"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Painéis de EVA
709996 Decoração volta às aulas 2015 3 Decoração volta às aulas 2015Os painéis de EVA representam a principal aposta. (Foto: Divulgação)
O EVA é um material maleável e muito bom para trabalhar na escola. Providencie algumas placas com diferentes cores para fazer os painéis. Com o auxílio de moldes, você pode criar composições lúdicas, com menininhos, menininhas, animais e objetos que representam a escola, como é o caso dos itens da lista de material escolar. Ao fazer os painéis para decorar as paredes da sala de aula, lembre-se de que deve ser tudo colorido e alegre.
Ao montar o painel de volta às aulas, procure incluir uma frase curta e receptiva, como “Bem-vindos”. Use muitos desenhos, mas procure criar uma composição que faça sentido.
709996 Decoração volta às aulas 2015 8 Decoração volta às aulas 2015As lembrancinhas prometem agradar os alunos. (Foto: Divulgação)
Lembrancinhas
A carteira de cada aluno pode conter uma lembrancinha de boas vindas. Prendedores decorados, saquinhos com doces e porta-lápis são algumas opções.
Balões
Os balões, que normalmente são usados para decorar festa de aniversário infantil, também podem aparecer na decoração da sala de aula. Existe a possibilidade de montar desenhos lúdicos com as bexigas coloridas, como é o caso da centopeia. Outra sugestão interessante é contornar a lousa com balões. A entrada da escola, por sua vez, pode ser decorada com um arco de bexigas.
Trabalhos dos alunos
Ao invés de montar toda a decoração da sala de aula sozinha, a professora pode contar com a ajuda dos seus alunos. Proponha para que eles façam desenhos contando como foram as férias. Em seguida, exponha os trabalhinhos na parede.

FOTOS DE DECORAÇÃO DE VOLTA ÀS AULAS

Ao








































Projeto Volta ás Aulas

Esse projeto foi disponibilizado pela colega Patricia Brito
Resultado de imagem para volta as aulas 2015


Objetivos


• Conhecer o espaço físico da escola, suas dependências e funcionários;
• Participar de atividades lúdicas de conhecimento dos espaços e pessoas;
• Compartilhar os momentos vividos durante as férias com os amigos e professores;
• Expressar-se sobre o que gostaria que fosse diferente neste ano letivo;
• Conhecer a escola como um ambiente onde todos têm algo a oferecer;
• Despertar o gosto pela escola e pela freqüência às aulas;
• Ter ciência dos novos horários, projetos, festas e calendário para o novo ano letivo;
• Refletir sobre a importância de ser responsável e ter compromisso, firmando metas para o ano letivo que se inicia;
• Traçar objetivos de estudo e conhecer a importância de separar horários de estudo em casa;
• Conhecer os direitos e deveres de alunos, professores e demais funcionários da escola.







SEGUNDA-FEIRA:
 Acolhida e apresentação da professora e dos alunos;
 Seguindo o horário estabelecido, cada professor deve levar sua turma a passear pela escola, com o fim de conhecerem as dependências e tirarem dúvidas. Há alunos antigos que já conhecem, mas há os alunos novos, que ainda precisarão se adaptar. Portanto, este momento é fundamental;
 Conhecendo sua sala de aula, a professora e os colegas;
 Confecção de crachás de identificação dos alunos;
 Confecção de mural de direitos e deveres;
 Redação ou ilustração sobre as férias;
 Avaliando o ano que passou: como você foi como aluno, no ano anterior? Que mudanças gostaria de realizar para esse ano? O que acha que precisa mudar?
 Dinâmicas de grupo para socialização;
 Apresentação dos horários para o ano que se inicia;
 Avaliação do dia e preparação para a saída.

TERÇA-FEIRA:

 Acolhida e apresentação da professora e dos alunos;
 Organização dos cadernos para o novo ano;
 Confecção de mural de volta Às aulas;
 O professor pode iniciar tarefas de sondagem da turma, como: escrita do nome, criar textos a partir de gravura, criar frases, ditados, letras movéis para montar palavras;
 Dinâmicas de grupo;
 Avaliação do dia e preparação para a saída.

QUARTA-FEIRA

 Atividades iniciais de rotina: Rodinha, oração, chamada, etc;
 Dinâmica de grupo;
 Conversa sobre a escola, suas dependências e funções;
 Roda da Leitura: Galileu Leu (em anexo);
 Iniciando a sondagem de matemática através de cálculos concretos utilizando objetos e posteriores anotações. Para as turmas de maior faixa etária, iniciar com cálculos e situações problemáticas;
 Avaliação do dia e preparação para a saída.
QUINTA-FEIRA

 Atividades inicias: Rodinha, oração, chamada, etc;
 Dinâmica de grupo;
 Roda da Leitura;
 Conversa sobre a visita na escola, sobre os funcionários;
 Desenho da escola;
 Atividades de revisão;
 Avaliação do dia e preparação para a saída;

SEXTA-FEIRA

 Atividades inicias: Rodinha, oração, chamada, etc;
 Roda da leitura;
 Trabalhando a palavra escola (identificação e letra inicial);
 Trabalhando as letras do alfabeto;
 Início do para casa;
 Avaliação do dia e preparação para a saída;

Caixinha surpresa




Caixinhas surpresa é uma ótima opção para apresentar as cores,os animais.É uma forma de aguçar a curiosidade dos pequenos e tornar a aula em uma grande brincadeira.Primeiro iremos descobrir o que há
dentro da caixa,instigando as crianças com perguntas como: O que será que existe aqui dentro? Logo terminada a brincadeira colaremos nossas descobertas .Em nossa caixinha teremos gravuras de animais.

Planejamento e rotina para berçário



Como fazer planejamento e rotina para berçário.
A primeira coisa a se fazer é entender que para os pequenos é a primeira separação com os pais,mesmo que não sejam exemplos,são suas referencias e a separação é muito difícil para eles. O aconchego ,o carinho são primordiais para uma boa adaptação.Ficar alguns minutos com um pequenos no colo pode ser de grande valia,afinal quem não gosta de um colinho?
Procure saber com o responsável como é sua rotina em casa,quais as coisas que mas lhe agradam e a partir  dessas informações procure começar a manter laços com a criança.
Musica é sempre bom,as crianças desta idade gostam de sons e cores,coloque uma musica calma de preferencia logo na chegada uma musica de bom dia ou boa tarde e comece a fazer todos os dias.Brinque com bolas e bonecos de fantoches.Faça voz aos bonecos,as crianças adoram ouvir ao bonecos os chamarem pelo próprio nome.
Na hora da alimentação as vezes é muito difícil para os bebês que estão largando o leite materno então procure distraí-los fazendo brincadeiras e tornando essa hora uma hora muito divertida , e aos poucos ir inserindo  hábitos de higiene como lavar as mãozinhas antes das refeições escovar os dentes.
A troca de fraldas também tem que ser prazerosa ,isso faz parte pedagogia,o cuidar é pedagógico , então faça com muito amor.Fale com o bebê enquanto troca as fraldas,isso vai fazer com que a criança se sinta melhor e com isso mais confiante.
Fazer atividades com esses pequenos é maravilhoso , pintar as mãozinhas e expor trabalhinhos e depois mostra-los a eles faz com que a criança se sinta valorizada e incentivada,tire fotos deles e exponha , muito em breve eles vão estar se reconhecendo e aos coleguinhas tb.


Obrigada por visitar este espaço!!!

O Blog Arte e Habilidade com Valdéria foi criado em 2010, inicialmente, como requisito de uma disciplina que eu cursava na faculdade. Porém, o fascínio pela “blogosfera” foi tão grande que deixou de ser uma atividade curricular para se tornar mais uma forma de trabalho, onde posso compartilhar leituras e experiências desta área apaixonante que é a Pedagogia!
Assim, amigos, fiquem à vontade para utilizar os arquivos aqui postados! Deixe seu comentário!
Espero poder contribuir com muitos!!!