LINGUAGEM CORPORAL
Nosso cérebro manda informações às partes de nosso corpo, e a capacidade que o corpo tem de desenvolver aquele movimento nós chamamos de coordenação motora. Pular, correr, andar, saltar ou realizar tarefas que exijam maior habilidade, como pegar em um lápis, bordar, desenhar, recortar, tudo isso exige de nós coordenação motora. A coordenação motora nos permite realizar os mais diversos movimentos coordenados.
É possível observar a coordenação motora de um indivíduo desde pequeno. A criança responde aos estímulos de várias formas e cabe ao professor, nas primeiras séries, trabalhar a motricidade da criança. Ao aprender a pintar dentro de espaços delimitados a criança já começa a desenvolver sua coordenação, à medida que ela for sendo alfabetizada, aumentará a sua capacidade motora.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
Atividades com bolas de meias
Com bolas de meias cheias de jornal, papel higiênico ou estopa, fazer os seguintes exercícios:
- andar equilibrando a bola na cabeça
- atirar a bola a distância pra ver quem joga mais longe;
- saltitar mantendo a bola entre os tornozelos;
- atirar para o ar e apanhar;
- correr mantendo a bola no dorso da mão;
- jogar para o companheiro.
- rolar a bola e correr, a fim de deixar a bola para trás;
- rolar a bola entre as pernas,descrevendo um oito;
- sentado, rolar a bola em volta do corpo;
- picar livremente;
- lançar a bola e recebê-la em cima da cabeça com as duas mãos;
- correr saltitando sobre os bastões;
- andar equilibrando o bastão na cabeça;
- correr com os bastões no dorso da mão;
- prender os bastões sob os joelhos, segurando nas extremidades, e fazer o balanço;
- de joelhos, segurando o bastão horizontalmente ao solo,levantá-lo, estendendo os braços e levantando o tronco;
- colocar o bastão verticalmente no solo, segurá-lo com uma das mãos. Passar sob o braço sem tirar o bastão do lugar.
- corda no chão, pular de um lado a outro: com os pés juntos, com um pé só, ora o direito, ora o esquerdo;
- cavalinho - um aluno amarra a corda na cintura do outro e segura a extremidade. Ambos correm;
- dois alunos giram a corda. Os demais passam correndo sob ela, pulando corda;
- quatro alunos seguram duas cordas paralelas. Os alunos, em coluna, saltam a primeira e passam por baixo da segunda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário