"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

8 DE MARÇO: DIA INTERNACIONAL DA MULHER Dia Internacional da Mulher _ Mini-projeto: Profissão das mulheres


8 DE MARÇO: DIA INTERNACIONAL DA MULHER
ED .INFANTIL


Dia Internacional da Mulher _ Mini-projeto: Profissão das mulheres
• Preparar o Cantinho do Jogo simbólico com vários materiais utilizados pela mamãe: roupas femininas, sapatos e bolsas, maquiagem; vassoura, panelas e fogão de brinquedo; computador de brinquedo, papéis e revistas, livros etc.
• Em roda de conversa o professor motivará aos alunos dizendo que para comemorar o Dia da Mulher, irão pensar nas diferentes atividades que as mulheres fazem.
• Deixar que os alunos se expressem livremente, contando aos demais sobre a profissão de suas mães e de outras mulheres que vivem com eles. Ampliar a conversa chamando a atenção para as diversas profissões em que as mulheres atuam: médicas, professoras, motoristas, secretárias, desenhistas, domésticas, cozinheiras, cabeleireiras, dentistas etc. Salientar que todas as profissões são importantes e fazem diferença na sociedade, além de estarem relacionadas entre si.
• Em seguida, propor que brinquem livremente no Cantinho.
• Propor um jogo de mímica, em que um aluno imita a mamãe para que os demais adivinhem o que ela está realizando. Garantir a participação de todos.

Mural
Finalizar a atividade propondo um Mural com o registro coletivo das muitas profissões femininas por meio de desenhos, colagens ou escrita espontânea dos alunos. O professor também poderá ser o escriba.

: TEXTO INFORMATIVO

Durante o Congresso Internacional de Mulheres, realizado em 1919, na cidade de Copenhague, Dinamarca, essa data foi escolhida e oficializada como o dia ideal para o Dia Internacional da Mulher em homenagem ao assassínio de 129 mulheres, que foram queimadas em resposta a uma greve realizada na fábrica têxtil Cotton, em Nova York, em 8 de março de 1857. O motivo da greve era um protesto contra uma jornada diária de 16 horas de trabalho, aliada a baixos salários. Como resposta à manifestação, os patrões ordenaram que fosse ateado fogo no prédio onde essas mulheres se encontravam

Trabalho Interdisciplinar: Ciências e Artes Tema: Meio Ambiente.


Clientela: Alunos do Jardim III
Trabalho Interdisciplinar: Ciências e Artes


Tema: Meio Ambiente.

Objetivo(s):
* Ao classificar as plantas, distinguir as suas variedades cultivadas em jardins, hortas e pomares;
* Identificar e agrupar os alimentos que se originam de hortas e/ou pomares;
* Reconhecer os cuidados que devemos ter com a natureza.

Conteúdo(s):
* Variedades de plantas cultivadas em: pomar, horta e jardim.

Justificativa
Os alunos do Jardim III, irão estudar no próximo bimestre, o conteúdo que está relacionado com o objetivo acima. Conteúdo este, que requer uma maior aproximação da realidade, ou seja, umcontato mais próximo com a natureza.
Levar as crianças até esse local, fará com que elas tenham a oportunidade de conhecerem, sentirem e obterem informações que serão necessárias para a fixação do conteúdo.
Nessa fase, a criança gosta de saber algo sobre o “desconhecido”. Por isso, a Professora deverá orientá-los e motivá-los nas situações concretas, para que haja interesse e curiosidade, atitudes que irão dar origem a criatividade e assim encontrar respostas para as suas indagações.

Operacionalidade

A Professora irá observar com a turma, as diversas variedades cultivadas como: pomar, horta e jardim. Irá visitar cada pomar, jardim e horta.
Irá perguntar a eles:
a) No jardim, o que se planta?
b) Na horta, o que se planta?
c) No pomar, o que se planta?

Aplicabilidade
Irão construir em sala de aula, uma maquete, onde estarão divididos em : jardim, pomar e horta.
A Professora irá orientá-los quanto a construção. Após terminar a construção da maquete, a Professora irá festejar com uma gostosa salada de frutas, que irá ser feita na sala de aula.
Observação: A Professora pedirá a cada aluno, que traga 01 fruta, depois irá recolher (isso será um dia antes, da construção da maquete).

Recursos Humanos

* Alunos e Professores envolvidos;
* Instrutores do passeio;
* Direção e/ou Coordenação Pedagógica.

Recursos Materiais

* Materiais necessários para a construção de 01 maquete.

Cronograma
* 01 h/aulas (+ ou -).

Ciências e ArteTema: Meio Ambiente.



Clientela: Alunos do Jardim II
Trabalho Interdisciplinar: Ciências e Artes



Tema: Meio Ambiente.

Objetivo(s):
* Observar os animais e reconhecer a sua utilidade no seu dia-a-dia;
* Reconhecer os cuidados que devemos ter com a natureza;
* Identificar os animais úteis ao homem;
* Relacionar cada animal aos alimentos que fornece;
* Identificar os animais nocivos ao homem.

Conteúdo(s):
* Os animais domésticos e selvagens ( sua utilidade);
* Animais úteis ao homem;
* Animais nocivos ao homem

Justificativa
Os alunos do Jardim II, estarão estudando no 3º bimestre, um conteúdo próximo a realidade do passeio. Conhecer, estudar o conteúdo presente, fica muito superficial, se o aluno não tiver a oportunidade de vivenciar, ver de perto e até sentir. Com isso a Professora irá transmitir esse conteúdo de uma maneira clara, simples, objetiva e bastante real.
A Professora com os seus alunos irá ter um contato mais próximo com o conteúdo e o objetivo de estudo; que são os animais.

Operacionalidade

A Professora irá dividir o Tema em 2 momentos:
No 1º momento, pedirá aos seus alunos, que observem no local, os animais que são úteis ao homem; explicando assim, o seu conceito. Ao passear, apontar e mostrar os animais questionando o que eles oferecem para o homem.
Exemplo:
Como a vaca.
Ela nos fornece o quê?
* Leite, carne, couro.
No 2º momento, a Professora irá fazer o mesmo questionamento, só que relacionando aos animais nocivos.
Exemplo:
Como a formiga.
* Ela destrói plantações e etc.

Aplicabilidade

A Professora dividirá a turma em vários grupinhos. Eles irão confeccionar um cartaz com os animais nocivos e ourtro com os animais úteis ao homem. Recortando de revistas e colando na cartolina. Ao terminar, os alunos levarão para casa uma máscara de animais, onde poderão em aulas posteriores, encenar estorinhas.

Recursos Humanos
* Alunos e Professores envolvidos;
* Instrutores do passeio;
* Direção e/ou Coordenação Pedagógica.

Recursos Materiais
* Cartolina;
* Revistas;
* Tesoura;
* Cola.
Cronograma
* 01 h/aulas (+ ou -).


Objetivo(s):
* Observar os animais e reconhecer a sua utilidade no seu dia-a-dia;
* Reconhecer os cuidados que devemos ter com a natureza;
* Identificar os animais úteis ao homem;
* Relacionar cada animal aos alimentos que fornece;
* Identificar os animais nocivos ao homem.

Conteúdo(s):
* Os animais domésticos e selvagens ( sua utilidade);
* Animais úteis ao homem;
* Animais nocivos ao homem

Justificativa
Os alunos do Jardim II, estarão estudando no 3º bimestre, um conteúdo próximo a realidade do passeio. Conhecer, estudar o conteúdo presente, fica muito superficial, se o aluno não tiver a oportunidade de vivenciar, ver de perto e até sentir. Com isso a Professora irá transmitir esse conteúdo de uma maneira clara, simples, objetiva e bastante real.
A Professora com os seus alunos irá ter um contato mais próximo com o conteúdo e o objetivo de estudo; que são os animais.

Operacionalidade

A Professora irá dividir o Tema em 2 momentos:
No 1º momento, pedirá aos seus alunos, que observem no local, os animais que são úteis ao homem; explicando assim, o seu conceito. Ao passear, apontar e mostrar os animais questionando o que eles oferecem para o homem.
Exemplo:
Como a vaca.
Ela nos fornece o quê?
* Leite, carne, couro.
No 2º momento, a Professora irá fazer o mesmo questionamento, só que relacionando aos animais nocivos.
Exemplo:
Como a formiga.
* Ela destrói plantações e etc.

Aplicabilidade

A Professora dividirá a turma em vários grupinhos. Eles irão confeccionar um cartaz com os animais nocivos e ourtro com os animais úteis ao homem. Recortando de revistas e colando na cartolina. Ao terminar, os alunos levarão para casa uma máscara de animais, onde poderão em aulas posteriores, encenar estorinhas.

Recursos Humanos
* Alunos e Professores envolvidos;
* Instrutores do passeio;
* Direção e/ou Coordenação Pedagógica.

Recursos Materiais
* Cartolina;
* Revistas;
* Tesoura;
* Cola.
Cronograma
* 01 h/aulas (+ ou -).

Projeto Interdisciplinar: Ciências e Artes. Tema: Meio Ambiente.


Clientela: Alunos do Jardim I.
Projeto Interdisciplinar: Ciências e Artes.


Tema: Meio Ambiente.

Objetivo(s):
* Observar e reconhecer as utilidades das plantas;
* Reconhecer os cuidados que devemos Ter com a natureza.

Conteúdo(s):
* A Natureza (as plantas – a árvore)

Justificativa:
As crianças do Jardim I, irão estudar as utilidades das plantas que estão ao seu redor. Aproveitando o passeio ecológico estarão diante de uma experiência que jamais esquecerão. Terão contato de perto com a natureza que os cercam, irão observar, sentir, pegar alguns tipos de plantas.
A Professora irá conscientizar as crianças, sobre os cuidados que devemos ter com a natureza, ilustrando e contando uma estória.

Operacionalidade:
A Professora deverá conduzir os seus alunos a um mini-passeio (+ou- 10 minutos). Com isso, a Professora dirá a eles, que ao passear pelas redondezas da fazenda, que observem, toquem e sintam:
a) se existem árvores grandes e pequenas;
b) se o caule é liso ou áspero, (deverão tocar para sentir); o que as plantas oferecem para nós (sombra; purifica o ar);
c) se dão flores e/ou frutos;
d) se enfeitam ou não as nossas casas;
e) fornece a madeira para a fabricação de móveis;
f) E no final das observações, irão colher folhas, flores, frutos, sementes e caules, de diferentes tamanhos e formas para levar para Escola;

Ao terminar, a Professora dará uma sugestão, como:
- Vamos procurar uma árvore, que nos forneça uma grande sombra, para contarmos uma estória? E depois cantar uma música.
Ao definir o local, pedirá aos alunos que sentem embaixo da árvore. Ao sentarem, a Professora começará a contar uma estória e ao mesmo tempo sentirão a sombra.
A estória e a música serão sobre a natureza, a sua utilidade, o que nos oferece e etc.

Aplicabilidade:
Ao retornarem do passeio, a Professora construirá com a turma uma árvore bem grande, onde os alunos farão colagem com as folhas, flores, frutos e o caule que irão trazer do passeio. Esse trabalhinho deverá ficar exposto na própria sala de aula.

Recursos Humanos:
* Alunos e Professores envolvidos;
* Instrutores do passeio;
* Direção e/ou Coordenação Pedagógica.

Recursos Materiais:
* Um livro de estorinhas sobre a natureza.

Cronograma:
* 01 h/aula.(+ ou -)

Trabalho Interdisciplinar: Ciências e Português Tema: Meio Ambiente


Clientela: Alunos da 4ª série.
Trabalho Interdisciplinar: Ciências e Português
Tema: Meio Ambiente



Objetivo(s):
* Identificar e classificar exemplificando os seres vivos;
* Observar ocorrência de transformação no meio ambiente, relação de dependência e adaptação;
* Reconhecer os cuidados que devemos ter com a natureza;
* Conceituar e exemplificar cada classe dos invertebrados.

Conteúdo(s):
* Animais(ciclo vital, classificação);
* Invertebrados: ( insetos, moluscos, anelídeos, aracnídeos, crustáceos e nocivos)

Justificativa:
Os alunos da referida série irão estudar nesse bimestre sobre os Animais, no que se refere ao seu ciclo vital/classificação, sendo estes, pertencentes a classe dos Invertebrados. Por este motivo, o passeio ecológico dará uma enfâse maior ao conhecimento e a pesquisa. Vivenciando de perto os animais, observando, investigando e constatando a veracidade das observações. Ao terminar as observações, o fichário que será construído por eles, irá desenvolver o senso crítico e participativo, que vai possibilitar análises e diagnósticos de resultados e ações. Servirá, também, para conduzí-los a pesquisar o mundo que o cerca, seja na escola, na rua, no bairro, assistindo televisão, lendo (jornais, revistas, enciclopédias, livros, ou até gibi); criando assim o hábito e o prazer de pesquisar e ler como descoberta do mundo.
É muito importante que nossos alunos, reconheçam os cuidados que devemos ter com a natureza; não só com a flora, mas também a fauna; as duas estão interligadas. É preciso que o “homem” se conscientize das terríveis transformações que está fazendo, está agredindo um ambiente que além de pertencerem a um grupo de animais e plantas; pertence a humanidade também.
Com isso, os nosso alunos terão não só a oportunidade de observarem, criarem e vivenciarem, usando sua imaginação para desenvolverem a sua capacidade criadora, levantar hipóteses acerca do conhecimento e testá-las.

Operacionalidade:
A Professora irá pedir aos alunos, que levem uma lupa ao passeio, para facilitarem as suas observações.
Primeiramente com a turma, a Professora irá escolher alguns lugares que sejam de fácil acesso as investigações e observações.
Com isso, irão observar, levantar hipóteses, constatar e tirar fotos. Irão fazer as devidas anotações no que se refere a:
a) sua classificação quanto a:
* insetos;
* moluscos;
* anelídeos;
* aracnídeos;
* crustáceos.
b) o seu habitat;
c) como respiram;
d) se servem para a nossa alimentação;
e) se são ou não venenosos;
f) se possuem ou não (patas, antenas). Quanta(s);
g) se são animais aquáticos, terrestres ou aéreos;
h) qual a utilidade desse animal no meio ambiente.

Aplicabilidade:
Ao retornarem a sala de aula, a Professora irá dividir a turma em grupos. Cada aluno fará um fichário para o seu grupo correspondente, e depois irão fixar as fotos tiradas dos animais observados.
Esse fichário servirá como fonte de pesquisa para todos os alunos da Escola.





Recursos Humanos:
* Alunos e Professores envolvidos;
* Instrutores do passeio;
* Direção e/ou Coordenação Pedagógica.

Recursos Materiais:
* Uma folha para anotações;
* Uma lupa;
* Uma máquina fotográfica.

Cronograma:
* 01 h/aulas (+ ou -).

Clientela: Alunos da 1ª série
Trabalho Interdisciplinar: Ciências


Tema: Meio Ambiente.

Objetivo(s):
* Reconhecer os cuidados que devemos ter com a natureza;
* Desenvolver a capacidade crítica do aluno, visando com isso, uma maior compreensão dos seres vivos e suas relações com o meio ambiente;
* Compreender a natureza como ser dinâmico, sendo o ser humano, parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive.

Conteúdo(s):
* Seres Vivos ( Características e diferenças),
* Importância do Meio Ambiente para os animais- (Solo/ Seres Vivos)

Justificativa:

Os alunos desta citada série, estarão estudando sobre o meio ambiente (solo, seres vivos). Aproveitando o ensino de Ciências Naturais no que se refere aos (PCN), como Tema Transversal (Meio Ambiente), a escola sentiu necessidade de conduzí-los a vivenciar a um passeio ecológico, o conteúdo a ser estudado .
Por este motivo, é preciso que nossos alunos reflitam sobre como devem ser as relações entre o homem e o meio ambiente, e compreendam com uma consciência crítica de cidadãos a importância da qualidade de vida e do equilíbrio ambiental.
E vivenciando esse momento, estarão mais próximos da realidade em questão.

Operacionalidade:

A Professora irá levar os alunos para observarem os tipos de solo e os animais que ali moram.
A Professora irá pedir que cada aluno peque um pouquinho de solo do local para a construção de uma maquete.

Aplicabilidade:

Irão construir uma maquete para mostrar a importância do solo e dos seres vivos.

Recursos Humanos
* Alunos e Professores envolvidos;
* Instrutores do passeio;
* Direção e/ou Coordenação Pedagógica.

Recursos Materiais
Materiais necessários para construir uma maquete :
* Isopor;
* Palitos de picolé;
* Gravuras sobre os seres vivos;
* Solo (será colhido no passeio).

Cronograma:
* 01 h/aulas (+ ou -).

Trabalho Interdisciplinar: Ciências e Português. Tema: Meio Ambiente.


Data: 1
Local:
Clientela: Alunos da 3ª série.
Trabalho Interdisciplinar: Ciências e Português.


Tema: Meio Ambiente.

Objetivo(s):
* Reconhecer que existe uma imensa diversidade de seres vivos na natureza;
* Identificar, classificar e estabelecer características dos seres vivos (animais e plantas);
* Desenvolver atitudes participativas em questões ecológicas;
* Compreender a relação e a importância da fauna/flora.

Conteúdo(s):
* Conservação (Fauna e Flora);
* Seres Vivos (Caracterização)

Justificativa:
Os alunos da referida série, estavam aprendendo sobre a imensa variedade de seres vivos, a classificação de cada um, mas faltou condições necessárias para que desenvolvessem um trabalho de campo. Com essa oportunidade, os alunos ficaram bastante interessados para fazerem a pesquisa; que será de grande enriquecimento para a vivência deles. Esse passeio ecológico, fará com que, além de vivenciarem essa experiência fascinante, irão exercer uma postura crítica e consciente de que cada ser vivo tem um endereço no Planeta Terra, um lugar onde podem ser facilmente encontrados.
Como Educadores que somos, sabemos que, mais do que nomear e classificar, o importante é aprender a ver, investigar e admirar o mundo vivo. Por este motivo, a Professora fará com que os alunos ampliem os seus horizontes de observação, irá simplesmente aproveitar a curiosidade natural dos alunos em relação aos seres vivos.

Operacionalidade:
Irão partir da investigação dos animais que estão ao seu redor, que fazem parte do seu dia-a-dia e de sua história pessoal.
A Professora irá dizer aos alunos que observem e percebam como são os seres vivos, onde vivem, do que se alimentam, as suas características físicas, como interagem uns com os outros, como se adaptam ao ambiente, se existem muitas espécies ou se estão em extinção, se dependem de algum tipo de vegetação, se o lugar onde vive o homem já conseguiu interferir no seu habitat. Após investigarem e observarem o ser vivo (animal), irão registrar os dados em uma folha a parte. Se quiserem poderão tirar fotografias.

Algumas recomendações:

* A Professora, juntamente com a turma deverá fazer a escolha do local para a observação;
* Ao chegarem no local, deverão prestar bastante atenção no lugar escolhido para a devida observação;
* Cada um dos alunos, deverá escolher um ser vivo para investigá-lo mais de perto;
* Deverá observá-lo de acordo com o que foi planejado.

Observação:
O aluno que tiver uma lupa poderá levar, pois será de grande ajuda na investigação.

Aplicabilidade:
Ao retornar a sala, a Professora organizará junto com a turma, um mural com as anotações e desenhos. Aproveitando o momento para trocar e registrar idéias.
Após o término do mural, é necessário que faça, as devidas conclusões no caderno:
a) Que local vocês investigaram?
b) Que dia e hora foram feitas as observações?
c) Que tipo de seres vivos descobriram por lá?
d) Que tipo de planta chamou mais atenção de vocês? Porquê?
e) Quais eram os animais mais comuns?






Recursos Humanos:
* Alunos e Professores envolvidos;
* Instrutores do passeio;
* Direção e/ou Coordenação Pedagógica.

Recursos Materiais:
* Uma folha para anotarem sobre a observação;
* Uma lupa;
* Uma máquina de fotografia.

Cronograma:
* 01 h/aulas (+ ou -).


A CASA QUE PEDRO FEZ



A CASA QUE PEDRO FEZ

ESTA É A CASA QUE PEDRO FEZ.                

ESTE É O TRIGO,
QUE ESTÁ NA CASA QUE PEDRO FEZ.
ESTE É O RATO,        
QUE COMEU O TRIGO
QUE ESTÁ NA CASA QUE PEDRO FEZ.
ESTE É O GATO,
QUE MATOU O RATO
QUE COMEU O TRIGO
QUE ESTÁ NA CASA QUE PEDRO FEZ.
ESTE É O CÃO,
QUE ESPANTOU O GATO,
QUE MATOU O RATO,
QUE COMEU O TRIGO
QUE ESTÁ NA CASA QUE PEDRO FEZ.
ESTA É A VACA DE CHIFRE TORTO,
QUE ATACOU O CÃO, QUE ESPANTOU O GATO,
QUE MATOU O RATO,          
QUE COMEU O TRIGO
QUE ESTÁ NA CASA QUE PEDRO FEZ.
ESTA É A MOÇA MAL VESTIDA,
QUE ORDENHOU A VACA DE CHIFRE TORTO,
QUE ATACOU O CÃO,
QUE ESPANTOU O GATO,
QUE MATOU O RATO,          
QUE COMEU O TRIGO
QUE ESTÁ NA CASA QUE PEDRO FEZ.
ESTE É O MOÇO TODO RASGADO,
NOIVO DA MOÇA MAL VESTIDA,
QUE ORDENHOU A VACA DE CHIFRE TORTO,
QUE ATACOU O CÃO,
QUE ESPANTOU O GATO,
QUE MATOU O RATO,          
QUE COMEU O TRIGO
QUE ESTÁ NA CASA QUE PEDRO FEZ.
ESTE É O PADRE DE BARBA FEITA,
QUE CASOU O MOÇO TODO RASGADO,
NOIVO DA MOÇA MAL VESTIDA,
QUE ORDENHOU A VACA DE CHIFRE TORTO,
QUE ATACOU O CÃO,
QUE ESPANTOU O GATO,
QUE MATOU O RATO,          
QUE COMEU O TRIGO
QUE ESTÁ NA CASA QUE PEDRO FEZ.
ESTE É O GALO QUE CANTOU DE MANHÃ,
QUE ACORDOU O PADRE DA BARBA FEITA,
QUE CASOU O MOÇO TODO RASGADO,
NOIVO DA MOÇA MAL VESTIDA,
QUE ORDENHOU A VACA DE CHIFRE TORTO,
QUE ATACOU O CÃO,
QUE ESPANTOU O GATO,
QUE MATOU O RATO,          
QUE COMEU O TRIGO
QUE ESTÁ NA CASA QUE PEDRO FEZ.
ESTE É O FAZENDEIRO QUE ESPALHOU O MILHO,
QUE TINHA O GALO QUE CANTOU DE MANHÃ,
QUE ACORDOU O PADRE DA BARBA FEITA,
QUE CASOU O MOÇO TODO RASGADO,
NOIVO DA MOÇA MAL VESTIDA,
QUE ORDENHOU A VACA DE CHIFRE TORTO,
QUE ATACOU O CÃO,
QUE ESPANTOU O GATO,
QUE MATOU O RATO,          
QUE COMEU O TRIGO
QUE ESTÁ NA CASA QUE PEDRO FEZ.
                                   Adapt. De M. L. Figueiredo

SUGESTÕES PARA APRESENTAR O TEXTO:
1-ENTREGAR FICHAS COM PARTES DO TEXTO PARA OS ALUNOS, CADA UM LERÁ SUA PARTE E DEPOIS IRÃO COLOCÁ-LA EM ORDEM.
2-COLAR A CASA NO QUADRO E O TRIGO. QUANDO COLOCAR O RATO, TIRAR O TRIGO E ASSIM, SUCESSIVAMENTE.
ENTREGAR FICHAS COM AS GRAVURAS DOS PERSONAGENS PARA QUE OS ALUNOS CONTEM A HISTÓRIA.
3-DADO COM OS PERSONAGENS:


PODE-SE JOGAR O DADO E CONFORME A GRAVURA QUE SAIU A PESSOA IRÁ LER O TEXTO A PARTIR DE ONDE ESTE PERSONAGEM APARECE.
4-CASA (CAIXA GRANDE) E OS PERSONGENS ESTARIAM DENTRO DA CASA. CONFORME O TEXTO VAI SENDO CONTADO OS PERSONAGENS VÃO SENDO TIRADOS DA CASA.
5-ENTREGAR UMA FOLHA COM OS PERSONAGENS E UM BARBANTE. ELES IRÃO RECORTAR AS GRAVURAS E COLÁ-LAS NO BARBANTE.
6-DOMINÓ DOS PERSONAGENS.
7-IR CONTANDO A HISTÓRIA E IR COLOCANDO AS GRAVURAS DOS PERSONAGENS ESPETADAS NO ISOPOR.
8-CAIXA COM OS NOMES DOS PERSONAGENS DENTRO:
ANTES DE SER LIDO O TEXTO, A PROFESSORA PASSA A CAIXA E CADA UM PEGA UM PAPEL. CADA UM DESENHA SEU PERSONAGEM. A PROFESSORA VAI CONTANDO A HISTÓRIA E CONFORME OS PERSONAGENS VÃO APARECENDO O ALUNO LEVANTA E COLA O SEU NO QUADRO OU FLANELÓGRAFO.
9- DEPOIS QUE O TEXTO ESTIVER PRONTO, OU SEJA, DEPOIS QUE OS PERSONAGENS ESTIVEREM TODOS COLADOS, OS ALUNOS PODERÃO LÊ-LO DE TRÁS PARA FRENTE, SEM USAR O TEXTO, SOMENTE AS GRAVURAS.
10-ENTREGAR REVISTAS E JORNAIS PARA QUE PROCUREM AS PERSONAGENS, COLEM NO CENÁRIO E CONTEM A HISTÓRIA. PODE-SE DIVIDIR A TURMA EM GRUPOS, DE ACORDO COM O NÚMERO DE ALUNOS.
11-PROCURAR OUTRAS GRAVURAS E PROPOR QUE CRIEM OUTRA HISTÓRIA, NO MESMO FORMATO.
12-TROCAR O GÊNERO DOS PERSONAGENS:
GATO – GATA                                    MOÇO – MOÇA
13-CADA UM LÊ UMA FRASE DO TEXTO:
EX: 1º LÊ = ESTA É A CASA QUE PEDRO FEZ.
2º LÊ = ESTE É O TRIGO
1º LÊ = QUE ESTÁ NA CASA QUE PEDRO FEZ.
14- TODOS LÊEM:
ESTA É A CASA QUE PEDRO FEZ.

PLANO DE AULA - ENSINO FUNDAMENTAL


EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

"Todos sabemos que a arte não é verdade. Ela representa a mentira que nos faz perceber a verdade; pelo menos a verdade que nos é dado entender." (Pablo Picasso)

OBJETIVOS GERAIS

* Através do ensino das Artes, desenvolver o potencial criador do educando e levá-lo a compreender as diversas modalidades envolvidas (Artes Plásticas (Artes Visuais), Artes Cênicas (Teatro, Mímica), Música (Dança – Expressão Corporal) e Desenho (Geométrico, Técnico e Livre));
* Concorrer para formação harmônica e integral do aluno, oportunizando situações de: percepção, conhecimento, criatividade e expressão, trabalhando o lúdico do universo infantil;
* Edificar uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e conhecimento estético, respeitando à própria produção artística pessoal e conhecimento estético, respeitando à própria produção e a das colegas, no percurso de criação que abriga uma multiplicidade de procedimentos e soluções;
* Compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas, conhecendo, respeitando e observando as produções presentes, identificando a existência de diferenças nos padrões artísticos e estéticos;
* Observaras relações entre o homem e a realidade, com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, indagando, argumentando e apreciando a arte de modo sensível;
* Compreender e saber identificar os aspectos da função e dos resultados do trabalho do artista, em sua própria experiência de aprendiz, aspectos do processo percorrido pelo artista;
* Através do ensino das Artes, desenvolver o potencial criador do educando e levá-lo a compreender as diversas modalidades envolvidas (Artes Plásticas (Artes Visuais), Artes Cênicas (Teatro), Música (Dança – Expressão Corporal) e Desenho (Geométrico, Técnico e Livre));
* Levar o indivíduo a compreender e apreciar a Arte como importante meio de expressão e comunicação;

* Desenvolver no educando a atenção, percepção, concentração, raciocínio, criatividade, imaginação, sensibilidade e emoções;
* Trabalhar individualmente e em grupo para desenvolver a socialização do indivíduo;
* Trabalhando com o ensino das Artes, levar o educando a desenvolver a coordenação motora, coordenação motora fina, lateralidade, noção espacial (localização – Espaço e tempo), acuidade visual;
* Reconhecer materiais diferenciados, interagindo com os mesmos (papeis, tintas, lápis de cor, giz, hidrocor, etc).


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

* Pintura – desenho dirigido, desenho livre, desenhos com as principais datas comemorativas, trabalhos com as principais datas comemorativas, técnicas de pintura, pintura a guache, xilogravura, baixo e alto relevo;
* Trabalhar as datas comemorativas de forma contextualizada;
* Releitura de obras de arte – pintores renomados;
* Teoria das cores – Primárias, Secundárias, Terciárias, Quentes, Frias, Neutras, Policromia Monocromia, matizes, etc.;
* Dobraduras – Origami e Kirigami;
* Recorte e Colagem diversos;
* Artes Cênicas – músicas educativas, enquête (pequenas dramatizações, mímicas).
* Introdução ao desenho geométrico - conhecendo formas geométricas simples, utilização de régua e compasso, de acordo com idade/série do educando;
* Simetria e Assimetria, perímetro, área, trabalhando figuras planas;
* Planificações, figuras tridimensionais e bidimensionais, arestas, vértices e faces;
* Frações com colagens;
* Espaço e forma (cubo, quadrado, triângulos, retângulos, pirâmides, paralelepípedos, esferas, círculos, cones, cilindros;
* Arte figurativa e abstrata;
* Linha e forma: retas, curvas sinuosas e mistas;
* Mosaico com revistas, recorte e colagem;
* Ampliação e redução;
* Valorização da reciclagem e o respeito do nosso meio ambiente;
* Folclore, Lendas e Mito;
* Texturas;
* Legendas com símbolos, formas, cores, números e letras;
* História em quadrinhos, teoria, construção, criação;
* Onomatopéia;


ESTRATÉGIA

* Atividades diversificadas, sendo todas trabalhadas em sala de aula;
* Trabalhar em grupo e individualmente, com o auxilio do professor de artes e respaldo do professor de sala.


PROJETOS

Título: Orquestra na Escola.
Público Alvo: 1ºs, 2ºs, 3ºs anos e 3ªs séries.

OBJETIVO GERAL
* Desenvolver o hábito e costumes, pela música clássica de forma sincronizada;
* Envolver o conhecimento da música entre os alunos, enfatizando os instrumentos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

* A criação do senso comum à música clássica e a interação dos instrumentos;
* Reconhecer os diversos tipos de instrumentos;
* Socialização entre as partes, alunos de ano/séries diferente.

ESTRATÉGIAS

* Pesquisa de campo com os alunos;
* Orientar as crianças em relação à música clássica e a sua importância;
* Procurar e pesquisar a diversidade musical;
* Demonstrar através de áudio visuais, CD´s, panfletos e filmes que componham uma orquestra e seus instrumentos.




AVALIAÇÃO

* Observação direta e indireta;
* Participação e avaliação contínua;
* Desempenhos desenvolvidos individualmente e coletivamente.


EXPOSIÇÕES:

* Exposição das atividades realizados pelos educando de todas as anos/séries da unidade escolar durante o ano letivo, releitura de obras com Romero Brito, Tarcila do Amaral, Trabalhos com Geometria e reciclagem
* Valorização das atividades do educando;
* 1ºs ano: Releitura de Obras de Arte – ROMERO BRITO;
* 2ºs ano/3ºs anos: Releitura de Obra de Arte – TARCILA DO AMARAL;
* 3ªs série: Xilogravura, alto e baixo relevo;
* 4ªs série: Retas de Fazem Curvas – TRABALHANDO GEOMETRIA e releitura de Obras de Arte Trabalhando Retas com Romero Brito.


AVALIAÇÃO

* Participação;
* Responsabilidade;
* Interesse;
* Capricho e limpeza;
* Auto-avaliação.

PS: Os conteúdos serão aplicados de acordo com o ano/série do educando, sendo eles flexíveis visando às necessidades existentes de nosso alunado.


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ADRIANA DIAS DE OLIVEIRA


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MARIA DAS GRAÇAS BERNARDO

PROPOSTAS DE ATIVIDADES Livro: O caso do bolinho

PROPOSTAS DE ATIVIDADES
Livro: O caso do bolinho


Antes da leitura:
1. A história que vão ler lembra alguns contos tradicionais,
especialmente O corvo e a raposa, de Esopo (sobretudo pelo final, em
que o corvo também é enganado por uma raposa aduladora), e Palha,
carvão e fava, registrada pelos irmãos Grimm (principalmente porque os
protagonistas desse conto também fogem da cozinha, saem pelo mundo e
se dão mal). Verifique com os alunos se conhecem um desses contos. Se
não, deixe para compará-los depois.

2. A esperteza da raposa é fato indiscutível no reino dos contos
tradicionais. Pergunte se algum aluno conhece uma história de raposa,
caso contrário, traga uma para lhes contar antes da leitura.


Durante a leitura:
1. Durante a narrativa, a canção cantada pelo bolinho vai se
alterando, conforme os fatos. Peça que observem o que muda na canção a
cada vez que é entoada.
2. Ao encontrar o bolinho, a lebre e o lobo dizem logo que querem
comê-lo, mas a raposa não. Nos dois primeiros encontros é o bolinho
que se propõe a cantar; mas com a raposa, é ela quem faz a proposta.
Para que percebam essas diferenças, peça que leiam prestando atenção
ao que acontece em cada encontro antes da canção.


Depois da leitura:
1. Certifique-se de que todos entenderam a história, pedindo aos
alunos que a recontem coletivamente.
2. Retome o que foi pedido durante a leitura, e solicite que expliquem
as diferenças de comportamento entre a lebre e o lobo e a esperta
raposa.
3. Peça que leiam, em voz alta, coletivamente, as três canções, uma
após a outra.
4. As crianças leram a canção, mas ninguém sabe como o bolinho a
cantou. Que tal criar uma melodia para ela?
5. Para os que têm mais dificuldade com a leitura, escreva as três
canções separadamente, embaralhe-as e peça que as ordenem segundo a
seqüência dos acontecimentos.
6. Proponha que imaginem que o bolinho não foi comido pela raposa, mas
continuou seu caminho, encontrando outro personagem. Peça que escrevam
a canção que o bolinho cantaria para ele.
7. O movimento do bolinho que, ágil, rola de um lado para o outro é
sinalizado graficamente por Avelino Guedes. Observando as ilustrações,
recupere o percurso feito pelo bolinho.
8. Se não o fez antes, conte ou leia para eles os dois contos
tradicionais que essa história faz lembrar. Comparem-nos, apontando
semelhanças e diferenças.
9. Promova um “chá com bolinhos” para a classe. Pode ser suco,
em vez de chá, e os bolinhos –– redondinhos, é claro –– podem ser
aqueles bolinhos de chuva, preparados por você ou pelas mães que
queiram colaborar.
10. Passe para eles a receita do bolinho de chuva e peça que tragam
outras receitas de bolinhos.
11. Se for possível, façam bolinhos na cozinha da escola. Nesse caso,
os bolinhos de chuva não são recomendados, pois fazer frituras é
perigoso. Mas deixar que cada criança faça um bolinho para assar pode
ser bem interessante. Deixe que cada um decida a forma do seu bolinho:
redondinho, compridinho, em forma de coração, etc.

ficha do livro:

Livro: O caso do bolinho
Autor: Tatiana BELINKY
Editora: Moderna
Faixa Etária:

Faixa etária: 06 anos em diante
Um conto tradicional reescrito com a experiência de quem entende de
criança. Baseando-se na repetição das ações, o enredo tem um humor
natural, perfeitamente adequado às crianças pequenas.

* fonte: http://literatura.moderna.com.br/catalogo/encartes/85-16-04132-8.pd

Oficina de leitura e escrita

Oficina de leitura e escrita

Gênero: Poema


Objetivos:
-        Vivenciar, refletir e apropriar-se da prática de alfabetização a partir do texto em qualquer gênero textual.
-        Reconhecer as principais características do processo de alfabetização: listas temáticas, consciência fonológica, análise e síntese de palavras.
-        Refletir sobre a importância da sistematização do trabalho realizado.

Texto escolhido: Eu vi a Vera

Leitura

Eu vi a Vera
                                             

Eu vi a Vera no portão,
tem cara de limão.

Eu vi a Vera na janela,
tem cara de panela.

Eu vi a Vera na porta,
tem cara de torta.

Eu vi a Vera na varanda,
tem cara de quitanda.

Eu vi a Vera no jardim,
tem cara de pudim.

Eu vi a Vera na horta,
tem cara de bolota.

Eu vi a Vera um tempão,
tou com cara de paixão



1º momento:
- Ativar os conhecimentos prévios dos participantes.
Eu vou ler para vocês um poema .

-        Quem conhece pessoas que gostam de ficar na janela?
-        Alguém conhece alguma pessoa que se chama Vera?

2º momento:
- Considerar o contexto de produção
Eu vou ler para vocês o poema Eu vi a Vera .

3º momento:
Pauta para a escuta.
Vocês deverão acompanhar a leitura que farei em voz alta.

4º momento:
Leitura em voz alta pelo professor – com antecipação a partir do gênero e título e a partir de trechos lidos.

O professor antes de iniciar a leitura perguntará: O que vocês acham que o autor do texto viu na Vera?

Continuar a leitura em voz alta parando para confirmar ou refutar as hipóteses levantadas.

5º momento:
Abrir espaço para a apreciação pelos ouvintes. Gostaram? Algo a comentar?

6º momento:
Levantamento de perguntas para ajudá-los na compreensão do texto:
O que ele quis dizer quando escreveu “Eu vi a Vera no portão, tem cara de limão... ”
E quando escreveu “Eu vi a Vera um tempão, tou com cara de paixão!....”

8º momento:
Salientar as características do poema:

8.A Estabelecimento de diálogo:
As linhas ocupam toda a extensão horizontal da página?
Que nome damos aos blocos de linhas em que o texto está divido?
Como é denominada cada linha do poema?

8. B. Proposição de atividades
Vamos nos organizar em grupos de 4 pessoas.

8. B. 1 – Texto fatiado
Distribuirei um envelope a cada grupo; dentro dele há fatias do texto para que vocês organizem o texto na ordem.
Ao final da atividade levantar com a turma sobre os objetivos da escrita por estrofes.
8. B. 2- Texto lacunado
Os participantes receberão o texto contendo lacunas a serem preenchidas com as palavras listadas.

9º momento:
Leitura do texto pelos alunos
Controlar a qualidade da voz, da respiração e o ritmo da leitura em voz alta simulando o jornalista do Programa Jornal Nacional.
Leitura silenciosa pelos alunos.
Organização dos alunos em duplas para a leitura em voz alta entre eles.
Leitura em voz alta como se fosse o jornalista.


Escrita

10º momento:
Sistematizar o trabalho pedagógico com a escrita de palavras retiradas do texto.
Intensificar a inserção do aluno no contexto da cultura escrita.

A Vera foi vista em vários lugares, não é mesmo?

      10. A-  Vamos organizar uma lista dos lugares que você gostaria de encontrar Vera?
O professor será o escriba da turma que levantará a lista de locais.
Cito abaixo um exemplo possível, mas, cada turma vai criar a sua lista.

10-B- Exemplo: Vamos listar as palavras que vocês conhecem que tem as mesmas letras iniciais de “emprego”. Exemplo:
emprego
empregar
empregado
empregador
empregável
empregatício
empregabilidade
empreendimento
emprestado

Podemos trabalhar o m antes de P / B

10.D - O texto traz a seguinte estrofe: “Eu vi a Vera na horta,
tem cara de bolota.
A palavra horta inicia-se com H
Vamos organizar uma lista de palavras que também começam com H?
    H
Hortaliça
Hoje
Humanidade
Homem
Humildade

11º momento:
Desenvolver a consciência fonológica e fonêmica:
11. A - Vamos brincar de falar palavras que se iniciam com:
SA:
GE: (propositadamente escolhi esta sílaba – aqui o que importa é o som porque a atividade será realizada oralmente)
 Algumas possibilidades: gema, jeca, gelo, jeito, gêmeo, jeitoso, jejum, jejuar, gemido, germinação, jejuar, geral, jenipapo, general, generalidade, Jeová, jerimun, etc
Caso se faça o registro destas palavras seria conveniente o uso de cartazes distintos, um com G e outro com as palavras com J.

11. B - Encontramos no texto a seguinte estrofe: “Eu vi a Vera na janela,
tem cara de panela.”
Vamos descobrir palavras que terminem com o mesmo som das palavras: janela e Vera .
Vamos nos reunir em duplas e cada dupla vai preparar a lista. Exemplos:
Janela, panela, nela, cadela
Vera, fera, era

Construir a ambiência da sala.

  1. C -  Vamos trocar ou acrescentar uma ou mais letras e formar novas palavras? (comutação de letras)
Retirei do texto três palavras: TORTA, PANELA

Ex:porta, morta, corta
Construir a ambiência da sala.



12º momento:
Compor e decompor palavras em sílabas e letras, percebendo a relação todo-partes.
 Escolher palavras em estudo, retiradas do texto, para a análise e síntese, perceber a relação do todo – partes.
Ex: as palavras retiradas do texto, escritas em fichas: limão, panela, bolota
Separá-las em sílabas. Recriar palavras com as sílabas. Registrar. Compor a ambiência da sala.
Separar as letras. Recriar novas palavras. Registrar. Compor a ambiência da sala.




A considerar:

- Relação afetiva entre professor e alunos.
- Inventário dos portadores e suportes escritos.
- Organização do ambiente alfabetizador - Localização e disponibilidade do material na sala de aula.
- Tempo de exposição do material.






Agosto/2010
Área de Educação Formal
Instituto Ayrton Senna

A importância da leitura nas relações

INTRODUÇÃO

Sabendo que os alunos têm pouco contato com a leitura em seu ambiente familiar e apresentam, na escola, dificuldades de aprendizagem decorrentes dessa carência, faz-se então necessária a realização de um trabalho que desperte o gosto e o hábito da leitura, condição indispensável ao desenvolvimento social e à realização individual de cada educando. Por meio da leitura podemos contribuir para a emancipação do sujeito, tornando-o um cidadão mais consciente, com uma visão mais ampla do mundo, e ajudando-o na transformação de si e da realidade em que vive.

OBJETIVO GERAL

Promover a leitura, despertando nos alunos o prazer e o hábito de ler, levando-os a perceberem que apesar da escola possuir um papel importante na formação de leitores e escritores, não é o único espaço no qual ocorre o encontro com a leitura, e que a leitura escolarizada está muito longe de esgotar todas as possibilidades do ato leitor. 

JUSTIFICATIVA

Sendo a leitura a chave que nos permite entrar em contato com outros mundos, ampliar horizontes, desenvolver a compreensão e a comunicação, e sabendo quão distantes estamos de garantir o acesso de todos os membros da comunidade escolar a essas estruturas, que esse projeto busca através de um trabalho conjunto, participativo e comprometido em ajudar a comunidade escolar a desenvolver o gosto pela leitura e pela produção de texto, possibilitando que estes se tornem leitores e escritores reflexivos e críticos participando de forma ativa na sociedade em que se encontram inseridos. 

Língua Portuguesa

Conteúdos: 

• Literatura - A Menina Sofia

Objetivos:

• Ampliar o vocabulário através da leitura e do diálogo.

• Perceber o valor da leitura no seu cotidiano e para o seu desenvolvimento intelectual e social.

• Desenvolver as habilidades básicas de leitura e interpretação.

Atividades: 

• Exploração do vocabulário oral.

• Destaque das palavras-chave.

• Reconstrução do código lingüístico.

• Produção, leitura e interpretação de textos e suas funções.

• Textos instrucionais, informativos, narrativos.

• Reescrita coletiva de textos.

Ensino da Filosofia

Conteúdos: 

• Relações de essência e convivência, meio ambiente e a comunidade de cada um.

Objetivos:

• Proporcionar uma reflexão sobre as atitudes humanas com o meio ambiente e a comunidade dos educando.

Atividades: 

• Jogral reflexivo.

• Conversa informal sobre o tema proposto.

• Produção de mural

• Jogo do saco surpresa.

Matemática

Conteúdos: 

• Adição

• Subtração

• Multiplicação

• Sistema monetário

• Medida de tempo

• Classes de milhar

Objetivos:

• Proporcionar atividades em que o aluno possa interpretar os dados matemáticos.

• Ampliar a compreensão, através do raciocínio lógico.

• Propor situações problemas referentes os dados matemáticos em contexto.

Atividades: 

• Realização de pesquisas envolvendo dados matemáticos da adição, subtração, multiplicação, sistema monetário nacional, medida de tempo e classe de milhar. 

• Exercitando o raciocínio Lógico através de atividades no caderno de jogos interdisciplinares.

• Por meio da leitura e de atividades lúdicas envolvendo jogos interdisciplinares os alunos irão refletir para desenvolver o contexto, para responderem as questões nos jogos e no caderno interdisciplinar de atividades.

Geografia

Conteúdos: 

• A boa convivência promove o progresso em uma comunidade. 

Objetivos:

• Compreender que a boa convivência promove o progresso em uma comunidade. 

Atividades: 

• Conversa informal, relacionando o contexto literário e o progresso de uma comunidade.

• Jogo do saco surpresa.

• Produção de fase

História

Conteúdos: 

• A destruição ou preservação do ambiente depende da boa convivência.

Objetivos:

• Reconhecer por meio do contexto literário A MENINA SOFIA que fazemos parte do meio ambiente e de um mundo social, no qual precisamos manter a boa convivência para vivermos em harmonia.

Atividades: 

• Conversa formal, mediando saberes sobre as questões ambientais e sociais que envolvem conflitos, como os do enredo da literatura.

• Relatos de experiências.

• Atividades interdisciplinares no caderno de jogos.

• Jogo do saco surpresa.

• Destaque das palavras chaves

Ciências Naturais e Sociais

Conteúdos: 

• O Meio Ambiente Natural e Social nas relações de essência e convivência.

Objetivos:

• Perceber a importância da relação de essência e convivência no ambiente natural e social dos educandos. 

Atividades: 

• Questionar como funciona o meio ambiente natural e social nas relações de essência e convivência, onde os alunos vivem.

• Jogo do saco surpresa

• Slide mediando os saberes acerca do tema, interdisciplinando com o contexto em estudo. 

Ensino das Artes

Conteúdos: 

• Artes plásticas com o tema: A COMUNIDADE FELICIDADE:

 Desenho

 Pintura

 Dobradura

Objetivos:

• Revelar por meio do desenho, pintura e dobradura, a importância do progresso de uma comunidade.

Atividades: 

• Por meio do desenho, pintura e dobradura e dramatização, promover a expressão oral coesa dos educandos.

• Conversa informal sobre o tema proposto.

• Dramatização e leitura de textos. 

Ensino Religioso

Conteúdos: 

• Deus, o meio ambiente, as comunidades e as relações de boa convivência.

Objetivos:

• Refletir que os bons valores são perspectivas de Deus para o progresso do meio ambiente e das comunidades.

• Atividades: 

• Dinâmicas com musicas: “ Deus ama a todas as comunidades” e “As boas relações são obras de Deus”.

• Conversa informal

• Músicas: “Deus ama a todas as comunidades” e “As boas relações são obras de Deus”. 

• Jogo do saco surpresa.

Educação Física

Conteúdos: 

• Corrida de literária e matemática

Objetivos:

• Despertar a criticidade a partir do jogo.

Atividades: 

• Dinâmicas e jogos de percurso.

• Atividades lúdicas no espaço de entrada da escola.

AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada através da observação, da participação individual e coletiva, tendo como proposta o interesse, a interação e a mediação entre teoria e prática.

REFERÊNCIAS

ZIBERMAN, R. e SILVA, E. T. (Orgs.) Leitura: perspectivas interdisciplinares. São Paulo: Ática, 1988.

PLATÃO, F., FIORIN J. L. Lições de Texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 1997. 

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