"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

sexta-feira, 5 de abril de 2013


N.E.I.E.F ESCOLA MUL. VER. MOISÉS RIBEIRO GAMA
PÓLO EDUCACIONAL XIV
ALTO DA SANTA CRUZ S/N
CÍCERO DANTAS-BA

DocenteValdéria Ribeiro Santos Matos
Diretor(a): Josefa Suely Gonçalves
Coordenação pedagógica: Prof. Felipe Carvalho Castro
Série/Ano:     4º               Turma:   A/B             Turno: M/V
Disciplina:   Matemática                Unidade: I


PLANEJAMENTO GERAL DE ENSINO
(Período: 06/02à 30/11/2012)
Coordenação pedagógica


1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

• Utilizar os conhecimentos matemáticos para investigar e responder a questões elaboradas a partir de sua própria curiosidade.

2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?
  • Ideia de número
  • Ordenação de números naturais;
  • Números ordinais;
  • S.N.D até 1.000
  • Composição e decomposição
  • Ordem crescente e decrescente
  • Sucessor e antecessor
  • Situações problemas
  • Adição e subtração simples e com reserva


3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?
·        Utilização do número (aspecto funcional) em situações do cotidiano;
·        Resolução de problemas que envolvam adição e  subtração ;
·        Trabalhar com cálculos com o conhecimento que os alunos já possuem, favorecendo a troca de opiniões e sugestões dos alunos;
·        Incentivar a criação de novos procedimentos pessoais de cálculo;
·        Usar jogos, revistas, fichas, atividades etc; para a fixação das aprendizagens;
·        Usar calendário para fixação de numerais, meses e ano;
·        Usar dobraduras e outras artes para a aprendizagem da geometria;
·        Utilizar o livro didático com suas atividades.
·        Exercícios no quadro e atividades mimeografadas
·        Utilizar fichas com  numerais pares e números impares.
·       Trabalhar com outras formas de fixação de atividades como: jogos com numerais, tabelas, quadro valor de lugar etc.



4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?




II  Unidade

1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

• Resolver situações-problema, a partir da interpretação de enunciados orais e escritos, desenvolvendo procedimentos para planejar, executar e checar soluções (formular hipóteses, fazer tentativas ou simulações), para comunicar resultados e compará-los com outros, validando ou não os procedimentos e as soluções encontradas.

2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?

·         Ordens e classes
·         Números pares e ímpares;
·         Números romanos;
·         Espaços e formas: figuras planas e não-planas
·         Adição e subtração com reserva
·         Multiplicação com até 3 algarismos
·          Situações problemas com as operações de: adição, subtração e multiplicação.
·         Grandezas e medidas: medidas e Sistema monetário em situações problemas
·          Espaços e formas: paralelepípedo
·         Noções de gráficos

3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?

Permitir aos alunos que criem seus registros, através dos próprios recursos, que podem ser, desde desenhos, até o processo operatório convencional que será aprimorado, com a troca entre seus pares e com a mediação do professor;
• Vivenciando a construção do conhecimento resolvendo problemas, enfrentando desafios, procurando diferentes soluções e meios de avaliação de hipóteses, levantando novas questões e possibilidades o aluno chegará aos objetivos propostos;
• Associando as atividades à realidade do aluno, ou colocando os dentro da situação-problema, ele se desenvolverá mais logicamente;
• Recorte / colagem;
• Jornais e revistas;
• Material dourado;
• Gráficos e cartazes;
• Blocos lógicos;
• Brincadeiras infantis;
• Atividades do AM;
• Nunca é dez;
• Jogos e atividades gerais;
• Palitos de sorvete;
 



4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?

-Conhecer, reconhecer e utilizar corretamente o sistema de numeração decimal.
 -Conhecer, identificar, compor e decompor os números pares e impares.
 -Ordenar corretamente os números na ordem
 -Identificar e utilizar as noções de dezena e meia dezena
 -Utilizar corretamente a noção de centena e meia centena.
- Utilizar a tabuada associando as noções de dobro e triplo.
 -Medir e utilizar a unidades de medida adequada a cada tipo de substancia.
 -Resolver situações problema do cotidiano fazendo uso das quatro operações.



III  Unidade

1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

• Comunicar-se matematicamente apresentando resultados precisos e argumentar sobre suas hipóteses, fazendo uso da linguagem oral e de representações matemáticas e estabelecendo relações entre elas e sentir-se seguro para construir conhecimentos matemáticos, incentivando sempre os alunos na busca de soluções.

2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?

·         Adição
  • Subtração
  • Expressões numéricas com adição/ subtração
  • Multiplicação
  • Múltiplos de um número natural
  • Expressões numéricas com adição/ subtração/ multiplicação
  • Divisão
  • Divisores de um número natural;
  • Expressões numéricas com as quatro operações;
  • Expressões numéricas : uso dos parênteses.
3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?

Trabalhos em grupo e individual;
 Leitura e escrita de números
 Pesquisa
 Dramatização
textos informativos
 contagem em grupos
Exercícios e atividades de fixação
Jogos
exercícios com situações problema
 trabalho com fotocópia do dinheiro (Real)
 Leitura e escrita dos valores
Uso de instrumentos de medida (uso de litro, réguas calendário, relógio, balança para trabalhar medidas)
 Construir retas e semi-retas
 Calcular a superfície (escola, casa, etc)
 Criar situações problema com os assuntos estudados
 levantamento de informações
 Registro de dados
Discussões
 Troca de ideias
Produções de texto
 Interpretar dados partindo da realidade (tabelas, gráficos, etc)
Projeto de leitura: Sítio do pica -pau -amarelo


4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?

 IV  Unidade

1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

• Compreender que os conhecimentos matemáticos são meios para entender a realidade e utilizar os conhecimentos matemáticos para investigar e responder a questões elaboradas a partir de sua própria curiosidade.

2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?
  • Sólidos geométricos;
  • Linhas abertas e fechadas;
  • Retas, semirretas, segmento de retas
  • Ângulos e Polígonos
  • Ideia de ângulo
  • Medidas de ângulo
  • Tipos de fração
  • Números mistos
  • Comparação de frações
  • Frações equivalentes
  • Operações com frações
  • Fração de quantidades
3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?

• Associando as atividades à realidade do aluno, ou colocando os dentro da situação-problema, ele se desenvolverá mais logicamente;
• Recorte / colagem;
• Jornais e revistas;
• Material dourado;
• Gráficos e cartazes;
• Blocos lógicos;
• Brincadeiras infantis;
• Atividades do AM;
• Nunca é dez;
• Jogos e atividades gerais;
• Palitos de sorvete;
 
• Ábaco.

4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?

  • Dominar as quatro operações, envolvendo o sistema monetário;
  • Ler, interpretar e resolver situações problemas, envolvendo as quatro operações;
  • Identificar figuras geométricas;
  • Explorar a relação de operações inversas;
  • Resolver com habilidade problemas que envolvam dados fracionários;
  • Descobrir a necessidade de usar unidades padronizadas para medir cumprimento, massa, capacidade e tempo;
  • Identificar figuras que são polígonos;
  • Reconhecer, representar e nomear retas e numerais.

 5-Quais os mecanismos de avaliação que você utilizará para avaliar seus alunos?


Ø Qualitativamente avaliarei...
-Contínua, diagnóstica, formativa e somatória por meio de:
- Trabalhos escritos e orais;
Debates ,estudo dirigido;
-Pesquisa;
- Criatividade e desembaraço nas mais diferentes formas de expressão;
- Responsabilidade, interesse, curiosidade e criticas buscando novos conhecimentos.

Ø Quantitativamente avaliarei...
-Prova oral e escrita

Total de pontos nesta unidade: 10,0 pontos

6-Quais livros, sites, revistas, etc. você utilizou como referência para a elaboração do seu planejamento?

www. turmadaMônica.com. Br
http://www.usp.br/nce/educomjt/paginas/dumont.pdf

7-Campo aberto para sinalizar (se houver necessidade) observações importantes como, por exemplo, reorganização do conteúdo, etc.

OBS.: Um dos objetivos da educação escolar é que os alunos aprendam a assumir a palavra enunciada, a conviver em grupo de maneira cooperativa e produtiva. 
Dessa forma, são fundamentais as situações em que aprendam dialogar, ouvir o outro e ajudá-lo, pedir ajuda, aproveitar críticas, explicar um ponto de vista, coordenar ações para obter sucesso em tarefa conjunta.
 
É essencial aprender procedimentos dessa natureza e valorizá-los como forma de convívio escolar e social.
A organização das atividades que favoreçam a linguagem,oral e escrita, como meios de reorganização e reconstrução das experiências compartilhadas pelos alunos ocupa papel de destaque no trabalho em sala de aula. A comunicação propiciada nas atividades em grupo levará os alunos a perceberem a necessidade de dialogar, resolver desavenças, ressaltar diferenças e semelhanças, explicar e exemplificar, apropriando-se de conhecimentos.



_____________________________________
Professor (a)
_____________________________________
Coordenador(a)


Nenhum comentário:

Postar um comentário