"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

sábado, 10 de outubro de 2015

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Alfabetização


Projeto Sênior III no País da Alfabetização
Período: Todo Ano de 2011
Turma: Jardim B
Profª: Ana Paula Santos Fraga
Justificativa: A partir da realidade de cada educando realizando atividades lúdicas envolvendo a construção do conhecimento e prática, para que possam desenvolver suas hipóteses e ideais sobre o sistema da escrita.
Poderíamos definir alfabetização como a ação de ensinar e aprender a ler e a escrever. Por trás desta simples definição, no entanto, estão presentes complexos processos cognitivos e afetivos que envolvem desde a aprendizagem do sistema de escrita até os procedimentos de leitura e produção textual, passando pelo encantamento que o ler e o escrever pode proporcionar. A alfabetização, esta perspectiva, pressupõe a compreensão das funções sociais da escrita e do modo que ela representa a linguagem, levando o sujeito ao seu efetivo e competente nas diversas práticas sociais de leitura e escrita. Para tanto, uma didática pertinente de alfabetização deve propor situações significativas e reais de uso da linguagem, nas quais o aprendiz possa se colocar como autor e interprete de bons textos e, ao mesmo tempo, construir conhecimentos sobre o sistema alfabético e ortográfico de escrita e sobre os elementos textuaislingüísticos de diferentes gêneros discursivos. (Cida Sarraf, Revista Especial Guia Prático para Professores –Alfabetização, Nº 12)
Objetivos Gerais:
-Consolidar a Alfabetização.
- Desenvolver a socialização.
Objetivos Específicos:
- Aperfeiçoar as habilidades manuais por meio da manipulação de materiais e objetos.
- Despertar a criticidade das crianças.
-Despertar o gosto e o hábito da leitura, com participação da família.
- Proporcionar a leitura de diferentes textos, ainda que não seja da forma convencional,
Conteúdos:
- Alfabetização.
Estratégias:
- Músicas;
- Cruzadinhas;
- Mascote da turma;
- Recortes e colagens;
- Jogos e Brincadeiras.
Avaliação:
Constante, com uma minuciosa observação da professora no avanço individual para que possa auxiliar em suas dificuldade


Projeto Folclore, De Geração para Geração
Tema: Folclore
Turma: Sênior II
Período:Meses de Agosto e Setembro
Professora: Ana Paula Santos Fraga
Turno: Tarde
Justificativa:
O Folclore assume uma grande importância, pois transmite culturas antigas de geração para geração. Nos contos, danças, festas e lendas, o folclore brasileiro é marcado pelas tradicionais brincadeiras, havendo algumas transformações, mas deixando a essência delas as mesmas de origem. Grande parte das brincadeiras folclóricas envolve disputas individuais e em grupos. Possibilitando também a integração e o desenvolvimento social e motor das crianças.
A diversidade marca a vida social brasileira. Encontram-se diferentes características regionais, diferentes manifestações de cosmologia que ordenam de maneiras diferenciadas a apreensão do mundo, formas diversas de organização social nos diferentes grupos e regiões, multiplicidade de modos de relação com a natureza, de vivência do sagrado e de sua relação com o profano. (Parâmetros Curriculares Nacionais- Pluralidade Cultural, 2001, p. 29)
Objetivo Geral:
- Desenvolver e favorecer a construção da linguagem oral e da escrita.
- Perceber aspectos sonoros da linguagem, como ritmo e rimas.
- Promover a conscientização das diferenças culturais, levando as crianças a respeitar os costumes e as tradições.
- Despertar e estimular o prazer pela cultura popular, fazendo as crianças resgatarem, com atividades práticas, algumas tradições folclóricas.
- Incentivar a habilidade motora fina, a imaginação e a criatividade.
Objetivos Específicos:
- Conhecer Jogos e brincadeiras, que seus pais ou responsáveis brincavam, despertando o brincar com seus filhos.
- Trabalhar o letramento de maneira lúdica, por meio de lendas folclóricas.
- Construir personagens das lendas brasileiras, valorizando a reciclagem.
- Confeccionar um livro do Folclore, com realização de dobraduras, e tem de casa.
Metodologia:
- Brincadeiras e jogos: amarelinha, chapéu espanhol, e outros...
- Livro do Folclore: em sala e como tema de casa.
- Culinária: chá, comidas típicas, e outros...
- Matemática: Jogo do Saci, etc.
 Avaliação:
- Com a realização do Tema de casa, verificaremos como todos reagem, relembrando sua infância e podendo desta maneira refletir como seus filhos precisam curtir a deles.
 Educar é:
- Um processo através do qual o homem possa construir –se como pessoa, ocupando o seu potencial de sentir e de pensar.
- Uma iniciação a critica, à interpretação e à transformação do mundo, inovando-o para o seu bem e do outro. (FERREIRA Márcia, AçãoPsicopedagógica na sala de aula, 2001,pg 74).

Projeto Natal



Projeto “Natal Aqui e no Mundo”
Tema: Natal
Duração: Dezembro
Turma: Sênior II (4 a 5 anos)
Professoras: Ana Paula e Ozélia

Justificativa:
A partir de uma data tão significativa, mostrar as crianças como é o Natal em outros lugares, para além dos presentes os educandos possam sentir o verdadeiro significado desta linda comemoração. Conforme descrito no Parâmetro Curricular Nacional:

Num mundo que tende cada vez mais à globalização no plano econômico, da qual é ainda desconhecido o conjunto de efeitos sociais, é importante perceber o incessante processo de reposição das diferenças e ressurgimento de etnicidades. De um lado, esse processo ensina que o fato de as culturas viverem dinâmicas que resultam em sua modificação constante não quer dizer que o sentido da mudança seja único, e conduza fatalmente ao modelo de desenvolvimento dominante. De outro, apresenta com clareza a necessidade da construção de valores e novas práticas de relação social que permitam o reconhecimento e a valorização da existência das diferenças étnicas e culturais, e a superação da relação de dominação e exclusão - ao mesmo tempo em que se constitui a solidariedade.

Objetivos Gerais:
-Trabalhar a afetividade e o respeito ao próximo.
- Desenvolver valores e sentidos alusivos ao Natal e a sua representação.
- Valorizar e incentivar os vínculos com a família e escola, ampliando esses sentimentos universais e direcionando o projeto para questões relacionadas à aprendizagem, à ética, à estética e ao desenvolvimento integral da criança e sua relação com o mundo, utilizando, também, o nível simbólico.
- Promover a socialização.
Objetivos Específicos:
- Desenvolver a construção do conhecimento lógico-matemático, a contagem regressiva, a temporalidade a e a formação para a cidadania, além das habilidades artísticas e a percepção visual e tátil.
- Confeccionar enfeites para toda a escola com material alternativo, conscientizando para a reciclagem também nesta data.
Avaliação:
Com a finalização deste ano, compartilhando o Natal e verificando o trabalho realizado durante o ano 2009, e finalizar de uma maneira lúdica e prazerosa para todos.

Projeto “No Mundo da Imaginação”



Tema: Leitura
Duração: Outubro e Novembro (nas sextas-feiras- 2009)
Turma: Sênior II (4 a 5 anos)

Justificativa: A partir das Histórias Infantis as crianças vivem seus sonhos, suas fantasias e a magia de brincar e fazer de conta. Desta maneira, fortalecendo e tornando segura-as para espiar o mundo do adulto, sentindo-se, assim, autorizada a transitar nele simbolizando, e a elaborar suas frustrações, faltas e metáforas, fortalecendo sua auto-estima, construindo sua identidade.

Se observarmos atentamente, veremos que é destas práticas, de ouvir e contar histórias, que surge a nossa relação com a leitura e a literatura. Portanto, quanto mais acentuarmos no dia-a-dia da Escola Infantil estes momentos, mais estaremos contribuindo para formar crianças que gostem de ler e vejam no livro, na leitura e na literatura uma fonte de prazer e divertimento. (KAERCHER, Gládis E. Educação Infantil. Pra que te quero, 2001, p. 81)
Objetivos Gerais:
- Trabalhar a ética, a construção de valores, a auto-estima e a ampliação do repertório, favorecendo a aprendizagem e o letramento.
- Estimular a criatividade, o raciocínio e a imaginação.
- Valorizar e respeitar a necessidade de brincar, pelo prazer que proporciona, prezando o bem-estar, a saúde e respeitando o tempo de vida de cada um.
- Promover a socialização.


Objetivos Específicos:
- Despertar o gosto pelo ouvir e o desejo de ler.
- Valorizar a afetividade, que desempenha papel significativo no processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança.
- Construir o significado e a função da escrita por meio de dinâmicas que ensinam ao mesmo tempo em que divertem, enquanto aprendem interagindo no universo da infância.

Avaliação:
Observar, durante o desenvolvimento de todas as atividades, a participação e a criatividade das crianças, estimulando de maneira lúdica para que o projeto resulte prazeroso para todos.

Este Projeto será realizado a partir de Outubro- 2009

Projeto “Vamos Brincar”

Tema: Direito de Brincar

Duração: Outubro e Novembro

Turma: Sênior II

Professoras: Ana Paula

Justificativa: Através de uma data importante, mostrar um direito que deveria ser sempre respeitado, brincar, considerando a necessidade de aproveitar plenamente a infância, condição indispensável para que os pequenos, no futuro, exerçam a cidadania de forma consciente.

As crianças estarão a fim de brincar se lhes garantido na escola, na sala, no pátio, em casa ou praça... que os brinquedos estão à sua disposição, ao alcance. É importante também que se garanta um tempo para o livre brincar, pelo prazer de brincar. Que meninos e meninas brinquem e cuidem de si e do outro nas suas brincadeiras. Que eles/as possam brincar entendendo que, quem está a fim de brincar, tem seu direito garantido para fazê-lo. (CRAIDY, Carmem, Educação Infantil. Pra que te quero?, 2001, pg. 108)

Objetivos Gerais:
- Trabalhar a coordenação motora, agilidade e auto-estima das crianças.

- Trabalhar a construção do conhecimento lógico-matemático e valores como respeito às regras, como lidar a frustração da perda.

- Desenvolver a capacidade de expressão.

- Valorizar os jogos e brincadeiras no processo de desenvolvimento da criança, considerando o corpo e o movimento como aspectos importantes, pois a aprendizagem passa pelo corpo.

Objetivos Específicos:

- Proporcionar situações de aprendizagem que valorizem os recursos lúdicos e simbólicos, o corpo, a natureza, a diversidade de materiais, formas e texturas, a afetividade, e a relação com o outro na construção da aprendizagem.

- Oportunizar momentos prazerosos através do resgate de brincadeiras, tão importante não só na educação infantil, mas na infância de uma forma geral, que compreende as demais fases.

Avaliação:
Será observado o avanço de cada educando, conforme as atividades previstas, respeitando o desenvolvimento e tempo.

TEATRO MÃE FLOR

Esquete para o homenagear as mães

Mamãe flor... é aquela que mesmo muito atarefada com o trabalho, com minha irmãzinha, com as atividades de casa e da Igreja, não esquece que eu sou prioridade e sempre diz que me ama e tem tempo para me dar atenção.

 
MAMÃE CARINHOSA (Criança 1 - usando roupa comum entra com uma boneca no colo representando sua filha, faz carinho no rosto, dá bastante beijinhos e abraça bem forte ) → Mamãe flor... é aquela que revestida de carinho me enche de beijinhos e me aperta, me aperta tanto, que parece querer me guardar dentro do seu peito.
MAMÃE DO LAR (Criança 2 - usando avental cheio de pregadores e com vassoura na mão entra varrendo o chão passa pelo seu filho (Criança 3), lhe faz um carinho e diz que quando terminar de arrumar a casa vai brincar com ele) → Mamãe flor... é aquela que, mesmo em meio a tantas tarefas do dia-a-dia, sempre está pronta a me dar toda a atenção.
MAMÃE que Trabalha Fora (Criança 4 - usando uma bolsa no ombro entra chamando seu filho (Criança 5) e quando encontra lhe pede um abraço) → MAMÃE flor... é aquela que mesmo trabalhando fora, ficando ausente aos meus olhos na maior parte do dia, ela chega em casa sempre ansiosa por um abraço meu.
MAMÃE Com Dois Filhos (Criança 6 - usando roupa comum entra segurando um bebê (boneca) no colo e procura sua filha (Criança 7) que está brincando de bonecas, quando a encontra senta-se e brincam juntas → MAMÃE flor... é aquela que mesmo precisando dar um pouco mais de atenção ao meu irmãozinho (ou irmãzinha) ela sempre encontra paciência em algum lugar que só ela e Jesus sabe e vem brincar comigo.
MAMÃE Grávida e Com Outro Filho (Criança 8 - entra usando uma barriga de pano e faz com que seu filho (Criança 9) faça carinho e dê um beijinho na barriga dela) → MAMÃE flor... é aquela que apesar de estar vivendo todas as expectativas de esperar mais um bebe, ela não esquece das minhas necessidades e carências e já me ensina a amar meu irmãozinho.... ou irmãzinha.
MAMÃE Prudente (Criança 10 -  entra segurando a mão do seu filho (Criança 11) e uma bíblia, senta-se com ele e faz gestos como se estivesse ensinando a Bíblia) → MAMÃE flor... é aquela que revestida de sabedoria, desde cedo me ensina as escrituras sagradas, obedecendo ao que diz a mesma: "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e quando crescer, não se desviará dele".
MAMÃE Atarefada (Criança 12 - entra com Bíblia, avental, bolsa, bebê e procura seu filho (Criança 13), quando encontro diz que o ama e beija-o na testa.) → MAMÃE flor... é aquela que mesmo muito atarefada com o trabalho, com minha irmãzinha, com as atividades de casa e da Igreja, não esquece que eu sou prioridade e sempre diz que me ama e tem tempo para me dar atenção.
Autor desconhecido
Fonte: Luciana Alencar


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Volta às aulas.

FONTE: http://baudeideiasdaivanise.blogspot.com
Você escolheu a profissão de dar amor às crianças. É claro que você não precisa de receitas, mas se for curiosa, dê uma espiada na minha

RECEITINHA DE AMOR

MUITA PACIÊNCIA
(Cada garotinho é um planeta; cada planeta obedece a um ritmo próprio. É preciso esperar...)
MUITA HUMILDADE
(O amor não pode estar centrado em mim. Tem que estar centrado no outro. Um golpe mortal na minha vaidade.)
MUITO CONTROLE
(Não devo rotular ninguém, prendê-lo numquadrado de ferro. Nenhum menino é; está sendo.)
MUITA SENSIBILIDADE
(Os frios e "snobs" matam o amor e geramos inflexíveis e distantes.) De resto, é muita conversinha, muito risinho,muita brincadeirinha,olhares, coisinhas, ternura, silêncio para escutar.E por fim é só lembrarque hoje ele é apenas um garotinho. Depende de nós. Amanhã nós é que dependeremos dele.

Maria Mazzetti


Um novo ano começa
Um ano cheio de dúvidas 
E, ao mesmo tempo,
 cheio de esperanças.
Mas nesse ano, há um dia especial pra mim.
Posso ir muito contente.

Mas se por acaso eu chorar,
quando à escola entrar,
não fique com pena de mim.
É que vou ficar longe de você...
Mas lá vou encontrar segurança,
dedicação, atenção,
e principalmente, amor.


Não se preocupe com lápis,
borracha e caderno... 
Eu só os usarei depois de muito brincar,
recortar,
 colar, desenhar, pintar...
Pergunte o que fiz na escola
e não jogue fora os meus trabalhinhos,
eles são muito importantes para mim!
Tudo isso fará de mim uma
CRIANÇA FELIZ!









Sugestão do blog: http://dellaviartes.blogspot.com

Lembrancinha de volta às aulas.
Feito com garrafa pet e eva.
Porta guloseimas.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

VOLTA ÀS AULAS

Fonte:FERRAMENTA PEDAGÓGICA

Sugestões de Dinâmicas para o 1º dia de aula:

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1)- ÁRVORE DOS SONHOS 
Representar uma árvore no papel pardo ou cartolina; afixá-la no painel ou parede. Em cima da árvore, escrever uma pergunta relacionada com o assunto (pode ser sobre questões ambientais, regras de convivência, o ambiente escolar etc) que será tratado durante o bimestre, trimestre... Ex.: Como gostaríamos que fosse...? 

Cada criança receberá uma "folha da árvore" para escrever seu sonho, o sonho é o que a criança espera que "aconteça de melhor" para o assunto em questão. Depois, pedir para cada criança colocar sua folha na árvore dos sonhos. 

Obs: Esta atividade poderá ser retomada durante o período que for trabalhado o assunto, ou ao final do período para que haja uma reflexão sobre o que eles queriam e o que conseguiram alcançar.

2)- DA CONFUSÃO À ORDEM 
Estas atividades são ideais para que a criança perceba a necessidade da organização para o bom desempenho das atividades. O professor pode, a partir da fala das crianças, levantar algumas regras para a organização em sala de aula. Pedir para que as crianças, todas ao mesmo tempo, cantarem uma música para o seu companheiro do lado (esta atividade gerará um caos); depois pedir a um aluno que cante a música dela para a classe. As crianças perceberão como o caos é desagradável e como a ordem tem um sentido. 

O professor poderá levantar com as crianças outras situações vividas onde a organização é essencial.

3)- O LAGO DE LEITE 

(Despertar no aluno o prazer do trabalho em conjunto e a importância da ação individual na contribuição com o todo.O professor poderá falar um pouco sobre o trabalho na série, para que as crianças entendam a importância do envolvimento de todos para a realização do mesmo).

Em um certo lugar no Oriente, um rei resolveu criar um lago diferente para as pessoas do seu povoado. Ele quis criar um lago de leite, então pediu para que cada um dos residentes do local levassem apenas 1 copo de leite; com a cooperação de todos, o lago seria preenchido. O rei muito entusiasmado esperou até a manhã seguinte para ver o seu lago de leite. Mas, tal foi sua surpresa no outro dia, quando viu o lago cheio de água e não de leite. Em seguida, o rei consultou o seu conselheiro que o informou que as pessoas do povoado tiveram o mesmo pensamento: "No meio de tantos copos de leite se só o meu for de água ninguém vai notar..." 

Questionar com as crianças: Que valor faltou para que a idéia do rei se completasse? Após a discussão é interessante que os alunos construam algo juntos, como por exemplo: o painel da sala. A sala pode ser decorada com um recorte que, depois de picotado, forma várias pessoas de mãos dadas, como uma corrente.




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ATIVIDADES