N.E.I.E.F ESCOLA MUL. VER. MOISÉS RIBEIRO
GAMA
PÓLO EDUCACIONAL XIV
ALTO DA SANTA CRUZ S/N
CÍCERO DANTAS-BA
Docente: Valdéria Ribeiro Santos Matos
Diretor(a): Josefa
Suely Gonçalves
Coordenação pedagógica: Prof.
Felipe Carvalho Castro
Série/Ano: 4º Turma: A/B Turno: M/V
Disciplina: Geografia
e História Unidade: I
PLANEJAMENTO GERAL DE ENSINO INTEGRADO
HISTÓRIA E GEOGRAFIA: ESTUDOS DE
SOCIEDADE
(Período: ____/____ à ____/____/2012)
1-Qual o seu objetivo
macro/geral para essa unidade?
•Conhecer e saber
usar procedimentos de pesquisa da geografia para compreender o espaço, a
paisagem, o território e o lugar, seus processos de construção, identificando
suas relações, problemas e contradições identificando e
avaliando as ações dos homens em sociedade e suas consequências em diferentes
espaços e tempos, de modo a construir referenciais que possibilitem uma
participação propositiva e reativa nas questões históricas e socioambientais locais.
2-Com
quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?
3-Que atividades e/ou ações disciplinares,
interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para
que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?
• Exploração
oral;
• Discussão
de pesquisas;
•
Levantamento de questões;
• Reflexão e
discussão em grupo;
•Relatos de
experiências pessoais;
• Projetos
de estudos;
• Seqüências
de atividades;
•Estudo de textos;
•Experiências
•Experimentos ;
•Uso de recursos midiático.
4-O que você espera alcançar
especificamente com cada conteúdo?
II Unidade
1-Qual
o seu objetivo macro/geral para essa unidade?
•Habilitar
os alunos gradativamente possam ler e compreender sua realidade, posicionar-se,
fazer escolhas e agir criteriosamente. Nesse sentido, os alunos deverão ser
capazes de Organizar alguns
repertórios históricos – culturais
que lhes permitam localizar acontecimentos numa multiplicidade de tempo, de
modo a formular explicações para algumas questões do presente e do passado Conhecer e
respeitar o modo de vida de diferentes grupos
sociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais,
econômicas, políticas e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças entre
eles.
2-Com
quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?
3-Que atividades e/ou ações disciplinares,
interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para
que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?
4-O que você espera alcançar
especificamente com cada conteúdo?
III Unidade
1-Qual
o seu objetivo macro/geral para essa unidade?
•Fazer
com que o aluno Aprenda a Conhecer ,Aprenda a fazer ,aprenda a Ser e Conviver, utilizando métodos
de pesquisas e de produção de textos de conteúdo histórico e geografico,
aprendendo a ler diferentes
registros escritos, iconográficos, sonoros valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a diversidade,
reconhecendo-a como um direito dos povos e indivíduos e como um elemento de
fortalecimento da democracia.
2-Com
quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?
3-Que atividades e/ou ações disciplinares,
interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para
que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?
• Trabalhos em grupo e individual;
• Leitura
• Pesquisa
• Dramatização
• Textos informativos
• Exercícios e atividades de fixação
• Jogos
• Entrevistas
• Gincanas
• Criar situações problema com os assuntos
estudados
•Levantamento de informações
• Registro de dados
• Troca de idéias
4-O que você espera alcançar
especificamente com cada conteúdo?
IV Unidade
1-Qual
o seu objetivo macro/geral para essa unidade?
Integrar
a criança no meio em que vive, como ser social atuante, capaz de modificá-lo e
desenvolver o espírito crítico com uma formação voltada para a compreensão e
transformação da realidade, visando a formação do cidadão e conhecendo sua identidade e origem na história ,
valorizando as diferentes culturas percebendo a formação de um País.
2-Com
quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?
3-Que atividades e/ou ações disciplinares,
interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para
que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?
• Aula
expositiva;
• Conversa
informal;
• Debates;
• Pesquisa
bibliográfica e de campo;
• Confecção
de cartazes e murais;
• Exercícios
intra e extraclasse;
• Trabalho
em grupo;
4-O que você espera alcançar
especificamente com cada conteúdo?
5-Quais os mecanismos de
avaliação que você utilizará para avaliar seus alunos?
Ø Qualitativamente avaliarei...
-Contínua, diagnóstica,
formativa e somatória por meio de:
- Trabalhos
escritos e orais;
Debates
,estudo dirigido;
-Pesquisa;
-
Criatividade e desembaraço nas mais diferentes formas de expressão;
-
Responsabilidade, interesse, curiosidade e criticas buscando novos conhecimentos.
Ø Qualitativamente avaliarei...
-Prova oral
e escrita
Total de pontos nesta unidade: 10,0 pontos
6-Quais livros, sites,
revistas, etc. você utilizou como referência para a elaboração do seu
planejamento?
7-Campo aberto para
sinalizar (se houver necessidade) observações importantes como, por exemplo,
reorganização do conteúdo, etc.
OBS.:
_____________________________________
Professor (a)
_____________________________________
Coordenador(a)
Nenhum comentário:
Postar um comentário