domingo, 16 de junho de 2013
Desenvolver noção de direita, esquerda, frente e atrás.
Esta brincadeira – também conhecida como caça ao tesouro – poder ser realizada em um parque, no pátio da escola ou até mesmo dentro de uma sala de aula.
O mediador previamente irá esconder um objeto e distribuir pistas
pelo caminho para as crianças o encontrarem.
Exemplo de pistas:
1- Posicione-se de frente para o banco que fica perto da cantina, e após,
dê cinco passos para a direita.
2- Posicione-se de frente para o mural, e após, dê 10 passos
Pode também, o mediador ir oralmente dizendo: para frente, para direita,
para esquerda, para trás, … até o objeto ser encontrado.
Vídeo - Direita e Esquerda
Aos seis anos a criança reconhece direita e esquerda em si mesma.
Aos sete anos consegue mostrar direita e esquerda em si mesma de
forma cruzada e é capaz de responder sobre a posição de um objeto
em relação a si mesma. Aos oito anos conhece direita e esquerda
no examinador e com nove anos imita movimentos do observador,
por exemplo, imita o gesto feito pelo examinador encostando sua mão
direita no olho direito[...].
ROTTA, Newra Tellechea; et all. Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Porto Alegre : Artmed, 2006.
Retirado do Blogger PsicoSol
Situação problema em tiras
Você vai precisar:
- Situações problemas recortadas em tiras coloridas;
- envelopes.
Procedimento:
Entregar para cada criança um envelope contendo diversas tiras.
A criança deverá primeiro organizar por cor (cada situação problema
terá uma cor).
Depois organizá-la na sequência correta. Só então irá resolvê-la.
Veja que nesse tempo que a criança precisou organizar, possivelmente
ela terá que ler as tiras mais de uma vez e isso também facilitará
o entendimento da situação problema.
Segue o link de um modelosituação problema
Importante: frequentemente algumas palavras utilizadas não fazem parte
do vocabulário infantil e precisam ser esclarecidas (e repetir explicações)
para facilitar o entendimento. Tais como: juros, prestação, crediário, lucro…
Retirado do Blogger PsicoSol
sábado, 15 de junho de 2013
É necessário:
- Uma tabela grande feita em papel pardo ou em uma folha de cartolina (clique na
imagem para ver o modelo);
- 100 tampas (de refrigerantes, de produtos de limpeza,…).
Procedimento:
Organize um grupo de crianças.
Supondo que queiramos que as crianças encontrem o resultado de 2 x 3.
Então, a crianças deverão preencher na tabela duas linhas com três tampas.
Após, elas deverão contar quantas tampas ao todo foram utilizadas, e assim, obterão
o resultado.
No princípio, pode ser meio complicado para as crianças.
Principalmente porque exige organização espacial, mas isso é mais um motivo para
realizar esta atividade.
Uma variação desta atividade é fazer tabelas pequenas (15 cm x 15 cm), e, ao invés
de tampas, podem ser utilizados botões, sementes…
Com esta tabela a atividade pode realizada individualmente.
Retirado do Blogger PsicoSol
Você vai precisar:
- tecido (20cm x 20cm);
- 100 botões.
Procedimento:
Costure no tecido 10 linhas com 10 botões.
Como utilizar:
Supondo que a criança queira saber o resultado de 2 x 4, ela deverá dobrar
o tecido para obter duas colunas com quatro botões (observe a imagem).
No começo as crianças se atrapalham um pouco na maneira correta de
dobrar o tecido, mas isso também é um aprendizado.
Aos poucos elas entendem e aprendem no concreto o significado da
tabuada.
Jogo 50 fichas
Jogo de tabuleiro envolvendo adição de dois números determinados por
dados. A criança aprende brincando.
Clique no link “jogo 50 fichas” para ter acesso ao tabuleiro.
Materiais necessários:
- Tabuleiro jogo 50 fichas;
- fichas (pode ser utilizado botões ou grãos de milho);
- dois dados.
Procedimento:
Todos os jogadores devem ter um tabuleiro.
Um de cada vez, joga dois dados, soma e coloca fichas (correspondendo
ao resultado da soma) sobre o seu tabuleiro.
Ganha o jogo quem primeiro conseguir preencher o tabuleiro.
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