CAIXA MATEMÁTICA
Este ano o PNAIC não tem um material enviado pelo MEC, como as caixas de jogos de alfabetização que todas as escolas receberam até o ano passado.
Mas isso não significa que não teremos materiais para trabalhar em nossas salas de aula.
A sugestão proposta no Caderno 3 (p.19) do PNAIC Matemática, é que cada professora tenha a sua CAIXA MATEMÁTICA.
Mas o que colocar nesta caixa?
A seguir darei uma lista de materiais essenciais para as aulas de ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA. São materiais simples, que vão sendo coletados pela professora ou mesmo pelos próprios alunos.
MATERIAIS:
• de contagem: palitos, canudos, miçangas, sementes, tampinhas, etc;
• ligas elásticas, como as utilizadas para amarrar dinheiro, para a formação de grupos de palitos ou canudinhos;
• tapetinho como base para apoio dos materiais, de forma a organizá-los segundo o sistema de posicionamento: folha de cartolina, papelão ou EVA com três divisões, ao menos;
• fichas numéricas com os algarismos (pelo menos cinco conjuntos completos de 0 a 9);
• dinheirinho: em especial notas de 1 real, 10 reais e 100 reais;
• fichas escalonadas;
• materiais para medidas: fita métrica, relógio, trena, régua, balança;
• dados com formatos diferentes;
• coleções para contagem;
• material dourado;
• outras possibilidades, sobretudo aquelas pensadas e propostas pelo coletivo dos professores da escola."
Mas isso não significa que não teremos materiais para trabalhar em nossas salas de aula.
A sugestão proposta no Caderno 3 (p.19) do PNAIC Matemática, é que cada professora tenha a sua CAIXA MATEMÁTICA.
Mas o que colocar nesta caixa?
A seguir darei uma lista de materiais essenciais para as aulas de ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA. São materiais simples, que vão sendo coletados pela professora ou mesmo pelos próprios alunos.
MATERIAIS:
• de contagem: palitos, canudos, miçangas, sementes, tampinhas, etc;
• ligas elásticas, como as utilizadas para amarrar dinheiro, para a formação de grupos de palitos ou canudinhos;
• tapetinho como base para apoio dos materiais, de forma a organizá-los segundo o sistema de posicionamento: folha de cartolina, papelão ou EVA com três divisões, ao menos;
• fichas numéricas com os algarismos (pelo menos cinco conjuntos completos de 0 a 9);
• dinheirinho: em especial notas de 1 real, 10 reais e 100 reais;
• fichas escalonadas;
• materiais para medidas: fita métrica, relógio, trena, régua, balança;
• coleções para contagem;
• outras possibilidades, sobretudo aquelas pensadas e propostas pelo coletivo dos professores da escola."
Nenhum comentário:
Postar um comentário