"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Interpretação de texto


Copas do Mundo

De quatro em quatro anos, seleções de futebol de diversos países do mundo se reúnem para disputar a Copa do Mundo de Futebol. 
A competição foi criada pelo francês Jules Rimet, em 1928, após ter assumido o comando da instituição mais importante do futebol mundial: a FIFA ( Federation International Football Association).
A primeira edição da Copa do Mundo foi realizada no Uruguai em 1930. Contou com a participação de apenas 16 seleções, que foram convidadas pela FIFA, sem disputa de eliminatórias, como acontece atualmente. A seleção uruguaia sagrou-se campeã e pôde ficar, por quatro anos, com a taça Jules Rimet.
Nas duas copas seguintes (1934 e 1938) a Itália ficou com o título. Porém, entre os anos de 1942 e 1946, a competição foi suspensa em função da eclosão da Segunda Guerra Mundial.
Em 1950, o Brasil foi escolhido para sediar a Copa do Mundo. Os brasileiros ficaram entusiasmados e confiantes no título. Com uma ótima equipe, o Brasil chegou à final contra o Uruguai. A final, realizada no recém construído Maracanã (Rio de Janeiro - RJ) teve a presença de aproximadamente 200 mil espectadores. Um simples empate daria o título ao Brasil, porém a celeste olímpica uruguaia conseguiu o que parecia impossível: venceu o Brasil por 2 a 1 e tornou-se campeã. O Maracanã se calou e o choro tomou conta do país do futebol.
O Brasil sentiria o gosto de erguer a taça pela primeira vez em 1958, na copa disputada na Suécia. Neste ano, apareceu para o mundo, jogando pela seleção brasileira, aquele que seria considerado o melhor jogador de futebol de todos os tempos: Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.
Quatro anos após a conquista na Suécia, o Brasil voltou a provar o gostinho do título. Em 1962, no Chile, a seleção brasileira conquistou pela segunda vez a taça.
Em 1970, no México, com uma equipe formada por excelentes jogadores ( Pelé, Tostão, Rivelino, Carlos Alberto Torres entre outros), o Brasil tornou-se pela terceira vez campeão do mundo ao vencer a Itália por 4 a 1. Ao tornar-se tricampeão, o Brasil ganhou o direito de ficar em definitivo com a posse da taça Jules Rimet.
Após o título de 1970, o Brasil entrou num jejum de 24 anos sem título. A conquista voltou a ocorrer em 1994, na Copa do Mundo dos Estados Unidos. Liderada pelo artilheiro Romário, nossa seleção venceu a Itália numa emocionante disputa por pênaltis. Quatro anos depois, o Brasil chegaria novamente a final, porém perderia o título para o país anfitrião: a França.
Em 2002, na Copa do Mundo do Japão / Coréia do Sul,liderada pelo goleador Ronaldo,  o Brasil  sagrou-se  pentacampeão  ao derrotar a seleção da Alemanha por
2 a 0.
Em 2006, foi realizada a Copa do Mundo da Alemanha. A competição retornou para os gramados da Europa. O evento foi muito disputado e repleto de emoções, como sempre foi. A Itália sagrou-se campeã ao derrotar, na final, a França pelo placar de 5 a 3 nos pênaltis. No tempo normal, o jogo terminou empatado em1 a 1.
Em 2010, pela primeira vez na história, a Copa do Mundo será realizada no continente africano. A África do Sul será a sede do evento.
Em 2014, a Copa do Mundo será realizada no Brasil. O evento retornará ao território brasileiro após 64 anos, pois foi em 1950 que ocorreu a última copa no Brasil.


Leitura e Interpretação

1 – Responda as questões abaixo.

a) Quem criou a Copa do Mundo?____________________________________________________
Em que ano isto aconteceu?__________________________

b) O que significa a sigla FIFA?________________________________________________________

c) Onde foi realizada a primeira Copa do Mundo?____________________ E em que ano?_______
Quem ficou com a taça de campeã?______________________________

d) Em que período a Copa do Mundo foi suspensa? ____________________________________
E por que isto ocorreu?___________________________________________________________
e) Em que ano o Brasil sediou a primeira Copa do Mundo?______________________________

f) Em que ano o Brasil ergueu pela primeira vez a taça?_________________________________
Em que país ocorreu esta Copa do Mundo?__________________________________________

g) Em que país será realizada a Copa do Mundo de 2.010?_______________________________
E a Copa do Mundo de 2.014?_____________________________________________________

h) Quais foram os anos em que o Brasil conquistou a taça da Copa do mundo?____________________

i) Quem é considerado o melhor jogador de futebol de todos os tempos?______________________

j) Escreva seis (6) nomes próprios citados no texto: ______________________________________________________________
_________________________________________________________________
Uruguai- Itália- Brasil- Suécia- Chile- México- Estados Unidos- França- Japão - Alemanha

                                                              
Escreva o nome destes países em ordem alfabética: ________________________________________________________________
_________________________________________________________________

2 - Utilizando o dicionário – Procure o significado das palavras abaixo:

a) suspensa_________________________________________________
b) eclosão_______________________________________________
c) sediar__________________________________________________
d) espectadores___________________________________________
e) jejum____________________________________________________
f) artilheiro_____________________________________________


3 -  Relembrando: Iniciamos as frases com letras maiúsculas e não devemos esquecer de colocar pontuação. Faça frases pequenas com as palavras abaixo:
a) Seleção
_______________________________________________________________________
b) Tricampeão
________________________________________________________________________
c) Emocionante
________________________________________________________________________
d) Gostinho
________________________________________________________________________
e) Aproximadamente
________________________________________________________________________

5 – Encontre no caça palavras ao lado 10 palavras relacionadas ao futebol, depois escreva as palavras em ordem alfabética.






  
Eco e Narciso

Eco era o nome de uma ninfa muito tagarela, que conversava muito e sem pensar. Não conseguia ouvir em silêncio quando alguém estava falando. Sempre se intrometia e interrompia, nem que fosse para concordar e repetir o que o outro dizia. Um dia, fez isso com a ciumenta deusa Juno, quando ela andava pelos bosques furiosa, procurando o marido Júpiter, que brincava com as ninfas. A tagarelice de Eco atrasou a poderosa Juno, que resolveu:
— De agora em diante, sua língua só vai servir para o mínimo possível.
E a partir desse dia, a coitada da Eco só podia mesmo repetir as últimas palavras do que alguém dissesse. [...]
Por isso, algum tempo depois, quando ela viu um rapaz belíssimo e se apaixonou por ele, tratou de ir atrás sem dizer nada, em silêncio.
Esse rapaz se chamava Narciso e dizem que foi o homem mais bonito e deslumbrante que já existiu. Todo mundo se enamorava dele, que nem ligava. Eco ficou louca por Narciso e o seguia por toda parte. Bem que tinha vontade de se aproximar e confessar seu amor, mas não tinha mais sua própria fala... [...] Só lhe restava ficar escondida, por perto, esperando que ele dissesse alguma coisa que ela pudesse repetir.
Um dia, o belo Narciso estava passeando no bosque com uns amigos, mas se perdeu do grupo e não conseguiu encontrá-los. Começou a chamar:
— Tem alguém aqui?
Era a chance da ninfa! E ela logo respondeu, ainda escondida:
— Aqui! Aqui!
Espantado, Narciso olhou em volta e não viu ninguém. Chamou:
— Vem cá!
Ela repetiu:
— Vem cá! Vem cá!
[...]
O rapaz não desistiu:
— Vamos nos encontrar...
Toda feliz, Eco saiu do meio das árvores e correu para abraçá-lo, repetindo:
— Vamos nos encontrar...
Mas ele fugiu dela, gritando:
— Pare com isso! Prefiro morrer a deixar que você me toque!
A pobre Eco só podia repetir:
— Que você me toque... que você me toque...
E saiu correndo, triste e envergonhada, para se esconder no fundo de uma caverna. Sofreu tanto com essa dor de amor, que foi emagrecendo, definhando, até perder o corpo, desaparecer por completo e ficar reduzida apenas a uma voz, repetindo as palavras dos outros — isso que nós chamamos de eco.
Narciso continuou sua vida, sempre da mesma maneira. Sem ligar para ninguém, nunca se importando com os outros, brincando com o sentimento alheio. Até que alguém, que ele fez sofrer muito, rezou para Nêmesis, a deusa do Destino, e pediu:
— Que ele possa amar alguém tanto como nós o amamos! E que também seja impossível que ele conquiste seu amor!
Nêmesis ouviu essa oração. Achou que era justa e resolveu atender ao pedido. Havia no fundo do bosque um laguinho de águas cristalinas e tranqüilas, onde nunca vinha um animal beber água e não caíam folhas ou galhos secos — um verdadeiro espelho. Era cercado por uma grama verdinha e macia, e muito fresco. Um lugar gostosíssimo.
Um dia, no meio de uma caçada, Narciso passou por ali. Com sede resolveu tomar um pouco d’água. Deitando na margem, com a cabeça debruçada sobre o lago, ficou encantado pelo belíssimo reflexo que via. Nunca tinha se visto num espelho e não sabia que era a sua própria imagem. Mas imediatamente se apaixonou, maravilhado por tanta beleza. Ficou ali parado, contemplando aquele rosto mais bonito do que jamais vira. [...]
Os amigos apareceram para procurá-lo, mas ele não deu atenção.
Chamaram-no para ir embora, mas ele ficou. Olhando o reflexo no lago.
[...]
Muito tempo Narciso ficou ali, sem comer nem dormir, admirando aquele ser por quem estava
tão apaixonado. Chorou — e suas lágrimas caíram sobre a imagem, que chorava com ele, e ficou turva.
— Ai de mim! — gemia ele.
A única resposta que tinha era de Eco, sempre escondida:
— Ai de mim!
[...]
Desinteressado de tudo, cada vez mais fascinado por si mesmo, foi definhando. Ao perceber que ia morrer, suspirou:
— Adeus!
Fechou os olhos, deixou cair a cabeça sobre a grama. Na água, o rosto sumiu. Só Eco respondeu:
— Adeus!
Mais tarde, os amigos voltaram. Mas já o encontraram morto.
Prepararam tudo para o funeral, mas, quando vieram pegar o corpo, não estava mais lá. Em seu lugar nascera uma flor perfumada e linda, com uma estrela de pétalas brancas em volta de um miolo amarelo. Para sempre chamada de narciso.

Ana Maria Machado. In: O tesouro das virtudes para crianças. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000. p. 65-69.



1) Numere os fatos sobre o mito de Eco na ordem em que foram narrados.
(   ) Juno resolveu que a língua de Eco serviria o mínimo possível.
(   ) Entristecida vai para o fundo dA caverna e morre, só restando sua voz.
(   ) Eco se apaixona por Narciso.
(   ) Narciso não se apaixona por Eco.
(   ) Eco era uma ninfa tagarela e atrapalhou Juno.

2) Relacione as personagens à sua característica.

Eco 

Faladeira

Juno

Ciumenta

Narciso

Lindo

3) Responda de acordo com o texto:          
a) Por que Juno tirou o dom da fala de Eco?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Por que Eco não consegue declarar seu amor a Narciso?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Quais deusas aparecem nessa narrativa?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________
d) Por que Narciso não teve um funeral?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________

4) Assinale a resposta certa:
a) Com base no mito de Eco.
(   ) Esse mito explica o surgimento do eco.
(   ) Esse mito narra uma história de amor que teve um final feliz.

b) Com base no mito de Narciso.
(   ) Uma pessoa é narcisista quando se considera muito bonita e é vaidosa e orgulhosa.
(   ) Uma pessoa é narcisista porque ouviu a história de Narciso.

5) Leia o trecho e responda:
Nunca tinha se visto num espelho e não sabia que era a sua própria imagem. Mas imediatamente se apaixonou, maravilhado por tanta beleza.

a) O pronome destacado refere-se a quem? _______________________

b) Como ele se classifica? Marque:
(    ) Pronome reto, 3ª pessoa do singular
(    ) Pronome oblíquo, 3ª pessoa do singular
(    ) Pronome oblíquo, 3ª pessoa do plural

6) Leia o texto e faça o que se pede:

A cartomante comunica, sorridente, ao ler a mão do homem:
– Que maravilha, meu senhor! Nenhuma doença na sua vida!
Ao que ele respondeu:
– Não me diga uma coisa dessas, minha senhora! Eu sou médico!


a) Complete o quadro com as palavras do texto:

Pronomes retos e oblíquos
Pronomes possessivos
Pronome de tratamento







7) Leia a frase e observe o pronome oblíquo destacado e marque a alternativa correta:


“Tinha até plantas, não é mesmo?!
E as pessoas podiam comê-las e tudo!”

(    ) O pronome oblíquo las refere-se às pessoas.
(    ) O pronome oblíquo las foi usado para substituir o termo plantas.
(    ) O pronome oblíquo las faz referência às pessoas e às plantas.

8) Reescreva as frases trocando as locuções adjetivas por adjetivos correspondentes.

a) Dia de chuva é sempre atrapalhado.
________________________________________________________________
b) O lanche da manhã estava delicioso.
_________________________________________________________________
c) O animal da selva é perigoso.
___________________________________________________________________
d) Festa de noite é divertida.
_______________________________________________________________
e) Papai recebeu o salário do mês.
_______________________________________________________________

9) Complete as frases com pronomes pessoais do caso oblíquo.

lhe-lhes

a) Quero dizer-___  uma coisa: eu me demito!
b) Meninas, eu não _____ disse que haveria aula amanhã?
c) Caros atletas, desejo-____ boa sorte na competição.
d) Se você encontrar meus tios, diga- ____que estou com saudades.
e) Pedro, preciso falar- ____ sobre a festa.

10) Complete com ICE, ISSE ou ÍCIE:

imund______
part_____
gulod_____
fer_____
burr______
crianc______
divid_____
doid_____
calv______



O CÃO E SEU REFLEXO

Um cão estava se sentindo muito orgulhoso de si mesmo. Achara um enorme pedaço de carne e a levava na boca, pretendendo devorá-lo em paz em algum lugar.
Ele chegou a um curso rio e começou a cruzar a estreita ponte que o levava para o outro lado. De repente, parou e olhou para baixo. Na superfície da água, viu seu próprio reflexo brilhando.
O cão não se deu conta que estava olhando para si mesmo. Julgou estar vendo outro cão com um pedaço de carne na boca.
Opa! Aquele pedaço de carne é maior que o meu, pensou ele. Vou pegá-lo e correr. Dito e feito. Largou seu pedaço de carne para pegar o que estava na boca do outro cão. Naturalmente, seu pedaço caiu na água e foi parar bem no fundo, deixando-o sem nada.

MORAL: Quem tudo quer tudo perde.
                                                                                                                                    Esopo


ATIVIDADES 
  1)     Por que o cão largou seu pedaço de carne?
a) (  ) Porque atravessou um rio procurando alguma coisa.
b) (  ) Porque deixou que o pedaço menor fosse levado pelo rio.
c) (  ) Porque ficou privado dos dois pedaços de carne.
d) (  ) Porque julgou que o outro cão tinha um pedaço maior.

  2) O texto foi escrito com o objetivo principal de:
a) (  ) anunciar um produto.
b) (  ) dar instruções.
c) (  ) transmitir ensinamento.
d) (  ) Mostrar pesquisa.

  3) O texto trata principalmente da:
a) (   ) coragem do cão.
b) (  ) fome do cão.
c) (  ) ambição do cão.
d) (   ) sabedoria do cão.

  4) O fato principal que ocorreu  na narrativa foi:
a) (   ) a grande fome do cão.
b) (   ) o sentimento de orgulho do cão.
c) (   ) a sombra que o cão viu no rio.
d) (   ) a ponte que o cão atravessou.

  5) O que o cão segurava enquanto atravessava o rio?
  a)  (   ) um pedaço de frango.
  b)  (    ) um pedaço de carne.
  c)   (  ) um pedaço de peixe.
  d)   (  ) um pedaço de linguiça.

  6)  Provérbios são ditados populares, ou seja, frases ditas pelo povo, que geralmente têm a intenção de ensinar algo. Responda: qual provérbio a seguir combina mais com o ensinamento da fábula lida?
   a)  (  ) Quem não tem cão, caça com gato.
  b)  (  ) Quem semeia vento, colhe tempestade.
  c)   (  ) Quem tudo quer, tudo perde.
  d)   (  ) Quem avisa, amigo é.

7)  O cão conseguiu o que queria? Por quê?

8) Esta fábula nos ensina algo? O quê?

9) Se você estivesse no lugar do cão, faria a mesma coisa? Por quê?

10)   Por que o cão largou o seu pedaço de carne para pegar outro pedaço?

Frankrauchia Borges de Almeida

O HOMEM E A GALINHA

Era uma vez um homem que tinha uma galinha. Era uma galinha como as outras.
Um dia a galinha botou um ovo de ouro. O homem ficou contente. Chamou a mulher:
- Olha o ovo que a galinha botou.
A mulher ficou contente:
- Vamos ficar ricos!
E a mulher começou a tratar bem da galinha. Todos os dias a mulher dava mingau para a galinha. Dava pão-de-ló, dava até sorvete. E todos os dias a galinha botava um ovo de ouro. Então o marido disse:
- Pra que esse luxo com a galinha? Nunca vi galinha comer pão-de-ló... Muito menos tomar sorvete!
- É, mas esta é diferente! Ela bota ovos de ouro!
O marido não quis conversa:
- Acaba com isso mulher. Galinha come é farelo.
Aí a mulher disse:
- E se ela não botar mais ovos de ouro?
- Bota sim - o marido respondeu.
A mulher todos os dias dava farelo à galinha. E a galinha botava um ovo de ouro. Então o marido disse:
- Farelo está muito caro, mulher, um dinheirão! A galinha pode muito bem comer milho.
- E se ela não botar mais ovos de ouro?
- Bota sim - o marido respondeu.
Aí a mulher começou a dar milho pra galinha. E todos os dias a galinha botava um ovo de ouro. Então o marido disse:
- Pra que esse luxo de dar milho pra galinha? Ela que procure o de-comer no quintal!
- E se ela não botar mais ovos de ouro? - a mulher perguntou.
- Bota sim - o marido falou.
E a mulher soltou a galinha no quintal. Ela catava sozinha a comida dela. Todos os dias a galinha botava um ovo de ouro. Uma dia a galinha encontrou o portão aberto. Foi embora e não voltou mais.
Dizem, que ela agora está numa boa casa onde tratam dela a pão-de-ló.

                                                                                                            Ruth Rocha




1) O texto recebe o título de O  homem e a galinha.  Por que a história recebe esse título? 
a) Porque eles são os personagens principais da história narrada.
b) Porque eles representam, respectivamente, o bem e o mal na história.
c) Porque são os narradores da história.
d) Porque ambos são personagens famosos de outras histórias.
e) Porque representam a oposição homem-animal.

2) Qual das afirmativas a seguir não é correta em relação ao homem da fábula? 
a) É um personagem preocupado com o corte de gastos.
b) Mostra ingratidão em relação à galinha.
c) Demonstra não ouvir as opiniões dos outros.
d) Identifica-se como autoritário em relação à mulher
e) Revela sua maldade nos maus-tratos em relação à galinha.

3) Qual das características a seguir pode ser atribuída à galinha? 
a) avareza
b) conformismo
c) ingratidão
d) revolta
e) hipocrisia

4) Era uma vez um homem que tinha uma  galinha. De que outro modo poderia ser dita a frase destacada?
a) Era uma vez uma galinha, que vivia com um homem.
b) Era uma vez um homem criador de galinhas.
c) Era uma vez um proprietário de uma galinha.
d) Era uma vez uma galinha que tinha uma propriedade.
e) Certa vez um homem criava uma galinha.

5) Era uma vez é uma expressão que indica tempo
a) bem localizado
b) determinado
c) preciso
d) indefinido
e) bem antigo

6) A segunda frase do texto diz ao leitor que a galinha era uma galinha como as outras. Qual o significado dessa frase? 
a) A frase tenta enganar o leitor, dizendo algo que não é verdadeiro.
b) A frase mostra que era normal que as galinhas botassem ovos de ouro.
c) A frase indica que ela ainda não havia colocado ovos de ouro.
d) A frase mostra que essa história é de conteúdo fantástico.
e) A frase demonstra que o narrador nada conhecia de galinha.

7) O que faz a galinha ser diferente das demais? 
a) Botar ovos todos os dias independentemente do que cofnia.
b) Oferecer diariamente ovos a seu patrão avarento.
c) Pôr ovos de ouro antes da época própria.
d) Botar ovos de ouro a partir de um dia determinado.
e) Ser bondosa, apesar de sofrer injustiças.

8) O homem ficou contente. O conteúdo dessa frase indica um (a): 
a) causa
b) modo
c) explicação
d) conseqüência
e) comparação

9) A presença de travessões no texto indica: 
a) a admiração da mulher
b) a surpresa do homem
c) a fala dos personagens
d) a autoridade do homem
e) a fala do narrador da história

10) Que elementos demonstram que a galinha passou  a receber um bom tratamento, após botar o primeiro ovo de ouro? 
a) pão-de-ló / mingau / sorvete
b) milho / farelo / sorvete
c) mingau / sorvete / milho
d) sorvete / farelo / pão-de-ló
e) farelo / mingau / sorvete

11) Dizem, eu não sei... Quem é o responsável por essas palavras? 
a) o homem
b) a galinha
c) o narrador
d) a mulher
e) o ovo
 João Donizete
O CONSELHEIRO

CONTAM QUE UM CERTO LAVRADOR POSSUÍA UM BURRO QUE O REPOUSO ENGORDARA E UM BOI QUE O TRABALHO ABATERA.
UM DIA, O BOI QUEIXOU-SE AO BURRO E PERGUNTOU-LHE:
”NÃO TERÁS Ó IRMÃO, ALGUM CONSELHO QUE ME SALVE DESTA DURA LABUTA?”
O BURRO RESPONDEU: “FINGE-TE DE DOENTE E NÃO COMAS TUA RAÇÃO. VENDO-TE ASSIM, NOSSO AMO NÃO TE LEVARÁ PARA LAVRAR O CAMPO E TU DESCANSARÁS”.
DIZEM QUE O LAVRADOR ENTENDIA A LINGUAGEM DOS ANIMAIS, E COMPREENDEU O DIÁLOGO ENTRE O BURRO E O BOI.
NA MANHÃ SEGUINTE, VIU QUE O BOI NÃO COMERA A SUA RAÇÃO: DEIXOU-O E LEVOU O BURRO EM SEU LUGAR. O BURRO FOI OBRIGADO A PUXAR O ARADO O DIA TODO, E QUASE MORREU DE CANSAÇO. E LAMENTOU O CONSELHO QUE DERA AO BOI.
QUANDO VOLTOU À NOITE PERGUNTOU-LHE O BOI:
 - COMO VAI, QUERIDO IRMÃO?
 - VOU MUITO BEM, RESPONDEU O BURRO. MAS OUVI ALGO QUE ME FEZ ESTREMECER POR TUA CAUSA. OUVI NOSSO AMO DIZER: “ SE O BOI CONTINUAR DOENTE, DEVEREMOS MATÁ-LO PARA NÃO PERDERMOS SUA CARNE”. MINHA OPINIÃO É QUE TU COMAS TUA RAÇÃO E VOLTES PARA TUA TAREFA A FIM DE EVITAR TAMANHO INFORTÚNIO”.
O BOI CONCORDOU, E DEVOROU IMEDIATAMENTE TODA A SUA RAÇÃO. O LAVRADOR ESTAVA OUVINDO, E RIU.



ESTUDO DO TEXTO


1. O CONSELHEIRO DE QUE FALA O TÍTULO DO TEXTO É:
A) O BOI;                                              B) O BURRO;                                                C) O LAVRADOR.


2. DE QUEM PARTIU A INICIATIVA, ISTO É, O DESEJO DO CONSELHO: DO BOI OU DO BURRO? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA BASEANDO-SE NO TEXTO:


3. POR QUE O BOI FOI PEDIR CONSELHO AO BURRO?


4. O CONSELHO DADO PELO BURRO TEVE ALGUM EFEITO? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA, COM PALAVRAS DO TEXTO:


5. FOI BOM PARA O BURRO TER DADO O CONSELHO AO BOI? POR QUÊ?


6. O BURRO FICOU PREJUDICADO PELO CONSELHO QUE DEU AO BOI. COMO CONSEGUIU SAFAR-SE DA NOVA SITUAÇÃO?



7. A QUALIDADE DO BURRO QUE MAIS SE DESTACA NA HISTÓRIA É:
A) A ESPERTEZA;                                B) A MALDADE;                                            C) A PREGUIÇA;


8. A CARACTERÍSTICA DOLAVRADOR QUE MAIS CHAMA A ATENÇÃO É:
A) A PACIÊNCIA                                     B) A COMPREENSÃO;                              C) A ESPERTEZA


9 – ASSINALE A ALTERNATIVA QUE MELHOR SE RELACIONA COM O TEXTO:
A) O BOI É UM ANIMAL PREGUIÇOSO;
B) O BURRO É UM ANIMAL BEM BURRO MESMO;
C) O BURRO É UM ANIMAL ESPERTO;


10. ESSE TEXTO PERTENCE AO TIPO DE HISTÓRIA COM O GÊNERO FÁBULA POR QUE:
A) É UMA HISTÓRIA IMAGINÁRIA CUJAS PERSONAGENS SÃO ANIMAIS QUE CONVERSAM, E ATRÁS DA HISTÓRIA ESCONDE UM ENSINAMENTO.
B) É UMA HISTÓRIA MUITO BACANA, BEM INTERESSANTE, O QUE CARACTERIZA UMA FÁBULA.
C) É UMA HISTÓRIA INVENTADA


11. EM “ POSSUÍA UM BURRO QUE O REPOUSO ENGORDARA”, A PALAVRA EM DESTAQUE SIGNIFICA:
A) PREGUIÇA;                                B) FALTA DE TRABALHO                        C) POUCO TRABALHO


12. EM: “O NOSSO AMO NÃO TE LEVARÁ PARA LAVRAR”, A EXPRESSÃO SUBLINHADA SIGNIFICA:
A) QUE O BOI E O BURRO SE AMAVAM COMO IRMÃO;
B) PATRÃO, DONO;
C) QUE O DONO GOSTAVA DOS DOIS ANIMAIS;


13. NO TRECHO: “NÃO TE LEVARÁ PARA LAVRAR O CAMPO”. A PALAVRA EM DESTAQUE LAVRAR É O MESMO QUE:
A) PLANTAR                                                B) LAVAR                                                      C) CLAREAR


14. NA FALA: “NÃO TERÁS, Ó IRMÃO, ALGUM CONSELHO QUE ME SALVE DESTA DURA LABUTA?”, A EXPRESSÃO GRIFADA SIGNIFICA:
A) CONSELHO                                                B) FOLGA                                               C) TRABALHO


15. ILUSTRE O TEXTO:


Avaliação de Português

1) Observe a sequência abaixo e responda:


 história – amigo – língua –caderno- chinelo

Em relação a sílaba tônica, o que essas palavras têm em comum?

_____________________________________________________________
  
2) Na tirinha abaixo há duas palavras oxítonas acentuadas e uma proparoxítona. Identifique-as e copie na linha abaixo:

Oxítonas__________________ , _____________________

Proparoxítona_________________________


3) Escreva as palavras correspondentes as abreviações

a) prof._____________________
b) adj.______________________
c) m_______________________
d) h.________________________
e) cm__________________
f) esc.__________________
g) méd.________________
h) min._________________

4) Acrescente o prefixo “in” ou “im” e diga o que significa a palavra formada

_____perfeito______________________________________

_____justiça_______________________________________

_____certo________________________________________

_____possível_____________________________________

_____puro_________________________________________


5) Complete:
a) O substantivo relaxamento é derivado de _________________ , portanto esse substantivo é chamado de _____________________.

b) “Churrasco” é um substantivo_____________________ e dele podemos derivar os substantivos ____________________ , ____________________ , _______________________.

c) chavear, chaveado e chaveiro são substantivos__________________do substantivo_____________ que é chamado de substantivo _______________.

d) Paixão é um substantivo_____________________.

e) livraria é um substantivo _____________________do substantivo _____________. Esse substantivo é chamado de substantivo______________.

6) Complete com “X” ou “CH”

bai____o

enfai___ar

fi___a

col___a

co___a

cai____a

borra____a

_____iclete

____ute

rela___ar


7) Separe as palavras abaixo escritas com “X”, porém com sons diversos, em suas devidas colunas.

faixa – expectorante – caixa – exaltar – táxi – tóxico – exemplo – abaixo –

explicar – fixo – exame – enxame – enxada – texto – explicação - complexo

êxito – exausto – expediente – exército - caxumba

 



Som de Z
Som de S
Som de CH
Som de CS






















8) Classifique as interjeições:

a) Ei! Ande logo senão vamos perder o ônibus________________________

b) Você conseguiu passar no concurso! Viva!__________________________

c) Vou embora, já está tarde. Até logo!________________________________

d) Ufa! Consegui chegar antes da loja fechar.___________________________


9) Observando a cena acima diga qual é a interjeição usada nessa situação.

_____________________________________________________


Adirene Santos - Professores Solidários




Encontre o vocativo na tirinha acima e escreva-o na linha abaixo
_____________________________________

No primeiro quadrinho da tirinha ao lado, há uma interjeição. Qual é? Classifique-a.
________________________________________

3) Observando a cena acima escreva qual a interjeição adequada para essa situação.
_____________________________________________


4) Escreva os adjetivos pátrios correspondentes
                   
 

a) o povo do Ceará é extremamente gentil
 

b)  o xinxin de galinha é um prato da cozinha da Bahia                     
 

c)  o chimarrão é uma bebida do Rio Grande do Sul
 

d) Ana Laura e sua irmã nasceram no Paraná

5) Observe as frases abaixo e classifique os verbos em : verbos de ação, fenômenos da natureza, estado ou modo infinitivo.

a)    Amanhã acordarei às 7h para  tomar café às 8h e passear  com o cachorro às 9h.
      b) Está semana fez muito frio. Choveu, ventou, trovejou e nevou em alguns lugares do Brasil.
c)    Ana estava muito triste ontem, pois seu cachorrinho de estimação sumiu.

d)    Minha irmã é muito carinhosa, porém é muito brava.


e)    A professora de Arte foi muito exigente com o aluno.


f) A bailarina era linda e dançou muito bem.


6) Complete com “G” ou “J”


___ar____anta

____ipe

Massa____em

Laran____a

Desvanta_____em


Estraté______ia

Ima_____inava

In____erida

Contà____io

Man____ericão



7) Complete com artigo definido ou indefinido.

 _____raposa era perseguida por _____ caçadores, quando viu ____ lenhador e suplicou que ele a escondesse. ____ homem então lhe aconselhou que entrasse em sua cabana.
          De imediato chegaram ____ caçadores, e perguntaram ao lenhador se havia visto ______raposa.
          Com ______cabeça  ele disse que não, mas com sua mão disfarçadamente mostrava onde _____ raposa havia se escondido.
        _____ caçadores não compreenderam _____ sinais da mão e confiaram no que ____ homem havia dito com _____palavras.
        _____ raposa, ao vê-los irem, saiu sem dizer nada.
         _____ lenhador a reprovou porque, apesar de tê-la salvo, não agradecera, ao que ____ raposa respondeu:
          — Agradeceria se tuas mãos e tua boca tivessem dito o mesmo.
Moral da história: Não negues com teus atos, o que pregas com tua boca.


8) Identifique as interjeições e classifique-as.

a) _Ei! Não fujam, seus covardes, disse virando-se para os moinhos.

_______________________________
b) Cuidado! Não são gigantes!

________________________________

c) Julia perguntou se Bia gostaria de ver TV. Bia respondeu: _ Claro, esta chovendo muito para sair.
____________________________________

d) Ah! Quantos presentes!
____________________________________

9) Copie os vocativos das frases abaixo:

a) Senhor, não são gigantes. São moinhos.
______________________________________

b) Veja, Sancho! Gigantes!
______________________________________

c) Silêncio, amigo Sancho, porque os cavaleiros andantes sabem suportar  os ferimentos com estoicismo.
__________________________________________

d) _ Está bem, Sancho, vamos cuidar das feridas com estoicismo, água e sabão.
_______________________________________

Adirene Santos - Professores Solidários

1- Leia o texto com atenção!

— O que você está fazendo, Guga? - perguntava a vovó de vez em quando.
__ Estou fazendo ecologia. -  respondia a menina.
__ E você sabe o que é ecologia?
__ Sei, sim. Meu pai me ensinou. A gente deve cuidar das plantas e dos animais. Senão, o mundo pode acabar
__ Ah, sim? E você está cuidando do quê?
__ Estou afofando a terra pra ajudar as minhocas. A senhora não sabe que as minhocas arejam a terra e também adubam a terra?  Depois, vou plantar umas sementes. E, depois-depois, vou regar as sementes todos os dias.
E continuava a cutucar a terra.
Um dia descobriu uma coisa muito esquisita. Ao revolver o terreno junto de uma grande árvore, encontrou um objeto que parecia ser um ovo. Retirou toda a terra em volta daquela coisa e, de fato, viu que era mesmo um ovo. Mas era um ovo enorme, maior que uma dúzia, duas dúzias de ovos de galinha juntos. Tinha mais ou menos o tamanho de urna pequena melancia.
__ Que é isso, Guga? -  quis saber a vovó.
__ Acho que é um ovo.
__ Será ovo de avestruz, de ema?
__  Isso não sei. Mas que é ovo, é. Por isso, vou chocar o ovo. Assim a gente fica sabendo de que bicho é o meu ovo. -  respondeu a menina.
__ Chocar, Guga? Você disse chocar?! - exclamou a vovó.
__ Isso mesmo: chocar. Que é que tem? Se o ovo fosse pequeno, eu pedia pra uma galinha chocar. Mas, como ele é grande, eu mesma choco.
__ Nunca vi uma coisa dessa: uma menina chocando um ovo!
Vovó achou graça, mas deixou a Guga fazer o que queria. E, assim, a
menina estudava suas lições, lia livros e brincava com as bonecas sempre
sentadinha sobre o ovo. Só largava o ovo nas horas de comer e de dormir.
Mesmo assim, quando tinha de abandonar o ovo, cobria-o com seu cobertor.
Nasceu alguma coisa? Não, não nasceu nada. Pelo menos durante aqueles quinze dias de férias, não nasceu nem um pintinho.
__ Guga, você não vai mais afofar a terra para as minhocas? Elas devem estar sentindo falta...- dizia a vovó.
__ Agora não posso. As minhocas podem esperar mais um pouco. Estou chocando o meu ovo - respondia a Guga muito séria.
__ Então, você deixou de ser ecologista?
__ Não, vovó. Agora estou ajudando um bicho a nascer. Estou sendo ecologistíssima! - E repetiu, soletrando: E-co-lo-gis-tís-si-ma.

Mário Donato
ovo da Guga
Livraria Pioneira Editora, São Paulo

2- Leia as  frases, e em seguida marque o sinônimo da palavra em destaque:
a) Meu quarto é bem arejado.

Arejar é o mesmo que:  (  )mofar   (    ) fechar      (   ) ventilar
b) A menina revolvia a terra. (  ) cavar          (    ) entupia      (  ) tampava

3- Responda de acordo com o texto:

a-    O que Guga gostava de fazer quando estava no sítio da vovó?

b-    O que Guga respondia quando a vovó lhe perguntava o que estava fazendo?

     c- O que o pai ensinou à menina sobre ecologia?

c-    O que Guga falou para a vovó sobre a utilidade das minhocas?

d-    O que Guga encontrou enterrado junto a uma grande árvore?

e-    O que Guga resolveu fazer com o ovo?

f-     Por que Guga não deixou de ser ecologista quando parou de afofar a terra para as minhocas?

     h- O que você achou da Guga?

i-  Dia 05 de junho, é dia do meio ambiente. Devemos seguir o exemplo da Guga e cuidar do meio ambiente. O que você pode fazer para cuidar do meio ambiente?

4- Complete as frases com por que, porque, por quê ou porquê:
a- Marina esta chorando. Posso saber _______________________?
b- ________________ você chegou atrasado hoje?
c- Estou alegre ____________________ hoje vou ao circo.
d- Qual será o __________________ daquela confusão.
e- Sua mãe não deixou você ir ao cinema _________________?
f- ___________________ Júlia está tão contente?
g- Bruna não foi a escola ___________________ está doente.
h- ________________ as folhas das árvores estão caindo?

5- Pontue o texto e organize-o usando letras maiúsculas quando necessário:
Pedro ouviu alguém chama-lo/ pedro pedro / pedro perguntou/ quem é/ é luiz seu vizinho/trouxe um presente para você /o menino abriu a porta e exclamou/que lindo cachorrinho

6- Acentue corretamente as palavras:
Parabens – plastico – buque – memoria – geleia – infancia - transito – jacaranda – obediencia – virus – organico – fregues – esquimo – relampago – estomago – tunel

7- Numere de acordo:
1- vantagem                           (  ) decidiu
2- sugerir                               (  ) privilégio
3-encontrado                          (  ) propor
4- resolveu                             (  ) achado

8- Dê o antônimo das palavras;
Quem não arruma, _________________. Quem não é mal é ________________.

9- Escreva se é substantivo próprio ou comum:
Europa: _____________ Letícia: _______________ menina: _______________
cachorro:_____________ Brasil: ______________ Rex: __________________

10- Escreva se é substantivo simples ou composto:
Passatempo: ____________ guarda – sol: ___________ flor: _______________
Beija-flor: ____________sobremesa: ____________ porta-retrato: ______

11- Escreva 3 substantivos derivados para:
Chuva: _____________________________________
Livro: ______________________________________
Papel: ________________________________________

12- Dê o substantivo primitivo para os seguintes derivados:
Terremoto: _________ jardinagem: ____________ roseira: _________________
Chaveiro: ___________ maremoto: ____________ jornalista: _______________

13- Escreva os substantivos nos quadros correspondentes:
Agradecimento – tênis – telefone – ansiedade – pobreza – pião – bondade – coragem – alegria – tristeza – folha – lápis – bolsa – caderno – navio – inocência – inteligência – raiva – saudade – escola – computador – desconfiança – casamento.
   ABSTRATO                                                                       CONCRETO

Professores Solidários - Alexandra




O Leão Adamastor


Aproveitando-se da confusão causada pelo incêndio, Adamastor escapou da jaula e começou a correr como nunca. Cruzou estradas, pulou cercas, atravessou rios e pântanos e foi parar numa floresta de mato fechado.
Foi quando sentiu alguma coisa suspeita no ar. Parou e farejou. Eram os bichos da floresta que, avisados pelo sagüi, tinham vindo ver a novidade. Adamastor ficou surpreso, mas logo compreendeu. Claro! Aquela bicharada viera prestar homenagem a ele, o grande leão, o rei das selvas. Isso fez com que seu peito estufasse de orgulho. Disse em voz vaidosa:
__ Povo da floresta! Prometo cumprir com o meu dever. Juro solenernente ser um rei bom e justo para todos...
Os bichos arregalaram os olhos. Ficaram em silêncio absoluto. Então, o sagüi não resistiu e começou com uma risota abafada; o gambá levou a mão à boca, mas não conseguiu disfarçar; dali a pouco a bicharada toda estava dando as mais sonoras e variadas gargalhadas.
Detrás de uma pedra adiantou-se o tatu meio encabulado:
— Me desculpe a pergunta mas... que tipo de bicho é o senhor?
Vão me dizer que não sabem quem sou? Que nunca ouviram falar no grande leão africano, rei das selvas e dos animais da floresta? Vão me enganar que não me conhecem?
Quem salvou a situação foi a tartaruga:
__ O senhor mesmo diz que é um leão africano! Pois bem. Tenho más noticias: não estamos na África. Por aqui não existem leões de espécie alguma, não temos nem nunca tivemos reis. Alias, nem precisamos deles.

Vocabulário:
Pântanos: região alagada, brejo onde se atola com facilidade
Surpreso: admirado
Risota: riso zombeteiro

2- Interpretação do texto:
a) Nesse texto, quem é o personagem principal?

b)Como Adamastor veio parar na floresta?

c)Como os bichos da floresta estavam vendo o leão Adamastor?

d) O que Adamastor pensou, quando percebeu que todos os bichos estavam olhando para ele?

e) O que o leão falou para os bichos?

f) Os bichos entenderam o que estava acontecendo? Qual foi a reação dos bichos?

g) Os bichos já tinham visto um leão alguma vez? Eles já tinham ouvido falar que o leão é o rei das selvas? 

h)O leão é considerado o rei das selvas. Para os bichos da história isso tinha algum significado? Por que é que os bichos dessa floresta não estavam dando a mínima importância para o leão e para o fato de o leão ser o rei das selvas?

3- Reescreva as frases, substituindo a palavra destacada por um sinônimo:
a) Adamastor ficou surpreso, mas logo compreendeu.

b) O sagüi deu uma risota abafada. 

4- Escreva as palavras em ordem alfabética:
a) confusão – estradas – aproveitando – fez – peito – sonoras – gargalhadas:
_________________________________________
b) silêncio – floresta – enganar – desculpe – fechado – incêndio – salvou
______________________________________
c)senhor – salvou – silêncio – sentiu – solenemente – senhor – selvas – surpreso – seu:
___________________________________
5- Escreva se as palavras são ditongo, tritongo ou hiato:
aproveitando:_________________ cruzou_________________
peito________________________animais__________________
resistiu_______________________Paraguai________________
piada________________________crianças________________
Uruguai______________________ salão _________________
Poeta________________________caixa_________________

6- Escreva (O) para ditongo oral e (N) para ditongo nasal:
(  ) cadeira                                     (  ) mãe                                        (  ) tesoura
(  ) melão                                       (  ) irmão                                      (  )anão
(  ) cacau                                       (  )caixa                                        (  )cão

7- Escreva o número de letras e de fonemas de cada palavra:
escola: ________ letras        _______ fonemas
milho:   ________ letras          _______ fonemas
carro:   ________letras           _______ fonemas
chuva: ________letras           _______ fonemas
cavalo: ________letras           _______ fonemas
conhecem: ________letras      _______ fonemas
bicharada: ________letras      _______ fonemas
assustado: ________letras      _______ fonemas

8- Ditado:

 Professores Solidários - Alexandra



            Foram os chineses que inventaram o futebol há cerca de 4.500 anos. Se bem que o que eles jogavam naquele tempo era uma espécie de tataravô do futebol moderno. Nem era considerado um esporte, mas apenas um treinamento para soldados. Os chineses antigos deram ao seu jogo o nome de Kerami. Cada time tinha oito jogadores e as balizas eram feitas com varas de bambu fincadas no chão. O negócio era chutar a bola para além das estacas e marcar pontos. Ninguém queria saber de defender só atacar.
            O futebol continuou por muito tempo como treinamento para soldados. Foi assim na Grécia Antiga e também em Roma. Os jogadores gregos chutavam a bola feita com uma bexiga de boi cheia de areia. Coitados, seus pés deviam ficar doendo muito depois das partidas. Como eram soldados, não deviam ligar muito para isso.
            Foi apenas no século XVII que os ingleses conseguiram tirar o futebol dos militares, transformando-o em esporte. O campo media então 120 metros de largura por 180 de comprimento. Em cada uma de suas extremidades existiam dois postes de madeira chamados goal (a palavra gol vem do inglês goal). A bola já era de couro cheia de ar. Mas era um jogo praticado apenas pelos ricos, os nobres.
            Com o tempo, passou a ser praticado pelos alunos dos colégios internos. E era a maior confusão; cada colégio tinha as suas próprias regras e por isso não dava  para marcar partidas entre eles. O jeito era organizar a coisa. Na cidade de Cambridge, os alunos de várias escolas fizeram uma reunião para estabelecer um código único de regras que servisse para todos. Nascia assim o futebol moderno.

Folha de São Paulo – Folhinha

Marque (X) na resposta correta:                                                             

a) Quando e onde surgiu o futebol?
(   ) Em Roma no ano de 4.500.
(   ) Na China há cerca de 4.500.
(   ) No século XVII, na Inglaterra.
(   ) Em Kerami há cerca de 4.500 anos.

b) Qual era o nome que o jogo recebia e qual sua finalidade?
(   ) Kerami. Era apenas um treinamento para soldados.
(   ) Kerami. Era um jogo praticado apenas pelos ricos, os nobres.
(   ) Kerami. Os chineses que inventaram o futebol
(   ) Nenhuma das alternativas anteriores.
c) Onde e quando ele se tornou um esporte?

d) Quais as inovações que os ingleses acrescentaram ao esporte?

e) Qual o objetivo da criação das regras?
(   ) Para ser considerado um esporte, mas apenas um treinamento para soldados.
(   ) Por ser um jogo praticado apenas pelos ricos, os nobres.
(  ) Cada colégio tinha as suas próprias regras e por isso não dava para marcar          partidas entre eles.
(  ) O negócio era chutar a bola para além das estacas e marcar pontos. Ninguém queria saber de defender só atacar.

f) Numere as frases na ordem em que aparecem no texto:

(   ) A bola era feita com uma bexiga de boi cheia de areia.
(   ) Os alunos fizeram uma reunião para estabelecer um código único.
(   ) O futebol surgiu como um treinamento de soldados.
(   ) Os chineses podem ser considerados os tataravós do futebol.

g) Observe a tirinha abaixo:



No jogo de futebol, os amigos do Cebolinha correm atrás dele por que:
(   ) eles querem pegar a bola que espetou no cabelo do Cebolinha.
(   ) eles querem brincar de pega-pega.
(   ) eles querem brincar de maratona.
(   ) eles querem brincar com o Cebolinha.

Sublinhe o sujeito das frases:

a) Uma fêmea caiu dos galhos de uma árvore e morreu na hora.

b) O jogador está machucado.

c) O macaco comeu todas as bananas.

d) A professora ensinou sujeito e predicado.

e) A Terra gira em torno do Sol.

f) Os lavradores preparam a terra.

Complete as frases com um sujeito adequado:

a) _____________ caiu do coqueiro.

b) ________________latiu a noite inteira!

c) ________________é uma mãe dedicada.

d) __________________foram ao circo.

e) _________________sabe toda a matéria da prova.

Sublinhe o predicado das frases:

a) As crianças estão abandonadas.

b) O cachorro é amigo do homem.

c) Meus primos estão morando longe da cidade.

d) O sol estava muito forte.

e) Raul gosta muito de sorvete.

f) Rafaela, Manuela e Roberta estão esperando a enfermeira.

Separe o sujeito do predicado:

a) Marcos é um aluno muito educado.
Sujeito __________________________
Predicado _____________________

b) O rei mandou pintar o palácio.
Sujeito _________________________
Predicado _________________________

c) Eduardo comemorou o aniversário na casa da praia.
Sujeito _________________________
Predicado _____________________

d) Nós almoçamos no restaurante.
Sujeito __________________________
Predicado _______________________

e) Meu cachorro está doente.
Sujeito _____________________________
Predicado __________________________

f) O jogo está empatado.
Sujeito _____________________
Predicado _____________________

Complete as frases com um predicado:

a) O goleiro __________________.

b) O computador _____________________.

c) A pobre menina _______________________.

d) A estrada ___________________________.

e) Meu colega __________________________.

f) O animal __________________________.