"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015


0 blogger

Dramatização - Um jardim cheio de flores

Faça um Curso Pedagógico|Curta no facebook|Siga no twitter
Sugestão de atividade para trabalhar com a turminha maior... Atendendo a vários pedidos hoje eu trouxe pra você uma linda dramatização para a Primavera. Para você aprender eensinarsua turma, confira!!!
dramatização para a primavera para educação infantil

Decoração
• No fundo do cenário, um jardim primaveril cheio de flores desenhadas, borboletas, joaninhas e passarinhos.

Personagens - • Narrador. • Menina. • Grupo de meninas e meninos. • Flores.

Narrador  - Atchim! Isto de ser narrador na primavera é muito difícil, claro, como tenho alergia, fico muito mal. Atchim! Era uma vezum jardim cheio de flores lindas: flores brancas, amarelas, roxas, vermelhas… Flores de todas as cores. Só de falar nisto me coça o nariz!
(Aparecem no palco os personagens disfarçados de flores e fazem uma roda. Quando acabam de dançar,
colocam-se emgruposde dois ou três por todo o palco. Com as mãos para o alto dizem:)
Flores- Primavera, primaverinha..., que nasçam as florzinhas!
Narrador- As flores viviam muito felizes em seu jardim até que um dia… Atchim! Apareceu uma menina pequena, mas muito enfezada
(Aparece uma menina com as roupas algo rasgadas e a cara manchada. Chega pulando.)
Menina - Não gosto destas flores, vou pisar em todas.
(As flores começam a encolher e vão ficando pequeninas.)
Narrador - A menina começou a saltar ao redor das flores; as flores sentiam muito medo. Se vocês olharem bem, poderão ver como tremem.
Menina - Não sei para que servem as flores, são tão tontas...
(Imediatamente aparece um grupo de meninas e meninos que acodem rápidos ao escutar a menina.)
Crianças- O que você está fazendo? Vai assustar as flores.
Menina- Ha, ha, ha!as flores não se assustam e, além disto, não servem para nada.
Crianças- Como você pode dizer uma coisa destas?
Menina 1.- As flores enchem nossa vida de cor.
Menino 1.- As flores têm perfumes maravilhosos.
Menina 2.- Você imagina um mundosem cores?
Menino 2.- O que fariam os insetos se não existissem as flores?
Menino 3.- As flores não são só bonitas, são importantes para produzir sementes.
Narrador.- O grupo de crianças tentava contar estas e outras histórias à menina.
Crianças.- Sente-se aqui conosco e vamos ensiná-la a olhar, falar e sentir o perfume das flores.
Narrador.- A menina não estava  muito convencida sobre o que escutava, mas pensou que sempre estava sozinha e isto era muito chato. Talvez, se os escutasse depois poderia brincar com eles.
(As crianças sentam-se no chão, perto das flores, e a menina se senta com eles. Fazem gestos, como se estivessem contando-lhe muitas coisas. Conforme passa o tempo, as flores vão se esticando mais e mais como se tivessem perdido o medo.)
Menina.- Ohhh! Como eu me comportei mal com as flores!
Menina 1.- Mas ainda está em tempo de ser sua amiga.
Menino 1.- Você só tem de aprender a ver as coisas que a rodeiam com carinho.
Menina 2.- E a respeitar nossa amiga a Natureza, as árvores, as flores, os animais…
Menina.- Nunca percebi como é importante tudo isto que me rodeia.
Menina 3.- Não se preocupe. Acontece com muitas pessoas. Olham sem ver.
Menina.- A partir de agora terei muito cuidado e me comportarei muito bem. Penso em cuidar e ajudar a todas estas lindas flores a crescer e ser sua amiga.
Narrador.- A menina, ajudada por seus novos amigos, compreendeu como é importante cuidar, proteger e respeitar o meio onde vivemos.
(As crianças ficam de pé e dançam ao redor das flores, que movem seus braços acompanhando a dança. Quando termina a dança, dão-se as mãos e recitam um verso ou cantam uma música).
|Nossa Política de Privacidade| Conheça o blogAtividades para Maternal|
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |
6facebook0 blogger

Dramatização para fazer na primavera com maternal

Faça um Curso Pedagógico|Curta no facebook|Siga no twitter

Linda sugestão para fazer uma dramatização para a primavera com sua turminha do maternal. Dica para trabalhar a música "A grama foi crescendo', do Patati Patatá.

A sugestão também pode ser adaptada para outras turminhas...
dramatização para primavera para maternal

A música trabalhada aqui é 'A grama foi crescendo' de Patati Patatá.
Baixe a música aqui.

Veja o vídeo da música abaixo:
 A grama foi crescendo
(Patati Patatá)

No meu quintal (2x)
Tinha um buraquinho (2x)
Ele era o mais bonito (2x)
Que você já viu (2x)

NO CHÃO COLOCA UM CIRCULO DE TNT MARROM SIMULANDO O BURACO.

E a grama foi crescendo por todos os lados sem parar.

AS CRIANÇAS DE ROUPA VERDE OU SOMENTE COM OS POMPONS DE CREPOM VERDE ENTRAM NA FRENTE DO BURACO ABAIXAM E BALANÇAM OS POMPONS. 

Nesse buraquinho (2x)
Plantei uma árvore (2x)
Ela era a mais bonita (2x)
Que você já viu (2x)

ENTRA UMA CRIANÇA VESTIDA DE ÁRVORE O CORPO DE CREPOM OU TNT MARROM E NO ROSTO OU CABEÇA UMA MÁSCARA DE UMA COPA DE ARVORE (NÓS FIZEMOS DE PAPELÃO E COBRIMOS COM PAPEL VERDE PICADO E DEIXAMOS UM BURACO PARA ENCAIXAR O ROSTO DO ALUNO). A CRIANÇA FICA EM CIMA DO BURACO.

Olha a árvore no buraco e o buraco no chão e a grama foi crescendo por todos os lados sem parar.

AS CRIANÇAS DE ROUPA VERDE OU SOMENTE COM OS POMPONS DE CREPOM VERDE ENTRAM NA FRENTE DO BURACO ABAIXAM E BALANÇAM OS POMPONS. 

E nessa árvore (2x)
Tinha um galhinho (2x)
O mais lindo galho (2x)
Que você já viu (2x) 

O ALUNO (ARVORE) ERGUE O BRACINHO ( O BRAÇO DEVE ESTAR COBERTO COM O PAPEL OU O CREPON)

Olha o galho na árvore e a árvore no buraco e o buraco no chão e a grama foi crescendo por todos os lados sem parar.

AS CRIANÇAS DE ROUPA VERDE OU SOMENTE COM OS POMPOS DE CREPOM VERDE ENTRAM NA FRENTE DO BURACO ABAIXAM E BALANÇAM OS POMPONS. 

E sobre o galho (2x)
Tinha um ninho (2x)
O mais lindo ninho (2x)
Que você ja viu (2x)

ENTRA UM ALUNO E COLOCA UM NINHO NA MÃO DO ALUNO ( O GALHO)
Olha o ninho no galho e o galho na árvore e a árvore no buraco e o buraco no chão e a grama foi crescendo por todos os lados sem parar.

AS CRIANÇAS DE ROUPA VERDE OU SOMENTE COM OS POMPOS DE CREPOM VERDE ENTRAM NA FRENTE DO BURACO ABAIXAM E BALANÇAM OS POMPONS.

E nesse ninho (2x)
Tinha um ovinho (2x)
O mais lindo ovinho (2x)
Que você já viu (2x)

DENTRO DO NINHO JÁ DEIXA UM OVINHO COLADO NA PARTE DA MÚSICA ELE SÓ VIRA O NINHO DE FORMA QUE A PLATÉIA  VEJA O OVINHO.

Olha o ovo no ninho e o ninho no galho e o galho na árvore e a árvore no buraco e o buraco no chão e a grama foi crescendo por todos os lados sem parar.

AS CRIANÇAS DE ROUPA VERDE OU SOMENTE COM OS POMPONS DE CREPOM VERDE ENTRAM NA FRENTE DO BURACO ABAIXAM E BALANÇAM OS POMPONS.

Dentro desse ovinho (2x)
Tinha um passarinho (2x)
O mais lindo passarinho (2x)
Que você já viu (2x)

ESSA PARTE FICA A SEU CRITÉRIO OU UMA CRIANÇA ENTRA E COLOCA UM PASSARINHO NO NINHO OU O ALUNO (A PRÓPRIA ÁRVORE) COLOCA O PASSARINHO DISFARÇADAMENTE (DEIXA NO BOLSO).

O passarinho no ovo e o ovo no ninho e o ninho no galho e o galho na árvore e a árvore no buraco e o buraco no chão e a grama foi crescendo por todos os lados sem parar.

AS CRIANÇAS DE ROUPA VERDE OU SOMENTE COM OS POMPOS DE CREPOM VERDE ENTRAM NA FRENTE DA ARVORE ABAIXAM E BALANÇAM OS POMPONS.

Do blogCantinho Alternativo.

1 blogger

Apresentação para berçário - Dia das Mães

Faça um Curso Pedagógico|Curta no facebook|Siga no twitter
Oi meninas!

As meninas lá dafanpage do blogpediram uma ideia para trabalhar o Dia das Mães com o berçário... Trabalhar com esta turminha não é muito fácil já que eles são muito pequenos para aprender. Mas, lógico que não podemos deixar passar em branco. Vamos ver a dica do nosso blog?

A dica é as professoras falar o poema ou cantar as músicas... as crianças vão participar somente fazendo gestos pequenos e simples, fáceis de memorizar. Aí vai uma ideia linda, pequena e fácil. 

Clique na imagem para ampliar e ver melhor o poema.
O poema acima pode ser dramatizado da seguinte maneira: divida a turma em estrelas, conchinhas, passarinhos, carneirinho, abelhinhas, borboletas e gotinhas de orvalho. Caracterize-os com máscaras, roupinhas de TNT, use a criatividade. No palco coloque um tapete grande e as crianças assentadas em ordem conforme o poema. Uma tia vai declamar o poema bem devagar e, conforme ela fala, aponta para os personagens que vão levantando as mãozinhas e balançando...

No último verso todas as crianças falam juntas: "só tenho uma para amar" e fazem um coração com as mãozinhas ou apontam para as mães na platéia que, à esta altura, já estarão com lágrimas nos olhos, pode ter certeza!


Read more:http://www.pragentemiuda.org/search/label/dramatiza%C3%A7%C3%A3o#ixzz3QtHlCkbd

Nenhum comentário:

Postar um comentário