"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

sábado, 10 de outubro de 2015

Mostrando postagens com marcadorProjetosMostrar todas as 


Alfabetização


Projeto Sênior III no País da Alfabetização
Período: Todo Ano de 2011
Turma: Jardim B
Profª: Ana Paula Santos Fraga
Justificativa: A partir da realidade de cada educando realizando atividades lúdicas envolvendo a construção do conhecimento e prática, para que possam desenvolver suas hipóteses e ideais sobre o sistema da escrita.
Poderíamos definir alfabetização como a ação de ensinar e aprender a ler e a escrever. Por trás desta simples definição, no entanto, estão presentes complexos processos cognitivos e afetivos que envolvem desde a aprendizagem do sistema de escrita até os procedimentos de leitura e produção textual, passando pelo encantamento que o ler e o escrever pode proporcionar. A alfabetização, esta perspectiva, pressupõe a compreensão das funções sociais da escrita e do modo que ela representa a linguagem, levando o sujeito ao seu efetivo e competente nas diversas práticas sociais de leitura e escrita. Para tanto, uma didática pertinente de alfabetização deve propor situações significativas e reais de uso da linguagem, nas quais o aprendiz possa se colocar como autor e interprete de bons textos e, ao mesmo tempo, construir conhecimentos sobre o sistema alfabético e ortográfico de escrita e sobre os elementos textuaislingüísticos de diferentes gêneros discursivos. (Cida Sarraf, Revista Especial Guia Prático para Professores –Alfabetização, Nº 12)
Objetivos Gerais:
-Consolidar a Alfabetização.
- Desenvolver a socialização.
Objetivos Específicos:
- Aperfeiçoar as habilidades manuais por meio da manipulação de materiais e objetos.
- Despertar a criticidade das crianças.
-Despertar o gosto e o hábito da leitura, com participação da família.
- Proporcionar a leitura de diferentes textos, ainda que não seja da forma convencional,
Conteúdos:
- Alfabetização.
Estratégias:
- Músicas;
- Cruzadinhas;
- Mascote da turma;
- Recortes e colagens;
- Jogos e Brincadeiras.
Avaliação:
Constante, com uma minuciosa observação da professora no avanço individual para que possa auxiliar em suas dificuldade


Projeto Folclore, De Geração para Geração
Tema: Folclore
Turma: Sênior II
Período:Meses de Agosto e Setembro
Professora: Ana Paula Santos Fraga
Turno: Tarde
Justificativa:
O Folclore assume uma grande importância, pois transmite culturas antigas de geração para geração. Nos contos, danças, festas e lendas, o folclore brasileiro é marcado pelas tradicionais brincadeiras, havendo algumas transformações, mas deixando a essência delas as mesmas de origem. Grande parte das brincadeiras folclóricas envolve disputas individuais e em grupos. Possibilitando também a integração e o desenvolvimento social e motor das crianças.
A diversidade marca a vida social brasileira. Encontram-se diferentes características regionais, diferentes manifestações de cosmologia que ordenam de maneiras diferenciadas a apreensão do mundo, formas diversas de organização social nos diferentes grupos e regiões, multiplicidade de modos de relação com a natureza, de vivência do sagrado e de sua relação com o profano. (Parâmetros Curriculares Nacionais- Pluralidade Cultural, 2001, p. 29)
Objetivo Geral:
- Desenvolver e favorecer a construção da linguagem oral e da escrita.
- Perceber aspectos sonoros da linguagem, como ritmo e rimas.
- Promover a conscientização das diferenças culturais, levando as crianças a respeitar os costumes e as tradições.
- Despertar e estimular o prazer pela cultura popular, fazendo as crianças resgatarem, com atividades práticas, algumas tradições folclóricas.
- Incentivar a habilidade motora fina, a imaginação e a criatividade.
Objetivos Específicos:
- Conhecer Jogos e brincadeiras, que seus pais ou responsáveis brincavam, despertando o brincar com seus filhos.
- Trabalhar o letramento de maneira lúdica, por meio de lendas folclóricas.
- Construir personagens das lendas brasileiras, valorizando a reciclagem.
- Confeccionar um livro do Folclore, com realização de dobraduras, e tem de casa.
Metodologia:
- Brincadeiras e jogos: amarelinha, chapéu espanhol, e outros...
- Livro do Folclore: em sala e como tema de casa.
- Culinária: chá, comidas típicas, e outros...
- Matemática: Jogo do Saci, etc.
 Avaliação:
- Com a realização do Tema de casa, verificaremos como todos reagem, relembrando sua infância e podendo desta maneira refletir como seus filhos precisam curtir a deles.
 Educar é:
- Um processo através do qual o homem possa construir –se como pessoa, ocupando o seu potencial de sentir e de pensar.
- Uma iniciação a critica, à interpretação e à transformação do mundo, inovando-o para o seu bem e do outro. (FERREIRA Márcia, AçãoPsicopedagógica na sala de aula, 2001,pg 74).

Projeto Natal



Projeto “Natal Aqui e no Mundo”
Tema: Natal
Duração: Dezembro
Turma: Sênior II (4 a 5 anos)
Professoras: Ana Paula e Ozélia

Justificativa:
A partir de uma data tão significativa, mostrar as crianças como é o Natal em outros lugares, para além dos presentes os educandos possam sentir o verdadeiro significado desta linda comemoração. Conforme descrito no Parâmetro Curricular Nacional:

Num mundo que tende cada vez mais à globalização no plano econômico, da qual é ainda desconhecido o conjunto de efeitos sociais, é importante perceber o incessante processo de reposição das diferenças e ressurgimento de etnicidades. De um lado, esse processo ensina que o fato de as culturas viverem dinâmicas que resultam em sua modificação constante não quer dizer que o sentido da mudança seja único, e conduza fatalmente ao modelo de desenvolvimento dominante. De outro, apresenta com clareza a necessidade da construção de valores e novas práticas de relação social que permitam o reconhecimento e a valorização da existência das diferenças étnicas e culturais, e a superação da relação de dominação e exclusão - ao mesmo tempo em que se constitui a solidariedade.

Objetivos Gerais:
-Trabalhar a afetividade e o respeito ao próximo.
- Desenvolver valores e sentidos alusivos ao Natal e a sua representação.
- Valorizar e incentivar os vínculos com a família e escola, ampliando esses sentimentos universais e direcionando o projeto para questões relacionadas à aprendizagem, à ética, à estética e ao desenvolvimento integral da criança e sua relação com o mundo, utilizando, também, o nível simbólico.
- Promover a socialização.
Objetivos Específicos:
- Desenvolver a construção do conhecimento lógico-matemático, a contagem regressiva, a temporalidade a e a formação para a cidadania, além das habilidades artísticas e a percepção visual e tátil.
- Confeccionar enfeites para toda a escola com material alternativo, conscientizando para a reciclagem também nesta data.
Avaliação:
Com a finalização deste ano, compartilhando o Natal e verificando o trabalho realizado durante o ano 2009, e finalizar de uma maneira lúdica e prazerosa para todos.

Projeto “No Mundo da Imaginação”



Tema: Leitura
Duração: Outubro e Novembro (nas sextas-feiras- 2009)
Turma: Sênior II (4 a 5 anos)

Justificativa: A partir das Histórias Infantis as crianças vivem seus sonhos, suas fantasias e a magia de brincar e fazer de conta. Desta maneira, fortalecendo e tornando segura-as para espiar o mundo do adulto, sentindo-se, assim, autorizada a transitar nele simbolizando, e a elaborar suas frustrações, faltas e metáforas, fortalecendo sua auto-estima, construindo sua identidade.

Se observarmos atentamente, veremos que é destas práticas, de ouvir e contar histórias, que surge a nossa relação com a leitura e a literatura. Portanto, quanto mais acentuarmos no dia-a-dia da Escola Infantil estes momentos, mais estaremos contribuindo para formar crianças que gostem de ler e vejam no livro, na leitura e na literatura uma fonte de prazer e divertimento. (KAERCHER, Gládis E. Educação Infantil. Pra que te quero, 2001, p. 81)
Objetivos Gerais:
- Trabalhar a ética, a construção de valores, a auto-estima e a ampliação do repertório, favorecendo a aprendizagem e o letramento.
- Estimular a criatividade, o raciocínio e a imaginação.
- Valorizar e respeitar a necessidade de brincar, pelo prazer que proporciona, prezando o bem-estar, a saúde e respeitando o tempo de vida de cada um.
- Promover a socialização.


Objetivos Específicos:
- Despertar o gosto pelo ouvir e o desejo de ler.
- Valorizar a afetividade, que desempenha papel significativo no processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança.
- Construir o significado e a função da escrita por meio de dinâmicas que ensinam ao mesmo tempo em que divertem, enquanto aprendem interagindo no universo da infância.

Avaliação:
Observar, durante o desenvolvimento de todas as atividades, a participação e a criatividade das crianças, estimulando de maneira lúdica para que o projeto resulte prazeroso para todos.

Este Projeto será realizado a partir de Outubro- 2009

Projeto “Vamos Brincar”

Tema: Direito de Brincar

Duração: Outubro e Novembro

Turma: Sênior II

Professoras: Ana Paula

Justificativa: Através de uma data importante, mostrar um direito que deveria ser sempre respeitado, brincar, considerando a necessidade de aproveitar plenamente a infância, condição indispensável para que os pequenos, no futuro, exerçam a cidadania de forma consciente.

As crianças estarão a fim de brincar se lhes garantido na escola, na sala, no pátio, em casa ou praça... que os brinquedos estão à sua disposição, ao alcance. É importante também que se garanta um tempo para o livre brincar, pelo prazer de brincar. Que meninos e meninas brinquem e cuidem de si e do outro nas suas brincadeiras. Que eles/as possam brincar entendendo que, quem está a fim de brincar, tem seu direito garantido para fazê-lo. (CRAIDY, Carmem, Educação Infantil. Pra que te quero?, 2001, pg. 108)

Objetivos Gerais:
- Trabalhar a coordenação motora, agilidade e auto-estima das crianças.

- Trabalhar a construção do conhecimento lógico-matemático e valores como respeito às regras, como lidar a frustração da perda.

- Desenvolver a capacidade de expressão.

- Valorizar os jogos e brincadeiras no processo de desenvolvimento da criança, considerando o corpo e o movimento como aspectos importantes, pois a aprendizagem passa pelo corpo.

Objetivos Específicos:

- Proporcionar situações de aprendizagem que valorizem os recursos lúdicos e simbólicos, o corpo, a natureza, a diversidade de materiais, formas e texturas, a afetividade, e a relação com o outro na construção da aprendizagem.

- Oportunizar momentos prazerosos através do resgate de brincadeiras, tão importante não só na educação infantil, mas na infância de uma forma geral, que compreende as demais fases.

Avaliação:
Será observado o avanço de cada educando, conforme as atividades previstas, respeitando o desenvolvimento e tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário