Caixa de ovos na alfabetização
Você vai precisar:
– caixas de ovos divididas em diversas partes (duas, três, quatro…);
– letras (coladas em tampas de refrigerante ou fichas).
Procedimento:
Peça para a criança escrever uma palavra. Por exemplo: bola.
Entregue para ela uma caixa de ovos com 4 partes e diga: “para escrever
esta palavra será necessário preencher cada parte, ou seja, não pode faltar e
nem sobrar letras.”
Uma variação é ditar uma frase e entregar caixas com partes na quantidade
exata para escrevê-la. Assim ajudará a criança que aglutina palavras (junta
palavras) a compreender que existe um espaço entre elas.
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Jogo Escute e Responda
É necessário:
– várias fichas iguais à imagem ao lado;
– pequenos prendedores ou clips.
Procedimento:
Você mostra uma ficha para a criança. Veja se ela conhece a figura da ficha.
Depois diga para ela descobrir em qual parte da palavra está o som que você
vai falar. Por exemplo, supondo que você mostre uma ficha que tenha a
imagem de uma árvore. Você dirá assim: “Em qual parte da palavra árvore
está o som /ÁR/.”
A ideia é que a criança segmente (separe) a palavra árvore em sílabas (ár-vo-re)
e descobra se o som que você falou está no começo, meio ou fim da palavra.
Após, ela deverá colocar um prendedor no quadradinho da ficha para sinalizar
em qual parte ela acha que está o som.
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Segmentação de palavras
Você vai precisar:
– um livreto com parlendas;
– cartões com as mesmas parlendas do livreto só que com a escrita das
palavras sem espaço.
Procedimento:
A criança deverá escolher uma das parlendas do livreto para ler.
Depois você deverá entregar para ela o cartão com a mesma parlenda
que ela leu. Peça para a criança observar o cartão e tentar descobrir o que
há de errado nele.
A ideia é que ela perceba que está faltando espaço entre as palavras.
Então peça para a criança corrigir os erros escrevendo a parlenda do cartão
em uma folha, ou seja, a criança deverá colocar os espaços necessários
entre as palavras. Após ela poderá conferir no livreto se escreveu corretamente.
Observações:
1) Esta atividade será mais eficiente se a criança já tiver memorizado a parlenda.
Assim a atenção dela poderá ficar voltada totalmente para a segmentação das
palavras.
2) É comum as crianças no início da alfabetização escreverem palavras juntas,
e, conforme vão pensando e formulando hipóteses sobre a escrita elas superam
isso. No entanto, algumas encontram maior dificuldade, e foi pensando nestas
que esta atividade foi elaborada.
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Qual é o intruso
É necessário:
Cartas com quatro figuras. Sendo que, três delas, pertençam a alguma
categoria em comum, e, uma figura, que não tenha nenhuma relação
com as outras. Aplique papel contact sobre as cartas;
canetinha;
flanela.
canetinha;
flanela.
Como utilizar:
A criança deverá observar cada carta, identificar e escrever com a canetinha
o nome da figura que não pertence à categoria.
Exemplo da foto: maçã, borracha, tesoura, lápis.
A maçã não é um material escolar.
Após o uso apagar com a flanela.
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Atividades para alfabetização: Canudinhos de mensagens
Você vai precisar:
- um pote;
- canudinhos;
- bilhetes com mensagens (Deixei um arquivo em PDF com algumas sugestões na nossa loja. É enviado por e-mail.);
- bilhetes sem mensagens.
Como preparar:
Enrole e coloque os bilhetes dentro dos canudinhos. Deixe uma ponta para fora.
Coloque em cada ponta de bilhete um marcador de página (Post-it) colorido.
Esta parte ficou para fora, mas você pode deixar a ponta do próprio bilhete.
Como utilizar:
As crianças escolhem um dos canudinhos e puxam o bilhete.
Se tiver algo escrito elas deverão ler. Se estiver em branco elas deverão escrever
uma mensagem e colocar dentro do canudinho.
Observaram que maneira deliciosa de trabalhar leitura e escrita com nossas crianças?
Rolinhos para leitura
Vai precisar:
– fichas com frases e cartas contendo imagens.
– cartolina;
– cola;
– tesoura;
– um pote.
Preparo do jogo:
Imprimir a tabela com as frases. Recortar e fazer rolinhos com cada frase.
Colocar em um pote.
Imprimir a tabela com as cartas, colar em uma cartolina e recortar as peças.
Observação: Só para as cartas ficarem mais fofas eu colei tecido em um dos
lados da cartolina.
Como brincar:
Duplas de jogadores. As cartas devem ficar em um monte com as imagens
viradas para baixo. As crianças, uma de cada vez, devem pegar um dos
rolinhos e ler a frase. Virar uma das cartas. Se constar uma imagem que faça
sentido com a frase lida a criança fica com a carta. Do contrário ela deverá
colocar a carta embaixo do monte e outra criança faz uma nova tentativa.
Um novo rolinho só é lido quando uma das crianças encontrar a carta certa
ou quando encontrar uma das cartas em branco (lembre-se de deixar uma carta
sem desenho!).
Explicando um pouco melhor: Supondo que foi aberto o rolinho que consta:
Tem cheiro ruim. As crianças deverão encontrar a carta com a imagem de um
pé com chulé.
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Papassílabas
Material:
– Uma caixa ou um pote com um furo;
– fichas com sílabas.
– fichas com sílabas.
Procedimento:
Diga para a criança: “Este é o papassílabas, sua comida preferida são pastilhas de sílabas”. Para poder alimentá-lo você precisa ler as sílabas.
Depois nós iremos contar quantas pastilhas de sílabas ele comeu”.
Ou seja, cada sílaba que a criança ler ela irá colocar na caixa.
As sílabas que ela não souber você aproveita para ensiná-la, mas não será
colocada na caixa.
Obs.: Você percebeu que esta é também uma maneira lúdica de fazer uma
sondagem das sílabas que a criança já domina e quais precisam ser trabalhadas?
Uma variação desta brincadeira é utilizar um cronômetro e dizer:
“Vamos ver quantas sílabas você consegue ler em um minuto?”
Essa é uma boa estratégia para crianças que já leem, mas muito
pausadamente. Você anota quantas sílabas ela conseguiu e em outro
dia você pode propor um desafio para ela, por exemplo: “vamos ver
se hoje você consegue aumentar o número de sílabas que consegue ler em
um minuto?
DICAS IMPORTANTES:
– não compare o desempenho de uma criança com outra.
Deixe claro que cada um tem seu próprio ritmo e que será observado
a evolução pessoal;
– dependendo do nível de atenção e dificuldade da criança coloque menos
– dependendo do nível de atenção e dificuldade da criança coloque menos
ou mais sílabas. Do contrário poderá exigir um nível de desempenho mental
que a criança não resiste por muito tempo e isso pode fazer com que ela
perca o interesse pelo jogo;
– você irá colocar várias sílabas, mas é preciso ter o cuidado de que algumas
– você irá colocar várias sílabas, mas é preciso ter o cuidado de que algumas
delas a criança já conheça. Isso ajudará na autoestima.
– se a criança não souber a sílaba você ajudará muito se fizer alguma associação
– se a criança não souber a sílaba você ajudará muito se fizer alguma associação
com algo que seja do interesse dela.
Jogo forme palavras
Material:
Várias cartas com sílabas.
No mínimo 20 para o jogo ser mais desafiador.
Como jogar:
Espelhar as peças sobre uma mesa com as sílabas voltadas para baixo.
Cada criança vira duas cartas. Se formar uma palavra com as sílabas
encontradas a criança fica com as cartas.
O detalhe interessante deste jogo, e que o diferencia do jogo de memória
comum, é que com a mistura de sílabas sempre há possibilidade de novas
palavras serem formadas. Ou seja, em uma partida o “BO” foi utilizado para
formar BOLA. Em outra partida poderá se formar “BOCA”. Desde que, claro,
haja a sílaba “CA”.
Um outro ponto que é preciso ficar atento é que a medida que o jogo avança
é possível que as sílabas que irão restando não forme novas palavras.
Por isso é melhor combinar com as crianças de que ganha o jogo quem
conquistar um determinado número de cartas.
Por exemplo: Ganha o jogo quem conquistar quatro cartas primeiro.
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Jogos e brincadeiras para suas aulas!!!
Atividades com o crachá:
a) fazer uma rodinha com as crianças. Colocar no centro todos os crachás. Pedir às crianças que encontrem os seus crachás.
b) jogo de memória de nomes: distribuir entre os grupos de alunos cartões com os nomes de cada um repetido duas vezes. Cada criança vira dois cartões. Se conseguir acertar, entrega ao seu dono.
c) colocar os crachás sobre a mesa. Cada criança deverá encontrar o seu crachá e voltar ao seu lugar.
d) Confeccionar cartõezinhos com os nomes dos alunos, deixando faltar uma letra. Entregar e pedir para cada aluno descobrir e escrever qual é a letra que falta.
e) O professor entrega os crachás para os alunos. Depois, escreve no quadro uma letra e pergunta quem tem esta letra em seu nome. Continuar com outras letras.
f) Perguntar para os alunos quem tem quatro, cinco, seis, etc. letras no nome. Depois, pedir para separar os crachás que tiverem a mesma quantidade de letras.
g) Colocar os crachás em um varal. Deixar que cada criança pegue o seu.
h) Separar os crachás que começam com a mesma letra.
i) Separar os crachás por ordem alfabética.
j) O professor escolhe o crachá de um aluno e vai dando pistas com as suas características. Exemplo: é loiro, tem olhos azuis, é alto, etc. Depois que os alunos descobrirem quem é, o professor mostrará o crachá.
l) Distribuir entre os alunos os crachás trocados. Cada um deverá procurar o dono do crachá.
m) Quebra-cabeça com nomes e figuras. A criança deverá montá-lo formando a figura e o nome.
n) Cartela do nome: o professor entrega uma cartela com o seu nome. Ele escreverá no quadro uma letra e perguntará: Quem tem estas letra? Marque um X na cartela. O professor irá escrevendo outras letras e os alunos irão marcando na cartela.
Vence quem completar a cartela primeiro.
Variação: O professor poderá colocar letras do alfabeto numa sacolinha e vai
sorteando as letras.
Variação: O professor poderá colocar letras do alfabeto numa sacolinha e vai
sorteando as letras.
o) Quero ver quem é esperto: as crianças devem estar assentadas em uma grande roda.
O professor, à medida que vai cantando a música com os alunos, vai jogando no
centro da roda seis ou sete fichas com nomes deles.
Ao final do canto, os alunos cujos nomes estão na ficha deverão se levantar, pegá-las
e colocá-las à sua frente, no chão com o nome para cima. O aluno que se distrair e
não pegar a ficha pagará uma prenda no final da brincadeira.
Feito isso com todas as crianças, o professor poderá propor adivinhações
centro da roda seis ou sete fichas com nomes deles.
Ao final do canto, os alunos cujos nomes estão na ficha deverão se levantar, pegá-las
e colocá-las à sua frente, no chão com o nome para cima. O aluno que se distrair e
não pegar a ficha pagará uma prenda no final da brincadeira.
Feito isso com todas as crianças, o professor poderá propor adivinhações
para que os alunos identifiquem os nomes, levantando o crachá.
Exemplo:
• Quem tem o nome com quatro letras?
• Qual é o nome que começa com P?
• Qual é o nome que começa com o pedacinho LA?
• Qual desses nomes é o maior? E o menor?
MÚSICA: quero ver quem é esperto
E na roda vai entrar
Atenção agora aos nomes
Que no centro vou jogar.
(Música: Ciranda Cirandinha)
p) Do meu nome surgem outros nomes: a turma será dividida em grupos de quatro
alunos, cada um com seu envelope com o alfabeto móvel. Cada aluno deverá retirar
as fichas e armá-las na carteira, formando o seu nome, no sentido vertical. Depois,
usando outras fichas, eles poderão formar outros nomes: dos colegas do grupo, do professor, de objetos, de frutas, animais, em forma de acróstico. Cabe ao professor observar os grupos na formação das palavras. O professor escolherá a mais completa montagem de cada um
Exemplo:
• Quem tem o nome com quatro letras?
• Qual é o nome que começa com P?
• Qual é o nome que começa com o pedacinho LA?
• Qual desses nomes é o maior? E o menor?
MÚSICA: quero ver quem é esperto
E na roda vai entrar
Atenção agora aos nomes
Que no centro vou jogar.
(Música: Ciranda Cirandinha)
p) Do meu nome surgem outros nomes: a turma será dividida em grupos de quatro
alunos, cada um com seu envelope com o alfabeto móvel. Cada aluno deverá retirar
as fichas e armá-las na carteira, formando o seu nome, no sentido vertical. Depois,
usando outras fichas, eles poderão formar outros nomes: dos colegas do grupo, do professor, de objetos, de frutas, animais, em forma de acróstico. Cabe ao professor observar os grupos na formação das palavras. O professor escolherá a mais completa montagem de cada um
dos grupos e trabalhará na lousa, levando a turma a visualizar os nomes. Lerá com
a turma o nome do aluno primeiro e as palavras que se formam com cada letra
daquele nome.
a turma o nome do aluno primeiro e as palavras que se formam com cada letra
daquele nome.
q) Jogo voa borboleta: O professor entregará uma folha como o modelo abaixo para
o primeiro aluno de cada fileira. Esse deverá escrever o mais rápido possível o nome
de um colega e passa a folha ao colega de trás, dizendo “Voa borboleta”. Esse por sua vez, escreverá outro nome e fará o mesmo até que a folha chegue ao último de cada fileira. Após escrever o nome, o último aluno da fileira deverá levar a folha, bem depressa e entregá-la ao professor. A fileira que terminar primeiro ganhará ponto. O professor redistribui as folhas e a brincadeira prossegue trocando-se as folhas de fileira.
Variação: Poderá ser escolhido outro tema para a escrita, como nomes de pessoas que comecem por determinada letra, nomes femininos, masculinos, nomes de partes do corpo, flores, frutas, animais, etc.
r) Dominó falado: Os alunos deverão sentar-se formando uma grande roda. O professor inicia a brincadeira ou escolhe algum aluno para iniciar, apresentando-se aos alunos:
“Eu me chamo Cristiano.” O colega seguinte deverá repetir o nome anterior e acrescentar
o seu: “Ele se chama Cristiano e eu me chamo Alex”.
A brincadeira prossegue desta maneira até que todos os alunos se apresentem.
o primeiro aluno de cada fileira. Esse deverá escrever o mais rápido possível o nome
de um colega e passa a folha ao colega de trás, dizendo “Voa borboleta”. Esse por sua vez, escreverá outro nome e fará o mesmo até que a folha chegue ao último de cada fileira. Após escrever o nome, o último aluno da fileira deverá levar a folha, bem depressa e entregá-la ao professor. A fileira que terminar primeiro ganhará ponto. O professor redistribui as folhas e a brincadeira prossegue trocando-se as folhas de fileira.
Variação: Poderá ser escolhido outro tema para a escrita, como nomes de pessoas que comecem por determinada letra, nomes femininos, masculinos, nomes de partes do corpo, flores, frutas, animais, etc.
r) Dominó falado: Os alunos deverão sentar-se formando uma grande roda. O professor inicia a brincadeira ou escolhe algum aluno para iniciar, apresentando-se aos alunos:
“Eu me chamo Cristiano.” O colega seguinte deverá repetir o nome anterior e acrescentar
o seu: “Ele se chama Cristiano e eu me chamo Alex”.
A brincadeira prossegue desta maneira até que todos os alunos se apresentem.
Brincadeiras
1. Joguinho da caixinha do alfabeto: colocar dentro de uma caixa enfeitada várias
fichas com as letras do alfabeto, exceto as letras K, W e Y. Cada criança retira uma
letra e diz o nome de uma pessoa ou escreve no quadro uma palavra que comece
com essa letra. Se acertar, ganha um ponto. Se errar, paga uma prenda.
2. Joguinho de palavras utilizando jornais e revistas: dividir a turma em grupos e
distribuir entre eles jornais e revistas. O professor pede que eles procurem e recortem
uma palavra com 5 letras. O grupo que achar primeiro ganha ponto. O jogo continua
com o professor pedindo que os alunos recortem de jornais e revistas palavras que
tenham:
• 4 letras
• 2 letras A
• 8 letras
• letra e no final
• 1 palavra começada com a letra b, c, d ...
• 1 letra u
• 1 letra i
• com 2 vogais diferentes
• palavras começadas com letra maiúscula.
• Palavras terminadas com m, s, etc.
distribuir entre eles jornais e revistas. O professor pede que eles procurem e recortem
uma palavra com 5 letras. O grupo que achar primeiro ganha ponto. O jogo continua
com o professor pedindo que os alunos recortem de jornais e revistas palavras que
tenham:
• 4 letras
• 2 letras A
• 8 letras
• letra e no final
• 1 palavra começada com a letra b, c, d ...
• 1 letra u
• 1 letra i
• com 2 vogais diferentes
• palavras começadas com letra maiúscula.
• Palavras terminadas com m, s, etc.
3. Jogo com vogais: os alunos recebem uma cartela como o modelo e deve
completá-la com nomes começados com as letras indicadas.
Nomes A E I O U
Frutas
Nomes
Animais
completá-la com nomes começados com as letras indicadas.
Nomes A E I O U
Frutas
Nomes
Animais
4. Jogo de formar frases: O professor deverá confeccionar fichas com palavras que comecem com a letra trabalhada. Em seguida colocará em uma caixinha enfeitada.
A turma será dividida em duplas. Cada dupla sorteia uma ficha da caixinha. A dupla
deverá fazer frases com a palavra em uma folha ou no caderno. A dupla que conseguir formar o maior número de frases ganhará o jogo.
A turma será dividida em duplas. Cada dupla sorteia uma ficha da caixinha. A dupla
deverá fazer frases com a palavra em uma folha ou no caderno. A dupla que conseguir formar o maior número de frases ganhará o jogo.
5. Joguinho com dados: confeccionar 4 dados com as seguintes sílabas para cada
um: (DA – CO – BE – E – BO - ); (DE – CA – BA – I - ); (BÃO – CU – BI – O – DU - );
(DI – DÃO – BU – DO – U – ). Pedir que cada grupo forme palavrinhas jogando os
dados. O grupo que conseguir formar primeiro uma palavrinha. Ganhará um ponto.
No final, o grupo que tiver mais pontos será o vencedor.
Variação: dividir a turma em duplas Cada aluno jogará o dado com as sílabas TE, MA,
PE, CO, FA, LU. A partir da sílaba que ficou voltada para cima, o aluno formará palavras
de 4 letras ou duas sílabas e as escreverá no caderno. As sílabas podem constar no início ou no final da palavra. A dupla que conseguir o maior número de palavras será a vencedora.
um: (DA – CO – BE – E – BO - ); (DE – CA – BA – I - ); (BÃO – CU – BI – O – DU - );
(DI – DÃO – BU – DO – U – ). Pedir que cada grupo forme palavrinhas jogando os
dados. O grupo que conseguir formar primeiro uma palavrinha. Ganhará um ponto.
No final, o grupo que tiver mais pontos será o vencedor.
Variação: dividir a turma em duplas Cada aluno jogará o dado com as sílabas TE, MA,
PE, CO, FA, LU. A partir da sílaba que ficou voltada para cima, o aluno formará palavras
de 4 letras ou duas sílabas e as escreverá no caderno. As sílabas podem constar no início ou no final da palavra. A dupla que conseguir o maior número de palavras será a vencedora.
6. Jogo de formar palavras: Separar a turma em duplas, entregar uma folha para cada dupla. A dupla que formar mais palavrinhas e mais rápido será a campeã. As palavras formadas poderão ser colocadas em uma folha e afixadas no varal ou mural.
Exemplo de folha:
CA CUI DE DO I
DA BI BO BE A
DÃO BU BA CO E
BÃO DI BA U CU
CÃO DA CA O DU
Exemplo de folha:
CA CUI DE DO I
DA BI BO BE A
DÃO BU BA CO E
BÃO DI BA U CU
CÃO DA CA O DU
7. Montando palavrinhas com caixas de fósforo: encapar várias caixinhas de fósforo
com papel fantasia, escrever as sílabas que correspondam às palavras desejadas ou
o alfabeto repetindo as sílabas mais usadas.
com papel fantasia, escrever as sílabas que correspondam às palavras desejadas ou
o alfabeto repetindo as sílabas mais usadas.
8. Falta uma letra: o professor deverá confeccionar cartões com palavras onde deverá
estar faltando uma letra em cada palavra. A turma será dividida em duplas que receberá um cartão. Eles deverão descobrir qual é a letra que está faltando.
Se acertarem ganharão um ponto.
estar faltando uma letra em cada palavra. A turma será dividida em duplas que receberá um cartão. Eles deverão descobrir qual é a letra que está faltando.
Se acertarem ganharão um ponto.
9. Roleta de palavras com a letra ____: para esse jogo serão necessárias 1 roleta e 1 cartela. A classe será dividida em grupos de 4 alunos. Cada aluno terá uma cartela
para escrever as palavras. Tira par ou ímpar pra ver quem começa. O jogador deverá
rodar a roleta e falar um nome que tenha a letra trabalhada; no início ou no meio da palavra. A cada acerto ganhará um ponto. Segue abaixo o modelo de roleta e de
cartela:
CARTELA
Jogadas Palavra
1a jogada
2a jogada
3a jogada
4a jogada
10. Adivinhe se puder: Fichas com palavras escritas de forma correta e fichas com as mesmas palavras, porém com as letras fora de ordem. Divida a turma em dois grupos. Entregue uma ficha com uma palavra para cada aluno. Depois, o professor deverá
colocar as fichas com as letras fora de ordem (no quadro, no varal, no mural ou na
parede). O aluno deverá achar a ficha que tenha a sua palavra, porém com as letras
fora de ordem. O aluno que conseguir descobrir a palavra ganhará 2 pontos. Não vale
outro aluno do grupo ajudar o colega. Se o aluno ler corretamente a palavra ganhará 1 ponto para o grupo. Ganha o jogo o grupo que tiver mais pontos.
para escrever as palavras. Tira par ou ímpar pra ver quem começa. O jogador deverá
rodar a roleta e falar um nome que tenha a letra trabalhada; no início ou no meio da palavra. A cada acerto ganhará um ponto. Segue abaixo o modelo de roleta e de
cartela:
CARTELA
Jogadas Palavra
1a jogada
2a jogada
3a jogada
4a jogada
10. Adivinhe se puder: Fichas com palavras escritas de forma correta e fichas com as mesmas palavras, porém com as letras fora de ordem. Divida a turma em dois grupos. Entregue uma ficha com uma palavra para cada aluno. Depois, o professor deverá
colocar as fichas com as letras fora de ordem (no quadro, no varal, no mural ou na
parede). O aluno deverá achar a ficha que tenha a sua palavra, porém com as letras
fora de ordem. O aluno que conseguir descobrir a palavra ganhará 2 pontos. Não vale
outro aluno do grupo ajudar o colega. Se o aluno ler corretamente a palavra ganhará 1 ponto para o grupo. Ganha o jogo o grupo que tiver mais pontos.
11. Jogo de agrupar: serão necessárias folhas contendo palavras com as dificuldades ortográficas trabalhadas. A sala será dividida em duplas. Cada dupla receberá uma folha com as palavras que deverá recortar. Em seguida deverá agrupá-las de acordo com o
que tenham em comum. Cada participante deverá ler uma palavra corretamente, não podendo ler a mesma que outro colega tenha lido. Depois, colarão no caderno
separando em colunas.
que tenham em comum. Cada participante deverá ler uma palavra corretamente, não podendo ler a mesma que outro colega tenha lido. Depois, colarão no caderno
separando em colunas.
12. Jogo da adivinhação: Confeccionar várias fichas com palavras que contenham a dificuldade ortográfica trabalhada. Divida a classe em grupos. O professor deverá ler as fichas antes de iniciar o jogo. As fichas serão colocadas dentro de uma caixa. Um aluno pega uma ficha e deverá dar pistas para que os outros alunos descubram qual a palavra que foi sorteada. Exemplo: usada para costurar (linha). Se o aluno acertar, o grupo
ganhará ponto. Em seguida, outro aluno sorteia outra ficha e procede como foi feito anteriormente. No final, o professor verifica qual o grupo que acertou mais palavras,
sendo assim o campeão.
ganhará ponto. Em seguida, outro aluno sorteia outra ficha e procede como foi feito anteriormente. No final, o professor verifica qual o grupo que acertou mais palavras,
sendo assim o campeão.
13. Jogo das frases: o professor deverá escrever frases em tiras de papel colorido,
sendo cada frase de uma cor. Recorte as palavras e coloque no saquinho ou envelope. Peça para que cada aluno retire do saquinho uma palavra. Após todos terem tirado, o professor dá um sinal e marca o tempo. Os alunos deverão encontrar o seu coleguinha
que tenha a ficha da mesma cor e juntos montarem a frase. Ganha o grupo que formar
a frase primeiro. O professor poderá repetir o jogo com outras palavras.
sendo cada frase de uma cor. Recorte as palavras e coloque no saquinho ou envelope. Peça para que cada aluno retire do saquinho uma palavra. Após todos terem tirado, o professor dá um sinal e marca o tempo. Os alunos deverão encontrar o seu coleguinha
que tenha a ficha da mesma cor e juntos montarem a frase. Ganha o grupo que formar
a frase primeiro. O professor poderá repetir o jogo com outras palavras.
14. Jogo de palavras: Divida a turma em grupos. Distribuir fichas com sílabas
igualmente para cada grupo. O grupo que fizer mais palavras utilizando as fichas
ganhará o jogo.
igualmente para cada grupo. O grupo que fizer mais palavras utilizando as fichas
ganhará o jogo.
15. Qual é o segredo?: o professor deverá dividir os alunos em grupos. Cada grupo receberá um envelope contendo as mesmas palavras separadas em sílabas. Quando o professor der o sinal, cada grupo abrirá o envelope. Os participantes do grupo deverão descobrir o segredo e formar palavras. Só o professor saberá quais são as palavras. Os vencedores serão os que primeiro descobrirem o segredo e formar em todas as palavras, mesmo que com as sílabas haja possibilidade de formar outras palavras.
16. Jogo do Mico com sílabas: a sala deverá ser dividida em grupos de 3 elementos. Embaralhe as cartas e distribua entre os jogadores. Os jogadores deverão formar os
pares já prontos e colocá-los sobre a mesa. Com o restante das cartas na mão, o
jogador no 1 tira uma carta do jogador no 2. Vê a possibilidade de formar um novo par.
Se conseguir, coloca-o na mesa. Caso contrário, segura a carta na mão. O jogador no
2 tira uma carta do jogador no 3, repetindo o mesmo processo. O jogador no 3 tira uma carta do jogador no 1, até que sobre com um dos jogadores o Mico. Ganha o jogo quem formar os pares primeiro.
pares já prontos e colocá-los sobre a mesa. Com o restante das cartas na mão, o
jogador no 1 tira uma carta do jogador no 2. Vê a possibilidade de formar um novo par.
Se conseguir, coloca-o na mesa. Caso contrário, segura a carta na mão. O jogador no
2 tira uma carta do jogador no 3, repetindo o mesmo processo. O jogador no 3 tira uma carta do jogador no 1, até que sobre com um dos jogadores o Mico. Ganha o jogo quem formar os pares primeiro.
17. Sou o L ou sou o U: escreva diversas palavras nas fichas, deixando em branco o
local do L ou do U. Coloque-as em um saquinho. Chame um aluno na frente, que retirará uma ficha do saquinho. Ele deverá ler a palavra e falar se o que está faltando é o L ou U. Logo após o aluno ter respondido, o professor mostra a palavra para a turma e pergunta
se ele acertou ou não. Se o aluno acertar, ganhará uma fichinha com incentivo. Se errar, volta para a carteira. Continue até que todos os alunos tenham participado.
local do L ou do U. Coloque-as em um saquinho. Chame um aluno na frente, que retirará uma ficha do saquinho. Ele deverá ler a palavra e falar se o que está faltando é o L ou U. Logo após o aluno ter respondido, o professor mostra a palavra para a turma e pergunta
se ele acertou ou não. Se o aluno acertar, ganhará uma fichinha com incentivo. Se errar, volta para a carteira. Continue até que todos os alunos tenham participado.
18. Jogo da rima: O professor chama o primeiro aluno da fila, que deverá tirar uma ficha com palavras terminadas em ão, ães, ã, ões e ler a palavra em voz alta. Logo após,
deverá falar uma outra palavra que rima com aquela. Se o aluno acertar a leitura da
palavra e falar uma palavra que rima corretamente, ele ganhará um incentivo.
deverá falar uma outra palavra que rima com aquela. Se o aluno acertar a leitura da
palavra e falar uma palavra que rima corretamente, ele ganhará um incentivo.
19. Jogo do ç: cada aluno deverá escrever uma palavra com ç. Depois, deverá separadamente dar pistas ou fazer mímicas para que os outros alunos adivinhem
qual a palavra que ele escreveu. Ganha o aluno que adivinhar mais palavras.
qual a palavra que ele escreveu. Ganha o aluno que adivinhar mais palavras.
20. Brincando com as sílabas: Para esse jogo serão necessárias cartelas e fichas com sílabas como as do modelo abaixo para cada criança. O professor fala uma sílaba e o número onde ela deve ser colocada. Quem completar toda cartela ganhará o jogo. O professor poderá trocar as sílabas para formar outras palavras e mudar os numerais
da cartela de acordo com o que for dado.
1. 2. 3.
4. 5. 6. 7.
8. 9. 10.
11. 12. 13.
da cartela de acordo com o que for dado.
1. 2. 3.
4. 5. 6. 7.
8. 9. 10.
11. 12. 13.
1
GE 2
MI 3
DO 4
GI 5
NÁS
6
TI 7
CA 8
RU 9
GI 10
DO
11
GE 12
A 13
DA
21. Adivinha qual é a palavra: o professor deverá fazer fichas com as sílabas trabalhadas. Entregar para cada aluno uma palavra diferente dividida em sílabas. Cada aluno deverá adivinhar qual é a palavra que lhe foi dada, juntando as sílabas e formando a palavra. O aluno que errar deverá pagar prenda. O aluno que acertar ganhará um ponto. Depois de cada partida, troca-se a palavra com o coleguinha do lado, que deverá adivinhar qual é a palavra. Continua o jogo até que todos os alunos tenham formado todas as palavras. O aluno que conseguir mais pontos será o vencedor.
22. Qual é a palavra?: o professor deverá escrever em fichas palavras com as dificuldades ortográficas trabalhadas. Colocar as fichas numa sacolinha. Chamar uma criança na
frente e pedi-la que tire uma ficha do saquinho. A criança deverá ler corretamente a
palavra e dizer o número de sílabas. O professor mostra para a turma, que falará se ela acertou ou não. Se errar, paga uma prenda. Se acertar, ficará com a ficha e voltará para
a mesa. Continuar até que todas as crianças tenham participado.
frente e pedi-la que tire uma ficha do saquinho. A criança deverá ler corretamente a
palavra e dizer o número de sílabas. O professor mostra para a turma, que falará se ela acertou ou não. Se errar, paga uma prenda. Se acertar, ficará com a ficha e voltará para
a mesa. Continuar até que todas as crianças tenham participado.
23. Jogo de formar frases: dividir a turma em dois grupos. Em cada rodada, um aluno do grupo tira uma palavra da caixinha e a lê. Depois, ele deverá escrever no quadro uma
frase contendo a palavra. Se o aluno acertar a palavra ganha um ponto e se souber fazer
a frase, ganha outro ponto para o grupo. Se errar, um participante do outro grupo tenta
ler a palavra. Se acertar, o seu grupo ganhará o ponto.
frase contendo a palavra. Se o aluno acertar a palavra ganha um ponto e se souber fazer
a frase, ganha outro ponto para o grupo. Se errar, um participante do outro grupo tenta
ler a palavra. Se acertar, o seu grupo ganhará o ponto.
24. Juntando as sílabas: dividir a turma em grupos. Dar um jogo de palavras dissílabas para cada grupo. Espalhar as fichas na mesa, viradas para baixo. Cada aluno vira três fichas, uma de cada vez, tentando formar uma palavra. Se conseguir, o aluno fica com
as fichas que formarem a palavra. E joga novamente. Se não conseguir, vira novamente
as fichas par baixo no mesmo lugar e passa a vez. O aluno que conseguir formar mais palavras ganhará o jogo.
as fichas que formarem a palavra. E joga novamente. Se não conseguir, vira novamente
as fichas par baixo no mesmo lugar e passa a vez. O aluno que conseguir formar mais palavras ganhará o jogo.
25. Jogo da árvore sabida: fazer duas árvores (de cartolina, papel fantasia, E.V.A., camurça, etc). Fazer frutinhas. Fazer fichas com palavras com a dificuldade ortográfica trabalhada. Separar a turma em dois grupos. Cada grupo ficará responsável por uma árvore. O professor deverá colocar as palavras em um saquinho. Cada aluno deverá
tirar uma palavra e ler. Se ler corretamente, ganhará uma frutinha. Ganhará o jogo o
grupo que tiver mais frutinhas na árvore.
tirar uma palavra e ler. Se ler corretamente, ganhará uma frutinha. Ganhará o jogo o
grupo que tiver mais frutinhas na árvore.
26. Lojinha das letras: para essa brincadeira serão necessários um grande número de letras, retiradas de jornais e revistas. Algumas crianças se encarregarão da lojinha (são
os comerciantes). As outras vão comprar as letrinhas que precisarem para formar as palavras que quiserem (são os fregueses). Xerox de notas e moedas verdadeiras simbolizarão o dinheiro. Ao final, cada criança ditará as palavras que formou, e o
professor as escreverá no quadro. O próprio aluno observará as diferenças ou semelhanças entre
a sua palavra formada e a do quadro.
os comerciantes). As outras vão comprar as letrinhas que precisarem para formar as palavras que quiserem (são os fregueses). Xerox de notas e moedas verdadeiras simbolizarão o dinheiro. Ao final, cada criança ditará as palavras que formou, e o
professor as escreverá no quadro. O próprio aluno observará as diferenças ou semelhanças entre
a sua palavra formada e a do quadro.
27. Alfabeto em caixa: Para essa brincadeira serão necessárias uma sacolinha contendo fichas com alfabeto móvel, revistas e jornais para recortar, caderno, uma caixa enfeitada. Cada criança retirará da sacola uma letra do alfabeto. Em seguida deverá procurar na revista ou jornal, palavras iniciadas com essa letra recortar e colar no caderno.
Essas fichas são colocadas na caixinha. Em seguida cada aluno deverá retirar da caixa uma ficha, ler a palavra e falar uma frase com ela. Depois, o professor poderá
escrever a palavra no quadro, para que as crianças a visualizem e copiem.
Essas fichas são colocadas na caixinha. Em seguida cada aluno deverá retirar da caixa uma ficha, ler a palavra e falar uma frase com ela. Depois, o professor poderá
escrever a palavra no quadro, para que as crianças a visualizem e copiem.
28. Sorteando o alfabeto: para essa brincadeira serão necessários os seguintes materiais: ficha quadriculada para cada aluno como a do modelo abaixo, um envelope com
letras do alfabeto, para cada grupo, lápis preto e de cor.
Os alunos se reunirão em grupos com cinco componentes.
Cada aluno deverá escrever em sua ficha quadriculada o seu nome, usando letras maiúsculas. Um dos componentes do grupo deverá sortear a letra do alfabeto móvel contidas no envelope e ler para os colegas. Cada aluno que tiver a letra sorteada
deverá colorir o quadrinho com lápis de cor. Será o ganhador aquele que colorir
o seu nome todo em primeiro lugar.
Variação: Nas próximas rodadas, o professor poderá pedir que escrevam o nome do
pai, mãe, professora, de animais, objetos, etc.
29. Futricando o alfabeto: para essa brincadeira serão necessários os seguintes
letras do alfabeto, para cada grupo, lápis preto e de cor.
Os alunos se reunirão em grupos com cinco componentes.
Cada aluno deverá escrever em sua ficha quadriculada o seu nome, usando letras maiúsculas. Um dos componentes do grupo deverá sortear a letra do alfabeto móvel contidas no envelope e ler para os colegas. Cada aluno que tiver a letra sorteada
deverá colorir o quadrinho com lápis de cor. Será o ganhador aquele que colorir
o seu nome todo em primeiro lugar.
Variação: Nas próximas rodadas, o professor poderá pedir que escrevam o nome do
pai, mãe, professora, de animais, objetos, etc.
29. Futricando o alfabeto: para essa brincadeira serão necessários os seguintes
materiais: uma sacola de pano ou plástico e alfabeto móvel. Os alunos deverão estar sentados em círculo, na área livre da escola, ou na sala de aula. A sacola, contendo as fichas do alfabeto, deverá percorrer de mão em mão. Ao sinal da professora (uma palma, um apito), o aluno que estiver com a sacola deverá retirar uma ficha e ler a letra contida nela. Em seguida, deverá falar três palavras que comecem com ela. Quem errar pagará uma prenda.
30. Brincando com letrinhas: para essa brincadeira serão necessários os seguintes materiais: cartões contendo vogais. Alunos assentados em círculo. Cada criança deverá
ter um cartão com uma vogal. O professor dirigirá a brincadeira, chamando o aluno pelo nome. Este deverá levantar a ficha, mostrá-la à turma e falar a letra que ela contém, juntamente com uma palavra que comece com essa letra. O professor pode explorar as aglutinações, chamando dois ou três alunos, formando: AI, EU, IA, OI, etc. O professor deverá dar a oportunidade de todos os alunos participarem da brincadeira.
ter um cartão com uma vogal. O professor dirigirá a brincadeira, chamando o aluno pelo nome. Este deverá levantar a ficha, mostrá-la à turma e falar a letra que ela contém, juntamente com uma palavra que comece com essa letra. O professor pode explorar as aglutinações, chamando dois ou três alunos, formando: AI, EU, IA, OI, etc. O professor deverá dar a oportunidade de todos os alunos participarem da brincadeira.
31. O meu peixinho é... :para essa brincadeira serão necessários os seguintes materiais: caixote de areia, fichas com nomes comuns de objetos, frutas, flores brinquedos, pessoas, etc. e varas dos anzóis feitas com paus de churrasco, barbante e ganchinhos de arame.
A sala será dividida em duas equipes. Cada criança pescará um peixinho.
Lerá em voz alta a ordem, responderá o que se pede e dirá se é substantivo próprio ou comum. Se acertar, marcará ponto para sua equipe.
A equipe que fizer maior número de pontos será a vencedora.
Variação: Caixa que é passada de mão em mão, contendo fichas com nomes de
cidades, países, ruas, pessoas, animais, flores, frutas, etc.
A criança lerá a ficha e dirá se é substantivo próprio ou comum.
A sala será dividida em duas equipes. Cada criança pescará um peixinho.
Lerá em voz alta a ordem, responderá o que se pede e dirá se é substantivo próprio ou comum. Se acertar, marcará ponto para sua equipe.
A equipe que fizer maior número de pontos será a vencedora.
Variação: Caixa que é passada de mão em mão, contendo fichas com nomes de
cidades, países, ruas, pessoas, animais, flores, frutas, etc.
A criança lerá a ficha e dirá se é substantivo próprio ou comum.
32. Agrupando palavras: para essa brincadeira serão necessários os seguintes
materiais: folhas xerocadas contendo nomes de alunos, animais, objetos, etc.
Dividir a classe em grupos. Uma folha para cada grupo. Os alunos recortarão as
palavras e as agruparão segundo seus próprios critérios. Exemplo: brinquedos, nomes próprios, letra inicial, rima, etc.
materiais: folhas xerocadas contendo nomes de alunos, animais, objetos, etc.
Dividir a classe em grupos. Uma folha para cada grupo. Os alunos recortarão as
palavras e as agruparão segundo seus próprios critérios. Exemplo: brinquedos, nomes próprios, letra inicial, rima, etc.
33. A palavra é: para essa brincadeira serão necessários os seguintes materiais:
folhas de papel em branco, pautadas e numeradas de uma a vinte.
O professor entregará a folha para o primeiro aluno de cada fileira.
Em seguida dirá uma palavra e o primeiro aluno de cada fileira deverá escrever o maior número possível de palavras começadas com a primeira letra. Ao ouvirem a Segunda palavra, dada pelo professor, todos devem passar o papel para o colega de trás que escreverá também o maior número de palavras começadas com a primeira letra.
E assim sucessivamente. A fileira que completar a folha numerada será a vencedora.
folhas de papel em branco, pautadas e numeradas de uma a vinte.
O professor entregará a folha para o primeiro aluno de cada fileira.
Em seguida dirá uma palavra e o primeiro aluno de cada fileira deverá escrever o maior número possível de palavras começadas com a primeira letra. Ao ouvirem a Segunda palavra, dada pelo professor, todos devem passar o papel para o colega de trás que escreverá também o maior número de palavras começadas com a primeira letra.
E assim sucessivamente. A fileira que completar a folha numerada será a vencedora.
34. Apareceu a margarida: para essa brincadeira serão necessários os seguintes
materiais: uma folha de papel kraft quadriculado em 7 x 15 cm, cartões recortados na mesma medida e clipes. O professor prepara previamente o painel, escrevendo nos quadrinhos as palavras mais erradas nas produções de texto ou dificuldades ortográficas. Em alguns quadrinhos, colocar margaridas em vez de palavras. Os cartões recortados enumerados são presos ao painel por clipes e servirão para tampar as palavras escritas nos quadrinhos. A classe será dividida em grupos de 4 crianças. O professor chama à frente, um grupo de cada vez. O grupo decide qual cartão será aberto.
O professor retira o cartão fazendo “suspense”. Um aluno do grupo lerá a palavra em voz alta. Outro a escreverá na lousa. O outro dividirá em sílabas.
O último escreverá uma frase com ela.
Se o grupo for bem sucedido em tudo, ganhará 4 pontos. Quem escolher o número da margarida “pagará uma prenda” enquanto a classe canta: “Apareceu a margarida olê... olê... olá...” O grupo terá outra chance.
materiais: uma folha de papel kraft quadriculado em 7 x 15 cm, cartões recortados na mesma medida e clipes. O professor prepara previamente o painel, escrevendo nos quadrinhos as palavras mais erradas nas produções de texto ou dificuldades ortográficas. Em alguns quadrinhos, colocar margaridas em vez de palavras. Os cartões recortados enumerados são presos ao painel por clipes e servirão para tampar as palavras escritas nos quadrinhos. A classe será dividida em grupos de 4 crianças. O professor chama à frente, um grupo de cada vez. O grupo decide qual cartão será aberto.
O professor retira o cartão fazendo “suspense”. Um aluno do grupo lerá a palavra em voz alta. Outro a escreverá na lousa. O outro dividirá em sílabas.
O último escreverá uma frase com ela.
Se o grupo for bem sucedido em tudo, ganhará 4 pontos. Quem escolher o número da margarida “pagará uma prenda” enquanto a classe canta: “Apareceu a margarida olê... olê... olá...” O grupo terá outra chance.
35. Adedanha: para essa brincadeira serão necessários os seguintes materiais: caixa contendo fichas com letras do alfabeto e um cartão como o modelo abaixo para o aluno. Grupo de quatro alunos jogando em sistema de parceria. Os alunos deverão escrever nomes de acordo com a letra sorteada e com o que se pede na cartela. O aluno que escrever o maior número de palavras será o vencedor.
Nomes de objetos Nomes de pessoas
36. Caixinha do correio: O professor confecciona uma “caixinha de correio”, bem
Nomes de objetos Nomes de pessoas
36. Caixinha do correio: O professor confecciona uma “caixinha de correio”, bem
sugestiva. Na sala, essa caixa irá passar de mão em mão. O aluno que tiver correspondência (bilhetes, recados, convites), deverá colocá-la na caixinha. Depois da caixa passar por toda a sala, o professor, ou qualquer outro aluno entregará as correspondências aos destinatários. Cada aluno deverá ler para os coleguinhas a sua mensagem. O professor e os alunos farão ligeiro comentário sobre as correspondências recebidas. O professor poderá também sortear, na véspera, três ou quatro alunos que trarão mensagens para a caixa do correio. Os alunos que receberam mensagens poderão escrever agradecendo.
37. Jogo do tapão: para essa brincadeira serão necessários os seguintes materiais: 15 fichas com desenhos cujos nomes tenham S, SS ou S com som de Z. A sala será
dividida em grupos de três alunos, cada aluno escolhe o que quer ser: S inicial, SS ou
S com som de Z. As fichas serão recortadas e empilhadas de 5 em 5 em cima da mesa, viradas para baixo. Alternadamente, cada aluno dá um “tapão” no monte, tentando fazer com que as fichas virem para cima e deverá dizer se a palavra referente ao desenho, escreve com S inicial, SS ou S com som de Z. O aluno que escolher ser SS, por exemplo, ganhará tantos pontos quantos forem os desenhos com SS que ele conseguir virar.
O vencedor será aquele que recolher mais fichas. Após o jogo, os alunos deverão
escrever, em três colunas, as palavras dos desenhos.
dividida em grupos de três alunos, cada aluno escolhe o que quer ser: S inicial, SS ou
S com som de Z. As fichas serão recortadas e empilhadas de 5 em 5 em cima da mesa, viradas para baixo. Alternadamente, cada aluno dá um “tapão” no monte, tentando fazer com que as fichas virem para cima e deverá dizer se a palavra referente ao desenho, escreve com S inicial, SS ou S com som de Z. O aluno que escolher ser SS, por exemplo, ganhará tantos pontos quantos forem os desenhos com SS que ele conseguir virar.
O vencedor será aquele que recolher mais fichas. Após o jogo, os alunos deverão
escrever, em três colunas, as palavras dos desenhos.
38. Tire e passe: para essa brincadeira serão necessários os seguintes materiais: uma caixa de papelão forrada e enfeitada para cada grupo, 20 fichas com nomes de pessoas
no masculino, 20 no feminino, por exemplo: Daniel, Daniela, Marcelo, Marcela, Mário,
Maria e 4 fichas escritas “Perca a vez”, para cada caixa. Dividir a classe em grupos.
Cada grupo recebe uma caixa contendo as fichas.
Cada criança tira uma ficha e passa a caixa para a próxima tirar.
À medida que forem sendo tiradas as fichas, cada aluno vai formando pares dos
nomes e separando-os ao seu lado. Quem tirar a ficha “perca a vez” fica uma rodada sem jogar. Vence no grupo o aluno que tiver formado o maior número de pares.
Ao final, cada um lê em voz alta as fichas em seu poder.
Variação: Jogar como “jogo da memória” normal, no qual as peças são viradas para
baixo e o aluno deverá formar os pares com os nomes.
no masculino, 20 no feminino, por exemplo: Daniel, Daniela, Marcelo, Marcela, Mário,
Maria e 4 fichas escritas “Perca a vez”, para cada caixa. Dividir a classe em grupos.
Cada grupo recebe uma caixa contendo as fichas.
Cada criança tira uma ficha e passa a caixa para a próxima tirar.
À medida que forem sendo tiradas as fichas, cada aluno vai formando pares dos
nomes e separando-os ao seu lado. Quem tirar a ficha “perca a vez” fica uma rodada sem jogar. Vence no grupo o aluno que tiver formado o maior número de pares.
Ao final, cada um lê em voz alta as fichas em seu poder.
Variação: Jogar como “jogo da memória” normal, no qual as peças são viradas para
baixo e o aluno deverá formar os pares com os nomes.
39. Jogo dos sinônimos: para essa brincadeira serão necessários os seguintes materiais: fichas brancas com palavras e fichas amarelas com seus respectivos sinônimos. Classe dividida em duas equipes. O professor distribui as fichas brancas para uma equipe e as amarelas para a outra. Um dos alunos com a ficha branca lê em voz alta a palavra nela escrita. Outro, com a ficha amarela, lê o sinônimo correspondente e elabora uma
frase com ele. Depois é a vez da equipe amarela ler a palavra, para a equipe branca
achar o sinônimo e formar frase.
Ganha a equipe que fizer mais pontos.
A mesma brincadeira pode ser feita com antônimos, plural e singular, feminino e
masculino, etc.
frase com ele. Depois é a vez da equipe amarela ler a palavra, para a equipe branca
achar o sinônimo e formar frase.
Ganha a equipe que fizer mais pontos.
A mesma brincadeira pode ser feita com antônimos, plural e singular, feminino e
masculino, etc.
40. Baralhinho do ge e gi: a classe será dividida em duplas ou a critério do professor.
Antes de distribuir as cartas entre os alunos, esconder uma sem que ninguém saiba
qual é. O jogo consiste em casar as figuras com as palavras, à medida que se vai “comprando” cartas um do outro. O vencedor será aquele que no final da brincadeira
não permanecer com nenhuma carta na mão.
Após o jogo o professor poderá pedir para o aluno fazer frases com as palavras,
dividi-las em sílabas ou inventar histórias criativas a partir delas.
Antes de distribuir as cartas entre os alunos, esconder uma sem que ninguém saiba
qual é. O jogo consiste em casar as figuras com as palavras, à medida que se vai “comprando” cartas um do outro. O vencedor será aquele que no final da brincadeira
não permanecer com nenhuma carta na mão.
Após o jogo o professor poderá pedir para o aluno fazer frases com as palavras,
dividi-las em sílabas ou inventar histórias criativas a partir delas.
41. Jogo do ge e gi: para essa brincadeira serão necessários os seguintes materiais:
um envelope contendo fichas com as palavras e um envelope contendo as sílabas
dessas palavras. Classe dividida em grupos a critério do professor.
Cada grupo recebe os envelopes citados acima.
As fichas com as sílabas são colocadas na carteira, viradas para baixo.
As palavras também ficam na carteira, amontoadas. Uma palavra é retirada
do monte par todo o grupo. A tarefa consiste em encontrar as sílabas que compõem
a palavra sorteada (tipo “jogo da memória”).
O vencedor será o grupo que formar todas as palavras em primeiro lugar.
Variação: Esta atividade também poderá ser usada para trabalhar as palavras mais
erradas pela turma nos ditados e produções de texto.
um envelope contendo fichas com as palavras e um envelope contendo as sílabas
dessas palavras. Classe dividida em grupos a critério do professor.
Cada grupo recebe os envelopes citados acima.
As fichas com as sílabas são colocadas na carteira, viradas para baixo.
As palavras também ficam na carteira, amontoadas. Uma palavra é retirada
do monte par todo o grupo. A tarefa consiste em encontrar as sílabas que compõem
a palavra sorteada (tipo “jogo da memória”).
O vencedor será o grupo que formar todas as palavras em primeiro lugar.
Variação: Esta atividade também poderá ser usada para trabalhar as palavras mais
erradas pela turma nos ditados e produções de texto.
42. Passando a cestinha: para essa brincadeira serão necessários os seguintes materiais: 1 cestinha enfeitada (pode ser de pão) e tira pequenas de papel fantasia ou sulfite
colorido (em cinco cores).
Sala dividida em cinco grupos.
Cada grupo receberá tiras de papel de uma determinada cor.
A cada rodada o professor ditará tantas palavras quantos forem os componentes dos grupos. Cada componente do grupo escreverá uma palavra em cada tira de papel.
Em seguida, a cestinha passará nos grupos, recolhendo as tiras de papel com a sala
toda cantando a música abaixo.
O professor separará as fichas pela cor e registrará, na lousa, cada palavra ditada.
Em seguida, comentará com a classe sobre erros e acertos obtidos nas palavras.
A cada palavra errada, o grupo daquela determinada cor perderá ponto.
O jogo prosseguirá com o professor ditando novas palavras, com outra dificuldade ortográfica. O professor poderá incentivar a classe a escrever as palavras no caderno.
Este jogo poderá também ser dado utilizando fatos fundamentais.
“A cestinha enfeitadinha
Pela sala vai correr
Recolhendo palavrinhas
Vamos ver que vai vencer.
Ó cestinha!...
Toda enfeitadinha!
Corre pela sala,
Colhendo fichinhas.
Música: Fui na Fonte de Itororó.
colorido (em cinco cores).
Sala dividida em cinco grupos.
Cada grupo receberá tiras de papel de uma determinada cor.
A cada rodada o professor ditará tantas palavras quantos forem os componentes dos grupos. Cada componente do grupo escreverá uma palavra em cada tira de papel.
Em seguida, a cestinha passará nos grupos, recolhendo as tiras de papel com a sala
toda cantando a música abaixo.
O professor separará as fichas pela cor e registrará, na lousa, cada palavra ditada.
Em seguida, comentará com a classe sobre erros e acertos obtidos nas palavras.
A cada palavra errada, o grupo daquela determinada cor perderá ponto.
O jogo prosseguirá com o professor ditando novas palavras, com outra dificuldade ortográfica. O professor poderá incentivar a classe a escrever as palavras no caderno.
Este jogo poderá também ser dado utilizando fatos fundamentais.
“A cestinha enfeitadinha
Pela sala vai correr
Recolhendo palavrinhas
Vamos ver que vai vencer.
Ó cestinha!...
Toda enfeitadinha!
Corre pela sala,
Colhendo fichinhas.
Música: Fui na Fonte de Itororó.
43. Jogo da cruzadinha em cartelas: para essa brincadeira serão necessários os
seguintes materiais: uma cartela quadriculada como o modelo abaixo e alfabeto móvel. Escreva no quadro uma palavra-chave na horizontal ou na vertical. Os alunos formam
a palavra-chave com suas letras no meio da folha quadriculada. A partir dessa palavra
os alunos irão formar uma cruzadinha com cinco ou seis palavras novas.
Esse jogo poderá ser individual ou em grupos pequenos. Os alunos poderão formar cruzadinhas com o nome dos colegas, nomes de frutas, animais, brinquedos, etc.
44. Ludo ortográfico: para essa brincadeira serão necessários os seguintes materiais:
seguintes materiais: uma cartela quadriculada como o modelo abaixo e alfabeto móvel. Escreva no quadro uma palavra-chave na horizontal ou na vertical. Os alunos formam
a palavra-chave com suas letras no meio da folha quadriculada. A partir dessa palavra
os alunos irão formar uma cruzadinha com cinco ou seis palavras novas.
Esse jogo poderá ser individual ou em grupos pequenos. Os alunos poderão formar cruzadinhas com o nome dos colegas, nomes de frutas, animais, brinquedos, etc.
44. Ludo ortográfico: para essa brincadeira serão necessários os seguintes materiais:
dez cartelas com sílabas simples ou dificuldades ortográficas e grãos de feijão ou milho.
(O modelo das cartelas está no livro Alfabetização Divertida da editora Fapi volume 5, páginas38 a 47). Divide-se a turma em grupos de acordo com o número de cartelas. Distribui os grãos entre os alunos. O professor inicia o jogo retirando uma figura de cada vez, falando o nome e mostrando-a aos alunos que deverão procurá-la em sua cartela.
O grupo que encontrar a figura em sua cartela, deverá marcá-la com o grão. Ganhará o jogo quem completar primeiro sua cartela.
45. Telefone sem fio
Peça às crianças que se sentem em círculo.
Diga uma frase simples, em forma de pergunta, exclamação ou afirmação, para um dos alunos, que deverá transmiti-la ao colega do lado, sucessivamente, até fechar o círculo.
Ao término da “transmissão da mensagem”, peça ao primeiro aluno que escreva na
lousa a frase que lhe foi transmitida e, depois, o último aluno também escreve a frase,
para poder compará-las.
Nesse momento, pode-se discutir com a classe os diferentes resultados ou os diferentes sentidos que a frase adquiriu durante a “ligação”.
Peça às crianças que se sentem em círculo.
Diga uma frase simples, em forma de pergunta, exclamação ou afirmação, para um dos alunos, que deverá transmiti-la ao colega do lado, sucessivamente, até fechar o círculo.
Ao término da “transmissão da mensagem”, peça ao primeiro aluno que escreva na
lousa a frase que lhe foi transmitida e, depois, o último aluno também escreve a frase,
para poder compará-las.
Nesse momento, pode-se discutir com a classe os diferentes resultados ou os diferentes sentidos que a frase adquiriu durante a “ligação”.
46. Bingo de palavras:
O professor sorteia uma letra e a criança coloca um feijão ou pedrinha em cada uma
das vezes em que a letra aparece na sua cartela. O professor pode propor diferentes
temas (animais, cores, frutas ou brinquedos).
Cada palavra formada valerá um ou mais pontos,de acordo com o combinado.
O ganhador será o aluno que completar a cartela com o maior número de pontos.
O professor sorteia uma letra e a criança coloca um feijão ou pedrinha em cada uma
das vezes em que a letra aparece na sua cartela. O professor pode propor diferentes
temas (animais, cores, frutas ou brinquedos).
Cada palavra formada valerá um ou mais pontos,de acordo com o combinado.
O ganhador será o aluno que completar a cartela com o maior número de pontos.
47. Adivinhas:
As adivinhas são fascinantes para as crianças, por causa do enigma e do humor que
elas suscitam. Elas podem ser pesquisadas pelos alunos e trazidas para a classe ou
ser criadas pelos alunos.
O que é, o que é?
- cabeça de pau, miolo de fogo. Perna de pau, adivinhe seu bobo! (R.: cachimbo)
- tem dentes e não morde, tem cabeça e não é gente? (R.: cabeça de alho)
- tem coroa mas não é rei, tem escamas mas não é peixe? (R.: abacaxi)
- uma casinha de bom parecer, não há carpinteiro que possa fazer? (R.: amendoim)
- o que é que entra na casa e fica do lado de fora? (R.: botão)
- o que é que mora na água, põe o bico na água, mas não bebe água? (R.: canoa,
barco, navio)
As adivinhas são fascinantes para as crianças, por causa do enigma e do humor que
elas suscitam. Elas podem ser pesquisadas pelos alunos e trazidas para a classe ou
ser criadas pelos alunos.
O que é, o que é?
- cabeça de pau, miolo de fogo. Perna de pau, adivinhe seu bobo! (R.: cachimbo)
- tem dentes e não morde, tem cabeça e não é gente? (R.: cabeça de alho)
- tem coroa mas não é rei, tem escamas mas não é peixe? (R.: abacaxi)
- uma casinha de bom parecer, não há carpinteiro que possa fazer? (R.: amendoim)
- o que é que entra na casa e fica do lado de fora? (R.: botão)
- o que é que mora na água, põe o bico na água, mas não bebe água? (R.: canoa,
barco, navio)
48. Parlendas
As parlendas operam com o poder mágico e lúdico das palavras:
“Hoje é Domingo, pede cachimbo. Cachimbo é de ouro, bate no touro. O touro é
valente, bate na gente. A gente é fraco, cai no buraco. O buraco é fundo, acabou-se o mundo!”
“Cadê o toucinho que estava aqui? O gato comeu. Cadê o gato? Foi pro mato. Cadê o mato? O fogo queimou. Cadê o fogo? A água apagou. Cadê a água? O boi bebeu.
Cadê o boi? Foi buscar milho. Cadê o milho? Está no país. Cadê o país? Está na ponta
do seu nariz!”
As parlendas operam com o poder mágico e lúdico das palavras:
“Hoje é Domingo, pede cachimbo. Cachimbo é de ouro, bate no touro. O touro é
valente, bate na gente. A gente é fraco, cai no buraco. O buraco é fundo, acabou-se o mundo!”
“Cadê o toucinho que estava aqui? O gato comeu. Cadê o gato? Foi pro mato. Cadê o mato? O fogo queimou. Cadê o fogo? A água apagou. Cadê a água? O boi bebeu.
Cadê o boi? Foi buscar milho. Cadê o milho? Está no país. Cadê o país? Está na ponta
do seu nariz!”
49. Trava-línguas e trocadilhos
Os trava-línguas e trocadilhos são textos que brincam com a linguagem em que as
palavras complicadas impedem a leitura livre (trava-língua) ou a mistura de palavras
cria duplos sentidos:
- Trava-língua
“O tempo perguntou ao tempo quanto tempo o tempo tem. O tempo respondeu ao
tempo que o tempo não tem tempo nem o tempo o tempo tem.”
“Achei um ninho de mafagafo com sete mafagafinhos. Quando o mafagafo guinfa, os mafagafinhos fungam.”
“Se o papa papasse papa. Se o papa papasse o pão. O papa papava tudo. E seria um papa papão.”
- Trocadilhos
“Não confunda: gorila elegante com mochila chocante; velhota nariguda com gaivota bigoduda; picolé salgado com jacaré mimado; peteca violenta com meleca nojenta; cachecol de borboleta com caracol de maleta.”
Os trava-línguas e trocadilhos são textos que brincam com a linguagem em que as
palavras complicadas impedem a leitura livre (trava-língua) ou a mistura de palavras
cria duplos sentidos:
- Trava-língua
“O tempo perguntou ao tempo quanto tempo o tempo tem. O tempo respondeu ao
tempo que o tempo não tem tempo nem o tempo o tempo tem.”
“Achei um ninho de mafagafo com sete mafagafinhos. Quando o mafagafo guinfa, os mafagafinhos fungam.”
“Se o papa papasse papa. Se o papa papasse o pão. O papa papava tudo. E seria um papa papão.”
- Trocadilhos
“Não confunda: gorila elegante com mochila chocante; velhota nariguda com gaivota bigoduda; picolé salgado com jacaré mimado; peteca violenta com meleca nojenta; cachecol de borboleta com caracol de maleta.”
50- Alfabeto ilustrado: sortear uma letra para cada aluno e pedir que eles desenhem ou colem um objeto cujo nome comece com aquela letra.
Depois o professor escreve a letra sobre o desenho – ou recorta de uma revista – e, embaixo, escreve o nome do objeto usando uma cor diferente para a primeira letra.
Esse material ficará exposto na sala de aula para que as crianças possam visualizar, investigar e usar quando precisarem.
Depois o professor escreve a letra sobre o desenho – ou recorta de uma revista – e, embaixo, escreve o nome do objeto usando uma cor diferente para a primeira letra.
Esse material ficará exposto na sala de aula para que as crianças possam visualizar, investigar e usar quando precisarem.
51- Alfabeto concreto: pedir que as crianças tragam figuras ou objetos de casa.
Classificá-los de acordo com a letra inicial. Depois de classificados, os objetos são colocados dentro de saquinhos plásticos ou caixas de sapato, que são identificados
pela letra inicial correspondente. Esse material deve ficar exposto na classe, ao
alcance das crianças, para que elas possam visualizar, manipular, usar, acrescentar
figuras e/ou objetos quando precisarem.
Essa atividade não precisa começar e terminar no mesmo dia.
O professor pode adequá-la e distribuí-la ao longo de um período que considerar apropriado à classe.
Classificá-los de acordo com a letra inicial. Depois de classificados, os objetos são colocados dentro de saquinhos plásticos ou caixas de sapato, que são identificados
pela letra inicial correspondente. Esse material deve ficar exposto na classe, ao
alcance das crianças, para que elas possam visualizar, manipular, usar, acrescentar
figuras e/ou objetos quando precisarem.
Essa atividade não precisa começar e terminar no mesmo dia.
O professor pode adequá-la e distribuí-la ao longo de um período que considerar apropriado à classe.
52- Listagens na sala: elaborar, junto com a classe, várias listas: roupas, compras de supermercado, animais, produtos de higiene, meios de transporte, nomes de cidades, brinquedos. Reconstruir na lousa algumas palavras utilizadas nas listagens,
perguntando aos alunos quais letras devem ser utilizadas; depois, as crianças as
registram no caderno. As listagens ficam expostas na sala de aula.
perguntando aos alunos quais letras devem ser utilizadas; depois, as crianças as
registram no caderno. As listagens ficam expostas na sala de aula.
53- Alfabeto individual: fazer um alfabeto para cada aluno, escrevendo as letras
em fichas recortadas em cartolina.
Esse alfabeto deve ter muitas vogais e consoantes repetidas.
Colocar o alfabeto numa caixa ou saquinho com o nome da criança.
Em seguida, a criança utiliza as letras para construir o nome de um animal, fruta,
objeto da classe, frase, livro, notícia de jornal, etc.
em fichas recortadas em cartolina.
Esse alfabeto deve ter muitas vogais e consoantes repetidas.
Colocar o alfabeto numa caixa ou saquinho com o nome da criança.
Em seguida, a criança utiliza as letras para construir o nome de um animal, fruta,
objeto da classe, frase, livro, notícia de jornal, etc.
54- Jogo de caixinhas: junto com a classe, o professor recorta figuras de revistas e
cola em caixinhas de fósforos.
Depois, recorta fichas de cartolina, escreve nelas as letras do nome da figura e as
coloca dentro da caixinha. A criança abre a caixinha, observa a figura, pega as letras
e monta a palavra que corresponde ao nome. Em seguida, o aluno pode tentar formar outras palavras utilizando aquelas letras.
cola em caixinhas de fósforos.
Depois, recorta fichas de cartolina, escreve nelas as letras do nome da figura e as
coloca dentro da caixinha. A criança abre a caixinha, observa a figura, pega as letras
e monta a palavra que corresponde ao nome. Em seguida, o aluno pode tentar formar outras palavras utilizando aquelas letras.
55- Jogo da memória: fazer várias fichas com pares de letras do alfabeto, com regras gramaticais (número, gênero, grua do substantivo, verbos, adjetivos, etc), regras ortográficas. Espalhar as fichas pelo chão ou sobre a carteira, com a parte escrita
voltada para baixo. Cada criança vira duas fichas e, se as letras forem iguais, fica com elas.
Caso contrário, desvira as fichas.
Ganha o jogo a criança ou grupo que conseguir o maior número de fichas.
Uma variação possível é fazer o jogo da memória primeiro com figuras, depois
utilizar figuras e palavras e, numa terceira fase, substituí-las só por palavras.
voltada para baixo. Cada criança vira duas fichas e, se as letras forem iguais, fica com elas.
Caso contrário, desvira as fichas.
Ganha o jogo a criança ou grupo que conseguir o maior número de fichas.
Uma variação possível é fazer o jogo da memória primeiro com figuras, depois
utilizar figuras e palavras e, numa terceira fase, substituí-las só por palavras.
56- Boliche: pedir que as crianças tragam de casa garrafas plásticas de refrigerantes
e meia de náilon velhas, que serão enroladas para formar a bola. Nas garrafas de
plástico, desenhar as letras do alfabeto com fita crepe. As garrafas são dispostas a
uma certa distância e as crianças têm de derrubá-las com a bola. Na hora de contar
as garrafas caídas, a classe diz o nome das letras derrubadas.
Dependendo do grupo, o professor pode pedir que forme palavras começadas com a
letra de cada garrafa que caiu ou que ficou de pé.
Variação: nove garrafas de refrigerante vazias, fichas escritas LH, NH e CH (3 de cada).
Os alunos no pátio, dispostos em 4 fileiras. Cada primeiro aluno da fileira lança a bola
em direção às garrafas (um de cada vez), indo depois para o último lugar da fila.
A cada garrafa derrubada, o aluno deverá dizer uma palavra com a dificuldade nela existente. Contam-se os pontos de cada garrafa derrubada da seguinte maneira: LH
vale 1 ponto; CH vale 2 pontos; NH vale 3 pontos.
A fileira que conseguir mais pontos, será a vencedora.
e meia de náilon velhas, que serão enroladas para formar a bola. Nas garrafas de
plástico, desenhar as letras do alfabeto com fita crepe. As garrafas são dispostas a
uma certa distância e as crianças têm de derrubá-las com a bola. Na hora de contar
as garrafas caídas, a classe diz o nome das letras derrubadas.
Dependendo do grupo, o professor pode pedir que forme palavras começadas com a
letra de cada garrafa que caiu ou que ficou de pé.
Variação: nove garrafas de refrigerante vazias, fichas escritas LH, NH e CH (3 de cada).
Os alunos no pátio, dispostos em 4 fileiras. Cada primeiro aluno da fileira lança a bola
em direção às garrafas (um de cada vez), indo depois para o último lugar da fila.
A cada garrafa derrubada, o aluno deverá dizer uma palavra com a dificuldade nela existente. Contam-se os pontos de cada garrafa derrubada da seguinte maneira: LH
vale 1 ponto; CH vale 2 pontos; NH vale 3 pontos.
A fileira que conseguir mais pontos, será a vencedora.
57- Jogo de argolas: as garrafas podem ser as mesmas do boliche: garrafas plásticas
de refrigerantes com as letras do alfabeto desenhadas com fita crepe.
A criança aqui, tem de jogar argolas de plástico e encaixá-las nas garrafas.
Ao acertar, diz o nome da letra que está na garrafa.
Variações possíveis: formar palavras começadas com a letra das garrafas que foram encaixadas pelas argolas; tentar acertar as letras do seu nome; tentar acertar as
letras de uma palavra escolhida pelo grupo.
de refrigerantes com as letras do alfabeto desenhadas com fita crepe.
A criança aqui, tem de jogar argolas de plástico e encaixá-las nas garrafas.
Ao acertar, diz o nome da letra que está na garrafa.
Variações possíveis: formar palavras começadas com a letra das garrafas que foram encaixadas pelas argolas; tentar acertar as letras do seu nome; tentar acertar as
letras de uma palavra escolhida pelo grupo.
58- Combinação de palavras: fazer fichas com nomes de frutas, alimentos, animais, legumes, marcas de produtos, brinquedos e outros grupos de palavras.
Colocar todos os grupos dentro de uma caixa. A criança recebe a caixa e tenta
agrupar as fichas a partir de um atributo combinado: por iniciais da palavras, por
campo semântico, por terminação, por tamanho.
Também pode-se pedir que a criança faça uma “escadinha” da palavra menor para a
maior. Cada criança recebe uma caixa e vence aquela que conseguir terminar
primeiro a tarefa.
Colocar todos os grupos dentro de uma caixa. A criança recebe a caixa e tenta
agrupar as fichas a partir de um atributo combinado: por iniciais da palavras, por
campo semântico, por terminação, por tamanho.
Também pode-se pedir que a criança faça uma “escadinha” da palavra menor para a
maior. Cada criança recebe uma caixa e vence aquela que conseguir terminar
primeiro a tarefa.
59- Fazendo letras: em grupos de cinco ou seis, as crianças montam uma letra
indicada pelo professor, usando o próprio corpo.
Nenhuma criança do grupo pode ficar de fora.
Ao terminar a montagem, o grupo diz uma palavra começada com aquela letra.
Variações: formar números; formar palavras.
indicada pelo professor, usando o próprio corpo.
Nenhuma criança do grupo pode ficar de fora.
Ao terminar a montagem, o grupo diz uma palavra começada com aquela letra.
Variações: formar números; formar palavras.
60- Caixa - surpresa: pedir que um aluno leve para casa uma caixa de papelão e
coloque dentro dela um objeto qualquer.
No dia seguinte, toda a classe tentará adivinhar qual é o objeto.
Para isso, a criança ou o professor irão dando dicas: “é pequeno, colorido,
macio, etc”. Quando o mistério tiver sido desvendado, o professor escreve na lousa
o nome do objeto e pede que cada criança crie uma frase com ele.
coloque dentro dela um objeto qualquer.
No dia seguinte, toda a classe tentará adivinhar qual é o objeto.
Para isso, a criança ou o professor irão dando dicas: “é pequeno, colorido,
macio, etc”. Quando o mistério tiver sido desvendado, o professor escreve na lousa
o nome do objeto e pede que cada criança crie uma frase com ele.
61- Detetive: pedir que as crianças pensem em uma palavra e a escrevam num
papel, mudando a posição das letras, os alunos trocam os papéis e o vencedor será aquele que reconstruir mais rápido a palavra certa.
papel, mudando a posição das letras, os alunos trocam os papéis e o vencedor será aquele que reconstruir mais rápido a palavra certa.
62- Baralho de letras: preparar fichas com as letras do alfabeto (cada ficha com um
tipo: forma maiúscula, forma minúscula, cursiva maiúscula, cursiva minúscula).
Cada criança recebe quatro cartas e o restante fica no meio da mesa, num monte
virado para baixo. O primeiro jogador retira uma carta desse monte e tenta formar
uma quadra: as cartas que têm a mesma letra, escrita de quatro formas diferentes.
Se a carta não servir, o jogador descarta. O jogador seguinte pode pegar do monte
ou da mesa, deixando uma como descarte. Vence quem formar a quadra primeiro.
tipo: forma maiúscula, forma minúscula, cursiva maiúscula, cursiva minúscula).
Cada criança recebe quatro cartas e o restante fica no meio da mesa, num monte
virado para baixo. O primeiro jogador retira uma carta desse monte e tenta formar
uma quadra: as cartas que têm a mesma letra, escrita de quatro formas diferentes.
Se a carta não servir, o jogador descarta. O jogador seguinte pode pegar do monte
ou da mesa, deixando uma como descarte. Vence quem formar a quadra primeiro.
63- Jogo de dominó: fazer um jogo de dominó, de maneira que as peças se encaixem quando as palavras escritas em letra de forma encontrem seus pares com letra
cursiva.
cursiva.
64- Corre-cutia: o professor elabora fichas com os nomes das crianças, forma uma
roda e distribui as fichas aleatoriamente.
Ao receber a ficha com o nome do amigo, a criança não pode mostrá-la para ninguém. Segue, então, a conhecida brincadeira corre-cutia, mas o lencinho é substituído pela
ficha: uma das crianças anda em torno da roda recitando corre-cutia e, ao final, joga a
ficha no centro da roda.
A criança cujo nome estiver escrito na ficha deve levantar-se e correr atrás da
primeira até pegá-la ou até que ela se sente no lugar vazio da roda que é o lugar da Segunda.
Se a criança for pega, deverá falar uma palavra que comece com a letra de seu nome.
roda e distribui as fichas aleatoriamente.
Ao receber a ficha com o nome do amigo, a criança não pode mostrá-la para ninguém. Segue, então, a conhecida brincadeira corre-cutia, mas o lencinho é substituído pela
ficha: uma das crianças anda em torno da roda recitando corre-cutia e, ao final, joga a
ficha no centro da roda.
A criança cujo nome estiver escrito na ficha deve levantar-se e correr atrás da
primeira até pegá-la ou até que ela se sente no lugar vazio da roda que é o lugar da Segunda.
Se a criança for pega, deverá falar uma palavra que comece com a letra de seu nome.
65- Procurando palavras: a classe escolhe um assunto (cidade, frutas, animais,
artistas) e uma palavra-chave, que é uma palavra qualquer. Combina-se, então, o
tempo do jogo (cinco minutos, por exemplo). As crianças devem escrever o maior
número de palavras ligadas ao assunto e iniciadas com as letras da palavra-chave.
artistas) e uma palavra-chave, que é uma palavra qualquer. Combina-se, então, o
tempo do jogo (cinco minutos, por exemplo). As crianças devem escrever o maior
número de palavras ligadas ao assunto e iniciadas com as letras da palavra-chave.
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