"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

sexta-feira, 14 de junho de 2013


Avaliação de Português

1) Observe a sequência abaixo e responda:


 história – amigo – língua –caderno- chinelo

Em relação a sílaba tônica, o que essas palavras têm em comum?

_____________________________________________________________
  
2) Na tirinha abaixo há duas palavras oxítonas acentuadas e uma proparoxítona. Identifique-as e copie na linha abaixo:

Oxítonas__________________ , _____________________

Proparoxítona_________________________


3) Escreva as palavras correspondentes as abreviações

a) prof._____________________
b) adj.______________________
c) m_______________________
d) h.________________________
e) cm__________________
f) esc.__________________
g) méd.________________
h) min._________________

4) Acrescente o prefixo “in” ou “im” e diga o que significa a palavra formada

_____perfeito______________________________________

_____justiça_______________________________________

_____certo________________________________________

_____possível_____________________________________

_____puro_________________________________________


5) Complete:
a) O substantivo relaxamento é derivado de _________________ , portanto esse substantivo é chamado de _____________________.

b) “Churrasco” é um substantivo_____________________ e dele podemos derivar os substantivos ____________________ , ____________________ , _______________________.

c) chavear, chaveado e chaveiro são substantivos__________________do substantivo_____________ que é chamado de substantivo _______________.

d) Paixão é um substantivo_____________________.

e) livraria é um substantivo _____________________do substantivo _____________. Esse substantivo é chamado de substantivo______________.

6) Complete com “X” ou “CH”

bai____o

enfai___ar

fi___a

col___a

co___a

cai____a

borra____a

_____iclete

____ute

rela___ar


7) Separe as palavras abaixo escritas com “X”, porém com sons diversos, em suas devidas colunas.

faixa – expectorante – caixa – exaltar – táxi – tóxico – exemplo – abaixo –

explicar – fixo – exame – enxame – enxada – texto – explicação - complexo

êxito – exausto – expediente – exército - caxumba

 



Som de Z
Som de S
Som de CH
Som de CS






















8) Classifique as interjeições:

a) Ei! Ande logo senão vamos perder o ônibus________________________

b) Você conseguiu passar no concurso! Viva!__________________________

c) Vou embora, já está tarde. Até logo!________________________________

d) Ufa! Consegui chegar antes da loja fechar.___________________________


9) Observando a cena acima diga qual é a interjeição usada nessa situação.

_____________________________________________________


Adirene Santos - Professores Solidários




Encontre o vocativo na tirinha acima e escreva-o na linha abaixo
_____________________________________

No primeiro quadrinho da tirinha ao lado, há uma interjeição. Qual é? Classifique-a.
________________________________________

3) Observando a cena acima escreva qual a interjeição adequada para essa situação.
_____________________________________________


4) Escreva os adjetivos pátrios correspondentes
                   
 

a) o povo do Ceará é extremamente gentil
 

b)  o xinxin de galinha é um prato da cozinha da Bahia                     
 

c)  o chimarrão é uma bebida do Rio Grande do Sul
 

d) Ana Laura e sua irmã nasceram no Paraná

5) Observe as frases abaixo e classifique os verbos em : verbos de ação, fenômenos da natureza, estado ou modo infinitivo.

a)    Amanhã acordarei às 7h para  tomar café às 8h e passear  com o cachorro às 9h.
      b) Está semana fez muito frio. Choveu, ventou, trovejou e nevou em alguns lugares do Brasil.
c)    Ana estava muito triste ontem, pois seu cachorrinho de estimação sumiu.

d)    Minha irmã é muito carinhosa, porém é muito brava.


e)    A professora de Arte foi muito exigente com o aluno.


f) A bailarina era linda e dançou muito bem.


6) Complete com “G” ou “J”


___ar____anta

____ipe

Massa____em

Laran____a

Desvanta_____em


Estraté______ia

Ima_____inava

In____erida

Contà____io

Man____ericão



7) Complete com artigo definido ou indefinido.

 _____raposa era perseguida por _____ caçadores, quando viu ____ lenhador e suplicou que ele a escondesse. ____ homem então lhe aconselhou que entrasse em sua cabana.
          De imediato chegaram ____ caçadores, e perguntaram ao lenhador se havia visto ______raposa.
          Com ______cabeça  ele disse que não, mas com sua mão disfarçadamente mostrava onde _____ raposa havia se escondido.
        _____ caçadores não compreenderam _____ sinais da mão e confiaram no que ____ homem havia dito com _____palavras.
        _____ raposa, ao vê-los irem, saiu sem dizer nada.
         _____ lenhador a reprovou porque, apesar de tê-la salvo, não agradecera, ao que ____ raposa respondeu:
          — Agradeceria se tuas mãos e tua boca tivessem dito o mesmo.
Moral da história: Não negues com teus atos, o que pregas com tua boca.


8) Identifique as interjeições e classifique-as.

a) _Ei! Não fujam, seus covardes, disse virando-se para os moinhos.

_______________________________
b) Cuidado! Não são gigantes!

________________________________

c) Julia perguntou se Bia gostaria de ver TV. Bia respondeu: _ Claro, esta chovendo muito para sair.
____________________________________

d) Ah! Quantos presentes!
____________________________________

9) Copie os vocativos das frases abaixo:

a) Senhor, não são gigantes. São moinhos.
______________________________________

b) Veja, Sancho! Gigantes!
______________________________________

c) Silêncio, amigo Sancho, porque os cavaleiros andantes sabem suportar  os ferimentos com estoicismo.
__________________________________________

d) _ Está bem, Sancho, vamos cuidar das feridas com estoicismo, água e sabão.
_______________________________________

Adirene Santos - Professores Solidários

1- Leia o texto com atenção!

— O que você está fazendo, Guga? - perguntava a vovó de vez em quando.
__ Estou fazendo ecologia. -  respondia a menina.
__ E você sabe o que é ecologia?
__ Sei, sim. Meu pai me ensinou. A gente deve cuidar das plantas e dos animais. Senão, o mundo pode acabar
__ Ah, sim? E você está cuidando do quê?
__ Estou afofando a terra pra ajudar as minhocas. A senhora não sabe que as minhocas arejam a terra e também adubam a terra?  Depois, vou plantar umas sementes. E, depois-depois, vou regar as sementes todos os dias.
E continuava a cutucar a terra.
Um dia descobriu uma coisa muito esquisita. Ao revolver o terreno junto de uma grande árvore, encontrou um objeto que parecia ser um ovo. Retirou toda a terra em volta daquela coisa e, de fato, viu que era mesmo um ovo. Mas era um ovo enorme, maior que uma dúzia, duas dúzias de ovos de galinha juntos. Tinha mais ou menos o tamanho de urna pequena melancia.
__ Que é isso, Guga? -  quis saber a vovó.
__ Acho que é um ovo.
__ Será ovo de avestruz, de ema?
__  Isso não sei. Mas que é ovo, é. Por isso, vou chocar o ovo. Assim a gente fica sabendo de que bicho é o meu ovo. -  respondeu a menina.
__ Chocar, Guga? Você disse chocar?! - exclamou a vovó.
__ Isso mesmo: chocar. Que é que tem? Se o ovo fosse pequeno, eu pedia pra uma galinha chocar. Mas, como ele é grande, eu mesma choco.
__ Nunca vi uma coisa dessa: uma menina chocando um ovo!
Vovó achou graça, mas deixou a Guga fazer o que queria. E, assim, a
menina estudava suas lições, lia livros e brincava com as bonecas sempre
sentadinha sobre o ovo. Só largava o ovo nas horas de comer e de dormir.
Mesmo assim, quando tinha de abandonar o ovo, cobria-o com seu cobertor.
Nasceu alguma coisa? Não, não nasceu nada. Pelo menos durante aqueles quinze dias de férias, não nasceu nem um pintinho.
__ Guga, você não vai mais afofar a terra para as minhocas? Elas devem estar sentindo falta...- dizia a vovó.
__ Agora não posso. As minhocas podem esperar mais um pouco. Estou chocando o meu ovo - respondia a Guga muito séria.
__ Então, você deixou de ser ecologista?
__ Não, vovó. Agora estou ajudando um bicho a nascer. Estou sendo ecologistíssima! - E repetiu, soletrando: E-co-lo-gis-tís-si-ma.

Mário Donato
ovo da Guga
Livraria Pioneira Editora, São Paulo

2- Leia as  frases, e em seguida marque o sinônimo da palavra em destaque:
a) Meu quarto é bem arejado.

Arejar é o mesmo que:  (  )mofar   (    ) fechar      (   ) ventilar
b) A menina revolvia a terra. (  ) cavar          (    ) entupia      (  ) tampava

3- Responda de acordo com o texto:

a-    O que Guga gostava de fazer quando estava no sítio da vovó?

b-    O que Guga respondia quando a vovó lhe perguntava o que estava fazendo?

     c- O que o pai ensinou à menina sobre ecologia?

c-    O que Guga falou para a vovó sobre a utilidade das minhocas?

d-    O que Guga encontrou enterrado junto a uma grande árvore?

e-    O que Guga resolveu fazer com o ovo?

f-     Por que Guga não deixou de ser ecologista quando parou de afofar a terra para as minhocas?

     h- O que você achou da Guga?

i-  Dia 05 de junho, é dia do meio ambiente. Devemos seguir o exemplo da Guga e cuidar do meio ambiente. O que você pode fazer para cuidar do meio ambiente?

4- Complete as frases com por que, porque, por quê ou porquê:
a- Marina esta chorando. Posso saber _______________________?
b- ________________ você chegou atrasado hoje?
c- Estou alegre ____________________ hoje vou ao circo.
d- Qual será o __________________ daquela confusão.
e- Sua mãe não deixou você ir ao cinema _________________?
f- ___________________ Júlia está tão contente?
g- Bruna não foi a escola ___________________ está doente.
h- ________________ as folhas das árvores estão caindo?

5- Pontue o texto e organize-o usando letras maiúsculas quando necessário:
Pedro ouviu alguém chama-lo/ pedro pedro / pedro perguntou/ quem é/ é luiz seu vizinho/trouxe um presente para você /o menino abriu a porta e exclamou/que lindo cachorrinho

6- Acentue corretamente as palavras:
Parabens – plastico – buque – memoria – geleia – infancia - transito – jacaranda – obediencia – virus – organico – fregues – esquimo – relampago – estomago – tunel

7- Numere de acordo:
1- vantagem                           (  ) decidiu
2- sugerir                               (  ) privilégio
3-encontrado                          (  ) propor
4- resolveu                             (  ) achado

8- Dê o antônimo das palavras;
Quem não arruma, _________________. Quem não é mal é ________________.

9- Escreva se é substantivo próprio ou comum:
Europa: _____________ Letícia: _______________ menina: _______________
cachorro:_____________ Brasil: ______________ Rex: __________________

10- Escreva se é substantivo simples ou composto:
Passatempo: ____________ guarda – sol: ___________ flor: _______________
Beija-flor: ____________sobremesa: ____________ porta-retrato: ______

11- Escreva 3 substantivos derivados para:
Chuva: _____________________________________
Livro: ______________________________________
Papel: ________________________________________

12- Dê o substantivo primitivo para os seguintes derivados:
Terremoto: _________ jardinagem: ____________ roseira: _________________
Chaveiro: ___________ maremoto: ____________ jornalista: _______________

13- Escreva os substantivos nos quadros correspondentes:
Agradecimento – tênis – telefone – ansiedade – pobreza – pião – bondade – coragem – alegria – tristeza – folha – lápis – bolsa – caderno – navio – inocência – inteligência – raiva – saudade – escola – computador – desconfiança – casamento.
   ABSTRATO                                                                       CONCRETO

Professores Solidários - Alexandra




O Leão Adamastor


Aproveitando-se da confusão causada pelo incêndio, Adamastor escapou da jaula e começou a correr como nunca. Cruzou estradas, pulou cercas, atravessou rios e pântanos e foi parar numa floresta de mato fechado.
Foi quando sentiu alguma coisa suspeita no ar. Parou e farejou. Eram os bichos da floresta que, avisados pelo sagüi, tinham vindo ver a novidade. Adamastor ficou surpreso, mas logo compreendeu. Claro! Aquela bicharada viera prestar homenagem a ele, o grande leão, o rei das selvas. Isso fez com que seu peito estufasse de orgulho. Disse em voz vaidosa:
__ Povo da floresta! Prometo cumprir com o meu dever. Juro solenernente ser um rei bom e justo para todos...
Os bichos arregalaram os olhos. Ficaram em silêncio absoluto. Então, o sagüi não resistiu e começou com uma risota abafada; o gambá levou a mão à boca, mas não conseguiu disfarçar; dali a pouco a bicharada toda estava dando as mais sonoras e variadas gargalhadas.
Detrás de uma pedra adiantou-se o tatu meio encabulado:
— Me desculpe a pergunta mas... que tipo de bicho é o senhor?
Vão me dizer que não sabem quem sou? Que nunca ouviram falar no grande leão africano, rei das selvas e dos animais da floresta? Vão me enganar que não me conhecem?
Quem salvou a situação foi a tartaruga:
__ O senhor mesmo diz que é um leão africano! Pois bem. Tenho más noticias: não estamos na África. Por aqui não existem leões de espécie alguma, não temos nem nunca tivemos reis. Alias, nem precisamos deles.

Vocabulário:
Pântanos: região alagada, brejo onde se atola com facilidade
Surpreso: admirado
Risota: riso zombeteiro

2- Interpretação do texto:
a) Nesse texto, quem é o personagem principal?

b)Como Adamastor veio parar na floresta?

c)Como os bichos da floresta estavam vendo o leão Adamastor?

d) O que Adamastor pensou, quando percebeu que todos os bichos estavam olhando para ele?

e) O que o leão falou para os bichos?

f) Os bichos entenderam o que estava acontecendo? Qual foi a reação dos bichos?

g) Os bichos já tinham visto um leão alguma vez? Eles já tinham ouvido falar que o leão é o rei das selvas? 

h)O leão é considerado o rei das selvas. Para os bichos da história isso tinha algum significado? Por que é que os bichos dessa floresta não estavam dando a mínima importância para o leão e para o fato de o leão ser o rei das selvas?

3- Reescreva as frases, substituindo a palavra destacada por um sinônimo:
a) Adamastor ficou surpreso, mas logo compreendeu.

b) O sagüi deu uma risota abafada. 

4- Escreva as palavras em ordem alfabética:
a) confusão – estradas – aproveitando – fez – peito – sonoras – gargalhadas:
_________________________________________
b) silêncio – floresta – enganar – desculpe – fechado – incêndio – salvou
______________________________________
c)senhor – salvou – silêncio – sentiu – solenemente – senhor – selvas – surpreso – seu:
___________________________________
5- Escreva se as palavras são ditongo, tritongo ou hiato:
aproveitando:_________________ cruzou_________________
peito________________________animais__________________
resistiu_______________________Paraguai________________
piada________________________crianças________________
Uruguai______________________ salão _________________
Poeta________________________caixa_________________

6- Escreva (O) para ditongo oral e (N) para ditongo nasal:
(  ) cadeira                                     (  ) mãe                                        (  ) tesoura
(  ) melão                                       (  ) irmão                                      (  )anão
(  ) cacau                                       (  )caixa                                        (  )cão

7- Escreva o número de letras e de fonemas de cada palavra:
escola: ________ letras        _______ fonemas
milho:   ________ letras          _______ fonemas
carro:   ________letras           _______ fonemas
chuva: ________letras           _______ fonemas
cavalo: ________letras           _______ fonemas
conhecem: ________letras      _______ fonemas
bicharada: ________letras      _______ fonemas
assustado: ________letras      _______ fonemas

8- Ditado:

 Professores Solidários - Alexandra



            Foram os chineses que inventaram o futebol há cerca de 4.500 anos. Se bem que o que eles jogavam naquele tempo era uma espécie de tataravô do futebol moderno. Nem era considerado um esporte, mas apenas um treinamento para soldados. Os chineses antigos deram ao seu jogo o nome de Kerami. Cada time tinha oito jogadores e as balizas eram feitas com varas de bambu fincadas no chão. O negócio era chutar a bola para além das estacas e marcar pontos. Ninguém queria saber de defender só atacar.
            O futebol continuou por muito tempo como treinamento para soldados. Foi assim na Grécia Antiga e também em Roma. Os jogadores gregos chutavam a bola feita com uma bexiga de boi cheia de areia. Coitados, seus pés deviam ficar doendo muito depois das partidas. Como eram soldados, não deviam ligar muito para isso.
            Foi apenas no século XVII que os ingleses conseguiram tirar o futebol dos militares, transformando-o em esporte. O campo media então 120 metros de largura por 180 de comprimento. Em cada uma de suas extremidades existiam dois postes de madeira chamados goal (a palavra gol vem do inglês goal). A bola já era de couro cheia de ar. Mas era um jogo praticado apenas pelos ricos, os nobres.
            Com o tempo, passou a ser praticado pelos alunos dos colégios internos. E era a maior confusão; cada colégio tinha as suas próprias regras e por isso não dava  para marcar partidas entre eles. O jeito era organizar a coisa. Na cidade de Cambridge, os alunos de várias escolas fizeram uma reunião para estabelecer um código único de regras que servisse para todos. Nascia assim o futebol moderno.

Folha de São Paulo – Folhinha

Marque (X) na resposta correta:                                                             

a) Quando e onde surgiu o futebol?
(   ) Em Roma no ano de 4.500.
(   ) Na China há cerca de 4.500.
(   ) No século XVII, na Inglaterra.
(   ) Em Kerami há cerca de 4.500 anos.

b) Qual era o nome que o jogo recebia e qual sua finalidade?
(   ) Kerami. Era apenas um treinamento para soldados.
(   ) Kerami. Era um jogo praticado apenas pelos ricos, os nobres.
(   ) Kerami. Os chineses que inventaram o futebol
(   ) Nenhuma das alternativas anteriores.
c) Onde e quando ele se tornou um esporte?

d) Quais as inovações que os ingleses acrescentaram ao esporte?

e) Qual o objetivo da criação das regras?
(   ) Para ser considerado um esporte, mas apenas um treinamento para soldados.
(   ) Por ser um jogo praticado apenas pelos ricos, os nobres.
(  ) Cada colégio tinha as suas próprias regras e por isso não dava para marcar          partidas entre eles.
(  ) O negócio era chutar a bola para além das estacas e marcar pontos. Ninguém queria saber de defender só atacar.

f) Numere as frases na ordem em que aparecem no texto:

(   ) A bola era feita com uma bexiga de boi cheia de areia.
(   ) Os alunos fizeram uma reunião para estabelecer um código único.
(   ) O futebol surgiu como um treinamento de soldados.
(   ) Os chineses podem ser considerados os tataravós do futebol.

g) Observe a tirinha abaixo:



No jogo de futebol, os amigos do Cebolinha correm atrás dele por que:
(   ) eles querem pegar a bola que espetou no cabelo do Cebolinha.
(   ) eles querem brincar de pega-pega.
(   ) eles querem brincar de maratona.
(   ) eles querem brincar com o Cebolinha.

Sublinhe o sujeito das frases:

a) Uma fêmea caiu dos galhos de uma árvore e morreu na hora.

b) O jogador está machucado.

c) O macaco comeu todas as bananas.

d) A professora ensinou sujeito e predicado.

e) A Terra gira em torno do Sol.

f) Os lavradores preparam a terra.

Complete as frases com um sujeito adequado:

a) _____________ caiu do coqueiro.

b) ________________latiu a noite inteira!

c) ________________é uma mãe dedicada.

d) __________________foram ao circo.

e) _________________sabe toda a matéria da prova.

Sublinhe o predicado das frases:

a) As crianças estão abandonadas.

b) O cachorro é amigo do homem.

c) Meus primos estão morando longe da cidade.

d) O sol estava muito forte.

e) Raul gosta muito de sorvete.

f) Rafaela, Manuela e Roberta estão esperando a enfermeira.

Separe o sujeito do predicado:

a) Marcos é um aluno muito educado.
Sujeito __________________________
Predicado _____________________

b) O rei mandou pintar o palácio.
Sujeito _________________________
Predicado _________________________

c) Eduardo comemorou o aniversário na casa da praia.
Sujeito _________________________
Predicado _____________________

d) Nós almoçamos no restaurante.
Sujeito __________________________
Predicado _______________________

e) Meu cachorro está doente.
Sujeito _____________________________
Predicado __________________________

f) O jogo está empatado.
Sujeito _____________________
Predicado _____________________

Complete as frases com um predicado:

a) O goleiro __________________.

b) O computador _____________________.

c) A pobre menina _______________________.

d) A estrada ___________________________.

e) Meu colega __________________________.

f) O animal __________________________.

Nenhum comentário:

Postar um comentário