"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

sábado, 7 de fevereiro de 2015

Vamos somar?

Objetivos:
★ Trabalhar adição simples, com resultados até 10;
 Reconhecer a ordem crescente e decrescente dos números;
 Noção de adição - mais um - e noção de subtração - menos um;
 Relacionar o número à quantidade de agrupamento;
 Trabalhar a contagem de 1 a 10.


A adição é uma das operações básicas da Matemática e é essencial 
que o professor trabalhe essa competência durante a pré-escola. 
Claro, que a forma de introduzir esse conceito será diferente, pois 
precisa ser apresentado de forma lúdica e, muitas vezes, sem o 
linguajar usado nas séries mais avançadas. Usar a criatividade é 
primordial para que o educador tenha sucesso em atividades, 
principalmente que envolvam essa disciplina.
Dica de leitura
Um, dois, três, agora é a sua vez!
Um, dois, três, venha contar comigo. Quatro, cinco, seis, conte com seu amigo. 
Agora é sua vez. Sem erro, não tem perigo. Nesse livro, as crianças aprenderão 
a contar rimando! Ou seria a rimar contando? O que podemos garantir é que 
nessa brincadeira entre Matemática e poesia, a diversão é garantida!
Autora: Ana Maria Machado
Editora: Moderna
Preço: R$ 28,90
Onde encontrar: www.moderna.com.br
Vamos somar?
Materiais:

 Figura de um macaquinho em E.V.A. (molde)
 Bananas em E.V.A.
 Números de 1 a 10
 2 tiras de tecido feltro
 Tiras pequenas de velcro
Procedimento:

Espalhe em uma mesa dez bananas em E.V.A. 
Solicite que um aluno escolha uma quantidade e fixe em uma das tiras. 
Escolha outro aluno e solicite o mesmo pro- cedimento do primeiro. 
Um terceiro aluno fará a soma das duas tiras que o macaquinho está segurando 
e exibi- rá o resultado com a placa do número correspondente.
Dica!
Cole pequenas tiras de velcro em cada banana, para facilitar a fixação nas tiras 
de feltro
Mais uma banana

Materiais:
 Plaquinhas de números de 1 a 10
 55 bananas em E.V.A.
 Dupla face
 Papéis color set para o quadro
 Uma figura de macaco para decoração.
Procedimento:Disponha aos alunos figuras de bananas. 
Chame um aluno de cada vez e dramatize a atividade em que o macaquinho 
receberá mais uma banana. 
Conforme fazem a colocação de mais uma banana, peça que o aluno conte 
e fixe o número correspondente à quantidade. Pergunte, a partir da sequência 
exposta, se a contagem está crescendo ou diminuindo. Informá-los, então, que 
chamamos essa contagem de "ordem crescente".
Comendo banana
Aproveitando a quantidade de bananas que o ma- caquinho juntou, apresente a 
noção de subtração "menos um" e a ordem decrescente.
Materiais:
Os mesmos itens utilizados na atividade "mais uma banana". 
O professor poderá adaptar a figura do macaco colocando uma língua e uma 
banana descascada (saboreando o alimento).
Procedimento:Disponha aos alunos figuras de bananas. 
Chame um aluno de cada vez e dramatize a atividade em que o macaquinho 
comerá uma banana, ficando, assim, com uma a menos. 
Peça ao aluno que conte e fixe o número correspondente à quantidade. 
E nessa atividade, os alunos notarão que a sequência exposta está 
diminuindo, sendo, assim, chamamos essa contagem de "ordem decrescente".

Dica esperta!
O educador pode adaptar a atividade com outros animais. 
Descubra a preferência de seus alunos e mãos à obra!
Saiba +
Alguns sites infantis possuem diversos jogos que podem auxiliar a 
criança 
no aprendizado da Matemática.
Retirado da Revista Guia Prático de Educação

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Projeto Entre na Roda - Educação Infantil

Material de apoio do Projeto Entre na Roda, esta coleção é 
voltada às práticas de leitura na Educação Infantil e na Comunidade. Composta por um módulo introdutório e 6 
módulos divididos por gênero, a coleção é voltada para 
professores e educadores trabalharem com crianças pequenas. 
Além de uma apresentação e uma introdução ao tema, os 
cadernos oferecem propostas de oficinas com leitura.
Retirado do site da Plataforma do Letramento

Projeto Brincar

O material de apoio do Projeto Brincar: o brinquedo e a 
brincadeira na infância é composto pelo fascículo e pelas fichas 
de brincadeiras. O fascículo apresenta o Projeto, discute a 
concepção de infância, trata de aspectos importantes sobre 
as brincadeiras, como espaço e repertório, e a expressão da 
criança de forma lúdica e por meio de diferentes linguagens. 
Nas fichas, você vai encontrar um baú de brincadeiras, como 
brincadeiras de roda, de cordas, jogos de tabuleiro, brincadeiras 
de mão, entre outras. Acesse na estante abaixo!
Retirado do site da Plataforma do Letramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário