"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

terça-feira, 19 de abril de 2016

Sequência didática com o livro “E o Dente ainda doía” de Ana Terra.

Alfabetização
Língua Portuguesa

Procedimentos
Faça a rodinha de leitura, conte a história do Livro “E o dente ainda doía” de Ana Terra.



Faça inferências junto aos alunos com o uso das ilustrações presentes na capa da obra. Após contar a história, peça para os alunos dizerem o que mais chamou atenção deles. A seguir questione os alunos a respeito de quem é o personagem principal da história? Em conjunto com os alunos  escreva no quadro a palavra JACARÉ explore a palavra destaque a quantidade de letras e sílabas, sílaba final e inicial. A seguir entregue aos alunos uma folha impressa com texto lacunado com trechos do livro, onde terão que completar com o nome dos animais que aparecem de acordo com a sequência correta dos fatos.

COMPLETE COM O NOME DOS ANIMAIS DE ACORDO COM A SEQUÊNCIA EM QUE APARECEM  NO LIVRO  “E O DENTE AÍNDA DOIA”:
UM__________________
DOIS_________________
TRÊS_________________
QUATRO_______________
CINCO_________________
SEIS____________________
SETE____________________
OITO____________________
NOVE____________________
DEZ_____________________

Matemática

Conteúdo:  Ordenação (crescente e decrescente), classificação, quantificação, unidade e dezena;

Objetivos:
-Reconhecer números;
-Identificar e utilizar estratégias para quantificar;
-Agrupar elementos segundo sua quantidade,
-Conhecer dezena e identificá-la como grupo de dez elementos.

Procedimentos
Mostre aos alunos os numerais presentes na estória e peça que identifiquem-nos. Peça que façam a contagem em ordem crescente e em seguida em ordem decrescente da quantidade de animais que receitaram alguma solução para a dor de dente do jacaré. Na sequência entregue aos alunos em material impresso um texto lacunado contendo o nome dos personagens da história onde os alunos terão de preencher de acordo com a quantidade correta em que aparecem no livro. Retome com os alunos o conhecimento que já possuem  a respeito de unidades e dezenas e como é quantificada e que identifiquem no livro qual animal totalizou uma dezena. Ao responder que tratava-se dos passarinhos, volte ao início do livro e solicite que desenhem em seus cadernos a quantidade do animal apresentada na ilustração feito o desenho pergunte: Quantos mais serão necessários para completar uma dezena? Desenhe a quantidade que falta.

Ciências

Conteúdo: Higiene Bucal

Objetivo
-Conhecer como é causada a dor de dente e como evitá-la.

Procedimentos
Inicie o tema fazendo uma associação com o livro “E o Dente Aínda Doía”. Pergunte aos alunos a opinião deles sobre a dor dente que incomodava o jacaré, e o que seria a causa? Quem já sentiu dor de dente alguma vez? O que fez para aliviar a dor? A seguir apresente aos alunos o filme “Escovinha”.

Converse com os alunos sobre o filme o qual demonstra a necessidade de mantermos uma alimentação saudável na prevenção das cáries e que os alimentos ricos em açúcar são especialmente prejudiciais por estimularem o crescimento de vária bactérias prejudiciais a nossa saúde bucal. Leve para sala de aula uma boca onde para mostrar a maneira correta de escovar os dentes.


rojeto saúde bucal









lembrancinhas projeto dentes retirado da net desconheço a autoria se for de sua autoria me avise para dar os devidos créditos.







 avental do bocão jacaré retirado da net desconheço a autoria se for de sua autoria me avise para dar os devidos créditos.










  bocão retirado da net desconheço a autoria se for de sua autoria me avise para dar os devidos créditos.
































segunda-feira, 18 de abril de 2016

Oficina Jogos Na Alfabetização

Jogo da velha tradicional, confeccionado em 3D, com papelão do meio do papel higiênico e caixinhas de sabonete. 
O objetivo é colocar 3 figuras iguais na diagonal, horizontal ou vertical.



                                           Jogo das Abelhas
Objetivo: Consciência fonêmica - identificação do fonema inicial e segmentação fonêmica.
Materiais necessários: Abelhas e mãozinhas em E.V.A.
Modo de jogar: O professor sorteia uma letra e produz o som da mesma. Cada integrande da equipe ficará com uma mãozinha. O aluno que identificar a letra deverá bater na abelha com a mãozinha, ficando com a mesma caso esteja correto.
Ganha quem tiver mais abelhas.



                                Quebra - cabeça com caixinhas
Objetivo: Familiarizar as crianças com a noção de palavras e sílabas.
Materiais necessários: fichas em forma de quebra-cabeça, palitos ou caixas.
Vence a equipe que formar o maior número de palavras.



                           Memória 3D -Figura e Palavras
Jogo da memória com imagem e nome da palavra. Podem ser usadas letras bastão ou cursiva, minúscula ou maiúscula, dependendo do nível de escrita da turma.



                                       Pescaria
Objetivo: Desenvolver a consciência silábica.
Materiais necessários : Caixa para pescaria, peixes com letras, anzol.
Modo de jogar: O jogador retira de um envelope uma ficha com uma figura. O mesmo deverá encontrar o peixe que contém a letra que inicia a figura. Deve dizer o nome da figura, segmentando-a silabicamente e classificando-a pelo número de sílabas. Em seguida, deverá colocar o peixe no aquário adequado ao número de sílabas.
Podem ser somados pontos por acerto.



                                                    Jogo dos Balões
Materiais necessários: Cartelas com figuras de balões numeradas e fichas que somem até a quantidade desejada.
Modo de jogar: A criança sorteia duas fichas, faz o calculo mental e marca o valor correspondente na cartela.


                                Alfabeto Concreto
Uma faixa com as letras do alfabeto. Cada bolso recebe uma figura, cujo o nome inicia com a letra que está no bolso. Confeccionado em feltro.
Como jogar:
1 - Cada criança recebe um determinado número de figuras e deve organizar dentro dos bolsos.
2- Divididos em duas ou três equipes, cada uma recebe um número de figuras, quem organizar primeiro ganha um ponto. 
3- Organizar livremente, de acordo com a letra inicial.


Pegar um rolo de papel toalha cobrí-lo com papel colorido. Colar desenhos(figuras) em uma das pontas, montar três faixas com sílabas para que possam girar e formar a palavra da figura