidade, acentuação, gramaticais e de concordância,

 Produzir texto e revisá-lo.


Conteúdos

1º BIMESTRE

 Produção de texto: conto

 Leitura, produção e interpretação

- Paragrafação

- Acentuação

- Pontuação

- Concordância verbal e nominal

- Vocabulário

- Maiúsculas e minúsculas

- Ortografia – gn, pc, PC,, pn, ps, pt, tm.

- Acentuação Palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas

- Divisão silábica dos dígrafos

- Gramática

- Fonema e letra

- Encontro vocálico

- Dígrafo

- Silaba tônica

2º BIMESTRE

 Textos Lúdicos ou Reflexivos: trava-língua, parlendas, cantigas e textos descritivos

 Leitura, produção e interpretação

 Estrutura do texto

- Paragrafação

- Acentuação

- Pontuação

- Concordância verbal e nominal

- Vocabulário

- Maiúsculas e minúsculas

 Ortografia:palavras com som de x

 Gramática: substantivo e preposição,

- Revisão das acentuações

3º BIMESTRE

 Textos narrativos, histórias em quadrinhos e lendas

- Leitura, produção e interpretação

- Estrutura do texto

- Paragrafação

- Acentuação

- Pontuação

- Concordância verbal e nominal

- Vocabulário

- Maiúsculas e minúsculas

 Ortografia: letras com c e s com o mesmo som, terminações com OSO e OSA.

 Gramática

- Pronomes: pessoais ( caso reto e oblíquo), de tratamento, possessivo, demonstrativo, indefinido e interrogativo

- Adjetivo e locução adjetiva

4º BIMESTRE

 Textos informativos e expositivos

- Leitura, produção e interpretação

- Estrutura do texto

- Paragrafação

- Acentuação

- Pontuação

- Concordância verbal e nominal

- Vocabulário

- Maiúsculas e minúsculas

 Ortografia: palavras com sc, sç,xc, s. z e x com som de z e terminações em EZ e EZA

 Gramática

 Verbo- conjugação, pessoa e número e tempos verbais

 Numeral

MATEMATICA

OBJETIVOS

• Compreender que os conhecimentos matemáticos são meios para entender a realidade.

• Utilizar os conhecimentos matemáticos para investigar e responder a questões elaboradas a partir de sua própria curiosidade.

• Observar aspectos quantitativos e qualitativos presentes em diferentes situações e estabelecer relações entre eles, utilizando conhecimentos relacionados aos números, às operações, às medidas, ao espaço e às formas, ao tratamento das informações.

• Resolver situações-problema, a partir da interpretação de enunciados orais e escritos, desenvolvendo procedimentos para planejar, executar e checar soluções (formular hipóteses, fazer tentativas ou simulações), para comunicar resultados e compará-los com outros, validando ou não os procedimentos e as soluções encontradas.

• Comunicar-se matematicamente apresentando resultados precisos e argumentar sobre suas hipóteses, fazendo uso da linguagem oral e de representações matemáticas e estabelecendo relações entre elas.

• Sentir-se seguro para construir conhecimentos matemáticos, incentivando sempre os alunos na busca de soluções.

• Interagir com seus pares de forma cooperativa na busca de soluções para situações-problema, respeitando seus modos de pensar e aprender com eles.

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
· Ler,escrever,comparar e ordenar números pela compreensão das característica dos sistema de numeração;
· Contar em escalas ascendentes e descendentes a partir de qualquer número dado.
EIXOS

HABILIDADES

Operações com números

 Interpretação, formulação e resolução de situações-problema envolvendo as quatro operações,

 Campo aditivo e multiplicativo,

 Compor e decompor números,

 Reconhecer ordens e classes,

 Citar o antecessor e sucessor dos números,

 Sistema monetário,

 Expressões numéricas,

 Cálculo mental,

 Múltiplos e divisores de números naturais, números decimais, racionais e porcentagem.

 Resolução de situações-problema envolvendo as frações, números racionais e com porcentagem

Espaço e forma

 Compor de decompor figuras geométricas planas,

 Reconhecer poliedros, inferir diferenças existentes entre os poliedros formados por superfície plana e corpos redondos,

 Associar sólidos ao seu molde.

 Interpretar espaços a partir da leitura de registros (mapas, etc).

Grandezas e medidas

 Estudo das medidas de comprimento, massa, capacidade, tempo e superfície,

 Criar e resolver situações que envolva a composição e decomposição do sistema monetário brasileiro.

Tratamento da informação

Construir e interpretar tabelas e gráficos.


CONTEÚDOS

1º BIMESTRE

 Números

- S.N.D até 1.000

- Leitura

- Escrita

- Composição e decomposição

- Ordem crescente e decrescente

- Sucessor e antecessor

- Algarismos romanos

- Números – ordens e classes

- Situações problemas

- Adição e subtração simples e com reserva

 Grandezas e medidas: medidas de tempo( hora, minuto, segundo, dia, semana, mês, bimestre, trimestre, ano, biênio, século, milênio) e situações problemas

 Espaços e formas: figuras planas e não-planas

2º BIMESTRE

 Números

 Adição e subtração com reserva

- Multiplicação com até 3 algarismos

- Situações problemas com as operações de: adição, subtração e multiplicação.

 Grandezas e medidas: medidas e Sistema monetário – em situações problemas

 Espaços e formas: paralelepípedo

 Tratamento de informação: Noções de gráficos


3º BIMESTRE

 Números

- Adição, subtração e multiplicação

- Divisão com 2 algarismos

- Situações problemas com as quatro operações

 Fração : Escrita, relação com frações, situações problemas com as operações de adição e subtração

 Grandezas e medidas: perímetros

 Tratamento de informação: construção de tabelas e gráficos

 Espaços e formas: Ângulos

4º BIMESTRE

 Números

- Multiplicação e divisão com 3 algarismos

- Situações problemas com as quatro operações

 Fração : Escrita, relação com frações, situações problemas com as operações de adição e subtração

 Grandezas e medidas: áreas de figuras planas

 Tratamento de informação: construção de tabelas e gráficos

 Espaços e formas: polígonos

CIÊNCIAS

OBJETIVOS

 Identificar e compreender as relações entre solo, água e os seres vivos,

 Compreender o corpo humano como um todo integrado e a saúde como bem estar físico, social e psíquico do individuo,

 Considerar o alimento como fonte de matéria e energia para o crescimento e manutenção do corpo,

 Caracterizar os aparelhos existentes no nosso corpo.

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM:

 Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive;

 Formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar;

 Saber combinar leituras, observações, experimentações, registros, etc., para coleta, organização, comunicação e discussão de fatos e informações;

EIXOS

CONTEÚDOS

Ambiente

 Relação entre os seres vivos e o ambiente,

 Características da água, do ar e da atmosfera.

Ser humano e saúde

 Compreender as questões alimentares nos aspectos da higiene e propriedades alimentares e prevenção contra doenças,

 Estudar o corpo humano com seus sistemas e funções.

Recursos Tecnológicos

 Comunicação oral e escrita de suposições, dados e conclusões , respeitando diferentes opiniões,

 Doenças de veiculação hídrica

 Meios de proliferação e transmissão de doenças

CONTEÚDOS

1º BIMESTRE

 Investigando a matéria

- Estados físicos

- Propriedades e transformações da matéria

 A água na terra

- Preservando a água no nosso planeta

- Estados físicos

- O ciclo da água

- A água e as misturas

 O ar e a atmosfera

2º BIMESTRE

 O alimento e os seres vivos

- Cadeias alimentares

- As relações ecológicas

- Os ecossistemas

 Nutrição do corpo humano

- Para que servem os alimentos

- Bons alimentares

- A digestão dos alimentos

3º BIMESTRE

 Atividades do corpo humano

- Atividades de: respiração, circulação e excreção

4º BIMESTRE

 A tecnologia e os alimentos

- Conservação e industrialização dos alimentos

- Movimentos do corpo humano: ossos, músculos e movimentos


HISTÓRIA

OBJETIVOS

 ·Sua identidade e origem na história;

 Reconhecer e valorizar as diferentes culturas percebendo a formação do estado;

 Conhecer a os fatos históricos do estado

 Participe dos mais diferentes tipos de comemorações dentro da Comunidade Escolar;

 Reconheça os símbolos cívicos e a importância deles na sociedade;

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM:

 Perceber-se como parte integrante da história e da comunidade num todo;

 Registrar informações pessoais;

 Reconhecer a formação de um País com a colaboração das diferentes culturas


EIXOS

CONTEÚDOS

História das organizações populacionais

 Origem do Estado.

 Populações locais (indígenas)

 Organização do espaço,

 Os indígenas no RN,

 Colonização do RN.

Organização e lutas de Grupos Sociais e Étnicos.

 Movimentos que aconteceram no RN,

 Imposições culturais e religiosas no RN,

 Manifestações Culturais.

Organizações Políticas e Administrativas

 Ocupação do espaço do RN,

 Confederação dos Índios Cariris,

 Revoltas pela Independência

 Abolição dos escravos Brasil e RN,

 Governos do estado do RN,

 Poderes( executivo, legislativo e judiciário).

CONTEÚDOS

1º BIMESTRE

 Os povos indígenas do Brasil

 Descobrimento

 Os povos africanos

 Origem do RN: população e colonização

 Organização do espaço do RN.

2º BIMESTRE

 Movimentos que aconteceram no RN,

 Imposições culturais e religiosas no RN,

 Manifestações Culturais

3º BIMESTRE

 Movimentos que aconteceram no RN,

 Imposições culturais e religiosas no RN,

 Manifestações Culturais

4º BIMESTRE

 Abolição dos escravos Brasil e RN,

 Governos do estado do RN,

 Poderes( executivo, legislativo e judiciário).

Observação: Trabalhar as datas comemorativas em todos os bimestres

GEOGRAFIA
OBJETIVOS

 Integrar a criança no meio em que vive, como ser social atuante, capaz de modificá-lo;

 Desenvolver o espírito crítico com uma formação voltada para a compreensão e transformação da realidade, visando a formação do cidadão;

 Ampliar o nível de compreensão do aluno para que ele perceba que não vive isolado e que é parte integrante de uma sociedade;

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

 Conhecer o Estado – lugares e sociedade;

 Identificar os limites e governo do Estado;

 Reconhecer os espaços geográficos e as atividades econômicas do nosso Estado;

EIXOS

CONTEÚDOS

Paisagens urbanas e rurais

 A construção do espaço do RN

Espaço geográfico do RN

 Natureza, economia do RN

Cartografia

 Estudo do mapa do RN e sua localização em relação ao pais.



1º BIMESTRE

· A Terra ( livro)
- Conhecendo o nosso planeta
- A forma e os movimentos

- Oceanos e continentes

· A representação da Terra
- Mapas
- A representação do espaço no papel

· A localização no planeta Terra
- Paralelos e meridianos
- Os lugares e a sua localização

2º BIMESTRE

· A geografia e o Rio Grande do Norte
- O RN e a região nordeste
- O RN na América do sul e no mundo

3º BIMESTRE

· A construção do espaço do RN
- As nações indígenas
- Ocupação e colonização do espaço do RN.

4º BIMESTRE

 O RN: natureza e economia

ARTES

OBJETIVO

· Propiciar aos alunos condições para se expressarem com desenvoltura, envolvendo a criatividade e espontaneidade, pondo em prática suas habilidades.
OBJETIVO COMPORTAMENTAL

· Que o aluno seja capaz de participar de forma dinâmica e criativa nas atividades propostas.
· Música
· Dança
· Teatro
· Linguagem visual: desenhos, criação de livrinhos, logotipos, cartões, reprodução de histórias, dobraduras, recortes, colagens e pinturas.
· Linguagem de representação: máscaras, caracterização do aluno, teatro, dança.
· Linguagem sonora: músicas, danças, coreografias, paródias.
DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS(ANUAL)

O Ensino de Artes se realizará com confecção de cartazes, cartões, máscaras, criação de livrinhos, dobraduras, recortes, colagens e pinturas.

Serão utilizados materiais recicláveis e também serão trabalhadas coreografias, paródias e dramatizações.

EDUCAÇÃO FÍSICA.

OBJETIVO

· Proporcionar aos alunos atividades de recreação, desenvolvendo a coordenação, cooperação, respeito e várias outras habilidades, estimulando a sua participação, independente do resultado.
OBJETIVO COMPORTAMENTAL

· Que o aluno participe de forma criativa e dinâmica de todas as atividades propostas.
CONTEÚDOS

· Ginástica
· Danças
· Jogos
· Brinquedos cantados e cantigas de roda
DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS (ANUAL)

As atividades físicas serão desenvolvidas através de ginásticas, envolvendo a flexibilidade do corpo em brincadeiras com: alongamento, aquecimento, equilíbrio, arremesso utilizando bolas, colchões e cordas.

- Coreografias diversas envolvendo ritmos variados;

- Iniciação aos jogos esportivos;

- Resgate às cantigas de roda em brincadeiras que promovam a socialização

ENSINO RELIGIOSO

As aulas de Ensino Religioso serão ministradas de acordo com a Lei nº 9394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

Os temas das aulas serão partindo da busca de construção de valores sólidos para o aluno enquanto cidadão,utilizando-se de textos e atividades interdisciplinares, embasadas nos Parâmetros Curriculares ( Temas Transversais) e Valores definidos na Proposta Pedagógica da Escola

HISTÓRIAS SUPER LEGAIS .... COM MOVIMENTO CORPORAL !!!!

HISTÓRIAS GINASTICADAS

LEÃO E O RATO
Certo dia o rato saiu da toca correndo.(correr)
Muito assustado estava o rato pois fugia do gato preto.
No caminho encontrou o leão, levou um grande susto e começou a tremer. (tremer) 
O rei dos animais vendo o ratinho tão nervoso, não lhe fez mal nenhum
e deixou que ele seguisse seu caminho.
Um dia o leão caiu em uma armadilha e por mais que movimentasse o corpo
não conseguia sair. (movimentar o corpo inteiro). 

Fez força (movimento de empurrar), rugiu furioso mas de nada adiantou.
O rato que naquele dia passava por ali, viu o desespero do amigo e resolveu
roer as cordas da rede com muita paciência.
Quando terminou estava cansado, mas muito feliz então começou a dar pulos de alegria(saltar).

Saltou tanto que começou novamente a ficar cansado, 
tão cansado que mal conseguia respirar e respirava assim (respirar bem devagar). 
O leão, vendo-se livre, agradeceu ao ratinho e prometeram sr amigos para sempre. 

DORMINDO NO RECREIO
Dei esse nome a brincadeira pois os pequenos a adoram. Alunos deitados
em colchonetes (esses meus colchonetes são muitos simples e eu mesma
fiz- E aquele papelão que vem forrando geladeiras, ou outro móvel
grande. Eu forrei o papelão com TNT colorido)
As crianças deitam nos colchonetes e são convidados a dormirem. Com
a ajuda do professor vão imaginando diferentes formas de dormir:
-com cobertores pequenos, que não conseguem cobrir todo o corpo
- encolhidos  - esticados  -com calor  - com frio  - roncando  - sonhando   - com pesadelo  -  tranquilos 

 
EXPLORANDO A TERRA
Vamos sair pelo mundo para conhece-lo melhor?
_Que lugar montanhoso! Vamos escalar essa montanha? (movimento de braços e pernas). 

Muito cuidado para não cair..Ufa! Conseguimos. 
Que bela vista temos daqui do alto (colocar a mão sobre a testa)
_Olhem o mar lá embaixo. Que tal nadarmos um pouco? Vamos descer com
cuidado.
_Agora vamos correr até a praia? (correr)
_Chegamos. Oba! Todos para a água...(nadar)
_ Ufa, que cansaço! Vamos descansar? (sentar)
_Vejam... conchinhas! Vamos levar algumas para casa? (flexão dos joelhos)
_Quantas pedras no chão! Vamos saltar por cima delas?(saltar)
_Vejam, uma barraquinha> Vamos chupar um sorvete!
_Estou sentido um cheirinho de cachorro quente (exercícios respiratórios)
Eu estou com fome. Vocês também? Depois de toda essa aventura, que tal uma balinha?
(dar a cada criança um balinha com um cartãozinho de incentivo). 

O GATINHO PIPO
Era uma vez um gatinho chamado Pipo.
Um dia ele acordou com muita preguiça.(esticar braços e pernas)
Mamãe gata já estava chamando e ele teve de pular da cama. 

Ele saiu correndo para atender a mamãe.(correr)
Saiu com tanta pressa que bateu com o pé na mesa (pular num pé só). 
Depois que o pé parou de doer, ele saiu a passear(quadrupedar) 
e não prestou atenção nos carros que passavam, 
quase foi atropelado se não tivesse pulado para trás (quadrupedar para trás). 
Pipo ficou nervoso e começou a tremer(tremer).
Voltou correndo para casa.(quadrupedar correndo) e se deitou novamente(deitar).
Pipo aprendeu a lição e agora cada vez que si a rua olha para todos
os lados(movimento do pescoço)


CHAPEUZINHO VERMELHO
Era uma vez uma menina muito alegre e educada. Tinha esse nome porque usava um gorro vermelho na cabeça. Um dia ela pediu a mamãe para levar flores para a vovó que morava no bosque, Andava bem depressa entre as árvores (andar em serpentina).
 Ela olhou para cima e notou que havia uns passarinhos que cantavam e voavam e começou a imitá-los (correr movimentando os braços).
Chapeuzinho Vermelho estava muito cansada e respirou fundo (respiração)
Quando Chapeuzinho levantou a cabeça, avistou em uma árvore um ninho de passarinhos.
Ela trepou na árvore.. Vamos trepar também? (fazer o movimento)
 Depois ela desceu da árvore e avistou umas flores lindas.
Começou a apanhá-las. (abaixar)
 Que flores cheirosas! Que perfume! (exercícios de respiração).
Andando novamente, ela atravessou um córrego com muitas pedras (saltar várias vezes),
logo depois teve de cruzar um terreno cheio de espinhos, então ela cruzou assim...(com os calcanhares). Logo adiante tinha um rio. Ela pegou um barquinho para atravessá-lo (remar).
Quando chapeuzinho desceu do barco avistou o lobo e começou a correr (correr).
O lobo avançou para ela. Chapeuzinho pegou do chão uma porção de pedrinhas (agachar e levantar)
 e começou a jogar no lobo (flexão dos braços e pernas).
O lobo fugiu e Chapeuzinho continuou caminhando muito cansada (relaxaros músculos-boneco de mola)
Chegou na casa da vovó que estava na porta. Então, a vovó lhe falou:
- Chapeuzinho, olha que lindo está o nosso pomar, (olhar a direita)
e veja como está bonita a pintura da casa (olhar a esquerda).
Chapeuzinho e a vovó sentaram-se na frente da casa (sentar)
e começaram a cantar a musiquinha que elas tanto gostavam. (cantar)
“Pela estrada a fora eu vou bem sozinha 
Levar esses doces para a vovozinha.
Ela mora longe, o caminho é deserto
E o lobo mau passeia aqui por perto.
E a tardinha, ao sol poente, junto a vovozinha
Dormirei contente.”

A FUGA DO PALHAÇO
Era uma vez um palhacinho que estava muito triste. Ele estava cansado de ficar no circo. Resolveu, então, fugir para uma floresta. Ele arrumou o cabelo e saiu muito contente pulando que nem sapo (saltar)
Na floresta haviam muitas árvores e o palhacinho ia contornando todas elas. (zig zag)
No meio do caminho o palhacinho teve que atravessar um rio, então ele pegou um barco e saiu remando, remando (remar sentado)
Quando chegou na outra margem ele encontrou uma enorme pedra atrapalhando seu caminho
. O palhacinho começou a empurrá-la. Empurrou, empurrou (empurrar)
até que ela saiu do caminho. Mas adiante havia uma cerca bem no lugar onde o palhacinho deveria passar.
O que foi que ele fez? Passou por baixo da cerca (rastejar)
Do outro lado da cerca havia um canguru e o palhacinho resolveu imita-lo. (saltar como um canguru.)
Enquanto ele imitava o bichinho, avistou um passarinho e resolveu imitar um canguru voador
( pular e bater com os braços)
Mesmo brincando, o palhacinho começou a ficar cansado. Seu pezinho doía e ele resolveu caminhar só com o pé direito para descansar o outro (pular com o pé direito) ,
depois só com o pé esquerdo (pular com o pé esquerdo).
A noite chegava rápido e o palhacinho cansado começava a ficar com medo.
 A única coisa que ele queria agora era voltar para o circo.
Ele começou então a voltar pelo mesmo caminho.
Ele contornava as árvores bem devagar pois estava muito cansado. (andar em zig zag bem devagar),
sua garganta doía e ele fazia assim (respirar ofegante)
O sono chegava depressa e o palhacinho não conseguia manter os olhos abertos por muito tempo (piscar).
Neste momento ele avistou o circo e começou a ouvir o riso das crianças.
O palhacinho já não se sentia mais cansado, não tinha medo nem sono.
Ele começou a respirar fundo e bem devagar, afinal ele estava em casa. (exercício de respiração).
Era uma vez um palhacinho que estava muito triste. Ele estava cansado de ficar no circo.
Resolveu, então, fugir para uma floresta.
Ele arrumou o cabelo e saiu muito contente pulando que nem sapo (saltar)
Na floresta haviam muitas árvores e o palhacinho ia contornando todas elas. (zig zag)
No meio do caminho o palhacinho teve que atravessar um rio, então ele
pegou um barco e saiu remando, remando (remar sentado)
Quando chegou na outra margem ele encontrou uma enorme pedra atrapalhando seu caminho.
 O palhacinho começou a empurra-la. Empurrou, empurrou (empurrar)
até que ela saiu do caminho.
Mas adiante havia uma cerca bem no lugar onde o palhacinho deveria passar.
O que foi que ele fez? Passou por baixo da cerca (rastejar)
Do outro lado da cerca havia um canguru e o palhacinho resolveu imita-lo. (saltar como um canguru.)
Enquanto ele imitava o bichinho, avistou um passarinho e resolveu imitar um canguru voador ( pular e bater com os braços)
Mesmo brincando, o palhacinho começou a ficar cansado. Seu pezinho doía e ele resolveu caminhar só com o pé direito para descansar o  outro (pular com o pé direito) ,
 depois só com o pé esquerdo (pular  com o pé esquerdo).
A noite chegava rápido e o palhacinho cansado começava a ficar com  medo.
 A única coisa que ele queria agora era voltar para o circo.
Ele começou então a voltar pelo mesmo caminho.
Ele contornava as árvores bem devagar pois estava muito cansado. (andar em zig zag bem devagar),
sua garganta doía e ele fazia assim (respirar ofegante)
O sono chegava depressa e o palhacinho não conseguia manter os olhos abertos por muito tempo (piscar).
Neste momento ele avistou o circo e começou a ouvir o riso das crianças.
O palhacinho já não se sentia mais cansado, não tinha medo nem sono.
Ele começou a respirar fundo e bem devagar, afinal ele estava em casa. (exercício de respiração). 

 FONTE : http://partilhandosugestoesescolares.blogspot.com/2011/12/historias-ginasticadas.html
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PROJETO RECICLAGEM...



JUSTIFICATIVA

Diante da imensa carga de sucata que são jogados aleatoriamente na natureza toneladas que empobrece cada vez o nosso planeta.
Partindo dessa idéia o reaproveitamento vem mostrar que o lixo pode se, transformar, em brinquedos, objetos de forma prazerosa sem custo.
Para tanto o principal objetivo é dar a cada criança oportunidade de desenvolver a sua habilidade motora, intelectual e social.

Objetivo Geral

 Compreender a importância do processo de reciclagem, onde os alunos irão fazer o reaproveitamento de vários materiais, fazendo brinquedos e jogos onde auxiliará na aprendizagem da leitura e escrita.

  Objetivos Específicos.
  • Desenvolver a criatividade.
  • Desenvolver a coordenação motora e sua habilidade.

Fundamentação  teórica



 O lixo nosso de cada dia



Você já parou para pensar quanto lixo cada um de nós produz diariamente? E o volume de lixo produzido na sua rua, em seu bairro, ou em sua cidade, você sabe quanto é? Já imaginou qual o destino final de todo esse lixo? Você sabe para onde ele vai? Alguma vez você já se perguntou sobre as conseqüências negativas que o lixo produz ao meio ambiente?




            A maioria das pessoas não pára para pensar nessas coisas, pois muitos de nós não compreendemos muito bem esse assunto e alguns na verdade nem se importam tanto com todos os problemas que podem estar relacionados com o nosso lixo.


            O lixo que um bairro, uma cidade ou nação produz está intimamente ligado ao modo de vida de sua população. Por exemplo, cidades e países industrializados produzem grande quantidade de lixo inorgânico. Já nas nações em desenvolvimento, nas pequenas cidades do interior, nos povoados, assentamentos rurais e nas fazendas, grande parte do lixo produzido é de origem orgânica.


            Para quem não se recorda vale lembrar que o lixo orgânico é aquele originado de quaisquer seres vivos, animais e vegetais, que são facilmente decompostos pela natureza. Restos de comida, restos de frutas e verduras, restos de plantas (folhas, galhos, pedaços de madeira, serragem etc.) são alguns exemplos de lixo orgânico. Por outro lado, o lixo inorgânico é aquele que resulta de produtos industrializados (plásticos, vidros, metais etc.), que, em geral, são de difícil decomposição pela natureza, mas que podem ser reciclado pelo homem.


            O  lixo que produzimos pode ser classificado em quatro grupos :



(1)           Lixo domiciliar, produzido nas residências, tais como restos de alimentos e sacolas plásticas;
(2)           Lixo comercial, produzido nos estabelecimentos comerciais como lojas, butiques, mercearias etc.;
 (3)   Lixo industrial, produzido nas indústrias, como por exemplo, restos de matérias-primas e subprodutos da produção; e


(4)  Lixo hospitalar, produzido nos hospitais, postos de saúde, clínicas, laboratórios e farmácias.




            O entendimento dos tipos de lixo e suas classificações é importante, pois à cada um deles deve ser dado uma coleta e destinação diferenciadas.


Existem muitas formas de tratamento do lixo, entre as quais:



(a) aterro sanitário,
(b) incineração,
 (c) reciclagem


 (d) compostagem.




            O “ aterro sanitário” é a forma mais comum usada para destinar o lixo no solo. Ele consiste em espalhar e dispor o lixo em camadas cobertas com material inerte (em geral, terra e cascalho). Junto com essas medidas são construídos sistemas de drenagem para os gases (metano etc.) e líquidos (conhecido como chorume), de forma que não ocorra a poluição do meio ambiente.


            A “ incineração” consiste na queima controlada do lixo em fornos especialmente projetados para transformá-lo em cinzas. É um processo de desinfecção pelo calor, pelo vapor e pela água em elevadas temperaturas, sem a intervenção do trabalho manual. A incineração possui algumas desvantagens, tais como: alto custo de instalação e manutenção da usina de incineração; os gases emanados da queima do lixo são altamente poluentes; e para esse tido de tratamento há a necessidade de mão-de-obra qualificada.


            A “reciclagem” é a transformação do lixo em matéria-prima. As vantagens econômicas, sociais, sanitárias e ambientais da reciclagem são amplamente reconhecidas, sendo algumas delas: diminuição da quantidade de lixo a ser aterrado; economia de energia; e geração de empregos, através da criação de indústrias recicladoras.


A “compostagem” é o método de tratamento da parcela orgânica existente no lixo. O processo de compostagem consiste na transformação de restos de origem vegetal ou animal em adubo a ser utilizado na agricultura e jardinagem, sem ocasionar riscos ao meio ambiente. A compostagem possui várias vantagens, como por exemplo: aumento da vida útil do aterro sanitário; aproveitamento agrícola da matéria orgânica, a usina de compostagem pode ser artesanal, utilizando mão-de-obra e instalações de baixo custo; além de ser um processo ambientalmente seguro.


            Nenhuma dessas quatro formas de tratamento deve ser vista como algo milagroso, capaz de solucionar todos os problemas relacionados ao lixo.


Na escolha do modelo de gestão do lixo, todos os setores da sociedade devem participar. Nós não devemos deixar só a cargo da Prefeitura ou do Governo Estadual decidir qual será o destino do lixo que produzimos, pois a má gestão da coleta e destinação final do lixo afeta a todos indistintamente.


            A participação coletiva nas ações e trabalhos que envolvam políticas públicas como o tratamento do lixo é fundamental, mas, além disso, cada um de nós deve também estar disposto a contribuir individualmente através de pequenos gestos diários, tais como: não jogar lixo nas ruas, praças, praias e demais áreas públicas; não pichar monumentos, muros ou fachadas de residências e estabelecimentos comerciais; depositar o lixo somente nos locais indicados pela prefeitura. Essas são algumas pequenas ações que podem fazer grandes diferenças para nossa vida e para o meio ambiente.





Reciclar
Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificou os benefícios que este procedimento trás para o planeta Terra.
Importância e vantagens da reciclagem
A partir da década de 1980, a produção de embalagens e produtos descartáveis aumentou significativamente, assim como a produção de lixo, principalmente nos países desenvolvidos. Muitos governos e ONGs estão cobrando de empresas posturas responsáveis: o crescimento econômico deve estar aliado à preservação do meio ambiente. Atividades como campanhas de coleta seletiva de lixo e reciclagem de alumínio e papel, já são comuns em várias partes do mundo.
No processo de reciclagem, que além de preservar o meio ambiente também gera riquezas, os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar. Muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção.
Um outro benefício da reciclagem é a quantidade de empregos que ela tem gerado nas grandes cidades. Muitos desempregados estão buscando trabalho neste setor e conseguindo renda para manterem suas famílias. Cooperativas de catadores de papel e alumínio já são uma boa realidade nos centros urbanos do Brasil.
Muitos materiais como, por exemplo, o alumínio pode ser reciclado com um nível de reaproveitamento de quase 100%. Derretido, ele retorna para as linhas de produção das indústrias de embalagens, reduzindo os custos para as empresas.
Muitas campanhas educativas têm despertado a atenção para o problema do lixo nas grandes cidades. Cada vez mais, os centros urbanos, com grande crescimento populacional, têm encontrado dificuldades em conseguir locais para instalarem depósitos de lixo. Portanto, a reciclagem apresenta-se como uma solução viável economicamente, além de ser ambientalmente correta. Nas escolas, muitos alunos são orientados pelos professores a separarem o lixo em suas residências. Outro dado interessante é que já é comum nos grandes condomínios a reciclagem do lixo.
 Símbolos da reciclagem por material
Assim como nas cidades, na zona rural a reciclagem também acontece. O lixo orgânico é utilizado na fabricação de adubo orgânico para ser utilizado na agricultura.
Como podemos observar, se o homem souber utilizar os recursos da natureza, poderemos ter, muito em breve, um mundo mais limpo e mais desenvolvido. Desta forma, poderemos conquistar o tão sonhado desenvolvimento sustentável do planeta.

Exemplos de Produtos Recicláveis

- Vidro: potes de alimentos (azeitonas, milho, requijão, etc), garrafas, frascos de medicamentos, cacos de vidro.
- Papel: jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel.
- Metal: latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, tubos de pasta, cobre, alumínio.
Plástico: potes de plástico, garrafas PET, sacos plásticos, embalagens e sacolas de supermercado.

Procedimentos Metodológicos:

  • Leitura de vários textos informativos: “Roda de conversas”.
  •  Ilustrar um ambiente não poluído.
  •  Ilustrar um ambiente poluído.
  •  Confecções de porta-retratos utilizando jornal em canudos e papelão.
  •  Visitar o local que imprensa o lixo coletado separadamente.
  •  Construir brinquedos de caixa de fósforos, creme dental, caixas de remédios.
  • Bichinho de sucata com cartela de ovos.
  • Convite para as mães.
  • Como fazer pufe com garrafa, papelão, fita transparente, barbante, espuma e tecido para acabamento.
  • Jogos de boliche.
  • Problemas usando as sequências dos jogos de adição e subtração na oralidade.
  • Sequênciar as latas de refrigerante em ordem numérica de 1 a 35. Até chegar o grupo vencedor (grupo de 6 pessoas).
  • Dobraduras: construção de flor com papel de bombom, balas, pirulito.
  • Construir bilboquê com garrafa, barbante, jornal, fita adesiva colorida e tesoura.

Recursos Materiais:

·         Tesoura,
·         Caixas de remédio,
·         Cola branca,
·         Cola quente,
·         Pistola de cola quente,
·         Barbante,
·         Latas,
·         Garrafas,
·         Jornais,
·         Caixas de papelão,
·         Caixas de fósforo,
·         Papel sulfite,
·         Lápis de cor,
·         Tinta guache,
·          Pincel.
·         Visita á associação dos catadores de lixo em campo verde.
·         Elaboração de questionário para trabalhar a oralidade das crianças;

  Recursos humanos:

·         Alunos,
·          Professores,
·          Mães
·          Coletores de material reciclado,
·         Artesãos.


Anexos 


Projeto: PREVENÇÃO DE ACIDENTES 




 Apresentação

         O estudo desse tema faz parte do entendimento do modo de viver do homem em nossa sociedade e das suas necessidades básicas. Os acidentes domésticos são muito comuns, e mesmo com todo o cuidado alguns objetos e situações apresentam riscos, principalmente para as crianças; às vezes esses acidentes são tão graves que podem levar à morte. Os alunos na sua maioria ficam sozinhos em casa sem vigilância dos adultos, pois estes estão trabalhando e passam o dia todo fora.
Justificativa
         Muita gente acredita que os acidentes são fatalidades que fogem ao nosso controle.Porém, à medida que nos antecipamos para evitar sua ocorrência, seus potenciais danos diminuem sensivelmente, chegando mesmo a ser eliminados. E isto pode, perfeitamente, ser feito no dia-a-dia. Por essa razão, é importante que as pessoas saibam quais os acidentes mais comuns e como se originam, para que, assim, possam adotar medidas capazes de evitá-los. Eu professora Carla, junto com meus alunos ouvimos  vários comentários sobre queimaduras das crianças (simples queimaduras), outras tomavam remédios por conta própria, outras levavam choques, caiam de bicicletas ou de arvores, enfim acidentes corriqueiros e dentro desse contexto sugiram vários depoimentos e assim deu inicio ao interesse pelo projeto, devido a importância do conhecimento e prevenção desses acidentes.
Objetivo Geral
Conscientizar a turma sobre situações em que há risco de algum acidente, pois todo cuidado é pouco, muitas vezes os pais sentem dificuldade em falar com os filhos sobre acidentes domésticos, impedindo assim a identificação de os perigos existentes,
Objetivos Específicos
·      Evitar acidentes em casa;
·      Estimular a troca de opiniões em situações polêmica;
·      Oferecer informações que ajudem as crianças a discernir entre atitudes corretas e incorretas;
·      Trabalhar o senso de prudência nos alunos;
·      Conhecer o trabalho do corpo de Bombeiros Nelson Benedito Fernandes
·      Realizar entrevistas com: pais, enfermeiras, bombeiros.
·      Trabalhar o conteúdo integrado às aulas de informática e aula de inglês
·      Analisar produtos que parecem inofensivos, mas pode ser um grande perigo para as crianças;
·      Compreender a importância do nosso projeto para a sua própria segurança
·      Sensibilizar as pessoas quanto aos cuidados de prevenção para evitar acidentes domésticos
·      Reconhecer os tipos de acidentes mais freqüentes no dia  a dia como: fogo,eletricidade, lugares altos , produtos tóxicos, transito ,.








FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

ACIDENTES DOMÉSTICOS

Os pais devem lembrar que para a criança tudo pode ser brinquedo interessante e ela não é capaz de avaliar o perigo. Por isso devem ficar atentos a pequenos objetos como moedas, tampinhas de garrafas, clips, botões e até brinquedos que possuam peças pequenas, que se soltam com facilidade e possam causar engasgos e sufocamento.
Siga algumas regras básicas e transforme sua casa em um lugar seguro.
MEDICAMENTO
Todo medicamento deve ser guardado em lugares altos e, de preferência,trancados com chave. Nenhum medicamento deve ser tomado sem orientação médica.
ESCADAS
As escadas devem possuir corrimão e o piso não deve ser liso. Quando as crianças forem pequenas e principalmente na época em que estão engatinhando ou começando a andar, procure colocar protetores e barreiras em todos os acessos da casa que levem à escada.
JANELAS E SACADAS
Para quem tem crianças em casa e principalmente em apartamentos, devem ser colocadas grades ou redes de proteção. Muitos acidentes acontecem pela falta de proteção em janelas e sacadas.
PISCINA
Crianças nunca devem ser deixadas sozinhas perto das piscinas. Em casa deve ser colocada tela de proteção ou grade em volta da piscina. Toda vez que a criança for nadar, em casa ou no clube, nunca deve deixar de usar bóias.
COZINHA
As pessoas e muito menos as crianças não têm noção do perigo que a cozinha representa, por isso mantenha as crianças sempre longe. Criança não tem medo de fogo, nunca deixe as panelas com os cabos virados para fora do fogão. Cuidado também com vazamento de gás. Verifique sempre os botões do fogão e se as mangueiras do gás estão em ordem.
PRODUTOS QUÍMICOS E MATERIAL DE LIMPEZA.
Por serem produtos altamente tóxicos e, muitas vezes, inflamáveis devem ser deixados em local de difícil acesso para crianças e animais. Nunca permita que crianças mexam com álcool ou outros produtos abrasivos e inflamáveis. A ingestão de certos produtos pode ser fatal.
TOMADAS
Utilize sempre protetores especiais para as tomadas evitando assim choques e outros acidentes.
OBJETOS PONTIAGUDOS OU CORTANTES
Facas, tesouras, chaves-de-fenda e outros objetos perfuro-cortantes nunca devem ser dados às crianças. Mantenha esses objetos em locais fechados onde a criança não tenha acesso.
FERRO DE PASSAR ROUPA
Nunca deixe o ferro ligado com o fio desenrolado e ao alcance das crianças. Além da alta temperatura, é perigoso por seu peso e eletricidade.

        À medida que nos antecipamos para evitar sua ocorrência, seus potenciais danos diminuem sensivelmente, chegando mesmo a ser eliminados. E isto pode, perfeitamente, ser feito no dia-a-dia. Por essa razão, é importante que as pessoas saibam quais os acidentes mais comuns e como se originam, para que, assim, possam adotar medidas capazes de evitá-los.
        Isso é mais do que necessário, é imprescindível, pois, no atual mundo industrializado, metade das mortes de crianças com idade superior a um ano - e quase 70% daquelas que ocorrem na adolescência - são provocadas por acidentes que, em sua grande maioria, poderiam perfeitamente ser prevenidos! Também na velhice, os acidentes são bastante comuns. Ainda que nessa faixa etária eles geralmente não sejam mortais, ocasionam danos graves aos idosos, piorando permanentemente a sua qualidade de vida.
        Ao longo da vida, acidentes podem ocorrer com qualquer um de nós. Mas em algumas faixas de idade - como na infância, adolescência e velhice - eles são especialmente freqüentes.
        Riscos domésticos
        Você poderia pensar que os acidentes não são novidade para quem mora em cidades grandes, considerando que, nelas, o trânsito é difícil e perigoso, a violência ocorre em toda parte e é crescente. A grande surpresa é que, na verdade, a maior parte dos acidentes não ocorre em locais perigosos. Ao contrário, os mais graves acontecem justamente onde as pessoas pensam estar mais seguras: dentro de casa. Seja na cidade ou no campo.
        É em nossa casa, na nossa cozinha, no nosso banheiro, em nosso quintal ou passeio que as crianças, adolescentes e idosos mais se machucam. Vários fatores são reconhecidamente provocadores de acidentes: de um lado, destacam-se aqueles relacionados com as condições físicas e psicológicas das próprias pessoas; de outro, aqueles ligados às condições presentes no meio físico, social e cultural em que elas vivem.
        As crianças e os adolescentes são mais propensos a se acidentar porque apresentam certas características típicas de sua fase de desenvolvimento, que naturalmente parecem conduzi-las aos perigos mais banais. Eles têm grande curiosidade e uma verdadeira atração pelas novidades, o que os leva a explorar constantemente seu ambiente. A estes fatores alia-se a inexperiência e a falta de conhecimentos suficientes para prever e evitar situações de risco.
        Os riscos de acidentes aumentam sobremaneira onde há miséria, doenças e ausência de adultos por perto. Não podemos nos esquecer que na zona rural, na roça e nas regiões em que predominam as pequenas e médias empresas crianças e adolescentes se encontram, desde muito cedo, expostos aos riscos dos processos de .trabalhos.
        Os idosos também apresentam certas características que os levam a ser vítimas de acidentes caseiros. Muito freqüentemente, os sintomas da velhice - como o decréscimo da força física, a falta de atenção e de concentração, a visão e a audição mais fracas, os movimentos mais vagarosos e as reações mais lentas -, marcam o início de uma vida mais dependente de terceiros e mais propensa a quedas e a outros acidentes. Assim, fatores de ordem biológica entrelaçam-se com fatores de ordem cultural para produzir, no idoso, um quadro de depressão, quase sempre acompanhado de sentimentos de insegurança, perda da auto-estima e da autoconfiança. Além disso, a idade avançada costuma se fazer acompanhar pela perda do marido, companheiro ou de amigos, e por restrições sociais outras que podem levar aos sentimentos de solidão e isolamento.
        Para os familiares do idoso a carga emocional e física necessária para se cuidar de alguém nessas circunstâncias pode ser enorme, gerando situações de estresse, depressão, esgotamento nervoso. Todo esse quadro naturalmente se agrava quando o idoso vem a sofrer um acidente.

Prevenir acidentes é melhor do que remediar!

        Importantes avanços na ciência e na tecnologia fornecem, nos dias de hoje, suporte para que mais vidas possam ser salvas e as "seqüelas" se reduzam. Mas continuam elevadas as taxas de mortalidade, bem como os custos pessoais, sociais e financeiros decorrentes dos acidentes de qualquer tipo. Por isso, as medidas básicas de segurança doméstica e de prevenção de acidentes devem ser tomadas por todos os adultos responsáveis, principalmente aqueles que lidam com crianças, adolescentes e idosos.
        Para começar a agir, é bom que se proceda um passeio atento por todos os espaços e cantos internos e externos das moradias e locais de trabalho, imaginando-se que tipo de acidentes ali poderiam ocorrer. Não será difícil descobrir quais os principais cuidados a tomar, por exemplo:

       Quedas e contusões - são geralmente ocasionadas por escadas mal fixadas, muito enceradas ou escorregadias, fora de proporção adequada ou sem corrimão; ou ainda por tapetes soltos e móveis em grande quantidade, com quinas pontudas e dimensões inadequadas ao  tamanho dos cômodos. As imperfeições, buracos e desníveis no piso ou calçada são também responsáveis por muitos tombos de crianças e idosos.
A falta de grades ou redes de proteção nas janelas de casas ou apartamentos e o descuido, às vezes por apenas alguns minutos, têm levado muitas crianças pequenas à morte. Quando não são mortais, as quedas podem significar anos de vida e muito dinheiro perdidos em operações e tratamentos, além de representar, principalmente para os idosos, uma inatividade forçada, haja vista que o receio de cair e novamente acidentar-se acarreta medo de sair de casa e até mesmo de nela se locomover.
Para ajudar na prevenção dos tombos, alguns cuidados devem ser adotados. O banheiro do idoso deve ser adaptado, visando evitar quedas e contusões: o assento do vaso sanitário deve ser elevado; deve sempre existir uma cadeira no boxe do chuveiro e, em especial, deve-se verificar se a porta abre e fecha bem e facilmente, sem trancar.
Sapatos fechados com solas antiderrapantes; o cuidado no abrir e fechar portas, portões e janelas; tapetes bem fixados ao chão; utilização de pisos antiderrapantes; grades ou telas de proteção nas janelas; iluminação abundante na casa e pontos de luz sempre acesos à noite são outras medidas simples que auxiliam a prevenir as quedas, os esmagamentos, as fraturas e contusões domésticas de todos os moradores.

                Cortes e queimaduras – para evitar esse tipo de acidente devem ser mantidos ou guardados, longe do alcance de crianças, todos os objetos cortantes e pontiagudos, ferramentas de jardinagem, de trabalho, eletrodomésticos do tipo multiprocessador, bem como os líquidos inflamáveis (álcool, querosene, gasolina, óleo, etc.) e os utilizados para aquecimento, cozimento e limpeza, além dos líquidos quentes. Em relação às queimaduras, devemos considerar que o fogo, um elemento da natureza, exerce atração e desperta a curiosidade das crianças. Portanto, fósforos, velas acesas, lamparinas e materiais inflamáveis - que freqüentemente originam queimaduras graves - são extremamente perigosos para as crianças.
Crianças pequenas, principalmente as que ainda estão aprendendo a andar, jamais devem ficar perto do fogão pois podem querer subir nele para ver o que há em cima ou podem puxar as panelas pelos cabos, formas muito comuns de crianças pequenas se queimarem gravemente. Alguns expedientes simples e que evitam muitos aborrecimentos futuros são: colocar sempre o leite e água a serem fervidos nas trempes ou bocas traseiras do fogão, voltando os cabos das panelas para as laterais internas e, se possível, jamais trabalhar na cozinha com criança pequena solta por perto.
Igualmente, não se deve esquecer de ensinar os adolescentes a usarem com cuidado o forno e as panelas, principalmente as de pressão, para evitar que estourem. Convém lembrar, ainda, que muitas queimaduras em bebês foram causadas por temperatura elevada da água do banho; assim, é preciso testar o calor da água antes de se banhar a criança.
Outras simples e eficientes medidas de proteção, que evitam cortes e ferimentos, são as escolhas de lugares altos para acomodar os objetos cortantes. Manter o chão limpo de pregos, cacos de vidro, madeiras com lascas também previne os cortes, machucados e perfurações, principalmente em crianças e jovens.
As seqüelas físicas, psicológicas e sociais dos cortes e queimaduras são sempre sérias, haja vista que as cicatrizes tendem a se agravar com o crescimento, ocasionando baixa da auto-estima, vergonha, complexo e rejeição social.
              Afogamentos – geralmente ocorrem em banheiras, tanques, piscinas, poços, bacias e até mesmo em baldes com água. Ao caírem dentro d’água, as crianças muito pequenas não conseguem levantar-se com facilidade. Assim, especial atenção deve ser dada às crianças que estejam sozinhas em ambientes e situações que possam vir a propiciar um afogamento. Alguns cuidados a serem tomados são a colocação de telas protetoras nas piscinas e poços, bem como evitar deixar bacias e baldes cheios de água perto de crianças, sem a supervisão de adultos. Além disso, crianças que vão nadar devem sempre estar fazendo uso de bóias.
                   Choques elétricos - alguns cuidados podem ser observados quanto a tomadas, fios elétricos descascados ou expostos, uso impróprio de aparelhos eletrodomésticos, instalações elétricas velhas, adaptadas e sem manutenção: os riscos de choques em tomadas podem ser reduzidos com a simples colocação, nelas, de um protetor isolante; a instrução clara sobre como utilizar aparelhos elétricos, a guarda destes fora do alcance das crianças e a manutenção periódica do estado da rede elétrica doméstica estão entre os procedimentos básicos para prevenir a ocorrência de choques.
Devemos nos lembrar, sempre, da gravidade dos riscos que a falta de oxigênio causa ao cérebro e da violência de uma descarga elétrica no organismo: ambas podem ocasionar danos irreparáveis, quando não a morte.
                       Engasgos e obstruções - são acidentes bastante comuns, tanto em crianças quanto em idosos. As crianças são muito atraídas por alfinetes, botões, moedas, balas e outros pequenos objetos, que geralmente são levados à boca. Os idosos, por sua vez, vão perdendo a elasticidade da musculatura e, freqüentemente, se engasgam ao engolir, principalmente ao ingerir comida muito seca e/ou em pedaços maiores. Assim, devemos ter muito cuidado com os objetos que possam ser manipulados e engolidos por crianças, bem como administrar uma dieta apropriada para os mais velhos, com alimentos picados em pedaços menores.
                        Intoxicações – causadas por alimentos, remédios, gás carbônico ou outros materiais tóxicos também constituem sérios riscos a serem evitados e, geralmente, as crianças pequenas estão mais expostas a esse tipo de problema, uma vez que levam tudo à boca e são muito curiosas. Assim, devem ser sempre verificadas as datas de validade de alimentos, e se as latas estão amassadas ou estufadas. Remédios, em especial os coloridos, devem ser guardados em lugares altos e fechados. Deve-se, ainda, evitar a presença de plantas tóxicas nos domicílios ("Comigo Ninguém Pode", "Begônia") Por sua vez, o gás carbônico, utilizado em aquecedores de banheiros, fogareiros e fogões de acampamentos, é dificilmente reconhecível por não ter cheiro, cor ou sabor. Portanto, ao fazer uso dele, deve-se ter o cuidado de se manter portas e janelas abertas, observando-se a intensidade do escapamento, já que os efeitos de intoxicação por gás vão desde vômitos, amnésia para fatos recentes, diminuição da audição e da visão até a morte.
 
Extrapolando a titulação acidentes domésticos existem outras situações que também necessitam de especial atenção, tais como:
                        Acidentes e ou doenças adquiridas por meio de animais domésticos - são igualmente freqüentes. Cachorros e gatos devem ser vacinados, devido às suas mordidas e unhadas, que podem causar a raiva humana. Caso existam cães de guarda em casa, é conveniente que não sejam deixados soltos, pois as crianças, adolescentes e idosos poderão ser por eles atacados. O jardim e o quintal das casas devem ser mantidos limpos e capinados, a fim de evitar a presença de aranhas, cobras ou escorpiões.
                       Cuidados no lazer, em especial no esporte – nessas situações é recomendável a utilização de equipamentos de proteção como capacetes, joelheiras e tornozeleiras.
                          Brinquedos - não devemos comprar brinquedos que não sigam as normas técnicas de segurança. Quando de sua compra, deve-se prestar atenção se apresentam arestas cortantes ou pontas, se o material é inflamável ou quebrável, se a voltagem dos brinquedos elétricos é correta, se as peças do brinquedo são pequenas o suficiente para uma criança engoli-las, se há materiais aromáticos que possam ser confundidos com frutas, doces e chocolates e se as tintas usadas descascam, indicando serem tóxicas. Caso apresentem essas características, cuidado: poderão vir a ser um risco para quem vier a brincar com eles. Prevenir acidentes, no caso, é não comprar o brinquedo, por mais atraente que pareça.
        Finalmente, lembramos que uma boa conversa dos pais e parentes com as crianças, os jovens e os idosos continua sendo um dos melhores recursos contra esses e outros acidentes que podem ser prevenidos. Vigiar, ensinar e lembrar, com carinho e às vezes energia, são atividades permanentes que permitem evitar muitos problemas e seqüelas decorrentes dos acidentes ocorridos em casa. E também fora dela!
 





CONTEÚDOS

·      Leitura informativa sobre o tema;
·      Trânsito; na rua todo cuidado é pouco;
·      Auto - medicação;
·      Afogamento;
·      Animal peçonhento;
·      Envenenamento;
·      Brinquedos;
·      Entrevista com os pais sobre o tema;
·      Cuidados no ônibus;
·      Prevenção em casa;
·      Cuidados na escola;
·      O perigo nos rodeia: eletricidade (choque, incêndios) plantas venenosas, animais peçonhentos e animais domésticos entre outros;
·      Problemas envolvendo o tema;
·      Formas geométricas


METODOLOGIA

·      Atividades em sala de aula sobre o tema, através de produção de textos.
·      Leitura informativa sobre o tema
·      Atividades práticas (observação interna e externa na escola)
·      Orientações dos lugares que podem provocar acidentes
·      Visita ao posto de saúde e ao corpo de bombeiro Benedito Nelson Fernandes
·      Cuidados com auto-medicação, envenenamento.
·      Elaborar questionário sobre acidentes envolvendo animais peçonhentos
·      Campanha sobre a prevenção de acidentes no trânsito
·      Montar cartazes de acordo com tema trabalhado
·      Trazer objetos, gravuras, rótulos, plantas, animais para evidenciar o perigo que tais elementos trazem se não nos cuidarmos;
·      Entrevista com os pais;
·      Vídeos relacionados ao tema
·      Atividades realizadas nas aulas de informática

Recursos utilizados

·      Textos informativos
·      Pesquisas em casa e na biblioteca
·      Cartazes
·      Animais peçonhentos (biblioteca)
·      Confecção de mural
·      Vídeos sobre o assunto
·      Livros de pesquisa sobre o assunto
·      Internet
·      Atividades nas aulas de informática
·      Visitas (Corpo de Bombeiros, Posto de Saúde, Mobilização sobre o transito).
·      Palestras


Avaliação

Com o desenvolvimento do projeto, as atitudes das crianças buscam alertar  as pessoas, será observado o    interesse pelo assunto por parte dos alunos ,  trazendo tudo que se relacionava ao tema  como figuras , livros, textos informativos e outros tipos de acidentes domésticos listados por eles.


Cronograma


MESES

ANDAMENTO DO PROJETO

DIAS

AGOSTO
DISCUSSÃO COM AS CRIANÇAS SOBRE O PROJETO
·      Leitura compartilhada sobre o tema

06/08 Á 31/08/2008
SETEMBRO
ATIVIDADES RELACIONADAS AO ASSUNTO:
·      Produção de texto, pesquisas, textos informativos.

01/09 Á 30/09/2008
OUTUBRO
CONTINUAÇAO DAS ATIVIDADES:
·      Assistir vídeos, palestra, visitas (Corpo de Bombeiros, Posto de saúde ).
·      Atividades em sala de aula e sala de informática.
·      Confecção de cartazes informando a escola sobre o tema


01/10 Á 31/10/2008
NOVEMBRO
APRESENTAÇAO DO TRABALHO PARA A ESCOLA
·      Seminário
10 A 14/11/2008






Referencias bibliográficas


·      Projeto acidentes domésticos com crianças (Professora: Catia Mª Alves Pereira) realizado na Escola Municipal São Lourenço – Ano de 2004
·      http://www.abpa.org.br