Algumas dinâmicas
Dinâmica das bexigas
Materiais: Bexigas coloridas para todos os alunos
Como brincar:
- Forme um círculo com os alunos e entregue uma bexiga a um deles.
- Enquanto cantam a música abaixo, eles deverão passar a bexiga para o colega ao lado:
Passa a bola, passa a bola,
passa a bola sem parar.
Quem ficar com essa bola,
o seu nome irá falar!
- Quando a música acabar, quem estiver com a bexiga diz o seu nome ou seu nome e sua cor preferida e vai ao centro da roda com ela. Pega-se uma outra bexiga e a brincadeira recomeça. A dinâmica segue até todos se apresentarem.
- No final do dia, o aluno leva a bexiga para casa junto com um cartão dirigido aos pais, valorizando a presença do aluno na escola.
MODELO DO CARTÃO
________________________ (nome do aluno),
Que bom que você veio à escola!
Espero que tenha gostado dos seus
novos amigos e da sua nova professora.
Um beijinho,
Professora _______________ (nome)
(lembre-se de indentificar a turma)
Dinâmica do espelho
Materiais: Uma caixa de sapato e um espelho que caiba dentro da caixa.
Como brincar:
Sentar com os alunos em círculo e passar a caixa de sapato fechada com um espelho dentro. Cada aluno deverá abri-la e falar alguma coisa interessante sobre a imagem que ele está vendo. Atenção! O aluno não poderá revelar ao próximo que existe um espelho dentro da caixa. Ao final da brincadeira todos terão ouvido um pouquinho sobre cada colega. É importante que a professora também participe para se integrar ao grupo.
Dinâmica da sacolinha surpresa
Materiais: Sacolinha de TNT enfeitada e tiras de papel.
Como brincar:
Sentar com os alunos em círculo e mostrar a eles uma socolinha surpresa toda enfeitada. A professora chama cada criança, que deverá colocar a mão dentro da sacolinha e tirar um papel. Nesse papel terá uma pergunta que a criança deverá ler em voz alta para os colegas e responder após identificar-se.
_________________________________________________________________________________
Planejamento: Dicas importantes
- Organização do espaço
1- Selecione os recursos para cada atividade.
2- Reorganize a sala de acordo com a tarefa.
3- Aproveite todo o material disponível.
4- Não tranque os livros no armário.
5- Manter os trabalhos dos alunos expostos faz com que aprendam a apreciar e valorizar o que é do outro e acompanhar o que foi feito por todos.
6- Peça ajuda para arrumar os espaços.
7- Transgrida e mude sua prática.
- Respeito à diversidade
1- Ao formar grupos, junte saberes diversos.
2- Acompanhe quem tem mais dificuldade.
3- Considere e valorize as competências.
4- Valorize sua relação com a criança que tem algum tipo de deficiência para reconhecer suas necessidades: nada substitui o vínculo e o olhar observador.
5- Fique atento à experiência de todos.
6- Crie um ambiente de aceitação.
7- Dê o exemplo e não se omita no dia a dia.
- Gestão da sala de aula
1- Exponha a rotina diariamente.
2- Negocie acordos com a garotada.
3- Tenha interesse pelas ideias dos estudantes.
4- A lição de casa deve ser um momento individual de estudo, descoberta e reflexão. Seu objetivo não é, nem de longe, a repetição de exercícios que só reproduzem conteúdos vistos em classe.
5- Enriqueça seu trabalho com as parcerias.
- Avaliação
1- Faça sempre o diagnóstico inicial.
2- Diga ao aluno o que espera dele.
3- Documente os trabalho9s significativos.
4- Avalie o potencial de aprendizagem.
5- Compartilhe os erros e os acertos.
6- Na hora de avaliar, note três aspectos: o avanço de todo o grupo, as mudanças de cada estudante e o aprendizado dele em relação à turma.
7- Use a avaliação para mudar o rumo.
8- Reflita sobre sua atuação para melhor.
- Relação com a comunidade
1- Paute as reuniões com os pais.
2- Faça parcerias com os responsáveis.
3- Informe-se sobre os familiares.
4- Muitos pais não se manifestam nas reuniões porque não sabem quais são os onjetivos da escola. Quando o professor apresenta informações como essas, a participação aumenta.
5- Resolva as questões recorrentes.
6- Olhe para o entorno e participe.
- Trabalho em equipe
1- Planeje com a ajuda dos colegas.
2- Recorra ao coordenador pedagógico.
3- Discuta sobre o ensino e a aprendizagem.
4- Priorize as reflexões profissionais.
- Formação
1- Identifique e supere suas dificuldades.
2- Mostre seu trabalho em outros lugares.
3- Aprenda com a prática dos outros.
4- Continue os estudos para crescer sempre.
5- Use a tecnologia para ensinar.
6- Assista a palestra sobre sua área.
7- O professor é alguém inspirador, seguido pelos alunos. Por isso, seja uma pessoas melhor ao diversificar seus interesses e conhecimentos e observar o mundo.
8- Procure planejar seu futuro.
SÁBADO, 23 DE ABRIL DE 2011
Se as coisas fossem mães
Se a lua fosse mãe, seria mãe das estrelas.
Se a casa fosse mãe, seria a mãe das janelas.
Conversaria com a lua sobre as crianças estrelas
Se a terra fosse mãe, seria a mãe das sementes.
Se uma fada fosse mãe, seria a mãe da alegria.
Toda mãe é um pouco fada...
Nossa mãe fada seria.
Se a bruxa fosse mãe, seria uma mãe gozada;
Seria a mãe das vassouras, da família vassourada.
Se a chaleira fosse mãe, seria a mãe da água fervida,
Faria chá e remédio para as doenças da vida.
Se a mesa fosse mãe, as filhas, sendo cadeiras,
Cada mãe é diferente. Mãe verdadeira ou postiça,
Mãe vovó ou mãe titia,
Toda Mãe é como eu disse!
Dona Mamãe ralha e beija, erra, acerta, arruma a mesa,
Cozinha, escreve, trabalha fora,
Ri, esquece, lembra e chora,
Traz remédio e sobremesa...
Assim é a minha mãe !!!
Autora: Silvia Orthof
O céu seria sua casa, casa das estrelas belas.
Se a sereia fosse mãe, seria mãe dos peixinhos.
O mar seria um jardim e os barcos seus carrinhos.Se a casa fosse mãe, seria a mãe das janelas.
Conversaria com a lua sobre as crianças estrelas
Falaria de receitas, pastéis de vento, quindins.
Emprestaria a cozinha pra lua fazer pudins !!!!
Pois mãe é tudo que abraça, acha graça e ama a gente.
Se uma fada fosse mãe, seria a mãe da alegria.
Toda mãe é um pouco fada...
Nossa mãe fada seria.
Se a bruxa fosse mãe, seria uma mãe gozada;
Seria a mãe das vassouras, da família vassourada.
Faria chá e remédio para as doenças da vida.
Se a mesa fosse mãe, as filhas, sendo cadeiras,
Sentariam comportadas, teriam boas maneiras.
Cada mãe é diferente. Mãe verdadeira ou postiça,
Mãe vovó ou mãe titia,
Toda Mãe é como eu disse!
Cozinha, escreve, trabalha fora,
Ri, esquece, lembra e chora,
Traz remédio e sobremesa...
Assim é a minha mãe !!!
Autora: Silvia Orthof
Assinar: Postagens (Atom)
Marcadores
- Artigo para professores(as) (1)
- Atividades dia das mães (3)
- Atividaes para páscoa (1)
- Carnaval da bicharada (1)
- Carnaval da Mônica e sua turminha (1)
- Cartão mãe (5)
- Dia da Mulher (1)
- Lembrancinha volta as aulas (6)
- Lembrancinhas dia do circo (1)
- Lembrancinhas mãe (2)
- Lembrancinhas para páscoa (1)
- Máscaras de bichinhos (1)
- Máscaras diversas para carnaval (1)
- Para refletir... (1)
- Texto sobre mãe (1)
- Texto sobre o circo (1)
- Texto sobre páscoa e seus símbolos (1)
- Volta as aulas (2)
Sugestões de blogs
Seguidores
Quem sou eu
- Rosy Jardim
- Meu nome é Rosy Jardim. Sou Professora e Pedagoga, pós graduada em Marketing e gestão em Instituições Educacionais. Trabalho há dezesseis anos na área da educação. Tenho experiência desde a Educação Infantil, Alfabetização, Ensino Fundamental I e Supervisão Pedagógica/ Coordenação. Sou apaixonada pela minha profissão. Agradeço a Deus pelo precioso presente que Ele me deu: a minha família.
Nenhum comentário:
Postar um comentário