"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

sábado, 8 de fevereiro de 2014

MENSAGEM DE VOLTA AS AULAS

dinamicas para sala de aula, volta às aulas
"O ato de aprender é mais eficaz quando é tratado como um ativo e não como um processo passivo.(Kurt Lewin, conhecido como o pai das dinâmicas de grupo)
As vogais é uma dinâmica para usar em sala de aula, para promover a apresentação dos alunos e o entrosamento da classe, tanto no primeiro dia de aula quanto na volta de um semestre. O principal objetivo é apresentar os alunos promovendo integração e interatividade para despertar a curiosidade a principalmente a atenção. Promover a apresentação dos alunos e integrá-los é a melhor maneira de harmonizar a sala de aula, promove a descontração necessária para o início das aulas. Essa dinâmica de apresentação para sala de aula pode ser utilizada nas primeiras séries do ensino fundamental e ser adaptada para usar no ensino médio e no ensino superior.
dinamicas de apresentação para sala de aula
"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.(Carlos Drummond de Andrade)

As vogais - Dinâmicas de apresentação em sala de aula com alunos

Em sala de aula, reuna todos os alunos da classe, entregue para cada um uma tabela e inicie o processo de apresentação.
Materiais: Criar uma Tabela da dinâmica:
A = braços abertos
E = braços cruzados à frente
I = braço direito levantado
O = braços a frente em forma oval
U = braços para o alto em forma de U
Procedimento
Apresentação dos nomes por meio de gestos e sons verbais.
Com o grupo em círculo, com uma distância um do outro, cada pessoa fala seu nome e logo após, todo o grupo repete o nome emvoz alta, em ritmo realizando gestos com os braços de acordo comas vogais pronunciadas.
dinamicas para primeiro dia de aula
"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.(Carlos Drummond de Andrade)

Tudo sobre mim - Dinâmicas para 1º dia de aula

dinamica de apresentação para o primeiro dia de aula de professor e alunos
Para realizar essa dinâmica de apresentação para o primeiro dia de aula o professor deve reunir todos os alunos ou participantes num circulo, o movimento de cadeiras e ajuste do circulo iniciará o entrosamento dos participantes.
Materiais: Uma folha contendo o formulário abaixo:
a. O que eu mais gosto de fazer?
b. O que menos gosto de fazer?
c. Uma qualidade minha é:
d. Um defeito meu é:
e. Qual profissão desejo exercer:
Procedimento
Cada aluno ou participante receberá uma folha contendo o formulário.

Depois dos 15 minutos cada um se apresentará ao grupo, lendo o que escreveu.
Os alunos e participantes terão 15 minutos para responder.
Dicas
Promover um ambiente agradavel e descontraído para que todos possam se apresentar.
Observar se o participante tem um bom auto-conhecimento, como reage as respostas de seus colegas.
Quando se trata de apresentação de professor para ensino médio o foco é na matéria apresentando para os alunos os objetivos da aula e as profissões inerentes a matéria para já começar a preparar os alunos para um futuro vestibular.
dinamicas de apresentação para sala de aula

Boas Vindas aos Professores

mensagem de boas vindas para professores
"Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou sua construção.(Paulo Freire, mensagem de boas vindas para professores)

Boas Vindas aos Alunos

mensagem de boas vindas para alunos
"Não existem sonhos impossíveis para aqueles que realmente acreditam que o poder realizador reside no interior de cada ser humano, sempre que alguém descobre esse poder algo antes considerado impossível se torna realidade.(Albert Einstein, mensagem de boas vindas para alunos)

Boas Vindas para Início das aulas - Amor pela educação

mensagens de boas vindas para alunos, professores e funcionários de escola
PREZADOS ALUNOS, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS... Em todos os povos do mundo, em todas as épocas da humanidade, o que se espera de uma nova geração é que ela aprenda os ensinamentos dos mais velhos e siga os passos daqueles que já trilharam muitos caminhos. Os pais esperam dos seus filhos que os escutem e ponham em prática, o que eles lhes ensinam. Os professores se orgulham dos alunos que os seguem.
Conhecimento não é somente assimilar passivamente um saber, um conteúdo, um objeto. Admitimos a idéia de que devemos partir de algo, mas para que haja conhecimento esse algo deve ser transformado, repensado, ter que adquirir novo significado e ser re-elaborado. Podemos fazer isso em conjunto, com outros indivíduos, mas cada um, individualmente, precisa contribuir com sua parcela de intelectualidade e de ação.
Juntos queremos, nesse novo ano letivo fortalecermos nosso espírito para que os objetivos almejados em nossos projetos sejam alcançados com sucesso. E nesta caminhada precisaremos de perseverança, senso de compromisso, dedicação, entrosamento e responsabilidade.
É com esse espírito e amor pela educação, que damos as boas vindas e um bom retorno a todos: alunos, pais, professores e demais funcionários para que com vibração e alegria iniciemos nossas atividades.
Esperamos que todos nós possamos nos apropriar dos saberes que nos serão colocados nesta ano. Esperamos também que cada um siga os seus próprios passos, que trilhe novos caminhos, que ouse, que transforme. Damos as boas vindas e desejamos um ano letivo de comprometimento e ressignificação de valores sociais e educacionais aos alunos e seus pais, a professores e funcionários desta grande família chamada... (colocar nome da instituição)


Atividades para o Primeiro dia de Aula de 2014

Atividades para o primeiro dia de aula, volta as aulas


dinamicas e atividades educativas para o primeiro dia de aula
"A suprema arte do professor é despertar a alegria na expressão criativa do conhecimento, dar liberdade para que cada estudante desenvolva sua forma de pensar e entender o mundo, assim criamos pensadores, cientistas e artistas que expressarão em seus trabalhos aquilo que aprenderam com seus mestres.(Pensamento de Albert Einstein, um incentivo para o primeiro dia de aula de 2014)

dinamica para primeiro dia de aula
"O aluno é como uma pequena semente que deve ser plantada e cuidada para germinar e dar bons frutos. O professor é como o agricultor que vê na semente a esperança que proverá as necessidades da sociedade.(Luis Alves)

Os Educadores do Brasil, professores, mestres, coordenadores pedagógicos, estagiários são personagens de grande importância para o desenvolvimento desta nação, infelizmente não recebem o reconhecimento devido, seja ele por respeito da comunidade aos serviços prestados ou do próprio estado que não remunera adequadamente.
volta as aulas 2014
"A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.(Paulo Freire, volta às aulas 2014)

Atividades Educativas para Volta às Aulas 2014

volta as aulas




Nenhum comentário:

Postar um comentário