"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quinta-feira, 9 de maio de 2013


Virado à Paulista


INGREDIENTES

Tutu de Feijão:
3 xícaras de feijão cozido e batido no liquidificador
2 dentes de alho picados ou amassados
1 cebola média picada
Sal e pimenta do reino
1/2 xícara de farinha de mandioca crua
2 colheres (sopa) de óleo de soja ou azeite
2 xícaras de água
Bistecas Suínas:
2 bistecas
Suco de 2 limões
Sal e pimenta do reino
Óleo para fritura
Linguiças:
1/2 kg de linguiças fresca ou caipira
Água fervente
Óleo para fritura
Bananas Fritas:
2 bananas nanicas
1 ovo batido com 1copo de leite
Farinha de trigo para empanar
Farinha de rosca para empanar
Óleo para fritar por imersão
Ovos:
2 ovos
Sal
Óleo para fritura
1 xícara de água
Couve:
1 maço de couve lavado e higienizado
1 fio de óleo
Sal

MODO DE PREPARO

Tutu de Feijão:
Refogar a cebola e o alho. Quando a cebola estiver transparente, juntar o feijão e deixar ferver por uns 10 minutos para que tome o gosto dos temperos; acrescentar 2 xícaras de água e sal a gosto. Quando estiver encorpado, juntar uma xícara de farinha de mandioca. Mexer sem parar, até que tome o aspecto de um pirão grosso.
Bistecas Suínas:
Temperar as bistecas com o suco dos limões, o sal e a pimenta do reino a gosto. Deixar descansar por 1 hora, depois em uma panela pré-aquecida acrescentar o óleo ou o azeite, as bistecas e fritar com a panela tampada acrescentando água na medida em que for secando. Após uns 30 min. retirar do fogo e servir como acompanhamento do tutu.
Linguiças:
Cozinhar as linguiças em água fervente por 20 min. ou até que estejam completamente cozidas. Cortar em rodela e fritar em uma panela pré-aquecida.
Bananas Fritas:
Cortar as bananas ao meio, passar pelo ovo batido, depois pela farinha de trigo e em seguida pela farinha de rosca. Fritar em óleo bem quente e por imersão (mergulhando o ingrediente no óleo).
Ovos:
Em uma frigideira antiaderente e pré-aquecida acrescentar um fio de óleo, em seguida o ovo. Salpicar o sal, tampar a panela e pingar água até atingir o ponto desejado. Retirar do cozimento e servir.
Couve:
Retirar os talos das folhas de couve, enrolar as folhas formando um rocambole. Com uma faca bem afiada e com a ajuda dos dedos para definir a espessura, cortar a couve finamente. Em uma panela pré-aquecida acrescentar o óleo e o sal. Refogar a couve rapidamente e servir.



Pierogi


INGREDIENTES


Massa:
1kg de farinha de trigo
1 ovo
2 colheres (sopa) de óleo (ou manteiga)
500ml de água

Recheio:
1 ovo
800g de ricota
600g de batata
Sal para temperar


MODO DE PREPARO


Massa:Em uma vasilha misture a farinha de trigo, o ovo e o óleo. Aos poucos acrescente a água e vá sovando bem a massa até que fique homogênea e desgrude com facilidade de sua mão.
A seguir abra a massa até adquirir uma espessura fina, depois corte a massa em discos com um cortador redondo (9cm de diâmetro). DICA: se não tiver pode usar um copo.
Em seguida coloque o recheio no centro do disco e dobre a massa sobre o recheio, formando uma meia lua.
Para fechar bem, com os dedos dê "beliscões" na lateral arredondada da massa, ou use um garfo e feche como pastel.
Depois de pronto é só ferver água com sal e cozinhar os pierogi até que fiquem al dente. E servir com o molho de sua preferência.
Recheio:Coloque as batatas em um moedor ainda quente e moa. Espere esfriar.
Moa a ricota e reserve.
Depois de frio misture a batata, a ricota, o ovo e o sal a gosto até que forme uma mistura homogênea. Recheie os pierogi.


Paella do Antonio Banderas


INGREDIENTES

2 colheres (sopa) de azeite
3 tomates sem sementes picados
100 g de pimentão vermelho picado
100 g de pimentão verde picado
½ kg de peito de frango em pedaços
1/2 kg de filé mignon em cubos
2 xícaras (chá) de arroz carnarolli ou arbório
6 xícaras (chá) de caldo de camarão, frango ou carne
Suco de 1 limão
Sal a gosto
4 dentes de alho picados
Açafrão a gosto
Salsinha picada a gosto
1/2 kg de camarão médio limpo, temperados com sal e pimenta do reino
10 lagostins, temperados com sal e pimenta do reino
12 camarões grandes pré-cozidos
Tiras de pimentão verde e vermelho

MODO DE PREPARO

Em uma paelleira (panela especial para paella), em fogo médio aqueça 2 colheres (sopa) de azeite e coloque 3 tomates sem sementes picados, 100g de pimentão vermelho picado e 100g de pimentão verde picado e doure.
Junte ½ kg de peito de frango em pedaços, 1/2 kg de filé mignon em cubos (se quiser coloque também carne de porco em cubos) e doure também.
Afaste as carnes douradas até as bordas da paelleira e no centro coloque 2 xícaras (chá) de arroz carnarolli ou arbório. Deixe dourando até pegar um pouco no fundo da paelleira (isso dá um gosto bem especial).
Depois de quase grudar no fundo da paelleira acrescente 6 xícaras (chá) de caldo de camarão, frango ou carne, suco de 1 limão e sal a gosto. Junte 4 dentes de alho picados amassados em um pilão com açafrão e salsinha picada e cozinhe por 10 minutos.

Fios de ovos para o Natal


INGREDIENTES

1 litro de água
1kg de açúcar
36 gemas passadas pela peneira
Água (o suficiente para afinar a calda)

MODO DE PREPARO

Num tacho (ou panela funda) fria com 1 litro de água dissolva o açúcar misturando bem. Leve ao fogo médio, sem mexer, até obter uma calda em ponto de pérola ou fio médio (cerca de 10 minutos). Mantenha a calda fervendo, com bolhas médias (se você tiver um termômetro, deixe a calda a 103°C).
Coloque, aos poucos, as gemas passadas pela peneira numa caneca própria para fazer fios de ovos e enquanto a superfície da calda estiver com bolhas médias vá despejando as gemas pelos furos (da caneca) sobre esta calda (que está no tacho). Vá despejando as gemas em fio contínuo fazendo movimentos circulares grandes umas 4 vezes e pare. Deixe a caneca dentro de uma jarra onde estão as gemas.
Obs.: enquanto estiver fazendo os movimentos circulares, não deixe que as gemas pinguem pelos furos da caneca, pois se isso acontecer, os fios ficarão curtos.
Deixe os fios cozinharem na calda por pelo menos 1 minuto. Com uma escumadeira, vá juntando os fios de ovos no centro do tacho, retire-os e coloque-os numa peneira grande para esfriar.
Obs.: Conforme for cozinhando os fios, a calda vai ficando mais grossa. Despeje ½ xícara de chá de água para que a calda afine. Conforme for cozinhando outros fios e a calda for ficando grossa, despeje mais ½ xícara de chá de água. Faça isso quantas vezes forem necessárias para diluir a calda enquanto estiver fazendo os fios.
Coloque os fios de ovos em uma peneira e com as mãos salpique pingos de água nos fios para que eles não fiquem açucarados e vá soltando-os com os dedos.
Atenção: não passe os fios diretamente na água, pois eles perdem a cor e o brilho. Apenas respingue um pouco de água com as mãos.
Guarde os fios dentro de um recipiente coberto na geladeira



Sushi de frango à moda brasileira


INGREDIENTES

1kg de peito de frango (sem osso e moído)
Sal e pimenta do reino a gosto
2 folhas de couve manteiga cozidas e cortadas em tiras sem o talo (20cm X 10cm)
2 xícaras (chá) de arroz cozido misturado com 3 colheres (sopa cheia) de cream cheese
1 cenoura pequena cortada em tiras finas
2 ovos misturados com ½ xícara (chá) de leite
Gergelim branco para empanar

MODO DE PREPARO

Numa tigela tempere o peito de frango com sal e pimenta do reino a gosto. Divida o frango moído em 10 partes (100g cada). Coloque uma parte sobre um saco plástico aberto e forme (com o frango moído) um retângulo (16cm X 8cm). Sobre este retângulo coloque 1 tira de couve manteiga, espalhe uma porção de arroz e por último coloque tiras de cenoura cozida. Com a ajuda do saco plástico enrole o retângulo, unindo as pontas, apertando bem para que o recheio não vaze, formando um cilindro. Transfira para a geladeira para firmar por 2 horas. Repita o mesmo procedimento com o restante do frango. Passe o cilindro de frango nos ovos misturados com leite e empane no gergelim branco. Frite em óleo quente (170°C) até dourar (cerca de 4 minutos), corte em rodelas e sirva com molho teriaki tradicional ou molho teriaki de tangerina ou laranja


Molho teriaki de tangerina ou laranja para sushi


INGREDIENTES

Suco de 2 tangerinas ou 2 laranjas
Raspas da casca das tangerinas ou laranjas
6 colheres (sopa) de açúcar
½ xícara (chá) de saquê
1 colher (sobremesa) de gengibre ralado

MODO DE PREPARO

Numa panela fora do fogo coloque o suco, as raspas, o açúcar, o saquê e o gengibre ralado. Leve ao fogo médio até que engrosse levemente.




Bife Portenho


INGREDIENTES

300g de bife ancho (corte alto do contrafilé)
Sal grosso a gosto
Azeite a gosto
Molho chimichurri
20g de pimenta calabresa
2 colheres (chá) de alho picado
40g de orégano
1 maço de salsinha
Azeite, vinagre e sal a gosto
Legumes grelhados
1 abobrinha cortada em diagonal
1 berinjela cortada rodelas
1 cebola em rodelas
1 tomate em rodelas
Azeite e sal a gosto


MODO DE PREPARO

Numa tigela coloque o bife com sal grosso a gosto e misture bem. Numa chapa regue azeite, coloque os bifes e deixe grelhar por 10 minutos.
Molho chimichurri
Numa tigela coloque a pimenta calabresa, o alho picado, o orégano, a salsinha, o azeite, o vinagre e o sal a gosto e misture bem.
Legumes grelhados
Numa tigela coloque a abobrinha, a berinjela, a cebola e o tomate e tempere com azeite e sal a gosto. Numa chapa coloque os legumes e deixe grelhar por cerca de 5 minutos.
Montagem
Num prato coloque o bife com o molho chimichurri e os legumes grelhados.


Bacalhau com lentilha e tomate confit


INGREDIENTES

4 postas de lombo de bacalhau dessalgadas
4 colheres de sopa de azeite
4 xícaras de lentilha cozida sem o caldo
1 colher (sopa) de manteiga
1 dente de alho em lâminas
Sal a gosto
Cominho a gosto
Tomate Confit:
4 tomates cortados em 4
3 xícaras (chá) de azeite
2 dentes de alho inteiros descascados
Alecrim a gosto
Sal a gosto


MODO DE PREPARO

Cozinhe as postas de bacalhau em água fervendo por 15 minutos. Retire a pele e as espinhas. Em uma frigideira aqueça o azeite e doure as postas por 4 minutos de cada lado ou até que estejam douradas. Enquanto isso prepare as lentilhas refogando na manteiga o alho até que esteja levemente dourado. Junte as lentilhas e tempere com sal e cominho a gosto.
Tomate confit:
Em um recipiente coloque todos os ingredientes e leve ao forno preaquecido 180°C por 15 minutos.
Obs: Você pode substituir o bacalhau por qualquer peixe. Nesse caso grelhe o peixe diretamente.



Chester no Natal da Montanha


INGREDIENTES

3kg de peito de chester desossado
100g de amora, framboesa e morango frescos misturados
120g + 80g de polpa de frutas vermelhas
1 colher (chá) de canela, cravo e pimenta do reino misturados
1 colher (chá) de amido de milho
1 colher (sopa) + 4 colher (sopa) de vinho branco
50g de farinha de milho
50g de peito de peru defumado
1 xícara de caldo de frango
30g de frutas secas picadas misturadas (damascos, uvas passas e ameixas pretas)
40g de folhas de espinafre
50g + 1 colher (chá) de manteiga sem sal
2 cebolas grandes picadas
1 dente de alho esmagado
20g de açúcar
1 colher (chá) de mel
Sal e pimenta do reino moída na hora

MODO DE PREPARO

Abrir o chester em uma manta e temperar com 1/2 cebola, o alho e o sal.
Para o recheio de frutas vermelhas:
Colocar 120g de polpa de frutas vermelhas em uma panela, as especiarias e deixar cozinhar, reduzindo o liquido formado em 2/3. Adicionar o amido de milho dissolvido em 1cs de vinho branco e deixar engrossar, obtendo-se uma massa bem consistente. Deixar esfriar.
Para a farofa:
Fritar a cebola restante na manteiga. Adicionar o peru defumado, o caldo de frango e as frutas secas. Sal a gosto. Ao levantar fervura, desligar e juntar a farinha, misturar bem e reservar.
Para o assado
Esparramar o creme de frutas vermelhas sobre a manta de chester, adicionar uma cobertura com as folhas de espinafre cruas, e finalizar com a farofa. Enrolar a manta e prender com barbante. Envolver em papel alumínio e levar ao forno preaquecido na temperatura de 180ºC, deixando assar por 80 minutos. Retirar o papel alumínio, pincelar com manteiga temperada com páprica picante e deixar dourar.
Para a calda de frutas vermelhas:
Em uma panela, colocar o açúcar, as 80g de polpa de frutas vermelhas restantes, 1 pitada de cravo em pó e 1 pitada de canela em pó. Deixar cozinhar. Acrescentar as 4cs de vinho branco e manter no fogo por mais 1 minuto. Desligar, acrescentar 1cc de manteiga, incorporar bem e deixar descansar. Para servir, fatiar o assado, colocar sobre um espelho formado pela calda. Adicionar as frutas vermelhas inteiras ao restante da calda e regar o chester. Adicionar um raminho de hortelã. Servir




Tender caramelado de Natal


INGREDIENTES

1 tender semi desossado defumado de aproximadamente 2,5kg
750ml de vinho branco seco (1 garrafa)
1 abacaxi pérola maduro bem grande
330g de melado de cana (1 vidro)
Decoração:
8 cerejas frescas (ou em calda)
Fio de ovos
Palito de dente


MODO DE PREPARO

Normalmente o tender já vem limpo e pronto para usar. No entanto, se a pele estiver muito alta cobrindo boa parte da carne, use uma faca afiada para apará-la. Remova também a gordura branca localizada embaixo dela.
Corte o abacaxi em rodelas. Separe 8 rodelas bem bonitas para decorá-lo, o restante bata no liquidificador com caroço e tudo até virar suco.
Acomode o tender numa assadeira média. Regue-o com o vinho branco e o suco do abacaxi. Cubra com papel alumínio e leve para assar em forno preaquecido a 180ºC por 2h. Regue-o a cada 30 minutos, cubra novamente e volte ao forno.
Retire o tender do forno, e, com a ajuda de uma faca, corte levemente a superfície fazendo quadrados de 2,5cm (os cortes devem ter 1cm de profundidade ou menos).
Regue o tender com a calda da assadeira, depois despeje o melado de cana sobre ele. Cubra a superfície com as rodelas de abacaxi, use palitos para fixá-las. Se sobrar rodelas, acomode-as dentro da assadeira para que peguem bem o gosto. Volte ao forno sem papel de alumínio por mais 1h, regando a cada 20 minutos para não ressecar.
Acomode o tender numa travessa, cubra a ponta dos palitos com as cerejas e enfeite as laterais com fio de ovos. Coe o caldo da assadeira e sirva numa molheira a parte.




Peito de peru com molho de ameixa preta


INGREDIENTES

1 peito de peru sem osso de aproximadamente 2,5kg (normal ou defumado - também conhecido por "peru bolinha")
2l de creme de leite
1 ½l de leite
600g de ameixa preta sem caroço picada
Sal e pimenta

MODO DE PREPARO

Lave e seque o peru. Acomode o peito numa panela grande. Acrescente o creme de leite e o leite. O peito deve ficar coberto. Deixe ferver por 2h em fogo baixo com a tampa semi-aberta. Vire o peru a cada 30 minutos, para que ele cozinhe por igual. Mexa o molho de vez em quando para ele não grudar no fundo da panela - cuidado com as bolhas que podem espirrar alto! Retire o peru da panela e com a ajuda de uma faca, remova a pele dele. Lave a panela se o creme tiver grudado no fundo. Coe o molho. Volte o peru sem a pele e o molho para a panela. Acrescente as ameixas. Deixe cozinhar por mais 1h (vire o peru depois de 30 minutos). Retire o peru e com a ajuda de uma faca elétrica (ou uma comum) fatie-o. Arrume as fatias em um prato de servir. Coe o molho, descartando as ameixas que restarem. Tempere com um pouco de sal e pimenta. Se estiver muito grosso, adicione mais um pouco de leite. Despeje um pouco do molho sobre as fatias de peru e o restante sirva a parte em uma molheira.



Farofa de frutas secas


INGREDIENTES

1 pacote de pão de forma sem casca
100g de uva passa
¼ de xícara de vinho do porto
50g de damasco picado
½ xícara de água
1 cebola pequena ralada
100g de tâmara cortada em fatias finas
100g de ameixa preta cortada em fatias finas
2 colheres (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de óleo
2 colheres (sopa) de salsinha picada
3 ovos cozidos passados no espremedor de batata
Sal e pimenta do reino a gosto

MODO DE PREPARO

Desfie o pão com a ponta dos dedos. Aqueça o forno a 160ºC (baixo) e acomode o pão desfiadinho numa assadeira bem grande, formando uma só camada (se precisar use 2 assadeiras). Deixe o pão dourar levemente (aproximadamente 20 minutos). Se o pão dourar muito, esfarele-o com a mão. Ele não deve ficar duro, senão não vai misturar com as frutas secas. Enquanto isso, afervente as passas no vinho do porto até ele secar. Reserve. Depois em outra panela, ferva o damasco com a água até ficar macio. Coe e reserve só o damasco. Aqueça o óleo numa panela bem larga, acrescente a cebola e deixe amolecer, acrescente a manteiga e todas as frutas secas. Acrescente o pão e mexa. Por último acrescente a salsinha e tempere com sal e pimenta.



Panetone tradicional


INGREDIENTES

1 xícara de leite integral
1/2 xícara de açúcar
4 tabletes de fermento biológico
7 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de manteiga
1 xícara de mel
2 ovos
2 gemas
1 colher (chá) de essência de panetone
1 colher (chá) de sal
500g de frutas cristalizadas
200g de amêndoas em lascas
1 colher (chá) de raspas de limão e de 1 laranja

MODO DE PREPARO

Misture em uma panela o leite, o açúcar e leve ao fogo baixo por aproximadamente 10 minutos ou até levantar uma leve fervura. Transfira para uma tigela, junte o fermento e mexa até dissolver. Adicione 1 xícara de chá da farinha de trigo, mexendo até ficar homogêneo. Cubra a tigela com filme plástico e deixe crescer 30 minutos em local aquecido. Enquanto isso, coloque em uma panela a manteiga, o mel e leve ao fogo 3 minutos, ou até levantar fervura. Retire e espere amornar um pouco. Junte sem parar de bater com um batedor manual, os ovos, as gemas e a essência de panetone. Reserve. A parte, peneire em uma tigela a farinha de trigo restante com o sal, incorpore a massa já crescida ao creme de ovos, alternando com farinha de trigo, misturando sempre. Em seguida, transfira a massa para a uma superfície enfarinhada e sove até soltar das mãos. Coloque a massa em uma tigela e cubra com filme plástico, depois deixe crescer mais 45 minutos em local aquecido. Em seguida, abra a massa grosseiramente com as mãos e espalhe as frutas cristalizadas, enrole-o como um rocambole e distribua em 2 formas de papel próprias para panetone (formas de 500g). Coloque a massa até a metade da altura das formas e deixe crescer mais 30 minutos. Pincele com uma gema, polvilhe com amêndoas e asse em forno médio (180°) até os panetones dourarem (em média 45min).


Pé-de-moleque de geladeira


INGREDIENTES

- 400 g de biscoito doce (sem recheio) triturados (no liquidificador ou processador)
- 400 g de amendoim torrado e quebrado grosseiramente
- 6 colheres (sopa) de chocolate em pó
- 2 latas de leite condensado

MODO DE PREPARO

Numa tigela coloque 400 g de biscoito doce (sem recheio) triturados (no liquidificador ou processador), 400 g de amendoim torrado quebrado grosseiramente, 6 colheres (sopa) de chocolate em pó e 2 latas de leite condensado e misture com as mãos até formar uma massa.
Com as mãos umedecidas com água, espalhe esta massa numa assadeira retangular (33 cm X 21 cm) untada e forrada com saco plástico e leve a geladeira apenas por 1 hora. Desenforme e corte no formato desejado.



Assado de pamonha


INGREDIENTES

- 2 xícaras (chá) de leite
- 4 ovos
- 2 latas de milho verde escorrido (400g drenado)
- 4 colheres (sopa) de margarina
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo
- 4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
- 200g de calabresa cortada em cubos e frita (ou carne seca ou queijo ou frango)
- 2 colheres (sopa) de salsinha picada
- 1 colher (chá) de sal
- 2 colheres (chá) de fermento em pó
- calabresa em rodelas e frita para decorar

MODO DE PREPARO

Num liquidificador coloque 2 xícaras (chá) de leite, 4 ovos, 2 latas de milho verde escorrido e 4 colheres (sopa) de margarina e bata até obter um creme homogêneo e liso (3 minutos). Transfira esta mistura para uma tigela e junte 1 xícara (chá) de farinha de
trigo, 4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado, 200 g de calabresa cortada em cubos e frita (ou carne seca ou queijo ou frango), 2 colheres (sopa) de salsinha picada, 1 colher (chá) de sal e 2 colheres (chá) de fermento em pó e misture bem até que todos ingredientes estejam agregados.
Numa fôrma redonda com furo central (22 cm de diâmetro) untada e enfarinhada, distribua rodelas de calabresa no fundo, despeje a massa e leve ao forno médio pré-aquecido a 180 graus por 45 minutos ou até que as bordas fiquem douradas. Retire do forno, desenforme morno e sirva com requeijão quente.



Pé de moleque


INGREDIENTES

3 xícaras (chá) de açúcar
500 g de amendoim cru
1 xícara (chá) de mel
3 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
1 colher (chá) de bicarbonato dissolvida em 1 colher (sopa) de água
1 ½ colher (chá) de baunilha

MODO DE PREPARO

Em uma panela de 20cm, misture todos os ingredientes, menos o bicarbonato e a baunilha. Leve ao fogo e mexa até levantar fervura. Após levantar fervura, deixe ferver sem mexer, até que fique dourado. Retire a panela do fogo, junte o bicarbonato e a baunilha, misture bem. Quando não houver mais bolhas na mistura, despeje a receita em uma fôrma retangular. Deixe esfriar um pouco e corte em quadradinhos.



Pamonha


INGREDIENTES

2 colheres (sopa) de açúcar
1/3 1/3 lata de leite
½ lata de leite condensado
6 espigas médias de milho verde bem novo
2 colheres (sopa) de coco ralado (opcional)

MODO DE PREPARO

Corte a base das espigas e descasque o milho. Limpe e lave as espigas e as folhas.
Rale as espigas bem rentes aos sabugos, ou se preferir, corte o milho rente à espiga.
Bata o milho ralado no liquidificador com o leite condensado, o açúcar, o leite e reserve.
Afervente rapidamente as folhas do milho em uma panela funda para amolecerem. Separe as menores e desfie formando tiras estreitas.
Segure a folha no sentido do comprimento e faça duas dobras sobrepostas. Dobre ao meio, unindo as extremidades abertas.
Segure o pacote pela extremidade e encha-o com o creme de milho, deixando bastante espaço vazio na borda. Feche o pacote, amarrando com a tira reservada.
Coloque os pacotes em uma panela de 20cm e cozinhe em água fervente, até que a palha amarele e as pamonhas fiquem firmes.
Retire da água e escorra. Sirva quente ou fria.
Dica: Para fazer os pacotes é importante que as espigas estejam intactas, totalmente revestidas pela palha.



Sanduíche Natural com Frango Defumado


INGREDIENTES

300 g de frango defumado desfiado (3 xícaras de chá)
120 g de maionese (½ xícara de chá)
20 g de uvas passas pretas picadinhas (1 colher de sopa)
100 g de cenoura ralada no ralo grosso (1 cenoura média)
30 g de azeitona verde picadinha (2 colheres de sopa)
2 colheres (sopa) de cheiro verde picadinho
1 colher (sopa) de azeite
½ pacote de pão de forma integral
folhas de alface

MODO DE PREPARO

Em uma tigela coloque frango defumado desfiado, maionese, uvas passas pretas picadinhas, cenoura ralada no ralo grosso, azeitona verde picadinha, cheiro verde picadinha e azeite e misture bem.
Pegue uma fatia de pão de forma integral, coloque uma porção da mistura de frango, coloque 1 folha de alface e cubra com outra fatia de pão. Repita o mesmo procedimento até terminarem os ingredientes. Sirva em seguida.



Lasanha de Frango com Leite de Coco


INGREDIENTES

3 colheres (sopa cheia) de manteiga (50 g)
200 g de cebola picada (1 cebola grande)
800 g de peito de frango cozido e desfiado
150 g de tomate sem sementes picado
1 colher (sopa) de curry
1 colher (sopa) de páprica picante
360 ml de caldo de frango (1 tablete dissolvido em 1 ½ xícara de chá de água morna)
500 ml de leite de coco
5 colheres (sopa) de amido de milho (60 g) dissolvido em ¼ xícara (chá) de água
cebolinha verde picada e sal a gosto
½ kg de massa de lasanha cozida
600 g de muçarela fatiada

MODO DE PREPARO

Molho
Numa panela coloque manteiga, cebola picada e leve ao fogo médio até murchar (+/- 5 minutos). Adicione peito de frango cozido e desfiado, tomate sem sementes picado, curry, páprica picante, caldo de frango, leite de coco e amido de milho dissolvido em água, misture bem até engrossar por aproximadamente 6 minutos.
Retire do fogo, junte cebolinha verde picada e sal a gosto, misture e deixe esfriar.
Montagem
Coloque num refratário retangular (35 cm X 22 cm X 5 cm de altura) uma camada de molho de frango, uma camada de massa de lasanha, uma camada de molho de frango, uma camada de muçarela fatiada e novamente uma camada de massa de lasanha, uma camada de molho de frango e a última sendo uma camada de muçarela fatiada.
Leve ao forno médio pré-aquecido a 220°C por cerca de 30 minutos ou até dourar. Retire do forno e sirva em seguida.




Frango Desossado e Recheado do Mc Koringa


INGREDIENTES

1 frango inteiro (+/- 2 kg)
Recheio
250 g de filé de peito de frango picados
2 tabletes de caldo de frango esfarelado
100 g de presunto cortado em cubos (1 xícara de chá)
200 g de queijo prato cortado em cubos (1 ½ xícara de chá)
100 g de linguiças calabresas picadas (1/3 xícara de chá)
100 g de azeitonas verdes fatiadas (½ xícara de chá)
50 g de milho verde escorrido (1/3 xícara de chá)
50 g de ervilha fresca (1/3 xícara de chá)
1 linguiça calabresa cortada em 6 tiras

MODO DE PREPARO

Em uma tigela, coloque filé de peito de frango picados e caldo de frango esfarelado e misture bem. Adicione presunto cortado em cubos, queijo prato cortado em cubos, linguiças calabresas picadas, azeitonas verdes fatiadas, milho verde escorrido e ervilha fresca e misture. Coloque esta mistura dentro de um saco plástico.
Coloque a boca do saco plástico dentro do frango pela parte debaixo e com as mãos puxe o saco deixando o recheio dentro do frango. Com uma agulha de culinária e barbante costure o frango.
Em cada coxa coloque 2 tiras de linguiça calabresa e nas asas coloque 1 tira de linguiça calabresa.
Em uma assadeira untada com azeite, coloque o frango recheado e leve ao forno médio pré-aquecido a 180°C por 1h e 30 minutos ou até o frango dourar. Retire do forno e sirva em seguida



Frango Assado em Pé


INGREDIENTES


50 ml de vinho branco seco
1 colher (sopa) de sal
½ pimentão verde pequeno pedaços (40 g)
1 maço de salsinha (1 xícara de chá)
½ cabeça de alho (+/- 8 dentes)
5 folhas de louro picadas
1 cebola média em picada (1/2 xícara de chá)
1 colher (café) de colorau
1 tablete de caldo de frango
1 frango limpo com +/- 2 ½ kg
2 batatas grandes com casca e cortadas em rodelas


MODO DE PREPARO

Em um liquidificador coloque o vinho, sal, pimentão verde pequeno em pedaços, salsinha, alho, folhas de louro picadas, cebola picada, colorau, caldo de frango e bata bem até formar uma mistura homogênea.
Despeje a mistura (feita acima) sobre o frango limpo e passe a mistura por dentro e por fora. Deixe marinando neste tempero na geladeira de um dia para o outro.

Em uma forma com furo no centro (tipo para pudim) coloque as batatas grandes com casca e cortadas em rodelas, espalhando pelo fundo da forma. Encaixe o pescoço do frango no furo central, de modo que ele fique em pé e leve ao forno alto a 200°C por aproximadamente 50 minutos.

Depois deste tempo retire o frango do forno, escorra o excesso de óleo da forma e vire-o com o pescoço para cima encaixando-o pelo o outro lado. Leve novamente ao forno por cerca de 1 hora ou até dourar. Retire do forno e sirva em seguida com as batatas que ficaram cozinhando no fundo da forma.




Ave com Bacon


INGREDIENTES

1 ave temperada (+/- 3 kg)
calda de 1 lata de abacaxi (+/- 350 ml)
1 xícara (chá) de vinho branco seco
¼ de xícara (chá) de molho shoyo
18 fatias de bacon (250 g)

MODO DE PREPARO

1º- Coloque a ave temperada num saco plástico, despeje a calda do abacaxi, vinho branco seco, molho shoyo e sacuda para que toda a ave fique temperada com essa marinada. Deixe descansar por três horas.
2º- Sobre uma folha de papel alumínio faça um xadrez com o bacon trançando as fatias.
3º- Após três horas retire a ave da marinada, coloque o xadrez de bacon sobre o peito da ave e amarre bem com um barbante, para que fique bem grudado na ave. Coloque-a numa assadeira, regue a marinada, cubra com papel alumínio e leve ao forno alto a 220 °C por aproximadamente 1 hora e meia.
4º- Retire o papel alumínio, escorra o líquido que se formou na assadeira para uma panela, volte a ave ao forno e deixe dourar por aproximadamente 1 hora.
5º- Retire com uma concha a gordura que se formar na superfície do líquido, e leve ao fogo médio até ficar mais grosso por cerca de 20 minutos.
6º- Sirva a ave assada, com o molho à parte e com abacaxi (sem calda escorrido) e farofa.



Frango no Saco


INGREDIENTES

3 ovos
Gotas de limão
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
1 sachê de caldo de frango
1 colher (café) de pimenta-do-reino branca moída a gosto
½ xícara (chá) de farinha de rosca
Sal a gosto
300 g de peito de frango cortado em tiras finas (aprox. 1 peito de frango)

MODO DE PREPARO

Coloque num saco ovos, gotas de limão, queijo parmesão ralado, caldo de frango, pimenta-do-reino branca moída a gosto, farinha de rosca, sal a gosto, peito de frango cortado em tiras finas, amarre o saco e sacuda bem.
Numa frigideira com bastante óleo quente coloque as tiras de peito de frango e frite até dourar. Retire com uma escumadeira e escorra em papel absorvente. Sirva em seguida.




Bobó de Frango Rápido e de Abóbora


INGREDIENTES

Frango:
2 colheres (sopa) de azeite
500 g de filé de frango cortado em cubos, temperados com sal
2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola média picadinha
1 colher (chá) de alho picadinho
½ xícara (chá) de leite de coco
2 xícaras (chá) de água
1 tablete de caldo de galinha
1 tomate sem sementes cortados em 4
½ pimenta dedo-de-moça sem sementes
250 g de aipim picado em pequenos pedaços
Sal e coentro picado a gosto
Abóbora:
100 ml de azeite
1 colheres (chá) de tempero de sal e alho pronto
1 cebola picada
1 ½ kg de abóbora madura descascada e cortada em pedaços pequenos
2 dentes de alho amassados
1 ½ xícara (chá) de água
50 g de gengibre inteiro
200 ml de leite de coco
1 kg de camarão grande limpo
Suco de ½ limão
1 dente de alho ralado
1 colheres (chá) de tempero de sal e alho pronto
50 ml de azeite
Sal e pimenta a gosto


MODO DE PREPARO

Frango:
Numa panela aquecida coloque 2 colheres (sopa) azeite e doure em fogo médio 500 g de filé de frango cortado em cubos, temperados com sal (aprox. 5 minutos). Retire o frango da panela e reserve.
Na mesma panela que dourou o frango coloque 2 colheres (sopa) azeite e doure levemente 1 cebola média picadinha e 1 colher (chá) de alho picadinho por aprox. 3 minutos. Reserve.
Coloque num liquidificador ½ xícara (chá) de leite de coco, 2 xícaras (chá) de água, 1 tablete de caldo de galinha, 1 tomate sem sementes cortado em 4, ½ pimenta dedo-de-moça sem sementes, 250 g de aipim picado em pequenos pedaço e bata até obter um creme.
Despeje o creme de aipim na panela, mexendo sempre, até o creme engrossar (+/- 10 minutos) ou até o aipim cozinhar. Obs.: Se o creme ficar muito grosso adicione mais água.
Coloque os cubos de frango dourados na panela (onde está o creme de aipim) e deixe apurar por aprox. 3 minutos. Tempere com sal e coentro picado a gosto e sirva em seguida com arroz branco.
Abóbora:
Aqueça 100 ml do azeite em uma panela e adicione 1 colher (chá) do tempero de sal e alho pronto e a cebola picada e refogue. Acrescente a abóbora em pedaços, 2 dentes de alho amassados e o gengibre inteiro e refogue por 1 minuto. Adicione a água e deixe cozinhar, em fogo médio, por 15 minutos ou até a abóbora ficar macia. (Obs.: Caso seja necessário, adicione um pouco mais de água). Retire o gengibre.
Transfira a abóbora cozida para um liquidificador, adicione o leite de coco e bata por 1 minuto.
À parte, em uma tigela tempere os camarões com o suco do limão, 1 dente de alho ralado e 1 colher (chá) do tempero de sal e alho pronto.
Em uma panela aqueça 50 ml de azeite e quando estiver bem quente, refogue os camarões até que mudem de cor (fique rosada). Adicione a abóbora batida e acerte o tempero com o sal e a pimenta. Sirva com o arroz crocante


Frango Mendigo


INGREDIENTES

5 colheres (sopa) de molho shoyu
½ colher (chá) de cominho em pó
½ colher (chá) de noz-moscada em pó
½ colher (chá) de cravo em pó
½ colher (chá) de coentro em pó
1 colher (chá) de alho picado
2 colheres (chá) de óleo de gergelim
2 colheres (sopa) de sal
1 frango inteiro
Massa:
5 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 ¼ xícaras (chá) de água
1 folha de bananeira


MODO DE PREPARO

Em uma tigela, coloque molho shoyu, cominho em pó, noz-moscada em pó, cravo em pó, coentro em pó, alho picado, óleo de gergelim, sal e tempere o frango inteiro, esfregando bem o tempero por fora e por dentro. Se quiser pegar mais sabor na parte do peito do frango, faça pequenos furos com a ponta da faca e esfregue o tempero. Deixe marinar por 24h na geladeira.
Massa:
Misture em uma tigela farinha de trigo e água e amasse até obter uma massa firme. Abra a massa, em uma superfície lisa e enfarinhada, com a ajuda de um rolo e polvilhando farinha de trigo, até formar um retângulo (de aprox. 40 cm de altura por 70 cm de largura) e espessura não muito fina. No centro da massa, coloque 2 pedaços de folha de bananeira do tamanho um pouco menor que a massa e sobre elas coloque o frango marinado. Se quiser, tente colocar um pouco da marinada, com cuidado, dentro do frango. Com um barbante, amarre as pernas do frango para que fique firme.
Cubra o frango com outro pedaço de folha de bananeira e embrulhe o frango com a massa, unindo as pontas como se fosse um embrulho (tome cuidado para não furar a massa). Coloque o embrulho em um tabuleiro e leve ao forno alto (250°C) por 1 hora. Em seguida abaixe a temperatura para 200°C e deixe por mais 2 horas.
Retire o embrulho do forno, quebre a crosta com um martelo de cozinha, reserve todo o líquido que se formou dentro do embrulho e sirva o frango com legumes cozidos.

Reprodução Site Mais Você / Foto



Sobrecoxas na Grelha


INGREDIENTES

Raspas e suco de 1 laranja ( ¼ de xícara de chá)
½ xícara (chá) de vinho branco seco (120 ml)
4 dentes de alho picados (15 g)
2 sachês de tempero pronto para aves
1 colher (chá) de páprica picante
½ colher (chá) de cominho
1 colher (sopa) de sálvia picadinha
½ colher (chá) de pimenta calabresa
Sal a gosto
900 g de sobrecoxa com pele e sem osso temperada com sal a gosto (6 unidades)
400 g de batata calabresa cortadas ao meio
150 g de cebolinha calabresa descascada

MODO DE PREPARO

Numa assadeira, de preferência antiaderente (35 cm X 24 cm X 5 cm de altura), coloque raspas e suco de 1 laranja, vinho branco seco, alho picado, temperos prontos para aves, páprica picante, cominho, sálvia picadinha, pimenta calabresa, sal a gosto e misture bem.
Coloque as sobrecoxas com pele e sem osso, temperadas com sal a gosto, sobre a mistura, com a pele da sobrecoxa voltada para cima. Deixe marinando por 2h.
Retire as sobrecoxas da marinada e arrume sobre uma grelha. Com um papel absorvente seque bem a pele. Reserve.
Na mesma assadeira sobre a marinada que sobrou coloque as batatas calabresa cortadas ao meio com a casca para cima e cebolinha calabresa descascada. Sobre esta assadeira coloque a grelha com as sobrecoxas e leve ao forno alto pré-aquecido a 220°C por 45 minutos ou até dourar.
Retire do forno e sirva em seguida.






Frango Crocante


INGREDIENTES

120 g de farinha de trigo (3/4 xícara de chá)
2 copos de iogurte natural (340 g)
3 ovos levemente batidos
Sal a gosto
1 kg de peito de frango cortado em filés (ou tiras)
1 pimenta dedo-de-moça picadinha
1 colher (sobremesa) de alho picado
Alecrim, tomilho, sálvia e manjericão picadinho e sal a gosto
3 xícaras (chá) de farinha de milho flocada (255 g)
1 ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado (150 g)
2 sachês de caldo de frango

MODO DE PREPARO

Numa tigela coloque farinha de trigo, iogurte natural, ovos levemente batidos, sal a gosto e misture bem.
Numa outra tigela coloque o peito de frango cortado em filés (ou tiras) e tempere com pimenta dedo-de-moça picadinha, alho picado, alecrim, tomilho, sálvia e manjericão picadinho e sal a gosto e misture. Adicione a mistura de iogurte (feita acima) misture e deixe marinando por no mínimo 2 horas.
Coloque numa assadeira farinha de milho flocada, queijo parmesão ralado (para empanar) e caldo de frango; misture. Passe os filés de frango nessa mistura de farinha e frite em óleo quente até dourar. Retire e escorra em papel absorvente. Sirva em seguida.



Galinhada de Alex Atala


INGREDIENTES

1 galinha caipira separada pelas juntas e cortada em pedaços pequenos
Salmoura:
2 litros de água
½ kg de sal grosso
20 g de folhas de manjericão
1 cebola cortada em 4 partes
3 folhas de louro
2 dentes de alho inteiros
Marinada:
5 dentes de alho picados
2 cebolas médias cortada em cubos
4 tomates cortados em cubos
1 pimenta-de-cheiro picada
100 g de coentro picado
50 g de salsinha picada
50 g de folhas de manjericão
10 folhas de hortelã
1 folha de louro
200 ml de óleo de canola
50 g de colorau
Sal e pimenta-do-reino branca moída a gosto

MODO DE PREPARO

Salmoura:
Numa tigela coloque a galinha caipira separada pelas juntas e cortada em pedaços pequenos, água, sal grosso, manjericão, cebola cortada em 4 partes, folhas de louro e alho; misture e deixe na geladeira por 24 horas. Retire o os pedaços da galinha caipira da salmoura e lave em água corrente.
Marinada:
Transfira os pedaços de galinha caipira para uma tigela adicione 5 dentes de alho picados, 2 cebolas médias cortada em cubos, tomates cortados em cubos, pimenta-de-cheiro picada, coentro picado, salsinha picada, folhas de manjericão, folhas de hortelã e folha de louro; leve na geladeira por 24 horas.
Retire os pedaços de galinha caipira da marinada. Coe a marinada e reserve os temperos e o caldo.
Numa panela com 200 ml de óleo de canola coloque os pedaços de galinha caipira e refogue bem até dourar. Retire os pedaços de galinha caipira da panela e adicione os temperos da marinada (reservada acima) e refogue. Acrescente o caldo da marinada (reservada acima), os pedaços de galinha caipira (já dourados), 50 g de colorau e cubra com água. Deixe cozinhar em fogo baixo com a panela tampada por cerca de 3 horas ou até a galinha ficar macia.
OBS: Se precisar adicione mais água. Tempere com sal e pimenta-do-reino branca moída a gosto e sirva em seguida acompanhado de arroz com pequi, farofa e quiabo refogado.





Frango ao molho de laranja


INGREDIENTES

1 kg de frango (peito, coxa e sobrecoxa)
1 cebola picada
3 dentes de alho amassados
Sal e pimenta do reino a gosto
Suco de 3 laranjas

MODO DE PREPARO

Numa tigela, coloque os pedaços de frango e cebola picada, alho amassado, sal e pimenta do reino a gosto e misture bem. Transfira os pedaços de frango para uma assadeira, regue com suco de 3 laranjas e cubra com papel alumínio.
Leve ao forno médio pré-aquecido a 180°C por 40 minutos. Retire o papel alumínio e deixe por mais 20 minutos ou até dourar. Retire do forno e sirva em seguida com arroz branco.







Galinhada do Lobisomem


INGREDIENTES

1 kg de frango cortado em pedaços pequenos (não usar o peito)
2 cebolas médias picadas
3 dentes de alho picados
Suco de 1 limão
2 tabletes caldo de galinha caipira
1 pitada de açafrão
Pimenta do reino moída e sal a gosto
4 colheres (sopa) de óleo
1 colher (sobremesa cheia) de açúcar
3 tomates médios picados
½ pimentão verde picado
2 copos (tipo americano) de arroz
3 ½ copos (tipo americano) de água fervente
1 xícara (chá) de cheiro verde picado

MODO DE PREPARO

Numa tigela coloque 1 kg de frango cortado em pedaços pequenos (não usar o peito), 2 cebolas médias picadas, 3 dentes de alho picados, suco de 1 limão, 2 tabletes caldo de galinha caipira, 1 pitada de açafrão, pimenta do reino moída e sal a gosto, misture e deixe marinando por aproximadamente 2 horas.
Coloque numa panela grande 4 colheres (sopa) de óleo e 1 colher (sobremesa cheia) de açúcar e leve ao fogo médio até o açúcar caramelizar. Adicione os pedaços de frango (já temperados) e frite bem até que fiquem dourados. Retire os pedaços de frango da panela e escorra o excesso de óleo. Coloque os pedaços de frango na mesma panela e adicione 3 tomates médios picados e ½ pimentão verde picado e refogue. Acrescente 2 copos (tipo americano) de arroz e 3 ½ copos (tipo americano) de água fervente, misture e, se necessário, adicione mais sal.
Quando a água secar e o arroz estiver cozido desligue o fogo, salpique 1 xícara (chá) de cheiro verde picado, misture e sirva em seguida decorado com ovos cozidos cortados em 4 partes.


Frango sem mistério


INGREDIENTES

1 kg de peito de frango (cortado em filés finos)
2 pacotes de sopa de cebola (136g) ou creme de cebola
1 vidro grande de leite de coco (500 ml)
1 copo de requeijão cremoso (250g)
1/2 xícara (chá) de vinho branco
2 caixinhas de creme de leite (400g)
2 pimentas dedo-de-moça sem sementes picadas
2 colheres (sopa) de mostarda clara
Pimenta-do-reino moída a gosto
Cebolinha picada a gosto
Arroz de Castanhas:
2 colheres (sopa) de manteiga
1/2 xícara (chá) de castanhas picadas grosseiramente (50g) ou 1 colher (sopa) de cúrcuma
1 kg de arroz cozido

MODO DE PREPARO

Tempere o peito de frango cortado em filés finos com a sopa de cebola (ou creme de cebola) e coloque em um refratário untado com azeite.
Em uma tigela misture o leite de coco, requeijão cremoso, vinho branco e creme de leite. Tempere com pimentas dedo-de-moça sem sementes picadas, mostarda clara e pimenta-do-reino moída a gosto. Despeje sobre os filés de frango.
Leve ao forno a 250ºC por 25 minutos. Retire do forno, salpique cebolinha picada a gosto e sirva em seguida com arroz de castanhas.
Arroz com Castanha:
Numa frigideira coloque a manteiga, castanha de caju picada grosseiramente e deixe em fogo baixo por 2 minutos. Junte o arroz cozido e misture. Salpique salsinha (ou cebolinha) picada a gosto.



Peito de peru


INGREDIENTES

1 peito de 400g
Meia cebola
Dois dentes de alho picados
1 folha de salsão triturado
2 colheres (sopa) de vinagre

MODO DE PREPARO

Num recipiente acrescente meia cebola picada, dois dentes de alho, uma folha de salsão triturado e duas colheres de vinagre branco, misture bem e acrescente o peito de peru.
Deixe marinando por 24 horas.
Passadas essas 24 horas, leve ao forno durante 3 horas (200ºC, baixo), após tirá-lo do forno está pronto para fatiar e servir com o arroz e a farofa.




Frango Caramelizado


INGREDIENTES

¼ xícara (chá) de água (60 ml)
1 colher (sopa) de molho shoyu
2 cebolas picadas grosseiramente (300g)
½ colher (sobremesa) de alho
1 colher (sopa) de gengibre descascado cortado grosseiramente
1 colher (sobremesa) de sal
1 tablete de caldo de frango
1 frango inteiro cortado nas juntas e sem pele (aprox. 1,2 Kg)
2 xícaras (chá) de óleo (240 ml)
2 frascos de glucose de milho dourada (700g)
Cebolinha verde picada a gosto

MODO DE PREPARO

Coloque num processador a água, molho shoyu, cebolas picadas grosseiramente, alho, gengibre descascado cortado grosseiramente, sal, caldo de frango e bata até a cebola e o gengibre estarem bem picados. Transfira a mistura para um saco plástico, o frango inteiro cortado nas juntas e sem pele (aprox. 1,2 kg) e misture bem. Deixe marinando por no mínimo 12 horas na geladeira.
Numa panela coloque o óleo, glucose de milho dourada e leve ao fogo alto até borbulhar (aprox. 2 minutos). Abaixe o fogo, mantendo as borbulhas, coloque os pedaços de frango (já temperados) e deixe caramelizar por aproximados 35 minutos. Retire os pedaços de frango da panela e coloque-os numa peneira para escorrer o excesso de glucose. Sirva em seguida salpicado com cebolinha verde picada.
DICA: Você pode fazer esta preparação também com costelinha de porco, chester em pedaços e peru. O importante é deixá-los bem temperados e marinar por no mínimo 12 horas.




Peru Assado


INGREDIENTES

Marinada externa:
3,8 litros de caldo de legumes quente (4 tabletes de caldo de legumes dissolvidos em 3,8 litros de água)
1 xícara (chá) de sal (240g)
½ xícara (chá) de açúcar mascavo (80g)
1 colher (sopa) de pimenta-do-reino em pó
1 ½ colher (chá) de pimenta da Jamaica em pó
1 ½ colher (chá) de gengibre com casca e picado
3,8 litros de água muito gelada (ou com gelo)
1 peru (aprox. 4 ½ kg)
Marinada interna de ervas:
1 maçã vermelha com casca e picada
½ cebola picada
1 colher (chá) de canela em pó (ou 1 pedaço de pau de canela)
1 xícara (chá) de água
4 raminhos de alecrim
6 folhas de sálvia
50g de manteiga (para dourar a pele do peru)

MODO DE PREPARO

Marinada externa
Numa panela grande e funda coloque 3,8 litros de caldo de legumes, sal, açúcar mascavo, pimenta-do-reino, pimenta da Jamaica em pó, gengibre com casca picado e misture bem. Adicione 3,8 litros de água muito gelada e misture. Coloque o peru com o peito para baixo dentro desta marinada e leve para a geladeira. Depois de 4 horas vire o peru colocando o peito para cima. OBS: O peru tem que estar completamente imerso na marinada
Retire o peru da marinada e lave bem por dentro e por fora em água corrente. Com um pano de prato seque bem o peru. Reserve.
Marinada interna de ervas
Numa panela coloque a maçã vermelha com casca picada, cebola picada, canela em pó (ou 1 pedaço de pau de canela) e a água. Misture e leve ao fogo médio somente para esquentar o molho (não chega a ferver). Retire do fogo.
Montagem
Numa assadeira coloque o peru (reservado acima) e passe a marinada interna debaixo das asas, nas coxas e na cavidade do peru junto com 4 raminhos de alecrim e 6 folhas de sálvia. Com 5 palitos de churrasco prenda as asas junto ao peito e feche a cavidade. Besunte bem o peru com 50g de manteiga massageando-o para que ele fique bem molhado e não duro.
Leve o peru para assar em forno alto a 250°C coberto com papel alumínio por 20 minutos. Abaixe o forno para 200°C e deixe assar por mais ou menos 3 ½ horas. Retire o papel alumínio e deixe dourar por cerca de 20 minutos. Retire do forno e sirva em seguida.


Sobrecoxas Cremosas


INGREDIENTES

6 sobrecoxas de frango sem pele (aprox. 800g)
1 tablete de caldo de galinha esfarelado
Sal a gosto
1 colher (sopa) de margarina
60 ml de vinho branco (¼ xícara chá)
600 ml de água (2 ½ xícara de chá)
1 xícara (chá) de presunto picadinho (120g)
2 xícaras (chá) de tomate, sem pele e sem sementes, picados (300g)
2 colheres (sopa) de molho de tomate
1 colher (sobremesa) de orégano
2 gemas peneiradas
2 colheres (sopa) de amido de milho dissolvido em 1 colher (sopa) de água
Cebolinha verde picada a gosto

MODO DE PREPARO

Tempere as sobrecoxas de frango sem pele com 1 tablete de caldo de galinha esfarelado e sal a gosto e deixe marinando por cerca de 1h. Reserve.
Numa panela coloque a margarina e doure as sobrecoxas em fogo alto por mais ou menos 5 minutos. Adicione o vinho branco, a água, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo médio, mantendo a fervura, em torno de 10 minutos. Retire as sobrecoxas da panela e transfira para um refratário. Reserve caldo e sobrecoxas.
No caldo do cozimento das sobrecoxas, o presunto picadinho, o tomate picado, molho de tomate, orégano, gemas peneiradas e o amido de milho dissolvido em 1 colher (sopa) de água. Mexa até engrossar (aprox. 5 minutos).
OBS.: Caso o caldo de cozimento não chegue a 500 ml adicione água para completar o volume necessário.
Despeje este creme sobre as sobrecoxas reservadas no refratário e leve ao forno alto (250°C) por aproximados 15 minutos ou até dourar levemente. Retire do forno, salpique cebolinha verde picada a gosto e sirva em seguida com arroz.




Frango na Crosta de Sal


INGREDIENTES

230g de bacon cru
15 folhas grandes de sálvia
6 ramos de alecrim (só as folhinhas)
4 dentes de alho
1 colher (sobremesa) de pimenta calabresa
1 colher (sobremesa) de páprica picante
10 claras de ovo
2 kg de sal grosso
1 frango (+/- 2 kg)
1 xícara (chá) de farofa de sua preferência

MODO DE PREPARO

Pré-aqueça o forno a 200°C. Forre uma assadeira com papel alumínio, inclusive as laterais e reserve.
Num processador coloque o bacon cru, as folhas de sálvia, alecrim (só as folhinhas), alho, pimenta calabresa, páprica picante e triture bem. Reserve.
Bata as claras de ovo ligeiramente com um batedor de arame (ou na batedeira) até formar uma espuma (mais ou menos 2 minutos). Acrescente 2 kg de sal grosso e misture.
Ponha 1/3 da mistura de sal grosso no fundo da assadeira e reserve.
Recheie o frango com uma farofa de sua preferência, amarre as coxas com barbante e com os dedos espalhe parte da pasta de bacon e ervas (feita acima) no lado do peito.
Ponha o frango sobre o sal grosso que está na assadeira com o peito temperado virado para baixo. Espalhe o restante da pasta de bacon e ervas por todo o frango e cubra-o com o restante do sal grosso.
Aperte bem o sal grosso nas laterais para vedar o frango nesta casca de sal grosso.
Leve ao forno para assar por 2 horas. Retire do forno e com um martelo de cozinha quebra a casca de sal grosso. Cuidado com o vapor quente que solta. Retire o frango da assadeira e sirva em seguida.





Xadrez de Frango e Linguiça


INGREDIENTES

1 xícara (chá) de parmesão ralado no ralo fino
½ xícara (chá) de farinha de milho flocada
45 g de manteiga
500g de linguiça calabresa
500g de filé de frango
Sal, tomilho, alho e pimenta-do-reino a gosto

MODO DE PREPARO

Numa tigela coloque o parmesão ralado no ralo fino, a farinha de milho flocada e a manteiga e misture bem até formar uma farofa. Reserve.
Corte a linguiça calabresa e o filé de frango em tiras com 1,5 cm de largura. Reserve.
OBS.: Corte as pontas da linguiça para dar um formato mais retangular possível.
Coloque numa tigela as tiras de frango e tempere com sal, tomilho, alho e pimenta-do-reino a gosto.
Forre um pote de plástico (15 cm x 15 cm) com papel alumínio, deixe uma boa sobra de papel para fechar o embrulho. Vá intercalando tiras de frango e linguiça, uma ao lado da outra, pressionando bem para não ter buracos. Faça uma nova camada intercalando as tiras.
Cubra as tiras com o papel alumínio fechando bem como um pacote. Retire do pote plástico e leve ao forno alto (250°C) para assar por cerca de 20 minutos. Retire do forno, desembrulhe o pacote e deixe esfriar. Corte em 4 quadrados iguais.
Cubra os quadrados com a farofa (reservada acima) e leve novamente ao forno por mais 15 minutos ou até dourar.



Galeto Desossado


INGREDIENTES


2 galetos com aprox. 700 g cada
Sal e pimenta do reino moída a gosto
2 fatias finas de presunto de Parma ou copa lombo ou presunto cozido
8 folhas de sálvia
1 colher (chá) de manteiga
1 fio de óleo
¼ xícara (chá) de vinho branco


MODO DE PREPARO


Com uma faca de desossar ou faca com a lâmina fina e afiada, separe as coxas com sobrecoxas dos galetos. Depois, retire o peito, separando-o dos ossos. Reserve. Tempere o galeto desossado com sal e pimenta do reino moída a gosto.
Pegue uma coxa com sobrecoxa e com uma faca de desossar ou faca fina e afiada vá passando em volta do osso separando-o da carne, mas sem retirá-lo da coxa. Corte o osso deixando 2 cm deste osso ainda grudado na parte final da coxa. Faça isso com as outras coxas.
Coloque um pedaço pequeno de presunto de Parma ou copa lombo ou presunto cozido (cerca de 30g) e 2 folhas de sálvia dentro da coxa. Com uma metade do peito encaixe-o na coxa de maneira que a parte mais grossa do peito fique encaixada na parte mais fina da coxa como se fosse um embrulho. Repita esse procedimento com as outras coxas e peito do galeto.
Dê várias voltas de papel filme em cada embrulho de coxa e peito firmando bem.
Cozinhe os embrulhos de galeto em água fervente por 20 minutos (com o papel filme).
Depois de cozidos, retire o papel filme e leve-os para uma frigideira com manteiga e fio de óleo para dourar por todos os lados. Retire os galetos desossados da frigideira e aqueça o vinho branco por 1 minuto. Regue os galetos e sirva a seguir com purê de batatas.



Frango na Caneca


INGREDIENTES


1 xícara (chá) de palmito em conserva escorrido picado (150g)
½ xícara (chá) de ervilha (75g)
¼ xícara (chá) de azeitona preta picada (35g)
½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado (35g)
1 xícara (chá) de cream cracker quebrado grosseiramente (60g)
Cebolinha picada a gosto
3 xícaras (chá) de frango cozido e desfiado (300g)
2 xícaras (chá) de caldo de frango (1 tablete de caldo de frango dissolvido em 2 xícaras de chá de água)
2 xícaras (chá) de leite (400 ml)
4 gemas
2 colheres (sopa) de margarina (40g)
4 colheres (sopa) de amido de milho (40g)
Sal a gosto
4 claras batidas em neve
Cream cracker triturado (mais ou menos 5 biscoitos)
Parmesão ralado a gosto


MODO DE PREPARO


Misture numa tigela 1 xícara (chá) de palmito em conserva escorrido picado (150g), ½ xícara (chá) de ervilha (75g), ¼ xícara (chá) de azeitona preta picada (35g), ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado (35g), 1 xícara (chá) de cream cracker quebrado grosseiramente (60g), cebolinha picada a gosto e 3 xícaras (chá) de frango cozido e desfiado (300g) e reserve.
Leve ao fogo 2 xícaras (chá) de caldo de frango (1 tablete de caldo de frango dissolvido em 2 xícaras de chá de água), 2 xícaras (chá) de leite (400 ml), 4 gemas, 2 colheres (sopa) de margarina (40g), 4 colheres (sopa) de amido de milho (40g) e sal a gosto e mexa até engrossar (em torno de 10 minutos). Misture este creme na tigela onde está o frango e depois adicione 4 claras batidas em neve misturando delicadamente.
Em xícaras de chá ou café (ou refratário) untadas com margarina e polvilhadas com cream cracker triturado (mais ou menos 5 biscoitos) coloque a mistura de frango e polvilhe queijo parmesão ralado. Leve ao forno médio pré-aquecido a 200°C por aproximadamente 15 minutos ou até dourar. Retire do forno e sirva em seguida.




Trançado de frango com pimentões


INGREDIENTES


Papel manteiga
1 pimentão vermelho cortado em tiras com 0,5 cm de largura, pré-cozidas
1 pimentão amarelo cortado em tiras com 0,5 cm de largura, pré-cozidas
1 pimentão verde cortado em tiras com 0,5 cm de largura, pré-cozidas
1,5 Kg de filé de frango cortado em tiras com 0,5 cm de largura
1 fio de azeite
Sal e pimenta do reino a gosto


MODO DE PREPARO


Coloque sobre um pedaço de papel manteiga e na vertical, duas tiras de cada pimentão, uma ao lado da outra. Tente colocar as cores na mesma ordem (vermelho, amarelo, verde e de novo vermelho, amarelo, verde, ou outra ordem de cores que preferir).
Pegue uma tira de filé de frango e vá encaixando, horizontalmente da seguinte forma:
- Embaixo da tira de pimentão vermelho;
- Em cima da tira de pimentão amarelo;
- Embaixo da tira de pimentão verde;
- Em cima da tira de pimentão vermelho;
- Embaixo da tira de pimentão amarelo;
- Em cima da tira de pimentão verde.
Pegue outra tira de frango e encaixe, horizontalmente, do lado da tira de frango, assim:
- Em cima da tira de pimentão vermelho;
- Embaixo da tira de pimentão amarelo;
- Em cima da tira de pimentão verde;
- Embaixo da tira de pimentão vermelho;
- Em cima da tira de pimentão amarelo;
- Embaixo da tira de pimentão verde.
Faça isso mais duas vezes, intercalando a tira de frango nas tiras de pimentões. Deixe as tiras bem juntinhas para ficar mais firme e bonito. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Reserve.
Obs.: Deixe que as pontas das tiras de frango sobrem para segurar a estrutura.
Em uma frigideira coloque 1 fio de azeite e, como auxílio do papel manteiga, vire o trançado de frango com pimentões sobre o azeite. Segura o trançado com uma espátula até que você sinta que as tiras estão seguras. Grelhe em fogo médio por aproximadamente 3 minutos ou até dourar. Vire com o auxílio de uma espátula e deixe por mais ou menos 1 minuto para finalizar o cozimento do frango.
Dicas:
- Tente fazer este trançado também com tiras de cenoura e abobrinha;


Torta de frango diferente


INGREDIENTES

Massa:
700g de peito de frango moído
1 xícara (chá) de catchup
2 dentes de alho amassados
2 colheres (sopa) de salsinha picadinha
Sal e pimenta do reino a gosto
Caldo temperado:
500ml de caldo de frango (2 tabletes de caldo de frango dissolvidos em 500ml de água)
2 cebolas laminadas (cortada ao meio e depois em rodelas finas)
1 ramo de alecrim debulhado
200ml de vinho branco
Sal a gosto
Montagem:
1 xícara (chá) de arroz branco cru
1 lata de milho verde escorrido (200g)
2 xícaras (chá) de escarola picada grosseiramente


MODO DE PREPARO

Massa:
Numa tigela misture o frango, catchup, alho, salsinha, sal e pimenta do reino. Reserve.
Caldo temperado:
Coloque numa panela o caldo de frango, cebolas, alecrim, vinho branco e sal e leve ao fogo médio até ferver. Desligue o fogo e reserve.
Montagem:
Unte uma assadeira redonda e alta de fundo falso (23cm de diâmetro) com bastante azeite e depois forre por fora da forma o fundo e as laterais com papel alumínio. Pegue a mistura processada de frango e forre o fundo e as laterais da forma. Depois faça camadas com metade do arroz branco cru, metade do milho verde escorrido, escarola, a outra metade do milho verde escorrido, a outra metade do arroz branco cru, regue o caldo de frango temperado e cubra todo o arroz com a cebola laminada. Leve ao forno médio preaquecido a 180°C, coberto com papel alumínio por cerca de 1 ½ hora. Retire do forno, desenforme e sirva em seguida.




Frango assado diferente


INGREDIENTES

1kg de sobrecoxa de frango
4 dentes de alho picados
Casca de 2 laranjas raladas
1 colher (chá) de páprica picante
½ colher (chá) de pimenta da Jamaica
1 colher (chá) de gengibre ralado
½ colher (chá) de canela em pó
Sal a gosto
2 colheres (sopa) de azeite misturado com 2 colheres (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga gelada
Molho diferente:
½ xícara (chá) de suco de laranja
½ xícara (chá) de vermouth seco
½ colher (chá) de gengibre picado
2 cravos
4 folhas de sálvia


MODO DE PREPARO

Numa tigela tempere o frango com alho, casca de laranjas, páprica, pimenta da Jamaica, gengibre, canela e sal.
Dica: passe um pouco de tempero por baixo da pele do frango para ficar mais temperado. Deixe marinando por cerca de 2 horas na geladeira.
Para as sobrecoxas ficarem mais bonitas e uniformes passe um barbante em volta delas.
Coloque as sobrecoxas numa assadeira untada com azeite e pincele cada uma com azeite misturado com açúcar. Leve ao forno médio preaquecido a 180°C por cerca de 1h (até ficarem assadas e douradas.
Retire as sobrecoxas de frango da assadeira e corte o barbante. Na mesma assadeira adicione o molho de laranja (receita abaixo) e leve ao fogo médio, mexendo com uma colher até engrossar levemente. Adicione manteiga gelada e misture bem e coe. Coloque as sobrecoxas em um prato de servir regue com o molho coado e sirva em seguida.
Molho diferente:
Coloque numa panela o suco de laranja, vermouth, gengibre, cravos e sálvia e leve ao fogo médio até ferver (1 minuto). Abaixe o fogo e deixe reduzir por 5 minutos. Retire do fogo.















Nenhum comentário:

Postar um comentário