A ideia inicial é discutir com a turma como separar uma palavra que não está cabendo na linha. Para isso, utilize os textos produzidos pelos alunos ou ditados realizados na sala de aula. Trabalhe com o livro No caminho de Alvinho tinha uma pedra: Alvinho é um menino parecido com muitos que você conhece: é curioso, adora bichos e gosta de colecionar coisas. Até aí tudo normal. Mas você não conhece o Alvinho, então não imagina o que ele é capaz de fazer para conseguir o que quer! Crianças gostam de levar coisas para casa, e o Alvinho também. Mas aquela pedra que ele encontrou no meio do caminho estava mesmo pra lá de esquisita ... Fonte: http://www.salamandra.com.br/book.php?id_titulo=10021663 O professor deve ler o trecho da história abaixo, e o aluno deverá escrever o texto à medida que ele vai sendo lido.
Peça aos alunos que observem o texto e respondam: 1- Observe as palavras escritas no final da linha. Como foram escritas? 2- O que você costuma fazer quando está escrevendo e percebe que a palavra não vai caber na linha? Ouça os comentários de cada criança e experimente as divisões das palavras sugeridas por eles, para discutir como pensaram, ajudando-as a chegar à divisão por sílabas (critério da emissão da voz). Concluída a discussão, ajude-as a reescrever o texto separando a última palavra de cada linha em dois pedaços. Ex: pe - dra en - controu ou encon - trou quar - to
Quando estamos escrevendo um texto , e ao chegar ao final da linha a palavra não cabe, a melhor solução é escrever parte dela em cada linha.
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Peça para que os alunos, trabalhando em duplas, que selecionem três dos jogos disponíveis, e que joguem cada um deles até alcançar pelo menos 5 pontos. Para cada jogo, peça para que os alunos registrem suas respostas, escrevendo as palavras completas mas separando a primeira sílaba. Ex: bo-la, ba-nana, ca-sa, bi-cicleta, ... |
Para cada palavra, os alunos podem utilizar tirinhas de papel, ou alternativamente podem usar o software [KolourPaint] e desenhar todas as possibilidades de divisões (usar a ferramenta pincel). Após, os alunos devem salvar o arquivo com o nome da palavra em questão. Abaixo um exemplo para a palavra cambalhota, e o arquivo deve ser salvo com o nome cambalhota.png. A partir das respostas apresentadas por cada grupo, discuta com a classe. Depois da divisão destas palavras, solicite aos alunos que respondam no [KWord] as perguntas abaixo. O professor deve orientar as descobertas que vão acontecendo. * E então, você descobriu o segredo de como pensar para separar as palavras em pedaços menores? Qual é o segredo? * Você sabe como são chamados esses pedacinhos em que dividimos as palavras? Conclusão a ser discutida com a turma A palavra deve ser separada de tal forma que cada pedaço possa ser pronunciado sozinho. Cada um desses pedaços chama-se sílaba. |
Faça um quadro com diferentes sílabas.
____ ducho di ____ sauro _____ tão ___rapicho bar ____ te
Oriente os alunos na observação das palavras. Peça que eles marquem de vermelho a última letra de cada sílaba. Agora, questione-os: Quais letras foram marcadas? Elas são vogais ou consoantes? Em um segundo momento, peça para os alunos observarem estas palavras: Questionar os aluno se descobriram como decidir quando as letras M,N,L,R,S ficam na primeira ou última letra da sílaba. |
Recursos Complementares
Jogos de divisão silábica:
http://www.escolagames.com.br/jogos/separeSilabas/
http://www.soportugues.com.br/secoes/jogos/jogo.php?jogo=4
http://www.escolakids.com/o-numero-de-silabas-das-palavras.htm
http://www.escolagames.com.br/jogos/separeSilabas/
http://www.soportugues.com.br/secoes/jogos/jogo.php?jogo=4
http://www.escolakids.com/o-numero-de-silabas-das-palavras.htm
Avaliação
Os alunos devem ser avaliados segundo os seguintes critérios:
* Adequação e correção das separações silábicas realizadas com as palavras propostas;
* Avaliação dos alunos de acordo com a percepção demonstrada para identificar quando as letras M,N,L,R,S ficam na primeira ou última letra da sílaba
* Adequação e correção das separações silábicas realizadas com as palavras propostas;
* Avaliação dos alunos de acordo com a percepção demonstrada para identificar quando as letras M,N,L,R,S ficam na primeira ou última letra da sílaba
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