"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015


1 blogger

Dramatização - A Árvore e seus amiguinhos

Faça um Curso Pedagógico|Curta no facebook|Siga no twitter

Sugestão para fazer uma dramatização com sua turminha tanto na primavera quanto no dia da árvore... Ótima sugestão para turmas da educação infantil podendo ser adaptado também para outras turmas.

dramatização para primavera
A Árvore e seus amiguinhos
As crianças formam três grupinhos no palco.

GRUPO A: Crianças
GRUPO B: Passarinhos
GRUPO C: Flores


As crianças dogrupo B  caracterizadas de passarinho, commáscarascom bicos e asas de papel crepom (aprenda a fazer aqui). As crianças dogrupo Ccaracterizadas de flores com toucas, com pétalas, blusinha e saias em papel crepom ou tule (tem dicas pra fazer aqui). Uma menina representa a árvore. Quando as coleguinhas formam os grupinhos, ela já deve estar lá, ao centro bem quietinha. Ela observa em torno de si e logo exclama:
- Como está lindo o meu jardim! Parece que a primavera está chegando...
As crianças dos grupinhos A, B e C falam:
- Bomdia, Senhora Árvore! Bom dia!
A árvore responde:
- Bom dia! Quem são vocês? O que fazem no meu jardim?

GRUPO A
Somos muitas crianças;
Tua sombra viemos procurar.
E também os teus frutinhos
Queremos experimentar.
O teu cantinho é gostoso,
Teu ar puro é proteção.
O teu fruto delicioso
É doce alimentação.
A árvore se dirige aos passarinhos:
- Vocês aí, quem são?

O GRUPO B
Somos os passarinhos,
Em ti faremos nossos ninhos.
Aqui viveremos contentes
Acantarpra toda gente.

O GRUPO C
Somos as flores.
Que a Primavera traz em profusão.
Flores que nascem da terra.
E flores que jogas no chão.
Nós nos misturamos assim,
Numaalegriade cores.
E fica todo o teu jardim,
Enfeitadinho de flores.
A árvore exclama, contente:
- Estou contente! tenho muitos amiguinhos no meu jardim.

Para terminar, a árvore e seus amiguinhos cantam:
(Música: Pirulito que Bate Bate)

Passarinho a saltitar,
Cantando alegre assim.
Flores a enfeitar
Para sempre o meu jardim!

Primavera aqui sentimos,
Tantas flores nunca vimos. {bis

Borboletas a voar,
O sol brilhando enfim.
Flores a enfeitar,
Como é lindo o meu jardim.

Fonte:Brincando no Palco

|Nossa Política de Privacidade| Conheça o blogAtividades para Maternal|
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

8facebook0 blogger

Cenário para teatro de fantoches com caixa de papelão

Faça um Curso Pedagógico|Curta no facebook|Siga no twitter
Linda sugestão de atividade para educação infantil. 

Faça você mesma seu cenário para teatro defantoches, usando uma caixa de papelão encapada com papel, eva ou tecido. Dica super bacana para contar histórias para a turminha...Vamos aprender?
cenário para teatro de fantoches feito com caixa de papelão
Você vai precisar de uma caixa de papelão retangular, encapada. Decore a seu gosto. Na parte de trás, cole um papelão maior, para dar suporte ao cenário. Recorte dois círculos para colocar as mãos.

7facebook0 blogger

Teatro - Um sonho de Natal

Faça um Curso Pedagógico|Curta no facebook|Siga no twitter
Oi gente!

Vim postar um lindo teatro de Natal que a Jacqueline Franco de Buritama escreveu e apresentou na sua escola... Amei e sei que muita gente vai amar também... A encenação chama-se:Um sonho de Natal!


NARRADOR - Angelina é uma menina meiga e educada. Ela vive em uma cidade muito pobre do Nordeste. É muito estudiosa, mas tem pouco tempo para se dedicar à escola. Tem apenas 10 anos de idade e desde muito cedo sofre com a pobreza de sua família. Passam muitas necessidades, até fome já passou, mas mesmo com tamanha dificuldade ela não perdeu a alegria de viver.

ANGELINA - Está chegando o Natal, será que o papai Noel vai me trazer algum presente? Ainda não sei, porque mamãe está sem dinheiro, ela está desempregada e papai também. Passamos falta das coisas, pois papai trás pouco dinheiro para casa, pegando papelão na rua.

MÃE - Angelina minha filha, venha cuidar de seu irmãozinho, que preciso fazer o almoço, pois hoje temos muito pouco para comer.

ANGELINA - Sim mamãe, já estou indo.

NARRADOR - Coitada da Angelina, ela tem que ajudar a mãe em casa, pois são quatro irmãos para cuidar, a família é numerosa.

ANGELINA – Ah! Como eu gostaria de ganhar uma boneca no Natal, sei que papai e mamãe nunca teriam condições para isso, mas... Eu posso sonhar e imaginar o papai Noel trazendo este presente para mim. Será que não mereço?

NARRADOR - E assim, o Natal chegou e Angelina que sonhava tanto, deixou seu sapatinho sujo e velho, na janelinha do quarto humilde que morava. A noite um milagre aconteceu. Papai Noel atendeu o seu pedido e a boneca esperada chegou. O dia amanheceu e Angelina acordou. A menina pobre, o sonho realizou.

ANGELINA - Há que linda esta boneca. Como estou feliz, mas será que foi o Papai Noel, quem trouxe?

NARRADOR - Angelina dormiu e sonhou com o Papai Noel, mas na verdade era uma menina rica chamada Amanda, que ficou sabendo do pedido de Angelina, ao Papai Noel e então com muito carinho, resolveu tornar este sonho realidade. Amanda, também tinha 10 anos e sempre presenciava as cenas do pai de Angelina, nas ruas da cidade, catando papelão. Tinha muita pena daquela família, que sofria na pobreza o dia a dia de suas vidas. Resolveu então ajudar, pedindo a seus pais, que enviassem donativos aquela família tão necessitada.

ANGELINA - Mamãe, fiquei sabendo que uma menina bondosa nos ajudou. Isso é verdade?

MÃE - Sim, minha filha, esta alma boa, nos amparou neste Natal, podemos fazer uma ceia com fartura e a mesa cheia. Graças a Deus, fomos abençoados, mas acima de tudo, temos aqui dentro do nosso lar, também muito amor.

NARRADOR - Angelina procurou Amanda, para agradecer e as duas se tornaram grandes amigas. E você aí meu amigo, já agradeceu as bênções de Deus para sua família? Pense que no mundo tem muitas Angelinas, para se ajudar. Pois sonhar é muito bom. Realizar sonhos também. Mais realizar sonhos das outras pessoas, é melhor ainda. FELIZ NATAL!

5facebook0 blogger

Ginástica Historiada - Árvore

Faça um Curso Pedagógico|Curta no facebook|Siga no twitter
Ginástica historiada: A Árvore
A SEMENTE, COM O VENTO,
CAIU NA TERRA FOFINHA.
VEIO A CHUVA, VEIO O SOL
E BROTOU A SEMENTINHA.

O CAULE FOI PARA CIMA,
A RAIZ FIRMOU NA TERRA.
A PLANTINHA FOI CRESCENDO
BEM LÁ NO ALTO DA SERRA.

HOJE TEM FRUTOS E FLORES.
E AS FOLHINHAS? TÃO BELAS!
PARECE ATÉ QUE O VENTO
BRINCA DE PIQUE COM ELAS.

DELA TUDO RECEBEMOS
ATÉ A SOMBRA DA RAMADA.
EU CHEGO MESMO A PENSAR
QUE ALI MORA UMA FADA.
GINÁSTICA HISTORIADA
♥ Imaginem que vocês são o vento (balançar os braços abertos, pra lá e prá cá).
♥ Imaginem que vc são as sementinhas (alunos agachados, bem quietinhos).
♥ A plantinha foi crescendo (alunos se levantam devagar e abrem bem os braços).
♥ Agora, o sol está batendo nos seus galhos (esticar bem os braços).
♥ Agora vamos descansar, que a noite chegou (descer os braços e ficar em posição bem relaxada).
♥ Amanheceu e as árvores saúdam o sol (elevar os braços com suavidade para o alto.)
♥ Agora vamos descansar à sombra da árvore (alunos recostados)

Fonte:Brincando no Palco
0 blogger

Teatro - Os primeiros habitantes do Brasil

Faça um Curso Pedagógico|Curta no facebook|Siga no twitter
Olá!!!
Vim postar uma peça teatral pra quem quer fazer apresentações no Dia do Índio ou Descobrimento do Brasil... tá uma graça!
Os primeiros habitantes do Brasil

Meninos:Ao explorarem a terra, cheia de coisas bonitas.
Meninas:Notaram que era habitada.
Todos:Por pessoas esquisitas!

Meninos:Andavam quase sem roupas. Uns com penas, uns com tangas...
Meninas:Com colares, com enfeites.
Todos:E caras sérias de zanga!

Meninos:Suas armas eram:
Meninas:O tacape, a flecha e o arco
Todos:E com o tronco das árvores, eles faziam o barco!

Meninos:Moravam em casas chamadas ocas.
Meninas:Que juntas formavam a taba.
Todos:Os homens caçavam e as mulheres faziam tapiocas!

Meninos:Adoravam a Lua Jaci.
Meninas:Eram bem supertisciosos.
Todos:Veneravam o Sol Guaraci.

Meninos:Seu chefe era o Cacique.
Meninas:E o Pajé seu curandeiro
Todos:Eram assim os habitantes deste solo brasileiro!
Autor desconhecido.

1 blogger

Vamos fazer material escolar gigante?

Faça um Curso Pedagógico|Curta no facebook|Siga no twitter
Quer deixar suavolta às aulassuper divertida?
Aí vai mais uma dica da revista Maestra Jardinera: faça materiais escolares gigantes, cola, tesoura, apontador, lápis... tudo pode ser feito com muito pouco dinheiro, usando caixas de papelão, eva, cartolina... eu achei uma graça esta idéia!

A cola e tesoura gigante ajudam a decorar a sala e fazem a alegria dos alunos...
Apontador, régua, lápis podem ser feitos com papelão encapado, ótima idéia para reciclar... aqui além de decorar eles também servem como fantasias para os alunos... que tal improvisar um teatrinho ou música que fale sobre o tema pra ficar ainda melhor?
Fica aí a dica!

0 blogger

Férias - Peça de teatro em casa!

Faça um Curso Pedagógico|Curta no facebook|Siga no twitter
Oi gente!!!
Mais uma bela dica de atividade para estas férias!

Leia, crie, encene e brinque!

1 – Escolha uma história de que você goste muito. Leia bastante e veja se ela te diverte.

2 – Procure na história tudo que pode ajudar a entendê-la ainda melhor. Do que ela é “feita”: quem e como são os personagens? E o cenário? Há parte triste ou engraçada? É na praia ou dentro de casa? Tem castelo, bruxa, jardineiro, bailarino, música? Tem animal? Ele fala? Isso tudo são os movimentos da história, é o que fará a platéia dar risada, se emocionar, ficar com medo...

3 – Agora veja na sua casa – ou onde estiver brincando – o que você pode usar para ajudar a fazer de conta que essa história é sua. Como as crianças da foto, é possível usar um cobertor ou lençol e prender com um pregador de roupa. Ou usar uma bengala, um chapéu, um casaco da avó. Ou inventar, como uma espada feita com jornal! A imaginação aqui é sua!

4 – O palco. Caso você não tenha um degrau no meio da sala da sua casa, há outras formas de mostra que você está no palco. Um tapete, por exemplo. O que está dentro do tapete é o ator, atriz e cenário. O que está fora é platéia.
5 – Bem, agora, as falas. Você pode reescrever e ir decorando tudo como está na história ou inventar algo a partir dela. Pode também escrever todas as falas ou apenas montar um roteiro principal, marcando a ordem de um e de outro em cena, quem entra e quem sai, quem fala e quem fica quieto, etc.

6 – Combine tudo que você acha importante e ensaie quantas vezes quiser. Esta também é uma parte gostosa da brincadeira!

7 – Que tal fazer um ingresso da peça e enviar para os pais, os parentes e os amigos virem assistir? Recorte retângulos de papel-cartão (10 cm largura x 5 cm altura) e coloque o nome do teatro, do diretor, dos atores, a data e a hora.Aproveite!

0 blogger

Música TEMA: Amazônia

Faça um Curso Pedagógico|Curta no facebook|Siga no twitter
Era uma vez na Amazônia a mais bonita floresta,
mata verde, céu azul, a mais imensa floresta,
no fundo d'água as Iaras, caboclo lendas e mágoas,
e os rios puxando as águas!

Papagaios, periquitos, cuidavam de suas cores,
os peixes singrando os rios, curumins cheios de amores,
sorria o jurupari, uirapuru, seu porvir,
era: fauna, flora, frutos e flores!

Toda mata tem caipora para a mata vigiar,
veio caipora de fora para a mata definhar,
e trouxe dragão-de-ferro, prá comer muita madeira,
e trouxe em estilo gigante, prá acabar com a capoeira!

Fizeram logo o projeto sem ninguém testemunhar,
Prá o dragão cortar madeira e toda mata derrubar!
Se a floresta meu amigo, tivesse pé prá andar,
eu garanto, meu amigo, com o perigo não tinha ficado lá!

O que se corta em segundos, gasta tempo prá vingar!
e o fruto que dá no cacho prá gente se alimentar?
Depois tem o passarinho, tem o ninho, tem o ar,
igarapé, rio abaixo, tem riacho e esse rio que é um mar!

Mas o dragão continua a floresta devorar,
e quem habita essa mata, prá onde vai se mudar?
corre índio, seringueiro, preguiça, tamanduá,
tartaruga: pé ligeiro, corre-corre tribo dos Kamaiurá!


No lugar que havia mata, hoje há perseguição,
grileiro mata posseiro, só prá lhe roubar seu chão,
castanheiro, seringueiro, já viraram até peão!
Afora os que já morreram como ave-de-arribação,
Zé de Nata tá de prova, naquele lugar tem cova,
gente enterrada no chão!

Pois mataram índio, que matou grileiro, que matou posseiro,
Disse um castanheiro para um seringueiro,

Que um estrangeiro, roubou seu lugar!

Foi então que um violeiro chegando na região,
ficou tão penalizado que escreveu essa canção,
e talvez, desesperado com tanta devastação,
pegou a primeira estrada, sem rumo, sem direção,
com os olhos cheios de água,
sumiu levando essa mágoa, dentro do seu coração!

Aqui termina essa história para gente de valor,
prá gente que tem memória, muita crença, muito amor,
prá defender o que ainda resta, sem rodeio, sem aresta,
era uma vez uma floresta na Linha do Equador...

MúsicaMARAVILHOSA, pra dramatizar em homenagem a nossaAmazônia, baixeAQUI! Espero que sirva amiga, se encontrar mais alguma coisa por aí, eu posto pra você ok? Bju!


Read more:http://www.pragentemiuda.org/search/label/teatro#ixzz3QtLc1F4V


0 blogger

Como trabalhar primavera com Romero Britto

Faça um Curso Pedagógico|Curta no facebook|Siga no twitter

A sugestão desta postagem é trabalhar na primavera com releituras das obras de Romero Britto, usando reaproveitamento de materiais reciclados. 

Acrescente esta dica ao projeto de educação infantil que você vai trabalhar com sua turma e com certeza terá ótimos resultados! Para trabalhar na primavera vamos usar duas obras de Romero, aborboletae aflor.
Projeto de educação infantil para trabalhar com releitura de obras de Romero Brito na primavera

Aqui a obra de Romero Britto foi trabalhada em papelão, com colagem de CD's partidos nomeioe rolos de papel higiênico para fazer as borboletas.
Ótimadica daqui.

Para trabalha a flor, você pode usar papelão ou caixas de pizza. 
DICA:Nas bolinhas da flor, cole tampinhaspetou tampas plásticas de variadas cores... Você também pode colar um CD no miolo da flor.



5 blogger

Planejamento - Reciclando com Romero Britto

Faça um Curso Pedagógico|Curta no facebook|Siga no twitter

Plano de aula para educação infantil que tem por objetivo fazer a releitura de obras de arte e com isto trazer para o cotidiano das crianças a cultura brasileira através de seus artistas.

As obras de Romero são alegres, coloridas e cheias de vida...
projeto de educação infantil com obras de romero britto
Vamos explorar as obras de Romero Britto, com aplicação de várias técnicas e materiais como papel, caixas de papelão, pratos de papel, bandejas de isopor e outros. Pra começar vamosaprendera fazer a estrela e para isto vamos precisar de papel e tinta de várias cores.
projeto de educação infantil com obras de romero britto

Escolha o material de sua preferência (papel, bandejas...) e distribua os moldes para as crianças, auxiliando-os sempre, principalmente com aqueles que possuem maior dificuldade.Confira outras ideias:

Releitura das obras de Romero Britto com reciclagem de tampas plásticas, tampinhaspete pratos de papel.
projeto de educação infantil com obras de romero britto

Obras de Romero Britto em bandejas de isopor.

Obras de Romero Britto em papel.

Dica feita com reaproveitamento de CD's velhos.
projeto de educação infantil com obras de romero britto
Releitura das obras de Romero Britto, daqui.
Caixas de pizza são ótimas para serem usadas como telas para as obras.

Organize uma bela exposição no fim do projeto para expor as obras de arte dos alunos... Abaixo postei alguns moldes pra quem vai trabalhar este projeto.










Read more:http://www.pragentemiuda.org/2013/08/releituras-de-obras-de-romero-britto.html#ixzz3QtKYzp2Y
Atenção!
Diversos materiais postados aqui são de autoria desconhecida, divulgadas livremente em grupos de discussão ou em outros sites e no Google imagens. Mas, se você for proprietário de alguma arte e não queira ver publicado neste blog BASTA SOLICITAR A REMOÇÃO NOS COMENTÁRIOS, ou dizer que é de sua autoria que colocamos os créditos. E, por favor, seja educado pois, se está aqui foi porque foi encontrado em outro lugar na internet sem os créditos. Obrigada!

Various materials posted here are anonymous, disclosed freely in discussion groups or on other sites and Google images. But if you own some art and do not want to see published in this blog JUST ASK FOR REMOVAL IN COMMENTS, or say that it is of his own that put the credits. And please be polite as if here


Read more:http://www.pragentemiuda.org/search/label/dramatiza%C3%A7%C3%A3o#ixzz3QtK5g1du

0 blogger

Dramatização - Um jardim cheio de flores

Faça um Curso Pedagógico|Curta no facebook|Siga no twitter
Sugestão de atividade para trabalhar com a turminha maior... Atendendo a vários pedidos hoje eu trouxe pra você uma linda dramatização para a Primavera. Para você aprender eensinarsua turma, confira!!!
dramatização para a primavera para educação infantil

Decoração
• No fundo do cenário, um jardim primaveril cheio de flores desenhadas, borboletas, joaninhas e passarinhos.

Personagens - • Narrador. • Menina. • Grupo de meninas e meninos. • Flores.

Narrador  - Atchim! Isto de ser narrador na primavera é muito difícil, claro, como tenho alergia, fico muito mal. Atchim! Era uma vezum jardim cheio de flores lindas: flores brancas, amarelas, roxas, vermelhas… Flores de todas as cores. Só de falar nisto me coça o nariz!
(Aparecem no palco os personagens disfarçados de flores e fazem uma roda. Quando acabam de dançar,
colocam-se emgruposde dois ou três por todo o palco. Com as mãos para o alto dizem:)
Flores- Primavera, primaverinha..., que nasçam as florzinhas!
Narrador- As flores viviam muito felizes em seu jardim até que um dia… Atchim! Apareceu uma menina pequena, mas muito enfezada
(Aparece uma menina com as roupas algo rasgadas e a cara manchada. Chega pulando.)
Menina - Não gosto destas flores, vou pisar em todas.
(As flores começam a encolher e vão ficando pequeninas.)
Narrador - A menina começou a saltar ao redor das flores; as flores sentiam muito medo. Se vocês olharem bem, poderão ver como tremem.
Menina - Não sei para que servem as flores, são tão tontas...
(Imediatamente aparece um grupo de meninas e meninos que acodem rápidos ao escutar a menina.)
Crianças- O que você está fazendo? Vai assustar as flores.
Menina- Ha, ha, ha!as flores não se assustam e, além disto, não servem para nada.
Crianças- Como você pode dizer uma coisa destas?
Menina 1.- As flores enchem nossa vida de cor.
Menino 1.- As flores têm perfumes maravilhosos.
Menina 2.- Você imagina um mundosem cores?
Menino 2.- O que fariam os insetos se não existissem as flores?
Menino 3.- As flores não são só bonitas, são importantes para produzir sementes.
Narrador.- O grupo de crianças tentava contar estas e outras histórias à menina.
Crianças.- Sente-se aqui conosco e vamos ensiná-la a olhar, falar e sentir o perfume das flores.
Narrador.- A menina não estava  muito convencida sobre o que escutava, mas pensou que sempre estava sozinha e isto era muito chato. Talvez, se os escutasse depois poderia brincar com eles.
(As crianças sentam-se no chão, perto das flores, e a menina se senta com eles. Fazem gestos, como se estivessem contando-lhe muitas coisas. Conforme passa o tempo, as flores vão se esticando mais e mais como se tivessem perdido o medo.)
Menina.- Ohhh! Como eu me comportei mal com as flores!
Menina 1.- Mas ainda está em tempo de ser sua amiga.
Menino 1.- Você só tem de aprender a ver as coisas que a rodeiam com carinho.
Menina 2.- E a respeitar nossa amiga a Natureza, as árvores, as flores, os animais…
Menina.- Nunca percebi como é importante tudo isto que me rodeia.
Menina 3.- Não se preocupe. Acontece com muitas pessoas. Olham sem ver.
Menina.- A partir de agora terei muito cuidado e me comportarei muito bem. Penso em cuidar e ajudar a todas estas lindas flores a crescer e ser sua amiga.
Narrador.- A menina, ajudada por seus novos amigos, compreendeu como é importante cuidar, proteger e respeitar o meio onde vivemos.
(As crianças ficam de pé e dançam ao redor das flores, que movem seus braços acompanhando a dança. Quando termina a dança, dão-se as mãos e recitam um verso ou cantam uma música).
|Nossa Política de Privacidade| Conheça o blogAtividades para Maternal|
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |
6facebook0 blogger

Dramatização para fazer na primavera com maternal

Faça um Curso Pedagógico|Curta no facebook|Siga no twitter

Linda sugestão para fazer uma dramatização para a primavera com sua turminha do maternal. Dica para trabalhar a música "A grama foi crescendo', do Patati Patatá.

A sugestão também pode ser adaptada para outras turminhas...
dramatização para primavera para maternal

A música trabalhada aqui é 'A grama foi crescendo' de Patati Patatá.
Baixe a música aqui.

Veja o vídeo da música abaixo:
 A grama foi crescendo
(Patati Patatá)

No meu quintal (2x)
Tinha um buraquinho (2x)
Ele era o mais bonito (2x)
Que você já viu (2x)

NO CHÃO COLOCA UM CIRCULO DE TNT MARROM SIMULANDO O BURACO.

E a grama foi crescendo por todos os lados sem parar.

AS CRIANÇAS DE ROUPA VERDE OU SOMENTE COM OS POMPONS DE CREPOM VERDE ENTRAM NA FRENTE DO BURACO ABAIXAM E BALANÇAM OS POMPONS. 

Nesse buraquinho (2x)
Plantei uma árvore (2x)
Ela era a mais bonita (2x)
Que você já viu (2x)

ENTRA UMA CRIANÇA VESTIDA DE ÁRVORE O CORPO DE CREPOM OU TNT MARROM E NO ROSTO OU CABEÇA UMA MÁSCARA DE UMA COPA DE ARVORE (NÓS FIZEMOS DE PAPELÃO E COBRIMOS COM PAPEL VERDE PICADO E DEIXAMOS UM BURACO PARA ENCAIXAR O ROSTO DO ALUNO). A CRIANÇA FICA EM CIMA DO BURACO.

Olha a árvore no buraco e o buraco no chão e a grama foi crescendo por todos os lados sem parar.

AS CRIANÇAS DE ROUPA VERDE OU SOMENTE COM OS POMPONS DE CREPOM VERDE ENTRAM NA FRENTE DO BURACO ABAIXAM E BALANÇAM OS POMPONS. 

E nessa árvore (2x)
Tinha um galhinho (2x)
O mais lindo galho (2x)
Que você já viu (2x) 

O ALUNO (ARVORE) ERGUE O BRACINHO ( O BRAÇO DEVE ESTAR COBERTO COM O PAPEL OU O CREPON)

Olha o galho na árvore e a árvore no buraco e o buraco no chão e a grama foi crescendo por todos os lados sem parar.

AS CRIANÇAS DE ROUPA VERDE OU SOMENTE COM OS POMPOS DE CREPOM VERDE ENTRAM NA FRENTE DO BURACO ABAIXAM E BALANÇAM OS POMPONS. 

E sobre o galho (2x)
Tinha um ninho (2x)
O mais lindo ninho (2x)
Que você ja viu (2x)

ENTRA UM ALUNO E COLOCA UM NINHO NA MÃO DO ALUNO ( O GALHO)
Olha o ninho no galho e o galho na árvore e a árvore no buraco e o buraco no chão e a grama foi crescendo por todos os lados sem parar.

AS CRIANÇAS DE ROUPA VERDE OU SOMENTE COM OS POMPOS DE CREPOM VERDE ENTRAM NA FRENTE DO BURACO ABAIXAM E BALANÇAM OS POMPONS.

E nesse ninho (2x)
Tinha um ovinho (2x)
O mais lindo ovinho (2x)
Que você já viu (2x)

DENTRO DO NINHO JÁ DEIXA UM OVINHO COLADO NA PARTE DA MÚSICA ELE SÓ VIRA O NINHO DE FORMA QUE A PLATÉIA  VEJA O OVINHO.

Olha o ovo no ninho e o ninho no galho e o galho na árvore e a árvore no buraco e o buraco no chão e a grama foi crescendo por todos os lados sem parar.

AS CRIANÇAS DE ROUPA VERDE OU SOMENTE COM OS POMPONS DE CREPOM VERDE ENTRAM NA FRENTE DO BURACO ABAIXAM E BALANÇAM OS POMPONS.

Dentro desse ovinho (2x)
Tinha um passarinho (2x)
O mais lindo passarinho (2x)
Que você já viu (2x)

ESSA PARTE FICA A SEU CRITÉRIO OU UMA CRIANÇA ENTRA E COLOCA UM PASSARINHO NO NINHO OU O ALUNO (A PRÓPRIA ÁRVORE) COLOCA O PASSARINHO DISFARÇADAMENTE (DEIXA NO BOLSO).

O passarinho no ovo e o ovo no ninho e o ninho no galho e o galho na árvore e a árvore no buraco e o buraco no chão e a grama foi crescendo por todos os lados sem parar.

AS CRIANÇAS DE ROUPA VERDE OU SOMENTE COM OS POMPOS DE CREPOM VERDE ENTRAM NA FRENTE DA ARVORE ABAIXAM E BALANÇAM OS POMPONS.

Do blogCantinho Alternativo.

1 blogger

Apresentação para berçário - Dia das Mães

Faça um Curso Pedagógico|Curta no facebook|Siga no twitter
Oi meninas!

As meninas lá dafanpage do blogpediram uma ideia para trabalhar o Dia das Mães com o berçário... Trabalhar com esta turminha não é muito fácil já que eles são muito pequenos para aprender. Mas, lógico que não podemos deixar passar em branco. Vamos ver a dica do nosso blog?

A dica é as professoras falar o poema ou cantar as músicas... as crianças vão participar somente fazendo gestos pequenos e simples, fáceis de memorizar. Aí vai uma ideia linda, pequena e fácil. 

Clique na imagem para ampliar e ver melhor o poema.
O poema acima pode ser dramatizado da seguinte maneira: divida a turma em estrelas, conchinhas, passarinhos, carneirinho, abelhinhas, borboletas e gotinhas de orvalho. Caracterize-os com máscaras, roupinhas de TNT, use a criatividade. No palco coloque um tapete grande e as crianças assentadas em ordem conforme o poema. Uma tia vai declamar o poema bem devagar e, conforme ela fala, aponta para os personagens que vão levantando as mãozinhas e balançando...

No último verso todas as crianças falam juntas: "só tenho uma para amar" e fazem um coração com as mãozinhas ou apontam para as mães na platéia que, à esta altura, já estarão com lágrimas nos olhos, pode ter certeza!


Read more:http://www.pragentemiuda.org/search/label/dramatiza%C3%A7%C3%A3o#ixzz3QtHlCkbd









19 de janeiro de 2015

8facebook0 blogger

Chamadinha de flores com moldes

Faça um Curso Pedagógico|Curta no facebook|Siga no twitter

Sugestão muito criativa para fazer uma chamadinha de primavera. Fiz para minha turma com flores de EVA com fotos dos alunos e vasinho de pote plástico. Todo mundo vai amar!!! Fiz os moldes pra ajudar.

lembrancinha de primavera

molde de lembrancinha de primavera


Eu postei aqui algumas ideias de chamadinhas para sua sala, confira!
Como que faz?
Pra fazer use flores de EVA comfotosdas crianças. A chamada com fotos além de muito bonita, facilita o reconhecimento dos coleguinhas e dos nomes. Pra colocar as fotos basta recortar o miolo, colar a foto e finalizar com um fundo em EVA. Eu usei para o vaso, copinhos descartáveis de milk shak (já vem com um furinho na tampa para colocar o palito) e palitos de churrasco pintados ou encapados. Pra fazer a chamada, cada criança coloca sua flor no seu vasinho. Quem não vem, fica no vaso grande da mesinha ou do canto.
Pra quem está precisando de ideias novas para chamadinha da turma para este ano aí vão algumas... Aproveite as férias pra fazer a sua. Algumas ideias da Maestra Jardinera e a última é minha... vamos ver as dicas?

Casinha, os alunos que não vieram ficam dentro dacasa.

Maçã, bem no estilo escola.
Escola e Casinha, muito fofa esta.
Quem está em casa? Quem está na escola?

Esta eu fiz para minha salinha, com copinhos descartáveis, flores de EVA e palitos de churrasco. Cada criança coloca sua flor no seu vasinho. Quem não vem, fica no vaso grande da mesinha ou do canto.



Read more:http://www.pragentemiuda.org/search/label/chamadinha#ixzz3QtFFLt9t

feira, 3 de fevereiro de 2015

9facebook2 blogger

Como fazer um livro tátil para maternal

Faça um Curso Pedagógico|Curta no facebook|Siga no twitter
Olá!

Esta é umadicapara trabalhar com a turma do maternal, creche e berçário e desenvolver a percepção tátil com texturas diferentes... ótima dica!
Você pode fazer seu livrinho de EVA, feltro ou papel, cartolina... Pra fazer a atividade vamos precisar de elementos variados, quantos você quiser: arroz, lixa, macarrão,algodão, lã... Segue abaixo o passo a passo...
Agora é só desdobrar o retângulo,cortaras 8 partes iguais obtidas com as dobras e perfurar com o perfurador. 
Pra finalizar, separe um cartão para ser a capa do livreto e nos outros 7 cartões cole os objetos ou pedaços de materiais de diferentes texturas que você escolheu! Prenda os 8 cartões, usando um pedaço de fita ou de barbante para formar o livreto.


Read more:http://www.pragentemiuda.org/#ixzz3QtEZwaYp