Jogos e Afins
ADIÇÃO E MULTIPLICAÇÃO NO AEE, É FÁCIL!
Operando com Varetas
Multiplicação e adição com varetas. Usei este método e foi um sucesso!
Arte: Vladimir Patrocínio
Multiplicação e Adição
Regras do jogo: encaixar os palitos de acordo com os fatos (3x4) (3+4). O resultado da multiplicação é igual à quantidade de cruzamentos dentro da caixa. O resultado da soma é igual a quantidade das pontas dos palitos fora da caixa.
Arte: Vladimir Patrocínio
Multiplicação e Adição
Regras do jogo: encaixar os palitos de acordo com os fatos (3x4) (3+4). O resultado da multiplicação é igual à quantidade de cruzamentos dentro da caixa. O resultado da soma é igual a quantidade das pontas dos palitos fora da caixa.
FORCA
Utilizando alguns recursos bem simples como: caixa de texto, inserir formas e figuras, montamos esse jogo da forca para que os alunos atendidos trabalhem, preferencialmente, em duplas. São aproximadamente 20 palavras a serem montadas por eles de forma lúdica e prazerosa.
Um jogo e muitas opções de trabalho
Visitando o Blog Lá na minha escola "http://lanaminhaescola.blogspot.com.br" , resolvemos aproveitar a ideia de um jogo e adaptá-lo para trabalhar com nossos alunos atendidos no AEE. Deu muito certo. Várias foram as atividades feitas até hoje, como nos exemplos abaixo. Os alunos adoraram.
Outra ideia para uso da árvore, é usá-la como jogo da memória, no caso aqui fizemos o jogo de memória com o tema Páscoa |
PORTAL DE AJUDAS TÉCNICAS
Com várias idéias de adaptações de jogos para o trabalho com o aluno com deficiência
Clique no link abaixo e confira:
A importância do jogo para o desenvolvimento humano, segundo Humberto Maturana(trecho de entrevista concedida aos Professores Mércia Helena Sacramento e Adriano J. H. Vieira, durante o seminário comemorativo dos 10 anos do Mestrado em Educação da Universidade Católica de Brasília)
... O jogo é uma atividade que se realiza no prazer de ser feito, com a atenção posta no prazer de fazer a coisa, pelo fazer mesmo, não na conseqüência. A importância disso é que o jogo permite a colaboração. Permite a seriedade do fazer pelo próprio fazer, pelo respeito àquilo que se está fazendo, pelo prazer de fazê-lo e não pelas conseqüências que poderá ter. A criança, ao jogar, aprende um modo de viver cuja atenção não está nas conseqüências, mas está na responsabilidade do que faz. Claro que vão ter conseqüências, mas o central não são as conseqüências, mas aquilo que a criança está fazendo ao jogar. Se alguém aprende isso pode colaborar, pode estudar, pode fazer qualquer coisa com satisfação e com prazer. Por que o central não será o resultado, uma nota, não é o que vai ganhar com aquilo, mas o processo mesmo de fazer. Isso dá liberdade de ação. Não quero dizer que alguém não pode fazer nada pelo resultado, sim, pode fazer, mas vai fazer com a seriedade de respeitar o processo, não vai fixar-se nos resultados...
Veja a entrevista na íntegra
http://www.humanitates.ucb.br/2/entrevista.htm
Sugestão de jogo para trabalho com alunos na fase inicial da escolarização:
Jogo das silabas:
Meta: ter o maior número de cartas possíveis
Jogadores: de 2 em diante
Componentes: 30 fichas ou mais com diversos tipos de figuras, ou de uma categoria como por exemplo: frutas, animais, objetos de higiene pessoal, entre outras.
Como confeccionar: usando papel cartão (mais resistente que a folha de cartolina) corta-se 30 retângulos ou mais, de 5cm por 8,5cm aproximadamente, e colar figuras que podem ser achadas em revistas. Caso seja possível encapar com contact.Regras: Coloca-se todas as fichas viradas com a figura para baixo, em cima da mesa. Cada jogador pega uma ficha e, de acordo com a ordem estabelecida com o grupo, o jogador fala o nome relacionado com a mesma e diz quantas sílabas tem a palavra. Exemplo: Falar pausadamente a palavra CO E LHO, podendo utilizar os dedos ao mesmo tempo que fala a palavra. Caso haja empate entre dois jogadores ou mais, os mesmos virarão outra carta até que um deles tire a palavra que tenha mais sílabas.
JOGOS E AFINS
Jogos e afins confeccionados por mim para trabalho com alunos com deficiência em Sala Multifuncional.
QUEBRA CABEÇA ALFABETO |
LETRAS MÓVEIS |
DADOS PARA MATEMÁTICA |
CALENDÁRIO |
DIFERENTES TAMANHOS DE LETRAS |
JOGOS DAS CORES |
UMA COR NÃO PODE ENCONTRAR COM A MESMA |
JOGO DA VELHA |
DOMINÓ MATEMÁTICO |
MEMÓRIA ANIMAIS |
TARJETAS COM NOME DO ALUNO, DA ESCOLA, NÚMEROS ATÉ 20 E ALFABETO |
FEITA COM CAIXA DE CREME DENTAL |
QUEBRA CABEÇA GATO |
MEMÓRIA DE ASSOCIAÇÃO LIVRO LIDO E PERSONAGEM PRINCIPAL |
MEMÓRIA FRUTA |
MEMÓRIA DE TRÊS |
JOGO DO BANCO MONTA TUDO
NINTENDO WII
Este vídeo trata, entre outras coisas, do uso do "Nintendo Wii" na reabilitação de crianças com deficiência.É mais um exemplo de que o jogo, o brincar, é essencial no desenvolvimento e aprimoramento de habilidades e competências do indivíduo. Quer saber mais sobre jogos de video games: http://pt.wikipedia.org/wiki/Nintendo_Wii www.kashiwakura.pro.br/kashiwa.pdf
O PAPEL DO JOGO NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS
Clique aqui para ler o texto http://www.crmariocovas.sp.gov.br/dea_a.php?t=018 Fácil de confeccionar e jogar. Para trabalhar cores, podendo variar utilizando dados com cores e/ou quantidade, dinamizando ainda mais o jogo ou como jogo da memória.
4 CORES
Jogo simples de jogar e confeccionar. Com 4 lápis coloridos, cores diferentes, o aluno pinta os espaços de modo que a cor não coincida nem do lado,nem na diagonal. Exige atenção, concentração e estratégia. JOGOS PARA PC - JOGO DE LIGAÇÃO Software Holos – Apae de Bauru A utilização do sistema Holos propicia à pessoa com deficiência estratégias para seu desenvolvimento global e sua aprendizagem, o conhecimento de seus direitos e a aquisição de habilidades básicas e de gestão, bem como de valores éticos e de cidadania. JOGO CARA CARA Jogo Cara a Cara Clássico jogo infantil para dois participantes, cujo o objetivo é desvendar o personagem do adversário. Cada jogador seleciona um dos personagens e outro faz perguntas sobre as características. Conteúdo: 2 tabuleiros; 48 molduras, 1 folha com rostos, 1 folha com 24 cartas e manual de instruções. JOGO DO BANCO O primeiro jogador lança os três dados e, usando os números neles obtidos, soma dois resultado e subtrai o terceiro à sua escolha. Ex: (6+4-3=7) Pega então as fichas correspondentes do “banco” e guarda-as para si. Final da partida: vence quem fizer 100 pontos primeiro Pode-se atribuir aos cartões coloridos números que melhor atenderem às necessidades do aluno. JOGO HORA DO RUSH Jogo Hora do Rush Coordenação viso motora/ coordenação fina : os movimentos são guiados pela visão, envolvendo orientação espaço temporal
FECHE A CAIXA - ADAPTAÇÃO PARA TRABALHO COM CORES
Utilizando o tabuleiro do jogo feche a caixa, recortamos papel cartão colorido e colamos nas "caixas" e com um dado de cores podemos jogar de várias formas: Jogando o dado de cores, dependendo da cor que cair solicitar ao aluno que abaixe a "caixa" ou as "caixas" correspondentes. Jogando o dado de cores, dependendo da cor que cair, associar ao número abaixo, somando-o. E assim por diante ... FECHA CAIXA Jogo muito apreciado por todos alunos que atendemos. Tem inúmeras adaptações que podem ser feitas, como por exemplo: jogar com três dados, somando-se dois e subtraindo um. Jogado por marinheiros da normandia e regiões litorâneas da frança e inglaterra há mais de 200 anos Constitui-se num tabuleiro com “casas” numeradas de 1 a 9. Lança-se dois dados e segundo o resultado dos mesmos, “fecha-se” as “casas” que somem o mesmo resultado dos dados. Segue-se assim até que fique impossível fechar-se mais casas. Finda a jogada, somam-se as casas abertas e passa-se a vez ao adversário. Quem atingir primeiro os 45 pontos, perde. |
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