N.E.I.E.F
ESCOLA MUL. VER. MOISÉS RIBEIRO GAMA
PÓLO EDUCACIONAL XIV
ALTO DA SANTA CRUZ S/N
CÍCERO DANTAS-BA
Docente: Valdéria Ribeiro Santos Matos
Diretor(a): Josefa Suely Gonçalves
Coordenação pedagógica: Prof. Felipe Carvalho Castro
Série/Ano: 4º Turma: A/B Turno: M/V
Disciplina: Matemática Unidade: I
PLANEJAMENTO GERAL DE ENSINO
(Período: 06/02à 30/11/2012)
Coordenação pedagógica
1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?
•
Utilizar os conhecimentos matemáticos para investigar e responder a questões
elaboradas a partir de sua própria curiosidade.
2-Com quais conteúdos você pretende
trabalhar para alcançar seus objetivos?
- Ideia de número
- Ordenação de números naturais;
- Números ordinais;
- S.N.D até 1.000
- Composição e decomposição
- Ordem crescente e decrescente
- Sucessor e antecessor
- Situações problemas
- Adição e subtração simples e
com reserva
3-Que
atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares
você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o
aprendizado dos alunos?
·
Utilização
do número (aspecto funcional) em situações do cotidiano;
·
Resolução
de problemas que envolvam adição e
subtração ;
·
Trabalhar
com cálculos com o conhecimento que os alunos já possuem, favorecendo a troca
de opiniões e sugestões dos alunos;
·
Incentivar
a criação de novos procedimentos pessoais de cálculo;
·
Usar
jogos, revistas, fichas, atividades etc; para a fixação das aprendizagens;
·
Usar
calendário para fixação de numerais, meses e ano;
·
Usar
dobraduras e outras artes para a aprendizagem da geometria;
·
Utilizar
o livro didático com suas atividades.
·
Exercícios
no quadro e atividades mimeografadas
·
Utilizar
fichas com numerais pares e números impares.
·
Trabalhar
com outras formas de fixação de atividades como: jogos com numerais, tabelas,
quadro valor de lugar etc.
4-O que você espera alcançar especificamente com cada
conteúdo?
II Unidade
1-Qual o seu objetivo macro/geral para
essa unidade?
•
Resolver situações-problema, a partir da interpretação de enunciados orais e
escritos, desenvolvendo procedimentos para planejar, executar e checar soluções
(formular hipóteses, fazer tentativas ou simulações), para comunicar resultados
e compará-los com outros, validando ou não os procedimentos e as soluções
encontradas.
2-Com quais conteúdos você pretende
trabalhar para alcançar seus objetivos?
·
Ordens e
classes
·
Números
pares e ímpares;
·
Números
romanos;
·
Espaços e formas: figuras planas e não-planas
·
Adição e subtração com reserva
·
Multiplicação
com até 3 algarismos
·
Situações problemas com as operações de:
adição, subtração e multiplicação.
·
Grandezas e medidas: medidas e Sistema monetário – em situações problemas
·
Espaços e formas:
paralelepípedo
·
Noções de gráficos
3-Que
atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares
você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o
aprendizado dos alunos?
Permitir aos alunos que criem seus registros, através dos próprios recursos,
que podem ser, desde desenhos, até o processo operatório convencional que será
aprimorado, com a troca entre seus pares e com a mediação do professor;
• Vivenciando a construção do conhecimento resolvendo problemas, enfrentando desafios, procurando diferentes soluções e meios de avaliação de hipóteses, levantando novas questões e possibilidades o aluno chegará aos objetivos propostos;
• Associando as atividades à realidade do aluno, ou colocando os dentro da situação-problema, ele se desenvolverá mais logicamente;
• Recorte / colagem;
• Jornais e revistas;
• Material dourado;
• Gráficos e cartazes;
• Blocos lógicos;
• Brincadeiras infantis;
• Atividades do AM;
• Nunca é dez;
• Jogos e atividades gerais;
• Palitos de sorvete;
• Vivenciando a construção do conhecimento resolvendo problemas, enfrentando desafios, procurando diferentes soluções e meios de avaliação de hipóteses, levantando novas questões e possibilidades o aluno chegará aos objetivos propostos;
• Associando as atividades à realidade do aluno, ou colocando os dentro da situação-problema, ele se desenvolverá mais logicamente;
• Recorte / colagem;
• Jornais e revistas;
• Material dourado;
• Gráficos e cartazes;
• Blocos lógicos;
• Brincadeiras infantis;
• Atividades do AM;
• Nunca é dez;
• Jogos e atividades gerais;
• Palitos de sorvete;
4-O que você espera alcançar especificamente com cada
conteúdo?
-Conhecer,
reconhecer e utilizar corretamente o sistema de numeração decimal.
-Conhecer, identificar, compor e decompor os
números pares e impares.
-Ordenar corretamente os números na ordem
-Identificar e utilizar as noções de dezena e
meia dezena
-Utilizar corretamente a noção de centena e
meia centena.
- Utilizar a
tabuada associando as noções de dobro e triplo.
-Medir e utilizar a unidades de medida
adequada a cada tipo de substancia.
-Resolver situações problema do cotidiano
fazendo uso das quatro operações.
III Unidade
1-Qual o seu objetivo macro/geral para
essa unidade?
•
Comunicar-se matematicamente apresentando resultados precisos e argumentar
sobre suas hipóteses, fazendo uso da linguagem oral e de representações
matemáticas e estabelecendo relações entre elas e sentir-se seguro para
construir conhecimentos matemáticos, incentivando sempre os alunos na busca de
soluções.
2-Com quais conteúdos você pretende
trabalhar para alcançar seus objetivos?
·
Adição
- Subtração
- Expressões numéricas com
adição/ subtração
- Multiplicação
- Múltiplos de um número natural
- Expressões numéricas com
adição/ subtração/ multiplicação
- Divisão
- Divisores de um número natural;
- Expressões numéricas com as
quatro operações;
- Expressões numéricas : uso dos
parênteses.
3-Que
atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares
você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o
aprendizado dos alunos?
Trabalhos em grupo e individual;
Leitura e escrita de números
Pesquisa
Dramatização
textos informativos
contagem em grupos
Exercícios e atividades de fixação
Jogos
exercícios com situações problema
trabalho com fotocópia do
dinheiro (Real)
Leitura e escrita dos valores
Uso de instrumentos de medida (uso de litro, réguas calendário,
relógio, balança para trabalhar medidas)
Construir retas e semi-retas
Calcular a superfície (escola,
casa, etc)
Criar situações problema com os
assuntos estudados
levantamento de informações
Registro de dados
Discussões
Troca de ideias
Produções de texto
Interpretar dados partindo da
realidade (tabelas,
gráficos, etc)
Projeto de
leitura: Sítio do pica -pau -amarelo
4-O que você espera alcançar especificamente com cada
conteúdo?
IV Unidade
1-Qual o seu objetivo macro/geral para
essa unidade?
•
Compreender que os conhecimentos matemáticos são meios para entender a
realidade e utilizar os conhecimentos matemáticos para investigar e responder a
questões elaboradas a partir de sua própria curiosidade.
2-Com quais conteúdos você pretende
trabalhar para alcançar seus objetivos?
- Sólidos geométricos;
- Linhas abertas e fechadas;
- Retas, semirretas, segmento de
retas
- Ângulos e Polígonos
- Ideia de ângulo
- Medidas de ângulo
- Tipos de fração
- Números mistos
- Comparação de frações
- Frações equivalentes
- Operações com frações
- Fração de quantidades
3-Que
atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares
você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado
dos alunos?
• Associando as atividades à realidade do aluno, ou colocando os dentro
da situação-problema, ele se desenvolverá mais logicamente;
• Recorte / colagem;
• Jornais e revistas;
• Material dourado;
• Gráficos e cartazes;
• Blocos lógicos;
• Brincadeiras infantis;
• Atividades do AM;
• Nunca é dez;
• Jogos e atividades gerais;
• Palitos de sorvete;
• Ábaco.
• Recorte / colagem;
• Jornais e revistas;
• Material dourado;
• Gráficos e cartazes;
• Blocos lógicos;
• Brincadeiras infantis;
• Atividades do AM;
• Nunca é dez;
• Jogos e atividades gerais;
• Palitos de sorvete;
• Ábaco.
4-O que você espera alcançar especificamente com cada
conteúdo?
- Dominar as quatro operações,
envolvendo o sistema monetário;
- Ler, interpretar e resolver
situações — problemas, envolvendo as
quatro operações;
- Identificar figuras
geométricas;
- Explorar a relação de operações
inversas;
- Resolver com habilidade
problemas que envolvam dados fracionários;
- Descobrir a necessidade de usar
unidades padronizadas para medir cumprimento, massa, capacidade e tempo;
- Identificar figuras que são
polígonos;
- Reconhecer, representar e
nomear retas e numerais.
5-Quais os mecanismos de avaliação que você utilizará
para avaliar seus alunos?
Ø Qualitativamente
avaliarei...
-Contínua,
diagnóstica, formativa e somatória por meio de:
- Trabalhos
escritos e orais;
Debates
,estudo dirigido;
-Pesquisa;
-
Criatividade e desembaraço nas mais diferentes formas de expressão;
- Responsabilidade,
interesse, curiosidade e criticas buscando novos conhecimentos.
Ø Quantitativamente
avaliarei...
-Prova oral
e escrita
Total
de pontos nesta unidade: 10,0 pontos
6-Quais livros, sites, revistas, etc. você utilizou
como referência para a elaboração do seu planejamento?
www.
turmadaMônica.com. Br
http://www.usp.br/nce/educomjt/paginas/dumont.pdf
http://www.usp.br/nce/educomjt/paginas/dumont.pdf
7-Campo aberto para sinalizar (se houver necessidade)
observações importantes como, por exemplo, reorganização do conteúdo, etc.
OBS.: Um dos
objetivos da educação escolar é que os alunos aprendam a assumir a palavra
enunciada, a conviver em grupo de maneira cooperativa e produtiva.
Dessa forma, são fundamentais as situações em que aprendam dialogar, ouvir o outro e ajudá-lo, pedir ajuda, aproveitar críticas, explicar um ponto de vista, coordenar ações para obter sucesso em tarefa conjunta.
É essencial aprender procedimentos dessa natureza e valorizá-los como forma de convívio escolar e social.
A organização das atividades que favoreçam a linguagem,oral e escrita, como meios de reorganização e reconstrução das experiências compartilhadas pelos alunos ocupa papel de destaque no trabalho em sala de aula. A comunicação propiciada nas atividades em grupo levará os alunos a perceberem a necessidade de dialogar, resolver desavenças, ressaltar diferenças e semelhanças, explicar e exemplificar, apropriando-se de conhecimentos.
Dessa forma, são fundamentais as situações em que aprendam dialogar, ouvir o outro e ajudá-lo, pedir ajuda, aproveitar críticas, explicar um ponto de vista, coordenar ações para obter sucesso em tarefa conjunta.
É essencial aprender procedimentos dessa natureza e valorizá-los como forma de convívio escolar e social.
A organização das atividades que favoreçam a linguagem,oral e escrita, como meios de reorganização e reconstrução das experiências compartilhadas pelos alunos ocupa papel de destaque no trabalho em sala de aula. A comunicação propiciada nas atividades em grupo levará os alunos a perceberem a necessidade de dialogar, resolver desavenças, ressaltar diferenças e semelhanças, explicar e exemplificar, apropriando-se de conhecimentos.
_____________________________________
Professor (a)
_____________________________________
Coordenador(a)
Nenhum comentário:
Postar um comentário