"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

segunda-feira, 29 de julho de 2019

Primeiro Momento


A ideia inicial é discutir com a turma como separar uma palavra que não está cabendo na linha. Para isso, utilize os textos produzidos pelos alunos ou ditados realizados na sala de aula.
 Trabalhe com o livro No caminho de Alvinho tinha uma pedra:

Livro do Alvinho 
Sinopse
Alvinho é um menino parecido com muitos que você conhece: é curioso, adora bichos e gosta de colecionar coisas. Até aí tudo normal. Mas você não conhece o Alvinho, então não imagina o que ele é capaz de fazer para conseguir o que quer! Crianças gostam de levar coisas para casa, e o Alvinho também. Mas aquela pedra que ele encontrou no meio do caminho estava mesmo pra lá de esquisita ...
Fonte: http://www.salamandra.com.br/book.php?id_titulo=10021663

O professor deve ler o trecho da história abaixo, e o aluno deverá escrever o texto à medida que ele vai sendo lido.
NO CAMINHO DE ALVINHO TINHA UMA PEDRA...

                                    "No outro dia, Alvinho trouxe pra casa uma pedra. Era uma pedra grande, redonda.

                                    A mãe do Alvinho, Dona Branca, botou a mão na cabeça.

                                   - Ai meu Deus! Este menino traz pra casa tudo que ele encontra!

                                   Alvinho ficou com medo que Dona Branca jogasse a pedra fora, então escondeu a pedra debaixo da cama.

                                   E todo dia, quando chegava do colégio, Alvinho corria pro quarto, pra ver se o seu tesouro ainda estava lá."

(Trecho retirado do livro No caminho de Alvinho tinha uma pedra..., de Ruth Rocha,São Paulo,SALAMANDRA,2009).

Peça aos alunos que observem o texto e respondam:

1- Observe as palavras escritas no final da linha. Como foram escritas?
2- O que você costuma fazer quando está escrevendo e percebe que a palavra não vai caber na linha?

Ouça os comentários de cada criança e experimente as divisões das palavras sugeridas por eles, para discutir como pensaram, ajudando-as a chegar à divisão por sílabas (critério da emissão da voz).

Concluída a discussão, ajude-as a reescrever o texto separando a última palavra de cada linha em dois pedaços.

 Ex:      pe - dra       
            en - controu  ou  encon - trou          
            quar - to

Aproveite para fazer um registro coletivo das descobertas no quadro e peça para cada um copiar em seu caderno. Sugestão de registro:  

Quando estamos escrevendo um texto , e ao chegar ao final da linha a palavra não cabe, a melhor solução é escrever parte dela em cada linha.

Para finalizar esta atividade, cada aluno, de posse do seu laptop, deve abrir o software [KWord] e digitar o texto que foi ditado. A ideia é que o aluno perceba que o software não faz a separação silábica e sim, insere espaços entre as palavras de modo a ajustá-las de forma adequada nas linhas.



Atividade

Segundo Momento

O jogo abaixo permite continuar o trabalho de sensibilização das crianças sobre o fato de que as palavras são compostas por sílabas. Na página smartkids (http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/jogo-da-silaba-ta.html), há uma série de jogos que trabalham sílabas de palavras iniciando com as consoantes B, C, D, F, L, M, dentre outras. A idéia do jogo é que o aluno identifique o objeto cujo nome inicia com a sílaba destacada no centro da tela. No exemplo abaixo, o aluno deveria selecionar a imagem do "ba-lão", indicado pela sílaba "BA" no centro da tela.
 Tela jogo de sílabas
 Peça para que os alunos, trabalhando em duplas, que selecionem três dos jogos disponíveis, e que joguem cada um deles até alcançar pelo menos 5 pontos. Para cada jogo, peça para que os alunos registrem suas respostas, escrevendo as palavras completas mas separando a primeira sílaba. Ex: bo-la, ba-nana, ca-sa, bi-cicleta, ...

Atividade

Terceiro Momento

Diga aos alunos para se dividirem em grupos e descobrirem de quantas maneiras pode-se dividir uma lista de palavras sempre em duas partes. Apresente palavras de número variado de sílabas tais como: martelo, minhoca, brinquedo, almoço, cambalhota, etc.
Para cada palavra, os alunos podem utilizar tirinhas de papel, ou alternativamente podem usar o software [KolourPaint] e desenhar todas as possibilidades de divisões (usar a ferramenta pincel). Após, os alunos devem salvar o arquivo com o nome da palavra em questão. Abaixo um exemplo para a palavra cambalhota, e o arquivo deve ser salvo com o nome cambalhota.png. A partir das respostas apresentadas por cada grupo, discuta com a classe.
 separando em dois  
Cada grupo deve ainda abrir o software [KWord] e a partir de uma lista de palavras, ajustar a divisão das sílabas em quadrados, utilizando para isto a ferramenta "Inserir Tabela". Cada pedacinho da palavra precisa ser lido sozinho, portanto o professor deve auxiliar os grupos na criação das tabelas. Para as palavras Alvinho, lixo, gorduchinho, mãe, apartamento, as tabelas devem ser criadas como exibidas a seguir.
  divisao silabica 2
Depois da divisão destas palavras, solicite aos alunos que respondam no [KWord] as perguntas abaixo. O professor deve orientar as descobertas que vão acontecendo.
         * E então, você descobriu o segredo de como pensar para separar as palavras em pedaços menores? Qual é o segredo?
        * Você sabe como são chamados esses pedacinhos em que dividimos as palavras?

Conclusão a ser discutida com a turma
A palavra deve ser separada de tal forma que cada pedaço possa ser pronunciado sozinho. Cada um desses pedaços chama-se sílaba.


Atividade

Quarto Momento

A ideia desta atividade é estimular os alunos a descobrirem quando as letras M,N,L,R,S ficam na primeira ou última letra da sílaba.
Faça um quadro com diferentes sílabas.
nos
gor
car
mon
ban
Peça para que escolham uma das sílabas do quadro para completar cada palavra.
____  ducho            di ____ sauro         _____ tão        ___rapicho         bar ____ te

Oriente os alunos na observação das palavras. Peça que eles marquem de vermelho a última letra de cada sílaba. Agora, questione-os:

Quais letras foram marcadas? Elas são vogais ou consoantes?

Em um segundo momento, peça para os alunos observarem estas palavras:
divisão silábica
Marque com alguma cor as letras que aparecem logo depois das consoantes destacadas. Elas são vogais ou consoantes?

Questionar os aluno se descobriram como decidir quando as letras M,N,L,R,S ficam na primeira ou última letra da sílaba.
Recursos Complementares
Avaliação
Os alunos devem ser avaliados segundo os seguintes critérios:
  * Adequação e correção das separações silábicas realizadas com as palavras propostas;
  * Avaliação dos alunos de acordo com a percepção demonstrada para identificar quando as letras M,N,L,R,S ficam na primeira ou última letra da sílaba

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