"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

A atividade física é fundamental e colabora com o desenvolvimento de habilidades fundamentais na aprendizagem (né Su?). Já que a chuva deu uma trégua e o pátio da escola estava um pouco mais seco, fomos brincar lá fora.

Além do movimento, escolhemos brincadeiras que estimulam a atenção e o auto-controle:
a) Corrida das formas: desenhar diversas formas geométricas no chão, variando tamanho e cor. Solicitar que os alunos corram até elas, obedecendo algumas ordens. Por exemplo: círculo pequeno azul, fora do quadrado grande amarelo, dentro do triângulo pequeno vermelho, etc...

b) Quantos passos? As crianças pedem quantos passos podem ir. Andar imitando animais: passos de elefante (grandes), de formiguinha (pequenos), de canguru (saltando), etc...

c) Estátua: Correr pelo pátio e ficar imóvel ao som do apito.

d) Batatinha frita: De costas, a professora diz "batatinha frita 1, 2, 3". Enquanto fala, os alunos correm em sua direção. Quando se vira de frente, todos viram estátuas. Quem se mexer volta para o início.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg8NranRWpezbZOGaRTsXKyhYO_KtmI8Ipbnc1OhUADzdcwiDlfZj5KQeex3ed6UkjfOwYpFc51Sat1BuJxrghFo0wnn_5eGXS1QZhCDNDiUbrQ8H0H6cxmzK8vmD_I9zc9a5LjpIyY-2w/s320/porqueedfisicaescolar.jpg
Brincadeiras e Jogos Recreativos
1. Variações de Pega-Pega

1.1 Pega-Pega CongelanteMaterial: -
Desenvolvimento: Apenas um aluno como pegador, objetivo é tentar congelar os outros alunos. Para o aluno congelado ficar livre novamente, um dos alunos livres deve passar por das penas do aluno congelado.

1.2 Pega-Pega por Baixo das PenasMaterial: -
Desenvolvimento: É formado um circulo com todos os alunos e são escolhido um pegador e um fugitivo. O pegador pega o fugitivo, se pegar inverte as ações. O fugitivo também pode passar por baixo das pernas de alguém no circulo aí o pegador vira fugitivo, o aluno que passou por baixo das pernas fica sentado no lugar do aluno que agora virou pegador.

1.3 Pega-Pega CorrenteMaterial: -
Desenvolvimento: É estipulado um pegador e ele tenta pegar algum aluno, assim que pegar, eles dão as mãos e vão de mãos unidas tentarem pegar mais alunos e quando mais alunos forem pego, eles vão formando uma grande corrente e vão atrás de mais alunos até acabar todos.

1.4 Pega-Pega Sobre a LinhaMaterial: -
Desenvolvimento: É um pega-pega em cima da linha dos esportes.
Variações: Inicialmente andando rápido, depois pode liberar os alunos para correr, mas nunca deixando eles sair fora da linha ou pular de uma linha para outra. Pode estipular um pega-pega ajuda-ajuda.

1.5 Nunca a três
Material: -
Desenvolvimento: Formadas duplas, depois é formado um grande circulo. É escolhido uma dupla e estipulado um pegador e o outro será o fugitivo. A ação inverte quando o pegador pega o fugitivo. O fugitivo também pode parar do lado de uma dupla, o lado contraria de onde o fugitivo parou vira pegador e o que era pegador agora foge.

1.6 Pega-Pega Fugi-Fugi
Material: -
Desenvolvimento: É colocado todos os alunos em uma lateral da quadra, estipulado dois pegadores, no sinal dos pegadores “Pega-Pega” os alunos em cima da linha lateral do falam “Fugi-Fugi” e tentam passar para o outro lado sem que os pegadores o toquem. Se o pegador o tocar ele para no lugar em que foi pego e sem tirar os pés do chão (sem mover as pernas) ajuda os pegadores a pegar o restante dos alunos. Acaba quando todos os alunos forem pegos.

1.7 Pega-Pega com RaboMaterial: Coletes
Desenvolvimento: Cada aluno com um colete e o mesmo é coloca na cintura. Objetivo é tentar roubar os coletes dos outros alunos sem deixarem de roubar o seu.


2. Gincana com Bolas


2.1 Caçada
Material: Bola de Basquete, de Vôlei ou de Handebol e Coletes.
Desenvolvimento: Cada aluno com uma bola e um colete enroscado na cintura e é delimitado um espaço na quadra, o aluno fica quicando a bola e vai tentar roubar o colete dos outros alunos sem deixar de quicar a bola e sem deixar que roubem seu colete e sem sair da linha estipulada.
Variações: cada aluno com uma bola, é delimitado um espaço na quadra, o objetivo do aluno é ir atrás de outros alunos quicando a sua bola e tentar jogar a bola do adversário fora da linha estipulada, se um aluno perdeu a sua bola, ele sai da brincadeira e espera o final para depois recomeçar novamente.

2.2 AmebaMaterial: Cones e uma bola de vôlei ou borracha.
Desenvolvimento: É delimitado um espaço com os cones ou nas linhas da quadra esportiva, de preferência retângula semelhante a limitação da bola queima. É colocado um guarda campo de cada lado e o restante dos alunos no meio. Os guarda-campos tentam queima os alunos que estão no meio, o aluno que for queimado sentado e volta pro jogo quando tocar algum aluno que passar por perto dele. Os guarda-campos podem sair de lá se algum aluno conseguir segurar a bola sem deixar cair no chão.

3. Gincana com outros Materiais

3.1 Cada Macaco no Seu Galho
Material: Bambo lê
Desenvolvimento: É colocado bambo lê no chão marcando a casinha, cada aluno entra em uma casa e sobrando apenas um aluno fora. No sinal desse aluno todos devem trocar de casa, o aluno que sobra paga uma prenda.

3.2 Palito de Fósforo
Material: Caixinha de Fósforos
Desenvolvimento: Dois alunos para cada caixinha de fósforo. A dupla que conseguir juntar os palitos e colocar em ordem dentro da caixinha primeiro vence.

3.3 Corrida com o BalãoMaterial: Bexigas
Desenvolvimento: Corrida com o balão em um percurso reto aproximadamente de 20 metros, controlando o balão de ar com o corpo menos com as mãos.

3.4 Assopro Campeão
Material: Bexigas
Desenvolvimento: No circulo central da quadra, 3 contra 3 assoprando o balão de ar para a quadra do adversário, a equipe que conseguir assoprar o balão para o campo adversário vence.

3.5 Balão nas CostaMaterial: Bexiga
Desenvolvimento: Dois a Dois com um balão de ar nas costa, os alunos deverão percorrer um caminho determinado sem deixar o balão cair no chão e sem estourar, se acaso a bexiga cair, eles volta no inicio e começa novamente, se o balão estourar eles deverão encher outra bexiga e recomeçar na linha de partida.
Variação: balão na testa.

3.6 Estouro de BalõesMaterial: Bexigas
Desenvolvimento: É dividida a turma e entregue balões de uma cor para uma equipe e amarrado os balões no tornozelo do aluno, e outra cor para a outra equipe. As equipes devem tentar estourar os balões de ar da equipe adversária sem que estourem o seu próprio balão.

3.7 Torneio de Arremesso
Material: Bola de Basquete
Desenvolvimento: É numerado de 1 a 10 lugares no garrafão e perto dele. Os alunos devem arremessar para a cesta começando do local 1, e assim que for acertando ele vai subindo de numeração. Quem chegar no 10 lugar e acertar é o vencedor. Se errar passa a vez e continua no mesmo lugar que errou

3.8 Acerte o alvoMaterial: Cones e Bambo lês
Desenvolvimento: O aluno deve arremessar um bambo lê para encaixá-lo sobre um cone a uma distancia de + ou – de 7 metros. Cada acerto vale um ponto.

4. Jogos Recreativos

4.1 Queimada Invertida
Material: Bola de Vôlei ou de Borracha
Desenvolvimento: É dividida a turma em dois times, um time em cada lado da quadra, é escolhido o quadra campo. Começa a queimada e quando um aluno é queimado ele passa para a outra equipe. Vence a equipe que conseguir ficar com mais aluno no seu time.

4.2 Futsal RecreativoMaterial: Cabo de Vassoura e bola de tênis
Desenvolvimento: Formado duas equipes com 5 alunos cada, cada aluno com um cabo de vassoura de 1 metro. Objetivo é fazer gol no time adversário empurrando a bola com o bastão. Não é permitido entrar na área, pois também não existe goleiro, e também se o cabo de vassoura toca no adversário é falta, na marca do Pênalti sem goleiro.

4.3 Handebol RecreativoMaterial: Bola de Handebol e Bambo lê
Desenvolvimento: Dois times de 6 alunos, ½ quadra e um bambo lê amarrado no gol. Cada bola que passar por dentro do bambo lê vale um gol. Quando a bola não passar pelo meio do bambo lê a equipe que arremessou perde a posse da bola; a outra equipe dará saída no circulo central.

4.4 HandebolMaterial: Bola de Handebol e Bambo lês.
Desenvolvimento: é divido em duas equipes os alunos, espalhados os bambos lês pela quadra e os alunos ficam dispersos na quadra. O objetivo do jogo é a troca de passe, a equipe que fizer 10 passes seguidos marca ponto. Para que a equipe possa começar a contar os passe é necessário um aluno fizer o passe para outro aluno e ele cair dentro do arco (Bambo lê) quando receber a bola. Não é permitido ficar esperando o passe dentro do bambo lê e assim que conseguir receber um passe não pode ficar mais de 5 segundos dentro do bambo lê no chão.

4.5 Vôlei RecreativoMaterial: Bola de Vôlei e rede de vôlei armada
Desenvolvimento: Formado dois times, um em cada lado da quadra, então começa o jogo de vôlei adaptado (segura a bola com as duas mãos, saque depende da força do aluno). Então um aluno saco, o do outro time pega, passa a bola pra 3 colegas e então o 3º pega e joga pro campo adversário, se a bola caiu no chão, então todos da equipe que deixaram a bola cair tem que fugir para o funda da quadra sem que ninguém seja pego. Se pegar o aluno passa para o outro time e fica com mais alunos.
Variação: Quando for ponto e o aluno ser pego, é marcado ponto e conta mais um ponto para cada aluno que foi pego.

4.6 Basquete Recreativo
Material: Bola de Basquete e Coletes
Desenvolvimento: Formado dois ou mais times, o jogo se passa na quadra de basquete. O objetivo é fazer o a bola passar por 10 alunos, quando isso acontece o time marca um ponto. Explicar os tipos de passe para os alunos ”Peito, Picado, Sobre a Cabeça e de Ombro” e os fazer usarem os passes. “Não é permitido tocar no aluno que está com a bola e nem na bola, o aluno que está com a bola pode ficar com ela em suas mãos até 5 segundos, não pode andar e nem bater a bola” se alguns desses itens forem violados será marcado e cobrada uma falta.
Variação: Mesmas regras, mas introduzindo a cesta.

4.7 Acerte a BaseMaterial: Cones, Bolas de Iniciação ou Garrafas Pet’s ou Bolas de Meia.
Desenvolvimento: É divida a turma em duas equipes, cada equipe tem seu lado da quadra, é dividido o mesmo numero de bolas e cones para cada equipe, os cones são colocados em lugares variados da quadra de cada equipe. Objetivo é arremessar a bola de iniciação em direção ao cone e derrubar, sendo que os componentes da equipe podem ficar na frente do cone evitando acerta-los.

4.8 Quatro BasesMaterial: Cones, Bolas de Iniciação ou Garrafas Pet e Bolas de Handebol ou de meia.
Desenvolvimento: É divida a turma em duas equipes, é formado uma quadrado com os cones de mais ou menos 10 metros de um cone para o outro. Uma das equipes fica dentro do quadrado formado pelos cones e a outra equipe fica em um cone que servira de cone inicial. O aluno que esta no cone inicial fica com uma bola e o objetivo dele é arremessar a bola que venha cair dentro do quadrado feito pelos cones, assim que o aluno jogou a bola ele parti para o próximo cone, enquanto isso a equipe dentro do cone tentar pegar a bola o mais rápido possível e derrubar um dos cones do quadrado antes que o aluno do cone inicial chegue no próximo cone. Se o aluno que saiu do cone inicial passar cone por cone e chegue novamente no cone inicial sem que a equipe dentro do quadrado derrube algum cone, essa equipe marca um ponto, e cada aluno que percorrer todo o caminho passando por todos os cones e chegando no cone inicial vai marcando ponto. Se a equipe dentro do quadrado acertar o cone antes que cada aluno chegue no seu cone, a equipe dentro do quadrado vai para o cone inicial e a equipe que estava no cone inicial vai para dentro do quadrado.
Variações: Colocar mais de quatro cones e em uma distancia mais perto para facilitar um pouco o jogo.

5. Estafetas (jogos em fila)

5.1 Acerte a BolaMaterial: Bola de Borracha e Mínimo de 10 bolas de diferentes tamanhos (Futsal, Basquete, Handebol, Vôlei, Bola de Iniciação)
Desenvolvimento: É dividida a turma em duas equipes, cada equipe fica em fileira em cima da linha do vôlei, uma fila paralela com a outra. É coloca a bola de borracha no centro, bem no meio da equipes, então é dividas em números iguais as bolas.
O objetivo é jogar a bola e acertar a bola de borracha e consequentemente empurra-la para o campo da equipe adversária, marca o ponto quem conseguir empurrar a bola de borracha jogando as outras bolas nela. A bola de Borracha pode ser evitada a vim pro campo da equipe menos com as mãos e os pés.

5.2 LigeirinhoMaterial: 2 (duas) bolas de basquete, vôlei ou de borracha.
Desenvolvimento: É dividida a turma em duas equipes e em fila um atrás do outro as equipes ficam paralelas, distancia de um braço de um aluno a outro. A bola fica com o primeiro da fila e ao sinal do Professor ele vai passa a bola por cima da cabeça para o aluno de trás, na hora que a bola chegar no ultimo, todos da fila vão abaixar(deitar no chão) e o ultimo carregando a bola deve chegar a frente da fila pulando os alunos.
Variações: Bola também pode ser passada do lado do corpo ou debaixo das pernas, sendo que debaixo das pernas ela não pode rolar no chão e sim passar em mão em mão. Antes dos alunos abaixarem(deitarem no chão) pode estipular que eles sentem e o ultimo vá fazendo zig-zag.

5.3 Alvo
Material: Cones e bolinha de tênis
Desenvolvimento: Dividir a turma em duas equipes, um aluno com um cone, e os outros alunos um de cada vez, arremessará a bola de uma distancia de mais ou menos 7 metros e o aluno tentará pegar a bola com o furo maior do cone. Se o aluno errar ele vai buscar a bola, volta a posição inicial e continua tentando, se o aluno acertar o aluno do cone pega a bolinha de tênis devolve para o aluno que acerto e o próximo da fila continua.
Variações: Pode colocar para que o aluno acerte o gol com um chute ou arremesso, ou acerte um cone e o derrube.

5.4 Entrega do jornalMaterial: Jornal
Local: Espaço adequado
Desenvolvimento: Dividir a turma em duas equipes iguais e enfileira-las em uma linha de largada. O primeiro de cada grupo devera correr com uma pagina do jornal no peito sem usar as mãos para segurar o jornal, faz o percurso sem deixar o jornal cair no chão e depois entrega para o próximo companheiro da equipe. Se o jornal vim de cair no chão o aluno volta para a posição inicial e tenta novamente até conseguir a passar para o próximo da fila.
Poderá também gostar de:
·         49 IDEIAS DE ALFABETIZAÇÃO
·         PROJETO TIRINHAS
·         49 IDEIAS DE ALFABETIZAÇÃO
·         49 idéias – alfabetização

O professor deve usar a criatividade para competir com os atrativos que estão ao alcance de seus alunos fora da escola. Use a sua criatividade e suas aulas serão mais atrativas. Seus alunos despertarão o interesse pelo estudo. E você se sentirá recompensado e valorizado.
Ao substituir a pedagogia tradicional por atividades mais próximas da vivência diária dos alunos, o professor provoca maior interesse nos educandos pela aprendizagem.
Tome nota das seguintes dicas e procure colocá-las em prática, fazendo as devidas adaptações, conforme a sua realidade:

-Use jogos educativos nas suas aulas.
- Desenvolva atividades lúdicas com seus alunos.
- Procure introduzir cada novo conteúdo de forma diferente.
-Mude a disposição das cadeiras e mesas na sala de aula.
-Faça os alunos participarem das aulas.
- Troque de ambiente e dê aula no pátio da escola, por exemplo.
-Explore cartazes, vídeos, filmes.
-Traga jornais e revistas para a sala de aula.
-Aproveite todo o ambiente escolar.
-Crie aulas diferentes e divertidas.
-Elabore situações problemas para os seus alunos resolverem.
-Busque auxílio nos meios de comunicação.
-Troque experiências com os colegas.
-Valorize as opiniões de seus alunos.
-Peça sugestões aos seus alunos quando for preparar suas aulas.
-Faça trabalhos em pequenos grupos ou grupos sucessivos.
-Solicite uma avaliação das suas aulas aos seus alunos.
- Incentive e estimule a aprendizagem dos seus alunos.
- Deixe transparecer que você acredita e valoriza o seu trabalho.

Jogos e atividades - ALFABETIZAÇÃO

Analise cada jogo abaixo e aplique aos alunos de forma a ajudarem a refletirem sobre a escrita e leitura.

1- Jogo dos 7 erros: a profª elabora uma lista de palavras e, em 7 delas, substitui uma letra por outra que não faça parte da palavra. A criança deve localizar essas 7 substituições.

2- Jogo dos 7 erros: a profª elabora uma lista de palavras e, em 7 delas, inverte a ordem de 2 letras (ex: cachorro – cachroro). A criança deve achar esses 7 erros.

3- Jogo dos 7 erros: a profª elabora uma lista de palavras e, em 7 delas, omite uma letra. O aluno deve localizar os 7 erros.

4- Jogo dos 7 erros: a profª elabora uma lista de palavras e, em 7 delas, acrescenta 1 letra que não existe. A criança deve localizar quais são elas.

5- Jogo dos 7 erros: a profª escreve um texto conhecido (musica, parlenda, etc.) e substitui 7 palavras por outras, que não façam parte do texto. O aluno deve achar quais são elas.

6- Jogo dos 7 erros: a profª escreve um texto conhecido (musica, parlenda, etc.) e omite 7 palavras. O aluno deve descobrir quais são elas.

7- Jogo dos 7 erros: a profª escreve um texto conhecido (musica, parlenda, etc.) e inverte a ordem de 7 palavras. O aluno deve localizar essas inversões.

8- Jogo dos 7 erros: a profª escreve um texto conhecido (musica, parlenda, etc.) e acrescenta 7 palavras que não façam parte dele. A criança deve localizar quais são elas.

9- Caça palavras: a profª monta o quadro e dá só uma pista: “Ache 5 nomes de animais” por exemplo.

10- Caça palavras: a profª monta o quadro e escreve, ao lado, as palavras que o aluno deve achar.

11- Caça palavras no texto: a profª dá um texto ao aluno e destaca palavras a serem encontradas por ele, dentro do texto.

12- Jogo da memória: o par deve ser composto pela escrita da mesma palavra nas duas peças, sendo uma em letra bastão, e a outra, cursiva.

13- Jogo da memória: o par deve ser idêntico e, em ambas as peças, deve haver a figura acompanhada do nome.

14- Jogo da memória: o par deve ser composto por uma peça contendo a figura, e a outra, o seu nome.

15- Cruzadinha: A profª monta a cruzadinha convencionalmente, colocando os desenhos para a criança pôr o nome. Mas, para ajudá-las, faz uma tabela com todas as palavras da cruzadinha em ordem aleatória. Assim, a criança consulta a tabela e “descobre” quais são os nomes pelo número de letras, letra inicial, final, etc.

16- Cruzadinha: A profª monta a cruzadinha convencionalmente, colocando os desenhos para a criança pôr o nome. Mas, para ajudá-las, faz um quadro com todos os desenhos e seus respectivos nomes, para que a criança só precise copiá-los, letra a letra.
17- Cruzadinha: A profª monta a cruzadinha convencionalmente, colocando os desenhos para a criança escreva seus nomes.

18- Bingo de letras: as cartelas devem conter letras variadas. Algumas podem conter só letras do tipo bastão; as outras, somente cursivas; e outras, letras dos dois tipos, misturadas.

19- Bingo de palavras: as cartelas devem conter palavras variadas. Algumas podem conter só palavras do tipo bastão; as outras, somente cursivas; e outras, letras dos dois tipos.

20- Bingo: a profª deve eleger uma palavra iniciada por cada letra do alfabeto e distribuí-las, aleatoriamente, entre as cartelas. (+/- 6 palavras por cartela). A profª sorteia a letra e o aluno assinala a palavra sorteada por ela.

21- Bingo: as cartelas devem conter letras variadas. A profª dita palavras e a criança deve procurar, em sua cartela, a inicial da palavra ditada.

22- Quebra cabeça de rótulos: a profª monta quebra cabeças de rótulos e logomarcas conhecidas e, na hora de montar, estimula a criança a pensar sobre a “ordem das letras”

23- Dominó de palavras: em cada parte da peça deve estar uma palavra, com a respectiva ilustração.

24- Ache o estranho: a profª recorta, de revistas, rótulos, logomarcas, embalagens, etc. Agrupa-os por categoria, deixando sempre um “estranho” (ex: 3 alimentos e um produto de limpeza; 4 coisas geladas e 1 quente; 3 marcas começadas por “A” e uma por “J”; 4 marcas com 3 letras e 1 com 10, etc.) Cola cada grupo em uma folha, e pede ao aluno para achar o estranho.

25- Procure seu irmão: os pares devem ser um rótulo ou logomarca conhecidos e, seu respectivo nome, em letra bastão.

26- “Procure seu irmão”: os pares devem ser uma figura e sua respectiva inicial.


27) Jogo do alfabeto: Utilize um alfabeto móvel (1 consoante para cada 3 vogais).
Divida a classe em grupo e entregue um jogo de alfabeto para cada um.
Vá dando as tarefas, uma a uma:
levantar a letra
organizar em ordem alfabética
o professor fala uma letra e os alunos falam uma palavra que inicie com ela.
formar frases com a palavra escolhida
formar palavras com o alfabeto móvel
contar as letras de cada palavra
separar as palavras em sílabas
montar histórias com as palavras formadas
montar o nome dos colegas da sala
montar os nomes dos componentes do grupo

28) Pares de Palavras
Objetivo: utilizar palavras do dicionário
Destreza predominante: expressão oral
Desenvolvimento: O professor escolhe algumas palavras e as escreve na lousa dentro de círculos (1 para cada palavra). Dividir a classe em duplas. Cada dupla, uma por vez, dirigir-se-á até a lousa e escolherá um par de palavras formando uma frase com elas. A classe analisará a frase e se acharem que é coerente a dupla ganha 1 ponto e as palavras são apagadas da lousa. O jogo termina quando todas as palavras forem apagadas.

29) Formando palavras
Número de jogadores: 4 por grupo.
Material: 50 cartões diferentes (frente e verso) – modelo abaixo.


Um kit de alfabeto móvel por grupo (com pelo menos oito cópias de cada letra do alfabeto)
Desenvolvimento: Embaralhe os cartões e entregue dez deles para cada grupo;
Marque o tempo – 20 minutos – para formarem a palavra com o alfabeto móvel no verso de cada desenho. Ganha o jogo o grupo que primeiro preencher todos os cartões.
Variações:
Classificar (formar conjuntos) de acordo:
com o desenho da frente dos cartões;
com o número de letras das palavras constantes dos cartões;
com o número de sílabas das palavras dos cartões;
com a letra inicial;

30) Treino de rimas
Várias cartas com figuras de objetos que rimam de três formas diferentes são colocadas diante das crianças. Por exemplo, pode haver três terminações: /ão/, /ta/, /ço/. Cada criança deve então retirar uma carta, dizer o nome da figura e colocá-la numa pilha com outras figuras que tenham a mesma rima. O teste serve para mostrar as palavras que terminam com o mesmo som. Ao separá-las de acordo com o seu final, juntam-se as figuras em três pilhas com palavras de terminações diferentes.

31) Treino de aliterações
Em uma folha com figuras, a criança deve colorir as que comecem com a mesma sílaba de um desenho-modelo (por exemplo, desenho-modelo: casa; desenhos com a mesma sílaba inicial: caminhão, cama, caracol; desenhos com sílabas iniciais diferentes: xícara, galinha, tartaruga). A mesma atividade pode ser depois repetida enfatizando-se a sílaba final das palavras (por exemplo, desenho-modelo: coração; desenhos com o mesmo final: televisão, leão, balão, mão; desenhos com finais diferentes: dado, uva, fogo).

32) Treino de consciência de palavras
Frases com palavras esquisitas, que não existem de verdade, são ditadas para a criança, que deve corrigir a frase. Substitui-se a pseudopalavra por uma palavra correta. Por exemplo, troca-se "Eu tenho cinco fitos em cada mão" por "Eu tenho cinco dedos em cada mão". Nesse jogo, palavras irreais são trocadas por palavras que existem de verdade, deixando a frase com sentido. Mostra-se que, ao criar frases com palavras que não existem, essas não têm significado.


33) Batucando
A professora fala uma palavra e o aluno “batuca” na mesa de acordo com o número de silabas.

34) Adivinha qual palavra é: A professora fala uma palavra (BATATA) e os alunos repetem omitindo a sílaba inicial (TATA) ou a final (BATA)

35) Lá vai a barquinha carregadinha de ...
A professora fala uma sílaba e as crianças escolhem as palavras.

36) Adivinhando a palavra
O professor fala uma palavra omitindo a silaba final e os alunos devem adivinhar a palavra. (ou a inicial)

37) Quantas sílabas? A professora fala uma palavra e a criança risca no papel de acordo com o número de sílabas (ou faz bolinhas)

38) Descoberta de palavras com o mesmo sentido
Ajude o aluno a perceber que o mesmo significado pode ser representado por mais de uma palavra. Isso é fácil de constatar pela comparação de frases como as que se seguem:
• O médico trata dos doentes
• O doutor trata dos doentes
Forneça, em frases, exemplos do emprego de sinônimos de uso comum como:
• Bonita, bela;
• Malvado, mau;
• Rapaz; moço
• Bebê; neném;
• Saboroso; gostoso

39) Descoberta de palavras com mais de um significado
Com essa atividade, os alunos perceberão que palavras iguais podem ter significados diferentes. Ajude-os a formar frases com as palavras: manga, botão, canela, chato; corredor; pena, peça; etc

40) Respondendo a perguntas engraçadas
Faça-as pensar sobre a existência de homônimos através de brincadeiras ou adivinhações:
• a asa do bule tem penas?
• O pé da mesa usa meia?
• A casa do botão tem telhado?

41) Escrita com música: 1) dividir os alunos em equipes de 4 elementos; 2) distribuir, entre as equipes, uma folha de papel; 3) apresentar às equipes uma música previamente selecionada pelo professor; 4) pedir que o aluno 1 de cada uma das equipes registre, na folha, ao sinal dado pelo professor, suas idéias, sentimentos, emoções apreendidas ao ouvir a música; 5) solicitar-lhe que, findo o seu tempo, passe a folha ao aluno 2, que deverá continuar a tarefa. E assim sucessivamente, até retornar ao aluno 1, que deverá ler o produto final de todo o trabalho para toda a classe.
Observação: a folha de papel deverá circular no sentido horário.

42) Conversa por escrito: 1) dividir a classe em duplas; 2) entregar a cada uma das duplas uma folha de papel; 3) pedir às duplas que iniciem uma conversa entre seus elementos (ou pares), mas por escrito.
Observações: 1) a dupla poderá conversar sobre o que quiser, mas deverá registrar a conversa na folha recebida; 2) a dupla não precisará ler sua conversa à classe; apenas o fará, se estiver disposta a tanto.
Objetivo específico dessa atividade: ensejar a reflexão sobre as diferenças entre a linguagem oral e a escrita.

43) Interpretando por escrito: 1) dividir os alunos em equipes de 4 elementos cada uma; 2) numerá-los de 1 a 4; 3) distribuir, entre as mesmas, pequenas gravuras (se possível de pinturas abstratas); 4) solicitar que cada uma das equipes registre, por escrito, o que entendeu sobre os quadros propostos; 5) ler as interpretações obtidas.

44) Brincando com as cores: 1) dividir a classe em equipes de 4 elementos; 2) numerar os participantes de cada uma; 3) distribuir, entre elas, as cores: atribuir uma cor (vermelho, verde, amarelo, azul, etc.) a cada uma das equipes ou grupos; 4) pedir que cada um dos elementos de cada uma das equipes registre, numa folha de papel que circulará entre os participantes, suas impressões a respeito da cor recebida; 5) solicitar das equipes a leitura das impressões registradas.
Observações: a mesma atividade poderá ser realizada, mas sem a entrega de cores às equipes. Neste caso, cada um dos grupos deverá produzir um pequeno texto sobre uma cor, sem nomeá-la, mas procurando “dar pistas” a respeito da mesma, a fim de que os colegas possam descobri-la. Algumas equipes poderão ler seus textos e, se a cor não for descoberta, o professor poderá organizar uma discussão sobre esse fato, apontando, alguns fatores que talvez tenham dificultado a não identificação. Outra atividade com cores poderá ser a dramatização por meio de gestos, ou mímica, de uma cor escolhida pela(s) equipe(s).

45) Compondo um belo texto-poema:1) dividir os alunos em equipes ou grupos; 2) indicar a cada uma três substantivos - chave do poema: mar, onda, coqueiro; 3) marcar, no relógio, 10 (dez) minutos para a composição dos poemas; 5) expor, no mural de classe, os textos produzidos pelas equipes.

46) Cinema imaginário: 1) dividir a sala em equipes ou grupos; 2) apresentar às equipes três ou quatro trechos (curtos) de trilhas sonoras de filmes; 3) solicitar que os alunos imaginem cenas cinematográficas referente às trilhas ouvidas; 4) interrogar os alunos sobre o que há de semelhante e o que há de diferente nas cenas imaginadas por eles.
“A partir das respostas a essas perguntas, o professor discutirá, com os alunos, o papel do conhecimento prévio e o das experiências pessoais e culturais que compartilhamos, para que possamos compreender textos (verbais, não-verbais, musicados, ...)

47) Criação de um país imaginário: 1) dividir os alunos em equipes ou grupos; 2) pedir-lhes que produzam um texto, com ou sem ilustração, descrevendo um país imaginário, de criação da equipe; 3) solicitar que cada uma dessas leia para as demais o texto produzido por ela; 4) afixar, no mural da sala, os textos produzidos pelas equipes.

48) “ Se eu fosse ...”: 1) dividir a classe em equipes ou grupos; 2) pedir que cada uma complete as lacunas ou pontilhado com o nome de um objeto, animal, planta, personagem ou personalidade humana que gostaria de ser; 3) solicitar que escrevam e/ou desenhem a respeito do que gostariam de ser; 4) pedir que exponham suas produções aos colegas; 5) sugerir que as coloquem no mural ou varal de classe.

49) Homem e natureza ou homem x ecologia: 1) dividir a classe em equipes ou grupos; 2) pedir que ouçam as canções “Sobradinho” – Sá e Guarabira ( disco 10 anos juntos, BME – RCA, CD ou DVD) e “Passaredo” – Francis Hime e Chico Buarque (“Meus caros amigos” – Philips); 3) explicar aos alunos o seguinte: a canção “Sobradinho” trata do rio São Francisco, que nasce na região Sudeste e deságua na região Nordeste do país, e das conseqüências do represamento dessas águas para a população que vivia nos municípios de Remanso, Casa Nova, Santo Sé, Pilão Arcado... com a construção de uma barragem no salto do Sobradinho. A canção “Passaredo”, por sua vez, focaliza a destruição da fauna e o desequilíbrio do ecossistema, provocados pelo homem; 4) solicitar às equipes que comentem, escrevam e/ou desenhem sobre o que compreenderam a respeito de cada uma das canções ouvidas por eles.


RECEBI DE SUELI LACINTRA
·         PLANO DE ENSINO Turma: Jardim II ( PERÍODO INTEGRAL)

Áreas de conhecimento

- Conhecimento Lingüístico:
• . Linguagem oral
• . Linguagem escrita
-Artes:
• Expressão plástica
• Expressão corporal
• Música
- Matemática
- Conhecimento de Mundo:
• . Ciências naturais
• . Ciências sociais

Objetivos:

- Conhecimento Lingüístico:

• Saber usar a língua como veículo de comunicação;
• Perceber a diferença entre palavra falada e escrita, iniciando-se a sistematização da alfabetização;
• Desenvolver a capacidade de pensar e expressar idéias;
• Expandir a capacidade de criação;
• Familiarizar-se com a leitura e escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros portadores de texto e da vivência de diversas situações nas qual seu uso se faça necessário;
• Reconhecer, ler e escrever o alfabeto;
• Desenvolver a habilidade de utilização de meios naturais de comunicação: linguagem, visão, audição, tato;
• Desenvolver atitudes de cooperação e iniciativa;
• Desenvolver destrezas e habilidade de acordo com as possibilidades individuais;
• Desenvolver a habilidade de expressar as vivências emocionais;
• Desenvolver a coordenação motora;
• Desenvolver a criatividade;
• Adquirir habilidades e soluções próprias através do desenho, da pintura, da construção, da modelagem, etc.

Estratégias:

• Roda da conversa;
• Utilização de crachá;
• Alfabeto móvel;
• Confecção de cartazes;
• Atividades mimiografadas;
• Apresentação de histórias, músicas, poesias, parlendas.
• Jogos diversos (bingo de letras, quebra-cabeça letra/desenho, etc.);
• Leitura compartilhada;
• Proporcionar exercícios de atitudes de cortesia (bom dia, com licença, por favor, obrigado, desculpe-me, etc);
• Pesquisa, recorte e colagem.

Objetivos:

- Matemática:

• Preparar a criança para a vida, desenvolvendo seu raciocínio lógico e rápido, resolvendo pequenos desafios do dia a dia e descobrindo o mundo que a cerca através de novas experiências;
• Reconhecer a importância dos números em situações do cotidiano;
• Reconhecer e escrever numerais, relacionando-os a sua quantidade;
• Utilizar corretamente o vocabulário matemático (perto/longe, dentro/fora, maior/menor, mais/menos, etc).

Estratégias:

• Exploração do calendário;
• Bingo de números e quantidades;
• Uso de material concreto para contagem;
• Atividades mimiografadas;
• Jogos diversos;
• Brincadeiras;
• Pesquisas, recorte e colagem.

Objetivos:

- Artes:

• Produzir trabalhos utilizando a linguagem artística, o cuidado e respeito pelo processo de criação pessoal e coletiva;
• Organizar e cuidar dos materiais utilizados bem como do ambiente de produção;
• Apreciar o próprio trabalho e o dos colegas;
• Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento de mundo;
• Conhecer e ordenar seus movimentos;

Estratégias:

• Propiciar atividades plásticas, que utilizem materiais diversificados, criando um ambiente de uso coletivo e organização dos materiais, assim como de apreciação dos próprios trabalhos e dos colegas;
• Ouvir as músicas para apreciação;
• Cantar vivenciando os movimentos da música;
• Desenvolver atividades que explorem o corpo e suas capacidades.

Objetivos:

- Conhecimento de Mundo:

• Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural;
• Estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos;
• Estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies e para a qualidade de vida humana.

Estratégias:

• Roda da conversa;
• Confecção de cartazes;
• Atividades mimiografadas;
• Atividades que envolvam a observação;
• Levantamento dos conhecimentos prévios;
• Uso de músicas e filmes sobre o tema;
• Pesquisas, recortes e colagens.

Projetos que serão desenvolvidos no decorrer do ano letivo:

1. Artes:

• 1º semestre – Tarsila do Amaral.
• 2º semestre – Romero Brito.

2. Eca:

• Mês de outubro.

3. Movpaz:
• Todo o ano letivo.

Fevereiro/2009
Tema: Identidade – Família – Valores

Justificativa:
Pretendemos que a criança se conheça e se adapte a escola e a vida social, desenvolvendo atitudes de polidez, respeito e compreenda a necessidade de cooperação de todos os membros da família e da escola entre si.

Objetivos: específicos:
• Levar os alunos a identificar o corpo humano como um todo e as partes que o compõem desenvolvendo hábitos de higiene;
• Levar a criança a identificar as pessoas da família e valorizá-la;
• Levar a criança a demonstrar cortesia e urbanidade no trato com os outros.

Conteúdo:

Conhecimento Lingüístico:
. Linguagem oral:
• histórias;
• Interações através da linguagem;
• descrição de cenas em família;
• conversa sobre o respeito ao próximo, direitos e deveres.

. Linguagem escrita:
• desenho da criança, familiares.
• reconhecimento e escrita do nome;
• reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto contextualizadas.

. Expressão plástica:
• massa de modelar;
• giz de cera;
• quebra-cabeça e colagem do corpo humano;
• recorte com a mão e tesoura;
• uso correto da cola;
• colagem de papel picado.

. Expressão corporal e musical:
• movimento do corpo com uso de música;
• brincadeiras sobre valores;
• músicas envolvendo o nome das crianças.

Matemática:
• número de irmãos;
• relações de parentesco;
• seriação (tamanho, idade);
• classificação (objetos de uso da família);
• exploração de conhecimento do corpo;
• noções de grandeza: maior/menor, grosso/fino, alto/baixo;
• noções de tempo (calendário - dia da semana, mês, ano);
• simbolização (tempo: ensolarado, nublado, chuvoso);
• figura geométrica (quadrado);
• cores primárias;
• seriação dos familiares: mais velho, mais novo.

Conhecimento de Mundo:
. Ciências naturais:
• ser humano;
• conhecimento das etapas da vida;
• conhecimento das partes do corpo;
• exploração dos órgãos dos sentidos;
• necessidades do homem (água, alimento, ar);
• higiene do corpo.

. Ciências sociais:
• a criança e a família;
• reconhecimento de si próprio como membro de uma família;
• identificação dos componentes da família, relação de parentesco;
• conhecimento do local e tipo de moradia (endereço, rua, número);
• conhecimento do tipo de moradia;
• festas familiares;
• construção das regras da classe.

Março/2009
Tema: Escola – Circo - Mulher

Justificativa:
Mostrar para a criança que o ambiente escolar deve ser alegre, limpo, tratando todos os que ali trabalham com respeito, dignidade e educação. Ensinando-lhe que devemos ter um convívio harmonioso, de partilha, onde cada um se respeite e valorize o outro levando para a sociedade e aplicando esses valores aprendidos.

Objetivos: específicos:
• Levar as crianças a se adaptarem ao novo ambiente (escola) e conhecerem suas dependências e profissionais;
• Valorizar o circo e conhecer seus profissionais;
• Desenvolver o gosto pela música e poesia;
• Reconhecer a import6ancia da mulher na sociedade.

Conteúdo:

Conhecimento Lingüístico:
. Linguagem oral:
• ampliação do vocabulário (descrição de pessoas, objetos, e situações da escola e do circo);
• músicas;
• histórias.

. Linguagem escrita:
• organização de listas dos diferentes profissionais que atuam na escola e do circo;
• desenhos;
• escrita de palavras significativas;
• reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto contextualizadas.


. Expressão plástica:
• dobraduras;
• máscaras;
• pintura com pincel;

. Expressão corporal e musical;
• participar de exercícios grupais de levantar braços, abaixar, para direita e esquerda;
• acompanhar com palmas músicas cantadas;
• dramatização dos profissionais do circo.

Matemática:
• reconhecer semelhanças e diferenças;
• noções de tempo – (hora: café, lanche, saída);
• figuras geométricas (círculo, retângulo e triângulo);
• noções de posição: em cima/embaixo/entre/direita/esquerda;
• cores primárias;
• contagem de rotina.

Conhecimento do Mundo:
. Ciências naturais:
• importância da água na preparação dos alimentos, na higiene do corpo, no cuidado com as plantas da escola;
• valorização cultural do circo;
• valorização da importância da mulher na sociedade.

. Ciências sociais:

• a criança e a família;
• a mulher;
• conhecimento do espaço físico da escola, suas dependências;
• identificação dos e funcionários e suas funções;
• instrumentos usados no trabalho escolar (lápis, papel, cola livros, jogos, etc);
• organização do trabalho escolar (direitos e deveres de cada um, cuidados com os materiais e o ambiente, rotinas básicas);
• respeitar a vida (Projeto Movpaz).

Abril/2009
Tema: Índio – Páscoa – Natureza

Justificativa:
Valorizar os primeiros habitantes do Brasil mostrando-lhes a sua forma de vida, alimentação, trabalho, música e dança,enfatizando seu respeito, trato na natureza, conservação, pois eles vivem dela sem destruí-la.

Objetivos: específicos:
• Levar os alunos a perceberem a beleza da Natureza e o que a tem destruído;
• Levar a criança a conhecer a importância dos índios e da diversidade cultural entre os povos;
• Levar os alunos a conhecerem o real significado da Páscoa.


Conteúdo:

Conhecimento Lingüístico:
. Linguagem oral:
• música com ritmo (batida de tambor, gritos de índio);
• o verdadeiro sentido da Páscoa.

. Linguagem escrita:
• escrita de palavras significativas;
• reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto contextualizadas;
• desenho.

. Expressão plástica:
• modelagem com argila (objetos e adornos indígenas);
• impressão de folhas;
• colagem de palitos de fósforo;
• cor: (pintura indígena, confecção de colar e utilizando várias cores);
• confecção de máscaras com o tema da Páscoa;
• colagem com algodão (coelho);
• montagem de quebra-cabeças.


. Expressão corporal e musical:
• visualização de hábitos indígenas (fita de vídeo);
• movimentar-se ouvindo os sons da natureza (canto dos pássaros, sons de chuva e da cachoeira);
• visualização de músicas e danças de diferentes raças (vídeo).


Matemática:
• seqüência/forma/contagem/seriação: confecção de colar, enfeites, ocas, barcos, lanças, etc;
• posição: dança (dentro, fora, na frente, atrás, perto, longe);
• comparação de quantidades.


Conhecimento de Mundo:

. Ciências naturais:
• importância da água;
• formas de poluição e lixo;
• importância da água na vida do índio, pesca lavoura, lazer, etc.

. Ciências sociais:
• diferentes tipos de trabalho:- economia de subsistência – plantar, caçar, pescar;
• instrumentos de trabalho do índio (arco, flecha, peneira, etc);
• a importância do homem no meio ambiente (seu poder de transformar o meio, construir ou destruir);
• preservar o planeta (Projeto Movpaz).


Maio/2009
Tema: Mãe - Alimentação – Dia do trabalho (profissões)

Justificativa:
Valorizar a importância e respeito que devemos ter com aquela que nos deu a vida, conscientizando-as que seus ensinamentos de educação, valores e alimentação saudável é que as faz crescerem fortes.

Objetivos: específicos:
• Levar os alunos a identificar os diferentes tipos de alimentos e sua importância para a saúde propiciando que eles adquiram bons hábitos alimentares e aprendam como se comportar durante as refeições;
• Levar as crianças a perceberem como é a vida da mãe em casa e no trabalho, a vida da mulher no passado e no presente;
• Levar os alunos a conhecerem a necessidade de todas as profissões e que cada uma depende da outra, devendo todas serem respeitadas.


Conteúdo:

Conhecimento Lingüístico:
.Linguagem oral:
• Pesquisa (nome da mãe, onde trabalha, o que a mamãe mais gosta);
• músicas (mamãe);
• poesia (mamãe);
• tipos e diferenças de alimentos.

. Linguagem escrita:
• confecção de cartão;
• escrita do nome da mãe;
• desenho (mãe);
• reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto contextualizadas.

. Expressão plástica:
• dobradura de flor;
• pintura de cartão;
• a cor das verduras, frutas e legumes;
• colagem de lantejoulas;
• pintura.

. Expressão corporal e musical:
• teatro (vivenciar os afazeres da mamãe);
• participar de exercícios de caminhar, correr, saltar, engatinhar, arrastar-se, deslizar;
• cantar melodias conhecidas e comemorativas.

Matemática:
• pesquisa (a cor dos olhos, cabelos, pele/cor da roupa preferida.
(mamãe).
• data do aniversário;
• classificação (frutas, verduras, legumes) de acordo com as características.
• comprido/curto/ grande-pequeno;
• orientação espacial (posição, direção, lateralidade).

. Ciências naturais:
• conhecimento das verduras, legumes, frutas;
• como consumi-los;
• como são preparados;
• características dos diferentes instrumentos de trabalho (forma, tamanho, material, etc).


. Ciências sociais:
• os produtos que usamos em casa (alimentos, higiene, etc):
• quem produz;
• onde vende.
• trabalho dos alunos (tarefas, brincadeiras);
• as diferentes profissões;
• qual a função social de algumas profissões (as pesquisadas pelos alunos);
• ser generoso (Projeto Movpaz).

Junho/2009
Tema: Festa Junina - zona urbana- zona rural

Justificativa:
Fazer com que as crianças compreendam a importância da interdependência entre o ambiente urbano e rural e a origem folclórica da Festa Junina.

Objetivos: específicos;
• Levar as crianças a conhecerem os usos e costumes das Festas juninas;
• Levar os alunos a perceberem que a zona urbana depende da zona rural e vice e versa.

Conteúdo:

Conhecimento Lingüístico:
. Linguagem oral:
• músicas típicas;
• lendas;
• origem da quadrilha;
• fogos de artifício, balão, bombinha;
• instrumentos usados nas festas (sanfona, violão, etc);
• a origem da festa junina (folclore).

. Linguagem escrita:
• pesquisa de comidas típicas;
• convites;
• reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto contextualizadas.



. Expressão plástica:
• recorte/colagem; confeccionar caipirinhas (roupas, chapéu).
• quebra cabeça;
• construção de dobraduras juninas;
• cores (bandeirinhas, balão, fichas, etc);
• confecção de bandeirinhas.

. Expressão corporal e musical:
• danças juninas;
• movimentar-se ao ritmo de músicas lentas ou cantadas;
• cantar músicas folclóricas com gestos.

Matemática:
• quantidades (pesquisa das preferências da classe: comidas),
doces, etc);
• estabelecer agrupamentos de acordo com critérios: doce/ salgado;
• sequenciação de formatos de bandeirinhas.

. Ciências naturais:
• alimentos da festa junina (curau, pipoca, pé de moleque, etc);
• como é o sítio;
• como é a cidade.

. Ciências sociais:
• a importância do trabalho agrícola;
• a interdependência da zona urbana e rural;
• ouvir para compreender (Projeto Movpaz).

Julho/2009
Tema: Revisão dos conteúdos anteriores

Justificativa:
Retomar os conteúdos fixando que a harmonia, partilha, respeito e educação devem ser usados tanto no convívio escolar como o social.

Objetivos: específicos:
• Levar a criança a perceber que deve viver com educação, respeito e saber partilhar não somente seus bens, mais também a troca de conhecimentos, experiências, etc.

Conteúdo:

Conhecimento Lingüístico:
. Linguagem oral:
• ampliação do vocabulário;
• conversas sobre os trabalhos;
• histórias.

. Linguagem escrita:
• escrita de palavras significativas;
• desenhos de histórias;
• desenho livre.

. Expressão plástica:
• recorte/colagem;
• trabalho com massinha (livre);
• pintura (livre);
• cores (mistura de cores já trabalhadas).

. Expressão corporal e musical:
• brincadeiras diversas – pular corda, amarelinha, morto - vivo, passa anel, etc;
• localizar a direção do som.

Matemática:
• números (referente aos conteúdos já trabalhados);
• jogos.

.Conhecimento natural:
• alimentos;
• higiene.

. Conhecimento social:
• trabalho na nossa escola – arrumar a sala, cuidar para conservação da escola, cuidar do material da sala.


Agosto/2009
Tema: Aniversário de Piracicaba – Folclore – Dia dos Pais – Água

Justificativa:
Iniciar o conhecimento da sua cidade partindo do seu próprio meio (lar), mostrando seus pontos turísticos e manifestações folclóricas.
Valorizar e respeitar o pai.

Objetivos: específicos:
• Levar os alunos a perceberem que o folclore se manifesta em todos os dias de aula durante o ano;
• Levar os alunos a valorizarem a figura paterna;
• Levar os alunos a conhecerem a história de Piracicaba, seu rio e conhecer seus pontos turísticos preservando-os;

Conteúdo;

Conhecimento Lingüístico:
. Linguagem oral;
• músicas típicas (Piracicaba – Folclore);
• histórias;
• lendas;
• pesquisa e música para o Papai.

. Linguagem escrita:
• construção de livro com os pontos turísticos de Piracicaba;
• desenho (Piracicaba – folclore);
• reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto contextualizadas.

. Expressão plástica:
• dobraduras;
• pintura – lembrança para o Papai;
• modelagem;
• desenho dos pontos turísticos de Piracicaba.

. Expressão corporal e musical:
• brincadeiras folclóricas;
• executar movimentos simples de braços imitando o professor;
• músicas populares e comemorativas.

Matemática:
• localização no tempo e sequenciação: antes/depois, ontem/hoje, etc;
• nossa cidade ontem e hoje.

.Conhecimento natural:
• Rio Piracicaba – água;
• importância da água no meio ambiente;
• peixes;
• lixo.

. Conhecimento social:
• Rio Piracicaba – ontem e hoje;
• como o homem utilizou o rio no passado e no presente;
• importância da água na vida das pessoas;
• como preservar o rio;
• promover um consumo responsável (Projeto Movpaz).

Setembro/2009
Tema: Primavera – Dia da árvore - Estações do ano

Justificativa:
Que as crianças através da observação da natureza percebam que as leis naturais não dependem totalmente da ação do homem e que devemos nos vestir de acordo com as condições do tempo.

Objetivos: específicos:
• Levar as crianças a saberem identificar as estações do ano e definir qual a roupa e alimento adequado a cada estação.

Conteúdo:

Conhecimento Lingüístico:
. Linguagem oral:
• música;
• histórias;
• pesquisa.

. Linguagem escrita:
• desenho;
• produção de álbuns;
• reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto contextualizadas;
• colagem de galhos;
• confecção de dobraduras;
• pintura com esponja.

. Expressão corporal e musical:
• dramatização das estações do ano;
• escutar músicas clássicas.

Matemática:
• noções de números (trabalho com diferentes, quantidade);
• classificação (folhas, sementes);
• percepção da forma como atributo dos objetos;
• seqüências (trabalhar com sementes);
• comparação de quantidades;
• seqüências (montar cenas em seqüências lógicas - amanhecer, meio dia, entardecer, noite).

.Conhecimento natural:
• clima (em cada estação);
• dia e noite;
• partes da planta;
• plantio de uma semente (observar seu nascimento, regar, cuidar).

. Conhecimento social:
• as roupas de cada estação (como eram as roupas usadas pelas pessoas no início da nossa cidade);
• redescobrir a solidariedade (Projeto Movpaz).

Outubro/2009
Tema: Criança – animais

Justificativa:
Recordar com as crianças as antigas brincadeiras e da posse responsável.

Objetivos: específicos:
• Levar os alunos a perceberem que os animais são seres vivos;
• Levar os alunos a recordarem antigas brincadeiras.

Conteúdo:

Conhecimento Lingüístico:
. Linguagem oral.
• músicas diversas;
• histórias;
• conversas interativas;
• ampliação de vocabulário.

. Linguagem escrita:
• desenho (montagem de cartaz);
• reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto contextualizadas.

. Expressão plástica:
• montagem (quebra-cabeça, palhaço, cartaz, semáforo, etc);
• construção (brinquedos);
• pintura com giz molhado;
• dobraduras de animais.

. Expressão corporal e musical:
• brincadeiras (bola, corda, amarelinha, etc);
• representação (teatro, música).

Matemática:
• seqüências (figuras geométricas, brincadeiras);
• seqüências de palavras (Amarelo, Bola, Criança. Dado, etc).

.Conhecimento natural:
• a criança (ECA - cuidado com a alimentação, higiene, saúde);
• cuidados com os animais-posse responsável;
• características de animais.

. Conhecimento social:
• a criança (ECA - direitos e deveres);
• animais na vida do homem (trabalho, alimentação);
• preservação dos animais (animais em extinção);
• rejeitar a violência (Projeto Movpaz)
Novembro/2009
Tema: – Diversidade Cultural (Dia da Consciência Negra)- Trânsito

Justificativa:

Valorizar todas as pessoas mostrando-lhes a sua forma de vida, alimentação, trabalho, música e dança,enfatizando o respeito à diversidade e mostrar a importância da obediência dos sinais de trânsito para a segurança.

.
Objetivos: específicos:
• Levar as crianças a respeitar e aceitar a diversidade;
• Levar os alunos a reconhecerem os sinas de trânsito.

Conteúdo:

Conhecimento Lingüístico:
. Linguagem oral:
• histórias;
• conversas interativas;
• ampliação de vocabulário.

. Linguagem escrita:
• produção de álbuns;
• reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto contextualizadas;
• desenho.

. Expressão plástica:
• pinturas;
• montagem (semáforo);
• construção com sucata (carrinho, caminhão, etc);
• massa de modelar;
• Construção de painel sobre diversidade cultural.


. Expressão corporal e musical:
• brincadeiras;
• dramatização (sinais de trânsito);
• participação de jogos cantados.

Matemática:
• correspondência (pelo uso, forma, cor, tamanho, etc);
• noções de direção e sentido: para frente/para trás; para direita/para esquerda, para cima/para baixo, no mesmo sentido/em sentidos contrários, meia volta/ uma volta (de forma lúdica);
• idéia de quantidade;
• idéia de juntar e tirar quantidades.


.Conhecimento natural:
• importância da boa convivência com pessoas diferentes;
• a poluição (ônibus, carro, trem, etc).


. Conhecimento social:
• as ruas, avenidas, pistas (utilização);
• reconhecimento e valorização da diversidade dos grupos sociais em relação à etnia e cultura;
• respeitar e entender as diferenças (Projeto Movpaz).

Dezembro/2009
Tema: Natal (paz, amor, respeito).

Justificativa:
Despertar na criança todos os valores trabalhados durante o ano inserindo o verdadeiro significado do Natal.

Objetivos: específicos:
• Conhecer o verdadeiro significado do Natal.

Conteúdo:

Conhecimento Lingüístico:
. Linguagem oral:
• músicas natalinas e hino;
• histórias;
• conversas.

. Linguagem escrita:
• desenho (cartão);
• produção de livros;
• reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto contextualizadas;

. Expressão plástica:
• confecção de cartões;
• pinturas;
• montagem de árvore de natal;
• dobraduras;
• construção de painel com tema Movpaz.

. Expressão corporal e musical:
• dança;
• representação;
• brincadeiras.

Matemática:
• seqüências numéricas (bolas coloridas);
• cores (enfeites).

.Conhecimento natural;
• alimentação (festa natalina);
• calor – cuidado com nosso corpo – água, alimentação leve.

. Conhecimento social:
• reunião familiar: respeito, amor, paz, alegria, etc;
• costumes da sociedade: troca de presentes, amigo secreto.



ROTINA

• 7:00 as 8:00 entrada das crianças;
• 8:00 as 8:30 higiene e café da manhã;
• 8:30 as 9:00 roda: músicas, história do dia, cartaz do tempo, calendário, aniversariantes, oralmente (dias da semana, meses do ano, alfabeto, contagem de rotina na ordem crescente e decrescente), escrita na lousa pela professora do nome do ajudante do dia, letra inicial, final, contagem de quantas letras e sílabas possuem o nome, explicação das atividades a serem realizadas no dia;
• 09:00 as 10:00 atividades pedagógicas;
• 10:00 as 10:30 recreação;
• 10:30 as 10:45 higiene;
• 10:45 as 11:15 almoço;
• 11:15 as 11:26 higiene;
• 11:26 as 13:10 descanso;
• 13:10 as 13:30 leite;
• 13:30 as 13:50 roda da conversa/história;
• 13:50 as 15:00 atividades pedagógicas;
• 15:00 as 15:30 jantar;
• 15:30 as 15:45 higiene;
• 15:45 as 16:00 atividades recreativas;
• 16:00 início da saída.


OBS1: As letras e numerais serão trabalhados no decorrer do ano contextualizado com o conteúdo desenvolvido.
OBS2: O planejamento é flexível.

AVALIAÇÃO

Objetivos:

A avaliação se destina a obter informações e subsídios capazes de favorecer o desenvolvimento das crianças e a ampliação de seus conhecimentos e dispondo dos principais elementos relativos as informações pode-se planejar, direcionar e redirecionar nosso trabalho cotidiano.
Desta forma, a avaliação não se fixa apenas em medir, comparar ou julgar, mas tem uma grande importância social e política no fazer educativo, estando presente em todas as atitudes e estratégias avaliativas que adota-se.
É necessário que a avaliação seja capaz de trazer elementos de crítica e transformação ativa para o trabalho.
Sendo assim, todos são objeto e sujeito da avaliação: professor equipe de orientação, supervisão e direção, funcionários da secretaria, cozinha, crianças, pais, pois todos constroem conhecimentos encontrando dúvidas e dificuldades, fazendo progressos e reestruturando suas formas de ação buscando alcançar os objetivos traçados.

RECEBI DA CRIS GALLO , POR EMAIL...
·         PLANEJAMENTO ANUAL PARA 5 ANOS- JARDIM II

ÁREA: MATEMÁTICA

OBJETIVOS:

1- RECONHECER E VALORIZAR OS NÚMEROS, AS OPERAÇÕES NUMÉRICAS, AS CONTAGENS ORAIS E AS NOÇÕES ESPACIAIS COMO FERRAMENTAS NECESSÁRIAS NO SEU COTIDIANO;2- COMUNICAR IDÉIAS MATEMÁTICAS, HIPÓTESES, PROCESSOS UTILIZADOS E RESULTADOS ENCONTRADOS EM SITUAÇÕES-PROBLEMA RELATIVAS A QUANTIDADE, ESPAÇO FISÍCO E MEDIDA, UTILIZANDO A LINGUAGEM ORAL E A LINGUAGEM MATEMÁTICA;3- COMPARAR GRANDEZAS, EXPLORANDO DIFERENTES PROCEDIMENTOS;4- NOÇÕES DE POSIÇÃO;5- EXPLORAR FORMAS GEOMÉTRICAS, COM SÓLIDOS, EM SUCATAS E NO AMBIENTE, NOMEANDO CORRETAMENTE AS FORMAS GEOMÉTRICAS;6- REPRODUZIR FORMAS GEOMÉTRICAS;7- PERCEBER A IMPORTÂNCIA DOS NÚMEROS NO NOSSO DIA A DIA;8- DESENVOLVER O RACIOCÍNIO LÓGICO;9- EVIDENCIAR A NOÇÃO DE QUANTIDADE, APROVEITANDO SUAS EXPERIÊNCIAS;10- COMPREENDER E EXECUTAR DIVERSAS ATIVIDADES RELACIONADAS A QUANTIDADE E SEU RESPECTIVO NUMERAL;11- ENUMERAR E AGRUPAR QUANTIDADES DE DIFERENTES MANEIRAS;12- CONDUZIR ÁS CRIANÇAS Á COMPREENSÃO DE SEQUÊNCIA.

CONTEÚDOS:

(EXPLORAÇÃO ORAL E VISUAL)NÚMEROS E SITEMA DE NUMERAÇÃO:-CONTAGEM;-CÁLCULO MENTAL; OPERAÇÕES (NOÇÕES); (SITUAÇÕES PROBLEMA)-QUANTIDADES (LING. ORAL E REGISTROS)-SUCESSOR E ANTECESSOR (NOÇÕES)-NÚMEROS (EM DIFERENTES CONTEXTOS);-ESCRITA NUMÉRICA; NOTAÇÃO;-SERIAÇÃO.GRANDEZAS E MEDIDAS:-DIFERENTES PROCEDIMENTOS PARA COMPARAR GRANDEZAS.-INTRODUÇÃO: ÁS NOÇÕES DE MEDIDAS DE COMPRIMENTO, PESO,VOLUME, TEMPO, ISTO É, PELA UTILIZAÇÃO DE UNIDADES CONVENCIONAIS E NÃO CONVENCIONAIS;-MARCAÇÃO DO TEMPO – CALENDÁRIOS-CLASSIFICAÇÃO.ESPAÇO E FORMA:-POSIÇÃO – PONTOS DE REFERÊNCIA PARA SITUAR-SE E DESLOCAR-SE;-FORMAS, CONTORNOS, BIDIMENSIONALIDADES, TRIDIMENSIONALIDADES, FACES PLANAS, LADOS RETOS;NOÇÕES DE SÍMBOLOS MATEMÁTICOS;BRINCADEIRAS E JOGOS MATEMÁTICOS;

ÁREA: LINGUAGEM CORPORAL

OBJETIVOS:

1- CONHECER O CORPO AFIM DE COMPREENDER SUAS POTENCIALIDADES E LIMITES;2-ENTENDER O CORPO COMO UM MEIO DE COMUNICAÇÃO PARA QUE SEJA CAPAZ DE EXPRESSAR-SE;3-EQUILIBRAR-SE EM DIFERENTES SITUAÇÕES DE FORMA COORDENADA AFIM DE MELHORAR SEU DESEMPENHO;4- DESENVOLVER AS HABILIDADES QUE REQUEIRAM O USO DE FORÇA, VELOCIDADE, FLEXIBILIDADE E CONTROLE MUSCULAR, PARA DOMINAR MELHOR SUAS POTENCIALIDADES;5- UTILIZAÇÃO EXPRESSIVA INTENCIONAL DO MOVIMENTO NAS SITUAÇÕES COTIDIANAS E EM SUAS BRINCADEIRAS;6- PERCEPÇÃO DE ESTRUTURAS RÍTMICAS PARA EXPRESSAR-SE CORPORALMENTE POR MEIO DA DANÇA, BRINCADEIRAS E DE OUTROS MOVIMENTOS.

CONTEÚDOS:

1- EXPRESSÃO CORPORAL;2- ESQUEMA CORPORAL (RECONHECIMENTO DO CORPO)3- DANÇA4- JOGOS SIMBÓLICOS5- EQUILÍBRIO E COORDENAÇÃO;6- FORÇA, VELOCIDADE, LATERALIDADE, RESISTÊNCIA, FLEXIBILIDADE E CONTROLE-MUSCULAR.


ÁREA: LINGUAGEM MUSICAL

OBJETIVOS:

1- EXPLORAR, PRODUZIR, REPRODUZIR, COMPARAR E DISCRIMINAR OS SONS, PARA ASSIM, PODER IDENTIFICÁ-LOS;2- VIVENCIAR A DIVERSIDADE DOS SONS, AFIM DE PERCEBER SEUS RITMOS E PAUSAS;3- DESPERTAR A APRECIAÇÃO ESTÉTICA E ARTÍSTICA DA MÚSICA.

CONTEÚDOS:

1- SONS VOCAIS, CORPORAIS, AMBIENTAIS E INSTRUMENTAIS;2- DIREÇÃO DOS SONS;3- CONTATOS COM DIFERENTES OBRAS MUSICAIS: INFANTIS, POPULAR, SERTANEJA, CLÁSSICA, ETC...4- ALTURA (GRAVE/AGUDO); DURAÇÃO (CURTO/LONGO);5- INTENSIDADE (FRACO/FORTE);6- PULSAÇÃO E RITMOS;7- REPERTÓRIO DE CANÇÕES PARA DESENVOLVER MEMÓRIA MUSICAL.


ÁREA: IDENTIDADE E AUTONOMIA

OBJETIVOS:

1- TER UMA IMAGEM POSITIVA DE SI AMPLIANDO SUA AUTO-CONFIANÇA, IDENTIFICANDO CADA VEZ MAIS SUAS LIMITAÇÕES E POSSIBILIDADES, E AGINDO DE ACORDO COM ELAS;2- IDENTIFICAR E ENFRENTAR SITUAÇÕES DE CONFLITO, UTILIZANDO SEUS RECURSOS PESSOAIS (DE ACORDO COM SUA FAIXA ETÁRIA) RESPEITANDO AS OUTRAS CRIANÇAS E ADULTOS E EXIGINDO RECIPROCIDADE;3- VALORIZAR AÇÕES DE COOPERAÇÃO E SOLIDARIEDADE, DESENVOLVENDO ATITUDES DE AJUDA E COLABORAÇÃO E COMPARTILHANDO SUAS VIVÊNCIAS;4- ADOTAR HÁBITOS DE AUTOCUIDADO, VALORIZANDO AS ATITUDES RELACIONADAS COM A HIGIENE, ALIMENTAÇÃO, CONFORTO, SEGURANÇA, PROTEÇÃO DO CORPO E CUIDADOS COM A APARÊNCIA.5- IDENTIFICAR E COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DOS DIVERSOS GRUPOS DOS QUAIS PARTICIPAM, RESPEITANDO REGRAS BÁSICAS DE CONVÍVIO SOCIAL.
CONTEÚDOS:

1- EXPRESSAR E COMUNICAR SEUS DESEJOS, DESAGRADOS, NECESSIDADES, PREFERÊNCIAS, VONTADES EM BRINCADEIRAS E NAS ATIVIDADES COTIDIANAS;2- RECONHECIMENTO PROGRESSIVO DO PRÓPRIO CORPO E DAS DIFERENTES SENSAÇÕES DO MESMO;3- REALIZAR PEQUENAS AÇÕES COTIDIANAS NO SEU ALCANCE PARA QUE ADQUIRA MAIOR INDEPENDÊNCIA;4- IDENTIFICAR SITUAÇÕES DE RISCO NO SEU AMBIENTE MAIS PRÓXIMO (PREVENÇÃO DE ACIDENTES);5- AUXÍLIO NA ESCOLHA DE BRINQUEDOS, OBJETOS E ESPAÇOS PARA BRINCAR;6- PARTICIPAR DE SITUAÇÕES QUE ENVOLVEM A RELAÇÃO COM O OUTRO;7- TER INICIATIVA PARA RESOLVER PEQUENOS PROBLEMAS DO COTIDIANO, PEDINDO AJUDA SE NECESSÁRIO;8- PARTICIPAÇÃO DE MENINOS E MENINAS IGUALMENTE EM BRINCADEIRAS DE FUTEBOL, CASINHA, PULAR CORDA, ETC...9- VALORIZAR O DIÁLOGO COMO FORMA DE LIDAR COM OS CONFLITOS;10- PARTICIPAR DA REALIZAÇÃO DE PEQUENAS TAREFAS DE COTIDIANO QUE ENVOLVAM AÇÕES DE COOPERAÇÃO, SOLIDARIEDADE E AJUDA NA RELAÇÃO COM OS OUTROS;11- TRABALHAR O RESPEITO ÁS CARACTERÍSTICAS PESSOAIS RELACIONADAS AO GÊNERO, ETNIA, PESO, ESTATURA, ETC...12- VALORIZAÇÃO DA LIMPEZA E APARÊNCIA PESSOAL, (AUTO-CUIDADO);13- RESPEITAR E VALORIZAR SEU GRUPO DE ORIGEM (FAMÍLIA);14- CONHECER, RESPEITAR E UTILIZAR ALGUMAS REGRAS ELEMENTARES DE CONVÍVIO SOCIAL;15- VALORIZAR OS CUIDADOS COM OS MATERIAIS DE USO INDIVIDUAL E COLETIVO;16- TRABALHAR PROCEDIMENTOS RELACIONADOS Á ALIMENTAÇÃO, HIGIENE DAS MÃOS, CUIDADO E LIMPEZA PESSSOAL DAS VÁRIAS PARTES DO CORPO;17- UTILIZAR ADEQUADAMENTE OS SANITÁRIOS.



ÁREA: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

CONTEÚDOS:

1- NOME PRÓPRIO (HISTÓRIA DO NOME, LETRAS QUE FORMAM O NOME)2- EXPRESSÃO, INTERPRETAÇÃO E RELATO DE VIVÊNCIAS;3- DESCRIÇÃO DE CENAS, OBJETOS E SERES VIVOS (ANIMAIS, VEGETAIS E SER HUMANO) ORAL E ESCRITA;4- TUDO PODE SER ESCRITO E LIDO:(SÍMBOLOS, RÓTULOS, EMBALAGENS, MARCAS,LOGOTIPOS,NOMES DE OBJETOS, PESSOAS, ANIMAIS, VEGETAIS, LUGARES, PERSONAGENS, TÍTULOS DE LIVROS OU HISTÓRIAS);5- JOGOS VERBAIS: MODALIDADES DE LINGUAGEM:-TRAVA-LÍNGUAS-ADIVINHAS-PARLENDAS-QUADRINHAS-POEMAS-CANÇÕES6-JOGOS PEDAGÓGICOS:-JOGOS PARA A ESCRITA-JOGOS PARA A LEITURA7-TEXTOS E PORTADORES DE TEXTOS:-PRODUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS;-CONHECIMENTO DE DIFERENTES GÊNEROS: CONTOS, POEMAS, NOTÍCIAS DE JORNAL, INFORMATIVO, NARRATIVO, DESCRITIVO, BULAS, RECEITAS, ETC...

OBJETIVOS:

1- A CONSTRUÇÃO DA ESCRITA DO NOME, TEM COMO OBJETIVO FAZER COM QUE A CRIANÇA SE RECONHEÇA COMO UM SUJEITO IMPORTANTE QUE POSSUI UM NOME QUE É SÓ SEU, ALÉM DE PROPICIAR A APRENDIZAGEM DA ESCRITA;2- RECONHECER SEU NOME ESCRITO, SABENDO IDENTIFICÁ-LO NAS DIVERSAS SITUAÇÕES DO COTIDIANO;3- AMPLIAR GRADATIVAMENTE SUAS POSSIBILIDADES DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSSÃO, INTERESSANDO-SE POR CONHECER VÁRIOS GÊNEROS ORAIS EESCRITOS E PARTICIPANDO DE DIVERSAS SITUAÇÕES DE INTERCÂMBIO SOCIAL NAS QUAIS POSSA CONTAR SUAS VIVÊNCIAS, OUVIR AS DE OUTRAS PESSOAS, ELABORAR E RESPONDER PERGUNTAS;4- FAMILIARIZAR-SE COM A ESCRITA POR MEIO DO MANUSEIO DE LIVROS, REVISTAS, RÓTULOS E OUTROS PORTADORES DE TEXTOS E DA VIVÊNCIA DE DIVERSAS SITUAÇÕES NAS QUAIS SEU USO SE FAÇA NECESSÁRIO;5- PARTICIPAR DE JOGOS VERVAIS E PEDAGÓGICOS AFIM DE INTERESSAR-SE POR ESCREVER PALAVRAS E TEXTOS AINDA QUE NÃO DE FORMA CONVENCIONAL;6- USAR A LINGUAGEM ORAL PARA CONVERSAR, BRINCAR, COMUNICAR E EXPRESSAR DESEJOS, NECESSIDADES, OPINIÕES, IDÉIAS, PREFERÊNCIAS E SENTIMENTOS E RELATAR SUAS VIVÊNCIAS NAS DIVERSAS SITUAÇÕES DE INTERAÇÃO PRESENTES NO COTIDIANO.


ÁREA: ARTES VISUAIS

CONTEÚDOS:

1- EXPLORAÇÃO E MANIPULAÇÃO DE DIFERENTES MATERIAIS E VARIADOS SUPORTES PARA O DESENHO E A PINTURA;2- EXPLORAÇÃO E RECONHECIMENTO DE DIFERENTES MOVIMENTOS GESTUAIS, VISANDO A PRODUÇÃO DE MARCAS, GRAFIAS;3- CONHECIMENTO DA DIVERSIDADE DE PRODUÇÕES ARTÍSTICAS: DESENHOS, PINTURAS, ESCULTURAS, CONSTRUÇÕES, FOTOGRAFIAS, COLAGENS, ILUSTRAÇÕES, CINEMA, ETC...;4- EXPRESSÃO PLÁSTICA ATRAVÉS DE DIFERENTES TÉCNICAS: DESENHO, PINTURA, MODELAGEM EM AREIA, MASSA E ARGILA, CONSTRUÇÃO COM SUCATAS, RECORTE, COLAGEM, DOBRADURA E GRAVURA;5- CONHECIMENTO DE ALGUNS DOS ELEMENTOS CONSTITUINTES DA LINGUAGEM VISUAL: LINHA, FORMA, COR, TEXTURA;6- APRECIAÇÃO DE OBRAS DE ARTE;7- VALORIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES DE PRODUÇÕES ARTÍSTICAS, A PARTIR DE PROJETOS QUE SERÃO REALIZADOS NO DECORRER DO ANO LETIVO.

OBJETIVOS:

1- AMPLIAR O CONHECIMENTO DE MUNDO QUE POSSUEM, MANIPULANDO DIFERENTES OBJETOS E MATERIAIS, EXPLORANDO SUAS CARACTERÍSTICAS, PROPRIEDADES E POSSIBILIDADES DE MANUSEIO E ENTRANDO EM CONTATO COM FORMAS DIVERSAS DE EXPRESSÃO ARTÍSTICA;2- UTILIZAR DIVERSOS MATERIAIS GRÁFICOS E PLÁSTICOS SOBRE DIFERENTES SUPERFÍCIES PARA AMPLIAR SUAS POSIBILIDADES DE EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO;3- PRODUZIR TRABALHOS DE ARTE, ATRAVÉS DA LINGUAGEM DO DESENHO, DA PINTURA, DA MODELAGEM, DA COLAGEM, DA CONSTRUÇÃO, UTILIZANDO OS ELEMENTOS CONSTITUINTES DESSAS LINGUAGENS: LINHA, FORMA, COR, TEXTURA;4- DESENVOLVER O GOSTO, O CUIDADO E O RESPEITO PELO PROCESSO DE PRODUÇÃO E CRIAÇÃO, INTERESSANDO-SE PELAS PRÓPRIAS PRODUÇÕES, PELAS DE OUTRAS CRIANÇAS E PELAS DIVERSAS OBRAS ARTÍSTICAS COM AS QUAIS ENTREM EM CONTATO, AMPLIANDO SEU CONHECIMENTO DO MUNDO E DA CULTURA;5- O TRABALHO COM PROJETO NO ENSINO DE ARTES VISUAIS POSSIBILITARÁ AMPLIARNÃO SÓ AS FORMAS DE EXPRESSÃO COMO TAMBÉM O UNIVERSO CRIATIVO E O IMAGINÁRIO DAS CRIANÇAS, O QUE REFLETIRÁ COM CERTEZA NAS OUTRAS ÁREAS.


ÁREA: NATUREZA E SOCIEDADE

CONTEÚDOS:

1- IDENTIDADE E AUTONOMIA- JOGO DRAMÁTICO- VALORES2- GRUPOS SOCIAIS E SEU MODO DE SER, VIVER E TRABALHAR.3- LUGARES E PAISAGENS (LOCAL, NATURAL E MODIFICADA)4- MEIO AMBIENTE5- SERES VIVOS (HOMEM, ANIMAIS E VEGETAIS)6- FENÔMENOS DA NATUREZA7- OBJETOS E PROCESSOS DE TRANSFORMAÇÃO8- DATAS COMEMORATIVAS.

OBJETIVOS:

- RECONHECER-SE COMO UM SUJEITO IMPORTANTE QUE POSSUI SUAS CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS E ÚNICAS, RESPEITANDO A SI PRÓPRIO E AO OUTRO.- PARTICIPAR DE JOGOS DRAMÁTICOS EXPERIMENTANDO DIFERENTES PAPÉIS, CONSEGUINDO INTERAGIR CADA VEZ MAIS COM ELEMENTOS DO GRUPO, ORGANIZANDO-SE NO ESPAÇO E NO TEMPO.- DESPERTAR NAS CRIANÇAS A IMPORTÂNCIA DO CONVÍVIO SOCIAL ENTRE OS MEMBROS DE UM DETERMINADO GRUPO SOCIAL, PERMITINDO QUE REFLITAM SOBRE IMPORTÂNCIA DOS TRABALHOS EM GRUPO, MOSTRANDO COMO É NECESSÁRIA A PARTICIPAÇÃO DE TODOS, QUE CADA UM COLABORE FAZENDO A SUA PARTE, CUMPRINDO E VALORIZANDO AS REGRAS DE CONVIVÊNCIA SOCIAL E RESPEITANDO OS DIREITOS DOS OUTROS. CONHECER E PARTICIPAR DE HISTÓRIAS, BRINCADEIRAS, JOGOS E CANÇÕES QUE CARACTERIZEM O MODO DE VIDA DE SEU GRUPO SOCIAL E DE OUTROS GRUPOS DO PRESENTE E DO PASSADO, IDENTIFICANDO ALGUNS PAPÉIS SOCIAIS EXISTENTES EM SEUS GRUPOS DE CONVÍVIO, MANIFESTANDO OPINIÕES, BUSCANDO INFORMAÇÕES E CONFRONTANDO IDÉIAS. - OBSERVAR A PAISAGEM LOCAL E UTILIZAR-SE DE ALGUMAS FONTES DE INFORMAÇÃO PARA A OBSERVAÇÃO DE MUDANÇAS OCORRIDAS AO LONGO DO TEMPO.- SABER QUE NOSSO PAÍS POSSUI UMA DAS MAIS RICAS FLORESTAS DO MUNDO E A MAIOR BIODIVERSIDADE DO PLANETA.- AJUDAR AS CRIANÇAS A SE TORNAREM CIDADÃOS CONSCIENTES, PREOCUPADOS COM A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA NO PLANETA, MOSTRANDO QUE AO CUIDARMOS DO MEIO AMBIENTE, ESTAREMOS CONTRIBUINDO PARA MANTERMOS A NOSSA SAÚDE E A SAÚDE DAQUELES QUE NOS CERCAM.- ESTABELECER ALGUMAS RELAÇÕES ENTRE O MEIO AMBIENTE E AS DIFERENTES FORMAS DE VIDA QUE ALI SE ESTABELECEM, RECONHECENDO SUAS CARACTERÍSTICAS E NECESSIDADES VITAIS, VALORIZANDO SUA IMPORTÂNCIA PARA A PRESERVAÇÃO DAS ESPÉCIES E PARA A QUALIDADE DA VIDA HUMANA.

- VALORIZAR AS ATITUDES DE CUIDADOS COM O CORPO RELACIONADOS Á SAÚDE, Á PREVENÇÃO DE ACIDENTES E AO BEM –ESTAR INDIVIDUAL E COLETIVO
- ESTABELECER RELAÇÕES ENTRE OS FENÔMENOS DA NATUREZA E A VIDA HUMANA, LEVANDO OS ALUNOS A REFLETIREM SOBRE O FUNCIONAMENTO DA NATUREZA, SEUS CICLOS E RITMOS DE TEMPO, AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS, REVENDO E REFORMULANDO AS EXPLICAÇÕES QUE POSSUEM SOBRE ELES.- CONHECER AS RELAÇÕES ENTRE OS SERES HUMANOS E A NATUREZA, E AS FORMAS DE TRANSFORMAÇÃO E UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS QUE AS DIVERSAS CULTURAS DESENVOLVERAM NA RELAÇÃO COM A NATUREZA E QUE RESULTAM, ENTRE OUTRAS COISAS, NOS DIVERSOS OBJETOS DISPONÍVEIS AO GRUPO SOCIAL AO QUAL AS CRIANÇAS PERTENCEM: EX: OBJETOS DE ESCRITA E CONTAGEM, FERRAMENTAS, MÁQUINAS, INSTRUMENTOS MUSICAIS, BRINQUEDOS, APARELHOS ELETRODOMÉSTICOS, CONSTRUÇÕES, MEIOS DE TRANSPORTES OU DE COMUNICAÇÃO.- PROJETOS



Recebi este planejamento da colega Vanilde Fonseca
PLANEJAMENTO ANUAL DO 1º ANO

OBJETIVOS GERAIS:

Conduzir e orientar o educando para que, até o final do Estágio 3, atinja os seguintes objetivos:

- Letramento (através do trabalho com os quatro papéis lingüísticos: ler, escrever, ouvir e falar)
- Prazer pela leitura através do contato com textos de diferentes portadores
- Desenvolvimento do vocabulário e seu uso em atividades orais e escritas; percebendo, valorizando e identificando as funções sociais da língua.
- Aquisição da base alfabética (silabação simples)
- Desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático e construção do conceito de número
- Consciência de seu papel de estudante e de agente transformador do meio ambiente
- Desenvolvimento de uma imagem positiva de si, da autonomia e da responsabilidade por seus atos, respeitando o próximo, adquirindo confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações.
- Situar-se no espaço/tempo através de interação física e social
- Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar.
- Estabelecer vínculos afetivos de trocas com adultos e crianças fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração.
- Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades.
- Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.
- Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante,
dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conser –
vação.
- Utilizar as diferentes linguagens (corporal,musical,plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e
situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos ,
necessidades e desejos, avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua
capacidade expressiva.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

FORMAÇÃO SOCIAL E PESSOAL
Identidade e Autonomia

1º trimestre

- Roda de conversa
- Dramatizações
- Situações-problema a partir da realidade
- Identificação de singularidades próprias e das pessoas com as quais convive (auto-imagem - espelho)
- Brincadeiras diversificadas (utilização – confecção de cantinhos específicos)
- Higiene pessoal e do ambiente
- Elaboração em conjunto dos limites da sala de aula
- Rotina diária e/ou semanal
- Escrita do nome (Bingo de nomes, jogo da memória, dominó)
- Jogos e brincadeiras
- Respeito e valorização da cultura de seu grupo de origem e de outros grupos (índios, negros, orientais)

2° trimestre

- Roda de conversa
- Dramatizações
- Situações-problema a partir de situações imaginárias do cotidiano
- Identificação de singularidades próprias e das pessoas com as quais convive (auto-imagem, espelho)
- Brincadeiras diversificadas (utilização de cantinhos específicos)
- Higiene pessoal e do ambiente
- Rotina diária e/ou semanal
- Identificação da história do nome
- Jogos e brincadeiras
- Realização de trabalhos em grupo

3° trimestre

- Roda de conversa
- Dramatizações
- Situações-problema a partir de situações imaginárias do cotidiano
- Identificação de singularidades próprias e das pessoas com as quais convive (auto-imagem - espelho)
- Brincadeiras diversificadas (utilização de cantinhos específicos)
- Higiene pessoal e do ambiente
- Rotina diária e/ou semanal
- Jogos e brincadeiras
- Realização de trabalhos em grupo



LINGUA PORTUGUESA
(Linguagem oral e escrita)
Livro: Aprender Juntos - vol. 1

1º trimestre:

- Escrita do nome, nome dos colegas e familiares.
- Listas
- Palavras estáveis trabalhadas através da apresentação de objetos ou personagens
- Famílias silábicas: P, S, L, M, T
- Histórias em quadrinhos
- Títulos (dar títulos)
- Alfabeto
- Ordem alfabética
- Escrita espontânea
- Roda de conversas
- Recados (falados)
- Ditado de palavras
- Exposição oral sobre os trabalhos (explicar, argumentar)
- Ordenar figuras numa seqüência (oral e escrita)
- Reconto de histórias
- Pseudo-leitura
- Produção coletiva de texto oral e escrita
- Rotina do dia (escrita na lousa)
- Chamada (todos os dias)
- Coordenação motora
- Palavras estáveis trabalhadas através de textos
- História em quadrinhos ( 3 quadrinhos)
- Caça - palavras; palavras cruzadas
- Textos instrucionais
- Listas e títulos
- Reconto e reescrita de textos narrativos
- Expressão Oral – (descrição)
- Escrita de nomes de personagens
- Cartaz
- Uso da agenda todos os dias (feito pelos alunos)
- Data Comemorativa - Páscoa
- Livro: Unidades 1 e 2 – Álbum de família

2° trimestre

- Famílias silábicas: N, B, D, J, C, F
- Coordenação motora
- Uso da agenda (todos os dias, feito pelos alunos)
- Leitura de livros em capítulos
- Roda de conversas
- Recados (falados e escritos)
- Entrevistas (deixar as crianças formularem algumas perguntas)
- Número de Sílabas
- Dar um fim para a história (oral e escrita)
- Exposição oral sobre os trabalhos ( explicar, argumentar)
- Ordenar figuras em seqüência( oral e escrita)
- Reconto de história
- Ditado de palavras
- Pseudo - leitura
- Produção coletiva de texto oral e escrita
- Escrita espontânea
- Ditado entre pares
- Utilização do computador (escrita do nome, palavras...).
- Datas comemorativas: Dia do Trabalho, Dia das Mães, Festas Juninas, Inverno, Folclore e Dias dos Pais.
- Rotina do dia
- Chamada
- Palavras estáveis trabalhadas através de textos
- Carta, recado, bilhete (escritos e falados)
- Confecção de cartazes
- História em quadrinhos (4 quadrinhos)
- Adivinhas, lendas, trava-línguas, parlendas, quadrinhas, poemas e canções.
- Palavras cruzadas
- Nome completo em letra cursiva
- Listas
- Uso da letra maiúscula e minúscula
- Coordenação motora (letra cursiva)
- Frases
- Escrita de Palavras
- Falas e diálogos
- Poemas
- Significado das palavras
- Segmentação de palavras na língua
- Narrativa
- Descrição de personagens
- Identificação de características de tipo textual
- Livro: Unidades 2 e 3

3° trimestre

- Roda de jornal (reescrever, desenhar, opinar, lição de casa, pesquisar, colar no caderno, pintar a inicial do nome...).
- Dar um começo para a história (oral e escrita)
- Produção coletiva de texto oral e escrito ( a criança fala escreve)
- Textos instrucionais (receitas, regras de jogos, rotina, normas da classe... ).
- Comentários sobre pontuação
- Ditado mudo
- Datas comemorativas: Independência, Dia da Árvore, Primavera.
- Famílias silábicas: R, V, G, X, Z e H.
- Nome completo em letra cursiva
- História em quadrinhos (livro)
- Reescrita e todos os tipos de textos
- Leitura de livros em capítulos
- Palavras-cruzadas
- Escrita espontânea
- Listas
- Coordenação motora
- Comentários sobre parágrafos
- Recados escritos e falados
- Rotina do dia (escrita na lousa)
- Uso da agenda (todos os dias,feito pelo aluno)
- Exposição oral sobre os trabalhos
- Ordenar figuras numa seqüência
- Reconto de histórias
- Ditado de frases
- Produção coletiva de textos oral e escrita
- Ditado entre pares
- Utilização do computador
- Datas Comemorativas: São Francisco, Dia da Criança, Primavera, Dia do Professor, Verão e Natal
- Carta Enigmática
- Entrevista
- Pontuação
- Ordenação de texto
- Escrita de frases com letra manuscrita
- Escrita espontânea de palavras
- Anúncios e classificados
- Mensagens em códigos
- Comentários sobre acentos
- Carta e e-mail
- Linguagem figurada
- Livro: Unidade 4


ESTRATÉGIAS

• Filmes
• Livros infantis
• Gibis
• Revistas
• Músicas
• Poesias
• Parlendas
• Trava-línguas
• Caça-palavras
• Cruzadinhas
• Crachás
• Cartazes
• Jornal
• Histórias
• Regras de jogos
• Receitas
• Listas
• Material da sala de aula
• Alfabeto móvel
• Trabalhos individuais e em agrupamentos, conforme a fase de produção de escrita da criança.

Avaliação:

• Avaliação diagnóstica, contínua e paralela baseada nas dificuldades do aluno
• Verificação das atividades diárias



MATEMÁTICA


1° trimestre:

- Atividades de culinária
- Identificação de números nos diferentes contextos ( agenda, datas, calendário, peso, idade, número de roupa)
- Espessuras (grosso/fino)
- Cálculo mental com somas e diferenças (só oralidade)
- Cálculo mental com somas e diferenças
- Cores
- Seqüência numérica ( 1 até 10 )
- Estabelecer relações
- Tamanho
- Conservação de quantidades
- Situação – problema
- Figuras geométricas
- Ordem temporal
- Jogos de contagem
- Caminhos
- Características quantitativas e qualitativas
- Contagem oral
- Perto/longe
- Jogos de dominó, baralho e dado.
- Curto/comprido
- Seriação
- Caminhos / comprimentos

2° trimestre

- Classificação
- Alto/Baixo
- Mais/Menos
- Maior/Menor
- Problemas
- Dobraduras com formas geométricas
- Tangran
- Características qualitativas e quantitativas
- Mosaicos
- Medidas
- Identificar mudanças de direção
- Atividades de culinária
- Identificação de números em diferentes contextos
- Cálculo mental com divisões e multiplicações ( só oralidade )
- Relação de pertinência
- Seriação
- Copiar modelos
- Seqüência numérica ( 1 até 20)
- Estabelecer relações
- Curvas
- Situação-problema
- Agrupamento de 2 em 2
- Espaço e Forma
- Sucessor e antecessor
- Problemas que envolvem divisões

3° trimestre

- Registrar problemas no caderno
- Seqüência numérica
- Tabela
- Gráficos
- Conjuntos
- Medidas
- Atividades de culinária
- Identificação de números em diferentes contextos
- Cálculo mental com divisões e multiplicações
- Situação-problema
- Agrupamento de 5 e 10 unidades
- Problemas
- Números/Contagem
- Seqüência numérica (1 até 30)
- Desafios

Estratégias:

• Jogos
• Brincadeiras
• Material pedagógico
• Carimbos
• Dominó
• Palitos de sorvete
• Jogos
• Baralho
• Recorte de encartes de supermercados
• Culinária
• Jogo da velha
• Xadrez
• Jogo da memória
• Botões
• Mini-mercado

Avaliação:

• Avaliação contínua, observando e considerando seus avanços obtidos nas resoluções de raciocínio em situações que lhe serão apresentadas.


CIÊNCIAS, HISTÓRIA E GEOGRAFIA
1° trimestre - Os seres vivos
- Reciclagem
- Classificação das diferentes espécies de acordo com o local onde vivem
- Percepção tátil
- Percepção óptica
- Os cinco sentidos
- Experiências
- Conhecimento dos cuidados básicos de animais domésticos (pedir para a mamãe trazer um animal e a criança fará uma entrevista sobre os cuidados, marcar um horário)

2° trimestre – Os lugares e as paisagens

- Meios de Transporte
- Meios de Comunicação
- Fenômenos físicos: mudanças de estado da água
- Trazer fotos de passeios e ou paisagens
- Observação do ambientes das fotos
- Painel de fotos e/ou passeios
- Através do painel de fotos escolher a paisagem preferida e desenhar no sulfite
- Elaboração de mapas ( sala, rua, tesouro, quarto...)
- Estações do Ano
- Experiências


3° trimestre – Fenômenos da Natureza

- Sol, lua e estrelas.
- Cultivo e Germinação de sementes
- Água, ar e solo.
- Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar.
- Conhecimentos de modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais.
- Identificar diferentes papéis sociais ( dentistas, médicos...)

Estratégias:

• Vivências dos alunos
• Vídeos
• Pesquisas
• Exposições
• Jogos e brincadeiras
• Passeio pela escola
• Conversas
• Pesquisas e trabalhos em grupos
• Visitas em loco
• Revistas e filmes.
• Atividades sócio-culturais
• Feira de Ciências
• Passeios
• Cartazes e desenhos


Avaliação:


• Avaliação contínua por meio da observação diária e participação oral e escrita

ARTES VISUAIS

Fazer artístico

1° trimestre

- Recorte a dedo e com tesoura
- Mosaico
- Desenho livre e dirigido
- Pintura livre com tinta
- Colagem de diversos materiais e dobradura
- Pintura a dedo
- Uso do pincel, giz e cola
- Modelagem com massinha
- Pontilhismo (cotonete/tinta)
- Projeto : pintor Picasso

2° trimestre
- Exposição de trabalhos
- Pintura livre com pincel
- Modelagem com massinha
- Desenho livre e dirigido
- Dobradura e recorte
- Colagem de diversos materiais
- Perfuração e alinhavo
- Trabalhos com sucata

3° trimestre

- Desenhos livres
- Trabalhos com sucatas
- Confecção de cartazes e maquetes
- Pintura com tinta
- Dobradura
- Modelagem
- Pintura com cola e anilina
- Pintura a sopro
- Montagem – ficha 26/5
- Alongamento de gravuras


APRECIAÇÃO DE ARTES VISUAIS

Música

1° trimestre

- Discriminar sons do ambiente
- Analisar sons diferentes a partir de instrumentos musicais
- Canções com expressão corporal
- Escuta de obras musicais clássicas - apreciar ( discriminar instrumentos e realizar movimentos )

2° trimestre

- Escuta (de obras musicais da MPB – apreciar e discriminar instrumentos e realizar movimentos )
- Analisar sons diferentes a partir de instrumentos musicais – ficha 02/8
- Canções com expressões corporais
- Montagem de uma bandinha

3° trimestre

- Assistir filmes com narração musical e conversar sobre os mesmos
- Canções com expressões corporais
- Sonorização de histórias

MOVIMENTO

1° trimestre

- Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo (espelho)
- Jogos de imitar
- Brincadeiras de roda
- Danças, ritmos
- Pular corda
- Atividades que envolvam força
- Mudanças corporais ( de cada criança - características - espelho )
- Atividades para desenvolver a lateralidade

2° trimestre

- Pular corda
- Atividades que envolvam força
- Jogos de imitar
- Brincadeiras de roda
- Danças, ritmos
- Imitação de arranjos feitos (Maria da Glória) com o objetivo de desenvolver habilidades manuais
- Expressões faciais ( no espelho)

3° trimestre

- Jogos de imitar
- Atividades de relaxamento (exercícios imaginários – percepção dos sinais vitais)
- Brincadeiras de roda
- Danças, ritmos
- Atividades para desenvolver a lateralidade
- Pular corda
- Atividades que envolvam força
- Imitar o outro (movimentos, atitudes espelhadas – sombra).


Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.
Autor: Paulo Freire.
Poderá também gostar de:
·         PLANO ANUAL DO 5ºANO
Postado por Clara Libe às terça-feira, fevereiro 02, 2010
Marcadores: Planos anual

PLANEJAMENTO PARA O 3º ANO / 2ª SÉRIE

3° ANO DO ENSINO DE NOVE ANOS


Disciplina – Língua Portuguesa

Objetivos

. Ler, escrever, escutar e falar;
Dar continuidade ao processo de alfabetização escolar;
Possibilitar ao aluno condições de progredir em relação à linguagem e escrita para resolver situações de seu cotidiano. Ter acesso à cultura como forma de participação para o mundo letrado.

Objetivos Específicos

Os alunos deverão produzir os mais diversos tipos de textos contendo dramas e soluções;
Expressar-se oralmente e fisicamente por meio de dramatizações;
Desenvolver a escrita e reescrita de textos com coerência fazendo uso de paragrafação e ortografia adequadas a sua aprendizagem e competência;

O aluno deverá ser capaz de:

Conhecer e utilizar os mais diferentes tipos de textos;
Entender a escrita e a leitura como fonte de informação e socialização;
Aprimorar suas habilidades lingüísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever.

Conteúdo

Leitura diversificada dos mais diferentes tipos de textos;
Escrita e reescrita de textos diferenciados;
Estruturação de palavras, frases e textos;
Noção de tempo: passado, presente e futuro;
Gramática contextualizada;

Desenvolvimento Metodológico

Todo e qualquer tipo de atividade que leve o aluno a pensar, assimilar, fixar, entender e participar das atividades, sempre se levando em conta sua faixa etária e sua capacidade de entendimento.

Justificativa da disciplina

O ensino da Língua Portuguesa é meio para que o aluno aprimore seu nível de linguagem e entendimento dentro de uma sociedade, incentivando a um processo de aprendizagem contínuo, consciente e reflexivo.


Avaliação

Será continua por meio de observação e interferência, possibilitando uma reavaliação do professor e progressos dos alunos, respeitando suas possibilidades e limitações.




Disciplina: Matemática

Objetivos


• Proporcionar ao aluno a capacidade de analisar, relacionar, comparar, classificar, ordenar, avaliar e abstrair;
Relacionar a Matemática com o cotidiano e as demais áreas de conhecimento;
Ampliar as habilidades de cálculos, leitura de tabelas e gráficos, interpretar a simbologia e a terminologia matemática.

Objetivos Específicos

• Ler, escrever e compreender a importância do sistema de numeração;
Resolver desafios propostos envolvendo situações práticas associando as quatro operações;
Compreender o sistema monetário brasileiro, distinguir cédulas e moedas por meio de atividades cotidianas em casos de compra e venda, lucro e prejuízo;
Compreender tabelas e gráficos;

Conteúdo

• Sistema de numeração decimal;
Adição, subtração, multiplicação e divisão;
Dobro, triplo, quádruplo e quíntuplo;
Sistema monetário
Situações problemas envolvendo as quatro operações e o sistema monetário;

Desenvolvimento Metodológico

• Sistema de numeração decimal;
Leitura e escrita de um número;
As quatro operações envolvendo os números naturais;
Antecessor e sucessor de um número;
Calcular dobro, triplo, quádruplo e quíntuplo de uma quantidade;
Interpretar tabelas e gráficos;

Justificativa da Disciplina

O ensino da Matemática tem por finalidade:

• contribuir para a construção da cidadania;

Avaliação

Contínua e sistemática, considerando o interesse, a capacidade, a curiosidade e o desempenho do aluno em atividades práticas e relatos de sua vida.
Disciplina História

Objetivos

•Sua identidade e origem na história;
Reconhecer e valorizar as diferentes culturas percebendo a formação de um País;
Compreender a Migração e Imigração dentro de um País;
Participe dos mais diferentes tipos de comemorações dentro da Comunidade Escolar;
Reconheça os símbolos cívicos e a importância deles na sociedade;

Objetivos Específicos

• Perceber-se como parte integrante da história e da comunidade num todo;
Registrar informações pessoais;
Reconhecer a formação de um País com a colaboração das diferentes culturas;
Compreender as datas comemorativas e/ou cívicas como cultura de um País;

Conteúdo

• Identidade:
- Quem é você?
- História de sua vida (linha do tempo)
Fatos importantes dos deslocamentos populacionais no Brasil;
História dos primeiros habitantes;
Construção da América;
Calendário e suas datas comemorativas;

Desenvolvimento Metodológico

• Proporcionar condições que leve o aluno a compreender a importância da história vivida como sujeito do processo histórico;
Possibilitar ao aluno por meio do estudo da História sua formação critica e participativa na transformação do mundo em que vive.


Justificativa da disciplina

• Permitir ao aluno condições para rever pré-conceitos elaborando hipóteses e procedimentos para novos valores dentro da sociedade, exercer sua cidadania, expor idéias e pensamentos e situar-se em relação ao tempo histórico.

Avaliação

• Contínua, diagnóstica, formativa e somatória por meio de:
- Trabalhos escritos e orais;
- Criatividade e desembaraço nas mais diferentes formas de expressão;
- Responsabilidade, interesse, curiosidade e criticas buscando novos conhecimentos.





Disciplina Geografia

Objetivos

• Integrar a criança no meio em que vive, como ser social atuante, capaz de modifica-lo;
Desenvolver o espírito crítico com uma formação voltada para a compreensão e transformação da realidade, visando a formação do cidadão;
Ampliar o nível de compreensão do aluno para que ele perceba que não vive isolado e que é parte integrante de uma sociedade;

Objetivos específicos

• Conhecer o Município – lugares e sociedade;
Identificar os limites e governo do Município;
Reconhecer os espaços geográficos e as atividades econômicas do Município;

Conteúdo

• Cartografia;
Informações gerais sobre o Estado de São Paulo;
Os vizinhos do Município de São Paulo;
As paisagens do Município de São Paulo: Relevo e Vegetação;
A água do Município: poluição, utilização e origem;
As principais atividades econômicas do Município;

Desenvolvimento Metodológico

• Estudo do mapa do Brasil observando o Estado e |Município de São Paulo;
• Localização dos vizinhos do município de São Paulo, partindo da localização de seu próprio bairro;
• Discussão sobre a poluição dos córregos que fazem a vizinhança de suas casas e escola;
• Ampliar os conhecimentos para os atuais problemas ecológicos da região onde o aluno se encontra inserido como cidadão;

Justificativa da disciplina

• O ensino da Geografia tem como objetivo levar o aluno a desenvolver sua capacidade de pensar criticamente, observar e analisar o espaço geográfico que se encontra inserido.

Avaliação

• Contínua e sistemática, com respostas livres e pessoais possibilitando ao aluno um desempenho crescente e reflexivo.

Disciplina Ciências

Objetivos

• Tem como objetivos levar o aluno a construir e compreender o ambiente, a dinâmica da vida e os fenômenos naturais para melhorar suas condições de vida.

Objetivos Específicos

•Água como fonte de vida, sua importância, tratamento, ciclo e estados físicos;
Ar sua importância e prejuízos da poluição;
Compreender qual a função da planta na purificação do ar, planta como alimento e preservação da flora dentro de uma sociedade;
Identificar dentro da fauna brasileira vertebrada e invertebrada, cadeia alimentar, reprodução da espécie e sua classificação;
Entender e assimilar a importância da higiene para o bem estar de todos;

Conteúdo

• Higiene e Saúde;
• Universo;
• Água:
- Estados físicos;
- Ciclo da água na natureza;
•Ar:
- Poluição do ar;
- Temperatura e umidade do ar;

•Plantas:
- Como são as plantas;
- Partes de uma planta;
- Necessidades de uma planta;
- Respiração e transpiração;
- Nutrição e reprodução;
• Animais:
- Como são e como se alimentam;
- Classificação;
- Animais úteis e prejudiciais ao homem;
- Reprodução dos seres vivos;


Desenvolvimento Metodológico

• Desenhos
Elaboração de relatórios
Observação de fatos concretos
Discussões em grupo a partir de leituras.

Justificativa da disciplina

Propor ao aluno uma ampliação de conhecimentos sobre as interações do meio físico e o homem, investigando problemas e buscando soluções para uma melhor qualidade de vida e preservação das espécies.

Avaliação

A avaliação será constituída por situações práticas, vivenciadas no cotidiano da comunidade, buscando sempre um resultado favorável e que leve o aluno à reflexão e mudança de postura.



RECEBI ESTE PLANEJAMENTO POR EMAIL.... DE NANCY BORGES

Nenhum comentário:

Postar um comentário