"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

terça-feira, 16 de julho de 2013


Plano Anual de Artes - 1º ano


Planejamento Anual 1° ano


ARTES VISUAIS

Fazer artístico

1° trimestre

- Recorte a dedo e com tesoura

- Mosaico

- Desenho livre e dirigido

- Pintura livre com tinta

- Colagem de diversos materiais e dobradura

- Pintura a dedo

- Uso do pincel, giz e cola

- Modelagem com massinha

- Pontilhismo (cotonete/tinta)

- Projeto : pintor Picasso



2° trimestre

- Exposição de trabalhos

- Pintura livre com pincel

- Modelagem com massinha

- Desenho livre e dirigido

- Dobradura e recorte

- Colagem de diversos materiais

- Perfuração e alinhavo

- Trabalhos com sucata



3° trimestre

- Desenhos livres

- Trabalhos com sucatas

- Confecção de cartazes e maquetes

- Pintura com tinta

- Dobradura

- Modelagem

- Pintura com cola e anilina

- Pintura a sopro

- Montagens

- Alongamento de gravuras


APRECIAÇÃO DE ARTES VISUAIS

Música

1° trimestre



- Discriminar sons do ambiente

- Analisar sons diferentes a partir de instrumentos musicais

- Canções com expressão corporal

- Escuta de obras musicais clássicas - apreciar ( discriminar instrumentos e realizar movimentos )



2° trimestre



- Escuta (de obras musicais da MPB - apreciar e discriminar instrumentos e realizar movimentos )

- Analisar sons diferentes a partir de instrumentos musicais - ficha 02/8

- Canções com expressões corporais

- Montagem de uma bandinha



3° trimestre



- Assistir filmes com narração musical e conversar sobre os mesmos

- Canções com expressões corporais

- Sonorização de histórias



MOVIMENTO



1° trimestre



- Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo (espelho)

- Jogos de imitar

- Brincadeiras de roda

- Danças, ritmos

- Pular corda

- Atividades que envolvam força

- Mudanças corporais ( de cada criança - características - espelho )

- Atividades para desenvolver a lateralidade



2° trimestre



- Pular corda

- Atividades que envolvam força

- Jogos de imitar

- Brincadeiras de roda

- Danças, ritmos

- Imitação de arranjos feitos (Maria da Glória) com o objetivo de desenvolver habilidades manuais

- Expressões faciais ( no espelho)



3° trimestre



- Jogos de imitar

- Atividades de relaxamento (exercícios imaginários - percepção dos sinais vitais)

- Brincadeiras de roda

- Danças, ritmos

- Atividades para desenvolver a lateralidade

- Pular corda

- Atividades que envolvam força

- Imitar o outro (movimentos, atitudes espelhadas - sombra). 

sexta-feira, 27 de abril de 2012

BERÇÁRIO II 6 MESES A 1 ANO E MEIO BERÇÁRIO I e BERÇÁRIO II


EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGENS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL BERÇÁRIO I e BERÇÁRIO II 6 MESES A 1 ANO E MEIO
BERÇÁRIO I e BERÇÁRIO II

6 MESES A 1 ANO E MEIO



LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
1
Distinguir a entonação do professor quando ele conta histórias e quando se comunica em situações cotidianas.
2
Acompanhar verbalmente contos de repetição a partir das narrações do professor.
3
Narrar trechos de histórias utilizando recursos expressivos próprios/ sugerido somente para o B II
4
Acompanhar a cantoria de parlendas, cantigas ou brincadeiras cantadas.
5
Expressar-se corporalmente, emitindo sonorizações, vocalizando com o apoio do professor.
6
Reconhecer e recitar parlendas e outros textos/ sugerido somente para o B II
7
Organizar seus balbucios em expressões que podem ser compreendidas por qualquer falante de sua língua.                                                                                                                  
8
Participar de situações coletivas de comunicação, ainda que não seja uma roda de conversa.
9
Expressar-se oralmente com ajuda do professor.
10
Expressar seus desejos, sentimentos por meio de gestos e balbucios.
11
Organizar oralmente as etapas de uma instrução, como seguir uma receita ou regras.

CONHECIMENTO MATEMÁTICO
12
Envolver os números em diferentes usos e funções.
13
Participar de experiências em que o número tenha a função de memória de quantidade.
14
Comparar quantidades com a ajuda do professor.
15
Reconhecer o espaço e sua representação a partir de diferentes pontos de referência.
16
Recitar a série numérica oralmente.
17
Noções de direção e posição, brincadeiras com o corpo.

Aprender a deslocar-se ou deslocar objetos no espaço.

Procurar objetos ou pessoas escondidas em diferentes lugares.

Manipular objetos de diferentes formatos e utilizar o conhecimento de suas propriedades para explorá- los com maior intencionalidade.

Manipular objetos variados de várias maneiras.



  NATUREZA E SOCIEDADE
18
Explorar texturas e algumas propriedades simples dos materiais como, por exemplo, a temperatura e consistência.
19
Iniciar pequenas explorações com alimentos, objetos e cheiros que ampliam suas experiências com sensações visuais, auditivas, gustativas e olfativas.
20
Observar reações de causa e efeito se for estimuladas a agir sobre objetos para ver como eles reagem.
21
Reconhecer a si pelo próprio nome, assim como seus pais e amigos e os diferentes adultos que têm contato direto na escola.

LINGUAGEM MUSICAL
22
Perceber os sons do ambiente e a reagir a sons e músicas.
23
Reconhecer suas músicas preferidas acompanhando- as por meio de movimento corporal.

24
Produzir sons batendo, sacudindo, chacoalhando, objetos sonoros e instrumentos musicais diversos, usando o próprio corpo e a voz.
25
Explorar as qualidades sonoras( intensidade,duração, timbre,altura) de objetos e instrumentos musicais diversos, mesmo sem reconhecê-las convencionalmente.
26
Explorar as possibilidades expressivas da própria voz.

MOVIMENTO
27
Imitar os gestos, movimentos e expressões das outras, adultos ou personagens de histórias diversas que forem lidas, contadas ou dramatizadas pelo professor.
28
Utilizar recursos expressivos da voz( entonações) e da expressão corporal.
29
Vestir fantasias, adereços e máscaras, usar algum tipo de maquiagem e brincar de ser coisas diferentes, utilizando elementos da linguagem teatral.
30
Apreciar o teatro de bonecos e fantoches, teatro feito com sombras e as manifestações teatrais com animação de objetos.

EXPERIÊNCIAS DE EXPLORAÇÃO DA LINGUAGEM CORPORAL
31
Explorar com progressiva autonomia, presteza e confiança os diferentes desafios oferecidos pelo espaço para além do berço
32
Manipular e explorar diferentes objetos, utilizando-se dos  movimentos básicos tais como: pegar, largar, etc.
33
Explorar desafios maiores oferecidos por meio de movimentos coordenados rudimentares e básicos.
34
Explorar e manipular objetos de diferentes características (formas, pesos, texturas, tamanhos, etc.).
35
Familializar-se com a própria imagem corporal.
36
Discriminar o que se refere ás sensações e percepções.
37
Imitar diferentes expressões faciais.
38
Participar de brincadeiras e danças.
39
Movimentar-se ritmicamente ao som de músicas de diferentes gêneros.
40
Interagir com um número diversificado de parceiros.
41
Imitar posturas corporais, gestos e falas dos parceiros, reproduzindo-os em outras situações.

DESENHO – ARTES VISUAIS
42
Observar outras crianças desenhando e marcar suportes com suas garatujas básicas.
43
Utilizar diferentes ferramentas, suportes e materiais e diferentes posições espaciais e corporais para desenhar.
44
Explorar diversas possibilidades de traçar garatujas.

ESPACIALIDADES
45
Explorar as relações de peso, tamanho, volume e direção das formas tridimensionais.
46
Explorar espaços bidimensionais e tridimensionais utilizando materiais e ferramentas diferentes e construir conhecimentos sobre o equilíbrio das formas, pesos e tamanhos dos diferentes objetos que compõem seus primeiros jogos.
47
Explorar suficientemente o espaço de seu entorno e movimentar-se nele autonomia e independência.

A EXPERIÊNCIA DA COR
48
Observar as transformações das cores nas misturas de composições não tóxicas, mais especificamente sucos, mingaus, gelatinas, etc.
49
Experimentar e articular visualmente as diferentes relações de claro e escuro na natureza e nos meios artificiais, como a pintura, a fotografia, o cinema, etc.
50
Usar diferentes materiais e ferramentas na exploração de objetos e fenômenos que envolvam a ocorrência das cores.
51
Explorar massas de cor e alterar sua aparência ou sensação tátil.

A CURIOSIDADE E A CRIATIVIDADE VISUAL
52
Observar e explorar os ambientes internos e externos de seu entorno onde podem ter acesso a diferentes manifestações no campo visual.
53
No contato com um ambiente visual voltado ao desenvolvimento de sua criatividade, as crianças podem reconhecer sua marca gráfica entre as produções de outras crianças.
54
Apontar sua produção entre as expostas na sala ou na roda de observação das produções do grupo.

EXPERIÊNCIAS VOLTADAS AO CONHECIMENTO E CUIDADO DE SI, DO OUTRO, DO AMBIENTE
55
Reconhecer as pessoas que lhe cuidam e a localizar-se no ambiente.
56
Interagir com outras pessoas em situações variadas.
57
Compreender e responder a entonações de voz, expressões faciais e corporais.
58
Aprender a lidar com seus sentimentos ajudados pelo professor.
59
Valorizar sobre a importância do outro.
60
Desenvolver o sentimento de bem estar, vestir-se, pentear-se, comer e higiene.
CUIDAR DE SI
61
Apropriar-se de hábitos regulares de higiene pessoal.
62
Usar corretamente os materiais necessários para sua higiene.
63
Perceber a vontade de ir ao banheiro e controle de suas necessidades fisiológicas.
64
Executar movimentos colaborativos ao vestir-se ou desnudar- se.
65
Comer sem ajuda, usar talheres adequadamente e conversar com colegas na mesa.
66
Valorizar o contato com a natureza
67
Reconhecer situações de perigo e tom
3ar precauções para evitá-las
68
Explorar espaços e praticar ações físicas.
69
Identificar produtos que não devem ser ingeridos.
APRENDER A RELACIONAR-SE
70
Brincar com os colegas e com eles criar um mundo de fantasias.
71
Partilhar jogos de regras ou brincadeiras tradicionais.
72
Fazer amigos, negociar significados e decisões.
73
Partilhar sentimentos e combater preconceitos.
74
Internalizar regras para conviver em grupo.
75
Saber cooperar em diferentes tarefas.
76
Conhecer suas limitações e possibilidades
77
Perceber que agressões podem provocar danos ou dor em outra criança.
78
Desenvolver atitudes de solidariedade em relação aos parceiros.
79
Partilhar com outras crianças conhecimentos e a identidade do grupo.
SABER DE SI
80
Aprender a familializar-se com a própria imagem.
81
Expressar- se corporalmente e verbalmente.
82
Reconhecer sensações produzidas por diferentes estados fisiológicos e comunicar ao professor.
83
Solicitar aconchego em situações cotidianas.
84
Conhecer seus recursos e limitações pessoais em determinadas situações
85
Identificar elementos que lhe provocam medo e buscar ajuda para superá- lo.
86
Reconhecer alguns elementos da sua identidade cultural, regional e familiar.
CUIDAR DO AMBIENTE
87
Guardar brinquedos e materiais nos devidos lugares depois de utilizá-los nas atividades.
88
Cuidar do entorno próximo e ter iniciativa de limpar o que está sujo.
89
Saber usar a água e energia elétrica sem desperdiçá-la.
90
Adquirir noções de cuidados e riscos ambientais.

EXPERIÊNCIA DE BRINCAR E IMAGINAR
91
Aprender a brincar com as professoras de esconder.
92
Procurar e achar objetos que forem escondidos.
93
Aprender a encaixar peças e empilhar cubos.
94
Participar com os colegas de brincadeiras de roda.
95
Participar de cirandas e brincadeiras de roda, cantando e fazendo gestos.
96
Reproduzir situações cotidianas no faz- de- conta mediado por objetos e indumentárias.
97
Aprender a brincar com marionetes reproduzindo falas simples de personagens que memorizaram ou que inventaram.
98
Construir com o auxílio do professor brinquedos de sucatas.
99
Bater com as mãos sobre uma superfície, entrar e sair de espaços pequenos.
100
Imitar gestos e cantos do professor e dos colegas.
101
Usar objetos de um modo inusitado e em substituição de outros

MATERNAL (3 ANOS OU A COMPLETAR 4 ANOS)


EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGENS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

MATERNAL (3 ANOS OU A COMPLETAR 4 ANOS)

A ESCRITA DO PRÓPRIO NOME

1
Identificar a escrita do próprio nome.

2
Reconhecer textos no cotidiano.

LINGUAGEM ORAL

3
Reproduzir os comportamentos, a gestualidade e a postura que o professor adota quando lê para a criança.

4
Reconhecer no livro as histórias que lhe são lidas.

5
Procurar ou pedir ao professor diferentes livros de sua preferência.

6
Reconhecer passagens de histórias a partir das imagens / ilustrações de um livro.


Distinguir a entonação do professor quando ele conta histórias e quando se comunica em situações cotidianas.


Acompanhar verbalmente contos de repetição a partir das narrações do professor.

BRINCAR COM AS PALAVRAS

7
Reconhecer e usar rimas em suas brincadeiras, espontaneamente, acionando os textos da tradição oral de memória, ou identificando e acompanhando a leitura do professor.

SITUAÇÕES DE COMUNICAÇÃO INFORMAIS

8
Participar de espaços de conversa coletiva, apoiando- se não apenas na fala complementar do professor, mas também em sua memória e em seus próprios recursos expressivos.

9
Escutar atentamente o que os colegas falam em uma roda de conversa.

10
Participar como falante numa conversa mediada pelo professor.

11
Emitir opiniões pessoais sobre um assunto.

12
Expressar seus desejos, sentimentos e necessidades por meio de gestos.

13
Participar de situações mais coletivas de comunicação, ainda que não seja uma roda de conversa propriamente dita.

14
Organizar oralmente com a ajuda do professor as etapas de uma instrução.

MATEMÁTICA

15


16
Procurar objetos ou pessoas escondidas em diferentes lugares.

17
Manipular objetos de diferentes formatos e utilizar o conhecimento de suas propriedades para explorá- los com maior intencionalidade.

18
Manipular objetos variados de várias maneiras.


Envolver os números em diferentes usos e funções.


Participar de experiências  em que o número tenha a função de memória de quantidade.


Comparar quantidade com ou sem a ajuda do professor.


Reconhecer o espaço e sua representação a partir de  diferentes pontos de referência.


Recitar a série numérica oralmente.


Noções de direção e posição.


Observar e reconhecer formas


Noções de sequenciação e classificação com diversos objetos e signos.


Identificar a passagem do tempo apoiado no calendário

NATUREZA E SOCIEDADE

19
Aprender a agir sobre objetos e materiais com ajuda do professor, fazendo misturas de água e areia ou modelando a massinha produzida, criando misturas.

20
Pesquisar algumas características físicas.

21
Observar diferenças e semelhanças entre o estado inicial e final dessas misturas.

22
Observar sua imagem refletida no espelho.

23
Observar outras pessoas e comparar algumas de suas características pessoais.

24
Ter familiaridade com formas de organizações sociais.

25
Lidar com regras e combinados.

26
Reconhecer diferenças e semelhanças entre sua organização familiar e a das outras crianças.

27
Identificar seus colegas e outros adultos dos espaços de educação infantil pelo nome.

28
Observar animais em livros, revistas e filmes.

29
Reconhecer sons produzidos pelos animais.

30
Registrar diferentes experiências vivenciadas


Valorizar a natureza, aprendendo hábitos e atitudes de preservação.


Reconhecer e familiarizar-se com as diversas datas comemorativas da Cultura  Brasileira.


Desenvolver noções de higiene e saúde.

LINGUAGEM MUSICAL

31
Cantar sozinha ou em grupo, partes ou frases das canções que já conhecem.

32
Participar de brincadeiras musicais.

33
Relacionar a música com a expressão corporal e a dança.

34
Identificar diferentes paisagens sonoras, percebendo suas qualidades.

35
Identificar o silêncio e os sons da natureza.

36
Reconhecer diferentes qualidades dos sons, ainda que não saibam nomeá-las convencionalmente.

37
Apreciar músicas instrumentais e diferentes expressões da cultura musical brasileira, bem como de outras culturas.

38
Reconhecer e demonstrar sua preferência por músicas instrumentais, canções, acalantos, cantigas de roda, parlendas, trava-línguas, mnemônicas, adivinhas,etc.

39
Participar de brincadeiras de roda e jogos musicais.


Produzir sons, batendo, sacudindo, chacoalhando objetos sonoros e instrumentos musicais diverso

MOVIMENTO

40
Explorar diferentes desafios oferecidos pelo espaço por meio de movimentos coordenados básicos.

41
Possuir autonomia para orientar- se corporalmente com relação a frente, atrás, no alto, em cima, etc.

42
Usar os movimentos básicos de pegar, lançar, encaixar, empilhar, etc. com presteza e autonomia na manipulação e exploração de diferentes objetos.

43
Usar os movimentos básicos que aprenderam a dominar, e algumas combinações.

44
Manipular e explorar objetos de diferentes características, formas, pesos, texturas, tamanhos, etc. com maior  presteza e autonomia, utilizando- se não apenas dos movimentos básicos como de algumas combinações de movimentos, empurrar e carregar, correr e lançar, etc.

45
Interagir com diferentes parceiros usando movimentos, gestos, expressões faciais, de modo a comunicar- se intencionalmente.

46
Expressar nas  brincadeiras determinadas posturas corporais, gestos e falas que delineiam determinados papéis.

47
Participar de danças de diferentes gêneros e outras expressões da cultura corporal.

48
Aprender a dançar ao som de músicas de diferentes gêneros, imitando, criando e coordenando movimentos.

49
Apreciar apresentações de dança de diferentes gêneros e outras expressões da cultura corporal.

50
Assumir um determinado personagem nas brincadeiras cantadas, no jogo simbólico e na teatralização de histórias conhecidas, com utilização ou não de máscaras, fantasias, maquiagem e adereços.

51
Participar de cirandas e brincadeiras de roda, cantando e fazendo os gestos sem precisar ter o professor como modelo.

52
Brincar de esconde e pega, jogar bola com supervisão do professor.

53
Ampliar a imitação de gestos, posturas e vocalizações de modelos (adultos, crianças, animais ou personagens de histórias).

54
Assumir papéis ao reproduzirem situações cotidianas no faz- de- conta mediado por objetos e indumentárias.

55
Imitar as ações de um personagem de uma história lida.

56
Brincar com marionetes reproduzindo falas simples de personagens que memorizem ou que inventem.

57
Construir, com o auxílio do professor, brinquedos com sucatas a partir de modelos.


Apreciar o teatro de bonecos e fantoches, teatro feito com sombra e as manifestações teatrais com animação de objetos.

ARTES VISUAIS

58
Constituir com a ajuda do professor um repertório de imagens de referência.

59
Reconhecer ilustrações de livros, em cartazes fixados na parede, etc.

60
Expressar suas idéias e sensações sobre imagens por meio da fala, do corpo ou de outras  experimentações artísticas nas mais variadas linguagens.


Desenvolver coordenação motora fina, rasgando, recortando, amassando e colocando diversos materiais e papéis.

DESENHO

61
Orientar a produção de seus desenhos por conhecimentos tipicamente visuais.

62
Reconhecer seus desenhos, distinguindo - os de outras crianças.


Aprender a pintar com diversos materiais em espaço delimitado.


Utilizar diferentes ferramentas, suportes e matérias em diferentes posições espaciais e corporais para desenhar.

ESPACIALIDADES

63
Explorar relações de peso, tamanho, volume e direção das formas bidimensionais ou tridimensionais ao construir formas planas e volumosas.

64
Expressar sensações a partir da exploração de materiais com texturas diversas e utilizá- los.

65
Experimentar diferentes pesos das formas e as relações de equilíbrio no manuseio de objetos tridimensionais.

A EXPERIÊNCIA COM A COR

66
Usar diferentes materiais e ferramentas para explorar objetos e fenômenos que envolvam diferentes possibilidades de cor.


Experimentar e articular visualmente as diferentes relações de claro e escuro na natureza e nos meios artificiais, como a pintura, a fotografia, o cinema, etc


EXPERIÊNCIAS VOLTADAS AO CONHECIMENTO E CUIDADO DE SI, DO OUTRO, DO AMBIENTE


Reconhecer as pessoas que lhe cuidam e a localizar-se no ambiente.


Interagir com outras pessoas em situações variadas.


Compreender e responder a entonações de voz, expressões faciais e corporais.


Aprender a lidar com seus sentimentos ajudados pelo professor.


Valorizar sobre a importância do outro.


Desenvolver o sentimento de bem estar, vestir-se, pentear-se, comer .




Apropriar-se de hábitos regulares de higiene pessoal.


Usar corretamente os materiais necessários para sua higiene.


Perceber a vontade de ir ao banheiro e controle de suas necessidades fisiológicas.


Executar movimentos autônomos ao vestir-se ou desnudar- se.


Comer sem ajuda, usar talheres adequadamente e conversar com colegas na mesa.


Valorizar o contato com a natureza


Reconhecer situações de perigo e tom
3ar precauções para evitá-las


Explorar espaços e praticar ações físicas.


Identificar produtos que não devem ser ingeridos.




Brincar com os colegas e com eles criar um mundo de fantasias.


Partilhar jogos de regras ou brincadeiras tradicionais.


Fazer amigos, negociar significados e decisões.


Partilhar sentimentos e combater preconceitos.


Internalizar regras para conviver em grupo.


Saber cooperar em diferentes tarefas.


Conhecer suas limitações e possibilidades


Perceber que agressões podem provocar danos ou dor em outra criança.


Desenvolver atitudes de solidariedade em relação aos parceiros.


Partilhar com outras crianças conhecimentos e a identidade do grupo.




Expressar- se corporalmente e verbalmente.


Reconhecer sensações produzidas por diferentes estados fisiológicos e comunicar ao professor.


Solicitar aconchego em situações cotidianas.


Conhecer seus recursos e limitações pessoais em determinadas situações


Identificar elementos que lhe provocam medo e buscar ajuda para superá- lo.


Reconhecer alguns elementos da sua identidade cultural, regional e familiar.




Guardar brinquedos e materiais nos devidos lugares depois de utilizá-los nas atividades.


Cuidar do entorno próximo e ter iniciativa de limpar o que está sujo.


Saber usar a água e energia elétrica sem desperdiçá-la.


Adquirir noções de cuidados e riscos ambientais.

EXPERIÊNCIA DE BRINCAR E IMAGINAR

Aprender a brincar com as professoras de esconder.

Participar de cirandas e brincadeiras de roda, cantando e fazendo gestos.

Reproduzir situações cotidianas no faz- de- conta mediado por objetos e indumentárias.

Aprender a brincar com marionetes reproduzindo falas simples de personagens que memorizaram ou que inventaram.

Construir com o auxílio do professor brinquedos de sucatas.

Imitar gestos e cantos do professor e dos colegas.

Usar objetos de um modo inusitado e em substituição de outros

quarta-feira, 18 de abril de 2012

PLANO ANUAL 1° ANO


PLANO ANUAL DO ENSINO FUNDAMENTAL – SÉRIES INICIAIS E FINAIS




ESCOLA: ______________________________________________

PROFESSOR: __________________________________________

PLANO ANUAL -

LÍNGUA PORTUGUESA – 1° ANO

1° BIMESTRE
OBJETIVO GERAL
> Expandir o uso da linguagem em instâncias privadas e utilizá-la com
eficácia em instâncias públicas, sabendo assumir a palavra e produzir
textos – tanto orais como escritos – coerentes, coesos, adequados a seus
destinatários, aos objetivos a que se propõem e aos assuntos tratados;
> Utilizar diferentes registros, inclusive os mais formais da variedade
lingüística valorizada socialmente, sabendo adequá-los às circunstâncias
da situação comunicativa de que participam;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
* Levar o aluno a identificar e reconhecer as letras do seu nome e de outros
nomes;
* Conduzir o aluno a registrar o seu nome;
* Possibilitar o reconhecer das letras, relacionar com o som, organizar a ordem
alfabética;
* Ensinar o aluno a escrever o próprio nome e nomes conhecidos em situações
diversas;
* Possibilitar o aluo a reconhecer o próprio nome dentro de um conjunto de
outros nomes;
* Construir listas de palavras do mesmo grupo semântico, com função social
(lista dos nomes dos colegas da sala, confecção de crachás, bingo do nome);
* Levar o aluno a conhecer a história da escrita;
* Priorizar o conhecimento de que dispõe no momento sobre o sistema de
escrita;
* Promover o manuseio de materiais impressos como: livros, revistas, histórias
em quadrinhos, etc.;
* Possibilitar o aluno a escutar textos lidos, apreciando a leitura feita pelo
professor;
* Ensinar a copiar a escrita do seu nome e sobrenome;
* Conduzir o aluno a relacionar a quantidade de letras nas palavras, explorando
as letras iniciais e finais dos nomes dos alunos e de outras palavras contextualizadas;
* Possibilitar o aluno a articular corretamente as palavras, com fluência e
entonação; * Proporcionar o aluno a ampliar o vocabulário (diferentes significados de palavras e expressões); * Levar os alunos a ter idéias e fatos com lógica, relatando acontecimentos e experiências do cotidiano.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
* Identificar e reconhecer as letras do seu nome e de outros nomes;
* Registrar o seu nome;
* Reconhecer as letras, relacionar com o som, organizar a ordem alfabética;
* Escrever o próprio nome e nomes conhecidos em situações diversas;
* Reconhecer o próprio nome dentro de um conjunto de outros nomes;
* Escrever listas de palavras do mesmo grupo semântico, com função social
(lista dos nomes dos colegas da sala, confecção de crachás, bingo do nome);
* Conhecer a história da escrita;
* Utilizar o conhecimento de que dispõe no momento sobre o sistema de escrita;
* Observar e manusear materiais impressos como: livros, revistas, histórias em
quadrinhos, etc.;
* Escutar textos lidos, apreciando a leitura feita pelo professor;
* Copiar a escrita do seu nome e sobrenome;
* Relacionar a quantidade de letras nas palavras, explorando as letras iniciais e
finais dos nomes dos alunos e de outras palavras contextualizadas;
* Articular corretamente as palavras, com fluência e entonação;
* Ampliar o vocabulário (diferentes significados de palavras e expressões);
* Sequenciar as idéias e fatos com lógica, relatando acontecimentos e
experiências do cotidiano.


CONTEÚDO
* Alfabeto/ Signos Gráficos;
* História da Escrita;
* Oralidade;
* Leitura;
* Interpretação;
* Gêneros textuais (parlendas, músicas, cantigas de roda, poesias).


METODOLOGIA
* Musicas
* Jogos
* Historias
* Leitura de textos diversos;
* Relatos orais de situações vividas;
* Registros espontâneos;
* Bingo de letras, palavras e nomes próprios;
* Construção das fichas dos nomes;
* Organização das fichas em ordem alfabética;
* Construção de palavras utilizando o alfabeto móvel;
* Construção de textos coletivos; * Realização de atividades escritas no livro e no caderno;
AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua tendo uma função permanente de diagnóstico e
acompanhamento individual do desempenho do educando, seus avanços e
dificuldades. A análise das observações e registro do professor servirá como um
instrumento de aprendizagem, onde o professor poderá planejar intervenções, rever
procedimentos, verificar agrupamentos produtivos e replanejar o trabalho

TEMAS TRANSVERSAIS
De acordo com o PPP da escola

RECURSOS
Som, DVD,CD,revistas, livros de história, livros didáticos,matérias concretos,
EVA, folhas, sucatas, Cartolina,bingo, jogos, alfabeto móvel ,
caderno,jornais,lápis de cor,borracha, alfabeto fixado na parede,atividades
xerocadas, embalagem diversas.



2° BIMESTRE

OBJETIVO GERAL
> Conhecer e respeitar as diferentes variedades lingüísticas do português
falado;
> Compreender os textos orais e escritos com os quais se defrontam em
diferentes situações de participação social, interpretando-os corretamente
e inferindo as intenções de quem os produz
> Utilizar diferentes registros, inclusive os mais formais da variedade
lingüística valorizada socialmente, sabendo adequá-los às circunstâncias
da situação comunicativa de que participam;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
* Ensinar os alunos a completar palavras com letras e sílabas que faltam;
* Promover a produção textos coletivos, estruturando adequadamente as frases
e evitando a repetição de palavras e expressões;
* Levar os alunos a escutar textos lidos, apreciando a leitura feita pelo
professor;
* Induzir os alunos a formular perguntas e procurar respostas em diversos
contextos;
* Ensinar os alunos a recontar histórias lidas e ouvidas;
* Promover registro auxiliar de memória;
* Proporcionar o aluno a produzir frases respeitando a direção da escrita;
* Levar o aluno a descrever personagens, cenários e objetos;
* Induzir o aluno a leitura de linguagens não verbais: imagens, símbolos e
desenhos;
* Conduzir o aluno a recitar poemas e cantigas que sabe de cor;
* Possibilitar o aluno a recontar contos de fadas conhecidos;
* Ensinar o aluno a relacionar a quantidade de letras nas palavras; * Introduzir o sinal gráfico ~ (til); * Possibilitar o aluno a dramatizar histórias, brinquedos e acontecimentos; * Proporcionar o aluno representar emoções: alegria, dor, tristeza, nos diálogos criados.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
* Completar palavras com letras e sílabas que faltam;
* Produzir textos coletivos, estruturando adequadamente as frases e evitando a
repetição de palavras e expressões;
* Escutar textos lidos, apreciando a leitura feita pelo professor;
* Formular perguntas e procurar respostas em diversos contextos;
* Recontar histórias lidas e ouvidas;
* Registro auxiliar de memória;
* Produzir frases respeitando a direção da escrita;
* Descrever personagens, cenários e objetos;
* Leitura de linguagens não verbais: imagens, símbolos e desenhos;
* Recitar poemas e cantigas que sabe de cor;
* Recontar contos de fadas conhecidos;
* Relacionar a quantidade de letras nas palavras;
* Apresentar o sinal gráfico ~ (til);
* Dramatizar histórias, brinquedos e acontecimentos;
* Representar emoções: alegria, dor, tristeza, nos diálogos criados.


CONTEÚDO
* Alfabeto;
* Escrita;
* Oralidade;
* Gêneros Textuais (contos de fadas, poemas, rimas e cantigas);
* Leitura;
* Interpretação.

METODOLOGIA
* Levantar conhecimentos prévios dos alunos para propor
questionamentos e desafios possíveis;
* Desenvolver as competências de escrita, oralidade e de análise da
língua por meio de atividades desafiadoras que estimulem a reflexão;
* Roda da conversa;
* Roda da leitura;
* Leitura diária do professor de textos e suportes diversos;
* Leitura diária do aluno;
* Interpretação oral e escrita com alternativas (para alunos leitores);
* Listas;
* Jogos de alfabetização;
* Caça-palavras;
* Cruzadinhas;
* Escrita espontânea;
* Escrita solicitada; * Textos fatiados; * Textos lacunados; * Letras móveis; * Procurar palavras no texto justificando procedimentos;
AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua tendo uma função permanente de diagnóstico e
acompanhamento individual do desempenho do educando, seus avanços e
dificuldades. A análise das observações e registro do professor servirá
como um instrumento de aprendizagem, onde o professor poderá planejar
intervenções, rever procedimentos, verificar agrupamentos produtivos e
replanejar o trabalho.


TEMAS TRANSVERSAIS
De acordo com o PPP da escola
RECURSOS
Som, DVD,CD,revistas, livros de história, livros didáticos,matérias concretos,
EVA, folhas, sucatas, Cartolina,bingo, jogos, alfabeto móvel ,
caderno,jornais,lápis de cor,borracha, alfabeto fixado na parede,atividades
xerocadas.





3° BIMESTRE

OBJETIVO GERAL
> Expandir o uso da linguagem em instâncias privadas e utilizá-la com
eficácia em instâncias públicas, sabendo assumir a palavra e produzir
textos – tanto orais como escritos – coerentes, coesos, adequados a seus
destinatários, aos objetivos a que se propõem e aos assuntos tratados;
> Valorizar a leitura como fonte de informação, via de acesso ao mundo
criados pela literatura e possibilidade de fruição estética, sendo capazes
de recorrer aos materiais escritos em função de diferentes objetivos;
> Utilizar a linguagem como instrumento de aprendizagem, sabendo como
proceder para ter acesso, compreender e fazer uso de informações
contidas nos textos: identificar aspectos relevantes; organizar notas;
elaborar roteiros; compor textos coerentes a partir de trechos oriundos de
diferentes fontes; fazer resumos, índices, esquemas, etc;


OBJETIVOS ESPECÍFICOS
* Promover as possibilidades lúdicas da linguagem nos aspectos fônicos: rima e
ritmo (trava-língua, poemas e parlendas);
* Estabelecer a busca de informações sobre um determinado tema:
curiosidades;
* Levar o aluno a realizar releituras através de outros gêneros textuais, proposta
de reescrita, dramatizações com fantoches e máscaras, além de músicas, brincadeiras, cruzadinhas, ligue-pontos e construções de brinquedos; * Induzir o aluno a reconhecer as letras do alfabeto (caixa alta e script) identificando em diversos portadores de textos (nomes, rótulos, parlendas, canções, poesias, adivinhas e histórias); * Possibilitar a participar de situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura como: recados, bilhetes, letreiros, anúncios, etc.; * Oportunizar situações nas quais as crianças leiam, ainda que não o façam de forma convencional; * Ensinar o aluno a formar e escrever frases à vista de cenas, gravuras, etc.; * Conduzir o aluno a produzir textos individuais e/ ou coletivos, ditados pelo professor, ou escrito pelas crianças de forma convencional ou não convencional; * Proporcionar a prática da escrita pelo professor para ser lida pelas crianças.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
* Explorar as possibilidades lúdicas da linguagem nos aspectos fônicos: rima e
ritmo (trava-língua, poemas e parlendas);
* Busca de informações sobre um determinado tema: curiosidades;
* Releituras através de outros gêneros textuais, proposta de reescrita,
dramatizações com fantoches e máscaras, além de músicas, brincadeiras,
cruzadinhas, ligue-pontos e construções de brinquedos;
* Reconhecer as letras do alfabeto (caixa alta e script) identificando em diversos
portadores de textos (nomes, rótulos, parlendas, canções, poesias, adivinhas e
histórias);
* Participar de situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura
como: recados, bilhetes, letreiros, anúncios, etc.;
* Oportunizar situações nas quais as crianças leiam, ainda que não o façam de
forma convencional;
* Formar e escrever frases à vista de cenas, gravuras, etc.;
* Produzir textos individuais e/ ou coletivos, ditados pelo professor, ou escrito
pelas crianças de forma convencional ou não convencional;
* Utilizar a prática da escrita pelo professor para ser lida pelas crianças.


CONTEÚDO
* Gêneros Textuais (Jornal, revista, placas, quadrinhos, textos literários,
informativos e humorísticos);
* Alfabeto;
* Leitura;
* Escrita;
* Interpretação.


METODOLOGIA
* Procurar palavras no texto justificando procedimentos;
* Escritas individuais, em duplas e coletivas (professor escriba);
* Agrupamentos produtivos mediante as necessidades da turma;
* Revisão coletiva;
* Troca de atividades para revisão;
* Pesquisas; * Uso da escrita em situações reais e de função social definida; * Produção de livro coletivo da turma; * Organizar mural para exposição de trabalhos; * Utilizar diferentes recursos (visuais e sonoros); * Socializar atividades; * Construção de modelos estáveis para consulta; * Exposição de trabalhos em murais; * Produção de livros coletivos; * Atividades diagnósticas periódicas para acompanhar a evolução da turma, verificar as necessidades individuais / grupo e redirecionar o trabalho. * Teatro * Musicas * Jogo da rima * Dramatização * Ditados * Desafios * Caça palavras * Cruzadinhas * Trinhas * Bingo * Jogo da memória * Historia seqüenciada * Pesquisa no dicionário * Recorte * Colagem
AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua tendo uma função permanente de diagnóstico e
acompanhamento individual do desempenho do educando, seus avanços e
dificuldades. A análise das observações e registro do professor servirá
como um instrumento de aprendizagem, onde o professor poderá planejar
intervenções, rever procedimentos, verificar agrupamentos produtivos e
replanejar o trabalho.
TEMAS TRANSVERSAIS
De acordo com o PPP da escola

RECURSOS
Som, DVD,CD,revistas, livros de história, livros didáticos,matérias concretos,
EVA, folhas, sucatas, Cartolina,bingo, jogos, alfabeto móvel ,
caderno,jornais,lápis de cor,borracha, alfabeto fixado na parede,atividades
xerocadas.



4° BIMESTRE

OBJETIVO GERAL
> Utilizar a linguagem como instrumento de aprendizagem, sabendo como
proceder para ter acesso, compreender e fazer uso de informações
contidas nos textos: identificar aspectos relevantes; organizar notas;
elaborar roteiros; compor textos coerentes a partir de trechos oriundos de
diferentes fontes; fazer resumos, índices, esquemas, etc;
> Valer-se da linguagem para melhorar a qualidade de suas relações
pessoais, sendo capazes de expressar seus sentimentos, experiências,
idéias e opiniões, bem como de acolher, interpretar e considerar os dos
outros, contrapondo-os quando necessário;
> Usar os conhecimentos adquiridos por meio da prática de reflexão sobre a
língua para expandirem as possibilidades de uso da linguagem e a
capacidade de análise crítica;
> Conhecer e analisar criticamente os usos da língua como veículo de
valores e preconceitos de classe, credo, gênero ou etnia.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS
* Possibilitar o aluno a relatar vivências em diversas situações de interação
(passeios, casa, família, excursões);
* Promover experiências que envolvam situações de: explicar, argumentar,
emitir idéias e ponto de vista;
* Conduzir o aluno a narrar fatos em sequência temporal e causal;
* Priorizar e compreender as idéias do texto lido;
* Proporcionar o aluno a explorar as rimas em palavras;
* Induzir os alunos a reconhecer sinais de pontuação do travessão e
interrogação;
* Ensinar o aluno a confeccionar cartões, notícias e charges;
* Possibilitar o aluno a relatar filmes e desenhos assistidos;
* Induzir o aluno a interpretar pequenos textos, situações, objetos e
acontecimentos;
* Possibilitar o aluno a identificar elementos de apresentação do texto: título,
autor e dedicatória;
* Levar o aluno a identificar a função do dicionário;
* Proporcionar o aluno a elaborar pequenos textos do seu cotidiano.


COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
* Relatar vivências em diversas situações de interação (passeios, casa, família,
excursões);
* Participar de experiências que envolvam situações de: explicar, argumentar,
emitir idéias e ponto de vista;
* Narrar fatos em sequência temporal e causal;
* Compreenderas idéias do texto lido;
* Explorar as rimas em palavras;
* Reconhecer sinais de pontuação do travessão e interrogação;
* Confeccionar cartões, notícias e charges;
* Relatar filmes e desenhos assistidos;
* Interpretar pequenos textos, situações, objetos e acontecimentos;
* Identificar elementos de apresentação do texto: título, autor e dedicatória; * Identificar a função do dicionário; * Elaborar pequenos textos do seu cotidiano.
CONTEÚDO
* Oralidade;
* Escrita (ortografia e pontuação);
* Gêneros textuais (fábulas, contos, filmes, anúncios, poemas, cartazes,
bilhetes);
* Leitura;
* Interpretação.


METODOLOGIA
Aula expositiva participada;
Conversação;
Observação;
Experimentação;
Análise e reflexão crítica;
Confecção de cartaz, murais;
Produção textual;
Trabalho em dupla;
Recorte e colagem;
Aula passeio
Rodas de conversas
Contação de histórias
Dobraduras
Teatros
Construção de cartazes
Murais
Jogos
Pesquisas
Confecção de livros
Confecção de um mine jornal
Conto e reconto;
Atividade no livro e caderno;
Produção de texto coletivo.

AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua tendo uma função permanente de diagnóstico e
acompanhamento individual do desempenho do educando, seus avanços e
dificuldades. A análise das observações e registro do professor servirá
como um instrumento de aprendizagem, onde o professor poderá planejar
intervenções, rever procedimentos, verificar agrupamentos produtivos e
replanejar o trabalho.
TEMAS TRANSVERSAIS
De acordo com o PPP da escola
RECURSOS
Som, DVD,CD,revistas, livros de história, livros didáticos,matérias concretos,
EVA, folhas, sucatas, Cartolina,bingo, jogos, alfabeto móvel , caderno,jornais,lápis de cor,borracha, alfabeto fixado na parede,atividades xerocadas.

MATEMATICA – 1° ANO

1° BIMESTRE
OBJETIVO GERAL
Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar
o mundo à sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, característico da
Matemática, como aspecto que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de
investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Possibilitar o aluno a compreender a origem da matemática através de
gravuras, desenhos e leitura de histórias e textos;
• levar o aluno reconhecer a necessidade da contagem (quantas crianças
faltaram à escola, quantas vieram pontuação de um jogo ou brincadeira);
• Possibilitar o aluno reconhecer a função social dos números;
• Introduzir e corresponder à recitação dos números e a quantidade de
objetos a serem contados;
• Proporcionar o aluno ler e escrever números, com base na regularidade
e sequência numérica;
• Conduzir e realizar oralmente recitações de sequência numérica até
10;
• levar o aluno utilizar a contagem ao referir-se à sua idade;
• Praticar e buscar regularidades dentro da sequência numérica;
• Compreender e refletir sobre a ordem numérica (antes ou depois, maior
ou menor);
• Relacionar e Associar os símbolos / algarismos / quantidades / escrita;
• Identificar e Reconhecer tamanhos, formas e espessuras;
• Levar o aluno a compreender as formas geométricas existente em
objetos e observar semelhanças e diferenças;
• Relacionar e Classificar as formas geométricas planas;
• Reconhecer e interpretar massa, altura, idades dos alunos através de
gráficos.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
• Compreender a origem da matemática através de gravuras, desenhos e
leitura de histórias e textos;
• Reconhecer a necessidade da contagem (quantas crianças faltaram à
escola, quantas vieram, pontuação de um jogo ou brincadeira);
• Reconhecer a função social dos números;
• Corresponder à recitação dos números e a quantidade de objetos a
serem contados;
• Ler e escrever números, com base na regularidade e sequência
numérica;
• Realizar oralmente recitações de sequência numérica até 10;
• Utilizar contagem ao referir-se à sua idade;
• Buscar regularidades dentro da sequência numérica; • Refletir sobre a ordem numérica (antes ou depois, maior ou menor); • Associar símbolos / algarismos / quantidades / escrita; • Reconhecer tamanhos, formas e espessuras; • Indicar as formas geométricas espaciais em objetos e observar semelhanças e diferenças; • Classificar as formas geométricas planas; • Reconhecer e interpretar massa, altura, idades dos alunos através de gráficos.

CONTEÚDO

• História da Matemática;
• Sistema de Numeração Decimal;
• Formas Geométricas sólidas;
• Gráficos e Tabelas;
• Calendário;
• Números.

METODOLOGIA
Apresentação de um vídeo relacionado a história
Confecção livro da história da matemática
Dominó
Quebra cabeça
Bingo numérico 0 a 10
Trilha 0 a 10
Boliche
Música mariana ( cd galinha pintadinha)
Música 1,2,3 indiozinho

Agrupamento em 10 em 10
Blocos lógicos
Contação de história das formas geométricas
Montar figuras com as formas geométricas
Jogo da memoria das formas geométricas
Expor no gráfico a idade dos alunos
Confeccionar o calendário
AVALIAÇÃO
Através de pauta de avaliação, utilizando as competências e habilidades.

TEMAS TRANSVERSAIS
De acordo com o PPP da escola

RECURSOS
Cartolina, tesoura, som, cd, papel sulfite, caderno, papel pardo, lápis de
cor, pincel atômico, lápis caneta borracha, cola, dvd e tv


2° BIMESTRE

OBJETIVO GERAL
Resolver situações-problema, sabendo validar estratégia e resultados, desenvolvendo
formas de raciocínio e processos, como dedução, indução, intuição, analogia,
estimativa e utilizando conceitos e procedimentos matemáticos, bem como
instrumentos tecnológicos disponíveis;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Levar o aluno a recitar oralmente a sequência numérica até 31;
• proporcionar o aluno a realizar seriação e classificação;
• levar o aluno a Comparar número e quantidade;
• Ensinar o aluno a Interpretar e registrar o calendário mensal;
• Possibilitar o aluno desenvolver o raciocínio probabilístico (estimativas);
• Induzir o aluno a resolver situações-problema que envolvam idéias das
operações de adição, subtração em situações cotidianas;
• conduzir o aluno a identificar números, sucessor e antecessor
compreendendo a sequência numérica;
• levar o aluno a identificar propriedades geométricas de objetos e figuras
como formas, tipos de contornos, faces planas, lados retos, etc..
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
• Recitar oralmente a sequência numérica até 31;
• Realizar seriação e classificação;
• Comparar número e quantidade;
• Interpretar e registrar o calendário mensal;
• Desenvolver o raciocínio probabilístico (estimativas);
• Resolver situações-problema que envolvam idéias das operações de adição,
subtração em situações cotidianas;
• Identificar números, sucessor e antecessor compreendendo a sequência
numérica;
• Identificar propriedades geométricas de objetos e figuras como formas, tipos de
contornos, faces planas, lados retos, etc..
CONTEÚDO
• Recitação numérica;
• Número / Símbolo / Quantidade;
• Calendário;
• Gráficos e tabelas;
• Cálculo / Adição e Subtração;
• Espaços e Formas.
METODOLOGIA
* Fantoche numérico
* Ditado de números
* Bingo
* Jogos
* Atividades de relacionar e preencher
* Atividades refente ao calendário
* Calendário ilustrado
* Problemas matemáticos
* Problemas ilustrado
* Desenhos ilustrativos de formas geométricas
* Trilha da formas geométrica
* Tapete das formas * Jogo da memoria
AVALIAÇÃO
Através de pauta de avaliação, utilizando as competências e habilidades.
TEMAS TRANSVERSAIS
De acordo com o PPP da escola

RECURSOS
Cartolina, tesoura, som, cd, papel sulfite, caderno, papel pardo, lápis de
cor, pincel atômico, lápis caneta borracha, cola, dvd e tv

3° BIMESTRE

OBJETIVO GERAL
Comunicar-se matematicamente, ou seja, descrever, representar e apresentar resultados
com precisão e argumentar sobre suas conjeturas, fazendo uso da linguagem oral e
estabelecendo relações entre ela e diferentes representações matemáticas;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Levar o aluno a recitar oralmente a sequência numérica até 50;
• Proporcionar o aluno a relacionar símbolo numérico a sua quantidade
(até 20);
• Ensinar o aluno a utilizar noções simples de cálculo mental como
ferramenta para resolver problemas (desafios);
• Possibilitar o aluno a realizar cálculos mentais para a resolução de
problemas;
• levar o aluno Interpretar escritas numéricas;
• Induzir o aluno a reconhecer a função social dos números;
• Conduzir o aluno a identificar Regularidades numéricas (contagens de
2 em 2, 5 em 5);
• Proporcionar o aluno a comparar números, pensando sobre os critérios
para tomar suas decisões;
• Indicar marcar o tempo por meio de calendários;
• Interpretar e analisar o resultado obtido, comparando-o com os dos
colegas e compreender as diferentes possibilidades de resolução;
• Coletar e organizar informações através de gráficos e tabelas;
• Levar o aluno usar o calendário para observar características e
regularidades (sete dias por semana, a quantidade de dias em cada mês);
• relacionar e Classificar números pares e ímpares com objetos, figuras,
desenhos;
• Proporcionar o aluno a compreender a noção de tempo.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

• Recitar oralmente a sequência numérica até 50;
• Relacionar símbolo numérico a sua quantidade (até 20);
• Utilizar noções simples de cálculo mental como ferramenta para resolver
problemas (desafios);
• Realizar cálculos mentais para a resolução de problemas;
• Interpretar escritas numéricas;
• Reconhecer a função social dos números; • Identificar Regularidades numéricas (contagens de 2 em 2, 5 em 5); • Comparar números, pensando sobre os critérios para tomar suas decisões; • Marcar o tempo por meio de calendários; • Interpretar e analisar o resultado obtido, comparando-o com os dos colegas e compreender as diferentes possibilidades de resolução; • Coletar e organizar informações através de gráficos e tabelas; • Usar o calendário para observar características e regularidades (sete dias por semana, a quantidade de dias em cada mês); • Classificar números pares e ímpares com objetos, figuras, desenhos; • Compreender a noção de tempo.
CONTEÚDO
• Cálculos;
• Números (Símbolos / Quantidade);
• Grandezas e Medidas;
• Gráficos e Tabelas.
METODOLOGIA
* Cálculos de adição e subtração utilizando materiais concretos
* Dominó
* Ditado de números através de cores
* Tapete numérico
* Visitar o supermercado
* Gráficos ilustrativos
AVALIAÇÃO
Através de pauta de avaliação, utilizando as competências e habilidades.
TEMAS TRANSVERSAIS
De acordo com o PPP da escola

RECURSOS
Cartolina, tesoura, som, cd, papel sulfite, caderno, papel pardo, lápis de
cor, pincel atômico, lápis caneta borracha, cola, dvd e tv

4° BIMESTRE

OBJETIVO GERAL
Estabelecer conexões entre temas matemáticos de diferentes campos e entre
esses temas e conhecimentos de outras áreas curriculares;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Proporcionar recitar a sequência;
• Levar o aluno a utilizar processos (hipóteses) para encontra resultados
em situações problemas (relativo a quantidade, espaço físico, medida)
utilizando a linguagem oral e matemática;
• possibilitar o aluno a realizar cálculos mentais para resolução de
problemas;
• Conduzir o aluno a organizar dados, usando gráficos e tabelas;
• Proporcionar o aluno a reconhecer as cédulas e as moedas do sistema
monetário brasileiro e suas possíveis trocas;
• Ensinar o aluno situar-se no tempo e ter noção de hora e minuto;
• Conduzir o aluno a reconhecer e ter noção do valor do dinheiro em
circulação no país; • Conduzir o aluno a Identificar a utilização da medida de capacidade – litro; • Induzir o aluno a encontrar resultados em situações problemas (relativo à quantidade, espaço físico, medida) utilizando a linguagem oral e matemática; • Levar o aluno explorar diferentes procedimentos para compara grandezas; • Possibilitar o aluno a compreender a organização e as regras do sistema de numeração decimal para unidades e dezenas; • Levar o aluno a identificar regularidades numéricas (contagem de 2 em 2) através de jogos e brincadeiras; • Conduzir o aluno a classificar as formas geométricas planas.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
• Recitar a sequência;
• Utilizar processos (hipóteses) para encontra resultados em situações problemas
(relativo a quantidade, espaço físico, medida) utilizando a linguagem oral e
matemática;
• Realizar cálculos mentais para resolução de problemas;
• Organizar dados, usando gráficos e tabelas;
• Reconhecer as cédulas e as moedas do sistema monetário brasileiro e suas
possíveis trocas;
• Situar-se no tempo e ter noção de hora e minuto;
• Reconhecer e ter noção do valor do dinheiro em circulação no país;
• Identificar a utilização da medida de capacidade – litro;
• Encontrar resultados em situações problemas (relativo à quantidade, espaço
físico, medida) utilizando a linguagem oral e matemática;
• Explorar diferentes procedimentos para compara grandezas;
• Compreender a organização e as regras do sistema de numeração decimal para
unidades e dezenas;
• Identificar regularidades numéricas (contagem de 2 em 2) através de jogos e
brincadeiras;
• Classificar as formas geométricas planas.

CONTEÚDO
• Números;
• Cálculos;
• Gráficos e Tabelas;
• Sistema Monetário;
• Grandezas e medidas;
• Quadro / Valor – Lugar;
• Formas Geométricas.
METODOLOGIA
* Situações problemas ilustrada
* Musicas dos patinhos
* Confeccionar cédulas e moedas
* Montar Mercadinho no ambiente escolar
* Embalagens diversas
* Quadro, valor e lugar
* Quebra cabeça das formas
AVALIAÇÃO
Através de pauta de avaliação, utilizando as competências e habilidades.
TEMAS TRANSVERSAIS
De acordo com o PPP da escola
RECURSOS
Cartolina, tesoura, som, cd, papel sulfite, caderno, papel pardo, lápis de
cor, pincel atômico, lápis caneta borracha, cola, dvd e tv


CIÊNCIAS – 1° ANO

1° BIMESTRE
OBJETIVO GERAL

- Observar e identificar algumas características do corpo humano e alguns
comportamentos nas diferentes fases da vida, no homem e na mulher, aproximando-
se à noção de ciclo vital do ser humano e respeitando as diferenças individuais;

- Valorizar atitudes e comportamentos favoráveis à saúde, em relação a alimentação
e a higiene pessoal, desenvolvendo a responsabilidade no cuidado com o próprio
corpo e com os espaços que habita.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Levar o aluno a identificar e nomear partes externas do corpo (cabeça, pescoço,
tronco, membros, órgãos, genitais);
Possibilitar o aluno a identificar, praticar hábitos e atitudes para manutenção da
saúde;
Induzir o aluno reconhecer a importância da higiene e a organização do ambiente
escolar;
Conduzir a observar, registrar hábitos de limpeza no ambiente e higiene pessoal;
Ensinar a relacionar atitudes que promovem a saúde, o bem estar individual e
coletivo.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Identificar e nomear partes externas do corpo (cabeça, pescoço, tronco, membros,
órgãos, genitais);
Identificar e praticar hábitos e atitudes para manutenção da saúde;
Reconhecer a importância da higiene e a organização do ambiente escolar;
Observar, registrar hábitos de limpeza no ambiente e higiene pessoal;
Relacionar atitudes que promovem a saúde, o bem estar individual e coletivo.
CONTEÚDO

Corpo Humano
Higiene Ambiental, mental e corporal
Prevenção de Acidentes
Características sexuais primárias.
METODOLOGIA

Quebra-cabeça
Cartazes de identificação do corpo humano
Recortar, colar e identificar partes externas do corpo humano
Caça- palavras
Relacionar colunas sobre a higiene pessoal
Músicas identificando as partes do corpo humano
Trilha da higiene
Teatro de fantoches sobre os hábitos e atitudes para manutenção da saúde
Histórias relacionadas a atitudes que promovem a saúde, o bem estar
individual e coletivo

AVALIAÇÃO
Através da pauta de avaliação, utilizando as competências e habilidades.

TEMAS TRANSVERSAIS
Referente ao PPP da escola.

RECURSOS
Cartolina, papel sulfite, livro didático, livros infantis, revista, tesoura, lápis de
cor, canetinha, e.v.a, cola, entre outros.



2° BIMESTRE

OBJETIVO GERAL
Utilizar características e propriedades de materiais, objetos, seres vivos para elaborar
classificações;
Estabelecer relações entre características e comportamentos dos seres vivos e
condições do ambiente em que vivem, valorizando a diversidade da vida;
Formular perguntas e suposições sobre o assunto em estudo;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Conduzir o aluno a identificar e nomear os órgãos do sentido (visão, audição, paladar,
olfato e tato);
Possibilitar o aluno a reconhecer que nem todas as pessoas nascem com todos os
sentidos (deficientes; inclusão);
Proporcionar o aluno a estabelecer relação de dependência quanto à alimentação
entre os seres vivos em diferentes ambientes;
Ensinar a pesquisa e a classificação dos alimentos naturais e industrializados;
Levar o aluno a reconhecer o valor nutritivo dos alimentos.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Identificar e nomear os órgãos do sentido (visão, audição, paladar, olfato e tato);
Reconhecer que nem todas as pessoas nascem com todos os sentidos (deficientes;
inclusão);
Estabelecer relação de dependência quanto à alimentação entre os seres vivos em
diferentes ambientes;
Pesquisar e classificar alimentos naturais e industrializados;
Reconhecer o valor nutritivo dos alimentos.

CONTEÚDO
Sentidos
Alimentos

METODOLOGIA
Caixa surpresa explorando o órgão do sentido (tato)
Degustar alimentos para explorar o paladar através de receitas
Telefone sem fio para identificar ruídos
Historias infantis explorando os órgãos do sentido
Pata sega (visão e tato)
Mural de rótulos de alimentos industrializados, naturais e seu valor nutritivo
Construção de uma horta utilizando garrafa pet
Confecção do livro (órgãos do sentido)

AVALIAÇÃO
Através da pauta de avaliação, utilizando as competências e habilidades.

TEMAS TRANSVERSAIS
Referente ao PPP da escola.

RECURSOS
Folha sulfite, cartolina, e.v.a, revistas, cola, tesoura, livros infantis,rótulos de
alimentos,canetinha,lápis de cor,material reciclável,ingredientes para a
elaboração da receita desejada,etc.


3° BIMESTRE

OBJETIVO GERAL
Observar, registrar e comunicar algumas semelhanças e diferenças entre diversos
ambientes, identificando a presença comum de água, seres vivos, ar, luz, calor, solo e
características específicas dos ambientes diferentes;
Estabelecer relações entre características e comportamentos dos seres vivos e
condições do ambiente em que vivem, valorizando a diversidade da vida;
Reconhecer processos e etapas de transformação de materiais em objetos;
Realizar experimentos simples sobre os materiais e objetos do ambiente para
investigar características e propriedades dos materiais e de algumas formas de
energia;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Levar o aluno a identificar diferentes grupos de seres vivos, suas características e
suas necessidades;
Possibilitar o aluno a pesquisar e descrever fenômenos da natureza;
Proporcionar o aluno a reconhecer a importância dos animais e plantas para a vida no
planeta;
Conduzir o aluno a estabelecer relação entre os recursos naturais referentes à água,
ao solo e ao ar;
Ensinar a reconhecer a importância da água e seus estados físicos.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Identificar diferentes grupos de seres vivos, suas características e suas necessidades;
Pesquisar e descrever fenômenos da natureza;
Reconhecer a importância dos animais e plantas para a vida no planeta;
Estabelecer relação entre os recursos naturais referentes à água, ao solo e ao ar;
Reconhecer a importância da água e seus estados físicos.

CONTEÚDO
Seres Vivos
Recursos Naturais

METODOLOGIA
Confecção de álbuns dos seres vivos, suas características e necessidades
Visitação e construção de um minhocario
Pesquisa em jornal, revista, televisão sobre fenômenos da natureza
Utilizar materiais que produzam sons para comparar com os fenômenos da
natureza
Confecção de máscaras, livros, murais, cartazes, panfletos informativos sobre
a importância da água
DVD (filme procurando Nemo) falando da poluição da água
Experiência sobre os estados físicos da água
Visita a estação de tratamento da água (semais)
Historia infantil (a gotinha pim-plim)
Identificar um talão de água e o consumo

AVALIAÇÃO
Através da pauta de avaliação, utilizando as competências e habilidades.

TEMAS TRANSVERSAIS
Referente ao PPP da escola.

RECURSOS
Livros infantis, DVD, jornal, revista, cartolina, papel sulfite,cola, tesoura,
canetinha, lápis de cor,e.v.a, televisão, entre outros.


4° BIMESTRE

OBJETIVO GERAL
Comunicar de modo oral, escrito e por meio de desenhos, perguntas, suposições,
dados e conclusões, respeitando as diferentes opiniões e utilizando as informações
obtidas para justificar suas idéias;
Organizar e registrar informações por meio de desenhos, quadros, esquemas, listas e
pequenos textos, sob orientação do professor;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Ensinar a diferenciar e exemplificar animais silvestres, domésticos, de criação e de
estimação;
Levar o aluno a perceber os cuidados necessários à preservação da vida dos animais;
Possibilitar o aluno a relatar fatos e vivências com animais de estimação.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Diferenciar e exemplificar animais silvestres, domésticos, de criação e de estimação;
Perceber os cuidados necessários à preservação da vida dos animais;
Relatar fatos e vivências com animais de estimação.

CONTEÚDO
Animais

METODOLOGIA
Jogo da memória
Álbum de animais
Pesquisa, recorte, colagem de figuras de animais para elaboração de mural
Imitação (mímica) de animais para que o grupo identifique
Explorar animal de estimação (do aluno ou professor)
Musicas dos animais
Maquete de uma fazenda com animais (brinquedos)
Historias infantis
Aula passeio no sitio (casa da Marta)
Teatro de fantoches
Confecção de mascaras
Quebra-cabeça
Dominó

AVALIAÇÃO
Através da pauta de avaliação, utilizando as competências e habilidades

TEMAS TRANSVERSAIS
Referente ao PPP da escola

RECURSOS
Papel sulfite, cartolina, isopor, lápis de cor, canetinha, cola, tesoura,
guache, animais de brinquedo, livros infantis,revistas, jornais,e.v.a, etc.



GEOGRAFIA – 1° ANO

1° BIMESTRE
OBJETIVO GERAL
Conhecer a organização do espaço geográfico e o funcionamento da natureza em
suas múltiplas relações, de modo a compreender o papel das sociedades em sua
construção e na produção do território, da paisagem e do lugar;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Levar o aluno a identificar e nomear as dependências de sua residência;
Possibilitar o aluno a reconhecer e distinguir pontos de referência para a localização
de sua residência;
Conduzir o aluno a ampliar os conceitos que já traz pela vivência social anterior a
escola, como: observação, descrição, comparação e análise, percepção do “eu”
(espacialidade corporal);
Levar o aluno a reconhecer seu espaço dentro da sala de aula;
Possibilitar o aluno a localizar-se nos ambientes escolares (parque, cozinha,
banheiro, refeitório);
Conduzir o aluno a demonstrar atitudes positivas nas relações sociais;
Levar o aluno a relatar a história de seu nome e sobrenome.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
* Identificar e nomear as dependências de sua residência;
* Reconhecer e distinguir pontos de referência para a localização de sua
residência;
* Ampliar os conceitos que já traz pela vivência social anterior a escola, como:
observação, descrição, comparação e análise, percepção do “eu” (espacialidade
corporal);
* Reconhecer seu espaço dentro da sala de aula;
* Localizar-se nos ambientes escolares (parque, cozinha, banheiro, refeitório);
* Demonstrar atitudes positivas nas relações sociais;
* Relatar a história de seu nome e sobrenome.


CONTEÚDO
* Casa;
* “Eu Corporal”;
* Identidade
* Escola.


METODOLOGIA
Dobradura
Música
Painel
Pesquisa
Caça-palavras
Quebra cabeça

AVALIAÇÃO
Através da pauta de avaliação, utilizando as competências e habilidades

TEMAS TRANSVERSAIS
Referente ao PPP da escola

RECURSOS
Papel sulfite, cartolina, isopor, lápis de cor, canetinha, cola, tesoura, guache,
livros infantis,revistas, jornais,e.v.a, etc.


2° BIMESTRE

OBJETIVO GERAL
Identificar e avaliar as ações dos homens em sociedade e suas conseqüências em
diferentes espaços e tempos, de modo a construir referências que possibilitem uma
participação propositiva e reativa nas questões socioambientais locais;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Levar o aluno a desenvolver a sua história de vida (origens e imigração);
Conduzir o aluno a identificar a sucessão dos dias da semana (calendário);
Levar o aluno a observar aspectos meteorológicos: chuva e sol, destacando o que foi
observando no calendário;
Conduzir o aluno a identificar e caracterizar diferentes tipos de moradia;
Possibilitar o aluno a compreender semelhanças e diferenças entre moradias;
Levar o aluno a estabelecer relações de vizinhança: perto e longe;
Instigar o aluno a valorizar regras de boa convivência (respeito, amizade e
solidariedade);
Possibilitar o aluno a desenhar e descrever trajetos e percursos conhecidos;

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
* Desenvolver a sua história de vida (origens e imigração);
* Identificar a sucessão dos dias da semana (calendário);
* Observar aspectos meteorológicos: chuva e sol, destacando o que foi
observando no calendário;
* Identificar e caracterizar diferentes tipos de moradia;
* Compreender semelhanças e diferenças entre moradias;
* Estabelecer relações de vizinhança: perto e longe;
* Valorizar regras de boa convivência (respeito, amizade e solidariedade);
Desenhar e descrever trajetos e percursos conhecidos;


CONTEÚDO
* Tempo;
* Tipos de Moradia;
* Lugar;
* Valores.


METODOLOGIA
Pesquisa
Entrevista
Linha do tempo
Passeio
Painel
Quebra-cabeça


AVALIAÇÃO
Através da pauta de avaliação, utilizando as competências e habilidades


TEMAS TRANSVERSAIS
Referente ao PPP da escola

RECURSOS
Papel sulfite, cartolina, isopor, lápis de cor, canetinha, cola, tesoura, guache,
livros infantis,revistas, jornais,e.v.a, etc.



3° BIMESTRE

OBJETIVO GERAL
Conhecer e saber utilizar procedimentos de pesquisa da Geografia para compreender
o espaço, a paisagem, o território e o lugar, seus processos de construção,
identificando suas relações, problemas e contradições;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Conduzir o aluno a reconhecer as referências espaciais de localização (mapas);
Possibilitar o aluno a utilizar desenhos para organizar e classificar de elementos
componentes do lugar e da paisagem conhecidos.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Reconhecer as referências espaciais de localização (mapas);
Utilizar desenhos para organizar e classificar de elementos componentes do lugar e
da paisagem conhecidos.

CONTEÚDO
Paisagem;
Localização.

METODOLOGIA
Desenho
Painel
Mapa
Quebra cabeça
Caça palavras
Cruzadinha
Aula passeio
Pesquisa

AVALIAÇÃO
Através da pauta de avaliação, utilizando as competências e habilidades

TEMAS TRANSVERSAIS


RECURSOS
Papel sulfite, cartolina, isopor, lápis de cor, canetinha, cola, tesoura, guache, livros infantis,revistas, jornais,e.v.a, etc.


4° BIMESTRE

OBJETIVO GERAL
Fazer leituras de imagens de dados e de documentos de diferentes fontes de
informação, de modo a interpretar, analisar e relacionar informações sobre o espaço
geográfico e as diferentes paisagens;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Conduzir o aluno a identificar os meios de comunicação e suas características de uso.
Possobilitar o aluno a utilizar símbolos para representar/caracterizar desenhos de
mapas (legendas);
Levar o aluno a representar a distância e escala não precisa (referenciais do corpo:
palmos, passos).

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Identificar os meios de comunicação e suas características de uso.
Utilizar símbolos para representar/caracterizar desenhos de mapas (legendas);
Representar a distância e escala não precisa (referenciais do corpo: palmos, passos).

CONTEÚDO
* Mapas;
* Meio de Transporte;
* Meios de comunicação.

METODOLOGIA
Quebra cabeça
Cruzadinha
Caça palavras
Recorte e colagem
Dobradura

AVALIAÇÃO
Através da pauta de avaliação, utilizando as competências e habilidades

TEMAS TRANSVERSAIS
Referente ao PPP da escola

RECURSOS
Papel sulfite, cartolina, isopor, lápis de cor, canetinha, cola, tesoura, guache,
livros infantis,revistas, jornais,e.v.a, etc





HISTÓRIA – 1° ANO

1° BIMESTRE
OBJETIVO GERAL
Compreender que as histórias individuais são partes integrantes de histórias
coletivas;
Identificar relações sociais no seu próprio grupo de convívio, na localidade, na região
e no país, e outras manifestações estabelecidas em outros tempos e espaços;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Levar o aluno a relatar a história do seu nome;
Conduzir o aluno a coletar e apresentar documentos que fazem parte da sua história
(certidão de nascimento, carteira de identidade);
Possibilitar o aluno a descrever, após entrevista com os pais, o dia do seu
nascimento;
Levar o aluno a identificar componentes pertencentes a sua família, modo de ser,
viver e trabalhar (usos, costumes, alimentação);
Proporcionar o aluno a reconhecer os diferentes tipos de composição familiar.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
* Relatar a história do seu nome;
* Coletar e apresentar documentos que fazem parte da sua história (certidão de
nascimento, carteira de identidade);
* Descrever, após entrevista com os pais, o dia do seu nascimento;
* Identificar componentes pertencentes a sua família, modo de ser, viver e
trabalhar (usos, costumes, alimentação);
* Reconhecer os diferentes tipos de composição familiar.



CONTEÚDO
* História do nome/sobrenome/ nascimento;
* Família;
* Escola.


METODOLOGIA
Bingo do nome
Pesquisa do nome
Quebra cabeça
Música
Entrevista
Acróstico
Painel (minha família)
Dobradura



AVALIAÇÃO
Através da pauta de avaliação, utilizando as competências e habilidades

TEMAS TRANSVERSAIS
Referente ao PPP da escola

RECURSOS
Papel sulfite, cartolina, isopor, lápis de cor, canetinha, cola, tesoura, guache,
livros infantis,revistas, jornais,e.v.a, etc


2° BIMESTRE

OBJETIVO GERAL
Situar acontecimentos históricos e localizá-los em uma multiplicidade de tempos;
Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos, em diversos tempos e
espaços em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais,
reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles, continuidades e
descontinuidades, conflitos e contradições sociais;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Possibilitar o aluno a descrever a história de sua casa;
Levar o aluno a identificar diferentes tipos de moradias;
Conduzir o aluno a compreender a história e a evolução das moradias (pré-história,
índios...);
Possibilitar o aluno explorar as dependências da escola;
Conduzir o aluno a identificar os funcionários e suas funções;
Levar o aluno a descrever a história de sua escola;
Possibilitar o aluno a reconhecer e respeitar seus direitos e deveres na sala de aula e
na escola.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
* Descrever a história de sua casa;
* Identificar diferentes tipos de moradias;
* Compreender a história e a evolução das moradias (pré-história, índios...);
* Explorar as dependências da escola;
* Identificar os funcionários e suas funções;
* Descrever a história de sua escola;
* Reconhecer e respeitar seus direitos e deveres na sala de aula e na escola.


CONTEÚDO
* Moradia;
* Datas Comemorativas.


METODOLOGIA
Música
Dobradura
Confecção de livros de histórias
Caça palavras
Cruzadinha
Textos informativos
Produção de texto coletivo


AVALIAÇÃO
Através da pauta de avaliação, utilizando as competências e habilidades


TEMAS TRANSVERSAIS
Referente ao PPP da escola

RECURSOS
Papel sulfite, cartolina, isopor, lápis de cor, canetinha, cola, tesoura, guache,
livros infantis,revistas, jornais,e.v.a, etc



3° BIMESTRE

OBJETIVO GERAL
Questionar sua realidade, identificando problemas e possíveis soluções, conhecendo
formas político-institucionais e organizações da sociedade civil que possibilitem
modos de atuação;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Levar o aluno a localizar seu próprio endereço/rua/bairro;
Conduzir o aluno a compreender o modo de ser, viver, trabalhar e as tradições
culturais da comunidade, estabelecendo diferenças e semelhanças entre o passado e
o presente.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
* Localizar seu próprio endereço/rua/bairro;
* Compreender o modo de ser, viver, trabalhar e as tradições culturais da
comunidade, estabelecendo diferenças e semelhanças entre o passado e o presente.


CONTEÚDO
* Comunidade;
* Datas Comemorativas.



METODOLOGIA
Maquete
Pesquisa
Entrevista
Passeio
Desenho
Confecção de livrinhos

AVALIAÇÃO
Através da pauta de avaliação, utilizando as competências e habilidades

TEMAS TRANSVERSAIS
Referente ao PPP da escola

RECURSOS
Papel sulfite, cartolina, isopor, lápis de cor, canetinha, cola, tesoura, guache,
livros infantis,revistas, jornais,e.v.a, etc



4° BIMESTRE

OBJETIVO GERAL
Valorizar o direito de cidadania dos indivíduos, dos grupos e dos povos como
condição de efetivo fortalecimento da democracia, mantendo-se o respeito às
diferenças e a luta contra as desigualdades.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Possibilitar o aluno a relatar e exemplificar os diferentes tipos de meios de transporte
e de comunicação;
Levar o aluno a reconhecer a evolução dos meios de transporte e dos meios de
comunicação;
Conduzir o aluno a identificar elementos de sinalização e atitudes adequadas no
trânsito;
Proporcionar o aluno a valorizar as datas comemorativas e cívicas importantes.


COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
* Relatar e exemplificar os diferentes tipos de meios de transporte e de
comunicação;
* Reconhecer a evolução dos meios de transporte e dos meios de comunicação;
* Identificar elementos de sinalização e atitudes adequadas no trânsito;
* Valorizar as datas comemorativas e cívicas importantes.


CONTEÚDO
* Meios de transporte e meios de comunicação;
* Datas comemorativas.



METODOLOGIA
Painel
Pesquisa
Quebra cabeça
Caça palavras
Cruzadinha
Produção de texto coletivo
Elaboração de frases
Dobraduras
Musica
Poesia


AVALIAÇÃO
Através da pauta de avaliação, utilizando as competências e habilidades


TEMAS TRANSVERSAIS
Referente ao PPP da escolcolaRECURSOS
Papel sulfite, cartolina, isopor, lápis de cor, canetinha, cola, tesoura, guache,livros infantis,revistas, jornais,e.v.a, etcRECURSOS
Papel sulfite, cartolina, isopor, lápis de cor, canetinha, cola, tesoura, guache,livros infantis,revistas, jornais,e.v.a, etc

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