"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

domingo, 15 de maio de 2016

PLANO DE CURSO – 2016

N.E.I.E.F. ESCOLA MUNICIPAL PROFª RAIMUNDA NEVES AGUIAR – POLO EDUCACIONAL XII
ENDEREÇO: Rua Guilherme Correia de Andrade, s/n
DISCIPLINA: Português
ANO: 2016
PROFESSOR (A):VALDÉRIA

OBJETIVO GERAL DA I UNIDADE
Desenvolver habilidades e conhecimento do alfabeto, da escrita de palavras e frases bem como na leitura e interpretação textual.
CONTEÚDOS DA I UNIDADE
Ø  Alfabeto                                      
Ø  Ordem alfabética
Ø  Vogais
Ø  Consoantes
Ø  Palavras com sílabas simples
Ø  Cantigas de roda
Ø  Trava- línguas
Ø  Música
Ø  Encontro Vocálico
Ø  Encontro consonantal
Ø  Sinais de Pontuação
Ø  Acentuação
Ø  Uso de CA CO CU CE CI




METODOLOGIAS QUE PODERÃO SER UTILIZADAS
Aulas explicativas/ expositivas por meio de dialogo cartazes demonstrações na lousa serão expostos os conteúdos,  bem como jogos e atividades escritas orais e participativas. Também serão estabelecidos instrumentos avaliativos para diagnostico verificação e fixação do conteúdo para melhor desempenho do aluno no processo de aquisição dos conhecimentos e informações. Será utilizado também materiais de apoio como livros, internet, revistas para preparação das aulas e norteamento para elaboração de atividades.
FORMAS DE AVALIAÇÃO QUE PODERÃO SER UTILIZADAS
A avaliação será estabelecida de forma processual por meio de instrumentos como: avaliação diagnóstica, projeto de sondagem, obbservação da participação da escrita da leitura e oralidade, bem como no desempenho do discente nas atividades propostas em sala de aula, durante o bimestre, participação dedicação e empenho, será aplicado uma ficha avaliativa solicitando todos os requisitos necessários dos alunos, e uma avaliação final da I unidade.
REFERÊNCIAS:
 Rosa,Alexandre Miranda. Projeto Lumirá: Letramento e alfabetização: Português: 3º ano do ensino fundamental I /Alexandre Miranda Rosa. -  1. Ed – São Paulo: Ática,2014.
Souza, Joanita. Assim eu aprendo gramática / Joanita Souza. – 2. ed  reform. – São Paulo:Editora do Brasil, 2002.
Noronha, Maria Eduarda, 1957 – Sucesso sistema de ensino: língua portuguesa: 3º anodo ensino fundamental em nove anos/ Maria EduardaNoronha, Maria Luiza Soares. – 2. ed. – Recife: Distribuidora de edições pedagógicas, 2008. 288p.: il.


Cícero Dantas, Bahia _____de_________________de2016
Caixa de texto: Aprovado pela Coordenação do Polo Educacional
___/___/2016
________________________________
Assinatura do Coordenador
Aprovado pela Supervisão do Polo Educacional
___/___/2016
________________________________
Assinatura do Supervisor

 
 







PLANO DE CURSO – 2016

N.E.I.E.F. ESCOLA MUNICIPAL PROFª RAIMUNDA NEVES AGUIAR – POLO EDUCACIONAL XII
ENDEREÇO: Rua Guilherme Correia de Andrade, s/n
DISCIPLINA: Arte
ANO: 2016
PROFESSOR (A):


OBJETIVO GERAL DA I UNIDADE
Desenvolver habilidades no campo das artes visuais promovendo melhor desempenho físico motor artístico cognitivo. Despertando a sensibilidade e a criatividade, tornando os discentes indivíduos participativos de reflexivos e criativos.
CONTEÚDOS DA I UNIDADE
Ø  Desenho e pintura
Ø  Recorte e colagem
Ø  Música e Dança
Ø  Datas comemorativas
Ø  Formas geométricas
Ø  Cores
Ø  Cores primárias e secundárias
Ø  Expressões faciais
Ø  Desenho livre
Ø  Pontilhismo






METODOLOGIAS QUE PODERÃO SER UTILIZADAS
Aulas explicativas/ expositivas por meio de dialogo cartazes demonstrações na lousa serão expostos os conteúdos,  bem como jogos e atividades escritas orais e participativas. Também serão estabelecidos instrumentos avaliativos para diagnostico verificação e fixação do conteúdo para melhor desempenho do aluno no processo de aquisição dos conhecimentos e informações. Será utilizado também materiais de apoio como livros, internet, revistas para preparação das aulas e norteamento para elaboração de atividades.
FORMAS DE AVALIAÇÃO QUE PODERÃO SER UTILIZADAS
A avaliação será estabelecida de forma processual por meio de instrumentos como:sondagem, observação da participação da escrita da leitura e oralidade, bem como no desempenho do discente nas atividades propostas em sala de aula, durante o bimestre, participação dedicação e empenho, será aplicado uma ficha avaliativa solicitando todos os requisitos necessários dos alunos, e uma avaliação final da I unidade.
REFERÊNCIAS:
Torres,Andrea Silvia, 1969 – Sucesso sistema de ensino: artes: 3º ano do ensino fundamental/ Andrea Silva Torres, Tânia Reinaux F. de Mello – 2. Ed- Recife: Distribuidora de Edições Pedagógicas, 2010.96.: Il.
Torres,Andrea Silvia, 1969 – Sucesso sistema de ensino: artes: 3º ano do ensino fundamental/ Andrea Silva Torres, Tânia Reinaux F. de Mello; Ilustrações Glauco Alexandre. -: Prazer de ler, 2007. 96p.: il.


Cícero Dantas, Bahia _____de_________________de2016
Caixa de texto: Aprovado pela Coordenação do Polo Educacional
___/___/2016
________________________________
Assinatura do Coordenador
Aprovado pela Supervisão do Polo Educacional
___/___/2016
________________________________
Assinatura do Supervisor

 
 







PLANO DE CURSO – 2016

N.E.I.E.F. ESCOLA MUNICIPAL PROFª RAIMUNDA NEVES AGUIAR – POLO EDUCACIONAL XII
ENDEREÇO: Rua Guilherme Correia de Andrade, s/n
DISCIPLINA: Geografia
ANO: 2016
PROFESSOR (A)


OBJETIVO GERAL DA I UNIDADE
Estimular o discente a perceber se enquanto ser, individuo pertencente a uma sociedade e ocupante de determinados territórios e lugares. Reconhecer os espaços que frequenta e o mundo a sua volta, desenvolvendo assim a noção espacial e a formação do individuo cidadão.


CONTEÚDOS DA I UNIDADE
Ø  O lugar onde vivo
Ø  Moradia
Ø  Os cômodos da moradia
Ø  A escola/ Sala de aula
Ø  As ruas
Ø  O município






METODOLOGIAS QUE PODERÃO SER UTILIZADAS
Aulas explicativas/ expositivas por meio de dialogo cartazes demonstrações na lousa serão expostos os conteúdos,  bem como jogos e atividades escritas orais e participativas. Também serão estabelecidos instrumentos avaliativos para diagnostico verificação e fixação do conteúdo para melhor desempenho do aluno no processo de aquisição dos conhecimentos e informações. Será utilizado também materiais de apoio como livros, internet, revistas para preparação das aulas e norteamento para elaboração de atividades.
FORMAS DE AVALIAÇÃO QUE PODERÃO SER UTILIZADAS
A avaliação será estabelecida de forma processual por meio de instrumentos como:sondagem, observação da participação da escrita da leitura e oralidade, bem como no desempenho do discente nas atividades propostas em sala de aula, durante o bimestre, participação dedicação e empenho, será aplicado uma ficha avaliativa solicitando todos os requisitos necessários dos alunos, e uma avaliação final da I unidade.
REFERÊNCIAS:
Silveira, Ivana.Aprender e criar geografia, 3/ Ivana Silveira. – 1. Ed. – São Paulo: Escala Educacional,2014.- (Coleção Aprender e criar).
Vasconcelos,Adson. Atividade na sala de aula: Geografia: 3º ano: ensino fundamental/ Adson Vasconcelos. – 1. ed. – São Paulo: Rideel,2012.- (coleção atividade na sala de aula)


Cícero Dantas, Bahia _____de_________________de2016
Aprovado pela Supervisão do Polo Educacional
___/___/2016
________________________________
Assinatura do Supervisor

 
Caixa de texto: Aprovado pela Coordenação do Polo Educacional
___/___/2016
________________________________
Assinatura do Coordenador
 







PLANO DE CURSO – 2016

N.E.I.E.F. ESCOLA MUNICIPAL PROFª RAIMUNDA NEVES AGUIAR – POLO EDUCACIONAL XII
ENDEREÇO: Rua Guilherme Correia de Andrade, s/n
DISCIPLINA: História
ANO: 2016
PROFESSOR (A):


OBJETIVO GERAL DA I UNIDADE
Desenvolver a reflexão e o conhecimento sobre a própria identidade a própria história e reconhecimento da importância da família, bem como de fatos históricos importantes para o país e para a história do município onde vivem.
CONTEÚDOS DA I UNIDADE
Ø  Identidade
Ø  Dados pessoais
Ø  Minha história
Ø  A família
Ø  Membros da família
Ø  Dia do Índio
Ø  Dia de Tiradentes
Ø  História de Cícero Dantas
Ø  Vivendo em sociedade
METODOLOGIAS QUE PODERÃO SER UTILIZADAS
Aulas explicativas/ expositivas por meio de dialogo cartazes demonstrações na lousa serão expostos os conteúdos,  bem como jogos e atividades escritas orais e participativas. Também serão estabelecidos instrumentos avaliativos para diagnostico verificação e fixação do conteúdo para melhor desempenho do aluno no processo de aquisição dos conhecimentos e informações. Será utilizado também materiais de apoio como livros, internet, revistas para preparação das aulas e norteamento para elaboração de atividades.

FORMAS DE AVALIAÇÃO QUE PODERÃO SER UTILIZADAS
A avaliação será estabelecida de forma processual por meio de instrumentos como:sondagem, observação da participação da escrita da leitura e oralidade, bem como no desempenho do discente nas atividades propostas em sala de aula, durante o bimestre, participação dedicação e empenho, será aplicado uma ficha avaliativa solicitando todos os requisitos necessários dos alunos, e uma avaliação final da I unidade.
REFERÊNCIAS:
Lucci,Elian Alabi.Projeto Coopera:história, 3º ano:ensino fundamental:anos iniciais/ Elian Alabi Lucci, Anselmo Lazaro branco.- 1.ed-São Paulo: Saraiva, 2014.
Vasconcelos,Adson. Atividade na sala de aula: História: 3º ano: ensino fundamental/ Adson Vasconcelos. – 1. ed. – São Paulo: Rideel,2012.- (coleção atividade na sala de aula)


Cícero Dantas, Bahia _____de_________________ de2016
Aprovado pela Supervisão do Polo Educacional
___/___/2016
________________________________
Assinatura do Supervisor

 
Caixa de texto: Aprovado pela Coordenação do Polo Educacional
___/___/2016
________________________________
Assinatura do Coordenador