N.E.I.E.F ESCOLA MUL. VER. MOISÉS RIBEIRO GAMA
PÓLO
EDUCACIONAL XIV
ALTO DA SANTA
CRUZ S/N
CÍCERO
DANTAS-BA
Docente: Valdéria Ribeiro Santos Matos
Diretor(a): Josefa Suely Gonçalves
Coordenação pedagógica: Prof. Felipe Carvalho Castro
Série/Ano: 4º Turma: A/B Turno: M/V
Disciplina: Língua Portuguesa Unidade: I
PLANEJAMENTO
GERAL DE ENSINO
(Período:
06/02à 30/11/2012)
Coordenação pedagógica
1-Qual o seu objetivo macro/geral para
essa unidade?
Oferecer condições para produzir um
leitor e escritor competente, tornando-o capaz de expressar-se oralmente e por
escrito com clareza e objetividade, bem como ler, interpretar com facilidade e
profundidade, agindo como ser crítico e participativo da sociedade.
2-Com
quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?
O
Alfabeto
Ortografia – Sílabas com r inicial e r dobrado, silabas- ar, er, ir, or, ur-- l, u;
Amigos
do Peito;
O emprego das letras maiúsculas e minúscula;
A
porta;
Antônimo e Sinônimo;
Encontro Vocálico;
Encontro Consonantal;
Sílaba tônica;
3-Que atividades e/ou ações disciplinares,
interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para
que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?
Linguagem
oral
Leitura de imagens,
Recontar histórias de diferentes gêneros
textuais,
Roda de conversa,
Participações em debates,
Relatar experiências vividas,
Formular perguntar pertinentes ao assunto, expor
um assunto pesquisado,
Entrevistar, dramatizar histórias e relatar acontecimentos
respeitando a seqüência temporal,
Defender suas ideias com argumentação
Prática
de leitura
Leitura compartilhada diária,
Roda de leitores,
Leitura feita pelos alunos de diferentes gêneros textuais,
Ler para divertir, informar, estudar e pesquisar,
Ler em voz alta com fluência, entonação de acordo com a pontuação,
intenção do autor para eficácia comunicativa,
Identificar começo, meio e fim de uma historia lida e/ou ouvida.
Identificar e descrever personagens,
Distinguir fala do narrador dos outros personagens,
Antecipar o conteúdo da leitura de um texto,
Atender informações explicitas
de um texto de acordo com o seu gênero e tipo textual
Consulta ao dicionário.
4-O que você espera alcançar especificamente com cada
conteúdo?
Ler, considerando as estratégias de leitura;
Reconhecer os diferentes gêneros textuais a partir da
organização do texto;
Perceber diferenças entre a língua oral e a língua
escrita;
II Unidade
1-Qual o seu objetivo macro/geral para
essa unidade?
Utilizar
a língua oral e escrita para expressar sentimentos, experiências e ideias,
acolhendo, interpretando, considerando e respeitando os diferentes níveis de
expressão veiculada no sistema de comunicação, escrevendo textos com coesão e
coerência, respeitando o sistema de pontuação e ortografia convencional,
buscando as informações necessárias para a compreensão da língua na elaboração
e produção de textos (orais e escritos), considerando características dos
gêneros literários, revisando os próprios textos e valorizando a leitura como
fonte de fruição estética, entretenimento e cultura, e a escrita, como registro
da oralidade.
2-Com quais conteúdos você pretende
trabalhar para alcançar seus objetivos?
-Produção de texto: conto
- Leitura, produção e interpretação
-
Paragrafação
- Acentuação
- Pontuação
-
Concordância verbal e nominal
-
Vocabulário
- Maiúsculas
e minúsculas
- Ortografia
–
gn, pc, PC,, pn, ps, pt, tm.
- Acentuação
Palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas
- Divisão
silábica dos dígrafos
3-Que
atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares
você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o
aprendizado dos alunos?
4-O que você espera alcançar especificamente com cada
conteúdo?
III Unidade
1-Qual o seu objetivo macro/geral para
essa unidade?
Desenvolver
um trabalho cujo enfoque principal seja o uso da linguagem oral (fala e
escuta), da linguagem escrita (leitura e produção escrita de textos),
considerando a análise e reflexão sobre a língua e linguagem no processo
ensino-aprendizagem.
2-Com quais conteúdos você pretende
trabalhar para alcançar seus objetivos?
_Texto -
A infância– As meninas– Rita,
não grita! – A transformação da lagarta– O Girassol;
- Gramática – Dígrafo– Sílaba– Acento agudo e circunflexo– Sinais de Pontuação- Número do
substantivo;
- Ortografia – Sílabas com ch e x -j e g– Sílabas
com lh- Sílabas com L intercalado– Sílabas
com L pós-vocálico
- m antes de p e b
3-Que
atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares
você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o
aprendizado dos alunos?
Filmes;
Livros infantis;
Gibis;
Revistas;
Músicas;
Poesias;
Parlendas;
Trava-línguas;
Caça-palavras;
Cruzadinhas;
Crachás;
Cartazes;
Trabalhos individuais e em agrupos,
Livros infantis;
Gibis;
Revistas;
Músicas;
Poesias;
Parlendas;
Trava-línguas;
Caça-palavras;
Cruzadinhas;
Crachás;
Cartazes;
Trabalhos individuais e em agrupos,
4-O que você espera alcançar especificamente com cada
conteúdo?
IV Unidade
1-Qual o seu objetivo macro/geral para
essa unidade?
Possibilitar
ao aluno condições de progredir em relação à linguagem e escrita para resolver
situações de seu cotidiano. Ter acesso à cultura como forma de participação
para o mundo letrado, e desenvolver a
escrita e reescrita de textos com coerência fazendo uso de paragrafação e
ortografia adequadas a sua aprendizagem com
competência e habilidade.
2-Com quais conteúdos você pretende
trabalhar para alcançar seus objetivos?
Sílabas:
monossílabo, dissílabo, trissílabo e polissílabo;
-Palavras
com /s/ss/z/c/ç/x/ch/ns;
-
Noção de pronome;
-
Tempos dos verbos;
- Entender que não somos figurinhas;
- Leituras fábulas:
A raposa e o corvo, a formiguinha e a neve, A raposa e a cegonha, o macaco e o boneco de cera;
-Historinhas
;O gato que anda sozinho,vacaruja;
-
O natal.
3-Que
atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares
você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o
aprendizado dos alunos?
- Uso do dicionário,
retirar do texto as palavras como: substantivos, verbos...
-Produção de textos coletivo e individual
- Leitura oral, silenciosa, individual e coletiva.
-Analise da linguagem: reescrita e revisão de textos
-Gramática contextualizada
Exposição de cartazes, exercícios, atividades de fixação, ditado, criação de frases, etc.
- Leitura oral, silenciosa, individual e coletiva.
-Analise da linguagem: reescrita e revisão de textos
-Gramática contextualizada
Exposição de cartazes, exercícios, atividades de fixação, ditado, criação de frases, etc.
- Cartazes com regras de ortografia, ditados de palavras, pesquisa nos textos das palavras
estudadas, exercícios de fixação, gincana no quadro, batata quente. Fazer a correção
dos textos criados no quadro coletivamente e no caderno.
- Livros didáticos e paradidáticos.
- Meios de comunicação audiovisuais.
-Revistas, jornais, folhetos e propagandas.
-Biblioteca
-Sala de informática
- Fichas de
leitura
-Recorte de jornais e revistas
-Nomeação dos objetos da sala
-Construção de novas palavras
-Folhas mimeografadas, impressas.
-Recorte de jornais e revistas
-Nomeação dos objetos da sala
-Construção de novas palavras
-Folhas mimeografadas, impressas.
4-O que você espera alcançar especificamente com cada
conteúdo?
-
Identifica palavras com:
monossílabo, dissílabo, trissílabo e polissílabo;
-
Automatiza leitura e a escrita de palavras com/s/ss/c/ç, ainda que com dificuldades ortográficas.
-Sílabas: monossílabo, dissílabo, trissílabo e polissílabo;
-Sílabas: monossílabo, dissílabo, trissílabo e polissílabo;
-
Sistematizar a grafia de palavras com /s/ss/z/c/ç/x/ch/ns;
-
Conhecer noção de pronome;
-
Entender os tempos dos verbos;
- Entender que não somos figurinhas;
- Realizar leituras de
várias fábulas: A raposa e o corvo, a formiguinha e a neve,
A
raposa e a cegonha, o macaco e o boneco
de cera;
-
Conhecer as historinhas ;O gato que anda sozinho, Vacaruja;
-
Compreender a importância do natal.
-Noção
de pronome;
-Verbos;
5-Quais os mecanismos de avaliação que você utilizará
para avaliar seus alunos?
Ø Qualitativamente
avaliarei...
-Contínua,
diagnóstica, formativa e somatória por meio de:
- Trabalhos
escritos e orais;
Debates
,estudo dirigido;
-Pesquisa;
-
Criatividade e desembaraço nas mais diferentes formas de expressão;
-
Responsabilidade, interesse, curiosidade e criticas buscando novos
conhecimentos.
Ø Quantitativamente
avaliarei...
-Prova oral
e escrita
Total
de pontos nesta unidade: 5,0 pontos
6-Quais livros, sites, revistas, etc. você utilizou
como referência para a elaboração do seu planejamento?
www.
turmadaMônica.com. Br
http://www.usp.br/nce/educomjt/paginas/dumont.pdf
http://www.usp.br/nce/educomjt/paginas/dumont.pdf
7-Campo aberto para sinalizar (se houver necessidade)
observações importantes como, por exemplo, reorganização do conteúdo, etc.
OBS.: Um dos
objetivos da educação escolar é que os alunos aprendam a assumir a palavra
enunciada, a conviver em grupo de maneira cooperativa e produtiva.
Dessa forma, são fundamentais as situações em que aprendam dialogar, ouvir o outro e ajudá-lo, pedir ajuda, aproveitar críticas, explicar um ponto de vista, coordenar ações para obter sucesso em tarefa conjunta.
É essencial aprender procedimentos dessa natureza e valorizá-los como forma de convívio escolar e social.
A organização das atividades que favoreçam a linguagem,oral e escrita, como meios de reorganização e reconstrução das experiências compartilhadas pelos alunos ocupa papel de destaque no trabalho em sala de aula. A comunicação propiciada nas atividades em grupo levará os alunos a perceberem a necessidade de dialogar, resolver desavenças, ressaltar diferenças e semelhanças, explicar e exemplificar, apropriando-se de conhecimentos.
Dessa forma, são fundamentais as situações em que aprendam dialogar, ouvir o outro e ajudá-lo, pedir ajuda, aproveitar críticas, explicar um ponto de vista, coordenar ações para obter sucesso em tarefa conjunta.
É essencial aprender procedimentos dessa natureza e valorizá-los como forma de convívio escolar e social.
A organização das atividades que favoreçam a linguagem,oral e escrita, como meios de reorganização e reconstrução das experiências compartilhadas pelos alunos ocupa papel de destaque no trabalho em sala de aula. A comunicação propiciada nas atividades em grupo levará os alunos a perceberem a necessidade de dialogar, resolver desavenças, ressaltar diferenças e semelhanças, explicar e exemplificar, apropriando-se de conhecimentos.
_____________________________________
Professor (a)
_____________________________________
Coordenador(a)