"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

domingo, 5 de junho de 2016

COMO FAZER A MAQUETE EÓLICA


Material necessário para a construção
 Montagem da casa e do poste passo a passo

CAIXA REGISTRADORA PARA IMPRIMIR MONTAR E BRINCAR
Gif de dinheiro
DINHEIRINHO FALSO
Imprimir Dinheiro Falso
Gif de dinheiro

PRODUTOS PARA VENDER NO MERCADINHO
Gif de dinheiro
Gif de dinheiro
Gif de dinheiro
UUU
Gif de dinheiro

Gif de dinheiro

Gif de dinheiro

Gif de dinheiro
Gif de dinheiro
Gif de dinheiro

Gif de dinheiro
Gif de dinheiro
Retirado do Blogger Mimos e Encantos da Educação

SUGESTÕES DE MÚSICAS COM DOBRADURAS


















Arraiá da Leiva.Vai ser danado de bão!

Nosso próximo evento será a Festa Julina, que está prevista para o dia 07/07/2013. Já começamos os preparativos....Aguardem vai ser uma Quadrilha de arromba....

Você sabia que ...
Principais curiosidades sobre a festa Junina no Brasil

A Festa Junina tem suas origens na cultura europeia da época da Idade Média. Foi trazida para o Brasil pelos colonizadores portugueses, porém sofreu várias adaptações em nosso território, onde foram incorporadas tradições brasileiras. 
- Para cada santo há um tipo de fogueira diferente. Na fogueira de São João as madeiras são colocadas em formato de cone. Na fogueira de Santo Antônio, as madeiras são colocadas em formato de quadrado. Já na fogueira de São Pedro, as madeiras ficam na posição de triângulo.
- Há muitos anos atrás, em Portugal, a Festa Junina era chamada de "Festa Joanina", em homenagem a São João Batista.
- As canções de Luiz Gonzaga ("o rei do Baião") são as mais tocadas nas Festas Juninas brasileiras.
- A Festa Junina é a segunda mais importante festa popular brasileira da cultura brasileira (fica atrás somente do Carnaval).

- O milho é a base de muitas comidas da Festa Junina, pois é neste mês que ocorre a colheita dele. 
- A região Nordeste do Brasil é a que mais comemora a Festa Junina. 
- A quadrilha é um dos destaques da Festa Junina no Brasil. Esta dança surgiu como uma forma de agradecimento aos três santos católicos (São João, São Pedro e Santo Antônio) pela colheita realizada.

- A maior Festa Junina do Brasil ocorre na cidade paraibana de Campina Grande, reunindo milhares de pessoas todos os anos. 

- Antigamente, imagens dos três santos católicos da Festa Junina eram pintadas em bandeiras e espalhadas pelos locais da festa. Com o tempo, estas bandeiras foram transformadas em bandeirinhas, que até hoje são usadas para decorar os ambientes da festa.

- As roupas típicas da Festa Junina estão relacionadas ao modo de se vestir dos habitantes da zona rural de décadas atrás. 

- A fogueira, símbolo marcante das festas juninas, é uma tradição de origem pagã, que servia para comemorar o solstício de verão no hemisfério norte. 

- Os instrumentos musicais mais utilizados para acompanhar as músicas das festas juninas são: violão, viola, triângulo, sanfona, zabumba, pandeiro e cavaquinho. 

sábado, 4 de junho de 2016

Ortografia r e rr

Dificuldade ortográfica: R ou RR

Assim como o S, o R também tem dois diferentes sons quando entre vogais ou entre vogal e consoante. E este caso é muito semelhante com o outro.

Se, para produzir o som de R entre vogais, devemos escrever o dígrafo RR, para ter o mesmo som entre consoantes, isto não é necessário. Ou seja, é errado escrever RR entre vogal e consoante.


Som de R entre vogais:

Para que a palavra arroz tenha a pronúncia de R forte, deve ser escrita com duas vezes a letra R (o dígrafo RR).
Exemplos de palavras com RR: amarrar, arraigar, arrastar, arredar, arremedar, arriscado, arroz, barreira, barril, barro, berrar, birra, burro, carro, cerrar (de fechar), correr, curral, erro, farra, ferro, garra, guerra, homenzarrão, irrequieto, irritado, jarro, jorrar, morrer, narrar, parreira, ressurreição, serrar ( de cortar), surra, surreal, terra, torrar, varrer.


Som de R entre vogal e consoante:
Agora, veja alguns exemplos de palavras com a mesma pronúncia de R forte, mas desta vez entre vogal e consoante:
Enraizar, enredo, enriquecer, genro, honra, tenro (suave, macio; não confundir com terno, onde o R vem antes do N).
Note que as palavras possuem um R somente, justamente por estarem entre uma vogal e uma consoante. Estas palavras não devem ser escritas com o dígrafo RR.

Marque a opção em que a divisão silábica está correta.

a)     (      ) reu – ni – ão , ho – rrivel.
b)     (      ) ma – ca – rrão , ba – i – rro
c)     (      ) bor – ra – cha , car – ro – cei – ro
d)     (      ) sobre – me – sa , ga – rra – fa



Jogos educativos

   Os jogos educativos de sucata são uma ferramenta eficaz na aprendizagem. Além de serem ótimos presentes criativos, ajudam na motivação do aluno, contribuem como estratégias alternativas para o desenvolvimento de conteúdos, na aquisição de certas habilidades, pois muitos possuem mais facilidade para aprender e memorizar através desse método.
   A forma de ensinar é lúdica, não sendo cansativa e ajuda despertar o interesse. Influencia não só o processo intelectual, cognitivo, mas também as relações sociais e as maneiras de agir diante das coisas. Saiba um pouco mais sobre a importância dos jogos educativos, os diversos tipos existentes, algumas dicas de jogos para aplicar em sala de aula.



A matemática sempre foi um desafio para a maioria dos alunos, os jogos facilitam o processo de aprendizagem 




                                                     
                                  E os desafios continuam na Língua Portuguesa
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                







Brinquedos Criativos

Pode parecer apenas um momento em que a criança se distrai e se entrega à descontração. Mas as atividades lúdicas têm um papel ainda mais importante na vida dos pequenos, elas incentivam as crianças a desenvolver criatividade, aprendizado, equilíbrio e coordenação. “É por meio dessas brincadeiras que a criança desenvolve a fantasia e cria uma identidade própria”, disse Maria Lúcia Piva Lima, psicóloga clínica especialista no atendimento de crianças e adolescentes, de Jaú


Vamos brincar de vai e vem?



Que tal contar lindas historinhas com um cachorro feito de saco de pão?







Vamos lá! Fazer um passeio com o  carrinho novo feito com vidro de shampoo e tampinhas de garrafa pet. 
















Reduzir, Reutilizar e Reciclar

A reutilização também é uma forma de redução, pois os produtos permanecem mais tempo em uso antes de serem descartados.

Consiste no aproveitamento de produtos, objetos ou embalagens sem que estes sofram quaisquer tipos de alterações ou processamentos complexos (só passam, por exemplo, por limpeza). Existem inúmeras formas de reutilização, dependendo da criatividade do gerador. Os principais resíduos que podem ser reutilizados são embalagens e roupas, modificando sua aparência e finalidade. Faça de uma garrafa um vaso de plantas, ou de uma camisa velha um pano de chão.

Ainda que não se encontre uma forma imediatapara a reutilização, muitos produtos devem ser considerados como reutilizáveis e então serem guardados para um momento posterior.

Ao invés de jogar fora algum objeto “velho” e “sem valor” procure uma outra utilidade com certeza fará bom uso da nova peça. 


Jogos cooperativos:

Jogo violento Cooperativos
Imagem disponível em: http://blogquestjogoscooperativos.blogspot.com.br/- Acesso em: 08 de maio 2013.

Uma importante ferramenta capaz de contribuir na formação ética dos indivíduos são os Jogos Cooperativos. São dinâmicas de grupo que têm por objetivo, em primeiro lugar, despertar a consciência de cooperação (ajuda), isto é, mostrar que a cooperação é uma alternativa possível e saudável no campo das relações sociais. No jogo cooperativo, aprende-se a considerar o outro que joga como um parceiro, um solidário, e não mais como o temível adversário. A pessoa quando joga aprende a se colocar no lugar do outro, priorizando sempre os interesses coletivos.
São jogos para unir pessoas, e reforçar a confiança em si mesmo e nos outros que jogam. As pessoas podem participar autenticamente, pois ganhar ou perder são apenas referências para um continuo aperfeiçoamento pessoal e coletivo. Jogar cooperativamente é reaprender a conviver consigo mesmo e com as outras pessoas.
O jogo cooperativo serve para nos libertar da competição, seu objetivo maior é a participação de todos por uma meta comum. Os padrões de comportamentos fluem dos valores que adquirimos enquanto brincamos e jogamos durante a nossa infância, então o modelo a que estamos expostos resultará no modelo que seguiremos no jogo e fora dele.
Conceito disponível em: http://blogquestjogoscooperativos.blogspot.com.br/- Acesso em: 08 de maio 2013.
Professor, o jogo cooperativo comprovadamente traz diversos benefícios aos seus praticantes, principalmente na infância. Como vimos na última frase do texto que traz o conceito dos jogos cooperativos, os padrões de comportamento estão diretamente relacionados aos valores adquiridos nos jogos e brincadeiras na infância, assim, se uma criança recebe valores de competição na infância, provavelmente ela será uma pessoa competitiva por toda sua vida. Não que a competição seja sempre prejudicial, mas se ela não souber equilibrar o instinto competitivo, o será no trabalho – podendo causar inúmeros conflitos com os colegas de trabalho, na família – podendo prejudicar o casamento, por exemplo, quando quiser competir e ser melhor que o cônjuge, dentre outros. Da mesma maneira, se nas brincadeiras de infância o indivíduo se acostumou ou se o deixaram ganhar, ganhar e ganhar, certamente crescerá tendo dificuldades de aceitar as derrotas da vida que são inevitáveis, podendo se frustrar ou mesmo se revoltar com a vida.
Pode-se imaginar que indivíduos mesquinhos, egocêntricos, egoístas, autoritários, violentos, o são desde a infância e os jogos ou brincadeiras que tiveram acesso, de certa maneira, contribuíram na formação de sua personalidade. Daí a importância do emprego dos jogos e das brincadeiras adequadas na infância.
Bolas Coloridas no Ar
Aplique o jogo cooperativo Bolas Coloridas no Ar nos seus alunos.
1)   Objetivo: Despertar a cooperação, a solidariedade e o compromisso consigo mesmo e com o mundo.
2)   Material: Várias bexigas coloridas, numa quantidade maior que o número de participantes e música alegre.
3)   Exemplo: Se houver 10 participantes, serão 20 bexigas.
4)   Participantes: A partir de 5 pessoas.
5)   Tempo estimado: Dez minutos.
6)   Desenvolvimento: O facilitador solicita aos participantes que vão para o meio da sala, façam um círculo com o grupo, sendo que um dos participantes deverá ir para o centro do círculo.
7)   Escrever nas bexigas valores como: alegria, paz, amor, solidariedade, companheirismo, compreensão, amizade, aceitação, autoestima, confiança, fé, compromisso, sinceridade, paciência, coragem, dentre outros.
8)   Todos participantes estarão jogando as bexigas para ele.
9)   Colocar uma música alegre e em seguida jogar uma bexiga para que ele mantenha no ar e não deixe cair no chão, logo é jogada mais uma bexiga, que também precisa mantê-la no ar.
10) Em seguida começa a aumentar o número de bexigas, o participante deve fazer de tudo para não deixá-las cair. Como vai ficando mais difícil, os outros participantes ainda não deverão ajudá-lo e esperar que ele solicite ajuda.
11) Se isso não ocorrer, esperar e ver até onde ele vai. Quando parar, verificar com ele o que precisa para manter as bexigas no ar.
12) Se ele disser que precisa de ajuda, solicita-se que ele mesmo peça aos outros participantes que deverão ajudar, até que todos os integrantes já estejam mantendo as bexigas no ar e impedindo que caiam. (Tempo: três minutos.).
13) Em seguida, começar a chamar um por um dos participantes até que o primeiro fique sozinho tentando manter todas as bexigas no ar. Quando ele desistir, todos deverão fazer uma roda para discutir sobre essa tarefa.
14) Aberto para comentários.
 Observação: Cada bexiga pode representar algo correspondente ao planeta ou à vida ou qualquer outro assunto que se deseja estimular.
Jogo disponível em: http://www.spacosolaberto.com.br/ver_artigo.php?id=68 – Acesso em: 08 de maio 2013.
Ao término da aula, abra novamente uma roda de conversa para ouvir os alunos sobre o que aprenderam. Provavelmente você perceberá nas suas falas a influência de determinados jogos e brincadeiras na constituição de seu caráter. Faça o registro no caderno, solicitando que relatem as suas aprendizagens com o jogo.
Recursos Complementares
·        Professor saiba mais sobre ética em:
Sítio sobre uma campanha contra a violência doméstica- http://pt.wikipedia.org/wiki/Viol%C3%AAncia_dom%C3%A9stica – Acesso em: 08 de maio 2013.
Sítio fala sobre o conceito de ética- http://www.consciencia.org/etica-a-nicomaco-resumo-e-analise – Acesso em: 08 de maio 2013.
Avaliação
Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se eles se envolveram nos jogos e brincadeiras e se compreenderam que os jogos e brincadeiras são determinantes para a construção de seu caráter e na constituição ética. Estas observações serão úteis para que elabore o seu planejamento, por isso registre em seu caderno de plano de aula.