"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

segunda-feira, 29 de julho de 2019

"NO CAMINHO DO ALVINHO TINHA UMA PEDRA"

Ruth Rocha
Ilustrações Suppa
Coleção As Aventuras de Alvinho
Ed Salamandra
 
Mais um delicioso livro da Ruth Rocha.
Com textos gostosos e fáceis de ler, o livro é divertidíssimo!
Bem ilustrado e colorido.
 
Conta mais uma das histórias do Alvinho.
Aqui somos apresentados ao Alvinho, um menino gorduchinho, que fala bastante, come demais e adora levar para casa tudo o que encontra na rua, deixando sempre a casa desarrumada.
 
Alvinho catava de tudo e Dona Branca, sua mãe, colocava a mão na cabeça e dizia "Ai meu Deus! Esse menino traz para casa tudo o que ele encontra!"
 
No outro dia ele levou para casa uma pedra. Uma pedra grande e redonda, e para que Dona Branca não jogasse fora, ele escondeu a pedra debaixo da cama. E todo dia que chegava da escola corria para ver se seu tesouro estava ainda embaixo da cama.
 
Um dia, quando Alvinho já estava deitado, lendo seu livro, muito sossegado.. começou a ouvir um barulhinho, um barulhinho engraçado. Alvinho não sabia o que era - procurou no armário e na prateleira. Na gaveta, embaixo da cadeira. E quando olhou debaixo da cama, descobriu que a pedra,, não era pedra! De dentro daquela pedra estava saindo um "frangão" - daquele ovo, saiu um avestruz.
 
Alvinho ficou muito contente, agora ele ia ter um animal diferente. Mas ia ter que esconder aquele bicho de sua mãe.
 
Então Alvinho trancou o quarto. E se não deixava a mãe entrar no quarto por nada! Dizia que ele mesmo arrumaria. Se ela reclamava do cheiro, ele dizia que não tinha tomado banho. E quando ela reclamava da grande quantidade de comida que ele levava para dentro do quarto, ele dizia que era só uma dúzia de bananas...
 
A mãe muito desconfiada tentava abrir a porta e olhar pela fechadura. E depois de escutar barulhos estranhíssimos vindos lá de dentro, Dona Branca foi chamar o chaveiro!
 
Quando o chaveiro abriu a porta Dona Branca deu um grito, por causa do susto que tomou com o bicho e o avestruz também se assustou e começou a correr.
Os vizinhos assustados, chamaram a polícia e o corpo de bombeiros.
 
Quanto mais gente chegava, mais o avestruz (que se chamava Clovis) corria.. e engoliu várias coisas pelo caminho: tênis , chaves, botão da campainha... e cansado resolveu se esconder, enfiando a cabeça dentro do forno.
 
Alvinho veio chegando da escola e ficou muito bravo por todos terem deixado o avestruz assustado.
E então começou a maior discussão para decidir o que iam fazer com o bicho, e todos os vizinhos davam palpites. Uma queria a pena para fazer chapéu, outro queria fazer churrasco.
 
No final, mandaram o avestruz  para o zoológico, e todo domingo os meninos do prédio iam visitar Clóvis.
 
E Alvinho perdeu aquela mania que tinha de levar para casa tudo que ele via.
Mas será que ele perdeu mesmo?
... isso eu também não vou contar!!!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário