"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

sexta-feira, 14 de junho de 2013

O Quintal da Bicharada



            Era uma vez uma casa.A casa tinha um quintal.O quintal tinha um chiqueiro.O chiqueiro tinha três porquinhos. Os porquinhos eram irmãos.O mais velho se chamava Sabugo e era preto.O do meio se chamava Salsicha e era ruivo.E o mais moço se chamava Linguiçinha e era malhado.
            O quintal era muito pobre.Tinha um cachorro magro, um galo gordo, uma galinha arrepiada e um burro orelhudo.
            O cachorro vivia triste porque não encontrava nenhum gato para brigar com ele.A galinha andava muito contente porque era magra e a cozinheira não se lembrava de levá-la para a panela.O galo era um sujeito vaidoso, cantava como um tenor e sabia sempre as horas direitinho – isto só porque tinha engolido um relógio despertador.O burro pensava que era muito importante: contava história para os outros bichos, assim como eu estou contando agora para vocês.
                                               Érico Veríssimo

INTERPRETAÇÃO DO TEXTO

a) Como se chamava os três irmãos?

b) Destaque os adjetivos dos porquinhos

  • O mais velho era: ________________
  • O do meio era: ___________________
  • O mais moço era: _________________

Como era o quintal?


c)         Marque verdadeiro (V) ou falso (F):

(    ) O cachorro vivia triste porque não tinha nenhum gato para brincar.
(    ) A galinha andava contente porque sempre ia passear na cozinha.
(    ) E o mais velho se chamava Linguicinha e era malhado.
(    ) E o mais velho se chamava Linguicinha e era malhado.
(    ) O quintal era muito rico.Tinha um cachorro, um galo magro, uma galinha preta.
(     ) O galo era vaidoso cantava como um tenor.

e)Descubra no texto:

O titulo do  texto:_____________________________________

O autor:______________________________________________

Numero de parágrafos:_________________________________

Tipo de texto________________________________________

1)    Há no texto  frase negativa:
(A) No segundo parágrafo.
(B) No primeiro parágrafo.
(C) No último parágrafo.

2)    Retire do texto três palavras:

a-    Dissilabas______________________________________
b-    Trissílabas______________________________________
c-    Polissilabas___________________________________
d-    Monossilibas______________________________________

3)    Transforme uma frase do texto:
a)    Frase interrogativa_______________
b)    Frase interrogativa__________________

4)     Retire do texto 3 palavras que seja ditongo_________________


5)    Complete o texto a seguir com substantivos próprios, de modo que a história faça sentido:
_____________ é um menino muito criativo. Ele e seu amigo ___________  adoram inventar mil histórias e sempre criam super-heróis interessantes, como o _______________ ou o _________________.
          Eles gostaram tanto de criar o _________________, que até decidiram começar a escrever um livro sobre as aventuras dele. Por enquanto, deram ao livro o nome de ____________________________.
          Como acharam que o ___________________ ficava muito sozinho nas histórias, inventaram um cachorro companheiro para ele e lhe deram o nome de ___________________.
          Os dois amigos já chegaram até a levar algumas aventuras para a _________________, escola em que estudam. A professora _____________  gostou tanto, que sugeriu a publicação de uma das aventuras no ____________________, que é o jornal da escola.
          O sucesso foi tanto, que eles agora levam todos os meses uma aventura para ser publicada. Quem sabe um dia eles se tornam famosos com seu personagem favorito, o ___________________...

6)    Cada substantivo próprio que você usou na história se refere a um comum. Anote na tabela o substantivo comum e o próprio que você relacionou a ele:

Substantivo Comum
Substantivo Próprio
menino

amigo















7)   Leia  as  palavras  e  coloque-as  em  ordem  alfabética:

BRASILEIRO  -  URUGUAIO  AUSTRALIANO  -  NORUEGUÊS  -  DINAMARQUÊS  -  HÚNGARO  -  NEOZELANDÊS  -  MOLDAVO  -  NEPALÊS  -  PALESTINO  -  

1-______________________________
2-______________________________
3-______________________________
4-_______________________________
5-_______________________________
6-_______________________________
7-_______________________________
8-_______________________________
9-_______________________________
10-______________________________


Escreva um texto descrevendo algo que você mais gosta, pode ser o seu desenho predileto, o lugar que você gosta de passear, o brinquedo ou brincadeira predileta...


Katia Daniele

Amigos inseparáveis



Todos os anos, no Verão, costumava aparecer gente de fora para passar as férias na praia. Montavam-se barracas, as crianças brincavam na areia e muita gente tomava banho.
Um dia, estava o Manuel a construir um castelo e eu a cavar um buraco, quando ouvimos uma voz de menina:
– Que lindo cão!
          Ajoelhou-se a fazer-me festas no pêlo e perguntou:
 – Como se chama o cão?
– Faísca. – respondeu o Manuel.
– Que nome engraçado! – exclamou ela.
          Realmente, nessa altura, o meu nome ainda soava bem, porque eu era novo e forte e corria ligeirinho.
– Chamo-me Luísa. – disse a menina.
Parecia estar encantada comigo. Afagava-me o pêlo, encostava a cabeça à minha e metia-me pedaços de bolo na boca. Foi a primeira vez que provei bolo e confesso que o achei logo uma maravilha. O que me entristecia era que a Luísa não desse um bocadinho ao Manuel. Eu bem lhe queria fazer ver isso. Mas ela não percebia os meus modos e sinais. Andei à volta do Manuel a ladrar e a ladrar! Ele compreendeu logo o que eu queria dizer, por isso acalmou-me:
– Deixa pra lá, Faísca...
                                                                                                                                       Ilse Rosa (adapt.)

INTERPRETAÇÃO DO TEXTO

1. Quais são as personagens deste texto?____________________________________
2. Quem é o narrador desta história?_____________________________________________
3. “Todos os anos, no Verão, costumava aparecer gente de fora...” Qual o motivo que atraía as pessoas de fora?

4.  Como se chama a personagem que fez festas ao Faísca? _____________________________
5. Qual o produto alimentar que o Faísca provou pela primeira vez?__________________________
6.  O que entristecia o Faísca?_________________________________________________________­­­­­­­­
7.  “Deixa lá, Faísca...”
Quem pronunciou esta frase?________________________________________
O que queria dizer essa personagem com a frase?__________________________
8. O que sentia a Luísa pelo Faísca?________________________________________

9.  Enumera, de 1 a 6, pela ordem do texto, as frases que se seguem:
(    ) Deixa pra lá, Faísca...                                        
(    ) Que nome engraçado!
(    ) Chamo-me Luísa.                                              
(    ) Parecia estar encantada comigo.
(    ) Como se chama o cão? 
(    ) Que lindo cão!               

10. Complete as frases com o plural das palavras entre parênteses:
Marcelo atendia os _______________________. ( freguês)
Os _________________________ são ferozes. (leão)
A música foi cantada pelos___________________________. (cantor)

11. Reescreva as frases, usando os substantivos destacados no grau diminutivo:
a) Márcia mora em uma cidade do Brasil.
 ________________________________

b) André viu o leão no zoológico.
______________________________________

c) Marta tem dois irmãos e um amigo.
_____________________________________

Neiva Teixeira


O MEU NOME É LEOCÁDIO, MAS TODO MUNDO ME CHAMA DE LELÊ. SÓ QUE EU QUERO MUDAR MEU APELIDO PARA BILÊ.
É QUE QUANDO EU ERA PEQUENO, QUE FOI NO ANO PASSADO, PERGUNTEI PARA O MEU TIO TORERO POR QUE EU TINHA QUE TER AULA DE PORTUGUÊS SE EU JÁ FALAVA PORTUGUÊS.
ELE DISSE QUE EU TINHA QUE APRENDER PORTUGUÊS BEM DIREITO PARA ESCREVER QUE NEM ELE. MAS AÍ EU FALEI QUE JÁ ESCREVIA BEM DIREITO, TANTO QUE DE VEZ EM QUANDO EU FAZIA UNS TEXTOS PARA O JORNAL DELE, E QUE EU ATÉ RECEBIA MAIS COMENTÁRIOS NO MEU BLOG QUE ELE NO DELE.
ENTÃO O MEU TIO, DEPOIS DE ENGASGAR COM O BOLO DE CHOCOLATE QUE ELE ESTAVA COMENDO, PENSOU UM POUCO E DISSE QUE EU TINHA QUE APRENDER PORTUGUÊS MELHOR DO QUE EU JÁ SABIA PORQUE QUEM ESCREVE BEM TEM NAMORADA BONITA.
AÍ EU PENSEI E VI QUE ERA VERDADE, PORQUE OS AMIGOS DO MEU TIO TORERO, O TIO VERÍSSIMO, O TIO ZUENIR E TIO BONASSI SÃO CASADOS COM UMAS BONITONAS. POR CAUSA DISSO, EU DECIDI CAPRICHAR NAS AULAS DE PORTUGUÊS.
A MINHA PROFESSORA DE PORTUGUÊS SE CHAMA DONA MARIA ROSA ESTEVAM FRANGETTO. ELA TAMBÉM É BEM BONITONA E DEVE TER UNS SESSENTA ANOS. NA SEMANA PASSADA, A DONA MARIA ROSA FALOU DE UMA COISA QUE SE CHAMA PREFIXO.
O PREFIXO É UM NEGÓCIO QUE VEM NA FRENTE DA PALAVRA E QUER DIZER ALGUMA COISA. A DONA MARIA ROSA ESCREVEU A PALAVRA “PREFIXO” NA LOUSA, AÍ SEPAROU O “PRÉ” DO FIXO E DISSE:
- POR EXEMPLO, PESSOAL, O “PRÉ” DE PREFIXO QUER DIZER O QUÊ?
NINGUÉM FALOU NADA, AÍ ELA MESMA RESPONDEU:
- QUER DIZER “ANTES DE”, ENTENDERAM? COMO EM PREVISÃO, PRÉ-HISTÓRIA E PREFÁCIO. ENTENDERAM AGORA?
TODO MUNDO CONTINUOU CALADO. ELA PERCEBEU QUE A GENTE NÃO TINHA ENTENDIDO NADA E TENTOU DE NOVO:
- VOU DAR OUTRO EXEMPLO: A GENTE TEM PREFIXO “ANTI”, QUE QUER DIZER “CONTRA”, COMO EM ANTICRISTO, ANTIBIÓTICO E ANTITÉRMICO. ENTENDERAM?
A GENTE CONTINUOU CALADO. NEM O AURELIUS, QUE É O MAIOR CDF DA CLASSE, FALOU ALGUMA COISA. ENTÃO A DONA MARIA ROSA EXPLICOU DE NOVO:
- OLHA, TEM TAMBÉM O PREFIXO “A”, QUE QUER DIZER “NÃO” E “SEM”. POR EXEMPLO, ANALFABETO É QUEM NÃO CONHECE O ALFABETO; ARRITMIA É O QUE NÃO TEM RITMO; ANORMAL É UMA COISA QUE NÃO É NORMAL; ACÉFALO É SEM CABEÇA E ANÔNIMO É SEM NOME.
AÍ O BABÃO, QUE TEM ESSE APELIDO PORQUE UM DIA DORMIU NA CLASSE E BABOU, PERGUNTOU:
- ENTÃO LÁ EM ALAGOAS NÃO TEM LAGOA?
O BABÃO É MEIO BURRO, MAS DESSA VEZ ELE FEZ UMA PERGUNTA MUITO BOA, PORQUE A DONA MARIA ROSA TEVE QUE RESPIRAR FUNDO ANTES DE RESPONDER.
- NÃO, BABÃO, QUER DIZER, LUIZINHO, NEM SEMPRE O “A” É UM PREFIXO DE NEGAÇÃO. ÀS VEZES ELA FAZ PARTE DA PALAVRA, COMO EM ABACAXI E ABACATE.
- AH, BOM... – DISSE O ARLINDO. – EU JÁ ESTAVA PENSANDO QUE MEU NOME QUERIA DIZER NÃO-LINDO.
E AÍ, COMO O ARLINDO É BEM FEIO MESMO, TODO MUNDO CAIU NA GARGALHADA, MENOS ELE.
DEPOIS QUE A GENTE PAROU DE RIR, A DONA MARIA ROSA FALOU DE OUTRO PREFIXO, O “BI”, QUE QUERIA DIZER DOIS. E DEU UNS EXEMPLOS: BICAMPEÃO É QUEM FOI CAMPEÃO DUAS VEZES; BIATLO É AQUELA COMPETIÇÃO QUE TEM DUAS PROVAS DIFERENTES; BÍPEDE É QUEM TEM DOIS PÉS; BICOLOR É O QUE TEM DUAS CORES; BIMESTRAL É O QUE ACONTECE DE DOIS EM DOIS MESES E A BICICLETA TEM ESSE NOME  PORQUE TEM DUAS RODAS.
A GENTE COMEÇOU A ENTENDER O TAL DO PREFIXO. E ENTÃO A DONA MARIA ROSA DISSE QUE TEM OUTROS PREFIXOS QUE SIGNIFICAM NÚMEROS, QUE NEM “TRI”, QUE QUER DIZER “TRÊS”; “TETRA”, QUE QUER DIZER “QUATRO”; “PENTA”, QUE QUER DIZER “CINCO”; E “HEXA”, QUE QUER DIZER “SEIS” E É UMA COISA QUE O BRASIL NÃO É NO FUTEBOL PORQUE A SELEÇÃO JOGOU O MAIOR RUIM NA COPA.
AÍ TODO MUNDO ENTENDEU AQUELA COISA DE PREFIXO E A GENTE COMEÇOU A FALAR.
A BIBI PERGUNTOU O QUE QUERIA DIZER O APELIDO DELA. ERA “DOIS E DOIS” OU ERA “QUATRO”?
O ZEPA, QUE SE CHAMA ZÉ PAULO E É O MAIOR GORDO FALOU QUE NÃO QUER MAIS BIFE, BISTECA E BISCOITO. AGORA ELE QUER TRIFE, TETRASTECA E PENTACOITO, QUE DEVEM SER BEM GRANDÕES.
CHAMARAM A TEREZA DE BISBILHOTEIRA, MAS ELA FALOU QUE ERA SÓ UM POUQUINHO, UMA BILHOTEIRA.
EU DISSE QUE IA MUDAR MEU NOME PARA BILE, QUE É DUAS VEZES LÊ, O QUE DÁ LELÊ.
O GABRIEL, QUE ESTÁ SEMPRE OLHANDO AS MENINAS, FALOU QUE IA DAR UM BIBEIJO NA BIBI E FEZ UM BEICINHO, MAS ELA RESPONDEU QUE ELE ERA BINSUPORTÁVEL E BOTOU UM LÁPIS NO BEICINHO DELE.
E O AURELIUS, QUE É O MAIOR CDF, DISSE QUE ELE ERA BINTELIGENTE, MAS A DONA MARIA ROSA FALOU QUE AQUELA PALAVRA NÃO EXISTIA E ENTÃO TODA A CLASSE COMEÇOU A GRITAR “BIBURRO! BIBURRO!” E FICOU A MAIOR BIBAGUNÇA. SÓ QUEM FICOU QUIETA FOI A DONA MARIA ROSA. ELA SENTOU NA CADEIRA DELA, DEU UM SUSPIRO E DISSE BAIXINHO:
- ESSA TURMA AINDA VAI ME DEIXAR BIBIRUTA...

(FONTE: TORERO, JOSÉ ROBERTO. AS PRIMEIRAS HISTÓRIAS DE LELÊ. SÃO
PAULO, PANDA BOOKS, 2007.)


1- POR QUE LELÊ ACHAVA QUE NÃO PRECISAVA TER AULAS DE PORTUGUÊS?


2. QUE ARGUMENTOS O TIO DE LELÊ USOU PARA CONVENCÊ-LO A ESTUDAR PORTUGUÊS?


3. ASSINALE SOMENTE AS AFIRMATIVAS VERDADEIRAS SOBRE A PROFESSORA DE LELÊ:
A) NÃO DESISTIA DE EXPLICAR A MATÉRIA QUANDO SEUS ALUNOS TINHAM DÚVIDAS.
B) ELA ERA BEM NOVINHA.
C) ERA SUPERBRAVA E TODOS TINHAM MEDO DELA.
D) NÃO ERA MUITO BONITA, MAS LELÊ GOSTAVA DELA ASSIM MESMO.


4. QUE SINAL DEIXAVA CLARO PARA A PROFESSORA QUE A TURMA AINDA NÃO TINHA ENTENDIDO NADA?
A) AS CRIANÇAS NÃO PARAVAM DE CONVERSAR E ESTAVAM MUITO AGITADAS.
B) APENAS O MELHOR ALUNO DA SALA FAZIA COMENTÁRIOS CORRETOS SOBRE A MATÉRIA.
C) ALGUNS ALUNOS ESTAVAM ATÉ DORMINDO.
D) TODOS FICAVAM CALADOS E NÃO RESPONDIAM AS SUAS PERGUNTAS.
  
5. LEIA E RESPONDA:
AÍ O BABÃO, QUE TEM ESSE APELIDO PORQUE UM DIA DORMIU NA CLASSE E BABOU, PERGUNTOU:
- ENTÃO LÁ EM ALAGOAS NÃO TEM LAGOA?

A) COMO LELÊ CHEGOU A CONCLUSÃO QUE DAQUELA VEZ O BABÃO TINHA FEITO UMA PERGUNTA INTELIGENTE?


B) DESTA VEZ, BABÃO ESTAVA PRESTANDO ATENÇÃO NA AULA? EXPLIQUE.


6. MARQUE AS ALTERNATIVAS VERDADEIRAS SOBRE A TURMA DE LELÊ:

A) OS ALUNOS SEMPRE RESPEITAVAM UNS AOS OUTROS.
B) TODOS OS ALUNOS ESTAVAM DESINTERESSADOS EM RELAÇÃO AO QUE DONA MARIA ROSA EXPLICAVA.
C) A TURMA ENTENDEU O QUE ERA PREFIXO.
D) A TURMA FAZIA PERGUNTAS O TEMPO TODO.


7. PRODUÇÃO DE TEXTO

DURANTE UMA AULA DE PORTUGUÊS, A TURMA DE LELÊ FICOU EMPOLGADA E SE DIVERTIU COM UMA MATÉRIA NOVA. ESCREVA SOBRE UMA AULA QUE VOCÊ NÃO ESQUECEU. NÃO SE ESQUEÇA DE DIZER: QUANDO A AULA ACONTECEU, QUAL ERA O ASSUNTO, QUEM ERAM AS PESSOAS ENVOLVIDAS, O QUE ACONTECEU... CONTE DE FORMA QUE O SEU LEITOR POSSA SE SENTIR COMO SE ESTIVESSE ASSISTINDO ESSA AULA JUNTO COM VOCÊ.

MÁRCIA ALEXANDRA

Um bandido, se fazendo passar por um alfaiate de terras distantes, diz a umdeterminado rei que poderia fazer uma roupa muito bonita e cara, mas que apenas as pessoas mais inteligentes e astutas poderiam vê-la. O rei, muito vaidoso, gostou da proposta e pediu ao bandido que fizesse uma roupa dessas para ele.
O bandido recebeu vários baús cheios de riquezas, rolos de linha de ouro, seda e outros materiais raros e exóticos, exigidos por ele para a confecção das roupas. Ele guardou todos os tesouros e ficou em seu tear, fingindo tecer fios invisíveis, que todas as pessoas alegavam ver, para não parecerem estúpidas.
Até que um dia, o rei se cansou de esperar, e ele e seus ministros quiseram ver o progresso do suposto "alfaiate". Quando o falso tecelão mostrou a mesa de trabalho vazia, o rei exclamou: "Que lindas vestes! Você fez um trabalho magnífico!", embora não visse nada além de uma simples mesa, pois dizer que nada via seria admitir na frente de seus súditos que não tinha a capacidade necessária para ser rei. Os nobres ao redor soltaram falsos suspiros de admiração pelo trabalho do bandido, nenhum deles querendo que achassem que era incompetente ou incapaz. O bandido garantiu que as roupas logo estariam completas, e o rei resolveu marcar uma grande parada na cidade para que ele exibisse as vestes especiais. A única pessoa a desmascarar a farsa foi uma criança O grito é absorvido por todos. O Imperador se encolhe, suspeitando a afirmação é verdadeira, mas se mantém-se orgulhosamente e continua a procissão.

INTERPRETANDO O TEXTO

ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
QUEM SE FEZ PASSAR POR UM ALFAIATE?
(     ) OS MINISTROS
(     ) OS SÚDITOS
(     ) O BANDIDO

QUEM PODIA VER A ROUPA DO REI?
(    ) PESSOAS INTELIGENTES E ASTUTAS
(    ) PESSOAS ALEGRES E ASTUTAS
(     ) PESSOAS FELIZES E INTELIGENTES

QUEM DESCOBRIU A FARSA?
(     ) A MENINA
(     ) O MENINO
(     ) A CRIANÇA

COMPLETE AS PALAVRAS COM (S) OU (SS).

A)   DISCUR_____O                G)  A ___ALTANTE
B)   A____ADO                         H)  A ___ALTO
C)   CON___ULTÓRIO              I)  CONDEN__AR
D)   PER___ISTENTE                J )  A___INAR
E)   INTEN__O                         K)  RECUR___O
F)   CONDEN__A                     L)  CON___ISTÊNCIA

LEIA A FÁBULA “O LEÃO E O RATINHO” E COMPLETE AS LACUNAS COM AS PALAVRAS INDICADAS.
O LEÃO E O RATINHO

UM LEÃO, CANSADO DE TANTO CAÇAR, DORMIA ESPICHADO DEBAIXO DA SOMBRA DE UMA ÁRVORE.  VIERAM UNS RATINHOS PASSEAR EM CIMA DELE E ELE__________ (ACORDAR).
TODOS CONSEGUIRAM FUGIR, MENOS UM, QUE O LEÃO__________ (PRENDER) DEBAIXO DA PATA. TANTO O RATINHO____________ (PEDIR) E __________ (IMPLORAR) QUE O LEÃO ____________ (DESISTIR) DE ESMAGÁ-LO E _____________ (DEIXAR) QUE FOSSE EMBORA.
ALGUM TEMPO DEPOIS O LEÃO___________ (FICAR) PRESO NA REDE DE UNS CAÇADORES. NÃO CONSEGUINDO SE SOLTAR, FAZIA A FLORESTA INTEIRA TREMER COM SEUS URROS DE RAIVA. NISSO__________________ (APARECER) O RATINHO, E COM SEUS DENTES AFIADOS ______________ (ROER) AS CORDAS E O SOLTOU.

MORAL: UMA BOA AÇÃO GANHA OUTRA.    

  1. COMPLETE CORRETAMENTE  AS FRASES COM OS SINAIS DE PONTUAÇÃO:
    1. Mamãe, a que horas você volta do mercado ___
    2. Viva __ Ganhei uma bola nova.
    3. Eu gosto de comer banana __ morango __ abacaxi e uva.
    4. ___Vá agora tomar seu banho, disse a mamãe.
    5. Na minha festa vai ter bolo __ salgadinho ___ doces ___ vai ser divertido.

2.    REESCREVA E UTILIZE  CORRETAMENTE AS LETRAS MAIÚSCULAS E MINÚSCULAS.

a.    Nestas Férias viajei para cascavel.


b.    O pneu do Carro do vizinho furou e ele o levou na Borracharia.


c.    o caderno de matemática da joana está sempre em ordem.

Professores Solidários - Nadia Maria Rossi Piteri


Fiquei muito admirado quando um desconhecido falou minha língua.
__ Como é teu nome? – perguntou ele.
__ Tibicuera.
Começou, então, para mim uma nova vida. O homem desconhecido era o padre jesuíta José de Anchieta. Tinha vindo ao Brasil com o segundo governador geral, Duarte da Costa. Estávamos em 1554, na aldeia de Piratininga.
Morava Anchieta com outros padres numa pobre casinha de barro e paus, coberta de palha. Era ali que os jesuítas recebiam os índios e procuravam ensinar-lhes coisas úteis e belas. Essa casa tinha uma única sala, duns quatorze passos de comprimento por dez de largura. Servia ao mesmo tempo de escola, enfermaria, dormitório, cozinha, despensa e refeitório. Chegavam até ela índios de todas as tribos. Entravam desconfiados, ariscos, olhando para os lados. Anchieta recebia-os como um pai. E falava-lhe em Deus. No Deus único, que fez o mundo e que o governa.
Se aparecia algum índio doente, ele lhe dava remédio e conforto. Se surgiam entre os selvagens, brigas, questões, disputas, Anchieta resolvia tudo como o melhor e mais justo dos juízes.

Érico Veríssimo, As aventuras de Tibicuera, Editora Globo

1-    Responda às perguntas com atenção:

a)    Para quem começou uma vida nova?

b)    Quem era o homem desconhecido?

c)    Com quem veio ao Brasil?

d)    Como morava Anchieta e com quem?

e)    Quem os jesuítas recebiam e o que procuravam lhes ensinar?

f)     De que servia a sala onde moravam Anchieta e os outros padres?

g)    Como os índios chegavam?

h)    Como Anchieta os recebia e de que lhes falava?

i)     Que acontecia aos índios doentes?

j)     Como Anchieta resolvia as brigas e questões entre os selvagens?

2-    Retire do texto três:
Substantivos proprios:___________________________________
Substantivos comuns: _______________________________
Monossílabas: _________________________________________
Dissílabas: ___________________________________________
Trissílabas: _________________________________________
Polissílabas: ________________________________________
Oxítona: ___________________________________________
Paroxítona: ________________________________________
Ditongos: _______________________________________
Hiatos: __________________________________________
Dígrafos: __________________________________
Encontro consonantal: ________________________


3-    Escreva as palavras do grupo em ordem alfabética:
a-    ninho, camelo, razão, último, amor, sol, queijo, flauta, ensino, hoje, vagão, livro, dourar, jabuti: __________________________________________
b-    ajuda, abraço, aumento, arco, água, ácido, aeróbica, alto, avião, americano, arvore, atleta, azedo:
______________________________
c-    camelo, cauda, cabelo, capa, carne, cavalo, cão, caixa, coco, coelho, coalhada:
         _______________________________

4-    Escreva os substantivos abaixo no quadro correspondente:
Atlântico – Mariana – Paraguai – Roraima – bermuda – Diamantina – água – Urano – abelha – Nilo – espada – rua – chuva – verão – bola – globo – Belém – Marajó – pessoa – Pedro – Bahia Carlos – sapato – amor
Substantivos comuns
_________________________
______________________________
___________________________
________________________
Substantivos próprios
__________________________
__________________________
________________________
____________________________

5-    Identifique as palavras abaixo numerando-as:
1- transportar 2- monstro 3- constituir 4- instrumento 5- transparente 6- inscrever
(  ) monstruoso (  )constituição (  )transporte (  )transparecer (  )transparência
(  )instrumental (  )inscrição ( )constituinte (  ) monstruosidade

6-    Ditado:

Professores Solidários - Alexandr

Nenhum comentário:

Postar um comentário