"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

sexta-feira, 5 de abril de 2013


N.E.I.E.F ESCOLA MUL. VER. MOISÉS RIBEIRO GAMA
PÓLO EDUCACIONAL XIV
ALTO DA SANTA CRUZ S/N
CÍCERO DANTAS-BA

Docente: Valdéria Ribeiro Santos Matos
Diretor(a): Josefa Suely Gonçalves
Coordenação pedagógica: Prof. Felipe Carvalho Castro
Série/Ano:     4º               Turma:   A/B             Turno: M/V
Disciplina:     Geografia e História    Unidade: I


PLANEJAMENTO GERAL DE ENSINO INTEGRADO
HISTÓRIA E GEOGRAFIA: ESTUDOS DE SOCIEDADE
(Período: ____/____ à ____/____/2012)


1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

Conhecer e saber usar procedimentos de pesquisa da geografia para compreender o espaço, a paisagem, o território e o lugar, seus processos de construção, identificando suas relações, problemas e contradições  identificando e avaliando as ações dos homens em sociedade e suas consequências em diferentes espaços e tempos, de modo a construir referenciais que possibilitem uma participação propositiva e reativa nas questões históricas e  socioambientais locais.

2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?

3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?

• Exploração oral;
• Discussão de pesquisas;
• Levantamento de questões;
• Reflexão e discussão em grupo;
•Relatos de experiências pessoais;
• Projetos de estudos;
• Seqüências de atividades;
 •Estudo de textos;
 •Experiências
 •Experimentos ;
 •Uso de recursos midiático.

4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?


II  Unidade

1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

•Habilitar os alunos gradativamente possam ler e compreender sua realidade, posicionar-se, fazer escolhas e agir criteriosamente. Nesse sentido, os alunos deverão ser capazes de  Organizar alguns repertórios históricos culturais que lhes permitam localizar acontecimentos numa multiplicidade de tempo, de modo a formular explicações para algumas questões do presente e do passado  Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles.

2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?


3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?



4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?


III  Unidade

1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

•Fazer com que o aluno Aprenda a Conhecer ,Aprenda a fazer ,aprenda a Ser e Conviver, utilizando métodos de pesquisas e de produção de textos de conteúdo histórico e geografico, aprendendo a ler diferentes registros escritos, iconográficos, sonoros valorizar o patrimônio  sociocultural e respeitar a diversidade, reconhecendo-a como um direito dos povos e indivíduos e como um elemento de fortalecimento da democracia.


2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?


3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?

•   Trabalhos em grupo e individual;
•   Leitura
•   Pesquisa
•   Dramatização
•   Textos informativos
•   Exercícios e atividades de fixação
•   Jogos
•   Entrevistas

•   Gincanas
•   Criar situações problema com os assuntos estudados
 •Levantamento de informações
•   Registro de dados
•   Troca de idéias

4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?


 IV  Unidade

1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

Integrar a criança no meio em que vive, como ser social atuante, capaz de modificá-lo e desenvolver o espírito crítico com uma formação voltada para a compreensão e transformação da realidade, visando a formação do cidadão e conhecendo  sua identidade e origem na história , valorizando as diferentes culturas percebendo a formação de um País.

2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?


3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?

• Aula expositiva;
• Conversa informal;
• Debates;
• Pesquisa bibliográfica e de campo;
• Confecção de cartazes e murais;
• Exercícios intra e extraclasse;
• Trabalho em grupo;



4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?


5-Quais os mecanismos de avaliação que você utilizará para avaliar seus alunos?


Ø Qualitativamente avaliarei...
-Contínua, diagnóstica, formativa e somatória por meio de:
- Trabalhos escritos e orais;
Debates ,estudo dirigido;
-Pesquisa;
- Criatividade e desembaraço nas mais diferentes formas de expressão;
- Responsabilidade, interesse, curiosidade e criticas buscando novos conhecimentos.

Ø Qualitativamente avaliarei...
-Prova oral e escrita

Total de pontos nesta unidade: 10,0 pontos

6-Quais livros, sites, revistas, etc. você utilizou como referência para a elaboração do seu planejamento?


7-Campo aberto para sinalizar (se houver necessidade) observações importantes como, por exemplo, reorganização do conteúdo, etc.

OBS.:


_____________________________________
Professor (a)
_____________________________________
Coordenador(a)


Nenhum comentário:

Postar um comentário