"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

segunda-feira, 27 de março de 2017

O feitiço do sapo
 Eva Furnari
Zóio tem a rara mania de praticar boas ações.
E decidiu ajudar a bela Carmela a encontrar um príncipe.
Arranjou um sapo bem verde.
Mas será que todo sapo vira príncipe?


O Feitiço do Sapo
Eva Furnari
Todo lugar sempre tem um doido. Piririca da Serra tem Zóio.
 Ele é um sujeito cheio de idéias, fica horas falando e anda pra cima e pra baixo, numa bicicleta pra lá de doida, que só falta voar. 
O povo da cidade conta mais de mil casos de Zóio, e acha que tudo acontece, coitado, por causa da sua sincera mania de fazer “boas ações”. 
Outro dia, Zóio estava passando em frente à casa de Carmela, quando a ouviu cantar uma bela e triste canção. 
Zóio parou e pensou: que pena, uma moça tão bonita, de voz tão doce, ficar assim triste e sem apetite de tanto esperar um príncipe encantado. Isto não era justo.
Achou que poderia ajudar Carmela a realizar seu sonho e tinha certeza de que justamente ele era a pessoa certa para isso. Zóio se pôs a imaginar como iria achar um príncipe para Carmela. Pensou muito para encontrar uma solução e finalmente teve uma grande idéia de jerico: foi até a beira do rio, pegou um sapo verde e colocou-o numa caixa bem na porta da casa dela.
Atividades
A intenção de Zóio ao colocar um sapo na porta da casa de Carmela foi:
(A) ajudá-la a encontrar um príncipe encantado.
(B) ajudá-la a cantar com voz mais doce ainda.
(C) Encontrar alguém para cuidar do sapo que vivia no rio.
(D) Fazer uma surpresa, dando-lhe um sapo de presente.
Esse texto serve para:
(A) Dar uma notícia.
(B) Deixar um recado.
(C) Fazer um convite.
(D) Vender um produto
   (HABILIDADE – Inferir uma informação implícita em um texto.) 
Leia :
O Feitiço do sapo
Responda:
Colocar um sapo na porta da casa de Carmela foi uma idéia de jerico, porque essa idéia é
A. ? perigosa
B. ? secreta.
C. ? absurda.
D. ? maldosa
                 
 Você sabia?
Sapo Que Vira Príncipe


Em alguns contos de fadas , existem sapos que viram príncipes .
Estas histórias são resultados de contos que surgiram na Idade Média pela superstição que este animal carregava .
Algumas lendas dizem que as bruxas daquela época tinham o poder de transformar príncipes em sapos e só o beijo de uma princesa , neste animal , poderia desfazer o feitiço .
Naquela época havia uma tradição que acreditava que os reis e príncipes representavam o poder divino , ou seja , o poder de Deus e que por isto existiam bruxas diabólicas preocupadas em acabar com eles e por isto estas feiticeiras desenvolveram feitiços capazes de transformarem os príncipes em sapos .


Batráquios Cantores
Alguns sapos têm vozes tão misteriosas , que alguns são capazes de imitar barulhos de instrumentos musicais e vozes de cantores de óperas .
Existe uma lenda muito interessante sobre isto :
Há centenas de anos atrás , os batráquios não sabiam cantar .
Um certo dia , um grupo teatral formado por cantores , músicos e atores veio se apresentar numa misteriosa vila , onde morava a bruxa Márcia , que odiava quando falavam mal de feiticeiros e bruxas .
Naquele dia , este grupo de artistas apresentou uma peça que desmoralizava bruxas e feiticeiros . Márcia assistiu a tudo e planejou uma vingança contra aqueles artistas .
Á noite , ela mandou comida para o acampamento dos atores , músicos e cantores da peça . Porém , naqueles alimentos havia um feitiço que transformou todos os artistas em batráquios .
Porém , as suas vozes talentosas continuavam nestes bichos .
Por isto , até hoje existem batráquios com belíssimas vozes .
E você , leitor conhece alguma lenda sobre batráquios ?
Luciana do Rocio Mallon

Análise da obra

Percebe-se uma grande marca de intertextualidade com os contos tradicionais, pelo resgate que essa obra faz da história do sapo que vira príncipe, bem como explora motivos da imaginação popular como o mago de chapéu encantado e a bruxa malvada.
Dessas características, alguns traços são preservados e outros parafraseados.
Como se sabe, os contos de fadas surgiram a partir de narrativas primitivas, contadas oralmente de geração em geração.
Normalmente, os contos de fadas começam com marcas indefinidas de tempo e espaço: “antigamente”, “era uma vez”, "em terras e reinos distantes", mas este não é o caso de "O Feitiço do Sapo", que assim se inicia: “Todo lugar sempre tem um doido. Piririca da Serra tem Zóio”.
Concomitante, a autora promove a aproximação do leitor com um local que sabemos não mais pertencer aos contos tradicionais. Eva Furnari talvez aponte para um lugar mais real do que o imaginado, ao escolher um nome com jeito de cidade brasileira: Piririca da Serra.
O elemento verossímil é justamente “da Serra”, pois existem cidades como Itapecerica da Serra, Natividade da Serra, entre outras. Já o elemento inverossímil , Piririca, faz alusão a algo divertido, sapeca, engraçado.
O nome Piririca da Serra pode evocar a uma cidade onde ocorrem episódios divertidos e vivem, perfeitamente em harmonia, um cientista maluco e uma bruxa. Também em oposição aos contos tradicionais, em que a narrativa ocorre em lugares jamais detalhados com precisão, temos até mesmo um mapa da cidade, nas primeiras páginas do livro que leva o leitor a conhecer, antecipadamente, as casas das personagens.


feitico-sapo-nino.jpg
OS FEITIÇOS DO SAPO NINO
Autor(es): Maurício Veneza
Ilustrador(es): Maurício Veneza
COLEÇÃO BRUXA RISOLETA
Inconformado com a sua condição de sapo, o príncipe nino tenta fazer de tudo para voltar à sua condição humana.
 Depois de muitos esforços, torna-se o herdeiro do trono da Monarcônia, mas está com 280 anos.
A bruxa Risoleta diminui a sua idade, mas erra a dose e o príncipe vira bebê (essa história se lê no livro O bebê da bruxa Risoleta).
ATIVIDADES SUGERIDAS
-Conversar sobre os "amigos e companheiros" das bruxas das histórias.
- Observar com os alunos as letras capitulares do livro (letras que abrem capítulos). Elas vêm em destaque, dentro de um retângulo.
-Produção de texto: criar uma história com o título: "Ninão, o sapinho trapalhão".
-Debater: a bruxa Risoleta será uma boa mãe para o príncipe-bebê? Por quê?
Atividades dia das bruxas
A bruxa está solta
Metas priorizadas: Leitura/Escrita e Expressão Oral


Assistir ao filme: O halloweem do ursinho Pooh – interpretação oral e escrita, discutir os valores e ilustrações.
Ornamentação das salas.
Contação de histórias em três momentos diferentes:
* Os Feitiços Do Sapo Nino - Col. Bruxa Risolet
* Bruxa, Bruxa, Venha a Minha Festa - Arden Druce
* Bruxa Onilda vai à Paris –Roser Capdevila, E. Larreula
Definição da palavra BRUXA – livre e com o uso do dicionário.
Listas de histórias com bruxas.
Ditado de poemas, frases e palavras referentes ao assunto.
Poema para completar, ilustrar, interpretar, contar as palavras, rimas...
Acróstico bruxístico.
Grupo de palavras com BR/X.
Leitura de poemas: VASSOURAL de Sylvia Orthof.
Poema enigmático: QUE SUJEIRA! de Sylvia Orthof.
Lista de compras da bruxa observando seu armário.
Receitas bruxísticas.
Cardápio para a festa da bruxa: definição, onde é encontrado esse tipo de texto e criar um cardápio para cada situação.
Leitura de tirinhas da Mônica sobre a bruxa, de Maurício de Souza: interpretação e inferência.
Criar um convite para a festa da bruxa.
Selecionar histórias que tenha a personagem, bruxa, para momento de leitura e reconto oral.
Avaliar e fazer ajustes.
Obs: Todas as atividades referentes ao processo foram retiradas da net com o objetivo de enriquecer o trabalho.
Avaliando:
* Positivo
Conhecer várias e diferentes histórias de bruxas.
Conhecer diferentes portadores de textos.
Conhecer a bruxa - mito fantástico.
Atividades divertidas.
Melhor fluência na leitura.
* Delta (Oportunidades de Melhoramentos)
Ter variedades de livros infantis sobre o assunto.
Explorar mais o assunto.
Assistir outros filmes.
Fazer uma festa com brincadeiras típicas, teatro e danças como nos anos anteriores.
Trabalhar com o tema acima é muito gratificante tanto para o aluno como para o professor.
É um tema que mexe com o imaginário da criança.
É interessante ver as caras e bocas ao ouvir uma história, ao ler e discutir um poema... a leitura é vista como um momento único, de puro prazer, de encantamento.
Ela busca sempre mais fazendo com que as aulas se tornem mais produtivas, principalmente quando há a contextualização.




Trabalhando com poemas e manual de instruções


Ler um poema com expressividade.
Exercitar a oralidade a partir da declamação de um poema.
Reconhecer as especificidades do gênero manual de instrução, através de atividades relacionadas.
Produzir um poema a partir de um manual de instruções
Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Será necessário que o aluno esteja inserido no processo de alfabetização e letramento e que já tenha familiaridade com o gênero Poema.
Estratégias e recursos da aula
Momento 1
O professor mostrará a imagem abaixo para os alunos




e iniciará uma conversa a respeito da personagem apresentada, a qual será norteada pelas perguntas:
■Quem aparece nesta imagem?
■Como são fisicamente as bruxas?
■Elas são bonitas?
■Elas são pessoas bondosas?
■O que as bruxas fazem de maldades?
■Vocês conhecem histórias sobre bruxas? Quais?
■Quais animais aparecem na figura e sempre acompanham as bruxas?
■Como as bruxas se locomovem?
Momento 2
A partir dessa última pergunta, na qual os alunos irão reconhecer que as bruxas normalmente nas histórias "andam de vassouras", o professor trabalhará o poema abaixo.


Vassoural
A bruxa tem um jardim
plantadinho de vassouras.
Quando as vassouras se esticam,
amarelam bem maduras,
elas se largam no chão
e voam pela noite escura.
Varre, varre, vassourinha
varre o preto e mostra a lua,
varre a noite, limpa a estrela
poesia ninguém segura.


(Sylvia Orthof. A poesia é uma pulga. São Paulo, Atual, 1992.
 O professor lerá o poema acima em voz alta e pedirá que os alunos, coletivamente, também a leiam.
Em seguida, pedirá para eles ilustrarem o poema em folhas de ofício.
Além disso, ele pedirá para os alunos que se interessarem irem à frente da sala declamar o poema, após um tempo de leitura.
Momento 3
As imagens, a seguir, serão projetada no data-show ou no reto projetor:




O professor lerá as instruções de preparo e de uso da vassoura de bruxa, comentando-as e esclarecendo aos alunos que essas informações são úteis para ensinar as bruxas ou outros leitores a como utilizar a vassoura e também para advertir acerca de cuidados com esse produto.
Em seguida, os convidará a procurar em casa alguns manuais de instruções que ensinam a utilizar um aparelho como televisão, rádio, geladeira, DVD, etc.
Momento 4
Na aula seguinte, os alunos levarão esses manuais para a sala e os mostrarão para os outros alunos, lendo algumas informações que eles escolherem.
Momento 5
O professor apresentará no data-show o manual de instrução de uma vassoura elétrica disponível no site: http://i.s8.com.br/images/manuais/homeappliances/21339165.pd
Após a leitura desse manual, os alunos responderão as perguntas abaixo em duplas:
1.Esse manual apresenta instruções de montagem e uso de qual produto?
2.Esse manual é dividido em quantas partes? Quais são elas?
3.Como se usa essa vassoura?
4.Cite alguns cuidados com a vassoura.
5.Registre as possíveis causas do não funcionamento da vassoura
Momento 6
A última atividade proposta pelo professor será a escrita de um poema, semelhante ao lido por eles, abordando a temática do uso da vassoura.
Os alunos, em duplas, poderão escrever o poema com base no que aprenderam sobre as vassouras elétricas.
Recursos Complementares
O professor poderá também apresentar o vídeo sobre vassouras elétricas disponíveis no site: http://www.youtube.com/watch?v=D7e7NgxkwTQ
Avaliação
O professor avaliará se os alunos compreenderam a estrutura do gênero manual de instrução a partir da apresentação dos manuais trazidos por eles e a partir da atividade de interpretação de um manual em duplas.
Avaliará, ainda, se os alunos foram capazes de escrever um pequeno poema abordando o produto vassoura.


Material adaptado : Paralisia Cerebral

Estimulação Sensorial na Paralisia Cerebral

Objetivo : Concretizar o lúdico, transformando personagens das historias em algo que a criança possa palpar é uma ferramenta enriquecedora para o processo de assimilação de aprendizados pelo aluno.

Desenvolvimento : Utilizando das cotidianas fichas com texturas, comuns no trabalho com crianças com Paralisia Cerebral desenvolvi este novo olhar, onde os personagens foram transformados em texturas também, e que acompanhados das fichas e da narração da Historia pelo professor favorece o aprendizado dos alunos. Neste além das texturas o Livro foi feito com Comunicação Alternativa.  A estoria deve ser contada ao aluno pelo professor, no desenvolvimento da estoria os personagens são apresentados e o aluno poderá sentir a textura de cada um.

O livro escolhido Foi A Boca Do sapo [ A boca do Sapo/ Mary França. [Ilustrações] Eliardo França - 12 ed. São Paulo: Ática. 1999]















domingo, 4 de maio de 2014

Adaptação de Material : Educação Especial e inclusiva/ Deficiência Visual

No trabalho pedagógico com deficientes visuais devemos desenvolver as habilidades táteis, pois através das experiencias táteis eles conhecerão o mundo e se desenvolverão no código Braille. Neste sentido varias atividades podem ser realizadas para desenvolver a sensibilidade das mãos: alinhavo, brincadeiras com texturas, alfabetização no Braille, etc. Pensando nessa estimulação produzi uma serie de materiais para serem usados com estes alunos. 

*DICA ÉTICA: Não deixa de dar capricho aos materiais produzidos porque eles serão para pessoas com deficiência visual, uma coisa não justifica à outra. 

*DICA MONTAGEM DE MATERIAL : Eu aproveitei caixas de produtos com inscrições em Braille na produção de materiais, fiz o recorte das inscrições e usei elas para enriquecer o material. 

Vejamos alguns materiais adaptados: 
Alfabetização/Ensino do Braille

Alfabetização/Ensino do Braille

Alfabetização/Ensino do Braille

Jogo de Encaixe com texturas diferentes

Geometria: Produza materiais em terceira dimensão

Geometria: Produza materiais em terceira dimensão

Geometria: Produza materiais em terceira dimensão

Geometria: Produza materiais em terceira dimensão

Matemática/Geometria : agrupamento com formas geométricas planas

Jogo da Memoria com código Braille

A BOCA DO SAPO

O SAPO ESTAVA NA BEIRA DO RIO. 

PASSOU O BODE E FALOU:

__ SAPO VOCÊ TEM UMA BOCA GRANDE!

O SAPO RESPONDEU:
__ NÃO. MINHA BOCA É PEQUENA.
E O BODE FALOU:
__BOCA PEQUENA É A BOCA DO TATU. 
PASSOU O TATU E FALOU:
__SAPO VOCÊ TEM UMA BOCA GRANDE!
O SAPO RESPONDEU:
__ NÃO. MINHA BOCA É PEQUENA.
E O TATU FALOU:
__ BOCA PEQUENA É A BOCA DO GATO.
PASSOU O GATO E FALOU:
__ SAPO VOCÊ TEM UMA BOCA GRANDE!
O SAPO RESPONDEU:
__ NÃO. MINHA BOCA É PEQUENA.
E O GATO FALOU:
__ BOCA PEQUENA É A BOCA DO COELHO.
O COELHO CHEGOU FALANDO:
__ VAI GANHAR O BOLO QUEM APAGAR AS VELAS 
COM UM SOPRO SÓ!
E O SAPO TODO CONTENTE FALOU:
__ ORA...QUEM TEM A BOCA GRANDE SOU EU! 

MARY FRANÇA E ELIARDO FRANÇA


Vejam mais


Adaptação/Paralisia cerebral
Inclusão
Concretizar o lúdico, transformando personagens das historias em algo que a criança possa palpar é uma ferramenta enriquecedora para o processo de assimilação de aprendizados pelo aluno.



SE FICAR DE BOCA ABERTA... 
TODOS PODERÃO VER O CÉU DA SUA BOCA. 
QUE NÃO É ESTRELADO!
 E, SE ABRIR AINDA MAIS, VAI FICAR PARECENDO... 
UMA BOCA DE LEÃO! BOCA DE LEÃO TAMBÉM É... 
O NOME DE UMA FLOR.
MAS SE ALGUÉM LHE CONTAR UM SEGREDO, NÃO ESPALHE POR AÍ. 
FAÇA BOCA-DE-SIRI, BEM FECHADINHA.

E, SE QUISER FICAR NA MODA...
 USE UMA CALÇA BOCA-DE-SINO. 
AO CHEGAR NA CASA DE ALGUÉM NA HORA DO ALMOÇO... 
PODERÁ FAZER UMA BOCA-LIVRE. OBA!
 MAS NÃO FALE DE BOCA CHEIA.
 E SE FALAR PALAVRÃO, IRÃO LAVAR SUA BOCA COM SABÃO

AQUI
Jogo super divertido,que trabalha no movimento o reconhecimento de palavras de uma história, possibilitando ampliação de vocabulário do pequeno leitor.

Materiais:
Pedaços de cartolina colorido e piloto

Jogo Pedagógico O Pulo do Sapo Leitura e Escrita

Preparação:
Escreva palavras da história do dia ou peça que as crianças escrevam palavras que elas conseguem ler com facilidade.
Etapa 1: Cada criança recebe uma palavra.

Etapa 2: Organização das crianças em filas  de cócoras como  um sapo tendo o professor à sua frente.
Etapa 3: Cada vez que o professor chamar uma palavra a criança que segura a placa deverá pular.
Variação: Usar outros comandos como:
Palavras que rimam com bode, ou palavras iniciadas por vogais.

Várias crianças saltarão juntas e o jogo se tornará ainda mais divertido.

Para a  realização deste jogo de leitura de palavras sugerimos que contextualize com a história A BOCA DO SAPO de Mary e Eliardo França.
As palavras desta história são simples para o trabalho com crianças que estão em processo de alfabetização e vão possibilitar maior envolvimento com o jogo.
SAPO- BODE-BOCA-TATU-RIO-COELHO-GATO-BOLO, etc...
 Fonte
Regras de jogo e literatura infantil
Autor: Miriam R.P.Machado
Reconhecer as regras de um jogo
Identificar o jogo presente na história
Experienciar as regras de um jogo.
Escrever um texto de instrução para o jogo, de forma coletiva.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecer textos de instrução, como por exemplo, uma receita culinária.
Estratégias e recursos da aula
1ª aula:
1) Iniciar a aula propondo a brincadeira: "Pedra, Papel, Tesoura" ou "Joquempô":
Os alunos podem brincar em pares ou trios. As mãos ficam escondidas nas costas e ao se falar "Pedra, Papel, Tesoura", os participantes mostram as mãos. Mão aberta é papel, mão fechada é pedra e dois dedos é tesoura. A tesoura corta o papel, a pedra amassa a tesoura e o papel embrulha a pedra. Em cada rodada tem-se um vencedor.
2) Terminada a brincadeira, a professora apresentará o livro a ser trabalhado com o seguinte título: Dona Pedra, Seu Papel e Dona Tesoura, de Maria da Conceição Torres Garcia.
A professora perguntará o que o título sugere à turma. Após ouvir os comentários, a professora apresentará o livro.
Os alunos farão a leitura silenciosa (caso a escola conte com um exemplar por aluno), a fim de verificar suas hipóteses sobre o tema do livro.



3) Após a leitura silenciosa feita pelos alunos, a professora fará perguntas para verificar a compreensão:
a) Quem são as personagens principais do livro? Quais eram as características de cada uma?
b) Onde elas moram?
c) O que faziam?
d) Qual era o desejo da menina?
e) Como ela realizou seu desejo?
f) O que você tem em comum com as personagens da história?
4) Os alunos poderão registrar em seu caderno o título do livro e nome da autora. Depois, poderão copiar a parte que acharam mais emocionante e ilustrar.
2ª aula
1) Releitura oral do livro pela professora. Pedir que alguns alunos recontem oralmente a história trabalhada.
2) Propor que os alunos façam as atividades abaixo baseadas no livro.
 
 
 
Fonte: Atividades produzidas pela publicadora da aula.
3) A professora poderá fazer a correção na lousa ou os alunos poderão trocar os cadernos a fim de que corrija o do outro.
3ª aula:
1) No livro aparece um jogo, mas a menina não sabia como jogar. Vamos fazer um texto de instrução a fim de ensinar outras pessoas a jogá-lo.
2) A professora proporá a escrita coletiva do jogo: os alunos darão as sugestões e a professora anotará na lousa.
Poderá ficar assim:
Jogo: Pedra, Papel, Tesoura
Preparação:
O jogo pode ser jogado em trio ou duplas.
Mãos para trás, só poderão ser mostradas após o sinal de "Pedra, Papel, Tesoura".
Regras:
Mão fechada - Pedra - amassa a tesoura
Mão aberta - Papel - embrulha a pedra
Dois dedos - Tesoura - corta o papel
Vencedor:
Vai depender do que o oponente apresentar:
Se um coloca pedra e o outro a tesoura, quem colocou pedra ganha.
Se colocar tesoura e o outro papel, a tesoura ganha.
Se colocar pedra e o outro papel, o papel ganha.

 
 
3) Em duplas, os alunos poderão brincar utilizando as mãos.
 

4) Após essa atividade, propor o jogo utilizando o corpo para representar a pedra, o papel e a tesoura. As duplas combinarão primeiro o que significará cada parte do corpo escolhida.
5) Os alunos também poderão jogar uma equipe contra a outra. Dessa forma, a turma poderá ser dividida em duas equipes. A cada rodada, a equipe combina como irá jogar.
Recursos Complementares
Outras informações sobre o jogo "Pedra, Papel, Tesoura" podem sem acessadas a partir do link:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedra,_papel_e_tesoura
Avaliação
Observar se os alunos compreenderam o jogo presente na história.
Verificar se a turma foi capaz de reconhecer as regras do jogo e se foi capaz de escrever um texto de instrução.
Observar se os alunos conseguiram brincar com o jogo a partir do texto de instrução escrito.


Jogo online:
 http://www.brincandoseaprende.com.br/index.php?id=2618 

Pedra, Papel E Tesoura  
Xuxa
Composição: Vanessa Alves / Ary Sperling / Rafael Sperling


Pedra, papel e tesoura
Quem for o mais forte
E tiver muita sorte
É quem vai ficar
Pedra, papel e tesoura
Não pode parar
Tem que continuar
Quem vai ganhar?
Pedra fecha o punho
E papel de mão aberta
Dois dedos se for a tesoura
Papel ganha da pedra
Porque pode embrulhar
Tesoura do papel
Porque pode até cortar
A pedra se dá bem
Se der de cara com a tesoura
Porque é dura e quebra quase tudo...
Em caso de empate
Preste muita atenção
Tem que seguir jogando
Não pode parar
Pedra, papel e tesoura
Não pode parar
Tem que continuar
Quem vai ganhar?
Joga, joga, joga
Até pode acelerar
Cada vez mais rápido
É engraçado de jogar
Joga, joga, joga
Um, dois, três
Mais uma vez
Quem tiver mais sorte
Vai ganhar, vai se dar bem !!!!