"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quarta-feira, 31 de julho de 2013

domingo, 16 de junho de 2013

Desenvolver noção de direita, esquerda, frente e atrás.

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Esta brincadeira – também conhecida como caça ao tesouro – poder ser realizada em um parque,  no pátio da escola ou até mesmo dentro de uma sala de aula.
O mediador previamente irá esconder um objeto e distribuir pistas 
pelo caminho para  as crianças o encontrarem.

Exemplo de pistas:
1- Posicione-se de frente para o banco que fica perto da cantina, e após, 
dê cinco passos para a direita.
2- Posicione-se de frente para o mural,  e após, dê 10 passos 
Pode também, o mediador ir oralmente dizendo: para frente, para direita, 
para esquerda, para trás, … até o objeto ser encontrado.

Vídeo - Direita e Esquerda


 
É importante salientar que segundo ROTTA (2006, p. 78):
Aos seis anos a criança reconhece direita e esquerda em si mesma. 
Aos sete anos consegue mostrar direita e esquerda em si mesma de 
forma cruzada e é capaz de responder sobre a posição de um objeto 
em relação a si mesma. Aos oito anos conhece direita e esquerda 
no examinador e com nove anos imita movimentos do observador, 
por exemplo, imita o gesto feito pelo examinador encostando sua mão 
direita no olho direito[...].

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
ROTTA, Newra Tellechea; et all. Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Porto Alegre : Artmed, 2006.
Retirado do Blogger PsicoSol

Situação problema em tiras

2012-07-31 13.47.02
Você vai precisar:
- Situações problemas recortadas em tiras coloridas;
- envelopes.
Procedimento:
Entregar para cada criança um envelope contendo diversas tiras.
A criança deverá primeiro organizar por cor (cada situação problema 
terá uma cor).
Depois organizá-la na sequência correta. Só então irá resolvê-la. 
Veja que nesse tempo que a criança precisou organizar, possivelmente 
ela terá que ler as tiras mais de uma vez e isso também facilitará 
o entendimento da situação problema.
Segue o link de um modelosituação problema

Importante: frequentemente algumas palavras utilizadas não fazem parte 
do vocabulário infantil e precisam ser esclarecidas (e repetir explicações) 
para facilitar o entendimento. Tais como: juros, prestação, crediário, lucro…

Retirado do Blogger PsicoSol

sábado, 15 de junho de 2013

É necessário:
- Uma tabela grande feita em papel pardo ou em uma folha de cartolina (clique na 
imagem para ver o modelo);
- 100 tampas (de refrigerantes, de produtos de limpeza,…).
Procedimento:
Organize um grupo de crianças.
Supondo que queiramos que as crianças encontrem o resultado de 2 x 3. 
Então, a crianças deverão preencher na tabela duas linhas com três tampas. 
Após, elas deverão contar quantas tampas  ao todo foram utilizadas, e assim, obterão 
o resultado.
No princípio, pode ser meio complicado para as crianças. 
Principalmente porque exige organização espacial, mas isso é mais um motivo para 
realizar esta atividade.
Uma variação desta atividade é fazer tabelas pequenas (15 cm x 15 cm), e, ao invés 
de tampas, podem ser utilizados botões, sementes… 
Com esta tabela a atividade pode realizada individualmente.


Retirado do Blogger PsicoSol
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Você vai precisar:
- tecido (20cm x 20cm);
- 100 botões.

Procedimento:
Costure no tecido 10 linhas com 10 botões.

Como utilizar:
Supondo que a criança queira saber o resultado de 2 x 4, ela deverá dobrar 
o tecido para obter duas colunas com quatro botões (observe a imagem). 
No começo as crianças se atrapalham um pouco na maneira correta de 
dobrar o tecido, mas isso também é um aprendizado. 
Aos poucos elas entendem e aprendem no concreto o significado da 
tabuada.

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Jogo 50 fichas

Jogo de tabuleiro envolvendo adição de dois números determinados por 
dados. A criança aprende brincando.
Clique no link “jogo 50 fichas” para ter acesso ao tabuleiro.

Materiais necessários:
- Tabuleiro jogo 50 fichas;
- fichas (pode ser utilizado botões ou grãos de milho);
- dois dados.
Procedimento:
Todos os jogadores devem ter um tabuleiro.
Um de cada vez, joga dois dados, soma e coloca fichas (correspondendo 
ao resultado da soma) sobre o seu tabuleiro.
Ganha o jogo quem primeiro conseguir preencher o tabuleiro.

Retirado do Blogger PsicoSol