"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Conheça os Mitos e Verdades sobre o açúcar

Foto: Corbis Images
Existem muitos mitos e verdades sobre o consumo do açúcar – um carboidrato encontrado naturalmente em todas as frutas ou vegetais, com sabor adocicado. O consumo balanceado do açúcar, combinado com a prática de atividades físicas, é fundamental para manter uma vida saudável e prevenir doenças.
Confira os mitos e verdades apontados pela nutricionista do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Lorena Melo.
O alto consumo de açúcar resulta em consequências na saúde.
Verdade. Uma alimentação com alto consumo de açúcar simples (sacarose) está associada ao excesso de peso e obesidade. Também há relação com o aparecimento das cáries dentárias entre crianças, especialmente quando bebidas doces e guloseimas de consistência pastosa são consumidas.
O açúcar simples (industrializado) apresenta um risco maior.
Verdade. O açúcar é dividido em dois tipos: o livre e o simples. As frutas e alguns vegetais contém açúcar livre, do tipo frutose, que se apresenta como parte dos alimentos. Essa forma natural não deve ter consumo reduzido.
Já o açúcar simples é usado principalmente em produtos industrializados e deve ter o seu consumo limitado a uma porção por dia, que equivale a uma colher de sopa, segundo recomendação do Ministério da Saúde.
Há um limite recomendado de consumo diário de açúcar.
Verdade. O Guia Alimentar para População Brasileira recomenda o consumo máximo de uma porção de alimentos do grupo dos açúcares e doces ao dia, correspondendo a uma colher de sopa, que equivale a 110 Kcal. O consumo de açúcares simples não deve ultrapassar 10% da energia total diária.
Existe um horário mais adequado para o consumo do açúcar.
Mito. Não há recomendação, segundo Ministério da Saúde, de um melhor horário para o consumo de doces.
É verdade que os doces ingeridos pela manhã contribuem para o emagrecimento.
Mito. Não há comprovações científicas de que doce pela manhã ajuda no emagrecimento.
A ingestão excessiva pode causar o diabetes.Mito. Embora a alimentação com alto teor de açúcar simples / sacarose aumente a quantidade de glicose sanguinea, ela não é causa direta do diabetes.
O consumo do açúcar por meio dos doces realmente é capaz de levantar o astral.Verdade. Há comprovações científicas que o consumo do açúcar, e também de outros alimentos, influenciam o humor do indivíduo. Porém, o consumo desses alimentos não deve ultrapassar o limite diário de uma porção por dia, que é o recomendado pelo Ministério da Saúde.
O açúcar tem a fama de vilão.
Verdade. O aumento da disponibilidade e do consumo de açúcar, diretamente ou incorporado aos alimentos industrializados, tem efeitos prejudiciais à saúde, estando relacionado ao aumento na incidência do excesso de peso e da obesidade e das doenças crônicas não transmissíveis.
É indicado substituir o açúcar pelo adoçante.
Verdade. Em caso de diabetes ou de excesso de peso / obesidade é indicado a substituição do açúcar simples pelo adoçante natural.
Existem outros alimentos que podem ser trocados para reduzir o consumo.
Verdade. Os açúcares são fontes de energia e podem ser encontrados naturalmente nos alimentos, como frutas e mel, podendo esses substituir o açúcar livre.
Portanto, recomenda-se fazer a substituição de alimentos industrializados ou preparações adicionadas de açúcar por alimentos naturais.
Diabetes - O diabetes não é causado pela ingestão de açúcar. Ele tem relação com o excesso de peso, que em parte está relacionado ao consumo de alimentos não saudáveis, especialmente aqueles ricos em açúcares.
A coordenadora- geral das Áreas Técnicas do Departamento de Atenção Básica, Patricia Sampaio Chueiri, explica que o Ministério da Saúde promove ações de prevenção e incentiva dois pontos importantes: a alimentação saudável e a prática de atividades físicas. “Em relação às praticas de exercícios físicos, o Ministério da Saúde conta com os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) que compõem em sua equipe profissionais que trabalha com a questão dos exercícios, como educadores físicos e fisioterapeutas. A Academia da Saúde também é um programa que incentiva a criação de espaços adequados para a prática de atividade física e aumenta o acesso da população”, afirma Patrícia.
Outra ação importante do Ministério da Saúde é o Programa Saúde na Escola, que orienta as crianças da rede pública de ensino a se prevenir do diabetes por meio da prática de uma alimentação saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário