"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quinta-feira, 9 de maio de 2013


Peru enformado


INGREDIENTES

1 peru (+/- 4 a 4 ½ kg)
½ xícara (chá) de vinho branco
1 colher (sopa) de alho amassado
1 colher (sobremesa) colorau
1 sache de caldo de galinha
1 ramo de alecrim debulhado
Sal a gosto

MODO DE PREPARO

Com as mãos e uma faquinha bem afiada retire toda a pele de peru tomando cuidado para não rasgá-la. Reserve a pele.
Com uma faca desosse todo o peru e corte a carne em pedaços médios e transfira os pedaços de peru para uma tigela. Tempere os pedaços de peru com vinho branco, alho, colorau, caldo de galinha, alecrim e sal e misture bem.
Coloque a pele do peru dentro de uma forma de bolo inglês untada com azeite forrando o fundo e a lateral da forma com a parte onde tem gordura para cima. Obs.: Se tiver algum buraquinho na pele tente fechar com a própria pele. Sobre esta pele e dentro da forma coloque os pedaços de peru (temperados acima) e alise a superfície. Dobre a pele que está sobrando pela lateral sobre os pedaços de carne fechando bem, formando um embrulho.
Leve ao forno médio preaquecido a 180°C por cerca de 1 hora e 20 minutos ou até dourar. Retire a forma do forno e escorra o líquido que se formou na forma (despreze este líquido).
Desenforme o peru sobre uma assadeira e leve a assadeira com o peru novamente ao forno alto a 220°C por cerca de 1 hora e 20 minutos ou até dourar (reserve o líquido que se forma na assadeira). Retire a assadeira do forno, desenforme e sirva acompanhado com maionese tropical.
Dica: Com o líquido que se formou na assadeira, transfira para uma panela, adicione ½ colher (sopa) de amido de milho e leve ao fogo médio até engrossar (cerca de 5 minutos). Sirva com o peru.



Bourride de frango


INGREDIENTES

1kg de sobrecoxa de frango sem a pele (de granja)
1 colher (chá) de açafrão em pó
1 colher (café) de cominho em pó
Raspas de 1 laranja
½ pimenta dedo-de-moça picada
1 pimenta pequena malagueta picada
Sal a gosto
4 colheres (sopa) de azeite para dourar
600ml de caldo de frango (1 tablete de caldo de frango dissolvido em 600ml de água)
12 batatinhas bolinhas descascadas
1 alho poró cortado em tiras finas
150g de maionese
2 dentes de alho sem o miolo
Suco de ½ limão

MODO DE PREPARO

Numa tigela coloque o frango e tempere com açafrão, cominho, raspas de laranja, pimenta dedo-de-moça, pimenta malagueta e sal. Deixe na geladeira por 2 horas. Coloque o azeite numa panela grande e aqueça em fogo alto. Acrescente o frango (reservado acima) e doure bem. Adicione o caldo de frango, as batatinhas e o alho poró. Tampe a panela e cozinhe por 25 a 30 minutos em fogo médio ou até o frango ficar macio. Retire o caldo que se formou na panela.
Obs.: Se for fazer com galinha ou frango caipira o tempo de cozimento será maior, então coloque as batatinhas somente nos 30 minutos finais de cozimento.
Num liquidificador coloque a maionese, o alho, o suco de limão e o caldo que se formou na panela (reservado acima) e bata bem. Transfira a mistura do liquidificador para a panela com as sobrecoxas de frango cozidas e leve ao fogo médio novamente apenas para engrossar o molho (3 a 5 minutos). Sirva imediatamente.
Pulo do Gato: Bourride - é um cozido típico da França feito na maioria das vezes com peixe.


Asa de frango com molho de cereja apimentado




INGREDIENTES

8 asas de frango
1 dente de alho picado
½ pimenta vermelha picada
½ limão espremido
2 colheres (sopa) de geléia sabor cereja
4 folhas de hortelã picadas
1 colher (chá) de mel
1 fatia de lima
Sal e pimenta



MODO DE PREPARO

Tempere as asas de frango com sal e pimenta. Em um forno preaquecido a 200ºC, cozinhe por 20 minutos até obter uma cor dourada. Enquanto as asas cozinham, misture todos os ingredientes para o molho de cereja e aqueça em uma panela. Guarde hortelã para enfeitar. Quando as asas de frango estiverem prontas, jogue a calda quente por cima. Remova-as para um prato de servir e enfeite com hortelã. Sirva quente com um pedaço de lima



Asa de frango ao molho picante de laranja


INGREDIENTES

1kg de asa de frango
Raspas e suco de 1 laranja
Raspas e suco de 1 limão
4 colheres (sopa) de molho de pimenta
1 pimenta vermelha sem sementes picada
2 colheres (sopa) de gengibre picadinho
3 colheres (sopa) de molho de soja (shoyo)
2 colheres (sopa) de azeite
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 xícara (chá) de cebolinha picada (para polvilhar)

MODO DE PREPARO

Com auxilio de uma faca, retire as pontas de asa de frango. Transfira as asas para uma tigela e tempere com raspas e suco de laranja, raspas e suco de limão, molho de pimenta, pimenta vermelha, gengibre, molho de soja (shoyo), azeite, sal e pimenta-do-reino. Coloque tudo dentro de um saco plástico e deixe nesta marinada por cerca de 4 horas, dentro da geladeira.
Numa assadeira untada com azeite disponha, separadamente, as asas (não descarte a marinada) e leve ao forno médio preaquecido a 180°C por 20 minutos. De vez em quando regue com a marinada. Com auxilio de uma espátula vire as asas de frango e deixe dourar o outro lado por cerca de 15 minutos (sempre regando com a marinada). Retire as asas do forno e para servir polvilhe a cebolinha e acompanhe com legumes grelhados.

Galinhada tropical


INGREDIENTES

1 galinha limpa (+/- 2kg) e cortada em pedaços
Suco de 5 biribiri (ou suco de 3 limões)
Sal a gosto
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
100g de toucinho fresco cortado em cubos pequenos
100g de bacon cortado em cubos pequenos
2 cebolas picadas
4 dentes de alho amassados
1/2 colher (chá) de cominho e de pimenta-do-reino moída
4 folhas de louro
1 pimentão verde cortado em cubinhos
Suco de 3 biribiri (ou suco de 1 limão)
4 pimentas de bode inteiras
3 folhas de alfavaca
2 litros de água de coco
250g de creme de oulicuri (ou leite de coco)
100ml de sangue da própria galinha
1 colher (sopa) do suco da mexerica
2 colheres (sopa) de urucum (sementes de urucum em conserva no azeite)
5 quiabos cozidos
5 batatas pequenas cozidas
50g de coco verde em lâminas
Creme de oulicuri
100ml de água de água de coco
50g de oulicuri verde (ou leite de coco)
50g de aipim cozido
30g de queijo de cabra (ou queijo minas curado)

MODO DE PREPARO

Numa tigela coloque a galinha. Regue com o suco de 5 biribiri (ou suco de 3 limões) e sal a gosto. Deixe por 15 minutos para tirar o cheiro forte da galinha, depois disto lave em água corrente, seque com um pano e reserve.
Numa panela coloque o azeite de oliva, o toucinho, o bacon e frite até soltar a gordura (cerca de 8 minutos). Retire o toucinho e o bacon frito da panela e reserve.
Na mesma panela, fora do fogo, com a gordura que sobrou, coloque as cebolas e o alho e refogue bem (cerca de 5 minutos). Acrescente a galinha (reservada acima), o cominho e pimenta-do-reino, o louro e sal a gosto. Volte ao fogo, mexendo de vez em quando, por cerca de 15 minutos ou até a galinha ficar dourada.
Acrescente o pimentão verde, suco de 3 biribiri (ou suco de 1 limão), as pimentas de bode, a alfavaca, toucinho e bacon fritos (reservados acima) e deixe por mais 10 minutos. Adicione a água de coco, tampe a panela e deixe a galinha cozinhar por cerca de 30 minutos ou até que fique macia.
Adicione o creme de oulicuri (ou leite de coco) sobre a galinha, o sangue da própria galinha, o suco da mexerica, o urucum e misture bem. Acrescente os quiabos, as batatas e o coco verde. Decore com biriribi em rodelas e acerolas.
Creme de oulicuri
Num liquidificador coloque a água de coco e o oulicuri verde (ou leite de coco) e bata bem. Com o auxílio de uma peneira coe o líquido para tirar o leite. Coloque este leite de volta no liquidificador, acrescente o aipim, o queijo de cabra (ou queijo minas curado) e bata novamente até formar um purê (cerca de 5 minutos).


Coxas recheadas com farofa de pão


INGREDIENTES

5 coxas de frango
1 colher (chá) de alecrim
1 pitada de noz moscada
3 colheres (sopa) de azeite
Sal e pimenta do reino a gosto
5 fatias de bacon
2 colheres (sopa) de azeite misturado com 1 colher (sobremesa) de mostarda (para pincelar)
Farofa de pão (recheio):
2 pães franceses amanhecidos e triturados
1 colher (sobremesa rasa) de alho picado
3 colheres (sopa) de manjericão fresco
½ xícara (chá) de azeite
1 sachê de caldo de frango

MODO DE PREPARO

Pegue as coxas de frango e com as mãos separe a pele cuidadosamente da carne de cada coxa, deixando presa apenas a pele grudada no osso.
Numa tigela coloque as coxas de frango e tempere com alecrim, noz moscada, azeite, sal e pimenta do reino a gosto e deixe marinando por cerca de 12h, coberto com papel filme e dentro da geladeira.
Entre a carne e a pele de cada coxa coloque uma porção da farofa de pão (receita abaixo).
Enrole uma fatia de bacon por fora de cada coxa de frango, fechando bem a pele da carne para não sair a farofa de pão.
Coloque as coxas numa assadeira untada e pincele cada uma com azeite misturado com mostarda. Leve ao forno médio preaquecido a 180°C por cerca de 50 minutos ou até assar. Retire do forno e sirva em seguida.
Farofa de pão (recheio)
Numa tigela coloque os pães, alho, manjericão, azeite e caldo de frango e misture bem formando uma farofa úmida. Reserve.






Nenhum comentário:

Postar um comentário